Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Rafael Silva Cruz Martins Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio Universidade/Faculdade: Universitá Luigi Bocconi Período Início (mês/ano): 02 / 2013 Término (mês/ano) : 07 / 2013 Disciplinas cursadas: (favor listar): Financial Macroeconomics European Economic Policy International and Monetary Economics Management of International and Supranational Organizations
A quantidade de matérias escolhidas foi adequada? Comente. Escolhi o número de matérias através de recomendações de alunos da própria Bocconi. Acho que poderia ter feito uma a mais sem muitos problemas. Você conseguiu se matricular nas disciplinas que queria? Houve algum tipo de auxílio por parte da escola a esse respeito (academic advisor)? Consegui me matricular em todas. A Bocconi envia orientações bem claras para os intercambistas se inscreverem, poucas pessoas tiveram problemas com isso. Algumas matérias são mais disputadas, então é importante se matricular o mais rápido possível. Quais os sistemas de avaliação utilizados nos cursos? (provas escritas, orais, trabalhos, outros) Em geral, provas escritas. Uma matéria apenas teve projeto. Qual era o esquema de aulas? (expositivas, debates, apresentações, outros) Expositivas no geral, com algumas exceções em que houve apresentações e debates. Em relação à qualidade do curso, você o considera melhor, pior ou equivalente ao seu curso na FEA? Em que sentido? O curso é melhor que ao da FEA. Os alunos da Bocconi levam a faculdade com mais seriedade, e as aulas se desenvolvem de uma maneira melhor por conta dessa postura. Todos prestam atenção, o que facilita o trabalho do professor em dar uma boa aula. Eu aprendi mais com as matérias que eu cursei no intercâmbio do que aprendo geralmente na FEA; Quais das seguintes facilidades eram oferecidas pela Universidade/ Faculdade? Biblioteca Centro Esportivo Mentor Outras: Restaurantes/ Lanchonetes Alojamento Você teve dificuldade para acompanhar as aulas devido a problemas com idioma?
Só me inscrevi em aulas em inglês, então não teve problemas. Mesmo que o inglês dos italianos não seja perfeito, é perfeitamente possível entender o que é falado Integração Houve atividades de recepção/ integração para os estudantes estrangeiros? Como foram? Eram organizadas pela escola ou pelos estudantes locais? Houve uma série de atividades nas duas primeiras semanas. Tudo é muito divulgado na Bocconi e no Facebook. São essenciais para se integrar, na minha opinião. Você teve mais contato com estudantes nativos ou com estrangeiros? Estrangeiros Como foi a receptividade dos professores? Eram acessíveis fora das aulas? Os professores sempre foram acessíveis e me atenderam muito bem; Burocracia Houve problemas em relação ao visto? Alguma dica para facilitar o processo? Nenhum problema, todo o processo foi tranquilo. Acho bom ver o visto assim que se decidir o destino do intercâmbio, porque demora para ficar pronto. Você teve que se registrar no país onde realizou intercâmbio? Como foi esse processo? (especifique prazos, taxas, documentos necessários) Eu precisei fazer o Permesso de Soggiorno, que envolve pagar cerca de 200 euros, se não me engano. é um processo chato e lento, com horas de filas nos correios e na delegacia. No fim, não usei em nenhuma situação esse documento, mas a Bocconi pede para todos fazerem, e dá instruções claras de como conseguir o documento. Na universidade/ faculdade, você teve que fazer documentos, como carteirinhas e outros? Em caso afirmativo, descreva-os incluindo suas respectivas taxas. A carteirinha é dada pela Bocconi no seu Check In, sem taxa;
Alojamento Você morou em: Alojamento da Universidade/ Faculdade República Casa de Família Apartamento alugado Individual Com outro estudante Outro: Foi necessário depósito de segurança? Como os pagamentos eram realizados? Era necessário permanecer por um tempo mínimo? Fiz um depósito de 400 euros, que foi devolvido no fim do semestre. Era necessário ficar um mês, e em caso de desistência, o depósito não é devolvido. Realizei os pagamentos no banco da Bocconi, em dinheiro. É possivel pagar online. Se não ficou no alojamento da universidade/ faculdade, como você conseguiu o contato? Qual a qualidade do alojamento em que você ficou com relação à limpeza, conforto e facilidades oferecidas? O alojamento é um pouco longe da faculdade, mas comparado às dinstâncias e problemas de locomoção de São Paulo, não era nada. A acomodação é confortável e limpa, com serviço de limpeza semanal nos quartos. Era próximo à escola e/ou próximo a lugares de interesse? Clima 20 minutos de Tram para a Bocconi, 30 para o centro de Milão. Quais as condições climáticas que você enfrentou durante o período de intercâmbio? Nos primeiros dois meses muito frio, mas a partir de Abril esquentou, e em Maio e Junho ficou quente, como São Paulo no verão.
Que roupas você aconselha que sejam levadas para o mesmo período? Todos os tipos de roupas são necessários, a temperatura muda completamente. Seguro Saúde Qual seguro-saúde você contratou para o período de intercâmbio? Usei o seguro de as saúde do convênio entre os governos do Brasil e da Itália, que foi grátis. Basta o pagamento do INSS.; Você precisou usar o seguro saúde durante o período de intercâmbio? Teve problemas de atendimento? Não usei o serviço. Custos Alojamento 630 euros Transporte local 17 euros Alimentação 150 por mês Outros (especifique) Vida Notura/Lazer/Viagens:500 Total: Aproximadamente 1300 euros por mês são suficietes.
Conclusão Qual o valor do Programa de Intercâmbio para sua vida pessoal, acadêmica e profissional? Foi a melhor experiência que já tive, e a melhor escolha que pude fazer. Para a vida pessoal, é uma chance de conhecer pessoas diferentes, se conhecer melhor, amadurecer e se tornar mais independente. Fiz amizades que não imaginava fazer e aprendi coisas novas todos os dias. Academicamente, as disciplinas que eu cursei foram muito interessantes e me possibilitaram aprender coisas que não poderia aprender no Brasil. O constante contato com ingles e italiano melhoraram muito minha capacidade de comunicação em outras línguas. A relação com pessoas de outras culturas é um ganho para minha vida profissional, acho que aprendi a me expressar melhor e adquiri conhecimentos gerais sobre o mundo que não tinha antes. A experiência me fez mais independete e seguro, o que acho importante para a vida profissional. Quais os conselhos e/ou dicas que você daria para os estudantes que pretendem ir para o mesmo lugar em que você esteve? Primeiramente, não hesite em fazer intercambio, não há nada igual. Aproveite do começo ao fim como se não houvesse amanhã, mesmo. O tempo passa mais rápido que nunca, e não se pode perder tempo pensando no que ficou no Brasil. Antes de perceber, você estará de volta sentindo falta de Milão, da Bocconi e dos amigso que voce fez. Tente ficar em contato constante com os outros alunos, intercambistas, saia sempre que puder, esteja aberto a conversas e encontros com quem quer que seja. Muitas vezes se conhece pessoas interessantes em situações inesperadas. Acho importante se entregar totalmente ao intercambio e à experiência de estar longe, sozinho e morando em um lugar diferente. Vai mudar sua vida. Muito obrigado por sua atenção, a CCInt FEA e os próximos intercambistas serão muito beneficiados com sua ajuda. Se puder, envie fotos de sua viagem para disponibilizarmos no site da CCInt FEA.