Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal
ANÁLISE SINTÁTICA Analisar sintaticamente uma oração significa dividi-la em partes e estudar a relação existente entre elas. Dessa forma, torna-se possível determinar a função que cada termo exerce na oração.
Termos acessórios da oraçã0 Após compreender os termos essenciais na oração - sujeito e predicado - vamos estudar os termos acessórios. São chamados assim porque eles não são rigorosamente necessários à compreensão do enunciado. Eles servem simplesmente para determinar, qualificar, especificar e modificar outros termos da oração. Há complementos para nomes e verbos, são os adjuntos e apostos. Há complementos que estão a parte da oração, como os vocativos.
1. Adjunto Adnominal É o termo que determina, especifica ou qualifica o substantivo, pertencente ao sujeito ou ao predicado.
Adjunto Adnominal O adjunto adnominal pode ser expresso por artigos, numerais, pronomes, adjetivos e locuções adjetivas. Aquelas notícias trágicas não foram publicadas. Eles não convidaram as pessoas interessadas. O moleque sujou os sapatos do cavalheiro.
2. Adjunto Adverbial É uma palavra ou expressão que modifica ou especifica o verbo, adjetivo ou o próprio advérbio.
Adjunto Adverbial O adjunto adverbial pode ser um advérbio ou uma locução adverbial e está sempre relacionado ao verbo. O sol surgiu no horizonte. Esta menina é muito determinada. A procissão andava bem devagar.
3. Complemento Nominal É o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).
Complemento Nominal Complementa o sentido do nome, conferindo-lhe uma significação extensa e específica. Meus filhos têm loucura por futebol. Tenho medo de doença contagiosa. Cecília tem orgulho da filha.
Muitas vezes, não sabemos se o termo que aparece junto ao nome regido de preposição é simples adjunto adnominal (mero termo acessório, perfeitamente dispensável, não necessário, uma vez que exerce simples função adjetiva de nomes que não necessitam ser completados), ou se é complemento nominal (parte integrante do nome, portanto indispensável à sua integridade semântica).
Adjunto Adnominal x Complemento Nominal Ela comprou um brinco de ouro. [De ouro] é adjunto adnominal pois o nome (brinco), por ser de significação completa, não "reclama" complemento, que lhe venha integrar o sentido. Tenho medo de doença contagiosa. [De doença contagiosa] é complemento nominal pois o nome (medo) é um nome de sentido incompleto. Quem tem medo, tem medo de algo ou alguém.
Ambas as categorias seguem um nome e podem ser acompanhadas de preposição. É importante lembrar, então, as suas principais funções: Complemento nominal: complementa o sentido do nome, conferindo-lhe uma significação extensa e específica. Ex: A prova do concurso é passível de revisão. Adjunto adnominal: acrescenta uma informação ao nome. Essa informação tem valor de adjetivo e, em princípio, é desnecessária para a compreensão da expressão. Ex: Os primeiros anos de vida foram tranquilos.
Aplicação Prática Analise as orações abaixo, identificando os adjuntos e/ou complemento: Dois alunos faltaram hoje. A dona-de-casa comprou duas costelas de boi. Os convidados chegaram tarde. Os professores de ciências falavam bem da escola. Eles não saíram. A professora agiu favoravelmente aos alunos.
Aula Digital Fique à vontade para capturar esta aula! Prof Marina Ferreira.