Prof. Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br CRIAÇÃO DE SITES (AULA 1)
Internet É um conglomerado deredesem escala mundial de milhões de computadores interligados permitindo o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
Internet De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial.
Internet Serviços Correio eletrônico Acesso Remoto Colaboração Compartilhamento de arquivos Transmissão de mídia Telefonia na internet (Voz sobre IP) World Wide Web
Correio Eletrônico Correio eletrônico é uma forma de comunicação, que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos. É utilizado tanto para sistemas baseados em internet, quanto para intranets.
Correio Eletrônico Comumente chamado de e-mail. Exemplos:
Acesso Remoto Permite a utilizadores de computadores a conexão com outros computadores facilmente, mesmo estando em localidades distantes no mundo; Pode ser feito de forma segura, com autenticação e criptografia de dados; Uma VPN (Virtual Private Network) é um exemplo de rede destinada a esse propósito; Exemplo: O Virtual Network Computing(VNC).
Acesso Remoto UltraVNC
Colaboração O baixo custo e o compartilhamento quase instantâneo de ideias, conhecimento e habilidades, tem feito do trabalho colaborativo drasticamente mais fácil; Um exemplo disto é omovimento do software livre, que produziu olinux, omozilla Firefox, o OpenOffice.org, entre outros. Ochat, asredes sociaise os sistemas de mensagem instantâneassão tecnologias que também utilizam a Internet como meio de troca de ideias e colaboração.
Colaboração
Compartilhamento de arquivos Umarquivo de computadorpode ser compartilhado por diversas pessoas através da Internet. Pode ser carregado numservidor Webou disponibilizado num servidorftp, caracterizando um único local de fonte para o conteúdo. Também pode ser compartilhado numa rede P2P.
Transmissão de mídia Muitas difusoras de rádio e televisão existentes proveemfeedsde Internet de suas transmissões de áudio e de vídeo ao vivo. Estes provedores têm sido conectados a uma grande variedade de "difusores" que usam somente a Internet, ou seja, que nunca obtiveram licenças de transmissão por meios oficiais.
Telefonia na Internet VoIP significa "Voice-over-Internet Protocol" (Voz sobreprotocolo de Internet), referindo-se ao protocolo que acompanha toda comunicação na Internet. O benefício é que, já que a Internet permite o tráfego de voz, o VoIP pode ser gratuito ou custar muito menos do que telefonemas normais, especialmente em telefonemas de longa distância, e especialmente para aqueles que estão sempre com conexões de Internet disponíveis, seja a cabo ou ADSL.
World WideWeb Através depáginas webclassificadas por motores de buscae organizadas emsítios web, milhares de pessoas possuem acesso instantâneo a uma vasta gama de informação on-line em hipermídia. Comparado às enciclopédias e às bibliotecas tradicionais, a WWW permitiu uma extrema descentralização da informação e dos dados.
World WideWeb Éum sistema de documentos em hipermídiaque são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações deservidores web(ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário; O usuário pode então seguir ashiperligaçõesna página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.
WWW Visualizar umapágina webou outro recurso disponibilizado normalmente inicia ou ao digitar umaurlno navegador ou seguindo (acessando) uma hiperligação. Primeiramente, a parte da URL referente aoservidor webé separada e transformada em umendereço IP, por umbanco de dadosda InternetchamadoDomain name system(dns). O navegador estabelece então uma conexãotcp-ip com o servidor web localizado no endereço IP retornado.
WWW O próximo passo é o navegador enviar uma requisiçãohttpao servidor para obter o recurso indicado pela parte restante da URL (retirando-se a parte do servidor). No caso de uma página web típica, o textohtmlé recebido einterpretadopelo navegador, que realiza então requisições adicionais para figuras, arquivos de formatação, arquivos descripte outros recursos que fazem parte da página. O navegador entãorenderizaa página natelado usuário, assim como descrita pelos arquivos que a compõe.
Padrões WWW A funcionalidade da Web é baseada em três padrões: URI, um sistema que especifica como cada página de informação recebe um "endereço" único onde pode ser encontrada. HTTP, umprotocoloque especifica como o navegador e servidor web comunicam entre si. HTML, umalinguagem de marcaçãopara codificar a informação de modo que possa ser exibida em uma grande quantidade de dispositivos.
Evolução da WEB
Evolução da WEB
Arquitetura Web
Lado Cliente Características Sempre inicia pedidos de servidores; Espera por respostas; Recebe respostas; Normalmente conecta-se a um pequeno número de servidores de uma só vez; Normalmente interage diretamente com os usuários finais através de qualquer interface com o usuário; Utiliza recursos da rede.
Lado Servidor Características Sempre espera por um pedido de um cliente; Atende os pedidos e, em seguida, responde aos clientes com os dados solicitados; Pode se comunicar com outros servidores para atender uma solicitação específica do cliente; Fornece recursos de rede.