1 CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2010 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CATANDUVAS/SC. RECURSO INTERPOSTO EM FACE DE QUESTÃO DA PROVA ESCRITA E DO RESPECTIVO GABARITO PRELIMINAR. O recurso em face da questão a seguir foi interposto tempestivamente, por candidato(a) concorrente às vagas do cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM, nos termos do Capítulo VII, do Edital 003/2010, do Concurso Público nº 001/2010, promovido pela Prefeitura Municipal de Catanduvas/SC, o qual foi conhecido e julgado nos termos da fundamentação abaixo: Questão nº 20 Cargo: TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Quantidade de Recorrentes: 1 (um). Trata-se de recurso interposto por um(a) concorrente às vagas do cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM, do Concurso Público nº 001/2010 promovido pela Prefeitura Municipal de Catanduvas/SC, referente à questão nº 20, da prova destinada ao seu cargo, questão essa que trata de aferir noções relacionadas aos CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, consoante as atribuições funcionais do respectivo cargo.
2 A questão número vinte está de acordo com o compêndio de possibilidades estabelecidas no conteúdo programático de Conhecimentos Específicos sugerido para a prova escrita, conforme o que fora publicado no ANEXO V do Edital nº 003/2010, do Concurso Público nº 001/2010. A questão contraditada está relacionada às medidas que devem ser adotadas para a prevenção e contenção da disseminação da infecção na Unidade Básica de Saúde. O gabarito preliminar publicado indica para a questão em tela, como certa a alternativa C. O(a) recorrente, de forma deselegante e desrespeitosa às disposições do Edital regrador do Concurso Público, das quais declarou 1, no momento de sua inscrição, ter pleno conhecimento, limitou-se a constar em seu recurso: Resposta correta alternativa D: Lavagem constante das mãos. E acrescentou: Dispensa comentários. É o breve relato. Passamos à fundamentação da decisão. A deselegância está na forma em que se expressa o(a) recorrente, o desrespeito ao edital está na afronta às normas relacionadas aos recursos. 1 No formulário de inscrição os candidatos, ao se inscreverem declaravam Declaro estar ciente das condições deste Concurso Público, submetendo-me às mesmas.
3 7.6 Os recursos interpostos em face das provas e dos gabaritos deverão ser apresentados por petição à empresa contratada para a coordenação e operacionalização da fase das provas deste Concurso Público, protocolados na Prefeitura Municipal de Catanduvas/SC, que serão processados de acordo com as normas do Direito Administrativo. Da petição não constará qualquer forma de identificação do recorrente, apenas deverá identificar o cargo que disputa e a(s) questão(ões) contraditada(s), além da fundamentação e justificativa das razões do recurso. Não serão conhecidos recursos em face das provas, suas questões, ou dos gabaritos, que apresentem a identificação (nome ou número de inscrição) do candidato recorrente.... 7.10 Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes, que apontarem as circunstâncias e as razões que os justifiquem e interpostos dentro do prazo estabelecido. (destacamos) O(a) recorrente não fundamentou e não justificou, aliás, nada alegou, além de afirmar que a alternativa correta, segundo seus conhecimentos seria a aquela identificada pela letra D. Não usou termos convenientes nem apontou as circunstâncias e as razões que justificassem o recurso. Resta nítida a impressão de que o(a) recorrente impetrou o recurso sem ter lido as regras a ele inerentes e que constam do Edital nº 003/2010.
4 A leitura do Edital é imprescindível, pois que ele vincula a Administração e o candidato às suas normas. Calham aqui as orientações do Professor De Lucca 2 : O edital é o documento oficial que regulamenta o concurso. O concurso só passa a existir efetivamente quando o seu edital é publicado no Diário Oficial. Traz as instruções dos requisitos básicos, carreira, vagas, inscrições, provas, critérios de avaliação e todas as informações necessárias para o concurso. Se houver necessidade de uma posterior alteração no edital, uma retificação também é publicada no Diário Oficial. Ler e entender o edital de um concurso é o primeiro teste para a aprovação. Quem não tem o hábito de ler os editais, além de correr o risco de escolher uma função incompatível com o perfil, pode ainda perder a inscrição do concurso ou se preparar de forma inadequada. A seguir, as principais informações que vêm descritas no edital. A despeito da informalidade do recurso, em nome da garantia do direito de inconformismo e de recorrer, passamos a fundamentar e decidir o recurso interposto. O acolhimento do recurso decorre muito mais do respeito da Administração aos administrados e de todos aqueles que leram, estudaram e obedeceram as regras editalícias, do que foi alegado ou não legado, sem qualquer justificação ou fundamento que servisse de base à petição. Antes da fundamentação da decisão, transcrevemos, na sequência a íntegra da questão número vinte da prova 2 Disponível em http://blog.jcconcursos.uol.com.br/professordelucca/2010/10/11/fique-atento-aoedital-do-concurso/ - acessado em 13/11/2010.
5 aplicada aos concorrentes às vagas do cargo de Técnico em Enfermagem: 20) Analise o enunciado seguinte e assinale a alternativa correta. Na Unidade Básica de Saúde a medida essencial e mais completa, mais importante a ser adotada para prevenção e contenção da disseminação da infecção é a ação de: A ( ) utilização de técnicas assépticas. B ( ) realização de limpeza com soluções antissépticas. C ( ) desinfecção. D ( ) Lavagem constante das mãos. Em publicação do Ministério do Trabalho e Emprego Riscos Biológicos Guia Técnico, acerca de assunto relacionado à questão em debate, encontramos: 1. Medidas para o controle de riscos na fonte, que eliminem ou reduzam a presença dos agentes biológicos, como por exemplo:... realização de procedimentos de higienização e desinfecção do ambiente, dos materiais e dos equipamentos; realização de procedimentos de higienização e desinfecção das vestimentas 3 ; (nosso destaque) Segundo o Ministério da Saúde: A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo lavagem das mãos foi substituído por higienização das mãos, englobando a higienização 3 BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Riscos Biológicos: Guia Técnico. Brasília: 2008, 30.
6 simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a antisepsia cirúrgica das mãos 4. Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde: Desinfecção é o processo de eliminação e destruição de microrganismos (patogênicos ou não), na forma vegetativa e presentes nos produtos para saúde e objetos inanimados, mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos chamados de saneantes desinfetantes ou germicidas (Brasil, 2001) 5. Portanto, a lavagem, ou higienização das mãos, constitui-se em medida individual de prevenção e contenção da disseminação da infecção. A desinfecção está relacionada ao ambiente, no caso da questão contraditada, o ambiente (área física, superfícies, equipamentos, aparelhos e mobiliário) da Unidade Básica de Saúde. Por guardar conformidade com a questão e o assunto em discussão, transcrevemos conclusão encontrado em parecer do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Santa Catarina Parecer COREN-SC nº023/at/2004 A legislação que regulamenta o exercício profissional permite que os processos de limpeza, desinfecção e esterilização de material, independente do tipo, sejam realizados pelos profissionais de Enfermagem. A limpeza e desinfecção do material sanitário (comadre, urinol, papagaio, cuba-rim, escarradeira e outros) são da competência da Enfermagem, mas nada impede que esta atribuição seja transferida ao Serviço de Limpeza, desde que tal decisão seja oficializada. 4 Disponível em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/errata_anexo_14_plano.pdf, acessado em 13/11/2010. 5 Idem nota anterior.
7 A limpeza e desinfecção de superfícies da unidade do cliente (limpeza concorrente) são da competência da Enfermagem, podendo, porém, serem atribuídas ao Serviço de Limpeza, mediante definição consensual entre os serviços envolvidos. As normas e rotinas relativas à limpeza e desinfecção de ambiente, incluído o mobiliário (armários, balcões, sofás, cadeiras, mesas e outros) devem ser definidas no âmbito interno da instituição de saúde e aprovadas pelos serviços envolvidos, (Limpeza, Enfermagem, CCIH, Administração Geral). A maioria das Instituições de Saúde definiu como atribuição do Serviço de Limpeza a realização desta atividade. A desinfecção, além de se constituir em essencial e importante medida de prevenção e contenção da disseminação da infecção, trata-se, também, conforme conclusão de parecer acima transcrita, de atribuição dos profissionais de enfermagem. Sem dúvida alguma, as infecções hospitalares constituem um grave problema de saúde pública, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. O conhecimento e a conscientização dos vários riscos de transmissão de infecções, das limitações dos processos de desinfecção e de esterilização e das dificuldades de processamento inerentes à natureza de cada artigo são imprescindíveis para que se possa tomar as devidas precauções. O conhecimento e a divulgação dos métodos de proteção antiinfecciosa são relevantes uma vez que, a atuação do profissional de saúde está na interdependência do material que está sendo usado, como veículo de transmissão de infecção tanto para o paciente como na manipulação dos artigos sem os devidos cuidados 6. Pelo exposto CONHECEMOS do recurso acima e, no mérito, NEGAR-LHE PROVIMENTO, para manter INCÓLUME o gabarito relativo à questão nº 20, da prova escrita 6 BRASIL, Agência nacional de Vigilância Sanitária ANVISA. Curso Básico de Controle de Infecção Hospitalar. Brasiília. P. 6.
8 aplicada aos concorrentes às vagas do cargo de Técnico em Enfermagem, tudo nos termos do Edital nº 003/2010, do Concurso Público nº 001/2010, promovido pela Administração Municipal de Catanduvas/SC. Xaxim/SC, 16 de novembro de 2010. SC ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA. Sandra Leite Dell Osbel