Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013"

Transcrição

1 Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo seletivo para a concessão de bolsas de apoio técnico à pesquisa na UFCSPA. 1 Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT) 1.1 As bolsas de apoio técnico têm o objetivo contribuir para a realização da pesquisa científica e de tecnologia e inovação na UFCSPA por meio do provimento de pessoal especializado para o desempenho de tarefas de caráter técnico. 2 Das bolsas 2.1 Serão oferecidas duas bolsas, regradas pela norma do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (Resolução nº 001/12 - PROPPG, de 30 de outubro de 2012), destinadas a profissionais com formação superior (qualificados de acordo com o item 4.2 deste Edital), que deverão exercer atividades técnicas que exijam conhecimentos compatíveis com este nível de formação e estejam vinculadas a projetos de pesquisa científica e/ou de tecnologia e inovação. 2.2 O valor mensal de cada bolsa é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) e a duração será de dois anos, com possibilidade de renovação por igual período, nos termos do item 9 deste Edital. 3 Da forma de concessão das bolsas 3.1 As bolsas serão concedidas de acordo com a avaliação, pela Comissão de Pesquisa da UFCSPA (ComPesq), nos termos deste Edital (conforme item 7), de propostas de concessão de bolsa encaminhadas por pesquisadores do quadro docente da UFCSPA. 4 Dos requisitos dos pesquisadores proponentes e dos profissionais indicados bolsa: 4.1 São requisitos do pesquisador responsável pela proposta de concessão de a) Possuir título de doutor e apresentar produção científica ou tecnológica atual e relevante cadastrada e atualizada na Plataforma Lattes;

2 b) Estar desenvolvendo projeto de pesquisa e/ou de tecnologia e inovação aprovado por comitê de ética em pesquisa; c) Ser líder de grupo de pesquisa da UFCSPA cadastrado no diretório do CNPq ou ser responsável por laboratório de pesquisa da UFCSPA. 4.2 São requisitos do profissional indicado como bolsista: a) Ter formação superior compatível com as atividades constantes no plano de trabalho; b) Ter domínio das técnicas indispensáveis ao apoio nas atividades de pesquisa e/ou de tecnologia e inovação definidas no plano de trabalho; c) Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa, de qualquer natureza; d) Dedicar-se integralmente ao plano de trabalho apresentado; e) O profissional indicado não poderá ser aluno matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UFCSPA e nem docente ou técnicoadministrativo da UFCSPA. 5 Das características das propostas de concessão de bolsa 5.1 A proposta deverá ser apresentada em formato resumido, em um único documento, e deverá conter obrigatoriamente as seguintes informações: a) Sumário (máximo de 20 linhas) da linha de pesquisa que justifica a solicitação, com indicação do respectivo grupo de pesquisa; b) Sumário das atividades a serem desenvolvidas pelo profissional indicado, descrevendo o perfil profissional previsto; c) Relação do(s) projeto(s) de pesquisa e/ou de tecnologia e inovação em andamento que serão beneficiados com a concessão dessa bolsa. 6 Do envio das propostas 6.1 A proposta de concessão de bolsa deverá ser enviada pelo pesquisador proponente obrigatoriamente para o compesq@ufcspa.edu.br. 6.2 No campo assunto do da proposta de concessão de bolsa deverá constar Proposta de concessão de bolsa de AT. 6.3 O corpo da mensagem deverá conter apenas o seguinte texto, com as inserções indicadas:

3 Eu, [inserir nome completo do pesquisador proponente], venho apresentar esta proposta de concessão de bolsa de apoio técnico em favor de [inserir nome completo do profissional indicado] nos termos do Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de O documento de apresentação da proposta, nos termos do item 5 deste Edital, deverá ser anexado ao de proposta de concessão de bolsa em formato de arquivo PDF. O tamanho do arquivo não deverá ultrapassar 7 (sete) megabytes. 6.5 Com estas condições devidamente verificadas pelo pesquisador proponente, o poderá então ser enviado. O prazo para envio dos s de proposta de concessão de bolsa será de 03 de abril de 2013 até as 23h59min de 12 de abril de Após o recebimento do pela ComPesq, será emitido um de resposta, que confirmará o recebimento da proposta. 6.7 Será aceita uma única proposta de concessão de bolsa por pesquisador proponente. Na hipótese de envio de duas ou mais propostas pelo mesmo proponente, aquela que for recebida por último será considerada válida, e as demais serão descartadas. 6.8 Uma lista das propostas recebidas e aptas para avaliação será publicada no site da UFCSPA a partir do dia 15 de abril de O pesquisador proponente que não encontrar a sua proposta relacionada nesta lista deverá, no prazo de dois dias a contar da data de publicação da lista, protocolar interposição de recurso da listagem de propostas recebidas e aptas para avaliação, em correspondência destinada à ComPesq, apresentando as suas justificativas e anexando uma cópia impressa do de proposta enviado. 7 Da avaliação e da classificação das propostas 7.1 A avaliação das propostas de concessão de bolsa de AT será feita em duas etapas, e ficará a cargo da ComPesq, ou por comissão especial indicada pelo Coordenador Pesquisa, na falta de membros da ComPesq aptos para avaliação (vide item 7.5 deste Edital). 7.2 Na primeira etapa, de caráter eliminatório, a ComPesq avaliará se as propostas atendem aos requisitos do item 4 deste Edital. As propostas que não atenderem a estes requisitos serão eliminadas do processo seletivo. 7.3 Na segunda etapa, de caráter classificatório, as propostas serão avaliadas quanto ao seu mérito técnico-científico, conforme os quatro critérios listados no quadro abaixo, pelos quais as propostas serão pontuadas de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a pontuação final da proposta estabelecida pela soma dos pontos destes critérios:

4 Critérios de avaliação Pontos Produção científica relevante na área de atuação Experiência em orientação de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado, e apoio técnico Atividades propostas: abrangência e relevância para o andamento de projetos de pesquisa Número de projetos e/ou laboratórios beneficiados na UFCSPA Pontuação final (soma) 7.4 As propostas serão classificadas pela pontuação final em ordem decrescente. 7.5 É vedado a qualquer membro da ComPesq avaliar qualquer proposta de concessão de bolsa relativa a este Edital nas seguintes situações: a) Participe da equipe do projeto ele próprio, seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou na colateral até o terceiro grau; b) Haja interesse direto seu; c) Esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos cônjuges ou companheiros. 8 Do resultado da avaliação e da implementação das bolsas 8.1 A classificação preliminar das propostas será publicada no site da UFCSPA a partir do dia 26 de abril de Caso algum pesquisador proponente tenha justificativa para contestar o resultado da avaliação, poderá, no prazo de três dias a contar da data de publicação da classificação preliminar, protocolar interposição de recurso da classificação, em correspondência destinada à ComPesq, apresentando as suas justificativas. 8.3 O resultado dos recursos e a classificação final das propostas serão publicados no site da UFCSPA a partir do dia 07 de maio de 2013.

5 8.4 As duas propostas mais bem classificadas serão contempladas cada uma com uma das bolsas previstas neste Edital, e os pesquisadores responsáveis por elas deverão aguardar providências da PROPPG para a implementação das bolsas. 9 Do relatório de atividades, da renovação das bolsas e da substituição de bolsista 9.1 Ao término do período de concessão, o pesquisador proponente deverá encaminhar para a ComPesq um relatório técnico-científico detalhado das atividades do bolsista. Este relatório será avaliado considerando-se o plano de trabalho originalmente apresentado para a concessão de bolsa de AT. 9.2 Para a renovação da bolsa AT, além de relatório técnico, deverá ser também apresentada uma solicitação de renovação, acompanhada de justificativa e um novo plano de trabalho do bolsista. Todos esses documentos deverão ser encaminhados à ComPesq via protocolo. 9.3 A qualquer tempo, o pesquisador proponente poderá solicitar a substituição do bolsista de AT, apresentando as justificativas à ComPesq, um relatório técnicocientífico do período correspondente à concessão e a documentação do novo candidato à bolsa, cujo perfil deve seguir os critérios do presentes Edital. 10 Das disposições gerais 10.1 A PROPPG, por meio da ComPesq, poderá solicitar a qualquer momento relatórios e/ou documentos para a avaliação e acompanhamento das atividades desempenhadas pelo bolsista A UFCSPA poderá cancelar ou suspender o pagamento de bolsa a qualquer momento, caso seja constatado o descumprimento, por parte do bolsista ou do pesquisador proponente, das obrigações listadas neste Edital e das atividades previstas no plano de trabalho do bolsista Os casos omissos serão resolvidos pela PROPPG.

6 Cronograma de atividades previstas do processo seletivo de propostas de concessão de bolsas de AT, reguladas pelo Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013 Atividade Data Lançamento do Edital 03/04/2013 Prazo para envio de proposta de concessão de bolsa De 03/04/2013 até as 23h59min de 12/04/2013 Publicação da lista de propostas recebidas e aptas para avaliação 15/04/2013 Prazo para interposição de recursos da lista de propostas recebidas Dois dias a contar da data de publicação da lista Publicação do resultado preliminar da avaliação A partir de 26/04/2013 Prazo para interposição de recurso do resultado preliminar da avaliação Três dias a contar da data de publicação do resultado preliminar Publicação do resultado final da avaliação A partir de 07/05/2013 Rodrigo Della Méa Plentz Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT)

Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT) Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de 2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo

Leia mais

EDITAL PROPPG Nº 001 de 19 de abril de Do objetivo das bolsas de apoio técnico e inovação (AT)

EDITAL PROPPG Nº 001 de 19 de abril de Do objetivo das bolsas de apoio técnico e inovação (AT) EDITAL PROPPG Nº 001 de 19 de abril de 2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 27/2018-PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 23/2017 PPG/CP/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 23/2017 PPG/CP/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 23/2017 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2017 O Reitor do Centro

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 28/2018 PPG/CP/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 28/2018 PPG/CP/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 28/2018 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 21/2017 PPG/CP/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 21/2017 PPG/CP/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 21/2017 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2017-2018 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA CP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA CP UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA CP EDITAL Nº. 11/2016 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPGI COORDENADORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 A Pró-Reitoria de

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 17/2019 - PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI)

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) A Reitora da Universidade de Fortaleza, responsável pela quota de bolsas do Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 08/2018 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 08/2018 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 08/2018 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão UEMA torna

Leia mais

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES A Coordenação do PPGEduC, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de concessão de 1 (uma) bolsa de estudo do Programa Nacional de

Leia mais

EDITAL Nº 32 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PIPCI VOLUNTÁRIO

EDITAL Nº 32 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PIPCI VOLUNTÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA DIRETORIA DE PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO EDITAL Nº 32 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PIPCI VOLUNTÁRIO A Pró-Reitoria

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014 Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições estarão abertas no período de 18 de fevereiro

Leia mais

EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT)

EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT) EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT) A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas,

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019)

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA)

Leia mais

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM)

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) 1. APRESENTAÇÃO A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Pampa torna pública a abertura de processo

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP EDITAL 2010/2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2017-2018 Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica 1. Informações preliminares 1.1. Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,

Leia mais

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Edital 08/2016 PROGRAD

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Edital 08/2016 PROGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Edital 08/2016 PROGRAD Apoio à execução de Trabalhos de Conclusão de Cursos TCC O Pró-Reitor

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PÓS-DOUTORADO PROGRAMA PNPD/CAPES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PÓS-DOUTORADO PROGRAMA PNPD/CAPES EDITAL UFBA/PPEQ 05/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PÓS-DOUTORADO PROGRAMA PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - PPEQ - torna público o presente Edital para preenchimento de 01 (uma)

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE REITORIA DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL 001/2017 CONCESSÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/AM A Reitoria da Universidade Anhembi Morumbi,

Leia mais

das 18hs 3.1. Os comunicados serão divulgados no site institucional.

das 18hs 3.1. Os comunicados serão divulgados no site institucional. Edital nº 01/2019 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA DA UFCSPA 1. PREÂMBULO 1.1 A Pró-Reitoria de Pesquisa e

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada 1. Apresentação Este Edital trata-se de instrumento de apoio a ações visando à capacitação e formação inicial

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/12 PROPPG, de 30 de outubro de 2012.

RESOLUÇÃO Nº 001/12 PROPPG, de 30 de outubro de 2012. RESOLUÇÃO Nº 001/12 PROPPG, de 30 de outubro de 2012. Fixa as normas para o Programa de Apoio Institucional à Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 O Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIIC) do UNIFACIG é um programa voltado à iniciação à pesquisa,

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 10 de junho de 2013, complementar às Chamadas Públicas n 143 a 146 e 148 a 154 do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação-Sanduíche na Alemanha, Austrália,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 0012015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O da UNIR - informa que estão reabertas as inscrições para candidatura à bolsa de estudo,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O da UNIR - informa que estão reabertas as inscrições para candidatura à bolsa de estudo,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EDITAL SELIC 03/2016. IC Jr /2018

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EDITAL SELIC 03/2016. IC Jr /2018 A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (SR-2) abre as inscrições para solicitações de cota de bolsas do Programa de Bolsa-auxílio de Iniciação Científica Júnior IC Jr 2016/2018. 1. Apresentação A Iniciação

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS PPEC Nº 01/2017

EDITAL DE BOLSAS PPEC Nº 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO (PPEC) EDITAL DE BOLSAS PPEC Nº 01/2017 Edital de Distribuição de Bolsas

Leia mais

EDITAL Nº 10/2018 PRPGPE

EDITAL Nº 10/2018 PRPGPE EDITAL Nº 10/2018 PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano, torna público que, no período de 12 de março a 19 de março de 2018, estarão

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 004/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 004/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 004/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público

Leia mais

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a 20 de novembro de 2017, encontram-se

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2013/2014 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

/Nusau, de 16 de maio de 2017

/Nusau, de 16 de maio de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/Capes Edital 002-2017/Nusau, de 16 de maio de 2017 PROGRAMAA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Fundação Universidade

Leia mais

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL N o 05/2014 - PRPI/IFAL, DE 12 DE

Leia mais

M I N I S T É R I O D A E D U C A Ç Ã O UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS P

M I N I S T É R I O D A E D U C A Ç Ã O UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS P M I N I S T É R I O D A E D U C A Ç Ã O UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS P r o g r a m a d e Pós-Graduação em Química EDITAL 4º PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA

Leia mais

EDITAL N 001/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSAS AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFG/REGIONAL CATALÃO (PPGEDUC).

EDITAL N 001/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSAS AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFG/REGIONAL CATALÃO (PPGEDUC). EDITAL N 001/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSAS AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA / (PPGEDUC). A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), da Unidade Acadêmica

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 DAS CONDIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 01/2019 DAS CONDIÇÕES GERAIS EDITAL Nº 01/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO JUNTO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇAO EM AGRONOMIA, EDUCAÇÃO E ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (Acordo

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS

PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS EDITAL 04/2015 PROPESP PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 04/2017 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 04/2017 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 04/2017 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão UEMA torna

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EDITAL 01/2019 CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES VISITANTES O Reitor da Universidade Federal Fluminense, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI EDITAL Nº

Leia mais

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA A Magnífica Reitora da UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Unisa torna público o presente Edital para análise e

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

4. O candidato deve atender aos seguintes requisitos, conforme artigo 5º do Anexo I da Portaria nº 086 de 03/7/2013 que regulamenta o PNPD/CAPES:

4. O candidato deve atender aos seguintes requisitos, conforme artigo 5º do Anexo I da Portaria nº 086 de 03/7/2013 que regulamenta o PNPD/CAPES: EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - CAPES (PNPD/CAPES) 2019, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS (RECURSOS MINERAIS E HIDROGEOLOGIA PPG-RMH) DO INSTITUTO

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS BH DETALHAMENTO

Leia mais

Edital PIBIC/CNPq

Edital PIBIC/CNPq Edital PIBIC/CNPq - 2013-2014 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS faz saber aos interessados que se encontram

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público o presente

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA)

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri - URCA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) de submissão

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Programa Institucional de Apoio à Pesquisa EDITAL Nº 12/2014 Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Tecnológica da UFRGS BIT-PRAE/UFRGS 2018

Edital do Programa de Iniciação Tecnológica da UFRGS BIT-PRAE/UFRGS 2018 Edital do Programa de Iniciação Tecnológica da UFRGS BIT-PRAE/UFRGS 2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC), torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO FECAP 01502-001 SÃO PAULO - SP BRASIL Fone: (11) 3272-2222 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq EDITAL DE SELEÇÃO 2017-2018 SEGUNDA CHAMADA

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna público

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 01/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 01/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG Nº 01/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público

Leia mais

Programa de Iniciação Empreendedora da UFRGS

Programa de Iniciação Empreendedora da UFRGS Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora BIE/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC)

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011.

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011. EDITAL PROEPE 1/2015 ABRE INSCRIÇÕES E FIXA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC, PERÍODO 2015-2016, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG Departamento de Pesquisa DPq

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG Departamento de Pesquisa DPq UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG Departamento de Pesquisa DPq EDITAL de Apoio aos Docentes Recém Contratados (DRC) Edital n o 01/2014

Leia mais

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA ALUNO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL - PROFEPT - DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA O PRÓ-REITOR DE PESQUISA,

Leia mais

Divulgação dos resultados na página do PPGP 10 de abril de 2019 Início da vigência das bolsas dependerá da data de liberação dessas ao PPGP.

Divulgação dos resultados na página do PPGP 10 de abril de 2019 Início da vigência das bolsas dependerá da data de liberação dessas ao PPGP. EDITAL PPGP/FE/UFG N º 01/2019 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PPGP EM 2019 A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 05/2011 SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 05/2011 SELEÇÃO DE BOLSISTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGE/FE/UFG N º 05/2011 SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Coordenadoria do Programa de Pós Graduação em Educação da

Leia mais

EDITAL Nº 023/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

EDITAL Nº 023/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA EDITAL Nº 023/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que estarão abertas, no período de

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013 Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições estarão abertas no período de 06 de fevereiro

Leia mais

Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 103, Jatiúca Maceió/AL. CEP: Telefone: (82)

Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 103, Jatiúca Maceió/AL. CEP: Telefone: (82) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL N o 02/2017 - PRPI/IFAL, DE 21 DE MARÇO DE 2017 BOLSA DE

Leia mais

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep:

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep: EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-CASTELO 002/2015 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE DE CASTELO MULTIVIX-Castelo,

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira EDITAL 2017/2018 A Diretoria e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC) da Faculdade Cantareira tornam público o

Leia mais

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 07/2014 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGE/FE/UFG N º 07/2014 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL PPGE/FE/UFG N º 07/2014 BOLSAS DE FORMAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadoria do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás torna público

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital

Leia mais

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 2.1. OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE BOLSISTA... 1 2.2. OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE

Leia mais