O QUE É PLANO DE SAÚDE? Plano de saúde é um produto (serviço) oferecido para pessoas que buscam proteção para sua saúde; São comercializados por operadoras de saúde, devidamente habilitadas pela ANS que fiscaliza e regulamenta o setor; Você pode consultar os dados da sua operadora e do seu plano na ANS, que disponibiliza um canal de comunicação com todos os usuários de planos de saúde; Acesse o site da ANS Agência Nacional de Saúde para mais informações.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE PLANOS? Classificação ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): Individual e familiar: O contrato de plano individual ou familiar é aquele assinado entre uma operadora de planos de saúde e uma pessoa física para a assistência do titular e/ou do seu grupo familiar. Coletivos empresariais: Viabilizados para grupos de pessoas que trabalham em uma mesma empresa. Prestam assistência à saúde dos funcionários da empresa contratante graças ao vínculo empregatício ou estatutário devidamente registrados e inclusos nagfip.
COMO FUNCIONA O PLANO DE SAÚDE? Ao contratar seu plano, O América, Ame ou Promed colocará à sua disposição na região metropolitana e determinados municípios a rede referenciada: médicos, clínicas, laboratórios e hospitais; Ao utilizar essa rede, o pagamento dos serviços é feito diretamente pelo plano de saúde ao prestador de serviço da saúde; Em casos de atendimentos de urgência e emergência fora das regiões de cobertura, você pode efetuar o pagamento diretamente ao prestador e solicitar o reembolso ao seu plano de saúde mediante apresentação da documentação necessária, sempre respeitando as coberturas, limites e exclusões contratadas e tabelas de reembolso estabelecidas pelo seu plano; Abrangência: Região metropolitana e determinados municípios do Estado de Goiás; Cobertura: Atendimento ambulatorial e internação hospitalar e obstetrícia referente a todos os procedimentos regulamentados pela ANS.
QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ADERIR AO PLANO EMPRESARIAL? Da Empresa: Contrato social; Cartão CNPJ; Gfip.
Observação: Em caso de advindos de outro plano de saúde carta de permanência da operadora contendo: tipo de plano categoria, cobertura, e data de início e fim do plano, papel timbrado com CNPJ e assinatura do responsável. QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ADERIR AO PLANO EMPRESARIAL? Dos funcionários: Para a adesão são necessárias cópias simples da seguinte documentação: Para titular: Cópia de Identidade e CPF ou CNH; Para conjugue: Cópia da certidão de casamento ou declaração união estável com firma reconhecida em cartório do casal e Cópia de Identidade e CPF ou CNH; Para filhos: Cópia da Certidão de Nascimento e para filhos maiores de 18 anos Cópia do RG e CPF (permitido até 24 anos incompletos, solteiros); Ficha cadastral: Assinada igual a cópia documento; Aditivo Contratual: Tabela de redução de carências; Declaração de Saúde (31 vidas abaixo): Assinada igual a cópia do documento anexado.
COMO SÃO ELABORADAS AS PROPOSTAS EMPRESARIAIS? Cada Empresa Cliente é vista de forma personalizada. Para elaboração dos custos do plano de saúde, todo o universo a ser assistido é examinado, levando-se em consideração a idade, sexo e relação de titularidade ou dependência. Com isso, a Empresa Cliente passa a ter a certeza de estar tendo um custo adequado a sua realidade; Está disponível na modalidade de pré-pagamento, e oferece alternativas de utilização adequadas do Plano de Saúde, onde a sua empresa poderá estabelecer a coparticipação financeira de seus colaboradores.
COMPOSIÇÃO DE VALORES PLANO EMPRESARIAL De 03 até 10 vidas: Somente com participação, aditivo contratual de tabela de carências e Declaração de Saúde. Rede Ampla ou Rede Própria; De 11 até 30 vidas: Com ou sem participação, aditivo contratual de tabela de carências e Declaração de Saúde; De 31 até 100 vidas: Carência zero, com ou sem participação, Rede Ampla ou Rede Própria; De 101 vidas acima: Carência zero, com ou sem participação, Rede Ampla ou Rede Própria; Observação: A partir de 11 vidas sem participação haverá acréscimo de R$ 30,00 no valor da proposta com participação.
A PARTIR DE QUANDO JÁ TENHO DIREITO A UTILIZAÇÃO DO PLANO? Segundo a lei que regulamenta o setor de planos de saúde (ANS) os direitos por parte das operadoras se iniciam a partir de 24 horas da assinatura e aprovação do contrato, e este atendimento ao princípio fica restringido aos acidentes pessoais e urgências - emergências acontecidos após esse tempo e não relacionados a problemas de saúde anteriores. Mesmo se tratando de um direito garantido por lei há restrições de tempo e procedimentos que devem ser cuidadosamente lidos no contrato; Observação: A partir do pré pagamento os planos já estão liberados para atendimento (atentar para o período decarência), bastando apresentar o código doseu plano junto ao prestador; Empresas com 31 vidas acima isento de carências.
O QUE É CARÊNCIA? É o período para começar a usar o plano. É o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento; Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar os prazos de carência. Esse tipo de informação está presente no seu contrato; No Plano Empresarial (De 3 a 30 vidas) o período de carência é diferenciado com Tabela de Redução prevista em contrato. Acima de 30 vidas carência zero.
Tabela de Redução de Carência: Plano Empresarial (De 3 a 30 vidas) DESCRIÇÃO Não Pré-existente Préexistente 1. Atendimento de urgência / emergência (cobertura parcial temporária) 1 dia 1 dia 2. Consultas em consultórios, clínicas e centros médicos 10 dias 10 dias 3. Exames em análises clínicas 10 dias 10 dias 4. Exames anatomopatológicos e de citopatologia (exceto os considerados de alta complexidade) 10 dias 10 dias 5. Exames radiológicos não contrastados e os contrastados de aparelho digestivo e urografia excretora 10 dias 10 dias 6. Eletrocardiograma e eletroencefalograma (exceto digital com mapeamento cerebral considerado como item 9) 7. Procedimentos ambulatoriais não cirúrgicos em oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia e ortopedia (exceto fisioterapia) 10 dias 10 dias 10 dias 10 dias 8. Fisioterapia 180 dias 720 dias 9. Exames especiais, assim considerados na Cláusula Quarta do contrato e que também constem, obrigatoriamente, na RN 211. 180 dias 720 dias 10. Exames de ultrassonografia 180 dias 720 dias 11. Procedimentos especiais, assim considerados na Cláusula Quarta do contrato e que também constem, obrigatoriamente, na RN 211/2010 180 dias 720 dias 12. Internações clínicas 180 dias 720 dias 13. Internações cirúrgicas 180 dias 720 dias 14. Obstetrícia 300 dias 300 dias 15. Exames e procedimentos de alta complexidade conforme lei 9656/98 e resolução ANS RDC 68 de 07 de maio de 2001, e que também constem, obrigatoriamente, na RN 211/2010 16. Cirurgia refrativa para grau superior a 7 (sete), hemodiálise em pacientes crônicos, angioplastias com stent, revascularização do miocárdio, ablação do feixe de HIS, implante de marca-passo, obesidade mórbida. 180 dias 720 dias 180 dias 720 dias
O QUE É DECLARAÇÃO DE SAÚDE? É o documento de preenchimento obrigatório, no qual você presta informações sobre o seu estado de saúde, atual e passado, e também sobre o estado de saúde das outras pessoas (Dependentes) que fazem parte do seu contrato; As informações prestadas deverão ser da forma mais completa possível, para garantir a agilidade do seu atendimento.
QUAIS OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO? Quarto Privativo: Quarto individual com banheiro; Enfermaria: Quarto coletivo com banheiro; Observação: As internações clínicas e/ou cirúrgicas poderão ser realizadas em enfermaria ou apartamento simples privativo, conforme a opção do beneficiário, lembrando que a mesma opção do titular será a dos seus dependentes.
COMO OBTER AUTORIZAÇÃO DO ATENDIMENTO? Através dos canais: Aplicativo (ANDRIUD E IOS); Teleagendamento; Email; Site do seu plano; Teleconsutas; Autorização de Exames especiais via WhatsApp.
SAIBA MAIS... Sim, porém o período de carências deverá ser cumprido, exceto na data de aniversário do contrato (renovação) poderá entrar sem carências para empresas com mais de 31 vidas. Quem pode ingressar em um Plano de Saúde Empresarial? Indivíduo com vínculo a pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária e devidamente registrados e inclusos na Gfip. Posso incluir parentes (agregados) no meu plano de saúde empresarial? Não é permitida a inclusão de agregados (pai e mãe, avós, sogros, funcionários domésticos, irmãos, etc; É permitida a inclusão de filhos solteiros até 24 anos incompletos; Quem não aderiu ao Plano Empresarial na data da adesão da empresa poderá ser incluso posteriormente?
SAIBA MAIS... Qual o prazo para admissão de um recém contratado? De acordo com a política da empresa, porém tem até 90 dias para fazer a inclusão do novo funcionário para que o mesmo entre sem carência, desde que a empresa tem acima de 31 vidas; E a exclusão? Assim que for efetivado o contrato de rescisão encaminhar para o e-mail preestabelecido a solicitação de exclusão do usuário; Observação: Caso o desligamento seja sem justa causa e o funcionário desejar continuar no plano, orienta-lo a procurar a central de atendimento para receber as orientações e providenciar a documentação necessária para o plano de continuidade, atentando que tem um prazo para fazer esta transferência.
SAIBA MAIS Aderi ao Plano e não quero continuar como proceder? Você pode sair do Plano a qualquer momento, porém haverá uma multa contratual caso não tenha completado um ano de fidelidade. O valor percentual da multa esta no contrato.
SAIBA MAIS Orientador Médico: No site dos Planos de Saúde, América, Promed e Ame, esta disponível o orientador médico para verificar sua rede credenciada; Nele você encontra todas as informações necessárias para a correta utilização do seu plano.