PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO Os Calefatores de Dupla Combustão são fabricados em aço carbono e resistem a altas temperaturas, superando os 400 C em seu interior. O vidro da porta é de cristal termo cerâmico resistente a temperaturas de até 600 C. Para maior rendimento a caixa de fogo interior se divide em duas câmaras. A base da parte inferior da caixa de fogo onde se coloca a lenha recebe o nome de 1ª câmara e a parte superior recebe o nome de 2ª câmara. Uma vez acesa a lenha, libera gases combustíveis que somados à temperatura interior mais o ar que entra pelo Templador provocará línguas de fogo de cima para baixo, numa reação conhecida como 2ª combustão. A dupla combustão permite uma maior eficiência do combustível, pois este processo retarda a combustão. Importante destacar que a partir de um só combustível, neste caso a lenha, se podem obter duas combustões, uma provocada pela queima da lenha (1ª combustão) e outra pelos gases liberados (2ª combustão). O Calefator a lenha esquenta o ambiente através de Radiação e Convecção. A radiação é o que frequentemente chamamos de luz, visível ou não. Esta é a maneira, por exemplo, do sol transferir energia para a terra através do espaço vazio. A convecção é a transmissão de calor pela movimentação do ar no ambiente por sua diferença de densidade. O ar frio que circula ao nível do solo (mais pesado) é absorvido pela estufa que o faz circular entre as paredes da caixa de fogo e a estufa, esquentando e logo projetando ao interior da habitação. A segunda combustão se explica por uma mistura de 3 elementos básicos, fenômeno conhecido por triângulo de fogo: Oxigênio, Alta Temperatura e Material Combustível (gases). O tijolo refratário permite otimizar a concentração de calor dentro da caixa de fogo, ajudando a 2ª combustão e tornando-a mais efetiva. A função do ar primário é alimentar com maior ou menor quantidade de ar a caixa de fogo, podendo regular maior potência calórica com maior consumo de lenha ou, reduzir a entrada de ar no interior da caixa provocando menor potência calórica com um menor consumo de lenha. Figura 1 - Entrada de Ar Figura 2 - Entrada de Ar Figura 3 - Saída de Gás Primária Secundário Figura 4 - Aquecimento do Ar Por Convecção Figura 5 - Efeito Da Dupla Combustão Na Câmara Da Estufa
OPERAÇÃOEUSO 1 ACENDIMENTO Coloque a pastilha acendedora no centro da caixa de fogo, e algumas farpas sobre ele. Logo acima coloque ripas, de preferência na posição vertical. Como gancho, coloque o registro de controle de ar na posição ABERTO (para o lado direito conforme fig. abaixo) Acenda a pastilha e/ou fragmentos de madeira. Quando as ripas estiverem acesas, abra a porta cuidadosamente e adicione lenhas maiores, colocando os mais leves sobre o fogo e acima as de maior peso; Assim que a lenha começar a queimar, feche a porta e mantenha na posição ABERTO, por 20 minutos. Passados os 20 minutos, feche o registro de forma gradativa. Iniciando o fogo desta maneira, você irá criar uma boa base para uma combustão eficaz, livre de fumaça e poluição. O uso do calefator de maneira satisfatória requer um pouco de tempo para se familiarizar com seu funcionamento. Você não deve esperar uma reação imediata do fogo, ao deslizar o comando de ar pois combustíveis sólidos como a lenha, reagem lentamente. ATENÇÃO! Sempre utilizar o gancho frio para manuseio do registro de controle de ar, visto que, a peça estará quente durante o funcionamento do Calefator. 2. COMOCARREGAROCALEFATOR Nunca abra a porta se o fogo estiver forte, aguarde até diminuir. Com um atiçador, agite as brasas para remover as cinzas de carvão vivo e, acima deste, coloque novas lenhas. Se o carregamento estiver sendo feito após combustão prolongada, antes de colocar grandes pedaços de lenha agregue algumas ripas e pequenos pedaços de lenha assim poderá reestabelecer fogo.
3. LENHA Você deve utilizar lenha seca. A madeira mais dura é melhor como combustível. O calor do calefator é regido, não somente pelo controle de ar, mas também pelo tipo a umidade e a qualidade da madeira na caixa de fogo. Desaconselhamos nó de pinho e pinus, pois podem causar obstrução da chaminé e acúmulo de resíduos da queima. Indicamos as lenhas de reflorestamento como Acácia Negra e Eucalipto. Evite lenhas que podem causar danos ecológicos! ATENÇÃO! Para obter uma combustão prolongada, durante todo o período de uso, por exemplo, forme uma boa base na parte inferior da caixa de fogo e carregue totalmente o calefator com lenha seca. Quando as faíscas da lenha começarem a prender chamas, ajuste gradualmente o registro de controle de ar ATENÇÃO! Lembre-se você só recebe do Calefator o calor equivalente às calorias de madeira que você colocou nele. Quanto melhor for a lenha, melhor será o calor. 4. MANUTENÇÃO E LIMPEZA Remoção das Cinzas Você deve remover as cinzas do seu calefator quando o nível acumulado é de 2 (dois) cm sobre a borda inferior da porta. Empurre pedaços de madeira e carvão para a parte de trás da caixa de fogo. Com uma pequena pá (não acompanha) retire as cinzas soltas e coloque em um recipiente de metal de preferência com uma camada de areia no fundo. Retire imediatamente as cinzas para o exterior da casa e as coloque em um local seguro. Lembre-se que as brasas permanecerão acesas por até 24 horas. Limpeza do Vidro O vidro irá manchar se usar lenha úmida. Quando o calefator estiver frio, limpe o vidro com um pano úmido em água. NÃO UTILIZE ELEMENTOS ABRASIVOS OU PRODUTOS QUÍMICOS. Limpeza Do Calefator A crosta com resíduos da queima fica depositada principalmente ao longo da chaminé, na área da segunda câmara de combustão. A vantagem dos Calefatores de Dupla Combustão Metávila, é que podem ser limpos sem a necessidade de desinstalá-lo. Somente com a retirada do Templador e do chapéu canhão você poderá promover a limpeza do equipamento. ATENÇÃO! Recomendamos a vistoria e limpeza do kit a cada estação!