NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES"

Transcrição

1 NORMALIZAÇÃO: CITAÇÕES ed. Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração!

2 Apresentação desse tutorial É responsabilidade do aluno buscar conhecer e adequar seu trabalho às orientações aqui apresentadas, utilizando-se dos modelos criados e disponibilizados pela biblioteca, já formatados com os padrões exigidos para os trabalhos apresentados aos nossos dois programas, além de seus tutoriais. Nesse tutorial oferecemos as orientações mais importantes relacionadas às citações para trabalhos acadêmicos. Este tutorial não está formatado como trabalho acadêmico e os slides não estão numerados, mas a navegação pelo arquivo pode ser feita pelo sumário, e também pelo link de retorno ao primeiro slide, presente nos slides posteriores ao sumário. Sugestões, indicações de erros e/ou questões não contempladas nesse tutorial são muito bem-vindas e devem ser comunicadas via (biblioteca.ippri@unesp.br), para que ele possa ser aperfeiçoado. *Os conteúdos das normas estão indicados pelos números das normas, em cor-de-rosa, entre colchetes (como [NBR XXXXX]).

3 Normas ABNT A Unesp adota as normas da ABNT para seus padrões de trabalhos acadêmicos em geral, e assina a coleção eletrônica de suas normas para consulta/visualização de sua comunidade (alunos, professores e servidores técnico-administrativos). Para acessar a coleção de normas, é preciso estar em computadores com IP Unesp ou com VPN Unesp ativo. O link para acesso está em nossa página, identificado como Acesso às normas ABNT. Para esse tutorial consultamos as seguintes normas: NBR (sobre como fazer citações); NBR (sobre a apresentação do trabalho, incluindo formatação).

4 Indicação de fontes das citações: sistemas de chamada Sistema autor-data COM AUTORIA Pessoal: uso de maiúsculas e parênteses Pessoal: quantidade de autores Pessoal: sobrenomes idênticos/homônimos Institucional Apud, notas de referência e uso de idem, ibidem etc. Grifos: grifo nosso grifo do autor Traduções SEM AUTORIA SUMÁRIO clique no título de cada parte para acessar FORMAS DE CITAR Informações verbais Citações indiretas Citação indireta com vários textos Citações diretas: epígrafe Citações diretas: supressões, acréscimos e grifos Citações diretas: pontuação e usos de aspas simples e duplas Formas de citar um mesmo texto Notas de referência Grifos Citação de citação Traduções Como fazer referências Referências desse tutorial

5 Indicação de fontes das citações: sistemas de chamada [NBR 10520] Escolher e usar apenas um dos sistemas de chamada por todo o texto: numérico ou autor-data (ver próximo slide). Sugerimos o uso do sistema autor-data, por facilitar a localização e permitir uso de notas de rodapé. A entrada/indicação será pela autoria ou pelo título, quando não há autoria expressa Numérico: Ao lado do texto citado incluir numeração única e consecutiva, que remete à lista de referências ao final do trabalho. Indica-se o número entre parênteses ou sem parênteses sobrescrito após a pontuação final da citação; Não é possível usar notas de rodapé quando usar esse sistema de chamada. Exemplos da NBR 10520: Diz Rui Barbosa: Tudo é viver, previvendo. (15) Diz Rui Barbosa: Tudo é viver, previvendo. 15

6 Indicação de fontes das citações: sistema autor-data [NBR 10520] Indica-se geralmente o último sobrenome do autor* ou início do título (para texto sem autoria), ano e página (obrigatoriamente na citação direta). Se o texto não tiver data, confira o tutorial de referências para checar como indicar. A indicação pode vir: entre parênteses ao final do texto citado: no meio do parágrafo ou em citação separada, como as maiores de 3 linhas ou epígrafes; em notas de referências em rodapé; para saber como indicar a data, consulte o tutorial de referências da biblioteca. a) Com autoria: indica(m)-se o(s) sobrenomes de autor(es) ou nomes completos das instituições/entidades, ano e página. Indique a autoria conforme a ordem de aparição constante no documento, e não organizando por ordem alfabética de nome ou de sobrenome. Nunca deixe de indicar a autoria: se o texto é de outro autor, mesmo que citado com suas palavras, precisa ter o devido crédito. Ex: Texto citado. (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2014, p. 24). b) Sem autoria: entrada pelo título, considerando-se a primeira palavra do título que não seja artigo ou monossílabo (se esses vierem antes dela devem constar também), colocada em maiúsculas, sendo seguida por: reticências, ano, página [se houver] modelo: (ARTIGO OU MONOSSÍLABO SEGUIDO DA PRIMEIRA PALAVRA QUE NÃO SEJA ARTIGO OU PREPOSIÇÃO..., ANO, p. XX) Ex: Título da fonte: Os perigos dos agrotóxicos. Indicação em fonte de citação: Texto citado. (OS PERIGOS..., 2012, p. 54). *Consulte exceções à menção do último sobrenome no tutorial de Referências.

7 COM AUTORIA

8 Pessoal: uso de maiúsculas e parênteses [NBR 10520] Para fazer a indicação dos autores, siga a ordem que consta no documento: não os organize alfabeticamente, nem por sobrenome nem por nome, por exemplo. Indicação de autoria dentro dos parênteses: o(s) sobrenome(s) de cada autor deve(m) estar só em maiúsculas; sobrenome de cada autor separado(s) dos sobrenome(s) dos demais autores somente por ponto-e-vírgula ( ; ), e não por &,, ou e. ex: (MAIA; MELLO; JATOBÁ, 2014) Indicação de autoria fora dos parênteses: colocar os sobrenomes só com as iniciais em maiúsculas; ligue o(s) sobrenome(s) do último autor ao(s) do(s) anterior(es) por e [não usar & para ligá-los]; se tiver 3 indicados, os dois primeiros são ligados por,. ex: Maia, Mello e Jatobá (2014)

9 Pessoal: quantidade de autores [NBR 10520] Para fazer a indicação dos autores, siga a ordem que consta no documento: não os organize alfabeticamente por sobrenome nem por nome. Sobrenomes compostos/simples de autores estrangeiros: confira tutorial de Referências para saber a ordem de indicação. Indicação de autoria 1 a 3 autores pessoais: todos devem ser citados MODELO: (SOBRENOME(S) DO AUTOR QUE É INDICADO PRIMEIRO NO DOCUMENTO; SOBRENOME(S) DO AUTOR QUE APARECE APÓS O PRIMEIRO INDICADO; SOBRENOME(S) DO AUTOR QUE APARECE APÓS O SEGUNDO INDICADO, ano, p. XX) Ex: (MATHIAS; SAINT-PIERRE; SOARES, 2014, p. 98) Indicação de mais de 3 autores pessoais: somente o primeiro é indicado, e acrescenta-se et al. após sua indicação MODELO: (SOBRENOME(S) DO AUTOR INDICADO PRIMEIRO et al., ano, p. XX) Ex: (BARROS et al., 2013, p. 212)

10 Pessoal: sobrenomes idênticos/homônimos [com base em NBR 10520] Se tiver vários textos de um mesmo autor e do mesmo ano: Acrescentar letras minúsculas consecutivas ao lado da indicação de ano, a partir da primeira vez que citar textos diferentes do mesmo ano de um mesmo autor, tanto nas citações como nas referências dos textos. O primeiro texto citado ganhará um a junto à data (o faça também na referência), o segundo texto um b (o faça também na referência) e assim sucessivamente, por ordem, portanto de citação no texto. Exemplo 2 textos da professora Karina Mariano, ambos de 2011: Primeira citação de um datado de 2011, que aparece na página 34 do seu texto e torna-se 2011a; O segundo texto que cita, também de 2011 mas diferente do primeiro, aparece em citação na página 45 do seu texto e se torna 2001b; Você decide citar novamente o mesmo texto de que apareceu na primeira citação (2011a), então volte a citar como 2001a e assim por diante. Autores diferentes com mesmo sobrenome - exemplos: com datas diferentes: não é preciso diferenciar, pois o ano é diferente: (MARIANO, 2000); (MARIANO, 2004); com datas iguais : É preciso diferenciar indicando a inicial do nome de cada um, se não forem as iniciais idênticas: (MARIANO, K., 2010); (MARIANO, M., 2010) se as iniciais fossem idênticas, indicaria os primeiros nomes de cada um por extenso: (MARIANO, Karina, 2010); (MARIANO, Karen, 2010)

11 Institucional [NBR 6023] Indicar, em todas as citações, o nome por extenso e em maiúsculas (não usar sigla): (NOME DA INSTITUIÇÃO POR EXTENSO E TODO EM MAIÚSCULAS, ano, p. XX) Ex: (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, 2014, p. 05) Uma mesma instituição como autora de textos em diversos idiomas, constando seu nome de formas diferentes: considerar cada autoria conforme consta no texto em seu idioma original (sem traduzir). É como se fossem autores diferentes. UNITED NATIONS NAÇÕES UNIDAS HIGH COMISSIONER FOR REFUGEES ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS Observação: Quando a entidade tiver uma denominação genérica, indicar o órgão superior ao qual está subordinado ou a jurisdição geográfica à qual pertence (como país ou estado), para diferenciá-la. Nomes de ministérios e secretarias, por exemplo, não identificam o país ou estado a que pertencem, então é preciso complementar a identificação, indicando-os antes. Nas indicações das fontes de citações vão aparecer apenas o primeiro elemento (BRASIL, por exemplo), seguidos de data e paginação, se houver. ex.: BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação.

12 SEM AUTORIA Indicar pelo título quando não houver autoria indicada. Indicação da fonte na citação: Indicar em maiúsculas a primeira palavra que não seja monossílabo (antecedida pelo monossílabo que vier antes dela, se houver, como artigo ou preposição), e a seguir reticências. Nas referências as duas palavras ficarão em maiúsculas, seguidas das demais palavras sem maiúsculas (não utilizar as reticências). EXEMPLOS fonte de citação: (A ONU..., 2016) referência: A ONU e os direitos humanos. Demais informações conforme o tipo de documento, formato e acesso. fonte de citação: (AS QUATRO..., 2010) referência: AS QUATRO estações do ano. Demais informações conforme o tipo de documento, formato e acesso.

13 FORMAS DE CITAR

14 Informações verbais Quando você participa de uma conversa ou evento (palestras, debates etc.) que não está disponível em texto, áudio ou vídeo, pode indicar o conteúdo mencionado, seguido de (informação verbal) e depois indicar em nota de rodapé os dados do acontecimento. Exemplo de como indicar a informação verbal e sua fonte: Dentro do seu texto você inclui a informação verbal que quer mencionar, e em seguida indica como a seguir, inserindo nota de rodapé para dar os dados da situação em que conseguiu a informação: informação indicada (informação verbal) 1. Nota de rodapé: 1 Informação mencionada por XXX, durante [indique qual foi a ocasião, mencionando todas as informações que tiver (data, local e título do evento, por exemplo)].

15 Citações indiretas [NBR 10520] É indicada no meio do texto de quem está citando-a, de outro autor reformulado com palavras, podendo indicar apenas um texto, ou relacionar vários com a mesma ideia (confira próximo slide); Sem uso de aspas duplas ao início e final do texto citado; Indicação de fonte da citação entre parênteses próximo ao texto citado, para não haver dúvida de autoria (sugerimos o uso do sistema autor-data junto ao texto citado, e não em nota de rodapé, que, inclusive, deve trazer apenas conteúdos complementares [indicações, comentários etc.] e não essenciais como fontes de citações); A indicação de página não é obrigatória, mas sugerimos indicar, pois é uma informação importante e ajuda a conferir posteriormente com o original, se for necessário.

16 Citação indireta com vários textos [NBR 10520] Citação indireta única trazendo vários textos de um mesmo autor ou de autores diferentes: Se forem de um mesmo autor, separar as datas por vírgulas: (SOUZA, 2000, 2001b, 2002a); Se forem textos de autorias diferentes, separe os diferentes textos por pontoe-vírgula, em ordem alfabética pela inicial do sobrenome do primeiro autor indicado em cada texto: (CERVO; BUENO, 2000; MUNIZ, 2000; SOUZA, 2000, 2002a, 2002b).

17 Citações diretas de até 3 linhas [NBR 10520] São incluídas no meio do parágrafo e utilizam-se de aspas duplas, ao início e final do texto citado, para diferenciá-lo do restante do texto do parágrafo onde está. É necessário incluir indicação de fonte da citação próximo à citação e mencionar na fonte a indicação de página* (obrigatória quando existir paginação), e de volume se necessário, quando citar mais de um volume de uma mesma obra. Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo: Seu parágrafo relacionando vários textos, com recuo de primeira linha, espaçamento 1,5 e fonte 12, e fazendo citação de um texto menor de 3 linhas, indicada como a seguir, com aspas duplas ao início e ao final da parte citada, como a seguir texto citado de forma idêntica ao original, e com tamanho menor que 3 linhas (FONTE, ANO, p.??). *Sugestão: Se ao visualizar textos sem paginação conseguir identificar uma paginação interna à plataforma, aparelho ou programa específico que utiliza para leitura desse texto (como nas caixas de páginas dos leitores de pdf, como ilustrado ao lado esquerdo, por exemplo), sugerimos que indique entre colchetes essa indicação de página da visualização na citação (ex: [p. 20]) e ao final da referência informe que a paginação foi atribuída conforme a visualização na plataforma, aparelho ou programa que utiliza, indicando o nome do programa/plataforma/aparelho

18 Citações diretas: a epígrafe - pode-se usá-la somente após os agradecimentos e nas páginas iniciais de seções primárias (títulos com números inteiros ex: 1 Introdução) [NBR 14724]; - posicione-a em linha à parte, entre o título e texto do primeiro parágrafo; - sugerimos que formate-a como citação de mais de 3 linhas, com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples e fonte menor que 12 (sugerimos o tamanho 10 para Arial e 11 para Times New Roman), já que é exposta fora de parágrafo; - sugerimos deixar uma linha em branco acima da epígrafe e outra abaixo dela, com mesma formatação (fonte menor e espaçamento simples); - indique sua fonte preferencialmente usando autor-data, se souber todos os dados (autor, título etc.), e faça a referência ao final. 2 A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA ponto final de fim de texto citado ponto final de fim de fonte de citação Margem esquerda da página 4 cm Texto da epígrafe. (AUTOR, data, página). Texto do primeiro parágrafo com recuo de 1ª linha, continuação do texto do primeiro parágrafo. Margem direita da página

19 Citações diretas maiores de 3 linhas O texto deve ser citado sem aspas duplas ao início e final, iniciado em linha separada do parágrafo que a antecede e apresenta; O texto deve ficar todo recuado em 4 cm a partir da esquerda (sem recuo de primeira linha), com fonte menor que 12* e espaçamento simples; Deve-se incluir ao final do texto a fonte de citação, mesmo que já tenha mencionado no parágrafo anterior: indique entre parênteses, seguida de ponto final, com a indicação de página (obrigatória quando existir paginação), e de volume se necessário. Sugerimos não colocar linha em branco antes da citação, mas sugerimos que coloque após essa citação, com fonte 12 e espaçamento 1,5 para ficar mais visível. * Tamanho de fonte sugerido, para identificar que a fonte é menor que 12 quando impresso e também ser legível: tamanho 10 para Arial (conforme modelos da biblioteca); tamanho 11 para Times New Roman. Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo: Parágrafo com recuo de primeira linha e sem uso de aspas duplas no início e final, fonte 12 e espaçamento 1,5, apresentando preferencialmente um pouco do conteúdo a ser citado logo a seguir, que deve ser citado somente em outra linha. Texto citado de forma direta, ocupando espaço maior que 3 linhas em parágrafo, colocado de forma isolada e com recuo de 4 cm pela esquerda, com espaçamento simples e fonte menor que 12, com indicação de fonte ao final dele e ponto final ao final do texto citado e outro ponto final após a indicação de fonte. Sempre indicar fonte ao final desse tipo de citação, mesmo que já tenha mencionado no parágrafo. (FONTE, ANO, p.??).

20 Citações diretas: supressões, acréscimos e grifos Indicações de alterações no texto citado diretamente [NBR 10520] - Supressões (parte do texto não mencionada): substitua a parte retirada/omitida por reticências entre colchetes (texto [ ] texto), seja no início, no meio ou no final do texto que está sendo citado; - Acréscimos e comentários no meio do texto original: incluir a informação entre colchetes [como no uso de sic* ou acréscimos de informações que estão ausentes], ao lado da informação que quer comentar ou complementar, como no exemplo: A indicação [do diretor ao cargo de presidente] foi aprovada por unanimidade. (SILVA, 2014).; - Ênfase/destaque/grifos de palavras ou trechos: pode-se usar negrito, sublinhado (grifo) ou itálico, destacando no final da indicação de fonte de quem é o grifo, com as expressões grifo do autor (conforme está no original) ou grifo nosso (atribuído por você ao texto original, ou seja, no original não está em destaque). *Uso de sic (equivalente a exatamente assim ): indica-se a palavra que parece ser ou estar inadequada ou incorreta no texto original que se está citando diretamente, e imediatamente depois da palavra coloque [sic].

21 Citações diretas: pontuação e usos de aspas simples e duplas Pontuação de encerramento: Em citações que estão separadas do texto do parágrafo, indique um ponto final ao fim do texto citado, e outro após a fonte da citação. Quando estiver dentro do parágrafo, mesclada ao seu texto, use apenas o ponto final de encerramento da frase. O papel da liderança se revela difícil, visto que sua manutenção cria expectativas e cobranças que dificilmente podem ser atendidas. (VIGEVANI; CEPALUNI, 2016, p. 110). Aspas duplas ( xxx ): uso para fazer citações de menos de 3 linhas no meio do parágrafo, para destacar início e fim do texto citado [em citações de mais de 3 linhas não devem iniciar nem finalizar a citação]; simples ( xxx ): substituem as duplas caso constem no meio do texto citado (o autor as colocou), seja a citação menor ou maior de 3 linhas [nbr 10520]. Exemplos No original: Os derrotados nas eleições também identificam semelhanças entre a conjuntura brasileira e a situação política dos nossos vizinhos, denunciando a radicalização e a divisão do País em pobres e ricos. (MEDEIROS, 2014). Na citação no meio do parágrafo: Medeiros (2014) afirma que os derrotados nas eleições denunciam [...] a divisão do País em pobres e ricos. (MEDEIROS, 2014). Em sua citação direta com mais de 3 linhas [nesse slide a fonte e o recuo estão maiores que o padrão na citação, em razão da legibilidade, mas considere como se tivesse fonte menor que 12, espaçamento simples e 4 cm de recuo a partir da esquerda] Medeiros (2014) afirma que: 4 cm Os derrotados nas eleições também identificam semelhanças entre a conjuntura brasileira e a situação política dos nossos vizinhos, denunciando a radicalização e a divisão do País em pobres e ricos. (MEDEIROS, 2014).

22 Formas de citar um mesmo texto: exemplos Indireta No sistema internacional anterior à guerra, os Estados considerados ameaçados desejavam impedir a hegemonia alemã, quer fossem mais ou menos conservadores (ARON, 1986, p. 179). ou No sistema internacional anterior à guerra, os Estados considerados ameaçados desejavam impedir a hegemonia alemã, quer fossem mais ou menos conservadores, segundo Aron (1986, p. 179). Com menos de 3 linhas Direta Anteriormente à guerra, no sistema internacional [...] todos desejavam impedir a hegemonia alemã [...] (ARON, 1986, p. 179). Com mais de 3 linhas [nesse slide a fonte e o recuo estão maiores que o padrão na citação, em razão da legibilidade, mas considere como se tivesse fonte menor que 12, espaçamento simples e recuo de 4 cm a partir da esquerda] No sistema internacional anterior à guerra, 4 cm [...], o dado inicial fora a vontade dos Estados insatisfeitos de alterar o status quo. Entre os Estados ameaçados por essa vontade revolucionária, alguns eram mais conservadores, outros menos; mas todos desejavam impedir a hegemonia alemã [...]. (ARON, 1986, p. 179, grifo do autor).

23 Notas de referência Use nota de referência para indicar fonte de texto somente caso não utilize o sistema autordata para indicar fonte ao lado da citação em seu texto: é preciso seguir um padrão interno no seu texto, então escolha apenas uma forma para indicar fontes de citações ou ao lado do texto citado, ou em nota de referência. Se houver intervenções no texto, é preciso ficar muito atento com o uso desse tipo de nota, especialmente se houver alterações na sequência de fontes indicadas. Decidindo pelas notas de referência: - Na primeira citação de um texto no seu trabalho, coloque em nota de rodapé a referência completa do texto citado (lembre-se que referências devem ter alinhamento completo à esquerda); - Nas indicações posteriores do mesmo texto, pode indicar como autor-data somente ou autordata (ou referência completa na primeira indicação) e depois idem/ibidem; opus citatum/opere citato/obra citada ou confira/confronte. - Para usar id./idem (mesmo autor) e ibid./ibidem (mesmo autor e mesma obra), opus citatum/opere citato/obra citada (mesma obra) e outras expressões latinas mencionadas na NBR 10520:2002, é preciso que haja uma nota com autor-data ou referência completa do mesmo texto citado antecedendo essas expressões latinas na mesma página dessas notas: se houver mudança de página, é preciso repetir a informação à que faz referência na página seguinte ou anterior [NBR 10520]; - se incluir texto de outra autoria entre essas notas, é preciso repetir o autor-data para não haver confusão entre autorias de dois textos diferentes; - não é preciso dar destaque às expressões latinas (com itálico, por ex.).

24 Grifos Grifos são os destaques nas citações diretas, feitos pelo autor do texto que está citando ou por você que o está mencionando. É obrigatório indicar ao final da indicação de fonte de citação a origem do grifo: - se você fez o destaque, indique com grifo nosso (vários destaques separados na mesma citação: grifos nossos); - se o destaque já constava no texto do autor original, indique como grifo do autor, ou grifos do autor, caso sejam vários e separados; Plural e singular exemplos: Apenas um grifo pequeno ou um grifo longo numa mesma sequência de palavras sem interrupção do grifo: (OLIVEIRA, 1984, p. 55, grifo nosso) ou (ARON, 2013, p. 97, grifo do autor) Grifos em vários locais da citação, alternados com palavras sem grifos: (OLIVEIRA, 1984, p. 55, grifos nossos) ou (ARON, 2013, p. 97, grifos do autor) Sugestões nossas: Caso não conste o grifo no original e você o estiver atribuindo ao texto, tente usá-lo para destacar uma expressão ou ideia que precise mesmo de destaque: quando quiser complementar ou se opor à uma ideia tratada em seu texto, ou na de um autor citado, por exemplo, e não para destacar nomes de instituições ou alguma informação que não precise de destaque, como títulos de obras ou documentos (prefira usar aspas duplas, conforme o caso). Use para os grifos ou destaque diferente do que usou para outra função, não misturando esse uso: atribua apenas um uso para cada tipo de destaque (sublinhado, negrito e itálico).

25 Citação de citação Para indicar um autor citando outro autor, quando não se tem acesso ao texto original do autor que está sendo citado pelo autor que se está lendo. Utiliza-se a expressão latina usando apud (= citado por), sem vírgula anterior ao apud e sem criar destaque (manter sem itálico, sublinhado ou negrito) [NBR 10520]. Na referência indique só a fonte encontrada, e não o texto citado dentro dessa fonte. como no exemplo abaixo: Oliveira sendo citado por Vianna indique na citação (OLIVEIRA, 1984, p. 55 apud VIANNA, 2014, p. 57), e na referência só as indicações da fonte, ou seja, o texto do Vianna, sem mencionar o Oliveira nem ao início e nem ao final. Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo: Você está lendo o texto do autor A que cita o autor B, então somente na citação fará a menção dessa relação entre os textos (na referência indicará apenas as informações da obra do autor A). Indicação de ano e página da obra do Autor B são importantes e podem ser mencionadas na fonte da citação, caso o texto do autor A ofereça as informações sobre o texto do autor A. (AUTOR B, ANO, p.?? apud AUTOR A, ANO, p.??) OU Autor B (ANO, p.?? apud AUTOR A, ANO, p.??)

26 Para incluir traduções feitas por você: Traduções essa decisão deve ser definida com o orientador: inclusão ou não de citações diretas de traduções e/ou seus originais, e como fazê-las; se houver tradução já publicada do texto que quer traduzir, deve-se citar a publicada; se você fizer a tradução, deve ficar claro que a tradução é sua, utilizando tradução nossa sem aspas duplas, ao final da indicação da fonte da citação com a tradução [NBR 10520], como em: Texto citado. (MARTINS, 1984, p. 55, tradução nossa). Segundo Martins (1984, p. 55, tradução nossa): texto citado. Caso decida incluir a tradução ou o original em nota de rodapé, indique a fonte ao final; Para mencionar a citação em nota de rodapé, é preciso usar aspas duplas para iniciar e fechar o texto citado Exemplos de nota : 5 No original: Texto citado. (AUTORIA, ANO, p.??). 5 Texto citado. (AUTORIA, ANO, p.??, tradução nossa). Modelo com instruções para citar dentro do parágrafo: Texto citado traduzido por você, conforme extensão seguindo padrão de maior de 3 linhas ou padrão menor de 3 linhas, indicando fonte da citação e que você traduziu, com a expressão tradução nossa indicada sem aspas duplas antes do fechamento dos parênteses que trazem a indicação de fonte. (FONTE, ANO, p.??, tradução nossa).

27 Como fazer referências Consulte o tutorial de referências, disponível na página da biblioteca, para saber como apresentar as referências do seu trabalho.

28 Referências desse tutorial ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, CÓDIGO de catalogação anglo-americano. 2. ed. rev Preparado sob direção de The Joint Steering Commitee for Revision of AACR. Tradução da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. São Paulo: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, pt.

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 CITAÇÃO: NBR 10520 As citações apresentadas

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

Citação NBR

Citação NBR Citação NBR 10520 2002 Citação Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte com a finalidade de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação é dar o devido

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

CHECKLIST DE REVISÃO PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA

CHECKLIST DE REVISÃO PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA CHECKLIST DE REVISÃO PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA 2019 2. ed. Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC Os trabalhos enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es)

Leia mais

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002 Manual de TCC 1 Citações NBR 10520, 2002 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz Engenheira Mecânica e Engenheira de Segurança do Trabalho Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação Toda citação deve vir

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

Manual para formatação de trabalhos

Manual para formatação de trabalhos UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Manual para formatação de trabalhos Passo Fundo, 2013. 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria Diniz e Luciana Cristina de Souza REVISÃO:

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Emilce Maria Diniz Bibliotecária

Leia mais

[deixar 2 linhas em branco, usar configuração do Corpo do Texto]

[deixar 2 linhas em branco, usar configuração do Corpo do Texto] V SEMANA JURÍDICA DA UNIFG: O LEGADO DOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA: DEMOCRACIA, SOCIEDADE E NOVOS DIREITOS (fonte Times New Roman, maiúsculo, tamanho 14, negrito, entre linhas 1,5, espaçamento

Leia mais

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE RESUMOS INSERIR O TÍTULO (Times New Roman, 12, centralizado, em maiúsculas, negrito). Inserir autores abaixo do título e ao lado direito; iniciar pelo sobrenome em letra maiúscula

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

Critérios para a Apresentação de Trabalhos

Critérios para a Apresentação de Trabalhos Critérios para a Apresentação de Trabalhos - Autores e Coautores deverão estar inscritos no Congresso. - Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho como autor e, no máximo três, como coautor.

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017

Leia mais

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS A Tese de doutorado, dissertação de mestrado ou exames de qualificação deverão seguir o mesmo modelo. O exemplar deve apresentar os seguintes itens: 1. Capa 2. Folha

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES INSTRUÇÕES AOS AUTORES REVELA (ISSN 1982-646X) é o Periódico Interinstitucional de Divulgação Científica da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), Faculdade Praia Grande (FPG) e Faculdade de Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Apresentar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA REDAÇÃO DO

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO Trabalhos Acadêmicos (De acordo com as normas da ABNT) Pedro Leopoldo 2011 Catarina Capella Fabrício Veiga Costa Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Letícia

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Paraná - UFPR Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

Leia mais

1. tamanho do papel para impressão da Dissertação: padrão A4 (210 mm x 297 mm);

1. tamanho do papel para impressão da Dissertação: padrão A4 (210 mm x 297 mm); UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA NORMAS GERAIS PARA A APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Porto Alegre, agosto

Leia mais

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO)

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Nome e sobrenome do aluno de IC (PIC, Agência de Fomento, se houver) Nome e sobrenome do orientador (Orientador), e-mail Nome

Leia mais

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL)

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) RESOLUÇÃO n.03/2015 /COLEGIADO PLENO do PGSCol Aprova elementos mínimos a constar na elaboração do Projeto de Qualificação

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo)

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo) PREPARAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL 1 FORMATAÇÃO Arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações* e notas de rodapé**), com margens

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

Edital de Abertura nº 01/2017

Edital de Abertura nº 01/2017 Edital de Abertura nº 01/2017 II SEnPEx Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão UEG Câmpus Caldas Novas 31/08 e 01/09/2017 Tema: A SUSTENTABILIDADE E SUAS VARIÁVEIS INTERDEPENDENTES APÊNDICE INSTRUÇÕES GERAIS

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia

DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida. Escola de Engenharia DIRETRIZES PARA A APRESENTAÇÃO DO TGI Guia para consulta rápida Escola de Engenharia Bibliografia Básica: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: guia para alunos da

Leia mais

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10.520/2002 CITAÇÃO: Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. - Dar maior crédito

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002 Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Citação: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Citações em documentos CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte Maior crédito ao trabalho ABNT NBR 10520/2002 Devem

Leia mais

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Universidade Estadual Paulista Biblioteca Citações em documentos Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Sumário dos slides Citação Dicas e Regras Indicação de Autoria Tipos de citação Modelos de citação Formatação

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 Faculdade Divinópolis Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - IPPEX Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 A Revista MEDITARE Revista Acadêmica dos cursos de

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5)

TÍTULO DO TRABALHO. Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5) TÍTULO DO TRABALHO SOBRENOME, nome do Autor; SOBRENOME, nome do Orientador e-mail do autor para correspondência Faculdades Oswaldo Cruz ou Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz Resumo: Este documento apresenta

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Cristiane Dupret

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Cristiane Dupret UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Cristiane Dupret Manual de Normas Técnicas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso Rio de Janeiro 2015 SUMÁRIO 1 introdução. 2 formatação. 2.1 formatação de página

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Citação Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos.

- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos. EDITAL DE ABERTURA PARA SUBMISSÕES Está aberto o período para submissões de trabalhos à revista Primeiros escritos. O período para submissão vai do dia 26 de outubro até o dia 25 de novembro. Veja abaixo

Leia mais

NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS DIRETRIZES PARA AUTORES

NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS DIRETRIZES PARA AUTORES Observações importantes: NORMAS E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS DIRETRIZES PARA AUTORES 1. Na composição de autoria deve constar, pelo menos, um autor com titulação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado). 1.1.

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO TÍTULO DO TRABALHO NOME DO AUTOR FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA GRADUAÇÃO EM DIREITO (fonte 12, negrito, caixa alta, alinhado ao centro, espaçamento de linhas 1,0. O título

Leia mais

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES)

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) 170 DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) Serão aceitos artigo, resenhas, poemas e contos que apresentem contribuição inédita, acrescentem saberes à área, não violem os direitos autorais e humanos e estejam em conformidade

Leia mais

TUTORIAL DE INSTRUÇÕES GERAIS DE NORMALIZAÇÃO

TUTORIAL DE INSTRUÇÕES GERAIS DE NORMALIZAÇÃO TUTORIAL DE INSTRUÇÕES GERAIS DE NORMALIZAÇÃO 2018 Atualizado com a NBR 6023:2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos

Leia mais

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS 1 Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis para apresentação de citações em documentos e destina-se

Leia mais

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA AULA 6 INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título

Leia mais

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos O que é uma citação? É a menção de uma informação extraída de outra fonte. TIPOS DE CITAÇÕES Citação direta Citação indireta

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA 1 TÍTULO 2 VIGÊNCIA: (o prazo máximo apresentado inicialmente para a execução do projeto é 24 meses) Início (mês/ano): Término Previsto

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Tecnologia Departamento de Tecnologia de Alimentos Curso de Engenharia de Alimentos IT 226 Estágio Supervisionado NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

MODELO DE FORMATAÇÃO A SER UTILIZADO PELO IBEROAMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL ENGINEERING

MODELO DE FORMATAÇÃO A SER UTILIZADO PELO IBEROAMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL ENGINEERING MODELO DE FORMATAÇÃO A SER UTILIZADO PELO IBEROAMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL ENGINEERING Nome completo do Autor 1 Nome completo do Autor 2 Nome completo do Autor 3 Nome completo do Autor 4 Nome completo

Leia mais

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS

MODELO PARA A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Pós-Graduação em Geografia (Ms, Dr.) NEMO Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização MODELO PARA

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e responsável pela normatização de

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Profa. Elizabeth Sousa Abrantes Dicas para leitura e redação O primeiro passo para iniciar uma pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO MODELO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Nome e Sobrenome do autor 1 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 2 - Nome e SIGLA DA INSTITUIÇÃO Nome e Sobrenome do autor 3 - Nome e SIGLA

Leia mais

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS UTF Editora EPARAÇÃO DE ORIGINAIS Para a submissão, o original deve estar pronto e completo. Não serão admitidos acréscimos ou supressões ao texto. Todos os originais devem ser acompanhados do Formulário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇA O/DCI/UFS

MANUAL DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇA O/DCI/UFS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO MANUAL DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO

Leia mais

Modelo de artigo para a revista Mecatrone versão 1.2 {Título}

Modelo de artigo para a revista Mecatrone versão 1.2 {Título} MECATRONE Vol. 2, n o 1 (2017) Artigo 0, pág. 1 Modelo de artigo para a revista Mecatrone versão 1.2 {Título} Nome do Primeiro Autor, Nome do Segundo Autor, Demais Autores {Autores} Resumo Use este artigo

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS A Educação Matemática em Revista EMR tem como foco o trabalho do professor em sua prática de educador matemático. Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade

Leia mais

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS Normas Gerais para Submissão Fonte: Times New Roman. Página: 14cm (largura) x 21cm (altura). Margens: superior 2cm; inferior 2cm; à esquerda 1,5cm; à direita

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES V@rvItu Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu NORMAS GERAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. Os trabalhos (artigo, resenha e relato de experiência/pesquisa) devem ser enviados digitalmente, com

Leia mais

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Prof. Dr. Anael Krelling 1 2 Por quê utilizar citação? Dar credibilidade / fundamentação ao trabalho científico Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 1. O texto do resumo expandido deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

Resolução PEF 02/2009

Resolução PEF 02/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Resolução PEF 02/2009 Dispõe sobre as dissertações de mestrado e sua formatação

Leia mais

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS

EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS EXEMPLO COM AS PRINCIPAIS NORMAS ABNT PARA AS APRESENTAÇÕES / ENTREGAS DE TRABALHOS AMERICANA 2016 INSTITUTO METROPOLITAN CURSO CABEÇALHO: Tamanho: 14 Negrito Alinhamento: Centralizado TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 10520 - CITAÇÕES Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP CITAÇÃO Menção de informações extraídas de outras fontes Objetivo: comentar ou ilustrar o texto Seguem a mesma

Leia mais

CHECKLIST PARA AUTORES

CHECKLIST PARA AUTORES CHECKLIST PARA AUTORES ***Os autores deverão imprimir o checklist, realizar o preenchimento, escanear e, em seguida, submeter como documento suplementar. Itens a serem atendidos no processo de submissão

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo TÍTULO DO ARTIGO. USE ESTE MODELO, SALVANDO-O COMO DOCUMENTO DO WORD. DEPOIS SOBRESCREVA ESTE TÍTULO E FAÇA O MESMO NAS OUTRAS SEÇÕES, LENDO ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES. AQUI A FONTE É TIMES NEW ROMAM 12,

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo)

Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) Modelo de formatação ENPEX 2017 (Resumo Expandido e Artigo Completo) 1. Introdução O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência: ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato

Leia mais