TÉCNICO. Informativo 200HO HO6149

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÉCNICO. Informativo 200HO HO6149"

Transcrição

1 Informativo TÉCNICO Junho PARTE I Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras NOVIDADES SEMEX A bateria de touros Semex de leite está cada vez mais completa. Creio que é hora de olharmos com mais detalhes alguns dos principais destaques após as provas de abril Um grupo excepcional de touros que alternam altos TPIs, com riqueza de linhagem materna, vários novos Immunity+, Repromax e Sexxed. Alguns extremos em leite, outros em tipo e vários que combinam ambos. Vamos a eles. 200HO3730 TOUROS PROVADOS POR FILHAS MANCHILD (JEEVES x BOLTON x SHOTTLE x DURHAM) Com 2068 de TPI, este é um dos primeiros filhos de Jeeves, provado. Sua especialidade é certamente os valores de saúde. Manchild, tem 132 filhas testadas e vem com valores positivos para teores de gordura e proteína, além de + 5,4 para Vida Produtiva, + 2,2 para Prenhez das filhas, 2,87 para Células Somáticas. Com + 1,97 para Tipo e + 2,05 para Sistema Mamário, é um dos mais bem equilibrados touros provados de hoje. Manchild é uma grande opção para os modernos rebanhos comerciais. 200HO6149 BOND ALEXANDER x OFFROAD x O MAN x BW MARSHALL Este filho de Alexander é outra opção de touro alto em teor de sólidos com mais de 80 lbs de volume de gordura! Um pedigree diferente, com uma linhagem materna inigualável! Sua avó materna é a excepcional De-Su Oman 6121, mãe de touros como Burnish, Bowman, Observer, Jockey, Authority, Osmond e vários outros. Bond vem com + 2,16 para tipo e 7.7% para facilidade de parto. Vacas medianas, com ótimos úberes e aprumos funcionais o tornam uma opção bem interessante para o mercado atual.

2 200HO6123 BLUFF SOCRATES x OUTSIDE x RUFDOLPH x BELLWOOD 200HO6161 GRANDPRIZE PLANET x SHOTTLE x GARTER x MANFRED 200HO6228 MURDUCK BALTIMOR x GOLDWYN x STORMATIC x LEE Bluff vem com 146 filhas testadas e 93% de confiabilidade. Um pedigree distinto e uma prova de extreme equilíbrio. Acima de 1000 lbs em leite, com para tipo e para composto de úbere, com para composto de pernas e pés. Suas provas de saúde justificam o fato de ser um touro HealthSmart. Ele vem com + 5,4 para vida produtiva, 2,75 para células somáticas, + 1,0 para prenhes das filhas e 8.0% para parto. As filhas são vacas equilibradas, com excepcionais úberes (destaque para a tremenda altura e largura de posterior de úbere), aprumos muito corretos e mostram muita capacidade de produção. Bluff é uma opção segura de fonte de produção e tipo funcional. Mais um touro Immunity+ provado em nossa bateria. Este filho de Planet vem com altas provas de produção, tipo e saúde. Acima de 1300 lbs de leite, com para tipo, para composto de úbere e ótimos valores para saúde, com + 4,7 para vida produtiva, + 1,0 para prenhez das filhas, 2,86 para células somáticas e 6.9% para parto. As filhas são vacas de estatura mediana, com muita força leiteira, excepcionais garupas, aprumos funcionais, úberes altos e largos no posterior, com excelente firmeza de anterior, muita força de ligamento e bem aderidos ao corpo. Vacas de extrema funcionalidade. Bluff é um touro Immunity+ e Repromax que pode ser usado em novilhas e vem com valores muito atraentes de produção, tipo e saúde. Este primeiro filho de Baltimor vem com 7 gerações de mães MB ou EX. Baltimor trabalhou muito bem nos rebanhos onde foi usado no Brasil e está deixando vacas de grande capacidade e muito corretas funcionais. O acasalamento com Goldwyn funciona muito bem e Murduck é mais uma prova disso. Este touro é muito completo, vindo com mais de 1300 lbs de leite em mais de 100 filhas testadas. Com 92 lbs de gordura e proteína combinados, ele pode ser usado como especialista em produção. Sua prova de tipo mostra , com para composto de úbere. Destaque para sua capacidade de transmitir extrema altura e largura de posterior, com muita firmeza de úbere anterior, ótima definição e força de ligamento e úberes rasos, mas com capacidade para altas produções. Tetos corretamente centrados e de tamanho ideal. Este touro Repromax tem muito a oferecer e pode ser usado em novilhas.

3 TOUROS PROVADOS POR GENOMA DESTAQUES NOS EUA (TPI) A avaliação de machos e fêmeas por genoma vem ganhando cada vez mais força em todo mundo. Como era de se esperar, a rapidez com que surgem novos touros é muito grande. A Semex é líder no processo de genoma e nosso programa Genomax fornece o que há de melhor neste mundo. Confiram as novidades acrescentadas a nossa bateria após as provas de abril Estão ordenados por TPI e apresentam variados pedigrees, grande variedade de provas, atendendo aos mais diversos mercados e filosofias, mas, acima de tudo, selecionados entre os melhores para ser ofertado ao mercado. Partindo de uma base de mais de 4800 touros jovens genotipados por ano, este é o seleto grupo que chega comercialmente para o produtor. 1 de ,800+ Fêmeas Elite dos O MELHOR MELHORES Touros genoma mais alto designado Genomax 300 touros entram na central Touros jovens genotipados Seleciona as fêmeas de genoma mais alto 200HO3950 BOMBERO NUMERO UNO x SUPER x BAXTER x GARRISON TPI = Bombero é daqueles touros que chegam criando grande demanda em função do que podem oferecer. Um dos mais populares touros da atualidade, este filho de Numero Uno é um grande especialista em produção, com excepcional tipo funcional e excelentes valores de saúde. Um touro completo. Seus números de abril são realmente impressionantes. Na área de produção, temos lbs de leite, com incríveis 93 lbs de gordura (+0,08% gordura)!! Somando gordura e proteína, este touro oferecer 151 lbs de volume de sólidos combinados!! Mas não é só isso. Bombero vem com + 6,8 de Vida Produtiva, 2,54 de Células Somáticas e 7.8% de facilidade de parto. Um verdadeiro HealthSmart! Mas tem mais... sua prova de tipo funcional é de , com para composto de úbere e para composto de aprumos. Com 4 gerações de mães MB ou EX, temos a solidez por trás destes números.

4 200HO10024 PURE Genética Resistentes a Doenças MOGUL x MAN-O-MAN x BAXTER x GOLDWYN TPI = HO6540 PRESIDENT Genética Resistentes a Doenças Este filho de Mogul vem da linhagem Laurie Sheik e mostra uma solidez de pedigree impressionante. São 8 gerações de mães MB ou EX! Quando falamos em um touro completo, este pode ser considerado como exemplo! Alto TPI, lbs de leite, positive em teores de gordura e proteína, 161 lbs de gordura e proteína combinados, 849$ de mérito líquido, + 5,3 de vida produtiva, 5.9% de facilidade de parto, de tipo funcional, de composto de úbere, de composto de pernas e pés, é Immunity+ de uma das mais impressionantes linhagens de vacas da raça e vem com sêmen sexado - Sexxed! Obviamente que Pure já está NUMERO UNO x MILLION x JET STREAM x DIE HARD TPI = President vem de 5 gerações de mães MB ou EX, sendo todas de criação da L-L-M Dairy. Uma família materna que ganha cada vez mais força no cenário genético. President é mais um de nossos touros Immunity+ acima de 2500 em TPI. Com $857 de mérito líquido, ele é um dos touros em grande demanda nos principais rebanhos comerciais ao redor do mundo. Alto em leite e sólidos, sendo positivo em teores de gordura e proteína, President é um grande especialista em saúde. Com de vida produtiva, de prenhes das filhas, 2.70 de células somáticas, 7.4% de facilidade de parto e 4.2% de facilidade de parto nas filhas, ele vem com uma das melhores combinações das características de saúde entre os atuais touros do mercado. Seus números de tipo funcional incluem para tipo, com de composto de úbere e de composto de aprumos. Mais um touro muito completo, com sólida linhagem materna e o bônus de ser Immunity+. 200HO10079 BRIGHAM NUMERO UNO x DORCY x MAC x SHOTTLE TPI = Este filho de Numero Uno vem da excepcional linhagem Barbie da Regancrest. Como todos sabem, são várias gerações de vacas EX nesta família, com muita produção, longevidade e qualidade de úbere. Brigham segue este padrão. Alto em sólidos, extremamente forte nas características de saúde e excepcional para as características de tipo funcional. Não é a toa que ele é um touro HealthSmart, com + 6,8 para vida produtiva, + 3,0 para prenhez das filhas, 2,66 para células somáticas, 7,7% para facilidade de parto e 4,9% para parto das filhas. Com para tipo funcional, para composto de úbere e para composto de pernas e pés, Brigham tem muito a oferecer para um mercado ávido por saúde, produção e funcionalidade. A solidez de sua linhagem materna, aliada aos seus excelentes valores o diferencia em muito no mercado atual. O reprodutor tem sêmen chegando em julho 2014.

5 200HO10075 WICKHAM MOGUL x SNOWMAN x PLANET x SHOTTLE TPI = Wickham chega com as credenciais de alto TPI, excepcional produção, excelente saúde e forte tipo funcional. Mais um pedigree de muita solidez, sendo um filho de Mogul na excelente linhagem materna da Lead Mae, passando por Crockett-Acres Elita, Wabash-Way Evett dentro de um pedigree recheado de excepcionais vacas mães de inúmeros touros provados e com avaliação por genoma. São nada menos que 13 gerações de vacas MB ou Ex neste pedigree! Com 2016 lbs de leite e teores positivos de gordura e proteína, Wickham é um verdadeiro especialista em produção! Seus valores de saúde incluem + 4,2 de vida produtiva, 2,67 de células somáticas e 6,4% de facilidade de parto. Analisando seus números de tipo funcional, temos para tipo, com para composto de úbere e para composto de pernas e pés. Este é um touro que verdadeiramente agrega forte genética através de seu pedigree, excelentes valores de produção e saúde e muita funcionalidade em seu perfil de tipo. 200HO10000 LINEMAN Genética Resistentes a Doenças MOGUL x MAN-O-MAN x GOLDWYN x TITANIC TPI = Lineman é um filho de Mogul na linhagem Laurie Shiek, tendo como avó materna uma irmã inteira do consagrado Lavanguard! Mais um touro Immunity+ da excepcional linhagem da Fazenda Comestar. Alto TPI, alto NM$ ($826), teor de gordura de + 0,10%, teor de proteína de + 0,06%, aliado a + 5,5 de vida produtiva, + 1,1 de prenhes das filhas, 6,7% de facilidade de parto, 2,51 de células somáticas, tornam Lineman um legítimo HealthSmart e com grande agregação de valor em produção. Quando analisamos sua prova de tipo funcional, podemos ter a certeza de quão completo é este touro. Com de tipo, de composto de úbere e de composto de aprumos, Lineman é, certamente, um toro diferenciado. Seus valores lineares de inserção de úbere anterior, altura e largura de posterior o colocam em um patamar acima dos demais. Pedigree, produção, saúde, tipo funcional e Immunity+. Que grande combinação em um só pacote genético!

6 200HO3967 SPEAKER MOGUL x MAN-O-MAN x GOLDWYN x TITANIC TPI = Este filho de Mogul vem da linhagem materna da grande Gillette Blitz 2nd Wind. Como todos sabemos, esta linhagem vem sendo uma das mais impactantes no Canadá. Inúmeros touros provados vieram desta excepcional família materna e podemos esperar muita qualidade da genética que vem daí. Mas atrás, nesta família encontramos a inigualável Braedale Gypsy Grand. São 5 gerações de mães MB ou EX. Speaker é um especialista em volume de leite, com lbs em sua prova de abril Seus valores para as características de saúde são muito fortes, com nada menos que + 6,2 para vida produtiva, + 1,0 ara prenhez das filhas, 2,73 para células somáticas e 7.1% para facilidade de parto. Com para tipo, para úbere e para aprumos, Speaker pode agregar excelência em pedigree, com altas produções em um pacote muito funcional. Sêmen sexado e convencional a partir de julho HO10010 BRYANT MOGUL x SUPER x SHOTTLE x FORBIDDEN TPI = Bryant vem de 7 gerações de mães MB ou EX em uma linhagem materna desenvolvida pela Locker-Lane Holsteins. Com sêmen sexado chegando em julho, Bryant será um dos mais equilibrados e destacados touros com sexado no mercado. Sua prova de lbs de leite, com + 0,08% de gordura e + 0,03% de proteína o colocam muito bem para aqueles que buscam aumentar produção. Com 135 lbs de gordura e proteína combinados, ele é um especialista em produção. Um legítimo HealthSmart, ele vem com + 4,1 para vida produtiva, 2,70 para células somáticas e 6,8% para facilidade de parto. Seu perfil de transmissão linear espelha o equilíbrio e excelência que este touro pode agregar. Com para tipo, para composto de úbere e para composto de pernas e pés, Bryant é realmente um touro muito completo. Seu linear beira a perfeição em todas as características e podemos esperar muito deste pedigree. Sêmen sexado chegando em julho 2014 no Brasil.

7 200HO6589 FIX MOGUL x OBSERVER x SHOTTLE x ALLEN TPI = Não é sempre que conseguimos uma combinação tão feliz de imensa solidez de pedigree com excelentes números de provas. Fix é, certamente, uma destas felizes combinações. A mãe de Fix é uma vaca MB-86 no primeiro parto. Depois temos 8 vacas classificadas EX na sequencia! Isso mesmo...oito vacas EX! Confira MB-86 Observer x EX-90 Shottle x EX-91 Allen x EX-90 Durham x EX-93 Charles x EX-94 Blackstar x Ex-92 Valiant x EX-91 Matt Carlo x EX-91 Atlas! Este sólido pedigree vem acompanhado de alto TPI, com ótimos valores de sólidos, alto NM$ ($824), com excepcionais valores nas características de saúde, sendo + 7,4 (!!) para vida produtiva, + 1,8 para prenhes das filhas, 2,49 (!!) para células somáticas, 6.5% para facilidade de parto e 5.9% para parto nas filhas. O legítimo HealthSmart! Quando analisamos seu perfil linear de transmissão (conforme avaliação de genoma), temos extremo equilíbrio, com para tipo funcional, para composto de úbere e 2.69 para composto de aprumos. Vacas medianas, com excelente força leiteira, ótimos aprumos e excepcionais úberes é o que podemos esperar nas filhas de Fix. Sêmen sexado disponível em agosto. 200HO2937 TRIBUNE EPIC x SUPER x BAXTER x SHOTTLE TPI = Tribune tem um pedigree único, com duplo Superstition e Baxter nas linhas alta e baixa. Vindo da linhagem da extraordinária Lila Z, ele tem 06 gerações de mães MB ou EX. Tribune é um grande especialista em produção e saúde. Com lbs de leite e 90 lbs de gordura e proteína combinadas, Tribune vem com valores que o colocam em destaque também para as características de saúde. Vida produtiva de + 7,3(!!), prenhez das filhas de + 1,7, células somáticas = 2,66, com 7.7% de facilidade de parto e 5.0% de facilidade de parto nas filhas. Sua excelente prova de sistema mamário e aprumos o tornam um touro muito completo. Com para tipo funcional, para composto de úbere e para composto de pernas e pés, Tribune é uma grande opção dentre os Genomax. Sêmen convencional agora em junho..

8 200HO3948 REALDEAL NUMERO UNO x EXPLODE x COLBY x BOLIVER TPI = Sêmen convencional e sexado em junho. Com este pedigree não é de se estranhar que Unite seja um touro HealthSmart. A combinação destes touros em seu pedigree expressa gerações que ajudaram a mudar a raça voltando a saúde! E esta é exatamente a especialidade de Unite. Suas provas de saúde o colocam em um patamar acima dos demais. Com + 8,2 para Vida Produtiva, + 2, 1 para Prenhes das Filhas, 2,62 para Células Somáticas, 5.3% para Facilidade de Parto e 3.8% para Facilidade de paryo das Filhas, Unite é o Rei da Saúde!! Positivo para teores de gordura e proteína, extremamente equilibrado nas características de tipo funcional, com perfil de produzir vacas medianas, com ótimos úberes e aprumos, Unite é o sonho do produtor comercial moderno. 200HO3934 TEACHER GILBY x COLBY x FBI x BOLIVER TPI = Um legítimo pedigree diferente! Um touro preto fechado com lbs de leite na sua prova! Alto em TPI, Tipo e Saúde! Me parece a receita do sucesso! Pois este é Teacher! Um filho de Gilby (Garrett x Shottle) em uma mãe Colby (Outside x Rudolph), seguido de FBI e Boliver. Um touro com prova de lbs de leite (!!) e 141 lbs de gordura e proteína combinados é, sem dúvida, um grande especialista em produção! Mas tem mais! Este touro é HealthSmart, pode ser usado em novilhas e tem de tipo funcional! Com + 2,36 de composto de úbere e 2.54 de composto de pernas e pés. A mãe de Teacher pariu com 1 ano e 10 meses e produziu na primeira lactação nada menos que kg de leite! Um especialista em produção, HealthSmart, alto em TPI, alto em Tipo e para novilhas. Sêmen disponível.

9 200HO3987 PROVIDENCE MERIDIAN x JEEVES x GOLDWYN x RUDOLPH TPI = Providence é mais um HealthSmart que exemplifica a palavra equilíbrio! Produção, saúde, tipo e pedigree. Um pacote genético que traz muita solidez no que oferece. Um touro com 1302 lbs de leite, 88 lbs de gordura e proteína combinadas, + 5,1 para vida produtiva, + 1,8 para prenhes das filhas, 2,76 para células somáticas e 7.4% de facilidade de parto, com 5.2% para parto nas filhas. Quando somamos este perfil com para tipo funcional, para composto de úbere (com grande destaque para inserção anterior a ; para altura de posterior e para profundidade de úbere) e para composto de pernas e pés, temos um touro extremamente competitivo em todas áreas! Nem sempre encontramos em um só pedigree uma sequencia de touros que inclui Goldwyn x Rudolph x Formation x Blackstar x Chief Mark. Providence terá sêmen convencional disponível em agosto. 200HO3858 UNITE SHAMROCK x O MAN x MTOTO x RUDOLPH TPI = Sêmen convencional e sexado em junho. Com este pedigree não é de se estranhar que Unite seja um touro HealthSmart. A combinação destes touros em seu pedigree expressa gerações que ajudaram a mudar a raça voltando a saúde! E esta é exatamente a especialidade de Unite. Suas provas de saúde o colocam em um patamar acima dos demais. Com + 8,2 para Vida Produtiva, + 2, 1 para Prenhes das Filhas, 2,62 para Células Somáticas, 5.3% para Facilidade de Parto e 3.8% para Facilidade de paryo das Filhas, Unite é o Rei da Saúde!! Positivo para teores de gordura e proteína, extremamente equilibrado nas características de tipo funcional, com perfil de produzir vacas medianas, com ótimos úberes e aprumos, Unite é o sonho do produtor comercial moderno. Na próxima edição do Informativo Técnico de junho 2014, abordaremos os seguintes novos touros Genomax com provas canadenses: 200HO6592 ENVIOUS 200HO3892 BUILDER 200HO2825 ESCALADE 200HO3883 ANCHOR 200HO2714 CELEBRATE 200HO6385 KICKBALL 200HO2989 ASCEND 200HO2934 DECIPHER 200HO2704 LERO 200HO3873 AOST 200HO2869 ELDORADO 200HO3794 POLICE 200HO2990 AVALANCHE 200HO10043 EMPHASIS 200HO6602 SILVA 200HO3879 SPENCER 200HO3685 ATTRACT-RED 777HO3855 SAVIOR Rua Guilherme Scharf, 2520 Blumenau SC Tel.:

TÉCNICO. As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento de INFORMATIVO TOUROS PROVADOS POR FILHAS

TÉCNICO. As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento de INFORMATIVO TOUROS PROVADOS POR FILHAS INFORMATIVO TÉCNICO AGOSTO 2014 Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras PROVAS AGOSTO 2014 As provas de agosto 2014 saíram e mais uma vez a Semex confirma seu compromisso com o fornecimento

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I

INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I INFORMATIVO TÉCNICO DEZEMBRO 2012 PARTE I O Informativo Técnico deste mês será dividido em duas partes. A primeira é dedicada às novidades das provas de Dezembro 2012. A segunda parte será dedicada ao

Leia mais

TÉCNICO. As novas provas de agosto mais uma vez foram

TÉCNICO. As novas provas de agosto mais uma vez foram INFORMATIVO TÉCNICO PROVAS DE AGOSTO 2013 Dr. Claudio Aragon Diretor Técnico das Raças Leiteiras As novas provas de agosto mais uma vez foram muito positivas para a Semex. Marcamos de teste de touros.

Leia mais

PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS

PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS PROVAS ABRIL 2012 HOLANDÊS As novas provas de abril foram publicadas no dia 03. Lembrando que são nestas provas os ajustes da base genética, onde o Canadá atualiza os dados de sua população. Mais uma vez

Leia mais

Atualização Sumário Agosto Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu

Atualização Sumário Agosto Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu Atualização Sumário Agosto 2015. Marcello Mamedes dos Santos Gerente Produto Leite Europeu Na última semana, dia 11 de agosto, tivemos a divulgação das PROVAS E SUMÁRIO AMERICANO. Voltando a falar das

Leia mais

Entendendo os Resultados

Entendendo os Resultados Entendendo os Resultados Clarifide são marcadores de DNA que predizem o potencial genético de cada animal. Clarifide Dairy é um painel de 6.000 marcadores (6K) para 30 características de produção, saúde

Leia mais

RELATÓRIO DE VISITAS CANADÁ / EUA 2013

RELATÓRIO DE VISITAS CANADÁ / EUA 2013 RELATÓRIO DE VISITAS CANADÁ / EUA 2013 Como é feito todo ano, estivemos no Canadá neste mês de março inspecionando filhas de vários de nossos touros. Neste ano, a viagem contou com as presenças de Luis

Leia mais

FROSTY KNOWLEDGE. BW Marshall x Sand x Aerostar. Freelance x James x Storm. HOLANDÊS Abril McClellands Frosty 5193

FROSTY KNOWLEDGE. BW Marshall x Sand x Aerostar. Freelance x James x Storm. HOLANDÊS Abril McClellands Frosty 5193 HOLANDÊS Abril 2012 Reg. Nacional: ax-117768 0200HO1584 FROSTY Diamond-Oak Frosty-ET EX-90-CAN SP BW Marshall x Sand x Aerostar McClellands Frosty 5193 Reg. Nacional: ax-130610 0200HO5340 KNOWLEDGE Sicy

Leia mais

Catálogo Jersey 2015

Catálogo Jersey 2015 Catálogo Jersey 2015 Jersey Amigos! Todos os dias somos surpreendidos com mudanças, e sempre devemos estar dispostos a encarar e nos adaptar a elas, fazendo disso oportunidades que poderão nos guiar na

Leia mais

Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro?

Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro? Como buscar a Vaca Ideal baseando-se em um índice na prova de um touro? www.crigenetica.com.br A evolução de uma raça e todo seu melhoramento genético se orienta pela descoberta de novos índices e critérios

Leia mais

AGOSTO 2010 CATÁLOGO HOLANDÊS. Destaque JERSEY * Surefire *Red Baron *Shurbondy

AGOSTO 2010 CATÁLOGO HOLANDÊS. Destaque JERSEY * Surefire *Red Baron *Shurbondy CADA DO SE CONT A AGOSTO 2010 Destaque JERSEY * Surefire *Red Baron *Shurbondy A Semex está focada em fornecer programas reais que auxiliem o produtor a aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho. Sabemos

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO FEVEREIRO 2013 PARTE II

INFORMATIVO TÉCNICO FEVEREIRO 2013 PARTE II INFORMATIVO TÉCNICO FEVEREIRO 2013 PARTE II Imagine poder selecionar geneticamente para vacas mais resistentes a doenças. Imagine que, geração após geração, você poderá ir formando um rebanho que apresenta

Leia mais

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros

Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Interpretação dos Sumários de Avaliação de Touros Sumários de avaliação de touros Termos técnicos mais frequentes Características avaliadas Interpretação

Leia mais

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s)

Seleção. Teste da progênie e seleção de sêmen. Resposta à seleção. Intensidade de seleção. Diferencial de seleção (s) Diferencial de seleção (s) Seleção e seleção de sêmen Escolha dos pais da futura geração. É um processo sistemático de mudança genética. A seleção tende a mudar a frequência gênica em uma maneira desejada tanto em direção quanto

Leia mais

EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA

EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA EFICIÊNCIA E LONGEVIDADE EM VACAS DE ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA Marcos Neves Pereira Professor Titular Universidade Federal de Lavras Departamento de Zootecnia 1) Eficiência 2) Longevidade 3) Novo TPI Potencial

Leia mais

"A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros",

A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros, "A escolha do touro como ferramenta para lucratividade em rebanhos leiteiros", Evandro Della Croce, Zootecnista, Equipe ReHAgro. O planejamento de acasalamentos determina o sucesso de qualquer programa

Leia mais

Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite. Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand

Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite. Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand Jersey da Nova Zelândia Eficiência na conversão de pastagem em leite Ross Riddell - Roscliff Jersey, Presidente da Jersey New Zealand Nova Zelândia 4,4 milhões de pessoas; Um longo caminho entre a produção

Leia mais

TOUROS 2013 DPA NESTLE

TOUROS 2013 DPA NESTLE S 2013 DPA NESTLE HOLANDÊS 29HO14925 BEAU 29HO10124 BOLIVER MAN-O-MAN x GOLDWYN x DURHAM x JUROR AMEL x MATHIE x LEADMAN x ROYALTY Tipo + 2,85 Comp. Úbere + 2,39 Comp. Pernas&Pés + 2,77 Tipo + 1,22 Comp.

Leia mais

LINHA DIRETA LEITE. Volume 2 Número 3 Março 2010

LINHA DIRETA LEITE. Volume 2 Número 3 Março 2010 LINHA DIRETA LEITE Volume 2 Número 3 Março 2010 Após mais uma rodada de provas em janeiro 2010, partimos para ver filhas dos novos touros, além de alguns que já comercializamos. Extremamente proveitosa,

Leia mais

VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES VACAS DE ALTA PRODUÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES Marcos Neves Pereira Universidade Federal de Lavras Departamento de Zootecnia Maior potencial Eficiência Utilização energética Energia bruta Energia fecal

Leia mais

CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS

CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO? (16) 3362 3888 www.crigenetica.com.br É muito comum nos depararmos com produtores, técnicos e demais pessoas envolvidas na atividade leiteira fazendo a seguinte

Leia mais

PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA

PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA PROVAS DEZEMBRO 2014 EUA MUDANÇA DE BASE GENÉTICA O grande ajuste da base genética que ocorre nos EUA a cada 5 anos foi feito com a prova de Dezembro 2014. A referência da base foi atualizada para vacas

Leia mais

ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS. Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal

ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS. Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal ACASALAMENTO DE REBANHOS LEITEIROS Apresentadores: Ismael Cavazini Sofia Bonilla de Souza Leal Como selecionar animais Alta produção de leite com alta porcentagem de gordura, proteína e lactose Longa vida

Leia mais

O FUTURO DESTACADO COM GENOMICS DA ABS GLOBAL

O FUTURO DESTACADO COM GENOMICS DA ABS GLOBAL O FUTURO DESTACADO COM GENOMICS DA ABS GLOBAL MARCOS TECNOLÓGICOS DA ABS ABS em 1953 produziu o primeiro bezerro nos Estados Unidos a partir de sêmen congelado; ABS em 1988 foi a primeira empresa de I.A.

Leia mais

Melhoramento Genético na Coop. Santa Clara Santa Maria, 08 de setembro de 2015

Melhoramento Genético na Coop. Santa Clara Santa Maria, 08 de setembro de 2015 Melhoramento Genético na Coop. Santa Clara Santa Maria, 08 de setembro de 2015 Méd.-Vet. Vitor Hugo Martinez Pereira vitor.pereira@coopsantaclara.com.br Produção de Leite no Mundo 100 90 91 Dez Maiores

Leia mais

Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui. Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016

Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui. Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016 Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui Ano 3 Número 1260 Sexta, 13 de maio de 2016 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» 066 16 DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE» 067 16 CONDIÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS

INTRODUÇÃO IJOP= 10%PN + 20%PD + 30%PSOB + 25%PE + 5%AOL + 10%EGS INTRODUÇÃO A seleção do Nelore JOP conta com um criterioso e abrangente suporte técnico de avaliação genética, não só para o rebanho indiano puro, mas também para as progênies de touros indianos, selecionadas

Leia mais

LEITE

LEITE www.abspecplan.com.br LEITE O QUE É GMS? O GMS (Sistema de Manejo Genético) é um programa de gerenciamento genético para seu rebanho. É um Serviço Técnico gratuito a clientes ABS Pecplan que oferece recomendações

Leia mais

Embriões. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Embriões. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista Embriões Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE FACILIDADE, SEGURANÇA E RETOR- NO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para EMBRIÕES:

Leia mais

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2018

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2018 SUMÁRIO TOP 100 HOLANDÊS 01/2018 INTRODUÇÃO É do conhecimento de todos que a seleção genômica impulsionou a melhoria da genética da indústria leiteira ao longo dos últimos anos. Independentemente de você

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais. Teste de Progênie

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais. Teste de Progênie Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Teste de Progênie Discentes: Euzenei Vasconcelos Heloísa Caroline Pedroso Patrícia Luizão Barbosa Rafael de Souza Almodóvar

Leia mais

Importados. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Importados. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Importados Foto: Samir Baptista Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE, FACILIDADE, SEGURANÇA E RETORNO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para SEMEN - Considerando

Leia mais

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2017

SUMÁRIO TOP HOLANDÊS 01/2017 SUMÁRIO TOP 100 HOLANDÊS 01/2017 INTRODUÇÃO Assim como dito na introdução da edição anterior deste sumário, um Programa de Seleção é parte essencial para a melhoria do padrão genético dos animais, definido

Leia mais

Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda

Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros na Fazenda Fazenda FINI, Castro, Paraná. Hans Jan Groenwold, Produtor, Presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Agenda:

Leia mais

Hereford e Braford Brasileiros Raças Tipo Exportação

Hereford e Braford Brasileiros Raças Tipo Exportação ENTENDA O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GENÉTICA PAMPAPLUS DA SUA PROPRIEDADE Para adiantar a tomada de decisões da eleição ou descarte dos seus animais, já que a ferramenta informatizada só deverá ficar pronta

Leia mais

TOUROS LOTE GERAÇÃO Tatuagem Pai Mãe PN (Kg) Peso (kg) PE (cm) AOL EGS EGP

TOUROS LOTE GERAÇÃO Tatuagem Pai Mãe PN (Kg) Peso (kg) PE (cm) AOL EGS EGP 01 T088 TEH012 SP N304 35 712 38 103,5 3,7 5,4 Qualidades: Time de pista da Santa Prenda. Touro muito equilibrado em suas linhas. Linha superior bem firme se estendendo em uma garupa plana. Boa amplitude

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO MIGUEL. CATÁLOGO DE TOUROS 2013 Raça Holstein - Frísia

ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO MIGUEL. CATÁLOGO DE TOUROS 2013 Raça Holstein - Frísia CATÁLOGO DE TOUROS 2013 Raça Holstein - Frísia Sub-Centro de Inseminação Artificial Uma equipa ao seu serviço Da esquerda para a direita: (em cima) Dr. João Vidal João Pedro Carlos Ferreira Lina Rebelo

Leia mais

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO?

JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? JÁ IMAGINOU UMA SOLUÇÃO COM 100% DE MELHORAMENTO GENÉTICO PRONTA PARA ACELERAR O FUTURO DO SEU REBANHO? DESEMPENHO PRODU TIVI DADE A ABS está lançando um novo conceito no mercado de genética bovina: o

Leia mais

RECONQUISTA Crioulos e Angus

RECONQUISTA Crioulos e Angus edição especial RECONQUISTA Crioulos e Angus 30 de agosto de 2015 Domingo 21 horas Expointer 2015 Tatersal do Cavalo Crioulo APRESENTAÇÂO Parque de Exposições Assis Brasil Esteio/RS (51) 3332 4888 (53)

Leia mais

EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY UMA RAÇA DE LEITE, UM LEITE DE RAÇA.

EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY UMA RAÇA DE LEITE, UM LEITE DE RAÇA. 1 2 33 4 34º EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA JERSEY UMA RAÇA DE LEITE, UM LEITE DE RAÇA. De 20 a 24 de outubro 2015 Durante a AGROLEITE, em Castro/PR, na Cidade do Leite, no Parque da Castrolanda Trabalhos

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir. Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Texto Complementar 3b Como a genética pode alterar a composição do leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Observação: Artigo publicado no site MilkPoint em 05/05/2004 em Radares

Leia mais

A melhor genética em 2013

A melhor genética em 2013 A melhor genética em 2013 O serviço de Inseminação artificial (IA) da Associação de Agricultores da Ilha do Pico (A.A.I.P.) coloca novamente ao dispor dos seus associados e agricultores em geral as melhores

Leia mais

Pensou Braford Pensou Santa Prenda

Pensou Braford Pensou Santa Prenda Valores médios das Dep s das principais características geradas para a raça Médias DEPs Braford 38 Nº Anim/sexo 18.935 43.410 Característica Machos DP Fêmeas DP PN (kg) 0,03 ±0,47 0,00 ±0,39 PD (kg) -

Leia mais

DELANO CATÁLOGO HOLANDÊS

DELANO CATÁLOGO HOLANDÊS Apina DELANO CATÁLOGO HOLANDÊS 215 AMBAR BOS SHOTTLE AMBAR ET ES4116896523 - ESPM1536592-244HO711 Nasc.: 1/1/28 aaa 324156 2.83 Confiança: 97 % Filhas: 162 Rebanhos: 86 VIDA PRODUTIVA: 116 (Con. 7 %) VEL.

Leia mais

TOP HOLANDÊS 07/2018 SUMÁRIO

TOP HOLANDÊS 07/2018 SUMÁRIO SUMÁRIO TOP 100 HOLANDÊS 07/2018 INTRODUÇÃO O ano de 2019 marcará 10 anos da implementação das avaliações genômicas, nas provas de touros dos Estados Unidos e Canadá, e depois destes primeiros anos, o

Leia mais

CATÁLOGO LEITE EUROPEU. ABRAçOS QUE NUTREM CONFIANçA!

CATÁLOGO LEITE EUROPEU. ABRAçOS QUE NUTREM CONFIANçA! CATÁLOGO 2014 www.abspecplan.com.br LEITE EUROPEU ABRAçOS QUE NUTREM CONFIANçA! Índice HOLANDÊS Aftershock... 09 Altima... 24 Beacon... 17 Bolton II... 14 Buxton... 15 Cancun... 11 Chase... 24 Crival...

Leia mais

Diretório.

Diretório. S PORTUGAL 213-214 Diretório de Touros www.absglobal.com Líderes Aftershock 94HO1415 Ms Atlees Sht AFTERSHOCK-ET 65249839 1% NA VG-87 Born: 12/1/27 TV TY aaa 2 1 6 DMS 234 PARA UMA EFICIENTE SELEÇÃO DE

Leia mais

Nacional. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista

Nacional. 20 DEZEMBRO h30. Informações e cadastro +55 (43) Foto: Samir Baptista 20 DEZEMBRO 2016 20h30 Nacional Foto: Samir Baptista Informações e cadastro +55 (43) 3373-7077 EXCELENTE OPORTUNIDADE, FACILIDADE, SEGURANÇA E RETORNO GARANTIDO!!! Condições Comerciais para SEMEN - Considerando

Leia mais

SEMEX É SUCESSO NA 23ª EXPOMIG

SEMEX É SUCESSO NA 23ª EXPOMIG SEMEX É SUCESSO NA 23ª EXPOMIG A EXPOMIG é a exposição que reúne que existe de melhor no Gado Holandês em Minas Gerais, o Estado de maior produção de leite do Brasil. A edição de 2014, realizada em Barbacena,

Leia mais

EXPEDIENTE FERIADO DE CARNAVAL

EXPEDIENTE FERIADO DE CARNAVAL ADMINISTRAÇÃO, AGRÍCOLA & PECUÁRIA EXPEDIENTE CARNAVAL... ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2015... RELATÓRIO ANUAL 2014... PROGRAMAÇÃO DAS CULTURAS DE INVERNO 2015... NORMAS DA SAFRA DE VERÃO 2014/2015... RECEPÇÃO

Leia mais

TOUROS BRAFORD 2 ANOS

TOUROS BRAFORD 2 ANOS Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) PN Peso ao Nascer, PD Peso a Desmama, PS Peso ao Sobreano, TM Total Materno, Musc Musculatura, Umb Tamanho do

Leia mais

Uma decisão de gestão inteligente para expandir o número e qualidade de novilhas no seu rebanho. Padrão de Indústria

Uma decisão de gestão inteligente para expandir o número e qualidade de novilhas no seu rebanho. Padrão de Indústria SexxedTM Mais novilhas. Uma decisão de gestão inteligente para expandir o número e qualidade de novilhas no seu rebanho. Recomendado para Novilhas VIRGENS ou vacas de alta fertilidade apenas para 1ª OU

Leia mais

INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE Valores Genéticos Exclusivos da CRV. MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) I crvlagoa.com.

INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE Valores Genéticos Exclusivos da CRV. MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) I crvlagoa.com. INOVAÇÕES NAS PROVAS DE ABRIL DE 2018 Valores Genéticos Exclusivos da CRV MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA (16) 2105.2299 I crvlagoa.com.br PROVAS DE ABRIL 2018 Três Inovações Chaves: 1. Ajustes na órmula

Leia mais

Guia de Utilização Bovinfor

Guia de Utilização Bovinfor Guia de Utilização Bovinfor ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESTAÇÃO DE APOIO À BOVINIVULTURA LEITEIRA BOVINFOR O BOVINFOR é a Base de Dados Nacional para o armazenamento da informação produtiva, reprodutiva

Leia mais

Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho

Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Gado de Leite Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Aprenda a escolher o touro de raças leiteiras para inseminação artificial do seu rebanho

Leia mais

AMAZING ARBOR. GBM Amazing ET VG-CAN ST. Titanic x Durham x Charles. HOLANDÊS Abril 2012. Shottle x BW Marshall x Durham 0200HO2159 0200HO2272

AMAZING ARBOR. GBM Amazing ET VG-CAN ST. Titanic x Durham x Charles. HOLANDÊS Abril 2012. Shottle x BW Marshall x Durham 0200HO2159 0200HO2272 HOLANDÊS Abril 2012 Reg. Nacional: ax-133782 0200HO2159 AMAZING GBM Amazing ET VG-CAN ST Titanic x Durham x Charles Noordcreek Amazing Laura EX-90- CAN 0200HO2272 ARBOR Wabash-Way Arbor ET VG-CAN Shottle

Leia mais

AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO

AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO AGENTE DE INSEMINAÇÃO: UM TÉCNICO AO SERVIÇO DO MELHORAMENTO O desenvolvimento de qualquer actividade económica tem por base uma constante aposta na melhoria dos sistemas de produção e dos processos produtivos,

Leia mais

FARAÓ LUMIAR HARIM FIV ALTO ASTIVA HARIM FIV ALTO ASTIVA (SEXADO) LOTE 01 LOTE 02 LOTE 02A. Gir Leiteiro PO Proprietário: Lumiar Agropecuária

FARAÓ LUMIAR HARIM FIV ALTO ASTIVA HARIM FIV ALTO ASTIVA (SEXADO) LOTE 01 LOTE 02 LOTE 02A. Gir Leiteiro PO Proprietário: Lumiar Agropecuária FARAÓ LUMIAR Proprietário: Lumiar Agropecuária BENFEITOR CAL BARBANTE TE DE KUBERA EFALC NATA LAGEADO LOTE 01 JAGUAR TE DO GAVIÃO ALMA VIVA FZD LUMI CANASTRA TE KUBERA Touros A2A2. Primeiro filho de Alma

Leia mais

O EFEITO DE GRUPOS GENÉTICOS NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DOS BOVINOS LEITEIROS DA RAÇA HOLSTEIN

O EFEITO DE GRUPOS GENÉTICOS NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DOS BOVINOS LEITEIROS DA RAÇA HOLSTEIN Valor Gen.-Leite (kg) O EFEITO DE GRUPOS GENÉTICOS NA AVALIAÇÃO GENÉTICA DOS BOVINOS LEITEIROS DA RAÇA HOLSTEIN Por Júlio Carvalheira A avaliação genética do gado bovino leiteiro da raça Holstein nos últimos

Leia mais

ÍNDICE PARDO SUIÇO BUFFY 45 KADIWEU 57 AUSTIN 26 MERLIN 45 LAOWAI 56 BAHIA 20 ULLOA 45

ÍNDICE PARDO SUIÇO BUFFY 45 KADIWEU 57 AUSTIN 26 MERLIN 45 LAOWAI 56 BAHIA 20 ULLOA 45 1 ÍNDICE PRETO & BRANCO SANTURCE 34 PARDO SUIÇO GIR LEITEIRO AMERICA 8 SATURNO 35 BUFFY 45 KADIWEU 57 AUSTIN 26 SAXOFON 9 MERLIN 45 LAOWAI 56 BAHIA 20 SHOPPING 4 ULLOA 45 LEGADO 56 BALTIMORE 17 BARAK 33

Leia mais

PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS LEITEIRAS

PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS LEITEIRAS Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária PARÂMETROS GENÉTICOS PARA CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO DE APRUMOS E DISTÚRBIOS PODAIS DE VACAS

Leia mais

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012

Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Tatuagem: B 033 Braford - Macho - Data nasc.: 16/09/2012 Pai: SÃO MIGUEL- 38-9309 (TAURA) PE: 35.5 Mãe: 38-53719 Peso Atual: 545 Reprodutor com ótima caracterização racial, umbigo corrigido, pelagem escura.

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS MUDANÇAS NOS ÍNDICES ABRIL 2018

PERGUNTAS & RESPOSTAS MUDANÇAS NOS ÍNDICES ABRIL 2018 GES (Genetic Evaluation Sires) revisou e melhorou o sistema de estimativa de valor genético. Várias mudanças serão implementadas na execução do índice em abril de 208. Essa Perguntas e Respostas fornece

Leia mais

HOLANDES. Conformação Interbull Abril/2014. Produção e conformação Abril/2014. Saúde Abril/2014. Pedigree

HOLANDES. Conformação Interbull Abril/2014. Produção e conformação Abril/2014. Saúde Abril/2014. Pedigree das filhas Tx. de prenhes das filhas DPR 1 Introdução O Programa de Melhoramento Genético da Intercooperação das Cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal tem como objetivo nortear o produtor de leite a

Leia mais

REGRAS ESPECÍFICAS PARA O JULGAMENTO DA APTIDÃO LEITEIRA DA RAÇA GUZERÁ

REGRAS ESPECÍFICAS PARA O JULGAMENTO DA APTIDÃO LEITEIRA DA RAÇA GUZERÁ REGRAS ESPECÍFICAS PARA O JULGAMENTO DA APTIDÃO LEITEIRA DA RAÇA GUZERÁ Art.1º Os animais que disputarão a pista da aptidão leiteira também poderão disputar a pista tradicional, respeitado o limite de

Leia mais

MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA

MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA MANUAL CLASSIFICAÇÃO MORFOLOGICA Versão 2. Julho 2015 Uma ferramenta ao serviço do produtor e do Melhoramento A classificação morfológica, com recurso ao método da classificação linear, constituiu uma

Leia mais

SELEÇÃO GENÔMICA DE NOVILHAS LEITEIRAS PARA REPOSIÇÃO

SELEÇÃO GENÔMICA DE NOVILHAS LEITEIRAS PARA REPOSIÇÃO SELEÇÃO GENÔMICA DE NOVILHAS LEITEIRAS PARA REPOSIÇÃO COMO OBTER PROGRESSO GENÉTICO E MELHORES RESULTADOS FINANCEIROS Cleocy Fam de M. Júnior Assistente Técnico Genética - Zoetis cleocy.junior@zoetis.com

Leia mais

Página 1 de 13 Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui Ano 3 Número 657 Quarta, 5 de dezembro de 2012 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» RESULTADO CAMPANHA RETA DE CHEGADA

Leia mais

A Melhor Genetica Disponível na Italia

A Melhor Genetica Disponível na Italia BUFFALO ITALIANO MEDITERRANEO A Melhor Genetica Disponível na Italia Índice de Pedigree Tipo + + G & P % + Tipo EEC Código IT01bu CENTRO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL O Grande O-B-ONE da Izano IT019500215620

Leia mais

O PampaPlus é o Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizado com a tecnologia de

O PampaPlus é o Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizado com a tecnologia de O PampaPlus é o Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizado com a tecnologia de melhoramento animal mundialmente reconhecida da EMBRAPA. Através

Leia mais

Estratégia de seleção e produção de carne no Brasil

Estratégia de seleção e produção de carne no Brasil Estratégia de seleção e produção de carne no Brasil MODELO GENÉTICO PARA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE PARA O BRASIL Raça Pura... Angus no Sul e Nelore no Centro-Oeste e Norte Cruzamento Industrial... Cruzamento

Leia mais

MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE. Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP

MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE. Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP MELHORAMENTO DE BOVINOS DE LEITE Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV - UNESP O BOM MOMENTO DO LEITE MERCADO INTERNACIONAL US$ 3.000/ton Leite Pó ~ R$ 0,70/litro PRODUÇÃO

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS

MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS LEITEIROS INTRODUÇÃO Baixa produtividade leiteira no RS 10,6 l/vaca/dia; Pouco conhecimento sobre o melhoramento genético; Baixa adoção de tecnologias básicas de manejo,

Leia mais

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo )

RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) RAÇA HOLANDESA MODERNIZA E ATUALIZA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMAÇÃO DAS VACAS (Classificação para Tipo ) Por: Altair Antonio Valloto; Méd.Vet.; Superintendente da APCBRH Presidente do Conselho Deliberativo

Leia mais

POMPEU BORBA. 23 de SETEMBRO. SEXTA-FElRA 19 H. 35 Anos S l q cao 1º LEILÃO. Centro de Eventos Henrique Vieira de Melo João Pessoa - PB

POMPEU BORBA. 23 de SETEMBRO. SEXTA-FElRA 19 H. 35 Anos S l q cao 1º LEILÃO. Centro de Eventos Henrique Vieira de Melo João Pessoa - PB n 1º LEILÃO POMPEU BORBA 35 Anos S l q cao 23 de SETEMBRO SEXTA-FElRA 19 H Centro de Eventos Henrique Vieira de Melo João Pessoa - PB DURANTE A PARAÍBA AGRONEGÓCIOS Transmissão ao Vivo: www.agresteleiloes.com.br

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COM TOUROS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GIR LEITEIRO PRÉ-SELEÇÃO E TESTE DE PROGÊNIE

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COM TOUROS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GIR LEITEIRO PRÉ-SELEÇÃO E TESTE DE PROGÊNIE REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO COM TOUROS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORAMENTO DO GIR LEITEIRO PRÉ-SELEÇÃO E TESTE DE PROGÊNIE CAPÍTULO I REQUISITOS DO PROPRIETÁRIO Art.1º - O interessado em inscrever touro

Leia mais

OS 4 PILARES DA FIABILIDADE CANADIANA

OS 4 PILARES DA FIABILIDADE CANADIANA Usar uma genética com garantia é vital para garantir os resultados das nossas explorações OS 4 PILARES DA FIABILIDADE CANADIANA Artigo publicado em Planeta Semex, Espanha, 2007, com tradução e actualizações

Leia mais

EVENTO DIA INTERNACIONAL DA MULHER HAPPY HOUR

EVENTO DIA INTERNACIONAL DA MULHER HAPPY HOUR ADMINISTRAÇÃO, AGRÍCOLA & PECUÁRIA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2015... RELATÓRIO ANUAL 2014... EXPOFRÍSIA 2015 INSCRIÇÕES DE ANIMAIS... TROCA DE NOTA... PROGRAMA DAS CULTURAS DE INVERNO 2015... NORMAS DE

Leia mais

Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras. Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida

Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras. Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Aula 04 Conformação de Vacas Leiteiras Universidade Federal do Paraná Bovinocultura de Leite Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Vaca Holandesa True Type Ever-Green-View My 1326-ET EX-92 4-05 365 32.804 1267

Leia mais

Catálogo Leite Europeu.

Catálogo Leite Europeu. Catálogo 2015 Leite Europeu www.crigenetica.com.br Sergio Saud Diretor Executivo ssaud@crigenetica.com.br Equipe CRI compromisso com resultados incríveis. Bruno Scarpa Nilo Gerente de Produto Leite bscarpanilo@crigenetica.com.br

Leia mais

Avaliação genética. Os pais não transmitem o seu genótipo aos descendentes e sim uma amostra aleatória de genes.

Avaliação genética. Os pais não transmitem o seu genótipo aos descendentes e sim uma amostra aleatória de genes. Avaliação genética Eistem duas formas clássicas de se promover mudanças na constituição genética da população: seleção e sistemas de acasalamento. Seleção é a escolha de animais que serão pais da próima

Leia mais

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1

Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Melhoramento gené.co de bovinos leiteiros: estratégias para u.lização de vacas F1 Fabio Luiz Buranelo Toral Departamento de Zootecnia Pompéu MG, 20 de julho de 2016. Linha do tempo Prenhez aos 2 anos Prenhez

Leia mais

Palavras-chave: dairy cattle milk, genetic improvement, mammary system

Palavras-chave: dairy cattle milk, genetic improvement, mammary system TENDÊNCIA GENÉTICA DE TOUROS GIR LEITEIRO DE CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO PARA AS CARACTERISTICAS DE CONFORMAÇÃO DO SISTEMA MAMÁRIO Isadora de Ávila CAIXETA* 1, Nayara Ferreira GOMES 3, Laya Kannan S. ALVES

Leia mais

Catálogo 2014. leite europeu. A escolha certa para o futuro do seu negócio.

Catálogo 2014. leite europeu. A escolha certa para o futuro do seu negócio. Catálogo 2014 holandês JERSEY PARDO SUÎÇO GUERNSEY leite europeu A escolha certa para o futuro do seu negócio. Equipe CRI: juntos, construímos o futuro. Um trabalho de sucesso só é possível com uma equipe

Leia mais

Clique aqui para fazer o download da planilha atualizada

Clique aqui para fazer o download da planilha atualizada Caso não esteja visualizando este e mail, clique aqui Ano 3 Número 1313 Quinta, 6 de outubro de 2016 Clique aqui para fazer o download da newsletter em PDF» REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DE CONSULTORES

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS

MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA OVINOCULTURA MELHORAMENTO GENÉTICO E CRUZAMENTOS DE OVINOS André Gustavo Leão Dourados - MS, 09 de outubro de 2013

Leia mais

SHOPPING VIRTUAL GIROLANDO FAZENDA CACHOEIRA

SHOPPING VIRTUAL GIROLANDO FAZENDA CACHOEIRA SHOPPING VIRTUAL GIROLANDO FAZENDA CACHOEIRA início shopping: 25/11/2017 fim shopping: 15/12/2017 promotor(es): ALBERTO GUARALDO JUNIOR FAZENDA CACHOEIRA assessoria(s): BOI BEEF MILK BRASIL ASSESSORIA

Leia mais

EDITAL Nº 032/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 010/2015 AQUISIÇÃO DE SÊMEN BOVINO

EDITAL Nº 032/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 010/2015 AQUISIÇÃO DE SÊMEN BOVINO EDITAL Nº 032/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 010/2015 AQUISIÇÃO DE SÊMEN BOVINO O Prefeito Municipal de Vespasiano Corrêa/RS, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei Federal nº 8.666/93, de 21

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir Texto Complementar 1a Raça Holandesa: Pontos fortes e limitações de hoje, oportunidades no futuro Prof. Dr. Rodrigo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Observação: Artigo publicado no site MilkPoint

Leia mais

Ferramentas de Impacto no Melhoramento de Gado de Corte

Ferramentas de Impacto no Melhoramento de Gado de Corte Ferramentas de Impacto no Melhoramento de Gado de Corte Leonardo Souza Qualitas Consultoria Agropecuária BRAVO BEEF GOIÁS Médico Veterinário leo.nz@terra.com.br 62-3097-1030 62-3383-1170 62-9994-1165 Melhoramento

Leia mais

Artigo: Lucro pela eficiência

Artigo: Lucro pela eficiência Artigo: Lucro pela eficiência Na atual pecuária, há vantagens em criar animais que sejam adaptados, férteis, funcionalmente eficientes e hábeis conversores de alimentos. Com esta filosofia de trabalho

Leia mais

Suinocultura. Revisão. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Sistemas de produção; Modelos de produção;

Suinocultura. Revisão. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Sistemas de produção; Modelos de produção; Suinocultura Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia luciano.hauschild@unesp.br Jaboticabal, 2019 1 Revisão Sistemas de produção; Modelos de produção; Arranjo organizacional da CPA da carne suína.

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS

INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS AZ042 Bovinocultura de Leite Aula 14 INTERPRETAÇÃO DAS PROVAS DE REPRODUTORES LEITEIROS Prof. Rodrigo de Almeida Entendendo as Provas de Touros Canadenses Informações de Produção Provas de produção Baseado

Leia mais

Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal

Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal Inseminação Artificial Aplicada ao Melhoramento Genético Animal Equipe de pesquisadores MGA/ CNPGL: Maria Gabriela C.D. Peixoto Rui da Silva Verneque João Cláudio do Carmo Panetto Frank Ângelo Tomita Bruneli

Leia mais

LOTE 01 NAYARA TE NA (019) LOTE 02 NA 136

LOTE 01 NAYARA TE NA (019) LOTE 02 NA 136 REGISTRO: Z-5014 LOTE 01 NAYARA TE NA (019) GRAU DE SANGUE: 1/2. NASCIMENTO: 05/02/2005 ÚLTIMO PARTO: 18/07/2016 NOBRE TE DA CAL NAYARA TE NA (019) G3I NAYRA SULTAN STORM-TE MATRIZ BASTANTE LONGEVA E FERTIL

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá BUBALINOCULTURA. Vinícius Vieira - Acadêmico 5 ano

Universidade Estadual de Maringá BUBALINOCULTURA. Vinícius Vieira - Acadêmico 5 ano Universidade Estadual de Maringá BUBALINOCULTURA Vinícius Vieira - Acadêmico 5 ano O que é Bubalinocultura? Por que criar búfalos? Boa precocidade Fácil adaptação ao ambiente Docilidade dos animais Rusticidade

Leia mais

INFORMATIVO. CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta. Mais carne em menos tempo. Informativo Semestral do NeloreCEN Primeiro Semestre Edição nº05

INFORMATIVO. CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta. Mais carne em menos tempo. Informativo Semestral do NeloreCEN Primeiro Semestre Edição nº05 Informativo Semestral do Primeiro Semestre Edição nº05 CEN 6884 Adonis Rambo x Fajuta Informativo Semestral do Primeiro Semestre Edição nº05 Editorial Dia 28 de julho, nós, da, promoveremos um leilão inédito

Leia mais

MGA Modelo Genética CATÁLOGO DE TOUROS LEITE 2017

MGA Modelo Genética CATÁLOGO DE TOUROS LEITE 2017 MGA Modelo Genética CATÁLOGO DE TOUROS 2017 BOVINOCULTURA IRA NA COOPERVIL PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO AURORA Doodler Dam: Ronelee Iota Doodle-ET VG-86 Dam: Ronelee Iota Doodle-ET VG86 147HO02477

Leia mais

TITARA 554 Lote 01 Doadora comprovada do rebanho FBO. Mãe de: Santa Monica Fabuloso, FBO Ivete e FBO 1448 e FBO Clara, todos campeões nas pista mais p

TITARA 554 Lote 01 Doadora comprovada do rebanho FBO. Mãe de: Santa Monica Fabuloso, FBO Ivete e FBO 1448 e FBO Clara, todos campeões nas pista mais p TITARA 554 Lote 01 Doadora comprovada do rebanho FBO. Mãe de: Santa Monica Fabuloso, FBO Ivete e FBO 1448 e FBO Clara, todos campeões nas pista mais pesadas do Brasil. Segue prenha do Nereu!! Fêmea P.O.

Leia mais