A INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA POR MEIO DA EXTENSÃO À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO HOSPITALAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA POR MEIO DA EXTENSÃO À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO HOSPITALAR"

Transcrição

1 A INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA POR MEIO DA EXTENSÃO À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE ATENDIMENTO HOSPITALAR Érica Bugone¹ Eduarda Floriano de Oliveira¹ Ferdinando De Conto ² Gisele Rovani ³ Mateus Ericson Flores 4 1- Acadêmicas do Curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. 2- Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. 3- Mestre em Patologia Bucal, Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. 4- Doutor em Radiologia Odontológica, Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. Resumo A inserção do cirurgião dentista à equipe multiprofissional de atendimento hospitalar, minimiza o risco de infecção, melhora a qualidade de vida, reduz o tempo de internação, além de promover o atendimento completo ao paciente e colaborar para redução de custos. Objetivo: Relatar a importância da extensão na odontologia hospitalar para prevenção e promoção de saúde bucal, a vivência dos acadêmicos com o sistema público, e a aplicação de um processo educativo, cultural e científico com benefício direto à comunidade. Metodologia: o projeto Abordagem Multidisciplinar em Ambiente Hospitalar foi realizado no Hospital Dr. César Santos, do município De Passo Fundo/RS/Brasil, por acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, conduzidos por um professor responsável. Foram realizadas atividades como aplicação de questionários em pacientes internados, inspeção da cavidade bucal, procedimentos odontológicos de baixa complexividade, instrução de higiene oral e das próteses e também de saúde geral. Resultados: O projeto possibilitou a aproximação da Universidade com comunidade, conhecimento e compartilhamento de experiências para todos os agentes envolvidos.

2 Introdução e Objetivo Segundo Gaetti-Jardim (2013) a Odontologia Hospitalar pode ser definida como uma prática que visa aos cuidados das alterações bucais que exigem procedimentos de baixa, média ou alta complexidade, realizados em ambiente hospitalar, cujo objetivo é melhorar a saúde geral e a qualidade de vida dos pacientes hospitalizados. Rocha e Ferreira (2014) citam que no ambiente hospitalar, a promoção de saúde oral busca oferecer o apoio humanizado e integral ao paciente durante a internação, oferecendolhes conhecimento e motivando-os. Essas ações têm se mostrado importantes na incorporação do hábito de higiene bucal dos pacientes, diminuindo o biofilme e o risco de infecções oriundas da microbiota bucal. Além disso, já se sabe que grande parte das doenças sistêmicas apresenta manifestações bucais que podem levar ao desenvolvimento de patologias, tornando o equilíbrio saúde-doença muito mais frágil (Rocha e Ferreira, 2014). A inserção do cirurgião dentista à equipe multiprofissional de atendimento hospitalar, minimiza o risco de infecção, melhora a qualidade de vida, reduz o tempo de internação, além de promover o atendimento completo ao paciente e colaborar para redução de custos (Aranega et al., 2012). A disciplina Odontologia Hospitalar no currículo de graduação das faculdades de Odontologia é pouco abordada. Por outro lado, a extensão Universitária que tem por função articular o serviço e ensino, teoria e prática, pode inserir no contexto do currículo dos acadêmicos a vivencia desta prática. A extensão contribui com a formação de profissionais de saúde mais sensíveis às necessidades sociais e capacitados a realizarem ações transformadoras da sociedade e da universidade (Aguiar et al., 2010; Hennington, 2005). O projeto de extensão Abordagem Multidisciplinar em Ambiente Hospitalar, teve como propósito, a aproximação da Universidade com comunidade, interligando ensino, pesquisa e extensão da odontologia aplicada ao atendimento hospitalar, atuando como um compartilhamento de conhecimentos e experiências, que, de uma forma geral, não são vivenciados na prática diária do acadêmico dentro da proposta curricular convencional. O presente trabalho tem por objetivos relatar as vivencias deste projeto, onde foram realizadas atividades de identificação das condições de saúde bucal de pacientes internados no Hospital Beneficente Dr. César Santos, Passo Fundo RS / Brasil, relacionando-as a fatores físicos, psicológicos e sociais. Proporcionando com isto um maior conhecimento das necessidades deste grupo de pacientes em saúde bucal. Esta ação foi, sem dúvida, uma oportunidade de dupla troca pois para esta população ocorreu

3 uma oportunidade de educação em saúde para todos os agentes envolvidos, sejam os profissionais locais que prestam serviço, sejam os próprios pacientes internados que receberam, além de orientações técnicas, uma aproximação com pessoas de fora do hospital que deram atenção aos seus anseios. Para os acadêmicos o crescimento foi muito amplo pois através de coleta de dados, que além de servirem como subsídios para pesquisa, identificação, prevenção e controle de saúde, através de ações de saúde bucal em nível de promoção e prevenção, com orientação de higiene oral, serviram para a inserção direta com a população que de fato habita no município na essência de suas realidades, e não somente com os pacientes eletivos que buscam a faculdade de odontologia.

4 Metodologia As atividades do projeto foram realizadas no Hospital Beneficente Dr. César Santos (HBCS) no Município de Passo Fundo/RS (figura 01), por extensionistas voluntários que são acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, conduzidos por um professor responsável (figura 02). Eram realizadas aplicação de questionários em pacientes que estavam internados no hospital, o questionário era composto por perguntas referentes aos dados pessoais, motivo da internação, hábitos de higiene bucal, frequência da procura pelo cirurgião-dentista, queixa principal, problemas de saúde geral, vícios e fator desencadeante, assim como o histórico destes. Figura 01: Local da realização do projeto Hospital Beneficente Dr. César Santos.

5 Figura 02: Extensionistas participantes do projeto, acompanhada pela professora responsável. Após terem respondido ao questionário e assinado o TCLE os pacientes eram submetidos a exame físico realizado através de inspeção visual da cavidade bucal (figura 03), onde era avaliado a condição de saúde bucal e possíveis lesões. Frente a necessidade de procedimentos, se estes fossem possíveis eram executados no próprio leito, como raspagem, restaurações provisórias, orientação sobre a realização da higiene oral e das próteses e outros hábitos prejudiciais, tanto a cavidade bucal como da saúde geral. Procedimentos mais complexos, que não podiam ser executados no mesmo local, por falta de estrutura ou material, como tratamento de canal, exodontias, restaurações, biópsia eram encaminhados para as faculdades de odontologia, postos de saúde, e para serem atendidos pelo serviço disponibilizado pelo hospital, nas áreas de clínica geral e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (figura 04).

6 Figura 03: Acadêmica realizando instrução de higiene oral e da prótese. Figura 04: Equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal e extensionistas do projeto que acompanhavam as atividades.

7 Após os dados coletados através dos questionários, foram tabulados e analisados, e contribuíram para complementar a extensão com a pesquisa, pois através destes, foi possível conhecer melhor as condições e a situação em que as pessoas daquele meio se encontram. Para assim, a extensão realizar seu papel de contribuição com a sociedade, gerando discussões das possíveis etiologias dos problemas encontrados, construir métodos para melhorar a abordagem nesses meios. Desenvolvimento No local de estagio, os pacientes pertenciam a uma parte da população desassistida, devido ao contexto social, sendo a maioria dependentes químicos, alcoólatras. Estes vícios, são considerados fatores de risco para as doenças da cavidade oral e estão associados a condições de saúde bucal características e a uma variedade de condições orais patológicas. Cada substância de abuso, lícita ou ilícita, tem seu poder devastador sobre os tecidos bucais. A ação local das drogas na cavidade bucal apresenta efeitos deletérios, resultando em nível elevado de CPOD, gengivite, halitose, estomatite, bruxismo, desgaste dentais, queilite angular, entre outros problemas que podem estar relacionados com deficiências nutricionais e negligência da higiene pessoal (Costa et al., 2011). Segundo Riberto et al. (2002) quanto ao aspecto social, o uso de drogas causa alterações comportamentais nos indivíduos, como alteração do humor e perda da autoestima. Diante disso, o indivíduo que se encontra em processo de recuperação deve ser tratado integralmente, associando-se aos cuidados médicos e psiquiátricos, uma abordagem educativa para valorização da saúde bucal e dos cuidados necessários para manter a integridade das estruturas buco dentais. A Odontologia, além de aliviar a dor, pode contribuir para a reabilitação psicossocial desses pacientes, auxiliando no desenvolvimento da autoestima e ampliando a interação com a sociedade, já que a recuperação implica no resgate do ser humano em todos os aspectos (Costa et al., 2011) No hospital onde ocorria o projeto e os pacientes permaneciam internados apenas por um determinado período, sendo a rotatividade de pessoas intensa. Este fato de certa forma favorece o caráter educativo de saúde oral a uma maior faixa da

8 população que sequer procurou uma unidade de saúde motivado por queixa dentária, exigindo assim ainda mais do acadêmico da odontologia pois ele passa a ser um agente que promove a saúde. Este projeto, uma original investigação de saúde bucal, acabou se deparando com uma realidade social onde os pacientes encontravam-se desassistidos de orientações sobre a saúde geral e bucal. Apesar das grandes conquistas associadas à saúde bucal nas últimas décadas, muitas pessoas em todo mundo, especialmente aqueles com desfavorecidas condições socioeconômicas, são afetadas por problemas bucais, que poderiam ser evitados apenas com a prevenção, correta instrução e higienização (Tome et al., 2016). A importância deste reconhecimento deve-se ao fato das determinações em saúde estarem intimamente ligadas aos fatores sociais, econômicos e culturais de uma população (Girão e Fadel, 2013). Levando atendimento a essa parte da população, essas vivencias contribuíram para que os acadêmicos pudessem refletir sobre a construção sua identidade profissional, calcada na ética, na postura crítica e reflexiva, tornando-se profissionais engajado com transformação e da realidade. Considerações Finais Durante as atividades os pacientes internados, apresentaram uma higiene bucal precária, ressaltando a necessidade da inserção do profissional de odontologia nos hospitais. Pois, a saúde bucal, além de contribuir para as condições de saúde geral, também reflete no desenvolvimento da autoestima, entre outros aspectos que contribuem para o bem-estar geral do paciente. Pode-se contatar que o perfil epidemiológico dos pacientes participantes das atividades do projeto, é resultado de uma série de problemas, relacionados como a condição social, desestrutura familiar, e condições socioeconômicas. Tendo em vista que a maioria dos pacientes tinha envolvimento com substancias químicas como álcool e drogas. Houve uma interação acadêmico/paciente positiva, através da troca de experiências entre os envolvidos. O paciente além de receber orientações em saúde bucal, também receberam atenção, por parte dos agentes envolvidos. Já os acadêmicos, além de interligar o conceito teórico e a vivência prática dos problemas vivenciados na especialidade da odontologia e com outras especialidades da saúde,

9 teve a oportunidade de tornar-se mais humanizado, devido o contato com outras realidades que fazem parte da sociedade. A participação dos acadêmicos em ambiente hospitalar, através da extensão foi de suma importância, pois estimulou o acadêmico a sair de uma zona de conforto, entrar em contato com um ambiente multidisciplinar, desenvolver habilidades e estabelecer relações interdisciplinares. Assim, contribuindo para os acadêmicos de odontologia, tornarem-se profissionais com poder de decisão, de reflexão e críticos, não meros práticos.

10 Bibliografia 1. AGUIAR, A. S. W.; GUIMARÃES, M. V.; MORAIS, R. M. P.; ASARAIVA, J. L. A. Atenção em saúde bucal em nível hospitalar: relato de experiência de integração ensino/serviço em odontologia. Extensio: R. Eletr. De Extensão, n. 9, p , ARANEGA, A. M.; BASSI, A. P. F.; PONZONI, D.; WAYAMA, M. T.; ESTEVES, J. C.; JUNIOR, I. R. G. Qual a importância da Odontologia Hospitalar?. Rev. Bras. Odontol., v. 69, n. 1, p , COSTA, S. K. P.; GODOY, G. P.; GOMES, D. Q.; PEREIRA, J.V.; LINS, R. D. A.U. Fatores Sociodemográficos e Condições de Saúde Bucal em Droga- Dependentes. Pesq. Bras. Odontoped. Clin. Integr., v.11, n.1, p , GAETTI-JARDIM, E., SETTI, J. S., CHEADE, M. F. M., MENDONÇA, J. C. G. Atenção odontológica a pacientes hospitalizados: revisão da literatura e proposta de protocolo de higiene oral. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, V. 11, n. 35, p , GIRÃO, V. V.; FADEL, C. B. Projeto de extensão Nós na Rede: contribuições da odontologia para a educação popular e prevenção em saúde : relato de experiência. Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.1, p , HENNINGTON, E. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cad. Saúde Pública, v. 21, n.1, p , ROCHA, A. L.; FERREIRA, E. F. Odontologia hospitalar: a atuação do cirurgião dentista em equipe multiprofissional na atenção terciária. Arq. Odontol., v. 50, n. 4, p , RIBEIRO, E. D. P.; OLIVEIRA, J. A.; ZAMBOLIN, A. P.; LAURIS, J. R. P.; TOMITA, N. E. Abordagem integrada da saúde bucal de droga-dependentes em processo de recuperação. Pesqui. Odontol. Bras., v. 16, n. 3, p , TOMÉ, S. B.; COLPO, J.; VELASKI, D. P.; BURTET, L. E. B; HOCHMULLER, M. B.; CONTREIRA, V. P.; Neto, V. E. D. N. O papel social do cirurgiãodentista e os projetos de extensão acadêmica nessa construção: projeto criança sorridente. Revista saúde integrada, v. 9, n. 18, p , 2016.

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAIS DE MÉDIA COMPLEXIDADE.

PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAIS DE MÉDIA COMPLEXIDADE. PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAIS DE MÉDIA COMPLEXIDADE. Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida¹; Aíla Evangelma Cavalcante Baia¹; Lara Leite Gonçalves¹; Sofia Vasconcelos Carneiro²;

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor

Leia mais

Estilo de vida e fatores de risco para lesões bucais em pacientes atendidos em um ambulatório público.

Estilo de vida e fatores de risco para lesões bucais em pacientes atendidos em um ambulatório público. Estilo de vida e fatores de risco para lesões bucais em pacientes atendidos em um ambulatório público. Eduarda Floriano de Oliveira¹ Marina Pilot Mazzarino 2 Ferdinando de Conto 3 Gisele Rovani 4 Mateus

Leia mais

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO:

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: ERO - ENDODÔNTIA E REABILITAÇÃO ORAL: RECONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DO PACIENTE COM NEOPLASIA DE CABEÇA E PESCOÇO *Aluno bolsista; ** Aluno Voluntário;

Leia mais

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA 1º Período 435 horas ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 08-09h ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 09-12h BIOQUÍMICA A 8-12h BIOQUÍMICA A Laboratório 11-12h HISTO E EMBRIO 13-18h SAÚDE, SOCIEDADE e CULTURA

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2013 Ensino Superior Cirurgião-dentista Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 16/05/2013 Data de Término: Número de Trancamentos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Currículo dos Cursos - UFU (por curso e situação da versão) PARÂMETROS DO CURRÍCULO Versão: 2016-1 Situação da versão: CORRENTE Data de início: 01/01/2016 Data final: Número de períodos: 4 Carga horária total: 1350 Termo médio: 4 Número mínimo de períodos: 2 Total

Leia mais

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA Renata Guimarães Alves (1); Alieny Cristina Duarte Ferreira (2); José de Alencar Fernandes Neto (3); Maria Helena Chaves de Vasconcelos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VIII PROFESSORA MARIA DA PENHA ARARUNA CENTRO DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VIII PROFESSORA MARIA DA PENHA ARARUNA CENTRO DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VIII PROFESSORA MARIA DA PENHA ARARUNA CENTRO DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA THAÍS FERNANDES JORDÃO CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA

Leia mais

ENDOCARDITE INFECCIOSA: Importância do tratamento odontológico.

ENDOCARDITE INFECCIOSA: Importância do tratamento odontológico. ENDOCARDITE INFECCIOSA: Importância do tratamento odontológico. LIMA 1, Ruanne Vieira SANTOS 2, Marcos Antonio Florencio dos BOTELHO 3, Grinberg Medeiros SANTOS 4, Cidália de Lourdes de Moura VASCONCELOS

Leia mais

PROJETO RESGATANDO SORRISOS

PROJETO RESGATANDO SORRISOS PROJETO RESGATANDO SORRISOS Ludmilla Sant Anna de Moraes Especialista em Prótese Dentária Habilitação em Pacientes Especiais Ser diferente não é um problema. O problema é ser tratado diferente. DEFICIÊNCIA

Leia mais

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp)

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp) Nome: LUIZA NAKAMA Nível: Doutorado defesa em 12/08/1999 Orientador: Wilson Galhego Garcia Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora -

Leia mais

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA 1º Período 435 horas ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 08-09h ANATOMIA HUMANA (Turma 01,02 e 03) 09-12h BIOQUÍMICA A 8-12h BIOQUÍMICA A Laboratório 11-12h GENÉTICA e EVOLUÇÃO 09h-12h HISTO E EMBRIO 13-18h

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA HUMANIZAÇÃO DO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA HUMANIZAÇÃO DO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA HUMANIZAÇÃO DO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Wanessa Wanderleia Medeiros Silva (1); Wanderson Ramon Barbosa Andrade (1); Paulo Rodrigues

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Nayanne Barros Queiroz¹, Natiane do Nascimento Colares¹, Cosmo Helder Ferreira da Silva² ¹Discente do curso de

Leia mais

INTER RELAÇÕES FUNCIONAIS COM OUTRAS OCUPAÇÕES FUNÇÕES PRINCIPAIS AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

INTER RELAÇÕES FUNCIONAIS COM OUTRAS OCUPAÇÕES FUNÇÕES PRINCIPAIS AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: Ambiente e saúde SEGMENTO: Saúde OCUPAÇÕES: Auxiliar em saúde bucal (CBO: 3224 15) Técnico em saúde bucal (CBO: 3224 05) SUBORDINAÇÃO:. O Auxiliar em saúde bucal também está subordinado

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO: CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO: CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO: CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. OLIVEIRA, Adna Carolina Marques de 1 ; BARBOSA, Danilo

Leia mais

Restaurações em dentes anteriores traumatizados - Relato de um caso Apolônias do Bem

Restaurações em dentes anteriores traumatizados - Relato de um caso Apolônias do Bem www.kulzer.com.br Charisma Classic / Charisma Diamond / GLUMA 2Bond Restaurações em dentes anteriores traumatizados. Waleska Marin Bessa Trinkenreich Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: A valorização

Leia mais

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA Nayanne Barros Queiroz¹; Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Natiane do Nascimento Colares¹;

Leia mais

PERFIL DESEJADO DO CIRURGIÃO-DENTISTA

PERFIL DESEJADO DO CIRURGIÃO-DENTISTA 01 FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/UNESP CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PERFIL DESEJADO DO CIRURGIÃO-DENTISTA O Cirurgião-Dentista deverá ter uma formação

Leia mais

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ Lara Leite Gonçalves 1 ; Aíla Evangelma Cavalcante Baia¹; Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida¹; Wellington

Leia mais

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRAL AO IDOSO

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRAL AO IDOSO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRAL AO IDOSO Valeska Fernandes de Freitas (1); Marlon Leite Nascimento (1); Maria do Socorro da Costa (2); Millane Gleice da Silva (3); Robeci Alves Macêdo Filho (4) Universidade

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2008 Ensino Superior Cirurgião-dentista Integral Curso Bacharelado Em atividade Data de Início: 07/11/2007 Data de Término: Número de Trancamentos:

Leia mais

Apresentado por: Sheyla Márcia Dias Lima. Odontologia Hospitalar HMA

Apresentado por: Sheyla Márcia Dias Lima. Odontologia Hospitalar HMA Apresentado por: Sheyla Márcia Dias Lima Odontologia Hospitalar HMA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR NO HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAGUAíNA-TO HMA. ANO 2014. Ronaldo Dimas Nogueira Pereira

Leia mais

O Mau Hálito e o Profissional da Área de Saúde-2009

O Mau Hálito e o Profissional da Área de Saúde-2009 O Mau Hálito e o Profissional da Área de Saúde-2009 Pesquisa aponta a desinformação sobre o tema Halitose, entre os profissionais da área de saúde, bem como o mito que o mau hálito vêm do estômago. ::

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS

ATIVIDADES LÚDICAS DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS ATIVIDADES LÚDICAS DE SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS Rosany Larissa Brito de Oliveira Cirurgiã-Dentista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROJETO SISO : PERFIL E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS PARTICIPANTES

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROJETO SISO : PERFIL E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS PARTICIPANTES ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROJETO SISO

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA. O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados.

TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA. O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados. TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA 195 O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados. 2 TABELA DE PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICO Consulta Diagnóstico anatomopatológico em citologia

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos: TÍTULO:PROJETO ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE AUTORES: Profª Grácia Maria Salles Maciel Koerich - graciakoerich@uol.com.br Ac. Adriano Marcos Rodrigues Ac. Luiz Fernando Michels T.A. Sergio

Leia mais

Odontologia Curso: Prazo de integralização: Regime: Qtde. mínima de créditos: Ativo Turnos: Grade curricular Código Disciplina Tipo

Odontologia Curso: Prazo de integralização: Regime: Qtde. mínima de créditos: Ativo Turnos: Grade curricular Código Disciplina Tipo Odontologia - 2012 Curso: Odontologia Prazo de integralização: 5 a 7 Qtde. mínima de créditos: 0 Turnos: Graduação Integral Regime: Seriado Ativo Grade curricular Código Disciplina Tipo CH Créditos 1º

Leia mais

MS055 Introdução à Saúde Coletiva Biossegurança em Odontologia

MS055 Introdução à Saúde Coletiva Biossegurança em Odontologia Primeiro Período Código Disciplina Co Requisito BQ055 BA029 ME027 ME028 Bioquímica Estrutural e Funcional Anatomia Odontológica I Biossegurança em Odontologia Metodologia de Ensino e Pesquisa Odontológica

Leia mais

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS ESTRUTURA CURRICULAR (Resolução Unesp-38, de 11-05-2016) 1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS Anatomia - Radiologia I - Dentística I - Ergonomia em Odontologia - Fisiologia II - Anestesiologia

Leia mais

Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p , jul./dez

Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p , jul./dez Ações para implementação de odontologia hospitalar no sistema público municipal Actions for the implementation of a hospital dentistry in the municipal public system RESUMO O atendimento de pacientes internados

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC

PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC Thaís Manuella Ferreira¹, Ingrid Franciny Nascimento Ferreira¹, Josineide Francisco Sampaio

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENÇÃO À SAUDE BUCAL JUNTO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM PONTA GROSSA -PR.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENÇÃO À SAUDE BUCAL JUNTO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM PONTA GROSSA -PR. 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO RELATO DE EXPERIÊNCIA:

Leia mais

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS

1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS 3. PRÉ-REQUISITOS PARA MATRÍCULA PRÉ-REQUISITOS ESTRUTURA CURRICULAR (Resolução Unesp-38, de 11-05-2016) 1º ano - PRÉ-REQUISITOS DISCIPLINAS Anatomia - Radiologia I - Dentística I - Ergonomia em Odontologia

Leia mais

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Dr. Luiz Carlos de Souza Drª Elisabete Rodrigues Soares Câncer Bucal Alta Incidência na População

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

OBJETIVOS. Promoção à Saúde Bucal de Adolescentes carentes, inscritos no Programa do Adolescente-Florianópolis.

OBJETIVOS. Promoção à Saúde Bucal de Adolescentes carentes, inscritos no Programa do Adolescente-Florianópolis. TÍTULO:PROJETO ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DO ADOLESCENTE AUTORES: Profa. Grácia Maria Salles Maciel Koerich - graciakoerich@uol.com.br Ac. Márcia Regina da Silveira Ac. Liliam Mendes Coelho T.A. Vânia Regina

Leia mais

USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO

USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO FERREIRA JUNIOR, Osmar Martins 1 ; MUNDIM, Ana Paula 2 ; GOMES, Heloisa Sousa 3 ; SAMPAIO, Felipe Calvacanti 4 ; MACHADO, Geovanna de Castro

Leia mais

SALA DE ESPERA ODONTOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL. Carlos Alberto Machado Filho (UEPG

SALA DE ESPERA ODONTOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL. Carlos Alberto Machado Filho (UEPG 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos 1. Inter nação hospitalar - UNIDADE DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA A Unidade de Dependência Química é uma enfermaria para pacientes com problemas relacionados ao uso

Leia mais

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros

2004 Política Nacional de Saúde Bucal. Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros 2004 Política Nacional de Saúde Bucal Ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros AS POLITICAS PÚBLICAS condicionam Os determinantes sociais da saúde Inclusão

Leia mais

Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano Pereira Filho Turma 3

Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano Pereira Filho Turma 3 Prefeitura de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano

Leia mais

O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL VOLTADA PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. SIQUEIRA¹, Natália Barbosa de; BARBOSA², Danilo Batista

Leia mais

UNIOESTE NA COMUNIDADE

UNIOESTE NA COMUNIDADE UNIOESTE NA COMUNIDADE Área Temática: Saúde Palavras-chave: Educação, Prevenção, Câncer bucal Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenador ) Eduardo Deon Fortunato 2 Silmara Juliana Likoski 2 Roberto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 1. Modalidade da Ação Curso - Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada

Leia mais

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica Igor Michel Ramos dos Santos Graduando em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas iigor_ramos@hotmail.com

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

ODONTOLOGIA-522 Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: PORTARIA MINISTERIAL Nº 348 DE 03/03/94 D.O.U. 07/03/94 Currículo

ODONTOLOGIA-522 Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: PORTARIA MINISTERIAL Nº 348 DE 03/03/94 D.O.U. 07/03/94 Currículo 1 de 5 Nível:Graduação Início: 19861 01 - - - Biologia Molecular - Ativa desde: - E.I. II - Anatomia, Histologia e Embriologia - Teórica 90 BIO428 - Bioquímica - Ativa desde: 20/09/2011 CHF823 - E.I. I

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO DOS PROTOCOLOS DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR SOBRE AS CAUSAS DE ALTAS DAS INTERNAÇÕES DAS UTI s DO HOSPITAL REGIONAL DE ARAGUAINA TO.

ESTUDO DE IMPACTO DOS PROTOCOLOS DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR SOBRE AS CAUSAS DE ALTAS DAS INTERNAÇÕES DAS UTI s DO HOSPITAL REGIONAL DE ARAGUAINA TO. ESTUDO DE IMPACTO DOS PROTOCOLOS DA ODONTOLOGIA HOSPITALAR SOBRE AS CAUSAS DE ALTAS DAS INTERNAÇÕES DAS UTI s DO HOSPITAL REGIONAL DE ARAGUAINA TO. ANO 2009 A 2016. SHEYLA M. D. LIMA; JOSÉ ABILIO SEARA

Leia mais

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES O que são implantes dentários? Por Edina Melo Imagem. google sem direitos autorais. Os implantes são pequenos pinos de metal

Leia mais

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO:

ANEXO IV. REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: ANEXO IV REQUISITOS DO CARGO E DESCRIÇÃO SINTÉTICA DA FUNÇÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Classificação Brasileira de Ocupações CBO: 3222-05 Pré-requisitos Formação completa em ensino médio. Formação completa

Leia mais

O 17 5/201 INDICAÇÃO N 2016.

O 17 5/201 INDICAÇÃO N 2016. O 17 5/201 INDICAÇÃO N 2016. tistabelece a obrigatoriedade de exames bucal no pré-operatório de cirurgias clctivas dos hospitais públicos ou particulares no âmbito do Município de Fortaleza, c dá outras

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR 420 HORAS TEÓRICO/PRÁTICO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR 420 HORAS TEÓRICO/PRÁTICO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR 420 HORAS TEÓRICO/PRÁTICO Objetivo do curso: Capacitação, ao CD interessado nesta nova área de atuação, conhecimento da Área Odontológica, Médica e outras,

Leia mais

PRÊMIO SINOG DE ODONTOLOGIA

PRÊMIO SINOG DE ODONTOLOGIA O Sinog PRÊMIO SINOG DE ODONTOLOGIA O Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo foi criado em 1996 com o objetivo de atuar como agente de crescimento e aprimoramento das empresas de assistência

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ODONTOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ODONTOLOGIA * 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA -------- 30 Presencial PROCESSOS BIOLÓGICOS -------- PROCESSOS MORFOLÓGICOS I -------- 180 Presencial SAÚDE E DIREITO AMBIENTAL -------- Carga horária total 360 -

Leia mais

O PAPEL SOCIAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA E OS PROJETOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA NESSA CONSTRUÇÃO: PROJETO CRIANÇA SORRIDENTE

O PAPEL SOCIAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA E OS PROJETOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA NESSA CONSTRUÇÃO: PROJETO CRIANÇA SORRIDENTE O PAPEL SOCIAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA E OS PROJETOS DE EXTENSÃO ACADÊMICA NESSA CONSTRUÇÃO: PROJETO CRIANÇA SORRIDENTE Simone Barbieri Tomé Professora do curso de Odontologia - CNEC/IESA. Mestre em Endodontia.

Leia mais

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 CISCOPAR

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 CISCOPAR Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 BRASIL SORRIDENTE Conjunto de ações que visam a melhoria da saúde bucal do brasileiro 17/03/04 Frente de ação são os Centros de Especialidades Odontológicas

Leia mais

Conhecimento das gestantes sobre o atendimento odontológico. RESUMO

Conhecimento das gestantes sobre o atendimento odontológico. RESUMO Conhecimento das gestantes sobre o atendimento odontológico. COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br César Augusto Rodrigues Parente Natiane do Nascimento Colares Hyvina Maria Andrade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SAÚDE BUCAL DE RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS ACOMPANHADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA PELOTAS\RS KAYANE DIAS CUBA 1 ;LIZANDRA COPETTI DUARTE 2 ; CAMILA PORTELA CASSOLA

Leia mais

O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES EM SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE

O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES EM SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES EM SAÚDE BUCAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE O levantamento de necessidades é um instrumento de vigilância epidemiológica que mensura as necessidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS. 1. Modalidade da Ação. 2. Apresentação do Proponente UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 1. Modalidade da Ação Projeto - Ação Processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico

Leia mais

L - ÁREA PROFISSIONAL ODONTOLOGIA HOSPITALAR L 31 - ODONTOLOGIA HOSPITALAR

L - ÁREA PROFISSIONAL ODONTOLOGIA HOSPITALAR L 31 - ODONTOLOGIA HOSPITALAR L - ÁREA PROFISSIONAL ODONTOLOGIA HOSPITALAR L 31 - ODONTOLOGIA HOSPITALAR Pacientes com Necessidades Especiais em Psiquiatria Instituto de Psiquiatria Supervisor: Dra. Bruna Luiz Roim Varotto Pacientes

Leia mais

EDUCAÇÃO E SAÚDE BUCAL DO TRABALHADOR: UMA INICIATIVA EXTENSIONISTA

EDUCAÇÃO E SAÚDE BUCAL DO TRABALHADOR: UMA INICIATIVA EXTENSIONISTA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE

SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE SAÚDE E CIDADANIA TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PROMOTORA DE SAÚDE DA COMUNIDADE Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade Cérvico-Facial

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONHEÇA A POLÍTICA QUE FAZ MUITOS BRASILEIROS VOLTAREM A SORRIR

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONHEÇA A POLÍTICA QUE FAZ MUITOS BRASILEIROS VOLTAREM A SORRIR MINISTÉRIO DA SAÚDE CONHEÇA A POLÍTICA QUE FAZ MUITOS BRASILEIROS VOLTAREM A SORRIR Brasília - DF / 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL BRASIL SORRIDENTE Durante anos, a Odontologia

Leia mais

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO Ana Estela Haddad Maria Salete Nahás Pires Correa EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DAS UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DAS UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO COPYRIGHT 2016 INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE DENTISTRY AVAILABLE ONLINE http://www.ijosd.uff.br A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DAS UNIDADES DE TRATAMENTO

Leia mais

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Curso de capacitação O envelhecimento e as Demências Prof. Marcos Fernando B. Santiago Medicina Enfermagem Cuidadores e outros profissionais Fisioterapia Assistência

Leia mais

EFEITOS COLATERAIS BUCAIS DA RADIOTERAPIA NAS REGIÕES DE CABEÇA E PESCOÇO E A ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA: REVISÃO DE LITERATURA

EFEITOS COLATERAIS BUCAIS DA RADIOTERAPIA NAS REGIÕES DE CABEÇA E PESCOÇO E A ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA: REVISÃO DE LITERATURA EFEITOS COLATERAIS BUCAIS DA RADIOTERAPIA NAS REGIÕES DE CABEÇA E PESCOÇO E A ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA: REVISÃO DE LITERATURA Ana Caroline Cavalcante do Nascimento¹; Nathally Nadia Moura de Lima¹;

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS. SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS. SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0 GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0 GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0 Karen Athié e Lui Leal Apoiadoras GUIA DE ARGUMENTOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: ODONTOLOGIA Titulação: CIRURGIÃO DENTISTA Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 17.01.001 Versão: 1 Turno: Integral (OB) Carga horária obrigatória: 4200 (O) Carga horária optativa:

Leia mais

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA BACHARELADO EM ODONTOLOGIA Autorização do curso Portaria MEC nº 167 de 13/03/2018 D.O.U. de 13/03/2018. Matriz Curricular Carga Horária de Integralização: Mínimo - 05 anos ou 10 semestres Máximo - 08 anos

Leia mais

1 o SEMESTRE. 008 Comunicação e expressão Atividade Complementar Total do semestre: o SEMESTRE. total teórica prática

1 o SEMESTRE. 008 Comunicação e expressão Atividade Complementar Total do semestre: o SEMESTRE. total teórica prática Matriz Curricular UNIFACEMA. A seguir é apresentada a matriz curricular do curso de Odontologia do 1 o SEMESTRE Código Disciplina 001 Introdução ao Curso de Odontologia da FACEMA 20 20 002 Anatomia Humana

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V CÓDIGO GRUPO DESCRIÇÃO VALOR GARANTIA (DIAS) 81000065 CONSULTA Consulta odontológica inicial (exame clínico e plano de tratamento) R$ 22,00 90-81000111 CIRURGIA ODONTOLÓGICA Acompanhamento de tratamento/

Leia mais

PROJETO DE POLÍTICAS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

PROJETO DE POLÍTICAS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PROJETO DE POLÍTICAS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS Programa de Educação Tutorial Sistemas de Informação PET-SI 2012 Missão Promover políticas e ações voltadas para a melhoria da graduação, considerando aspectos

Leia mais

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 04 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO 2011 DIURNO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO 2011 DIURNO Column1 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA 1 PERÍODO 2011 DIURNO 9:00-10:30 9:00-10:30 09:00-12:00 9:00-10:30 14:00-17:00 Bioquímica T - Profa. Raquel Cito/Histo P1 - Prof. Neto Materiais Dentários T

Leia mais

Editorial. Maria Isabel de C. de Souza Ricardo G. Fischer German Villoria

Editorial. Maria Isabel de C. de Souza Ricardo G. Fischer German Villoria Editorial A Odontologia é uma área da saúde que durante muito tempo esteve voltada basicamente para os procedimentos técnicos das suas diversas especialidades, deixando de lado sua visão biológica e sua

Leia mais

Política Nacional de Saúde Mental

Política Nacional de Saúde Mental Política Nacional de Saúde Mental Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES Secretaria de Atenção à Saúde Brasília, Agosto de 2017 Política

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prevenção

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO Salomão Rodrigues Filho Médico psiquiatra Conselheiro por Goiás do CFM DIMENSÃO

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2007 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PORTO ALEGRE SAÚDE BUCAL O Diretor-Presidente

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 5/2018 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS DE EXAME DE PROFICIÊNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho

Leia mais

Políticas de promoção de saúde Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular UERJ/UFRJ

Políticas de promoção de saúde Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular UERJ/UFRJ Políticas de promoção de saúde Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular UERJ/UFRJ Resumo de Aula Promoção de Saúde Promoção de Saúde é um conjunto de atitudes comportamentais de cunho individual,

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 7 de junho de Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 7 de junho de Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 4/2018 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS À AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DENTES HUMANOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA E EM PESQUISAS IN VITRO NA UEPG

A IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DENTES HUMANOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA E EM PESQUISAS IN VITRO NA UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DENTES HUMANOS NO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 13/2018 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 13/2018 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 1/2019 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS À AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE OU EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE - COREMU

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE OU EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE - COREMU UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE OU EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE - COREMU EDITAL Nº 033/2018 COREMU DIVULGAÇÃO DO GABARITO PROVISÓRIO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Extensão Universitária. Projeto Rondon. Projeto de Extensão.

PALAVRAS-CHAVE Extensão Universitária. Projeto Rondon. Projeto de Extensão. 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO FUNDO ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019. RETIFICAÇÃO Nº 01 Ao Edital 01/2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO FUNDO ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019. RETIFICAÇÃO Nº 01 Ao Edital 01/2019 CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019 RETIFICAÇÃO Nº 01 Ao Edital 01/2019 A Comissão Organizadora do Concurso Público e o INSTITUTO IBDO PROJETOS tornam pública a RETIFICAÇÃO Nº 01 ao Edital 01/2019, permanecendo

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL NA ESPECIFICIDADE DE UM CAPS AD NO RIO GRANDE DO SUL

EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL NA ESPECIFICIDADE DE UM CAPS AD NO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ICB ESPECIALIZAÇÃO EM ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA - CENPRE EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE

Leia mais