Eventos marcantes: Invasão da Baía dos Porcos Crise dos Mísseis de Cuba Aquecimento da corrida espacial Revolução Cultural na China Guerra dos Seis Dias Início da Guerra do Vietnã
INVASÃO DA BAÍA DOS PORCOS Abril de 1961: exilados cubanos organizados pela CIA nos EUA invadiram a Baía dos Porcos. Mais tarde, os sobreviventes anticastristas foram libertados em troca de suprimentos não-militares.
INVASÃO DA BAÍA DOS PORCOS Em 1962, os EUA decretaram o embargo econômico e político a Cuba, que foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA). Cuba vai então se aproximar da URSS em busca de apoio financeiro.
CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA URSS oferece ajuda financeira, técnica e militar para estruturar o país nos moldes socialistas. Em troca do apoio ganha permissão para instalação de bases de mísseis no território cubano.
CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA Em 16 de outubro de 1962 EUA descobrem as bases de mísseis soviéticas Em 22 de outubro Kennedy de dirige à nação, falando de ataque iminente à Cuba e pede providências ao conselho de segurança da ONU.
CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA 23 de Outubro, navios soviéticos são posicionados na costa para defender Cuba. Fidel coloca o exército em prontidão para o ataque americano. 26 de Outubro, Kruschev propõe retirar os mísseis em troca de compromisso americano de não invadir Cuba.
CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA 27 de Outubro: Kruschev exige também que sejam retirados os mísseis americanos da Turquia. EUA respondem que esses mísseis podem ser retirados em breve, mas que não podiam formalmente aceitar essa barganha.
CRISE DOS MÍSSEIS DE CUBA 28 de Outubro: Kruschev aceita estes termos por não ter como defender Cuba sem incorrer em uma guerra nuclear.
AQUECIMENTO DA CORRIDA ESPACIAL 12 de abril de 1961: URSS lança a Vostok I, pilotada por Yuri Gagarin, que vai realizar o primeiro vôo orbital tripulado. 1969: EUA lançam a Apolo XI, primeira nave tripulada a pousar na Lua. Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar na Lua.
YURI GAGARIN
REVOLUÇÃO CULTURAL NA CHINA 1960: China rompe relações com a URSS, que retirou seu apoio técnico e reduziu relações comerciais. China enfrenta crise política e econômica.
1966 Mao lança a Revolução Cultural: Criação da Guarda Vermelha, formada por jovens que punham em prática as determinações do Partido, Expurgo de dissidentes, Afastamento de dirigentes, professores e outras autoridades consideradas reformistas, Propaganda apaixonada das idéias de Mao.
GUERRA DOS SEIS DIAS 5 de junho de 1967: Israel ataca o Egito, a Síria e a Jordânia sob o argumento de que esses países estavam preparando um ataque a seu território. Organização para a Libertação da Palestina (OLP), criada em 1964, tentava recuperar o território ocupado por Israel, com ações guerrilheiras.
GUERRA DOS SEIS DIAS 8 de junho, as tropas israelenses ocupam a Faixa de Gaza, a Península do Sinai, a Cisjordânia e a parte oriental da cidade de Jerusalém 10 de junho, Israel invade as colinas de Golã. Embora tenha sofrido pesadas baixas, Israel saiu-se vitorioso do conflito.
GUERRA DOS SEIS DIAS Cessados os combates, a ONU determinou a restituição dos territórios ocupados, mas Israel não respeitou a resolução.
ESTADOS UNIDOS 1961-1963: Governo de John Kennedy: Procura estabelecer alianças com os demais países capitalistas como forma de evitar a disseminação das idéias comunistas. Após a crise dos mísseis de Cuba é criado o telefone vermelho, em 30 de agosto de 1963.
ESTADOS UNIDOS 1961-1963: Governo de John Kennedy: Proteção dos cidadãos mais pobres, que estavam á margem do sistema de consumo envio de 10.000 conselheiros militares ao Vietnã.
ESTADOS UNIDOS 1961-1963: Governo de John Kennedy: Apoio ao Movimento dos Direitos Civis do Negros (junho de 1963 apresenta ao Congresso o projeto da Lei dos Direitos Civis. 22 de novembro de 1963: Kennedy é assassinado em Dalas.
ESTADOS UNIDOS 1963-1968: Governo de Lyndon Johnson: Guerra do Vietnã acirramento da questão racial (Martin Luther King, Panteras Negras) Protestos contra a Guerra do Vietnã
URSS 1964: queda de Kruschev. Poder passa para Leonid Brejenev. burocracia retoma sua antiga força repressão aos dissidentes