A dúvida do consulente requer sejam feitas algumas considerações conceituais sobre os servidores públicos, o regime estatutário e sua abrangência.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A dúvida do consulente requer sejam feitas algumas considerações conceituais sobre os servidores públicos, o regime estatutário e sua abrangência."

Transcrição

1 Prezados senhores. 1 - No quadro de servidores do IMP de São José do Rio Pardo/SP, todos servidores são nomeados em comissão. 2 - O IMP, nunca havia pago as vantagens constantes da lei número 2712/2004 (Estatuto do Servidor Público Municipal) artigo 45, aos seus servidores em comissão de livre nomeação e exoneração, por entender que aos mesmos não teriam direito por não serem funcionários de cargo efetivo. 3 Ocorre, que dois destes servidores, entrarão na justiça pleiteando essas vantagens, com base no Art. 2, parágrafos I e III, da referida lei. I - (Servidor Público Estatutário é a pessoa legalmente investida em cargo público de provimento efetivo ou em comissão. III Cargo em comissão é o conjunto de tarefas e encargos de direção, chefia, coordenação, supervisão, assessoramento e outras funções de confiança, de livre nomeação e de exoneração do Prefeito, com jornada de 8 horas diárias. Aos servidores que entrarão na justiça em sentença transitada em julgado, feito n , foi concedido a Vantagem por Tempo de Serviço aos mesmos. Como existe neste Instituto outros servidores na mesma condição, solicito parecer desta Associação, se existe a possibilidade de conceder os mesmos benefícios administrativamente aos demais servidores com base na sentença já proferida, ou nos aconselha para não ter questionamento e possível rejeição de contas por parte do Tribunal de Contas do Estado, que os demais servidores também pleiteiem na justiça os mesmos direitos? Segue anexo, cópia atualizada da Lei 2.712, de 16 de março de 2004 e cópia da sentença que julga procedente o pedido desses servidores. Resposta: A dúvida do consulente requer sejam feitas algumas considerações conceituais sobre os servidores públicos, o regime estatutário e sua abrangência. Doutrinariamente, servidores públicos são todos os agentes que, exercendo com caráter de permanência uma função pública em decorrência de relação de trabalho, integram o quadro funcional das pessoas federativas, das autarquias e das fundações públicas de natureza autárquica 1. Portanto, são servidores públicos as pessoas que se vinculam ao Estado (no sentido genérico), por uma relação permanente de trabalho e recebem pelos serviços prestados a sua correspondente remuneração. São os profissionais da Administração. 1 Jose dos Santos Carvalho Filho, In Manual de Direito Administrativo, 18ª edição, Lúmen Juris, p. 529.

2 Segundo a natureza do vínculo jurídico que vincula o servidor ao Poder Público, os servidores públicos podem ser classificados em servidores públicos estatutários, celetistas (ou trabalhistas) e temporários. Os estatutários são aqueles cuja relação jurídica de trabalho é disciplinada por leis especificas denominadas estatutos. Nesses estatutos, estão estabelecidas todas as regras que disciplinam a relação jurídica desses servidores. O regime estatutário é, pois, o conjunto de regras que regulam a relação jurídica funcional entre o servidor público e o Estado. Abrange não só a lei que estabelece as regras básicas, como todas as demais regras fixadas em leis que dispõem sobre os servidores estatutários, bem como as de caráter organizacional, como decretos, portarias, circulares, etc. Usualmente, o regime estatutário é conhecido como regime de cargo, que pode ser cargo efetivo ou cargo em comissão 2. Os celetistas (ou trabalhistas) são aqueles cuja relação jurídica de trabalho é disciplinada pela Consolidação das Leis do Trabalho. Seu regime básico, portanto, é o mesmo que se aplica à relação de emprego no campo privado, com os destaques que são admitidos em razão de o patrão ser o Poder Público. Os servidores temporários são aqueles que constituem uma categoria excepcional dentre os servidores, recrutados nos termos do art. 37, IX, da Constituição Federal, que admite a sua contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. O regime jurídico desses servidores será estabelecido pelo ente público em lei específica, e poderá ser o regime celetista ou administrativo especial. Do exposto, verifica-se que tanto os titulares dos cargos efetivos, quanto os titulares de cargos em comissão estão submetidos aos estatutos e seus deveres e direitos estão disciplinados nas normas 2 Existem os cargos políticos que são exercidos pelos agentes políticos, aos incumbe a execução das diretrizes traçadas pelo Poder Público. Suas funções são desempenhadas na forma das disposições constitucionais, não se sujeitam as regras comuns aplicáveis aos servidores públicos em geral. A eles são aplicáveis as regras constantes da Constituição, em especial as que são pertinentes às prerrogativas e à responsabilidade política. São os Chefes do Executivo (presidente, governadores, prefeitos), seus Auxiliares (Ministros e Secretários Estaduais e Municipais) e os membros do Poder Legislativo (senadores, deputados federais e estaduais e vereadores)

3 neles previstas. Dentre os direitos, ressalta-se o da remuneração do cargo e todas as vantagens pecuniárias previstas para os estatutários. Não se pode confundir o regime de trabalho dos servidores estatutários com o regime de previdência obrigatório a que estão sujeitos. O regime de previdência dos titulares de cargos efetivos é o regime próprio de previdência social, nos termos da disposição contida no art. 40 da Constituição Federal, não obstante ainda persistir em alguns Municípios (embora em afronta à Constituição Federal) o regime geral de previdência social para os servidores efetivos, estatutários. O regime de previdência dos titulares de cargos em comissão e dos temporários é o regime geral de previdência (RGPS), por força do disposto no 13 do art da Constituição Federal, na redação da EC 20/98. O estatuto aprovado para os servidores do Município consulente (Lei 2.712/2004) estabelece no seu art. 1º. que: Art. 1º. -Esta lei disciplina os direitos, deveres e responsabilidades a que se submetem os Servidores Públicos da Administração Direta, Autarquias e Fundações Públicas do Município de São José do Rio Pardo, e denominar-se-á Estatuto dos Servidores Públicos do Município de São José do Rio Pardo. Seu art. 2º define o servidor público estatutário como a pessoa legalmente investida em cargo público de provimento efetivo ou em comissão. Assim, não há a menor dúvida de que o servidor titular do cargo em comissão, exclusivamente, ou o servidor efetivo da Administração Direta que estiver no exercício de cargo em comissão na Autarquia, também tem sua relação jurídica disciplinada pelo estatuto, inclusive os direitos e vantagens pecuniárias. Entre essas vantagens pecuniárias, o art. 57 da lei estatutária dispõe que: Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplicase o regime geral de previdência social.

4 Art O adicional por tempo de serviço é devido à razão de 5% (cinco por cento) por cada 3 (três) anos de efetivo exercício no serviço público municipal, incidindo sobre o vencimento do servidor, incorporando-se o valor correspondente à remuneração do servidor para todos os efeitos legais. 1º O direito ao recebimento do adicional por tempo de serviço ocorrerá a partir do mês em que o servidor completar o triênio, independentemente de qualquer requerimento de sua parte. 2º A contagem para aquisição do triênio será observada a partir do último adicional concedido, ou da data da posse do servidor, a qual deverá ser apurada pela Divisão de Recursos Humanos. Como se pode verificar, faz jus ao adicional por tempo de serviço o servidor, que, na forma do art. 2º do Estatuto, é o agente que se vincula à Administração Municipal por cargo efetivo ou cargo em comissão. De se dizer que os Estatutos de outros entes autorizam o pagamento dos adicionais por tempo de serviço apenas aos titulares de cargos efetivos, outros, não vinculam ao exercício no serviço público municipal, mas ao serviço público em geral. Como se sabe, os Municípios detêm autonomia (art. 30, I, da Constituição Federal) para dispor sobre o regime jurídico de seus servidores, desde que não contrariem as normas constitucionais, de obrigatória observância pelos entes federativos 4, de maneira que o art. 57 do estatuto se aplica aos servidores efetivos e aos servidores titulares de cargo em comissão. A lei não fez nenhuma distinção, destinando o adicional ao servidor genericamente considerado. Havendo previsão legal, não vislumbramos óbice à concessão via administrativa, pela Autarquia, dos adicionais por tempo de serviço aos seus servidores, mediante requerimento dos interessados, lembrando que a concessão poderá ensejar pedidos de pagamentos retroativos relativos aos últimos cinco anos, a partir da data da implementação do benefício, o que demandará análise quanto à repercussão no orçamento da autarquia. Anoto, apenas, que em se tratando de matéria pertinente à aplicação do regime estatutário no Município, que abrange todos os servidores municipais, inclusive do Executivo, Legislativo e Autarquias, tendo em conta que é do chefe do Executivo a competência para dispor sobre o 4 As normas dispostas na Constituição Federal sobre servidores não podem ser contrariadas, como, por ex., o art. 37, 39, 40, 41.

5 regime jurídico do servidor (art. 61, 1º.,II, c, da Constituição Federal), e levando em consideração que a medida tem repercussão orçamentária e financeira nas contas públicas 5, seria de bom alvitre que, preliminarmente, se encaminhasse pedido ao Prefeito para que ele normatize a matéria (mediante despacho normativo), para aplicação uniforme e isonômica a todos os servidores municipais, titulares de cargos em comissão. É o parecer, sub censura, agosto de Magadar Rosália Costa Briguet OAB/SP no Como dito, a concessão poderá ensejar pedidos para pagamentos retroativos, que, sendo indeferidos, poderão ser judicializados, levando-se em conta que, nesses casos, a prescrição é quinquenal.

Solicitamos o obséquio de suas providências para emissão de parecer relativo à seguinte questão:

Solicitamos o obséquio de suas providências para emissão de parecer relativo à seguinte questão: Dúvida: Solicitamos o obséquio de suas providências para emissão de parecer relativo à seguinte questão: Funcionária admitida como Professora em autarquia municipal pelo regime celetista durante o período

Leia mais

PERÍODO FUNÇÃO TEMPO CONTRIBUIÇÃO LOCAL

PERÍODO FUNÇÃO TEMPO CONTRIBUIÇÃO LOCAL FUNPREV consulta-nos quanto à solução a ser dada à situação funcional de servidora titular do cargo efetivo de Assistente Social, desde 20.07.88 e que prestou serviços à APAE de Bauru, na condição de afastada

Leia mais

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de...

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... São Paulo, 20 de dezembro de 2011. Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... A Câmara do Município de..., por intermédio de seu Ilustre Assessor, Dr...., consulta-nos sobre o requerimento apresentado

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2 pág. 1 AGENTES PÚBLICOS Conceito: A expressão agente público é a mais ampla para designar de forma genérica e indistinta os sujeitos que exercem funções públicas, que servem ao Poder Público como instrumentos

Leia mais

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2: DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS AGENTES PÚBLICOS. TÓPICO 02: REGIMES JURÍDICOS FUNCIONAIS Antes de adentrarmos a questão dos Regimes Jurídicos Funcionais, faz-se necessário

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NITERÓI LEI 531/85. Regime Jurídico 1. Constituição da República

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NITERÓI LEI 531/85. Regime Jurídico   1. Constituição da República ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NITERÓI LEI 531/85 www.concursovirtual.com.br 1 Constituição da República Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no

Leia mais

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos:

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Dúvida: Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Servidora pública municipal ingressou no serviço

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

Estado do Amazonas PODER LEGISLATIVO Câmara Municipal de Canutama CNPJ nº /

Estado do Amazonas PODER LEGISLATIVO Câmara Municipal de Canutama CNPJ nº / RESOLUÇÃO LEGISLATIVA Nº 01/2014, DE 22 DE ABRIL DE 2014. Dispõe sobre a Reestruturação do Quadro de Pessoal da Câmara de Vereadores de Canutama e determina outras providências. A Presidenta da Câmara

Leia mais

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. AGENTES PÚBLICOS AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. ADOTANDO A CLASSIFICAÇÃO DE CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO PODE-SE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Conceitos Introdutórios sobre Agentes Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITOS INTRODUTÓRIOS SOBRE AGENTES

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Dúvida: Resposta: tempo de efetivo exercício no serviço público,

Dúvida: Resposta: tempo de efetivo exercício no serviço público, Dúvida: Bom dia! Sou servidora do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais, ente associado à APEPREM, e gostaria de formular a seguinte consulta à Dra. Magadar: *Para efeitos do cumprimento

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL LEI Nº 8.911 DE 11 DE JULHO DE 1994 Dispõe sobre a remuneração dos cargos em comissão, define critérios de incorporação de vantagens de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, no âmbito do

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro.

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. ASSUNTO: Contratação de Servidores Temporários para Atender as Necessidades da Administração Municipal.

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

R$ 2.837,29. Memorial de Cálculo para Benefício Beneficiário: Modalidade: Aposentadoria por Idade Processo: R$2.837,29 R$ 319,20 Total R$ 3.

R$ 2.837,29. Memorial de Cálculo para Benefício Beneficiário: Modalidade: Aposentadoria por Idade Processo: R$2.837,29 R$ 319,20 Total R$ 3. Servidor da Prefeitura deste Município e ocupa atualmente o cargo de Fiscal de Serviços e Obras Externo sob Regime Jurídico Estatutário e que sua remuneração do mês de Janeiro/2013 é a seguinte: 1. Vantagens

Leia mais

Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações

Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações Autore: Guilherme Dias de Freitas In: Diritto brasiliano Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Coleção TRIBUNAIS e MPU LEANDRO BORTOLETO Coordenador HENRIQUE CORREIA SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL Leis 8.112/90 e 11.416/06 PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA DOS TRIBUNAIS E DO MPU 2.ª edição revista

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão.

Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão. Dúvida: Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão. A contribuição deve ser sobre os vencimentos do salário com base no cargo

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

Sendo o que tínhamos para o momento, subscrevemo-nos com estima e Apreço.

Sendo o que tínhamos para o momento, subscrevemo-nos com estima e Apreço. Dúvida: Funcionário que pede afastamento sem remuneração por motivo particular e sobre o afastamento de funcionário que solicita o afastamento e vai trabalhar em outro município em cargo em comissão, e

Leia mais

CAPÍTULO VIII DA PROGRESSÃO

CAPÍTULO VIII DA PROGRESSÃO 1º Para a concessão da Licença Sabática prevista neste artigo, o servidor deverá assumir o compromisso de permanência na FAETEC por um período correspondente ao dobro do período da Licença. 2º A Licença

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 042/14/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 042/14/PJM Parecer 042/14/PJM Consulente: Departamento de Pessoal (DEPEL). Assunto: Contribuição previdenciária de servidor efetivo ocupante de cargo em comissão. Referência: Processo Administrativo nº. 760/2014

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08)

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) Dispõe sobre a Estruturação do Plano de Classificação de Cargos e Carreiras do corpo técnico-administrativo da Fundação Santo André, estabelece

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 039/13/PJM Parecer 039/13/PJM Consulente: Prefeito. Assunto: Controle preventivo de constitucionalidade. Referência: Processo Administrativo nº. 564/2013. Ementa: DIREITO CONSTITUCIONAL. PROCESSO LEGISLATIVO. PROJETO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Art. 4º - Os cargos efetivos, constantes do Apêndice A desta

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Art. 4º - Os cargos efetivos, constantes do Apêndice A desta MINUTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a Estruturação do Plano de Classificação de Cargos e Carreiras do corpo técnico-administrativo da Fundação Santo André, estabelece normas gerais de enquadramento e dá outras

Leia mais

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI MUNICIPAL Nº 2.221, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2001. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Vencimentos do Grupo Ocupacional Magistério da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. FAÇO SABER QUE A CÂMARA

Leia mais

I - criação, realocação interna e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos;

I - criação, realocação interna e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos; SECRETARIA DE GESTÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 3, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre o processamento de propostas de fortalecimento da capacidade institucional dos órgãos ou entidades da administração

Leia mais

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009 Altera a Lei Complementar nº 61, de 20 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Universidade Estadual

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I CF, art. 37, I Podem ocupar cargo, emprego e função pública Norma constitucional de eficácia contida I - Brasileiro Deve preencher os requisitos estabelecidos na lei Requisitos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello www.tatianamarcello.com.br Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

Subchefia de Assuntos Parlamentares SUPAR

Subchefia de Assuntos Parlamentares SUPAR Lei nº 12.800, 2013. Quadro comparativo Medida Provisória nº 660, de 24 de novembro de 2014 Servidores e Empregados do Ex-Território Federal de Rondônia. LEGISLAÇÃO TEXTO DA MP TRECHO DA EM Nº 00215/2014

Leia mais

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches Acumulação de Cargos/Proventos Cleuton Sanches Referências Constitucionais Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

1. Da legislação que rege a jornada de trabalho dos servidores da Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações

1. Da legislação que rege a jornada de trabalho dos servidores da Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações Nota Técnica nº 02/2009 SINASEFE. Jornada semanal de 30 horas. Portaria 1497 do Ministério da Educação. Pretensão de aplicação aos servidores dos Institutos Federais, CEFETs e Escolas Técnicas vinculadas

Leia mais

VALDEMIR ANTONIO MORALLES, Prefeito

VALDEMIR ANTONIO MORALLES, Prefeito LEI Nº. 2.955 DE 06 DE MARÇO DE 2.013. REVOGA AS LEIS MUNICIPAIS Nº 2.875/11 E 2.902/12 E DISPÕE SOBRE O ADICIONAL DE QUINQUÊNIO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA E DÁ

Leia mais

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015.

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. Regulamenta a carreira de Planejamento e Orçamento e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008.

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região. O PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 1ª REGIÃO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Gratificações Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112/90 SERVIDORES PÚBLICOS Gratificações Espécies de gratificações a) Retribuições

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário.

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. Atuação As demandas em relação ao Prefeito aumentam cada vez mais. Logo,

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2018 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre a Sugestão nº 1, de 2018, do Programa e-cidadania, que propõe que se cumpra o art. 37 da CF: garantia de data-base

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 158/2014/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP. Assunto: Gratificação por raios-x em caso de pensão. Interessado: Ministério da Saúde SUMÁRIO EXECUTIVO

NOTA TÉCNICA Nº 158/2014/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP. Assunto: Gratificação por raios-x em caso de pensão. Interessado: Ministério da Saúde SUMÁRIO EXECUTIVO Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Gestão Pública Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais de Pessoal Coordenação-Geral de Aplicação das Normas NOTA TÉCNICA Nº 158/2014/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Gratificações / Adicionais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE 1991. Estabelece normas para a fixação do vencimento básico e da remuneração dos níveis e graus dos cargos e das funções públicas do quadro de Servidores Públicos do

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 044, DE 27 DE JUNHO DE 2017.

PROJETO DE LEI Nº 044, DE 27 DE JUNHO DE 2017. PROJETO DE LEI Nº 044, DE 27 DE JUNHO DE 2017. Dispõe sobre os critérios para a incorporação como vantagem pessoal das gratificações e vencimentos dos cargos em comissão e funções de confiança e dá outras

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 8 Brastra (4376 bytes) Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 As MESAS da CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

LEI Nº 9.863, DE 30 DE JUNHO DE A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.863, DE 30 DE JUNHO DE A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: DOM Eletrônico Edição Nº 6356, de 01 de julho de 2016. Página 11 de 286 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.863, DE 30 DE JUNHO DE 2016 Altera a estrutura administrativa da Câmara Municipal de Goiânia, na

Leia mais

SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO

SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO SEGURANÇA, ESTABILIDADE E FUTURO GARANTIDO David Silva de Souza 1 RESUMO Na situação atual da economia em que empresas estão a toda hora decretando falência os profissionais vivendo em uma batalha constante

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 16.861, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

DA PREVISÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO

DA PREVISÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO PARECER JURÍDICO Férias prêmio Possibilidade de indenização Jurisprudência dos Tribunais Superiores entendimento Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais Efeitos Faculdade Servidor. CONSULTA A Coordenação

Leia mais

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO LEI Nº 1.275/2013 Ementa:Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Ouricuri, Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Lei 8.429/92, Art. 2 - Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação,

Leia mais

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade:

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade: CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS Capítulo 4 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 4.1. VITALÍCIOS Garantem maior permanência a seus ocupantes. Trata-se de verdadeira prerrogativa para os titulares dos cargos dessa natureza,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Estabilidade e vitaliciedade Prof. Thamiris Felizardo -Estabilidade -Lei 8112/90 Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MARABÁ GABINETE DO VEREADOR UBIRAJARA N. SOMPRÉ

CÂMARA MUNICIPAL DE MARABÁ GABINETE DO VEREADOR UBIRAJARA N. SOMPRÉ CÂMARA MUNICIPAL DE MARABÁ GABINETE DO VEREADOR UBIRAJARA N. SOMPRÉ ANTE - PROJETO DE LEI Nº 004, VER. UBIRAJARA SOMPRÉ Cria o Departamento Municipal de Fiscalização de Postura de Marabá, dispõe sobre

Leia mais

Ante o exposto, indagamos qual seria o entendimento da doutora sobre o assunto.

Ante o exposto, indagamos qual seria o entendimento da doutora sobre o assunto. Dúvida: Prezadas Dra(s), Encontra-se neste Instituto de Previdência Social "pedido de pagamento da diferença dos atrasados" formulada por segurada aposentada por invalidez no ano de 2006. Ocorre que na

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Direito Constitucional Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Princípios Art. 37, caput: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

LEI Nº DE 17 DE NOVEMBRO DE 1989

LEI Nº DE 17 DE NOVEMBRO DE 1989 Publicada D.O.E. Em // LEI Nº. DE DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre o PLANO DE CARGOS E VENCIMENTOS DOS SERVENTUÁRIOS DA JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, na forma que indica e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco,

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco, Dúvida: Recebemos hoje a decisão do TJ onde foi concedida a ordem de um Mandado de Injunção interposto pela Guarda Municipal, requerendo aposentadoria especial. Gostaríamos de uma orientação de como procedermos,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

Minuta de Projeto de Lei

Minuta de Projeto de Lei Minuta de Projeto de Lei A l t e r a a s L e i s n º 17.663/2012 e nº 16.893/10, que dispõem s o b r e a C a r r e i r a d o s S e r v i d o r e s d o P o d e r Judiciário do Estado de G o i á s e d á

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera a Lei nº 11.107, de 6 de Abril de 2005, que dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Page 1 of 9 LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. DISPÕE SOBRE O QUADRO DE PESSOAL E O PLANO DE CARREIRAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Faço

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.890, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008. Conversão da MPv nº 440, de 2008. Mensagem de veto Dispõe sobre a reestruturação da composição

Leia mais

RELATOR: Francisco Humberto Simões Magro, Atuário MIBA n 494

RELATOR: Francisco Humberto Simões Magro, Atuário MIBA n 494 ASSUNTO: Proposta de inclusão na base de cálculo do benefício previdenciário de parcelas temporárias para os servidores segurados do Sistema Municipal de Previdência Social SIMPS de Coronel Bicaco - RS.

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS RELATIVOS AO ARTIGO 6º E/LOAS

Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS RELATIVOS AO ARTIGO 6º E/LOAS ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS RELATIVOS AO ARTIGO 6º E/LOAS INFORMAÇÕES INICIAIS O que é o Art. 6 E da Lei nº 8.742/1993, inserido pela Lei nº 12.435/2011 no texto da Lei Orgânica da Assistência

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA Servidor visite o nosso site: www.ipmu.com.br Página 1 de 10 Prezado Servidor, O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba - IPMU, sediado a Rua Paraná nº 408 Centro Ubatuba

Leia mais

As leis municipais 3.074/2011 e 3.151/2012 garantiram aos aposentados paritários os índices de reajustes dados aos ativos.

As leis municipais 3.074/2011 e 3.151/2012 garantiram aos aposentados paritários os índices de reajustes dados aos ativos. Dúvida: O Instituto solicita nossa manifestação a respeito de pedido formulado por servidor aposentado por invalidez, com direito à paridade, por força das disposições contidas na EC 70/2012, no sentido

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL TJRS TÉCNICO TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO Constituição Federal: Da administração pública: arts.

Leia mais