Promovido por. Número de participantes. Data da realização. Evento. Objetivo do evento. Participantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Promovido por. Número de participantes. Data da realização. Evento. Objetivo do evento. Participantes"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão : RELATÓRIO DE ATIVIDADES Eventos realizados (congressos, seminários, ciclo de debates, exposição, espetáculo, evento esportivo, festival, workshop, encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião, circuito, semana, outros) Evento Recepção aos calouros do 1º semestre de 2014 Local: CPC 4ª Contabilizando Trote 4º Contabilizando Trote - Quintas Culturais Local: Praça do Estudante 1º SEMINÁRIO DO PIO Contabilizando Família Jogos Interfases Promovido por e Setor de Arte e Cultura Coordenação do e Diretório Acadêmico Participantes Acadêmicos da 1ª fase do curso Acadêmicos e professores de 1ª 9ª fase do curso seus familiares, e Data da realização Número de participantes 24/ /03 a 02/ / /03 a 04/ / / Objetivo do evento Recepcionar e apresentar os diferenciais do de aos calouros. Recepcionar os calouros em torno de atividades positivas, sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que marca sua entrada nesta fase importante de suas vidas. Promover o desenvolvimento na comunidade acadêmica da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas. O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Integrar os estudantes ingressantes com professores, coordenação e demais alunos do, além de apresentar a estrutura física da Universidade. Integração entre os alunos e professores do.

2 Imposto de Renda na Praça Reestruturação do Grupo de Pesquisa NECON Núcleo de Estudos Criação do Grupo de Pesquisa NEGEO Núcleo de Estudos Lançamento do livro Contabilidade de Gestão Posse da profª Milla Lúcia Ferreira Visita de membros da diretoria do CRC/SC 2º SEMINÁRIO DO PIO 5º Contabilizando Saúde PROPEX PROPEX Reitoria Professores e curso Professores e curso Professores e curso Professores e alunos do Autoridades da Reitoria Autoridades do CRC/SC e professores do Acadêmicos e professores de 1ª 9ª fase do curso Professores e 12/04 público 25/ / / / / a 18/ / Orientar os contribuintes do Imposto de Renda a elaborarem a declaração anual de forma a atender a legislação, visando o menor desembolso tributário possível. Desenvolver pesquisas na área de Sociais Aplicadas. Concentra sua atuação em quatro áreas: Ensino e Pesquisa em Sociais Aplicadas, Contabilidade Gerencial, Gestão do Conhecimento, Terceiro Setor e Responsabilidade Socioambiental. Tem como objetos de pesquisas as instituições privadas, públicas e não governamentais (terceiro setor). Procura investigar e contribuir para as seguintes temáticas: Controle e Evidenciação e Mensuração de Desempenho e de Valor. Lançamento do primeiro livro escrito exclusivamente por professores do da UNESC. Professora Ma. Milla Lúcia Ferreira assumiu o cargo de Coordenadora de Extensão da UNACSA (Unidade Acadêmica de Sociais Aplicadas). Apresentar o Centro de Práticas e relatar as atividades desenvolvidas pelos estudantes ao longo do curso. O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Caminhada que partiu do campus da UNESC e foi até ao distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, com o objetivo de proporcionar maior integração entre professores e alunos, fomentando a prática esportiva, além da importância de cuidar da saúde. Contabilizando Retrospectiva e Contabilizando Família Acadêmicos da 9ª fase do curso 15/07 50 Momento de integração entre formandos, familiares e coordenação.

3 11º Campeonato Intercursos de Futebol Suíço Unesc/DCE Unesc/DCE 15/07 14 O time do sagrou-se campeão do torneio. Recepção aos calouros do 2º semestre de 2014 Local: CPC Acadêmicos da 1ª fase do curso 04/ Recepcionar os calouros e apresentar os diferenciais do. Visita Feira Agroponte Acadêmicos da 4ª fase do curso 14/08 40 Averiguar e relatar as ações praticadas referente ao Meio Ambiente e Responsabilidade Social realizadas atualmente pelas empresas. 1º SEMINÁRIO DO PIO 5º Contabilizando Trote - Quintas Culturais Local: Praça do Estudante Contabilizando Família Local: P-19 e Aprofucri e Setor de Arte e Cultura Acadêmicos e professores de 1ª 9ª fase do curso seus familiares, e 01 a 05/ / / O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Promover o desenvolvimento na comunidade acadêmica da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas. Integrar os estudantes ingressantes com professores, coordenação e demais alunos do, além de apresentar a estrutura física da Universidade. Palestra: Contabilidade Aplicada ao Setor Público IFSC Profº Jonas Scremin Brolese 15/09 público Palestra sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público, no "Encontro de Contadores: Os desafios da Contabilidade na Gestão Pública", com o painel "Contabilidade Pública: Relevância, Novidades e Convergência". Neste evento o professor apresentou o histórico da convergência às normas internacionais de contabilidade, aplicadas ao setor público e tratou de assuntos relevantes, como os entendimentos sobre a ótica pública dos princípios contábeis. Explicou, também, cada NBC T SP 16, citando exemplos práticos de temáticas que serão aplicadas a partir do exercício de 2015 no estado de Santa Catarina.

4 Palestra: Planejamento Tributário para o profissional de odontologia Palestra: Orientação sobre Estágio Curricular Não Obrigatório. Núcleo de Empreendedorismo s de Odontologia e UNACSA Profº José Luiz Possolli e Douglas Hahn e acadêmicos de odontologia Profª Andréia Cittadin e que realizam estágio não obrigatório Profº. José Luiz Possolli e Profª Milla Lúcia Ferreira 18/ / /09 Público Aprimorar a gestão da carreira dos futuros profissionais de odontologia. Orientação sobre Estágio Curricular Não Obrigatório. Posse como membros do Conselho Gestor do Núcleo de Empreendedorismo da UNESC. Lançamento do livro Contabilidade De Gestão na II Cocalfest, em Cocal do Sul SC Governo de Cocal do Sul Prefeito e Vice- Prefeita de Cocal do Sul, e comunidade 27/09 Público Lançamento do primeiro livro escrito exclusivamente por professores do da UNESC. Entrevista Rádio Cocal FM 87,9 Professores Adilson Pagani Ramos, Andréia Cittadin, Kátia Aurora Dalla Líbera Soratto, Milla Lúcia Ferreira 27/09 Público Entrevista com o presidente da Rádio Cocal FM 87,9 Sr. Fernando de Fáveri sobre o livro Contabilidade de Gestão e sobre o da UNESC e a profissão do Contador. Jogos Interfases Quintas Culturais Feira do Livro Coordenação do e Diretório Acadêmico e Setor de Arte e Cultura Fundação Cultural de Criciúma/ EDIUNESC Professores Andréia Cittadin, Clayton de Oliveira Ritta e Milla Lúcia Ferreira 28/ / /10 público Integração entre os alunos e professores do. Promover o desenvolvimento na comunidade acadêmica da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas e lançamento da Semana Acadêmica de. Exposição e sessão de autógrafos do livro Contabilidade de Gestão

5 Abertura da XXI Semana Acadêmica de Local: Teatro Elias Angeloni Palestra A Magia do Sucesso Pessoal e Profissional com Marcelo Satin Local: Teatro Elias Angeloni Mostra fotográfica Conhecer para Preservar Alunos da 4ª fase e profª Milla Lúcia Ferreira 06/ / / Abertura da XXI Semana Acadêmica de Contabilidade Contemporânea: Conhecimentos e Sucesso. Dentre as atividades ocorrerão palestras, minicursos e gincana cultural - contabilizando talentos. O palestrante Marcelo Sattin é definido como um showman, misturando mágica e humor às suas palestras. Ele é professor de criatividade e inovação dos cursos de pós-graduação da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), de São Paulo; mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal; coach, com formação Sênior pelo ICI (Integrated Coaching Institute), e executive coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching; além de ser mágico corporativo há 13 anos. A mostra reúne registros de ambientes naturais degradados, preservados e modificados pelo homem de maneira a permanecer em harmonia com o meio ambiente. Simulado - XXI Semana Acadêmica de XXI Semana Acadêmica de Gincana Cultural - XXI Semana Acadêmica de sobre Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física Visita dos Jovens Empreendedores do CDL ao CPC Diretório Acadêmico Luca Pacioli e de. Núcleo de Empreendedoris mo/unacsa Professores Alunos do Profª Milla 07/ Simulado com questões do ENADE, para os alunos de 1ª a 9ª fase. 08 e 09/ Minicursos com correções do simulado. 10/ / /11 10 Encerramento XXI Semana Acadêmica de com Gincana Cultural. sobre Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. Ministrante: Profº Sérgio Petri. Os Jovens Empreendedores da CDL de Criciúma conheceram o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Durante visita, a professora Milla Lúcia Ferreira, também apresentou o Centro de Prática, comentando sua utilização para as práticas vinculadas ao estágio, com softwares de simulação empresarial, contabilidade gerencial e fiscal.

6 2º SEMINÁRIO DO PIO Acadêmicos e professores de 1ª 9ª fase do curso 17 a 21/ O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Palestra: Mercado de Capitais Profº Menegali e Moisés, Acadêmicos da 4ª Fase do 19/ Palestra sobre serviços de proteção de capital e patrimônio, indicação dos melhores produtos e serviços de Seguros de veículos, imóveis, vida, saúde e previdência complementar. FOREXT Contabilizando Natal e Solidariedade Local: Auditório Ruy Hulse Aprendendo com Empreendedores Contabilizando Retrospectiva Local: Auditório Ruy Hulse PROPEX Profª Milla Lúcia Ferreira Docentes da disciplina Estágio Práticas I, Coordenação do e acadêmicos Acadêmicos da 9ª fase e familiares 24 e 25/ / e 28/11 e 05/ / Participação no XXI Encontro Nacional e XVI Assembleia Nacional do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias, o ForExt, em Campinas/SP. O encontro terá como tema central a Curricularização da Extensão nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior: Desafios do Plano Nacional de Educação Proporcionar aos acadêmicos um momento de reflexão sobre solidariedade. Acreditamos que a espiritualização no ambiente universitário é importante na formação humana de nossos alunos. Com este intuito, nos propusemos, neste ano, a realizar a encenação do nascimento de Jesus, com a atuação dos professores e alunos. Consiste em práticas que despertam o perfil empreendedor do acadêmico do, na elaboração e condução de um projeto empresarial, desde sua concepção até seus direcionadores estratégicos, vislumbrando a viabilidade do projeto. Ao final do semestre os empreendedores anjos socializam experiências com os alunos e professores. Momento de integração entre formandos e coordenação.

7 2. Viagens de Estudos realizadas pelo : Local Objetivo da Viagem Participantes Data da realização Conselho Regional de Contabilidade CRS/SC Conhecer a sede do CRC situada em Florianópolis/SC. Acadêmicos do 14/11 3. Síntese da Produção Intelectual dos Docentes por Unidade Acadêmica Capítulo de Livros: TRICHES, Janete & CECHINEL, Renato. Oligarquias Políticas: um estudo dos escritos de Mosca, Pareto e Michels in Estado, Política e Direito: Políticas Públicas, Democracia e Direitos Fundamentais. Volume 4. VIEIRA, Reginaldo de Souza & SOUZA, Ismael Francisco de (org). Criciúma, SC: Unesc, TRICHES, Janete. 11 de setembro reflete política externa americana in A Educação Em Cartaz: Histórias de Cinema. PEREIRA, Antonio Serafim (org). Canoas: Ed. Ulbra, Resumos e anais: SILVA, C. R. ; CITTADIN, A. ; RITTA, C. O.. Gestão de tesouraria: um estudo sobre as ações gerenciais utilizadas nas empresas da cidade de Criciúma-SC. In: IV Seminário de Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma-SC. IV Seminário de Sociais Aplicadas. Criciúma-SC: EdiUNESC, BROLESE, J. S. ; GAVA, C. P. ; GUIMARÃES, M. L. F. ; CITTADIN, A. ; GIASSI, D. ; PERIN, E. ; FREITAS, M.. O processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público às normas internacionais: um estudo sobre a percepção dos profissionais das entidades públicas da região da AMREC em relação ás NBCASP. In: IV Seminário de Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma. IV Seminário de Sociais Aplicadas, MANENTI, K. F. ; RITTA, C. O. ; CITTADIN, A. ; GUIMARÃES, M. L. F. ; GIASSI, D. ; YAMAGUCHI, C. K.. Gestão de custos e a competitividade na agricultura familiar: estudo de caso numa propriedade arroz em Jacinto Machado, Santa Catarina. In: IV Seminário de Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma. IV Seminário de Sociais Aplicadas, PEREIRA, B. S. ; RITTA, C. O. ; CITTADIN, A.. Análise da produção científica sobre custos no curso de graduação de ciências contábeis da UNESC no período de 2000 a In: IV Seminário de Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma-SC. IV Seminário de Sociais Aplicadas. Criciúma-SC: EdiUNESC, 2014.

8 Trabalhos Completos: ARAUJO, V. B. ; OLIVEIRA, R. ; GUIMARAES, M. L. F. ; MENEGALI, M. V. ; CITTADIN, A. ; GIASSI, Dourival. Proposta de elaboração do planejamento estratégico: um estudo de caso em uma industria de embalagens no sul de Santa Catarina.. In: IV Seminário de Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma - SC. IV Seminário de Sociais Aplicadas. Criciúma, SANTOS, D. C. ; Pereira, B. S. ; RITTA, C. O. ; CITTADIN, A.. Controladoria: uma comparação entre a teoria e a prática de um grupo empresarial varejista. In: 5º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2014, Florianópolis. 5º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. Florianópolis, CITTADIN, A. ; Pereira, B. S. ; RITTA, C. O. ; ROCHA, S.. Método de Custeio UEP: Um Estudo de Caso em Uma Empresa de Beneficiamento de Arroz. In: 5º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2014, Florianópolis - SC. 5º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. Florianópolis, Trabalhos Apresentados em Congressos: Os professores do Andréia Cittadin e Cleyton de Oliveira Ritta aprovaram dois artigos no 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e 5º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade com a co-autoria de acadêmicas do. Esse evento aconteceu entre os dias 19 a 21 de Maio de 2014, no Centro de Eventos da UFSC em Florianópolis/SC. Os artigos aprovados foram os seguintes: - Método de Custeio UEP: Um Estudo de Caso em Uma Empresa de Beneficiamento de Arroz. Com autoria de: Sheila Rocha, Beatriz da Silva Pereira, Cleyton de Oliveira Ritta e Andréia Cittadin. - Controladoria: uma comparação entre a teoria e a prática de um grupo empresarial varejista. Com autoria de: Daniele Campos dos Santos, Beatriz da Silva Pereira, Cleyton de Oliveira Ritta e Andréia Cittadin.

Data da realização. Número de participantes. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes

Data da realização. Número de participantes. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão : RELATÓRIO DE ATIVIDADES -

Leia mais

Promovido por. Número de participantes. Data da realização. Evento. Objetivo do evento. Participantes

Promovido por. Número de participantes. Data da realização. Evento. Objetivo do evento. Participantes UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão : RELATÓRIO DE ATIVIDADES -

Leia mais

Data da realização. Número de participantes. Evento Promovido por Participantes. Objetivo do evento

Data da realização. Número de participantes. Evento Promovido por Participantes. Objetivo do evento : Ciências UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Ciências Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão RELATÓRIO

Leia mais

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS CONTABILIZANDO NOTÍCIAS [Cá entre Nós] PARA LEMBRAR... A 3.ª edição vem aí! O Contabilizando Natal 2012 terá muitas surpresas emocionantes. Fique ligado! Edição nº 011 - Ano 4 ago/set 2012. Ainda + EMOÇÃO!

Leia mais

Número de participante. Data da realização. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes

Número de participante. Data da realização. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 200 Curso:.

Leia mais

Número de participantes. Data da realização. Evento Promovido por Participantes. Objetivo do evento

Número de participantes. Data da realização. Evento Promovido por Participantes. Objetivo do evento Curso: UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão RELATÓRIO DE ATIVIDADES -

Leia mais

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano?

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano? ANEXO IV TÍTULO: Período de realização: Categoria do Evento: ( ) Novo ( ) Desdobramento de projeto de pesquisa ( ) Já realizado anteriormente ( ) Desdobramento de atividade extensionista ( ) Nacional (

Leia mais

Resolução nº 05/2017

Resolução nº 05/2017 Governo Federal Ministério da Educação Universidade Federal do Sul da Bahia Colegiados da Licenciatura Interdisciplinar em Artes Dispõe sobre a validação das Atividades Complementares na Licenciatura Interdisciplinar

Leia mais

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS NOME = RA = Turno = ( ) Matutino ( ) Noturno DATA DE ENTREGA = (NÃO PREENCHER O QUADRO ABAIXO) Iniciação à Pesquisa Iniciação ao Ensino Atividades de Participação e/ou Organização de Eventos Atividades

Leia mais

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS NOME DO ALUNO = RA = Turno = ( ) Matutino ( ) Noturno DATA DE ENTREGA = (NÃO PREENCHER O QUADRO ABAIXO) Iniciação à Pesquisa Iniciação ao Ensino Atividades de Participação e/ou Organização de Eventos Atividades

Leia mais

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS NOME DO ALUNO = RA = Turno = ( ) Matutino ( ) Noturno DATA DE ENTREGA = (NÃO PREENCHER O QUADRO ABAIXO) Iniciação à Pesquisa Iniciação ao Ensino Atividades de Participação e/ou Organização de Eventos Atividades

Leia mais

O ENADE E A REALIDADE DO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA

O ENADE E A REALIDADE DO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA O ENADE E A REALIDADE DO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Andréia Cittadin 1 Milla

Leia mais

Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016

Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016 Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016 Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo técnicas e visitas culturais), Atividades Orientadas AO, ministrada NF-301 Projeto

Leia mais

ANEXO 2 ATIVIDADES ACAD ÊMICAS. Atividade

ANEXO 2 ATIVIDADES ACAD ÊMICAS. Atividade ANEXO 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES ACAD ÊMICAS C.H. Aferida Avaliador UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES CIENTÍFICAS C.H. Aferida* Avaliador* UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES CULTURAIS

Leia mais

APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS

APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS 113 114 REGULAMENTO 02/DACC/UNIR/2014 O colegiado do curso, no uso de suas atribuições, Regulamenta as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

Leia mais

TABELA DE VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

TABELA DE VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES TABELA DE VALIDAÇÃO DAS COMPLEMENTARES 1 DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E À PESQUISA 1.1) Monitorias em disciplinas (como bolsista ou voluntário) fora da 20h da IES. 1.2) Ministrante de cursos de extensão relacionados

Leia mais

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS CONTABILIZANDO NOTÍCIAS Edição nº 010 - Ano 3 abril/maio 2011. [Cá entre Nós] EMOÇÃO! Este é o sentimento que permeou em toda Família Contábeis nestes primeiros meses de 2011. Sim, EMOÇÃO! Emoção em conquistarmos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa normas para as atividades complementares no âmbito da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC. CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N º PERÍODO 19:00H 20:50H 2ª CHAMADA N2 19:00H 20:50H

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N º PERÍODO 19:00H 20:50H 2ª CHAMADA N2 19:00H 20:50H CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2º PERÍODO 10/11/17 6ª feira - Contabilidade - Metodologia Científica - Fundamentos do Direito e Legislação - Estatística - Matemática Financeira - Teoria Geral

Leia mais

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo NF-301 Projeto Experimental de Grupo 40 2 CC-100 Contabilidade Básica 40 2 NF-119

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL MEMÓRIA DE CÁLCULOS DE PONTUAÇÃO OBTIDA Tabela de para Avaliação de Progressão Funcional proposta

Leia mais

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento.

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento. Código do Documento SG-P013 Nome da Política Programa de Extensão Universitaria Autor Aprovação Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Adriana Valese Diretoria de Suporte e Planejamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO MERCADO DE TRABALHO

APRESENTAÇÃO MERCADO DE TRABALHO APRESENTAÇÃO O curso de Ciências Contáveis da FCE têm como característica preparar o aluno para assessorar e tomar decisões por meio da informação contábil; transformar ideias em projetos com o estímulo,

Leia mais

Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários Eventos 2019

Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários Eventos 2019 22/08/2018 - Salão de Eventos XXI Simpósio da Liga de Emergência e Trauma 04/02/2019 - Aula inaugural dos cursos de Administração e Ciências Contábeis 04/02/2019 14/03/2019 C.E.U. 11/02/2019 13/06/2019

Leia mais

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS 1 de 6 1. OBJETIVO Definir os critérios para realização das Atividades Complementares para os Cursos da UniFAJ Centro Universitário de Jaguariúna, UniJÁ EAD da UniFAJ, Faculdade de Agronegócios de Holambra

Leia mais

REGULAMENTO DAS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DAS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL _ REGULAMENTO DAS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL Versão: 1.2 02/02/2018 Criado por: Renan França Gomes Nogueira CRUZEIRO - SP 2018 _ _ REGULAMENTO Este regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO Dispõe sobre o cumprimento das atividades complementares a serem realizadas em caráter

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores e implementadores do perfil do formando, possibilitam a articulação entre a teoria, a prática e

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS COMPLEMENTARES Fixa normas para as Atividades Complementares no âmbito do Centro Universitário SENAI CIMATEC Art. 1º. As Atividades Complementares dos currículos dos cursos superiores de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/203 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Calendário da Graduação para o Ano Letivo CMN 1º SEMESTRE DE 2014

Calendário da Graduação para o Ano Letivo CMN 1º SEMESTRE DE 2014 Calendário da Graduação para o Ano Letivo CMN 1º SEMESTRE DE 2014 Os períodos destinados às Reuniões Pedagógicas serão determinados, posteriormente, em calendário específico da Unidade de Educação, com

Leia mais

Art. 3º - É de competência da coordenação do Curso de Licenciatura em Dança:

Art. 3º - É de competência da coordenação do Curso de Licenciatura em Dança: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIËNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA RESOLUÇÃO N o 01/2011-CCLD,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - FSA

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - FSA ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - FSA Prezado estudante, Em 2018.1, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS COMPLEMENTARES Fixa normas para as Atividades Complementares no âmbito do Centro Universitário SENAI CIMATEC Art. 1º. As Atividades Complementares dos currículos dos cursos superiores de

Leia mais

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS CONTABILIZANDO NOTÍCIAS Edição nº 009 - Ano 3 fevereiro/março 2011. [Cá entre Nós] Alegria e Ansiedade! Estas são as palavras que mais expressam o sentimento de todos os professores do curso de Ciências

Leia mais

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS 1 de 6 1. OBJETIVO Definir os critérios para realização das Atividades Complementares para os Cursos da Faculdade Jaguariúna e Faculdade Max Planck. 2. DEFINIÇÃO A Atividade Complementar é uma exigência

Leia mais

Como é a relação professor-aluno no sistema EaD? Como os professores podem aprofundar esse relacionamento?

Como é a relação professor-aluno no sistema EaD? Como os professores podem aprofundar esse relacionamento? APRESENTAÇÃO O curso de Ciências Contáveis da FCE têm como característica preparar o aluno para assessorar e tomar decisões por meio da informação contábil; transformar ideias em projetos com o estímulo,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CURSO DE DESIGN

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CURSO DE DESIGN Atividades Complementares Regulamento Conforme definido neste Projeto Pedagógico, o perfil profissional do Designer formado pela PUCRS, exige o desenvolvimento de atividades complementares, curriculares

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 071, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO CONSUN Nº 071, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO CONSUN Nº 071, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Calendário Acadêmico da UNIARP para o ano de 2018. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE, no

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REDENÇÃO PA 2017 1 APRESENTAÇÃO A FESAR - Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida apresenta

Leia mais

Fatec São Carlos REGULAMENTO AACC ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS

Fatec São Carlos REGULAMENTO AACC ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS REGULAMENTO AACC ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS Este regulamento padroniza a realização das atividades Acadêmico-Científico Culturais, necessárias para a integralização

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 79, DE 17 DE MAIO DE 2010 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 79, DE 17 DE MAIO DE 2010 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 79, DE 17 DE MAIO DE 2010 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA CONSIDERANDO a necessidade de unificação das tabelas de atividades complementares

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Ribeirão Pires 2016 Missão da FIRP

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ACG's Atividades Complementares de Graduação EXECUÇÃO DAS ACG s Para realizar uma ACG e validá-la para inclusão no histórico escolar, devem ser executadas as seguintes etapas:

Leia mais

ANEXO A TABELA DE PONTUAÇÃO PARA ACESSO À CLASSE TITULAR

ANEXO A TABELA DE PONTUAÇÃO PARA ACESSO À CLASSE TITULAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 ANEXO A TABELA DE PONTUAÇÃO PARA ACESSO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer normas para a realização

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996)

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996) UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 4 de agosto de 996, publicado no D.O.U. em 5 de agosto de 996) A definir 5/2/207 a 3/0/208 04/2/207 a 02/02/208 DEZEMBRO/207

Leia mais

CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE h T Pontuação Docência em Curso de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico:

CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE h T Pontuação Docência em Curso de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: BAREMA PARA AVALIAÇÃO DOCENTE DOCENTE = ASSUNTO = N DE PROCESSO = INTERSTÍCIO = DATA DA AVALIAÇÃO: CAMPO I - ATIVIDADES DE ENSINO NO IF SERTÃO-PE CAMPO II - ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DE ALUNOS CAMPO I -

Leia mais

DEZEMBRO/2017 a FEVEREIRO/2018

DEZEMBRO/2017 a FEVEREIRO/2018 UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 4 de agosto de 996, publicado no D.O.U. em 5 de agosto de 996) A definir 5/2/207 a 3/0/208 04/2/207 a 02/02/208 DEZEMBRO/207

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

Assunto: Calendário Acadêmico 2019 e Calendário de Eventos semanas. 1. Histórico DEZEMBRO/2018: DEZEMBRO Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

Assunto: Calendário Acadêmico 2019 e Calendário de Eventos semanas. 1. Histórico DEZEMBRO/2018: DEZEMBRO Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb , Assunto: Calendário Acadêmico 2019 e Calendário de Eventos 2019 20 semanas Procedência: Secretaria Acadêmica - Ivone Catarina Freitas Buratto Relator: Alexandre Tripoli Venção Parecer n.º 069/2018 Colegiado:

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA - Manual de Horas Complementares

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA - Manual de Horas Complementares CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Manual de Horas Complementares Prezado acadêmico Este manual destinase a orientar o aluno do Curso de Educação Física Licenciatura da Faculdade de Mauá FAMA na realização

Leia mais

Contabilidade, Legislação Trabalhista e Previdenciária Perícia e Investigação Contábil, e Arbitragem

Contabilidade, Legislação Trabalhista e Previdenciária Perícia e Investigação Contábil, e Arbitragem Adílson Pagani Ramos Contabilidade, Legislação Trabalhista e Previdenciária Perícia e Investigação Contábil, e Arbitragem Parcial 03.08.1992 Resumo do Currículo: Graduação em Ciências Contábeis (Universidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE AGRONOMIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE AGRONOMIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA CURSO DE AGRONOMIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO ANÁPOLIS, GO 2017 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO Art. 1º Para os efeitos desse regulamento

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

A primeira edição do Evento UnB+Escola acontecerá de 15 a 19 de julho de 2019, no Campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília.

A primeira edição do Evento UnB+Escola acontecerá de 15 a 19 de julho de 2019, no Campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília. Informativo CIL/ DEG/ UnB Volume 1, Edição 5 Junho de 2019 Boletim da CIL Sumário 01 Apresentação do Boletim da CIL 01 Evento: UnB +Escola 02 XII Fórum das Licenciaturas da UnB Apresentação Esta é a quinta

Leia mais

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas ANEXO II Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO EM ÁREAS ESPECÍFICAS. NÚCLEO

Leia mais

Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários Eventos 2018

Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários Eventos 2018 03/04/2018 - II Simpósio da Liga de Saúde da Família e Comunidade 04/04/2018 05/04/2018 I Simpósio da Liga e Núcleo de Nutrição 07/04/2018 - Salão Marrom Capacitação da mão de obra na Construção Civil

Leia mais

DECISÃO N 001/2010/COLEGIADO DE CURSO, 25 DE MARÇO DE 2010

DECISÃO N 001/2010/COLEGIADO DE CURSO, 25 DE MARÇO DE 2010 DECISÃO N 001/2010/COLEGIADO DE CURSO, 25 DE MARÇO DE 2010 Dispõe sobre as Atividades Complementares O Coordenador do Curso de Educação Física, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou

Leia mais

TÍTULO I Das Disposições Preliminares

TÍTULO I Das Disposições Preliminares TÍTULO I Das Disposições Preliminares As Atividades Complementares permeiam todos os Currículos dos Cursos, dando-lhes maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos, voltados para a promoção

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Campinas FATEC/Campinas Curso de Tecnologia em Gestão Tecnologia da Informação

Faculdade de Tecnologia de Campinas FATEC/Campinas Curso de Tecnologia em Gestão Tecnologia da Informação Regulamento Disciplina: AACC-Atividades Acadêmicas Complementares Introdução Entende-se por Atividades Acadêmico-Científico-Culturais o conjunto de trabalhos acadêmicos que complementam os processos presenciais

Leia mais

Bacharelado em Administração Horários º SEMESTRE

Bacharelado em Administração Horários º SEMESTRE Bacharelado em Horários 2017.2 1º SEMESTRE 1º ADM202 - Comunicação MAT013 - Matemática I ADMF54 - Estudos Organizacionais I DIR159 Instituição de Direito Público e Privado FCH001 - Introdução à Filosofia

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE AGRONOMIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE AGRONOMIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS DOIS VIZINHOS Agosto - 2015 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DA UTFPR CÂMPUS

Leia mais

TABELA DE CARGA HORÁRIA: Aproveitamento de Atividades Complementares-AC.

TABELA DE CARGA HORÁRIA: Aproveitamento de Atividades Complementares-AC. TABELA DE CARGA HORÁRIA: Aproveitamento de Atividades Complementares-AC. Código da Atividade Ensino Monitoria de disciplina Monitoria em Disciplina (s) do Curso de (Nome do Curso). Ensino Monitoria de

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE EDUCACIONAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Introdução...3 Capítulo I Das disposições gerais...4 Capítulo II Das atividades complementares...4 Capítulo III Da oferta...5 Capítulo

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DAS S TEÓRICO PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO (S ACADÊMICOS-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Art. 1º - O presente regulamento constitui

Leia mais

Instituto de Cultura e Arte Curso de Cinema e Audiovisual. Regulamentação das Atividades Complementares do Curso de Cinema e Audiovisual

Instituto de Cultura e Arte Curso de Cinema e Audiovisual. Regulamentação das Atividades Complementares do Curso de Cinema e Audiovisual Instituto de Cultura e Arte Curso de Cinema e Audiovisual Regulamentação das Atividades Complementares do Curso de Cinema e Audiovisual A Coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual, em cumprimento ao

Leia mais

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS -2 Folha: 01/ ATENÇÃO! Atividade Complementar é um componente curricular que atende a LDB 9394/96 do MEC e a Resolução 0 de 02/09/20, portanto o aluno deve cumprir as exigências de acordo com seu currículo.

Leia mais

VI ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PROGRAMAÇÃO

VI ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PROGRAMAÇÃO VI ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PROGRAMAÇÃO FLORIANÓPOLIS - SC 04 A 08 DE JUNHO DE 2013 1. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR Os Palestrantes serão divulgados após confirmação. Esta programação poderá

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Informações e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE

Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Informações e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Informações e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINALIDADES: Art.1º - O Grupo Pesquisa em Tecnologias, Informações

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Regulamento das s Complementares Objetivos: As s Complementares têm por finalidade enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, sendo consideradas uma complementação dos currículos dos cursos de graduação,

Leia mais

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA INSTRUTORIA ÁREA DE CONHECIMENTO: 01.ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBÁREA: 01.1. Rotinas Administrativas 01.2. Técnicas Administrativas 02.1. Planejamento

Leia mais

UVV-ES Nº3 25/02 a 03/03 de 2013 INFORMEUVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV-ES Nº3 25/02 a 03/03 de 2013 INFORMEUVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV-ES Nº3 25/02 a 03/03 de 2013 INFORMEUVV Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Largada Sua carreira comeca aqui. TROTE DA CIDADANIA Doze anos de

Leia mais

Calendário Acadêmico 2017

Calendário Acadêmico 2017 Calendário Acadêmico 2017 JANEIRO 01 - Domingo - Ano Novo. 02 a 31 Período de rematrículas Escolas de Educação Básica. 04 - Aniversário do Município de Santiago (Quarta-feira - feriado em Santiago). 04

Leia mais

UNIFIMES CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO

UNIFIMES CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO JANEIRO UNIFIMES CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO - 2018 FEVEREIRO 1 2 3 4 5 6 1 2 3 1 2 3 7 8 9 10 11 12 13 4 5 6 7 8 9 10 4 5 6 7 8 9 10 14 15 16 17 18 19 20 11 12 13 14 15 16 17

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI REGULAMENTAÇÃO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI Art. 1º - As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de Ciências Contábeis,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS 1 REGULAMENTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento objetiva orientar e regulamentar a apresentação, tramitação, aprovação, execução, acompanhamento,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMORG UTFPR

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMORG UTFPR Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Departamento de Linguagem e Comunicação Curso de Comunicação Organizacional REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 30 de novembro de 2017.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 30 de novembro de 2017. RESOLUÇÃO CAS Nº 28/2017 REVOGA A RESOLUÇÃO CAS Nº 32/2016 E DISPÕE SOBRE REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (2013 e 2017) DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018)

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) 1 Período DISCIPLINA CHS CARGA Teoria Geral da Administração 04 72 Tópicos de Matemática 04 72 Contabilidade Geral 04 72

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMETARES

ATIVIDADES COMPLEMETARES ATIVIDADES COMPLEMETARES CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2018 PROCEDIMENTOS ATIVIDADES COMPLEMENTARES INTRODUÇÃO As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam ao aluno a aquisição de habilidades

Leia mais

Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários Eventos 2019

Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários Eventos 2019 09/04/2019-10/04/2019 12/04/2019 10/04/2019 - Salão de Eventos III Simpósio da Liga da Saúde da Família e Comunidade - LISFAC XIX Congresso de Administração. Reunião da Rede de Enfrentamento contra à violência

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - As atividades complementares, componente curricular obrigatório dos Cursos de Graduação, caracterizam-se por

Leia mais

Manual de Atividades Complementares Escola de Tecnologia da Informação

Manual de Atividades Complementares Escola de Tecnologia da Informação Manual de Atividades Complementares Escola de Tecnologia da Informação 1) INTRODUÇÃO As Atividades Complementares constituem práticas acadêmicas obrigatórias, para os estudantes dos cursos de graduação,

Leia mais

ANEXO V CRITÉRIOS DO RSC II, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios

ANEXO V CRITÉRIOS DO RSC II, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios Diretrizes a) Orientação do corpo discente em atividades de ensino, extensão, pesquisa e/ou inovação. b) Participação no desenvolvimento de protótipos, depósitos e/ou registros de propriedade intelectual.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CAMPUS BAURU

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CAMPUS BAURU REGULAMENTO DAS S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS AACC - DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CAMPUS BAURU Art. 1º - O presente regulamento constitui parte integrante do currículo do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar o oferecimento, a matrícula,

Leia mais

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Duração: 1 ano e 3

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares

Regulamento de Atividades Complementares Regulamento de Atividades Complementares 1 MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES RECIFE/PE Atualizado

Leia mais

UNIFIMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO

UNIFIMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO JANEIRO UNIFIMES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS CALENDÁRIO ACADÊMICO - 2019 FEVEREIRO 1 2 3 4 5 1 2 1 2 6 7 8 9 10 11 12 3 4 5 6 7 8 9 3 4 5 6 7 8 9 13 14 15 16 17 18 19 10 11 12 13 14 15 16 10 11

Leia mais

Assunto: Calendário Acadêmico 2019 e Calendário de Eventos semanas. 1. Histórico DEZEMBRO/2018: DEZEMBRO Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

Assunto: Calendário Acadêmico 2019 e Calendário de Eventos semanas. 1. Histórico DEZEMBRO/2018: DEZEMBRO Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb , Assunto: Calendário Acadêmico 2019 e Calendário de Eventos 2019 18 semanas Procedência: Secretaria Acadêmica - Ivone Catarina Freitas Buratto Relator: Alexandre Tripoli Venção Parecer n.º 068/2018 Colegiado:

Leia mais