CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A REDES DE COMPUTADORES Modelos de Referência em Arquitetura de Redes
SIGA O MODELO Um modelo de referência ajuda a entender como dois dispositivos interconectados se comunicam pela rede, independente de marcas de fabricantes; São separados por camadas, onde cada camada representa uma etapa da interconectividade.
MODELO OSI
1 FÍSICA (PHYSICAL) É a interface com a rede, propriamente dita, onde está especificado o tipo de cabo e a placa de rede; Trafega bit puro, seja no envio de dados (quando são transmitidos pelo cabo) ou no recebimento (quando são coletados pela placa)
2 DADOS (DATA) Faz a conferência dos dados coletados pela camada física e a correção de erros, caso haja; Controla também o fluxo de dados, que chegam ou saem da placa, a fim de evitar congestionamento. É onde trabalha a maioria dos switches e algumas bridges;
3 REDE (NETWORK) Após os dados serem corrigidos, a camada de rede é responsável por endereçá-las. É aqui que trabalha o roteador e algumas bridges; Define também o caminho que as informações vão percorrer.
4 TRANSPORTE (TRANSPORT) Com os pacotes endereçados, é hora do transporte pela rede. A camada de transporte também controla o fluxo dos pacotes e os ordena, a medida que vão saindo ou chegando; É uma camada especial, pois a comunicação é ponto-a-ponto, da origem diretamente com o destino.
5 SESSÃO (SESSION) É através da camada de sessão que as máquinas estabelecem comunicação entre seus processos; Com a sessão aberta, as máquinas controlam o início e fim de uma transmissão, bem como o reinício, caso seja necessário.
6 APRESENTAÇÃO (PRESENTATION) Chamada também de tradução, essa camada faz a formatação dos dados que chegam ou saem para que sejam exibidos corretamente; Tem também o trabalho de comprimir ou criptografar os dados, conforme necessidade.
7 APLICAÇÃO (APPLICATION) Esta camada faz referência direta aos programas que fazem uso dos dados, propriamente ditos (e-mail, navegação Web, etc); Aqui trabalham os protocolos das aplicações, mais próximos dos usuário final.
MAS FUNCIONA? O modelo OSI é recomendado para uso didático, inadequado para implementação, pois não contém detalhes de funcionamento, somente abstrações;
MODELO TCP/IP
OUTRO MODELO? É um modelo implementado mundialmente, baseado no modelo OSI, com camadas resumidas e detalhadas; O nome vem da junção dos 2 principais protocolos, o TCP (na camada de transporte) e o IP (na camada de Internet).
PACOTE TCP/IP Com tamanho máximo de 1.500 bytes (1,5 KB), trafega várias informações. Se os dados forem maiores, o pacote é quebrado em partes menores para o transporte.
COMPARAÇÃO OSI x TCP/IP
MODELO ATM
MODELO CELULAR Modelo com 3 camadas, de alta velocidade orientado à conexão que não trafega pacotes e sim, células; É popular em telefonia de longa distância e serviços digitais integrados (o famoso TV+NET+Telefone ).
CANAIS VIRTUAIS A emissão de vários sinais é possível, pois na célula ATM existem as rotas virtuais, por onde trafegam os canais; Pode-se fazer uma analogia com uma rodovia que tem várias pistas para tráfego.
CÉLULA ATM Com 53 bytes (o pacote TCP/IP tem 1.500), a célula ATM trafega informações importantes para o fluxo.
NOTAS DE AULA Independente do modelo, as camadas não se conversam, isto é, uma não conhece os dados da outra. Apenas recebe a informação, faz seu trabalho e repassa para a próxima camada; Isso vale tanto para o envio quanto para o recebimento, onde cada camada tem acesso apenas às suas informações pertinentes.