Sistema Operativo Linux
Linux É um sistema operativo da família UNIX, desenvolvido colaborativamente através da internet. É um software livre ou open source, com o código fonte disponível em www.kernel.org Por vezes, é utilizado como significado de núcleo do sistema operativo e como coleção total de programas (núcleo + programas).
Linux Núcleo ou Kernel do sistema é o software que contém apenas as funções básicas ao correto funcionamento do S. O. Distribuição de Linux Consiste no Núcleo + programas (jogos, editores de texto e de imagem, etc.). Exemplos: Caixa Mágica, SuSE, Red Hat, Mandrake
Breve História O seu desenvolvimento foi iniciado em 1991, por Linus Torvalds um estudante universitário finlandês. Foi programado com base nos conceitos e arquitetura do Unix, um sistema operativo criado em 1969 nos laboratórios da Bell e utilizado em servidores. Tem sido desenvolvido, através da internet, por entusiastas e uma equipa de programadores liderados por Linus, a quem cabe a decisão de integrar ou não, os contributos no núcleo.
Características do Linux Flexibilidade: como o código fonte está disponível, é possível alterá-lo e distribui-lo, permite-lhe ser enriquecido e evoluir; Economia: Como é um software livre não é necessário pagar qualquer licença para ser utilizado; Fiabilidade: è baseado no Unix conhecido por ser o Sistema Operativo mais estável; Segurança: os erros de programação do S.O. são rapidamente descobertos e corrigidos pela comunidade
Desvantagens Programas do windows não podem ser executados neste S.O., tem de ser utilizada a versão para Linux. Podem haver incompatibilidades com hardware mais antigo, como tal deve ser consultado o site do fabricante do hardware.
Conceitos Ao contrário de outros Sistemas Operativos, o ambiente de janelas pode ser separado do núcleo. Para utilizar apenas o núcleo, é necessário trabalhar na Consola (linha de comandos, terminal ou shell) utilizando comandos de texto. Para trabalhar com aplicações de janelas (Ambiente gráfico) é necessário utilizar uma das distribuições.
Ambiente gráfico GNOME - GNU Network Object Model Environment: é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME. KDE K Desktop Environment: é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas GNU/Linux, FreeBSD, Solaris, Microsoft Windows, e Apple Mac OS X.
Identificação do Utilizador O utilizador é identificado por: Login de utilizador: Designação (sem espaços ou acentos) que em conjunto com a password permite o acesso ao sistema; Nome de utilizador: Nome real do utilizador; ID do utilizador: User ID numero atribuído ao utilizador quando é criada a conta. O root tem o ID 0 (Zero).
Tipos de utilizador Superutilizador: tem privilégios especiais sobre o sistema, designase por root, pode executar qualquer operação sobre o sistema, ver todos os ficheiros e é ele que cria os outros utilizadores. Utilizador normal: não tem privilégios especiais, limitando as hipóteses de ocorrer erros que possam danificar o sistema. Nota: Esta divisão é uma das razões pelas quais existem poucos vírus em Linux. Todos os utilizadores devem trabalhar como utilizadores normais e utilizar o root apenas quando necessário.
Tarefa 1. Como surgiu o Linux? Ele é propriedade de alguma empresa? 2. Qual a distinção que farias entre núcleo do Linux e distribuição de Linux? 3. Faz uma pesquisa sobre, quem desenvolveu a distribuição de Linux Caixa Mágica? 4. O código do Linux encontra-se disponível para consulta? Podes alterá-lo para teu proveito? 5. Quais as vantagens e desvantagens que encontras relativamente a outros sistemas? 6. O núcleo do Linux tem ambiente gráfico? Quais os nomes que conheces para aceder ao sistema operativo sem ser através do ambiente gráfico? 7. Qual o nome do superutilizador responsável pela administração de um computador com Linux? 8. O utilizador normal teresa tem permissões para apagar todo o disco de um computador com Linux? 9. Pode dizer-se que o Linux é multiutilizador porque: a) Vários utilizadores podem utilizá-lo em simultâneo; b) Pode ser acedido por utilizadores com mais do que um login.