Vencendo os obstáculos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vencendo os obstáculos"

Transcrição

1 Vencendo os obstáculos Texto bíblico Neemias 4.10: Enquanto isso, o povo de Judá começou a dizer: os trabalhadores já não têm mais forças e ainda há muito entulho. Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro. Os fatos descritos no livro de Neemias ocorreram no período compreendido entre 444 e 400 anos a. C, período este em que os Judeus haviam retornado do exílio na Babilônia, após o decreto do Rei Ciro, para que edificassem o templo, e estavam tentando restabelecer a sua comunidade. Entretanto, após retornarem para Jerusalém e reconstruírem o templo, as muralhas defensivas da cidade permaneciam em ruínas. Neemias foi o homem que se encarregou de tocar essa obra. O texto que lemos relata que, durante a reconstrução dos muros, surgiu um empecilho para a continuação da obra: Os entulhos eram muitos e eles não podiam avançar na reconstrução. Esse problema trouxe desânimo para os trabalhadores judeus, vez que não viam como continuar a obra, além, obviamente, de estarem correndo o risco iminente de serem alvos fáceis dos inimigos. Neste ponto há que ser dito que já havia se passado quase cem anos anos desde o retorno do povo para Jerusalém e o único progresso tinha sido a reconstrução do templo (que, aliás, era bem menor que o anterior), pois quando tentavam reconstruir os muros, os povos vizinhos os intimidavam ou obtinham embargos da obra (determinados pela corte da Pérsia). O livro de Esdras relata, no capítulo quarto, que os judeus estavam reedificando a cidade e restaurando os muros, quando foram acusados de serem rebeldes e obrigados a pararem a reconstrução: 11. Eis o teor da carta endereçada ao rei Artaxerxes: 12. Teus servos, os homens daquém do Eufrates e em tal tempo. Seja do conhecimento do rei que os judeus que subiram de ti vieram a nós a Jerusalém. Eles estão reedificando aquela rebelde e malvada cidade e vão reestruturando os seus muros e reparando os seus fundamentos. 13. Saiba ainda o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os impostos e os pedágios e assim causarão prejuízos ao rei.

2 (...) 17. Então respondeu o rei: A reum, o comandante, a Sinsai, o escrivão, e a seus companheiros que habitam em Samaria, como aos restantes que estão além do Eufrates: Paz! (...) 21. Agora, pois, dai ordem a fim de que aqueles homens parem o trabalho e não se edifique aquela cidade, a não ser com autorização minha. (Esdras ; 17; 21) Ou seja, durante anos eles foram impedidos de retomarem a reconstrução dos muros. Agora, quando, finalmente, estavam reconstruindo aqueles muros, além da oposição dos inimigos, surgiram os entulhos trazendo desânimo para o povo. Só que desta vez Neemias não permitiu que aquele sentimento prevalecesse e reorganizou a obra de tal forma que todos trabalhavam e se defendiam ao mesmo tempo, o que permitiu a conclusão daquela muralha em apenas cinquenta e dois dias, como podemos ler no relato constante no livro em comento: Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinquenta e dois dias (Neemias 6.15). Muitas vezes, situações semelhantes a vivida por Neemias ocorrem nas nossas vidas, e nos levam ao comodismo, à desistência, pois é melhor continuar na zona de conforto do que enfrentar os desafios que se levantam na caminhada. São armadilhas que visam nos fazer desistir dos nossos objetivos. A reconstrução é sempre mais difícil do que construção. Implica em convivência do novo com o velho; do sonho com a realidade. Na obra de reconstrução dos muros de Jerusalém, como lemos, em determinado momento a realidade se tornou maior que o sonho. Os entulhos eram muitos e desanimaram o povo. Neemias poderia ter se acomodado já que o seu povo havia retornado à pátria. Apesar dos muros caídos e da iminência de ataques, o que viesse seria lucro. Mas, NÃO! Ele foi impulsionado para reconstruir os muros e sabia que a boa mão de Deus era com ele (2.8). Deus sempre está com aqueles que não se acomodam!

3 Por causa dos obstáculos surgidos, foi necessário reorganizar a obra e traçar uma estratégia na qual o comodismo e a ideia de que o que viesse seria lucro não tomassem o sentimento do povo. A exemplo do povo judeu, há muitas pessoas que estão vivendo esse dilema. Nova criatura, nova vida, sonhos grandes. Entretanto, há entulhos em suas vidas que as incentivam ao comodismo; a não lutarem pela mudança; a desistirem de avançar em seus projetos. Que entulhos são esses? Inúmeros! A título de exemplo, vejamos alguns, de forma exemplificativa, e não exaustiva. Medo Muitos não conseguem se desvencilhar dos se s ; Isto os torna medrosos, covardes, e, consequentemente, prestes à desistência. A própria nação israelita, anos antes, quase sucumbiu diante dos Filisteus, vez que todos (inclusive o rei) tinham medo do gigante Golias: Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito (1º Samuel 17.11) O medo nos aprisiona; nos cega. Nos impede de vislumbrar as oportunidades que se colocam diante de nós. Não nos permite ver os caminhos que Deus abre para nós. É um entulho que precisa ser removido. Despreparo. Quantos não têm perdido oportunidades na vida porque não estão preparados para as mesmas? Devemos nos lembrar que as oportunidades nem sempre se sucedem. A maior falácia que existe é aquela de que querer é poder. Todas as pessoas que eu conheço querem alguma coisa. Entretanto, a maioria não pode, porque, simplesmente, são despreparadas, pois a preparação exige esforço, abdicação, comprometimento com o objetivo. Querer não é poder! Os nossos desejos não têm o poder de nos fazer vencer. É preciso estar preparado para tal. Lemos, no relato da vitória de Davi contra Golias, que o que motivou ele a enfrentar aquele gigante foi a preparação que ele teve, anos antes, no embate com animais ferozes: 34. Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, 35. eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. 36. O teu servo também matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo (1º Samuel )

4 O despreparo é fruto, muitas vezes, da acomodação. Em alguns casos, somos tirados da zona de conforto para que decidamos nos preparar para seguir além. Portanto, se quisermos vencer obstáculos, precisamos estar preparados para tanto. Independência de Deus Este é o maior dos entulhos. Muitos acham que devem ter uma mãozinha do destino, uma boa dose de sorte para vencer na vida e seguem nos seus projetos sem dependerem de Deus. Observemos o que diz o Livro de Provérbios: A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão (Provérbios 16.33). A nossa sorte quem faz é Deus! Portanto, devemos viver uma vida de obediência a Ele para que possamos ser merecedores de uma vida de sucesso. Devemos viver na dependência Dele, sempre! No caso de Neemias, antes de tomar a decisão de rumar para Jerusalém, a fim de reconstruir os muros e ser bem sucedido nessa reconstrução ele consultou Deus. Observe o que ele fez após ouvir o relato de que Jerusalém estava desprotegida: Tendo ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus (Neemias 1.4). O que nos faz seguir em frente, vencendo os obstáculos, recuperando-nos diante das adversidades, não é a nossa própria força, nem a nossa capacidade de reação. Também não é o nosso preparo intelectual ou empírico (em muitos casos, este nos leva a independência de Deus). Conhecimentos e preparação são bons e devem ser buscados. Capacidade de reação é muito bom e deve ser exercitada. Mas nada disso é eficiente se não estivermos na dependência total de Deus. É Ele quem nos conduz à frente; quem nos impulsiona a dar um passo a mais, mesmo quando tudo parece conspirar contra nós. Muitas vezes Deus nos leva à reconstrução de nossas vidas, a exemplo do que fez com o Seu povo. No entanto, os entulhos ajuntados ao longo da caminhada nos impedem de continuar a reconstrução. Provavelmente, muitos tenham planos para as suas vidas. Planos, que, muitas vezes, serão colocados de lado logo que houver a deparação com o primeiro obstáculo que, muitas vezes, é fruto desses entulhos. Neemias é um bom exemplo de como não desistir! Sobretudo, porque ele era obediente a Deus e, por tal razão, a boa mão de Deus era com ele. Se desejamos ser bem sucedidos nos nossos projetos; se querermos enfrentar os obstáculos com ampla capacidade de recuperação, devemos retirar esses entulhos ou outros que aqui não foram citados de nossas vidas e vivermos uma vida de total

5 dependência de Deus. Aí sim, veremos que é possível ir adiante com absoluta chance de vencermos as batalhas que enfrentamos ou as que viermos a enfrentar. Seja abençoado(a).

5 Pedras. Pr Arthur Costa

5 Pedras. Pr Arthur Costa Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim. Se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b) OBJETIVO: Que a criança entenda a importância de ouvir a Deus, de ser separado para ele e de servi-lo. E compreenda que é preciso reconhecer a voz de Deus em qualquer lugar e situação. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

Leia mais

slide 1. Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se. Apocalipse 3:19

slide 1. Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se. Apocalipse 3:19 04.06.2017 slide 1 Eu corrijo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja zeloso e arrependa-se. Apocalipse 3:19 Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia

Leia mais

Momentos que Transformam

Momentos que Transformam Momentos que Transformam Toda oração tem seu contexto ISRAEL Reino Unido ISRAEL JUDÁ 931 a.c. Toda oração tem seu contexto ISRAEL Reino Unido ISRAEL ASSÍRIA 722 a.c. JUDÁ Toda oração tem seu contexto

Leia mais

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso.

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Coragem! Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Sem coragem para fazer o que precisa ser feito, tudo irá fracassar. Coragem para mudar, coragem para deixar para trás o que não

Leia mais

Revisão de slide 1

Revisão de slide 1 Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei da

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta.

Bíblia para crianças apresenta. Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 - Sociedade

Leia mais

projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO

projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO Chegamos até aqui. Precisamos ir mais longe. projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO O PRIMEIRO PASSO É A ORAÇÃO Neemias 1.1-11 Palavras de Neemias, filho

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito

Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito Um servo para transformar a história Neemias 1 e 2 Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito 1. Capaz de chorar. 1: 1-4 2. Crer em orar. 1: 5-11 3. Sensível ao pecado. 1: 6-7 4. Crer na misericórdia.

Leia mais

ACEITAR OS DESAFIOS. Saber: Não tenha medo de aceitar os desafios da vida. Sentir: Coragem diante dos desafios. Praticar: Enfrentar os desafios.

ACEITAR OS DESAFIOS. Saber: Não tenha medo de aceitar os desafios da vida. Sentir: Coragem diante dos desafios. Praticar: Enfrentar os desafios. Celebração - Kids do Modelo O nosso propósito é transformar discípulos em conquistadores apostólicos, na qual cada um é um ministro e cada casa uma igreja no lar, conquistando, assim, a nossa geração para

Leia mais

NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR!

NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR! NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR! Reino do Norte Retornos Reino do Sul 586 a.c. 536 a.c. 458 a.c. 433 a.c. MEDO PERSAS QUEM ERA NEEMIAS? Neemias: um líder nato Neemias não era

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

ORANDO COM NEEMIAS. André Fontana Ibaviva março 2016

ORANDO COM NEEMIAS. André Fontana Ibaviva março 2016 ORANDO COM NEEMIAS André Fontana Ibaviva março 2016 O PERSONAGEM PRINCIPAL SEU NOME - Confortador dado por Deus ou aquele que consola ; NACIONALIDADE - Judeu nascido no cativeiro; OCUPAÇÃO - Nessa época,

Leia mais

31 Dezembro Pra Ivonne Muniz

31 Dezembro Pra Ivonne Muniz 31 Dezembro 2014 Pra Ivonne Muniz Uma batalha de palavras: Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim.se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos

Leia mais

A PAIXÃO. Neemias. Maio Pra Ivonne Muniz

A PAIXÃO. Neemias. Maio Pra Ivonne Muniz 1 A PAIXÃO Neemias Maio 2014 Pra Ivonne Muniz 2 Jesus Cristo Sua paixão pelas vidas permeou toda sua obra a favor da humanidade. 3 Neemias Ø Seu nome significa Yahweh consola Ø Sua historia acontece por

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 Entendendo que o tempo é hoje. Esdras 7: 6ª este Esdras subiu de Babilônia Relembrando: este é o tempo não só de receber a

Leia mais

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso.

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Coragem! Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Sem coragem para fazer o que precisa ser feito, tudo irá fracassar. Coragem para mudar, coragem para deixar para trás o que não

Leia mais

O grande rei Nabucodonosor II ( a.c.), se ufanava de sua invejável Babilônia, com seus jardins suspensos. Era uma nação rica e poderosa com

O grande rei Nabucodonosor II ( a.c.), se ufanava de sua invejável Babilônia, com seus jardins suspensos. Era uma nação rica e poderosa com A História dos livros de Esdras e Neemias se dá dentro do Reinado Persa do rei Ciro. O povo judeu tinha acabado de sair do exílio da Babilônia por ordem de Ciro, onde ficara 60 anos. Chegando a Judá, encontraram

Leia mais

A GRANDE MURALHA DE NEEMIAS

A GRANDE MURALHA DE NEEMIAS Bíblia para crianças apresenta A GRANDE MURALHA DE NEEMIAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Jonathan Hay Traduzido por: Berenyce Brandão Adaptado por: Mary-Anne S. História 35 de 60 www.m1914.org

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

CONTEXTO. Israel pede um Rei

CONTEXTO. Israel pede um Rei Israel pede um Rei CONTEXTO E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 01/10/2017 DAVI E GOLIAS

Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 01/10/2017 DAVI E GOLIAS Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 01/10/2017 DAVI E GOLIAS Versículos para Decorar: 1 - Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus". (Lucas 18:27) 2 -

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 4

Ajuntai tesouros no céu - 4 "Ajuntai tesouros no céu" - 4 Mt 6:19-21 Esta é a quarta mensagem, de uma sequência de palavras onde temos sido ministrados e levados por Deus a compreender melhor os valores do seu Reino, e assim, termos

Leia mais

Chamado Para Ser Herói Na Vida Real. 1 Sm. 17: 17-27

Chamado Para Ser Herói Na Vida Real. 1 Sm. 17: 17-27 Chamado Para Ser Herói Na Vida Real 1 Sm. 17: 17-27 17 Nessa ocasião Jessé disse a seu filho Davi: pegue uma arroba de grãos tostados e dez pães e leve-os depressa a seus irmãos no acampamento. 18 Leve

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Igreja Batista Memorial de Pompeia. Miqueias Parte 08

Igreja Batista Memorial de Pompeia. Miqueias Parte 08 Igreja Batista Memorial de Pompeia Miqueias Parte 08 Miqueias Esperanças Futuras - Parte 08 MIQUEIAS Capt. 5 A BELA E RICA CIDADE DE SAMARIA já tinha caído. O reino de Israel já sucumbira diante da supremacia

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO

Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Vivendo segundo o coração de Deus Parte 1 Luiz Riscado

Vivendo segundo o coração de Deus Parte 1 Luiz Riscado Vivendo segundo o coração de Deus Parte 1 Luiz Riscado Por quê esta ponte caiu? Ressonância Textos-base: O Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu

Leia mais

ONDE ESTAVAM NA HISTÓRIA?

ONDE ESTAVAM NA HISTÓRIA? INTRODUÇÃO ONDE ESTAVAM NA HISTÓRIA? No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual

Leia mais

ESDRAS. Servindo a Deus em Tempos Difíceis. Presb. Lúcio Mafra Martins Teixeira Rev. João Geraldo de Mattos Neto

ESDRAS. Servindo a Deus em Tempos Difíceis. Presb. Lúcio Mafra Martins Teixeira Rev. João Geraldo de Mattos Neto ESDRAS Servindo a Deus em Tempos Difíceis Presb. Lúcio Mafra Martins Teixeira Rev. João Geraldo de Mattos Neto Aula 1 Introdução Deus conduz a Nossa História Aula 2 - LIBERDADE (Esdras 1 e 2) Deus é um

Leia mais

Recapitulando. 586 a.c. 536 a.c. Dario Ageu confronta o povo nas suas prioridades. Ciro Volta da Babilônia Início da reconstrução

Recapitulando. 586 a.c. 536 a.c. Dario Ageu confronta o povo nas suas prioridades. Ciro Volta da Babilônia Início da reconstrução Recapitulando 586 a.c. 536 a.c. 520 a.c. Nabucodonosor Queda de Jerusalém Ida para a Babilônia Ciro Volta da Babilônia Início da reconstrução Dario Ageu confronta o povo nas suas prioridades A mensagem

Leia mais

A confiança é uma das principais atitudes que devemos desenvolver em nossa vida, para podermos atingir nossos propósitos em Deus.

A confiança é uma das principais atitudes que devemos desenvolver em nossa vida, para podermos atingir nossos propósitos em Deus. (Sl 27:1) O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles,

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A GRANDE MURALHA DE NEEMIAS

Bíblia para crianças apresenta A GRANDE MURALHA DE NEEMIAS Bíblia para crianças apresenta A GRANDE MURALHA DE NEEMIAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

O assunto principal do livro é a volta do remanescente, do cativeiro na Babilônia para Judá, que já havia sido prevista pelo profeta Jeremias (Jr

O assunto principal do livro é a volta do remanescente, do cativeiro na Babilônia para Judá, que já havia sido prevista pelo profeta Jeremias (Jr O assunto principal do livro é a volta do remanescente, do cativeiro na Babilônia para Judá, que já havia sido prevista pelo profeta Jeremias (Jr 25.11-12 e 29.10-11). Contexto Juízes Saul Davi Salomão

Leia mais

1Sm 17:2 Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.

1Sm 17:2 Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus. 1 Capitulo 17 Guerra entre os israelitas e os filisteus 1Sm 17:1 E os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, em

Leia mais

Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH. Literaturas em formato digital:

Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH. Literaturas em formato digital: Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

Como superar as lutas com a FÈ

Como superar as lutas com a FÈ Como superar as lutas com a FÈ Coragem é a arte de fazer as coisas com competência, independente de nossos medos e temores, superando a dificuldade que julgamos existir. realidade q Mary Kay Ash Daiane

Leia mais

Tema - Como está o seu relacionamento com o Pai?

Tema - Como está o seu relacionamento com o Pai? Tema - Como está o seu relacionamento com o Pai? Quem é o Pai? Resposta - I João 4:8; 16 - Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos

Leia mais

A História do Povo Judeu O Povo Escolhido de Deus

A História do Povo Judeu O Povo Escolhido de Deus A História do Povo Judeu O Povo Escolhido de Deus A história do povo Judeu começou com Abraão 2000 a.c., Abraão teve dois filhos, Ismael gerado com a escrava egípcia Agar, e o filho da promessa ISAAC,

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO. História 27 de 60.

Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO. História 27 de 60. Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Jonathan Hay Traduzido por: Berenyce Brandão Adaptado por: Mary-Anne S. História 27 de 60 www.m1914.org Bible

Leia mais

Deus ajuda Davi a vencer Golias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Deus ajuda Davi a vencer Golias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Deus ajuda Davi a vencer Golias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, converse com elas e pergunte como foi a semana, como foi na

Leia mais

JOVENS A SERVIÇO DO REINO. Dn 2:17-19

JOVENS A SERVIÇO DO REINO. Dn 2:17-19 JOVENS A SERVIÇO DO REINO Dn 2:17-19 INTRODUÇÃO: Ao estudarmos de forma cuidadosa e diligente às páginas da Bíblia Sagrada, e a História do Mundo secular, com certeza encontraremos a biografia de Homens

Leia mais

O povo de Deus se impressionava pelo que via e ouvia, deixando de viver por fé.

O povo de Deus se impressionava pelo que via e ouvia, deixando de viver por fé. O povo filisteu foi um dos maiores inimigos de Israel no período do Antigo Testamento. A Filistia era habitada por descendentes de Cão, filho de Noé (Gn.10.14). Em virtude da maldição que pesava sobre

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

2Sm 12:2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.

2Sm 12:2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. 1 Capitulo 12 Natã o profeta repreemde Davi 2Sm 12:1 E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2Sm 12:2 O rico possuía

Leia mais

Tempo de Crise, é Tempo de Matar Gigantes

Tempo de Crise, é Tempo de Matar Gigantes Em todo o tempo devemos consultar a Deus, seguir os princípios bíblicos, ouvir a direção do Espírito, pois, esses são os caminhos da vitória cristã. Em tempos de crise não será diferente. Mais ainda: temos

Leia mais

Jardim da Infância: Lição 04 Promessas Devem ser Cumpridas 27 de Abril a 04 de Maio 2019

Jardim da Infância: Lição 04 Promessas Devem ser Cumpridas 27 de Abril a 04 de Maio 2019 Jardim da Infância: Lição 04 Promessas Devem ser Cumpridas 27 de Abril a 04 de Maio 2019 HISTÓRIA DA SEMANA Você já prometeu alguma coisa alguém e se esqueceu? A pessoa ficou muito triste quando isso aconteceu?

Leia mais

586 a.c. Jerusalém foi invadida pelos exércitos de Babilônia

586 a.c. Jerusalém foi invadida pelos exércitos de Babilônia Anésio Rodrigues A vida continua 586 a.c Jerusalém foi invadida pelos exércitos de Babilônia 586 a.c Jerusalém foi invadida pelos exércitos de Babilônia 586 a.c Jerusalém foi invadida pelos exércitos de

Leia mais

David: o novo rei ungido

David: o novo rei ungido David: o novo rei unido TEXTOS-BASE 1She 16.1-13; 17; 18.1-5 Talmid(á).................................. O escolhido de Elohim Quando Shaul foi rejeitado por Elohim para não ser mais o rei de Israel, YAHUVAH

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO ESDRAS. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO ESDRAS. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO ESDRAS Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

Texto Bíblico Básico: Marcos 5:24 a 34 Provérbios 13:4

Texto Bíblico Básico: Marcos 5:24 a 34 Provérbios 13:4 VENCENDO OBSTÁCULOS CONQUISTANDO VITÓRIAS Texto Bíblico Básico: Marcos 5:24 a 34 Provérbios 13:4 Texto Áureo: Palavra Introdutória Nesta lição, vamos estudar o episódio da mulher que, debilitada por uma

Leia mais

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus.

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. 1 A aula de hoje, junto com as duas primeiras, fecha um ciclo: Ciclo: a felicidade do homem, em Deus. 2 Aula 1: Felicidade como um objetivo

Leia mais

CONSEQUENCIAS DO MEDO

CONSEQUENCIAS DO MEDO MEDO!! EU TENHO E VOCE?! MEDO O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.

Leia mais

1 Os sacerdotes, o capitão. da guarda do templo e os saduceus vieram a Pedro e João, enquanto estes falavam ao povo.

1 Os sacerdotes, o capitão. da guarda do templo e os saduceus vieram a Pedro e João, enquanto estes falavam ao povo. ! 1 Os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus vieram a Pedro e João, enquanto estes falavam ao povo. 2 Eles estavam muito perturbados pelo fato de os apóstolos estarem ensinando o povo

Leia mais

JOVENS REJEITADOS, ACLAMADOS REIS POR DEUS

JOVENS REJEITADOS, ACLAMADOS REIS POR DEUS JOVENS REJEITADOS, ACLAMADOS REIS POR DEUS Profeta 1º Samuel Cap.16, Ver. 11 Profeta 1º Samuel Cap.17, Ver. 01 Profeta 1º Samuel Cap.17, Ver. 04 / Josué Cap. 11, Vers. 22-23 Profeta 1º Samuel Cap.17, Ver.

Leia mais

medo LUTAR OU FUGIR!!

medo LUTAR OU FUGIR!! MEDO MEDO O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Medo é uma

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (AMÓS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (AMÓS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (AMÓS) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Mensagem 21 Atos Fernando Leite

Mensagem 21 Atos Fernando Leite Mensagem 21 Atos 9.1-25 Fernando Leite 13 04 2008 1 Papel: Divino: Graça a. Estado de Paulo Enquanto isso, Saulo 1 ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas 2.1. Definição Histórica 2.2. Análise das Setenta Semanas (Daniel 9.24-27) 2.3. Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas Verificação

Leia mais

SALOMÃO. Filho de Davi com Bate-Seba O Herdeiro do trono, é ungido Rei por ordem de Davi

SALOMÃO. Filho de Davi com Bate-Seba O Herdeiro do trono, é ungido Rei por ordem de Davi SALOMÃO Filho de Davi com Bate-Seba O Herdeiro do trono, é ungido Rei por ordem de Davi Davi dá as últimas instruções E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Em nossa vida diária somos constantemente cercados por batalhas de todos os níveis e situações.

Em nossa vida diária somos constantemente cercados por batalhas de todos os níveis e situações. Efésios 6:10-12 10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Leia mais

Fev Sinal. Início Crise

Fev Sinal. Início Crise Fev 2015 Sinal Crise Início 2016 2015 Momento de avaliação 2015 Momento de avaliação Daquele homem muito religioso Daquele que muita gente gostava Daquele cuja vida era tudo virtual Do que fora na vida

Leia mais

Enfrentando as más notícias Ne 1.2-4

Enfrentando as más notícias Ne 1.2-4 Enfrentando as más notícias Ne 1.2-4 Introdução: Na semana anterior falamos deste judeu, Neemias, que estava em Susã, capital de inverno da pérsia em 446aC. Seu povo havia sido tirado da terra por juízo

Leia mais

Capitulo 6 Daniel na cova dos leões Dn 6:1 E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino;

Capitulo 6 Daniel na cova dos leões Dn 6:1 E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; 1 Capitulo 6 Daniel na cova dos leões Dn 6:1 E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; Dn 6:2 E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel

Leia mais

Jesus afirmou: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. João 10.10

Jesus afirmou: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. João 10.10 O que é? Jesus afirmou: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância João 10.10 Uma Crise de Realidade Me convenci de que muitas pessoas que crêem em Jesus não acreditam na realidade em Deus...

Leia mais

FIRMES E INABALÁVEIS. I Coríntios 15:58

FIRMES E INABALÁVEIS. I Coríntios 15:58 FIRMES E INABALÁVEIS I Coríntios 15:58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Como cristãos precisamos

Leia mais

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum A Palavra de Deus, que vamos escutar, aponta-nos o caminho para encontrarmos a felicidade da vida eterna. É no amor a Deus sobre todas as coisas

Leia mais

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão Sê tu uma bênção Gênesis 12:2 diz: Deus disse a Abraão: Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tú uma bênção. A pergunta aqui

Leia mais

Deus percebeu? A História de Acã - Josué 7

Deus percebeu? A História de Acã - Josué 7 Deus percebeu? Acã escondeu, Acã escondeu, o ouro, a prata e a capa. 2x Mas depois nada certo deu, porque Deus percebeu. Acã escondeu, Acã escondeu, o ouro, a prata e a capa. 2x c A História de Acã - Josué

Leia mais

Jr 36:7 Pode ser que caia a sua súplica diante do SENHOR, e se converta cada um do seu mau caminho;

Jr 36:7 Pode ser que caia a sua súplica diante do SENHOR, e se converta cada um do seu mau caminho; 1 Capitulo 36 O rolo de Jeremias é lido no templo o rei corta-oe lança-o no fogo Jr 36:1 Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do SENHOR a Jeremias,

Leia mais

Somente a fé. Somente Cristo GLÓRIA DO. Escrituras. Princípios Da Reforma Protestante

Somente a fé. Somente Cristo GLÓRIA DO. Escrituras. Princípios Da Reforma Protestante Somente a fé Somente TUDO PARA a graça A Somente Cristo GLÓRIA DO Somente SENHOR as Escrituras Princípios Da Reforma Protestante 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque

Leia mais

Elishá: um navi poderoso

Elishá: um navi poderoso Elishá: um navi poderoso TEXTOS-BASE 2Mel 2; 4; 5; 6 Talmid(á).................................. O sucessor de Eliyahu Quando Eliyahu estava terminando o seu trabalho como navi de Elohim, o Senhor mandou

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP 1 e 2 Samuel! DATA: Indefinida Abrangência: Do nascimento de Samuel ao fim do reinado de Davi (1.100 A.C. a

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais 15º Estudo 10/06/2016 O livro de Rute Homens Fundamentais O Pentateuco descreve a criação do mundo e o inicio da história humana, e em sua maior parte tem como foco Deus, como o criador e Aquele que lida

Leia mais

LIÇÃO 9 DECIDI SER FIEL A DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 DECIDI SER FIEL A DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 DECIDI SER FIEL A DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DANIEL UM SERVO FIEL AO SENHOR Daniel foi um homem que atravessou a gestão administrativa de vários reis e reinados estrangeiros

Leia mais

Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.

Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: "Ó

Leia mais

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS.

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS. PANORAMA 2018 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 É na HISTÓRIA DE DEUS que descobrimos o CARÁTER DE DEUS. Fevereiro Reparando Perdão: Decidir que

Leia mais

Isaías e o Deus glorioso

Isaías e o Deus glorioso Isaías e o Deus glorioso Série: Visões de Deus: Mensagem 13/16 Fernando Leite 30 Maio 2010 Introdução Um homem íntegro No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado,

Leia mais

Brasil: um sonho possível!?

Brasil: um sonho possível!? Brasil: um sonho possível!? Brasil: um sonho possível!? Entendendo os Limites Retomando a Jornada Fazendo Escolhas Certas Keeping walking Não desista da Caminhada O que podemos fazer? Entendendo os Limites

Leia mais

CHAVE Nº 3: ORAÇÃO AFLITA Tiago 5: "Elias era um homem com uma natureza como a nossa, e ele orou com fervor para que não chovesse, e por três

CHAVE Nº 3: ORAÇÃO AFLITA Tiago 5: Elias era um homem com uma natureza como a nossa, e ele orou com fervor para que não chovesse, e por três CHAVE Nº 3: ORAÇÃO AFLITA Tiago 5: 17-18 - "Elias era um homem com uma natureza como a nossa, e ele orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. Em seguida,

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e É impossível dizer quão longe alguém pode ir com o apoio e encorajamento de sua mãe A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo William Ross Wallace,

Leia mais

M.e.d.o.!!!! EU TENHO E VOCE?!

M.e.d.o.!!!! EU TENHO E VOCE?! M.e.d.o.!!!! EU TENHO E VOCE?! MEDO O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.

Leia mais

Introdução Pano de fundo histórico

Introdução Pano de fundo histórico Introdução Pano de fundo histórico Chama a atenção um judeu na corte persa 1500 km de Jerusalém Processo de degeneração espiritual no reino do norte (Israel) desde a morte de Salomão (930 a.c). Assírios

Leia mais

O BRASIL. e a crise ética

O BRASIL. e a crise ética O BRASIL e a crise ética O Brasil e a Crise Ética Setor Público Transparência Internacional 60º 80º 69º 72º 69º 76º 79º 96º 100º 2012 2013 2014 2015 2016 2017 O Brasil e a Crise Ética Mundo dos Negócios

Leia mais

Neemias para que teu povo te adore

Neemias para que teu povo te adore Neemias 1 UM HOMEM CHAMADO PARA TRANSFORMAR UMA HISTÓRIA Neemias 2 UM INTERCESSOR SE TRANSFORMA EM RESPOSTA DE DEUS Estudos de 04 e 11.06.2017 slide 1 QUEM PODE E DEVE FAZER A OBRA DO SENHOR? Neemias 3

Leia mais

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade Carlos Drummond de Andrade Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Carlos

Leia mais

Um caminho que leva para longe de Deus.

Um caminho que leva para longe de Deus. Um caminho que leva para longe de Deus. REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS Sair de Jerusalém para Emaus significa abandonar o Caminho. REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS Quais

Leia mais

O CONTEXTO. Esdras 7.1-5

O CONTEXTO. Esdras 7.1-5 Esdras 7.1-10 Esdras 7.1-10 Depois dessas coisas, durante o reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, vivia um homem chamado Esdras. Era filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias, filho de Salum,

Leia mais

pecados capitais Jeroen Bosch

pecados capitais Jeroen Bosch Jeroen Bosch "Procura desordenada do prazer no beber e no comer OsGuinness "Glutonaria é comer ou beber desordenadamente." Peter Kreeft Tipos de glutonaria - Jeroen Bosch - Excessiva Suntuosa Delicada

Leia mais

(1) A arca no deserto e sua trajetória: Erros a evitar: Como Moisés, convidar um homem para guiar o povo no deserto. Tipifica a carne tentando

(1) A arca no deserto e sua trajetória: Erros a evitar: Como Moisés, convidar um homem para guiar o povo no deserto. Tipifica a carne tentando (1) A arca no deserto e sua trajetória: Erros a evitar: Como Moisés, convidar um homem para guiar o povo no deserto. Tipifica a carne tentando intervir na direção do Espírito Santo, que, ali era, simbolizado

Leia mais

Moisés. Êxodo 20:1-5

Moisés. Êxodo 20:1-5 Moisés Êxodo 20:1-5 E Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Moisés Moisés Josué Êxodo 20:1-5

Leia mais