Anotada por Marcos no capítulo 4, versículos 26 a 29 Aborda como acontece a trajetória evolutiva do Ser Espiritual até o seu despertar consciencial:
Jesus disse: O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra.
Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece.
É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga.
Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.
O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. O que é o Reino de Deus? Em várias parábolas do Evangelho de Jesus nos fala sobre Reino de Deus ou o Reino dos Céus, que simboliza o processo de evolução do Ser pela prática das virtudes.
...é como um homem. Que homem é esse? Representa cada Ser Espiritual, encarnado ou desencarnado, constituindo a Humanidade inteira, que é convidado a evoluir, processo este individual e intransferível.
...que joga a semente. A semente O que simboliza a semente?.
Simboliza a Essência Divina que somos que traz em si a consciência onde está escrita a Lei de Deus, como exara a questão 621 de O Livro dos Espíritos.
na terra... É possível a semente germinar e frutificar sem a presença da terra?
Não! O que simboliza a terra?.
A terra somos nós mesmos nas várias existências sucessivas nas quais somos convidados a plantar a semente divina em nós mesmos de uma forma autoconsciente.
Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. Qual o significado ds palavras acordado e dormindo?
As palavras acordado e dormindo simbolizam, respectivamente, a consciência desperta e a consciência de sono.
É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga.
Neste versículo temos, também, três símbolos muito profundos: planta, espiga e grãos.
A planta representa o primeiro estágio da evolução do Ser Espiritual, em que ele está em consciência de sono não se dando conta do próprio processo evolutivo, evoluindo na horizontal da vida.
A espiga representa o início do despertar da consciência, que o Ser Espiritual começa a sentir as Leis Divinas em sua consciência, antevendo a possibilidade de evoluir na vertical da vida, mas ainda a indolência toma conta dele, o inibindo realizar um esforço para se tornar um Ser Consciencial.
Os grãos que enchem a espiga representam a consciência desperta de forma plena, na qual o Ser Espiritual evolui intensamente na vertical da vida, tornando-se um Ser Consciencial.
Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita. Qual é o significado de espiga madura?
O significado simbólico deste versículo diz respeito ao Ser Consciencial amadurecido, num trabalho ativo de desenvolvimento das virtudes do coração
grãos da espiga madura, que usa o seu livre-arbítrio para se autoamar e amar o próximo como a si mesmo, evoluindo proativamente na vertical da vida até a condição de Ser Existencial.
A foice que ceifa representa a atitude natural do Ser Existencial que, em sintonia com o Mestre, se doa para que haja a colheita e se transforme em pão como Ele nos ensinou e todos possam se saciar com o amor real.