AIDGLOBAL. Acção e Integração para o Desenvolvimento Global

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AIDGLOBAL. Acção e Integração para o Desenvolvimento Global"

Transcrição

1 AIDGLOBAL Acção e Integração para o Desenvolvimento Global DOSSIÊ DE IMPRENSA 2017

2 SOBRE A AIDGLOBAL Uma criança sem educação é como um pássaro sem asas. Provérbio Tibetano A AIDGLOBAL é uma organização sem fins lucrativos fundada por Susana Damasceno, a 4 de novembro de 2005, após uma gratificante experiência de voluntariado num orfanato na província de Gaza, em Moçambique. Tem o estatuto de Utilidade Pública, e está reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Encontra-se registada como Associação Juvenil Equiparada no Instituto Português do Desporto e Juventude. VISÃO A AIDGLOBAL ambiciona melhorar os níveis de literacia e de educação, essenciais a uma cidadania ativa, promotora de um mundo mais justo, igualitário e sustentável. MISSÃO Identificar, desenhar e implementar estratégias e ações que contribuam para atenuar as dificuldades de acesso à educação e combater a iliteracia na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cooperando com as populações e autoridades locais e incentivando o exercício de uma cidadania ativa.

3 ÁREAS DE ATUAÇÃO A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. Nelson Mandela A AIDGLOBAL pretende contribuir para um mundo mais justo e sustentável, desenvolvendo o seu trabalho por uma Educação de Qualidade alicerçada em duas áreas prioritárias. Educação para a Cidadania Global Cooperação para o Desenvolvimento EM PORTUGAL sensibilização da comunidade escolar e geral, para os valores da educação para a cidadania global EM MOÇAMBIQUE criação e equipamento de bibliotecas, atividades de animação da leitura e capacitação de técnicos e professores PROJETOS EM CURSO PORTUGAL

4 Educar para Cooperar - Rota Histórica Linhas de Torres e a Cidadania Global Duração: setembro de 2015 a agosto de 2017 O projeto Educar para Cooperar visa sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas e valores da Educação para a Cidadania Global que nesta sua 8ª edição são trabalhados em articulação com os temas do património da Rota Histórica das Linhas de Torres. O apoio pedagógico-didáctico é composto por ações de formação, em regime de b-learning, destinadas a professores e educadores dos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Cofinanciado pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e com o apoio da Fundação Montepio, tem por parceiros as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Sobral de Monte Agraço, Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e o Centro de Formação Loures Oriental. Os Jovens na Política Participar para a Cidadania Global Duração: junho de 2016 a maio de 2018 Projeto para a promoção da Cidadania Global nas juventudes partidárias, em articulação com as dinâmicas locais, para que problemáticas ligadas ao Desenvolvimento sejam integradas nos seus programas de atividade. No âmbito do projeto, está prevista uma campanha de incentivo ao voto jovem, 5 encontros nacionais de diferentes partidos, o curso b-learning O Desenvolvimento, os Jovens e a Cidadania Global, a preparação de moções políticas e a elaboração e publicação do policy paper Contributos para a Integração da Educação para o Desenvolvimento nos Planos de Atividades das Juventudes Partidárias. Cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tem como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

5 Urbagri4Women Duração: dezembro de 2016 a novembro de 2018 Desenvolvido em 7 países, o projeto tem como objetivo principal fomentar a integração de mulheres migrantes na sociedade de acolhimento, capacitando-as para o desenvolvimento de projetos inovadores e de subsistência, na área da agricultura. Estão previstas atividades diversas, nomeadamente a realização de 24 focus groups com as comunidades regionais detentoras desse know how específico, um workshop e visita de estudo transnacional, material e-learning, um catálogo de boas práticas e Laboratórios de Agricultura Urbana. A publicação de um Livro Verde sobre a integração das mulheres migrantes, a ser debatido ao nível da União Europeia, constituise como o culminar do projeto. Financiado pela Comissão Europeia através do Fundo Asilo, Migração e Integração (HOME/2015/AMIF/AG/INTE), promovido pela organização TAMAT (Itália), em parceria com as seguintes organizações: AIDGLOBAL Acção e Integração para o Desenvolvimento Global (Portugal), Institute of Entrepreneurship Development (Grécia), GYROS (Reino Unido), Sudwind (Áustria), AMSED - Association Migration, Solidarité et Échanges pour le Développement (França) e CARDET (Chipre). Education for GloCal Issues Duração: maio de 2016 a novembro de 2017 Promovido pela MONTE ACE Desenvolvimento do Alentejo Central, visa reforçar os conhecimentos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), envolvendo professores do 3º ciclo e do Ensino Secundário, respetivos alunos, outros jovens e comunidade do concelho. O projeto aborda temas como: o Conflito e a Paz, o Consumo Responsável, a Interculturalidade, a Educação de Qualidade, os Direitos Humanos e a Soberania Alimentar. Cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tem por parceiros, para além da AIDGLOBAL, o Centro de Formação do Sindicato Democrático dos Professores do Sul, SDP Sul e a Sugo Design.

6 Amitie Code - Capitalizing on Development Duração das ações de formação AIDGLOBAL: Formação de Técnicos Municipais de novembro 2016 a março de 2017 Formação de Professores de março a junho de 2017 Laboratórios de Formação School Labs - de maio a junho de 2017 Amitie Code - Capitalizing on Development é um projeto internacional de Educação para o Desenvolvimento que visa sensibilizar a comunidade autoridades públicas, cidadãos, professores, jovens e alunos para os temas das Migrações, Desenvolvimento e Direitos Humanos. O Amitie Code - Capitalizing on Development é financiado pela Comissão Europeia e, em Portugal, é promovido pela Câmara Municipal de Loures, com algumas das atividades a serem dinamizadas pela AIDGLOBAL. Este projeto de Educação para o Desenvolvimento envolve seis países europeus (Alemanha, Itália, Letónia, Portugal, Espanha e França), duas regiões (Emília- Romanha e Andaluzia) e oito cidades (Bolonha, Hamburgo, Régio da Emília, Riga, Loures, Lisboa, Tolosa e Sevilha). Movimento Formiga Juju Duração: Em permanência Movimento cívico de promoção da literacia e da expressão criativa, fundado em Moçambique, em fevereiro de O Movimento promove a difusão de valores como a solidariedade, a diversidade, a criatividade, a união, a inclusão, a participação, a defesa do meio ambiente e a cidadania, através dos contos infantis Formiga Juju e atividades pedagógicas decorrentes. Neste âmbito, a AIDGLOBAL realiza, em permanência, sessões de leitura seguidas de workshops em Bibliotecas Municipais e Escolares portuguesas, tendo os participantes a oportunidade de adquirir exemplares dos livros da coleção de aventuras da formiga moçambicana.

7 RECURSOS PEDAGÓGICOS No âmbito do projeto Educar para Cooperar, a AIDGLOBAL lançou o manual de referência Manual de Educação para a Cidadania Global, dirigido a educadores e professores, que inclui um conjunto de planificações de unidades didáticas destinadas a integrar as temáticas de Educação para a Cidadania Global nos conteúdos do currículo formal de quatro disciplinas nucleares do 2º ciclo Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Adicionalmente, disponibiliza online novas unidades didáticas dos 2º e 3º ciclos, abrangendo disciplinas como Físico-Química, Educação Visual e Educação Musical, entre outras. Estes recursos pedagógicos podem ser descarregados gratuitamente no site Educar para Cooperar

8 PROJETOS EM CURSO MOÇAMBIQUE Uma biblioteca é um arco-íris nas nuvens. Maya Angelou No âmbito do combate à iliteracia, a AIDGLOBAL tem executado projetos e iniciativas em parceria com as autoridades locais, nomeadamente na Província de Gaza, onde, desde 2009, conta com uma Delegação, no Distrito do Chibuto. Programa Passaporte para a Leitura Criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL em Moçambique, tendo como objetivo primordial alargar o acesso ao livro, através da criação e equipamento de bibliotecas, atividades de animação da leitura e capacitação de professores e técnicos.

9 Documentário Passaporte para a Leitura Em 2016, a AIDGLOBAL lançou o documentário Passaporte para a Leitura, que retrata o trabalho da organização, em conjunto com os seus parceiros. Descubra o trailer aqui. Kula Na Wu Djondza Crescer a Ler Kula Na Wu Djondza Crescer a Ler promove a leitura através da narração de contos, tanto em português como em changana, junto de grávidas adolescentes e de mães recentes, entre os 16 e os 24 anos, que aguardam pelas consultas pré-natais, de rotina ou de vacinação dos seus filhos. Esta iniciativa, que se realiza duas vezes por semana, decorre no Hospital Rural do Chibuto e no Centro de Saúde da região. Kula Na Wu Djondza Crescer a Ler é um projeto coordenado pela AIDGLOBAL, em parceria com a Direção Distrital da Mulher e da Ação Social, com a Direção do Hospital Distrital do Chibuto e com a Direção Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.

10 Bibliotchovas A AIDGLOBAL venceu, em 2011, um concurso lançado pela UNESCO no âmbito do programa CapEFA Desenvolvimento de Capacidades no Contexto da Educação para Todos em Moçambique. Como consequência, foi pioneira na criação do conceito e modelo da Bibliotchova biblioteca móvel que tem por base um tchova característico de Moçambique e que se destina a escolas que não tenham espaço físico para acolher uma biblioteca. A primeira Bibliotchova, financiada pela Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal, foi entregue no ano de Até à data, foram construídas mais 10 Bibliotchovas financiadas pela UNESCO. Maletas de Leitura A AIDGLOBAL estabeleceu parceria com o projeto Mabuko Ya Hina, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal juntamente com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique e a Escola Portuguesa de Moçambique Centro de Ensino e Língua Portuguesa. A Organização fez chegar às escolas do distrito do Chibuto uma Maleta de Leitura, contendo cerca de 150 livros infanto-juvenis. Animação da Leitura Projeto anual de atividades de animação da leitura nas escolas do Distrito do Chibuto, realizado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. A edição de 2016, ocorreu em 16 estabelecimentos de ensino, com o objectivo de sensibilizar os jovens para a cultura do livro e o prazer da leitura.

11 NÚMEROS EM MOÇAMBIQUE 3 bibliotecas municipais 6 bibliotecas escolares em edifício 21 bibliotecas móveis 40 mil livros 129 computadores

12 EVENTOS AIDGLOBAL A verdadeira generosidade perante o futuro está em dar tudo no presente. Albert Camus Com o objetivo de assegurar a sustentabilidade dos seus projetos em Moçambique e em Portugal, a AIDGLOBAL promove dois eventos anuais de angariação de fundos. O Humor Acontece! Espetáculo que junta alguns dos melhores comediantes da stand up comedy portuguesa da atualidade numa colaboração solidária. Em 2017, a 5ª edição do O Humor Acontece! realizou-se no dia 26 de abril, no Cinema São Jorge. O Fado Acontece Espetáculo que celebra o aniversário da fundação da AIDGLOBAL e divulga os projetos atuais e futuros da Organização. Conta com a participação solidária de grandes nomes do fado, incluindo os músicos acompanhantes. O Fado Acontece, agora na sua 10ª edição, é o maior espetáculo de "Fado Solidário", referência marcante da agenda cultural da cidade de Lisboa. O Fado Acontece realiza-se no dia 7 de novembro, no Cinema São Jorge.

13 PARA MAIS INFORMAÇÕES Contactos Tel: Telm: Mais informações em Siga-nos em

AIDGLOBAL. Acção e Integração para o Desenvolvimento Global

AIDGLOBAL. Acção e Integração para o Desenvolvimento Global AIDGLOBAL Acção e Integração para o Desenvolvimento Global DOSSIÊ DE IMPRENSA 2017 SOBRE A AIDGLOBAL Uma criança sem educação é como um pássaro sem asas. Provérbio Tibetano A AIDGLOBAL é uma organização

Leia mais

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável Educação para um mundo mais Justo e Sustentável A AIDGLOBAL assumiu, desde a sua génese, a Educação para o Desenvolvimento, com vista à promoção de uma Cidadania Global, como uma das suas áreas prioritárias

Leia mais

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável Educação para um mundo mais Justo e Sustentável A AIDGLOBAL assumiu, desde a sua génese, a Educação para o Desenvolvimento, com vista à promoção de uma Cidadania Global, como uma das suas áreas prioritárias

Leia mais

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável Educação para um mundo mais Justo e Sustentável A AIDGLOBAL assumiu, desde a sua génese, a Educação para o Desenvolvimento, com vista à promoção de uma Cidadania Global, como uma das suas áreas prioritárias

Leia mais

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável Educação para um mundo mais Justo e Sustentável A AIDGLOBAL assumiu, desde a sua génese, a Educação para a Cidadania Global como uma das suas áreas prioritárias de ação, promovendo atividades de sensibilização

Leia mais

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável Educação para um mundo mais Justo e Sustentável A AIDGLOBAL assumiu, desde a sua génese, a Educação para a Cidadania Global como uma das suas áreas prioritárias de ação, promovendo atividades de sensibilização

Leia mais

Mochila do Soldado. partir da guerra para a paz Dia Nacional das Linhas de Torres A. E. Forte da Casa, Vila Franca de Xira

Mochila do Soldado. partir da guerra para a paz Dia Nacional das Linhas de Torres A. E. Forte da Casa, Vila Franca de Xira Mochila do Soldado partir da guerra para a paz 20.10.2017 Dia Nacional das Linhas de Torres A. E. Forte da Casa, Vila Franca de Xira Isabel Castro, AIDGLOBAL Mochila do Soldado - partir da Guerra para

Leia mais

PLANO PLANO DE ATIVIDADES DE PLANO DE ATIVIDADES

PLANO PLANO DE ATIVIDADES DE PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2016 PLANO PLANO DE ATIVIDADES DE 2016 2015 PLANO DE ATIVIDADES 2016 2 ÍNDICE 4 Editorial 5 Projetos a realizar em Portugal 8 Projetos a realizar em Moçambique 10 Cronograma de Atividades

Leia mais

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável Educação para um mundo mais Justo e Sustentável A AIDGLOBAL assumiu, desde a sua génese, a Educação para o Desenvolvimento, com vista à promoção de uma Cidadania Global, como uma das suas áreas prioritárias

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA DEMOCRACIA

PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA DEMOCRACIA PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA DEMOCRACIA Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) Vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável

Leia mais

Projecto Mãos Solidárias

Projecto Mãos Solidárias Projecto Mãos Solidárias 1 Quem somos? A AIDGLOBAL Acção e Integração para o Desenvolvimento Global: É uma Organização Não Governamental (ONGD), sem fins lucrativos; Devidamente registada no Instituto

Leia mais

PROGRAMA CIDADÃOS

PROGRAMA CIDADÃOS PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S Workshop Técnico Lisboa 03.05.2019 Luís Madureira Pires Diretor do Programa /17 Os EEA Grants são os recursos financeiros com os quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS 2016 RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO E DE CONTAS ATIVIDADES 2016 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS 2016 2 RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS 2016 3 Distrito do Chibuto,

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa

Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa Estratégia para a formação financeira Susana Narciso Departamento de Supervisão Comportamental 11 de julho

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0079/160. Alteração. Isabella Adinolfi, Rosa D'Amato em nome do Grupo EFDD

PT Unida na diversidade PT A8-0079/160. Alteração. Isabella Adinolfi, Rosa D'Amato em nome do Grupo EFDD 6.3.2019 A8-0079/160 160 Considerando 2 (2) O discurso sobre o Estado da União, de 14 de setembro de 2016, salientou a necessidade de investir nos jovens e anunciou a criação de um Corpo Europeu de Solidariedade

Leia mais

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social Susana Ramos Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um

Leia mais

FUNÇÃO: Gestor de Projetos. LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa. Categoria Tabela Salarial: Gestor CONTEXTO

FUNÇÃO: Gestor de Projetos. LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa. Categoria Tabela Salarial: Gestor CONTEXTO FUNÇÃO: Gestor de Projetos LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa Categoria Tabela Salarial: Gestor CONTEXTO A Fundação Fé e Cooperação (FEC), instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento 2010

Plano de Actividades e Orçamento 2010 Plano de Actividades e Orçamento 2010 1 2 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de consultoria e intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. 15 setembro 2017

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. 15 setembro 2017 Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania 15 setembro 2017 PORQUÊ uma Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania? Desafios Desenvolver competências pessoais e sociais Promover pensamento crítico

Leia mais

Programa Cidadãos

Programa Cidadãos Programa Cidadãos Ativ@s 2018-2024 PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S / O que é o Programa Cidadãos Ativ@s? O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do

Leia mais

2ª Edição Projecto de Voluntariado em Moçambique

2ª Edição Projecto de Voluntariado em Moçambique 2ª Edição - 2011 Projecto de Voluntariado em Moçambique AIDGLOBAL: breve apresentação A AIDGLOBAL Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento

Leia mais

Promoção da articulação curricular entre ciclos e da sequencialidade / transversalidade de conteúdos

Promoção da articulação curricular entre ciclos e da sequencialidade / transversalidade de conteúdos BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2008/2009 ÁREAS DE INTERVENÇÃO (projecto educativo): Ligação da escola à comunidade Prevenção do risco de abandono e insucesso escolar Promoção da articulação

Leia mais

Cidades do Século XXI Migrações e Multiculturalismo

Cidades do Século XXI Migrações e Multiculturalismo Cidades do Século XXI Migrações e Multiculturalismo Emigração Viana do Castelo 85.445 habitantes (INE, 2016) Oscilação demográfica - particular situação geográfica: - Rio; - Mar; - Montanha; - Proximidade

Leia mais

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares Colaboração Instituto Nacional de Estatística Rede de Bibliotecas Escolares António Nogueira * No ano em que decorre o 75º Aniversário da criação do Instituto Nacional de Estatística e o 14º ano de existência

Leia mais

ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES

ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES meta-análise de um percurso ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E PATRIMONIAL DAS LINHAS DE TORRES VEDRAS MUNICÍPIOS PARTICIPANTES Arruda dos Vinhos

Leia mais

PROGRAMA PINHAL NOVO PALMELA E QUINTA DO ANJO MARATECA E POCEIRÃO

PROGRAMA PINHAL NOVO PALMELA E QUINTA DO ANJO MARATECA E POCEIRÃO PROGRAMA PINHAL NOVO PALMELA E QUINTA DO ANJO MARATECA E POCEIRÃO A diversidade dos espaços e dos tempos educativos remete cada vez mais para o conceito de Escola - Comunidade, aberta ao diálogo e à educação

Leia mais

PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE

PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE PARCEIROS NACIONAIS DO PROJECTO ASPIRE Conselho Português para os Refugiados (CPR) O CPR, associação de solidariedade social e organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD), foi constituído

Leia mais

Ano Lectivo

Ano Lectivo Ano Lectivo 2007-2008 CLUBE EUROPEU da Escola Secundária de Viriato RELATÓRIO FINAL DAS ACTIVIDADES No âmbito dos Objectivos do Clube Europeu, foram desenvolvidas as seguintes actividades: 1. Participação

Leia mais

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória A elaboração do Plano de Ação agora apresentado, tem por base uma metodologia de trabalho de envolvimento e participação

Leia mais

Abertura de candidaturas - «REFERÊNCIAS»

Abertura de candidaturas - «REFERÊNCIAS» Abertura de candidaturas - «REFERÊNCIAS» Formação de multiplicadoras e multiplicadores para prevenção e combate ao discurso de ódio online através da Educação para os Direitos Humanos Enquadramento O Discurso

Leia mais

Case study. Twist A TUA ENERGIA FAZ A DIFERENÇA EMPRESA

Case study. Twist A TUA ENERGIA FAZ A DIFERENÇA EMPRESA Case study 2010 Twist A TUA ENERGIA FAZ A DIFERENÇA EMPRESA A EDP Energias de Portugal e a Sair da Casca Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, são duas empresas que, embora operando em áreas de actividade

Leia mais

Programa Cidadãos

Programa Cidadãos Programa Cidadãos Ativ@s 2018-2024 PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S / O que é o Programa Cidadãos Ativ@s? O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do

Leia mais

PROJETO KUMPU TERA DI MININESA

PROJETO KUMPU TERA DI MININESA PROJETO KUMPU TERA DI MININESA Boa Governação para a Proteção Social da Criança CONSULTORIA: Jornalista especializado no âmbito da legislação e direitos da criança LOCALIZAÇÃO: Guiné-Bissau (Bissau) DURAÇÃO:

Leia mais

Nasceu a 16 de Novembro Estados membros 9 membros associados.

Nasceu a 16 de Novembro Estados membros 9 membros associados. Nasceu a 16 de Novembro 1945 195 Estados membros 9 membros associados http://en.unesco.org/about-us/introducing-unesco A MISSÃO DA UNESCO Como as guerras nascem nas mentes dos Como as guerras nascem nas

Leia mais

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13)

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) I. Processo legislativo e outros: apreciação do Orçamento de Estado, de

Leia mais

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÕES

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÕES A edição 2012/13 da Receção à Comunidade Educativa é uma oportunidade para o município engrandecer a gestão integrada das ofertas educativas, dos recursos e serviços da comunidade, priorizando o seu uso

Leia mais

Campanha Nacional de Incentivo ao Voto para as Eleições Europeias. Apoio: Parceiros: Ecos

Campanha Nacional de Incentivo ao Voto para as Eleições Europeias. Apoio: Parceiros: Ecos Apoio: Campanha Nacional de Incentivo ao Voto para as Eleições Europeias Parceiros: Ecos 1. O PROJECTO 1.1 Enquadramento 1.2 Objetivos 1.3 Ligação à Campanha League of Young Voters 2. OS PARCEIROS 3. ATIVIDADES

Leia mais

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite

Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite Formação no âmbito dos projectos PRO-EE e SMART-SPP - COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS Convite 18, 25 Fevereiro, 4 Março 2010 Pólo Tecnológico de Lisboa OBJECTIVO Esta acção de formação, organizada pelo Laboratório

Leia mais

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável

Educação para um mundo mais Justo e Sustentável Educação para um mundo mais Justo e Sustentável A AIDGLOBAL assumiu, desde a sua génese, a Educação para a Cidadania Global como uma das suas áreas prioritárias de ação, promovendo atividades de sensibilização

Leia mais

Do europeu ao nacional a perspectiva da sociedade civil

Do europeu ao nacional a perspectiva da sociedade civil Do europeu ao nacional a perspectiva da sociedade civil CONFERÊNCIA NACIONAL QUALIDADE AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS "REVISÃO POR PARES": UMA PROPOSTA INOVADORA? SUSANA OLIVEIRA 04 DE MAIO DE 2017

Leia mais

CONTEXTO. Cofinanciadores:

CONTEXTO. Cofinanciadores: PROGRAMA DE COOPERAÇÃO GUINÉ-BISSAU FUNÇÃO: Técnico(a) Formador(a) de Língua Portuguesa LOCALIZAÇÃO: República da Guiné-Bissau (Bafatá, Setor Autónomo de Bissau/Biombo, Cacheu e Gabú) DURAÇÃO: 12 meses

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE ESTARREJA

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE ESTARREJA REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE ESTARREJA Regulamento n.º 03/2009 Aprovado em Câmara Municipal a 14/04/2009 Aprovado em Assembleia Municipal a 06/05/2009 PREÂMBULO Uma política municipal

Leia mais

MEALHADA DEDICA SEMANA AO COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL

MEALHADA DEDICA SEMANA AO COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL MEALHADA DEDICA SEMANA AO COMBATE À POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL A Câmara Municipal da Mealhada vai dedicar a semana de 15 a 22 de outubro ao combate à pobreza e à exclusão social, promovendo diversas iniciativas,

Leia mais

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Seminário Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania Lisboa 9 de Maio de 2014 Associação Nacional

Leia mais

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019 Pl Anual de Atividades - BECRE CÓDIGO DA ATIVIDADE B-D-G 651 B-F 652 ATIVIDADE A DESENVOLVER OBJETIVOS DESCRIÇÃO RESPONSÁVEIS DESTINATÁRIOS DATA

Leia mais

CONTEXTO. Cofinanciadores:

CONTEXTO. Cofinanciadores: PROGRAMA DE COOPERAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU FUNÇÃO: Técnico(a) Formador(a) de Educação de Infância LOCALIZAÇÃO: República da Guiné-Bissau (Bafatá, Bissau, Canchungo e Gabú) DURAÇÃO: 12 meses (renovável): Setembro

Leia mais

Alteração do Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Évora

Alteração do Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Évora Alteração do Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Évora Preâmbulo O Conselho Municipal de Juventude de Évora, surge por iniciativa da Câmara Municipal de Évora, visando proporcionar aos jovens

Leia mais

Elizabeth Silva Comissão Nacional da UNESCO

Elizabeth Silva Comissão Nacional da UNESCO COMITÉ PORTUGUÊS PLANETA TERRA: UM CASO DE BOAS PRÁTICAS NO ÂMBITO DA DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (2005-2014) 2014) Elizabeth Silva Comissão Nacional da UNESCO

Leia mais

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objetivos do Programa

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objetivos do Programa Apresentação do programa Parlamento dos Jovens O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país, em que

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS Pretende-se com este documento organizar a oferta cultural no Município de Fornos de Algodres, de modo a promover a diversidade de espetáculos e a atração e formação

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0079/193. Alteração

PT Unida na diversidade PT A8-0079/193. Alteração 6.3.2019 A8-0079/193 193 Considerando 10 (10) Estas atividades devem ser desenvolvidas para benefício das comunidades, promovendo simultaneamente o desenvolvimento pessoal, educativo, social, cívico e

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Desagregação das medidas e das tipologias de atividades ESTRATÉGIA NACIONAL

Leia mais

Associativismo Jovem REGULAMENTO

Associativismo Jovem REGULAMENTO PRÉMIO DE JORNALISMO Associativismo Jovem REGULAMENTO Artigo 1º Entidade Promotora O Prémio de Jornalismo Associativismo Jovem é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ, IP).

Leia mais

PROGRAMA CIDADÃOS

PROGRAMA CIDADÃOS PROGRAMA CIDADÃOS ATIV@S Workshop Ponta Delgada, 19.07.2018 Luís Madureira Pires Diretor do Programa Os EEA Grants são os recursos financeiros com os quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam

Leia mais

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude Capacitação no Domínio da Juventude Parcerias no Setor das Competências

Leia mais

Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional

Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional 1 Uma porta aberta para a Europa Programa de acção comunitário em matéria de formação profissional Albino Oliveira Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto 2 1 Cinco tipos de Acção Mobilidade

Leia mais

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROJETO DE PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, A ASSEMBLEIA

Leia mais

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO O Valor da Prevenção Ana Paula Rosa EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Porto 28 e 29 de Janeiro 2010 Estratégia Comunitária para a Segurança e Saúde no Trabalho Melhorar a simplificar a legislação

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES Casa Qui - Associação de Solidariedade Social Rua Dr. José Saraiva, Nº 42 3º Esq. 1800-183 Lisboa geral@casa-qui.pt 29/mar/2017 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 Este documento serve o propósito de apresentar

Leia mais

Newsletter da Biblioteca

Newsletter da Biblioteca Newsletter da Biblioteca Escola Francisco de Arruda V O L U M E 1, E D I Ç Ã O 1 D E Z E M B R O 2 0 1 8 A Biblioteca Escolar (BE), anualmente, elabora e cumpre um plano de atividades que além da organização

Leia mais

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011 Territorial Supraconcelhia ENTRE DOURO E VOUGA (Cf. Dec- Lei n.º 115/2006 de 14 Junho) PLANO DE ACÇÃO Fevereiro Territorial Introdução Corresponde o presente documento à proposta de Plano de Acção de da

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL:

MANUAL DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL: MANUAL DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL: uma proposta de articulação para o 2º Ciclo do Ensino Básico Ana Lúcia Mendes, Ana Matias e Carla Carvalho (Agrupamento de Escolas de Catujal- Unhos) e Sofia

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Assunto: Projeto 80 3ª Edição Lisboa, 15 de novembro de 2014 Exmo./a Senhor/a Diretor/a /Presidente da CAP O Projeto 80 é um programa, de âmbito nacional,

Leia mais

Plano de Ação da ENED

Plano de Ação da ENED Plano de Ação da ENED 2018-2022 O presente Plano de Ação resulta das discussões realizadas nas Oficinas que decorreram a 24 e 25 de maio de 2018 nas quais estiveram presentes as Entidades Subscritoras

Leia mais

Conselho Municipal da Juventude de Paredes REGULAMENTO. A presente proposta de alteração do regulamento da criação do Conselho Municipal da

Conselho Municipal da Juventude de Paredes REGULAMENTO. A presente proposta de alteração do regulamento da criação do Conselho Municipal da Conselho Municipal da Juventude de Paredes REGULAMENTO A presente proposta de alteração do regulamento da criação do Conselho Municipal da Juventude de Paredes, visa a promoção de condições que favoreçam

Leia mais

Jovens na Política Participar para a Cidadania Global* POLICY PAPER

Jovens na Política Participar para a Cidadania Global* POLICY PAPER 1. Síntese-Diagnóstico Jovens na Política Participar para a Cidadania Global* POLICY PAPER A Cidadania Global (CG) é, hoje, um conceito central da agenda europeia e internacional para o Desenvolvimento.

Leia mais

Produção Local: Estratégias e Desafios Agroal, 18 de Maio de 2016 Um projeto promovido por: Cofinanciado por: Em parceria com: Com o apoio de:

Produção Local: Estratégias e Desafios Agroal, 18 de Maio de 2016 Um projeto promovido por: Cofinanciado por: Em parceria com: Com o apoio de: Políticas globais e estratégias locais para o desenvolvimento sustentável Produção Local: Estratégias e Desafios Agroal, 18 de Maio de 2016 Um projeto promovido por: Cofinanciado por: Em parceria com:

Leia mais

EXPERIÊNCIA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUM PROJETO EUROPEU DE EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

EXPERIÊNCIA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUM PROJETO EUROPEU DE EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia Uma iniciativa EXPERIÊNCIA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUM PROJETO EUROPEU DE EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Sérgio Leal 07/07/2016 Projeto Uma iniciativa

Leia mais

A entidade, adiante designado por dotada de personalidade jurídica nº com sede na (morada), representado por

A entidade, adiante designado por dotada de personalidade jurídica nº com sede na (morada), representado por Termo de Aceitação Considerando que: A Portaria nº 242/2013, de 2 de agosto, regulamenta o Programa Agora Nós com o objetivo de promover e estimular a prática do voluntariado, como meio de aquisição de

Leia mais

DOSSIER DE IMPRENSA

DOSSIER DE IMPRENSA DOSSIER DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO Depois de uma primeira edição de sucesso, o YMOTION Concurso e Mostra e Cinema Jovem, organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através do pelouro da Juventude,

Leia mais

Regulamento do Concurso Escolar. A Química entre nós. Ano lectivo 2013/2014

Regulamento do Concurso Escolar. A Química entre nós. Ano lectivo 2013/2014 Regulamento do Concurso Escolar A Química entre nós Ano lectivo 2013/2014 ENQUADRAMENTO Este projecto educativo integra-se nas grandes linhas orientadoras dos Programas Científicos da UNESCO, como o Programa

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

Relatório de atividades

Relatório de atividades Relatório de atividades 2017 INTRODUÇÃO 1.1. Histórico A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome,

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

Sensibilizar para o Desperdício Alimentar

Sensibilizar para o Desperdício Alimentar Sensibilizar para o Desperdício Alimentar 1. Descrição Sensibilizar para o Desperdício Alimentar 2. Razões justificativas da ação: Problema/Necessidade de formação identificado A nível mundial, são muitas

Leia mais

Projetos de extensão à Comunidade

Projetos de extensão à Comunidade Projetos de extensão à Comunidade A ESSV trabalha em estreita ligação com a comunidade onde se insere, promovendo projectos de cooperação com escolas do ensino básico e secundário e outras instituições

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE Assistência técnica às organizações de envio

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

REGULAMENTO. 1º EdSe x = : CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO SEXUAL. Enquadramento

REGULAMENTO. 1º EdSe x = : CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO SEXUAL. Enquadramento REGULAMENTO 1º EdSe x = : CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO SEXUAL Página 1 Enquadramento No âmbito das ações do Projeto EdSe x = : Promover a Igualdade através da

Leia mais

CLUSTER: Formação Para o Desenvolvimento Regional e Local

CLUSTER: Formação Para o Desenvolvimento Regional e Local ACTIVIDADE 1-A - Actualização de bibliotecas / mediatecas Nº de Volumes a adquirir Temáticas ACEP 5 Educação, Psicologia, Sociologia, Gestão e Economia Social ADPM 4 Ambiente, Desenvolvimento Sustentável,

Leia mais

PLANO DE MELHORIA DA MEDIATECA PARA 2015/2016

PLANO DE MELHORIA DA MEDIATECA PARA 2015/2016 Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Escola Secundária Manuel da Fonseca PLANO DE MELHORIA DA MEDIATECA PARA 2015/2016 A. Currículo, literacias e aprendizagem Problemas identificados Insuficientes

Leia mais

Rede Bibliotecas de Braga

Rede Bibliotecas de Braga Rede Bibliotecas de Braga Reunião concelhia 28 de junho CIBE Regina Campos Assuntos da reunião Informações Plano anual de atividades Outros assuntos Documentos de avaliação 1. Base de Dados 2. Relatório

Leia mais

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018

Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Seminário Nacional Eco-Escolas 2018 Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania Referencial de Educação Ambiental Guimarães, 27 janeiro 2018 Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória Referencial

Leia mais

1. C O M U N I D A D E

1. C O M U N I D A D E 1. C O M U N I D A D E 1 Parte II Indice do relatório de atividades da Fundação Luso de 2015 Vertente 1 Voluntariado SAL /Júnior Achievement Portugal ( JAP ) 1.1 - Aprender a Empreeender com os alunos

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção

Leia mais

O Referencial de Educação para os Media: currículo, contexto, capacitação. Manuel Pinto CECS Universidade do Minho

O Referencial de Educação para os Media: currículo, contexto, capacitação. Manuel Pinto CECS Universidade do Minho O Referencial de Educação para os Media: currículo, contexto, capacitação Manuel Pinto CECS Universidade do Minho Trajetórias 1982: Declaração de Grünwald, UNESCO 1988: CRSE - Proposta de Reforma Global

Leia mais

atores e fomentando parcerias.

atores e fomentando parcerias. A ENEA 2020 será um instrumento essencial na promoção da política de Ambiente e de Educação e demais políticas nacionais. Constituirá, ainda, uma oportunidade para valorizar o reconhecido trabalho já desenvolvido

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão,

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA COMISSÃO SOCIAL INTER-FREGUESIAS DE CAMARATE, PRIOR VELHO E SACAVÉM

PLANO DE ACÇÃO DA COMISSÃO SOCIAL INTER-FREGUESIAS DE CAMARATE, PRIOR VELHO E SACAVÉM Comissão Social de Inter Freguesias de / Prior Velho / Sacavém PLANO DE ACÇÃO DA COMISSÃO SOCIAL INTER-FREGUESIAS DE CAMARATE, PRIOR VELHO E SACAVÉM - Abrange actividades inscritas em Plano de Acção do

Leia mais

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer

Plano Estratégico de Educação para a Cidadania. Aprender, crescer e fazer acontecer Aprender, crescer e fazer acontecer 2 Enquadramento A Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento (EECA) deverá constituir-se como uma das linhas orientadoras do Projeto Educativo, numa perspetiva

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Biblioteca do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO CPI 3 CPI 6 ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS Receção aos novos alunos e formação de utilizadores Outubro, Mês Internacional

Leia mais

PROJETO Construção de brinquedos adaptados

PROJETO Construção de brinquedos adaptados PROJETO Construção de brinquedos adaptados Escola EB 2.3 Prof. Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida - Rua Prémio Nobel da Paz - 4520-240 Santa Maria da Feira 1 FUNDAMENTAÇÃO O Centro de Recursos TIC

Leia mais

Encontros Regionais da Educação

Encontros Regionais da Educação Encontros Regionais da Educação Abril de 2016 PROJETOS DGE Laboratórios de Aprendizagem Surgiu no final de 2014 em parceria com a EUN Workshops de divulgação Formação de formadores MOOC Disseminação de

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Biblioteca do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO CPI 3 CPI 5 CPI 6 ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS Receção aos novos alunos e formação de utilizadores Comemoração do

Leia mais

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15312/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 9 de dezembro de 2016 para: Delegações MIGR 214 EDUC 419 JEUN

Leia mais