Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT)"

Transcrição

1 Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de 2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo seletivo para a concessão de bolsas de apoio técnico à pesquisa na UFCSPA. 1 Do objetivo das bolsas de apoio técnico (AT) 1.1 As bolsas de apoio técnico têm o objetivo contribuir para a realização da pesquisa científica, tecnologia e inovação na UFCSPA por meio do provimento de pessoal especializado para o desempenho de tarefas de caráter técnico-científico. 2 Das bolsas 2.1 Serão oferecidas 08 (oito bolsas), regradas pela norma do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (Resolução nº 001/12 - PROPPG, de 30 de outubro de 2012), destinadas a profissionais com formação superior (qualificados de acordo com o item 4.2 deste Edital), que deverão exercer atividades técnicas que exijam conhecimentos compatíveis com este nível de formação e que estejam vinculadas a projetos de pesquisa científica e/ou de tecnologia e inovação da UFCSPA. 2.2 Das oito bolsas, duas serão reservadas ao Biotério da UFCSPA a serem solicitadas pela PROPPG. As demais bolsas serão destinadas a laboratórios multiusuários. 2.3 O valor mensal de cada bolsa é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais). 3 Da forma de concessão das bolsas 3.1 As bolsas serão concedidas de acordo com a avaliação, pela Comissão de Pesquisa da UFCSPA (ComPESQ), nos termos deste Edital (conforme item 7), das propostas de concessão de bolsa encaminhadas por pesquisadores do quadro docente da UFCSPA. 4 Dos requisitos dos pesquisadores proponentes e dos profissionais indicados bolsa: 4.1 São requisitos do pesquisador responsável pela proposta de concessão de a) Possuir título de doutor e apresentar produção científica ou tecnológica atual e relevante, cadastrada e atualizada na Plataforma Lattes; b) Estar desenvolvendo projeto de pesquisa e/ou de tecnologia e inovação aprovado por comitê de ética em pesquisa; c) Ser responsável por laboratório de pesquisa da UFCSPA, prioritariamente multiusuário; d) O caráter multiusuário do laboratório deverá ser comprovado mediante carta de anuência, conforme modelo em anexo, de todos docentes usuários do laboratório. 4.2 São requisitos do profissional indicado como bolsista:

2 a) Ter formação superior compatível com as atividades constantes no plano de trabalho; b) Ter domínio das técnicas indispensáveis ao apoio nas atividades de pesquisa e/ou de tecnologia e inovação definidas no plano de trabalho; c) Não ser beneficiário de qualquer outra bolsa, de qualquer natureza; d) Dedicar-se integralmente ao plano de trabalho apresentado; e) O profissional indicado não poderá ser aluno matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UFCSPA e nem docente ou técnicoadministrativo da UFCSPA. 5 Das características das propostas de concessão de bolsa 5.1 A proposta deverá ser apresentada em formato resumido (com no máximo dez páginas), em um único documento, e deverá conter obrigatoriamente as seguintes informações: a) Sumário (máximo de 20 linhas) do plano de trabalho que justifica a solicitação, com a indicação do respectivo laboratório multiusuário; b) Sumário dos projetos desenvolvidos, com protocolo de aprovação em CEP, CEUA ou ComPESQ; c) Apresentação do cronograma de atividades a serem executadas no laboratório pelo profissional indicado e descrição do perfil profissional previsto para o bolsista. 6 Do envio das propostas 6.1 A submissão de proposta de concessão de bolsa será realizada pelo proponente mediante a abertura de processo, via Protocolo, endereçado à ComPESQ, além do envio de uma cópia da proposta em PDF para o compesq@ufcspa.edu.br. 6.2 O prazo para abertura de processo e envio das propostas por encerrará no dia 25 de agosto de Será aceita uma única proposta de concessão de bolsa por pesquisador proponente. 6.4 Uma lista das propostas recebidas e aptas para avaliação será publicada no site da UFCSPA a partir do dia 1º de setembro de O pesquisador proponente que não encontrar a sua proposta relacionada nesta lista poderá interpor recurso, via Protocolo, à ComPESQ até o dia 4 de setembro de Da avaliação e da classificação das propostas 7.1 A avaliação das propostas de concessão de bolsa de AT será feita pela ComPESQ em duas etapas:

3 I) Na primeira etapa, de caráter eliminatório, a ComPESQ avaliará se as propostas atendem aos requisitos do item 4 deste Edital. As propostas que não atenderem a estes requisitos serão eliminadas do processo seletivo. II) Na segunda etapa, de caráter classificatório, as propostas serão avaliadas quanto ao mérito técnico-científico, conforme os cinco critérios listados no quadro abaixo, pelos quais as propostas serão pontuadas de 0 (zero) a 5 (cinco), sendo a pontuação final da proposta estabelecida pela soma dos pontos destes critérios: Critérios de avaliação Proposta demostrando preferencialmente o caráter multiusuário do laboratório, abrangência e relevância do apoio técnico para andamento dos projetos. Produção científica ligada ao laboratório Projetos beneficiados ligados ao laboratório, título do projeto, número cadastro de projeto no CEP, CEUA ou ComPESQ Grupos de pesquisa que utilizam o laboratório Número de pesquisadores ligados aos projetos beneficiados Número de projetos submetidos a agências de fomento, com comprovante de protocolização. Pontos 7.2. As propostas serão classificadas pela pontuação final em ordem decrescente É vedado a qualquer membro da ComPESQ avaliar qualquer proposta de concessão de bolsa relativa a este Edital nas seguintes situações: a) Participe da equipe do projeto: ele próprio, seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou na colateral até o terceiro grau; b) Haja interesse pessoal direto; c) Esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos cônjuges ou companheiros. 8 Do resultado da avaliação e da implementação das bolsas 8.1 A classificação preliminar das propostas será publicada no site da UFCSPA no dia 8 de setembro de O pesquisador proponente que não encontrar a sua proposta relacionada nesta lista poderá interpor recurso, via Protocolo, à ComPESQ até o dia 11 de setembro de O resultado dos recursos e a classificação final das propostas serão publicados no site da UFCSPA a partir do dia 15 de setembro de 2017.

4 8.4 As oito propostas mais bem classificadas serão contempladas cada uma com uma das bolsas previstas neste Edital, e os pesquisadores responsáveis por elas deverão aguardar providências da PROPPG para a implementação das bolsas. 8.5 Não há data determinada para a implementação das bolsas. A convocação e o início das atividades dos candidatos selecionados ocorrerão de acordo com a disponibilidade das bolsas e do cronograma das atividades apresentado em cada uma das propostas contempladas. 9 Do relatório de atividades, da renovação das bolsas e da substituição de bolsista 9.1 Ao término do período de concessão (24 meses), o pesquisador proponente deverá encaminhar para a ComPESQ, via Protocolo, um relatório técnico-científico detalhado das atividades do bolsista. Este relatório será avaliado considerando-se o plano de trabalho originalmente apresentado para a concessão de bolsa de AT. 9.2 No caso de renovação da bolsa, será exigido, além do relatório técnico científico das atividades desempenhadas pelo (a) bolsista, uma solicitação de renovação, acompanhada de justificativa e um novo plano de trabalho do bolsista. Todos esses documentos deverão ser encaminhados à ComPESQ, via Protocolo. 9.3 A qualquer tempo, o pesquisador proponente poderá solicitar a substituição do bolsista de AT, apresentando a justificativa à ComPESQ, acompanhada do relatório técnico-científico do bolsista anterior e a documentação do novo candidato à bolsa, cujo perfil seguirá os critérios do presente Edital. 10 Das disposições gerais 10.1 A PROPPG, por meio da ComPESQ, poderá solicitar a cada 12 meses relatórios parciais e/ou documentos para a avaliação e acompanhamento das atividades desempenhadas pelo bolsista A UFCSPA poderá cancelar ou suspender o pagamento de bolsa a qualquer momento, caso seja constatado o descumprimento, por parte do bolsista ou do pesquisador proponente, das obrigações listadas neste Edital e das atividades previstas no plano de trabalho do bolsista A qualquer momento, poderá haver o cancelamento do pagamento das bolsas, em virtude da indisponibilidade de recursos financeiros a ser informado com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência Os casos omissos serão resolvidos pela PROPPG.

5 Cronograma de atividades previstas do processo seletivo de propostas de concessão de bolsas de AT, reguladas pelo Edital PROPPG Nº 0002 de 11 de agosto de 2017 Atividade Data Lançamento do Edital 11/08/17 Prazo para envio de proposta de concessão de bolsa 25/08/17 Publicação da lista de propostas recebidas e aptas para avaliação 01/09/17 Prazo para interposição de recursos da lista de propostas recebidas 04/09/17 Publicação do resultado preliminar da avaliação 08/09/17 Prazo para interposição de recurso do resultado preliminar da avaliação 11/09/17 Publicação do resultado final da avaliação 15/09/17 Porto Alegre, 11 de agosto de Airton Tetelbom Stein Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013

Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013 Edital PROPPG Nº 001 de 03 de abril de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo

Leia mais

EDITAL PROPPG Nº 001 de 19 de abril de Do objetivo das bolsas de apoio técnico e inovação (AT)

EDITAL PROPPG Nº 001 de 19 de abril de Do objetivo das bolsas de apoio técnico e inovação (AT) EDITAL PROPPG Nº 001 de 19 de abril de 2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público o presente Edital, que regulará o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 23/2017 PPG/CP/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 23/2017 PPG/CP/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 23/2017 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 27/2018-PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 28/2018 PPG/CP/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 28/2018 PPG/CP/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 28/2018 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 21/2017 PPG/CP/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 21/2017 PPG/CP/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 21/2017 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA CP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA CP UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA CP EDITAL Nº. 11/2016 PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017

PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPGI COORDENADORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL BATI EDITAL PROPGI/UEMASUL N o 04/2017 A Pró-Reitoria de

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2017 O Reitor do Centro

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2017-2018 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE REITORIA DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL 001/2017 CONCESSÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/AM A Reitoria da Universidade Anhembi Morumbi,

Leia mais

EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PESQUISA - CP EDITAL N.º 17/2019 - PPG/CP/UEMA CONCESSÃO DE BOLSAS DE APOIO TÉCNICO INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL Nº 32 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PIPCI VOLUNTÁRIO

EDITAL Nº 32 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PIPCI VOLUNTÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA DIRETORIA DE PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO EDITAL Nº 32 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA, CRIAÇÃO E INOVAÇÃO PIPCI VOLUNTÁRIO A Pró-Reitoria

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT)

EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT) EDITAL R Nº 37/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNCAP (BICT) A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas,

Leia mais

das 18hs 3.1. Os comunicados serão divulgados no site institucional.

das 18hs 3.1. Os comunicados serão divulgados no site institucional. Edital nº 01/2019 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA DA UFCSPA 1. PREÂMBULO 1.1 A Pró-Reitoria de Pesquisa e

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM)

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe

Leia mais

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA

EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA EDITAL Nº 017/2017 EDITAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISA A Magnífica Reitora da UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Unisa torna público o presente Edital para análise e

Leia mais

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI)

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) A Reitora da Universidade de Fortaleza, responsável pela quota de bolsas do Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL

EDITAL N o 05/ PRPI/IFAL, DE 12 DE SETEMBRO DE 2014 BOLSA DE PRODUTIVIDADE DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA - PAPPE/IFAL Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL N o 05/2014 - PRPI/IFAL, DE 12 DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/12 PROPPG, de 30 de outubro de 2012.

RESOLUÇÃO Nº 001/12 PROPPG, de 30 de outubro de 2012. RESOLUÇÃO Nº 001/12 PROPPG, de 30 de outubro de 2012. Fixa as normas para o Programa de Apoio Institucional à Pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 852/UFFS/2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 852/UFFS/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 852/UFFS/2016 Ministério da Educação BOLSAS DE INCLUSÃO SOCIAL - PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PIBIS/FUNDAÇÃO

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019)

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA)

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 08/2018 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 08/2018 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 08/2018 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão UEMA torna

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada 1. Apresentação Este Edital trata-se de instrumento de apoio a ações visando à capacitação e formação inicial

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011.

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011. EDITAL PROEPE 1/2015 ABRE INSCRIÇÕES E FIXA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC, PERÍODO 2015-2016, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa

Leia mais

EDITAL N.º07/2019-PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

EDITAL N.º07/2019-PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º07/2019-PPG/UEMA BOLSA PESQUISADOR SÊNIOR INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO A Universidade Estadual

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019, de 27 de maio de 2019.

EDITAL Nº 01/2019, de 27 de maio de 2019. EDITAL Nº 01/2019, de 27 de maio de 2019. A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES torna público que estão abertas as inscrições para estudantes do Instituto Federal Educação,

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS BH DETALHAMENTO

Leia mais

CENTRO UNIVERSÁRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSÁRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO CENTRO UNIVERSÁRIO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL NuPE 04/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC-UNIFIO Em conformidade com o regulamento

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 04/2017 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 04/2017 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA N.º 04/2017 PPG/UEMA BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão UEMA torna

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep:

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep: EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-CASTELO 002/2015 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE DE CASTELO MULTIVIX-Castelo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI - UFES - 2016 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA)

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri - URCA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) de submissão

Leia mais

E D I T A L N º 0 1 / P A P D D O C Ê N C I A

E D I T A L N º 0 1 / P A P D D O C Ê N C I A A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SR-2, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ, torna pública a abertura de inscrições e as normas para o processo seletivo do PROGRAMA DE APOIO À DOCÊNCIA,

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 de 08 de maio de 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC E PROBITI FAPERGS/FUNDAÇÃO MERIDIONAL IMED

EDITAL Nº 004/2017 de 08 de maio de 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC E PROBITI FAPERGS/FUNDAÇÃO MERIDIONAL IMED EDITAL Nº 004/2017 de 08 de maio de 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC E PROBITI FAPERGS/FUNDAÇÃO MERIDIONAL IMED A Fundação Meridional/IMED, instituída pelo Complexo de Ensino Superior

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE APOIO TÉCNICO ÀS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PROATEC 2019

EDITAL DO PROGRAMA DE APOIO TÉCNICO ÀS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PROATEC 2019 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL DO PROGRAMA DE APOIO TÉCNICO ÀS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PROATEC 2019 A Sub-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017

EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 EDITAL Nº 527/2017, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA ALUNO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL - PROFEPT - DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA O PRÓ-REITOR DE PESQUISA,

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL DE INCENTIVO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROJETO

Leia mais

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a 20 de novembro de 2017, encontram-se

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROPES DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO - DPI EDITAL IFMT Nº 034/2016 PROPES/IFMT

Leia mais

EDITAL Nº 082/ o orientador deve compor o quadro efetivo, pertencer à Carreira Docente da PUC Minas e ter titulação mínima de Mestre;

EDITAL Nº 082/ o orientador deve compor o quadro efetivo, pertencer à Carreira Docente da PUC Minas e ter titulação mínima de Mestre; 1 EDITAL Nº 082/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/FAPEMIG) APRESENTADAS POR ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP EDITAL 2010/2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento

Leia mais

4. O candidato deve atender aos seguintes requisitos, conforme artigo 5º do Anexo I da Portaria nº 086 de 03/7/2013 que regulamenta o PNPD/CAPES:

4. O candidato deve atender aos seguintes requisitos, conforme artigo 5º do Anexo I da Portaria nº 086 de 03/7/2013 que regulamenta o PNPD/CAPES: EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - CAPES (PNPD/CAPES) 2019, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS (RECURSOS MINERAIS E HIDROGEOLOGIA PPG-RMH) DO INSTITUTO

Leia mais

Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 103, Jatiúca Maceió/AL. CEP: Telefone: (82)

Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 103, Jatiúca Maceió/AL. CEP: Telefone: (82) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL N o 02/2017 - PRPI/IFAL, DE 21 DE MARÇO DE 2017 BOLSA DE

Leia mais

EDITAL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 01/ Probext I/2012 CONCESSÃO DE BOLSAS A PROJETOS DE EXTENSÃO

EDITAL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 01/ Probext I/2012 CONCESSÃO DE BOLSAS A PROJETOS DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Extensão Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone/Fax: (35) 3299-1077 extens@unifal-mg.edu.br

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBITI 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO MIGUEL PAULISTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1) Projeto e forma de inscrição (Item 3 do Edital) O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deve ser o

Leia mais

Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL Nº 24/2017 PPG/UEMA

Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL Nº 24/2017 PPG/UEMA Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL Nº 24/2017 PPG/UEMA PROGRAMA DE BOLSA DE TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA. EDITAL Nº 836, de 20 de Dezembro de 2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA. EDITAL Nº 836, de 20 de Dezembro de 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA EDITAL Nº 836, de 20 de Dezembro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES)

Leia mais

Edital PIBIC/CNPq

Edital PIBIC/CNPq Edital PIBIC/CNPq - 2013-2014 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS faz saber aos interessados que se encontram

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES)

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. Aprova o Regulamento de pós-doutorado da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

EDITAL Nº 05/2017 DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS

EDITAL Nº 05/2017 DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS EDITAL Nº 05/2017 DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O Estatuto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em seu capítulo segundo, inciso III, estabelece a universalização

Leia mais

EDITAL RECÉM DOUTOR Nº 07/2018

EDITAL RECÉM DOUTOR Nº 07/2018 Programa de Bolsas Pesquisa Alunos da PUCRS/BPA 2018 EDITAL RECÉM DOUTOR Nº 07/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) 1. APRESENTAÇÃO A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Pampa torna pública a abertura de processo

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2014/2015 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

E D I T A L P A R A B O L S A P R O F E S S O R V I S I T A N T E / 2 P R O G R A M A D E P R O F E S S O R V I S I T A N T E

E D I T A L P A R A B O L S A P R O F E S S O R V I S I T A N T E / 2 P R O G R A M A D E P R O F E S S O R V I S I T A N T E A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SR-2, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ, torna público o Edital de abertura de inscrições e as normas para o processo seletivo do PROGRAMA DE PROFESSOR

Leia mais

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

EDITAL 11/2014 PROPESP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO PIBIC- EM

EDITAL 11/2014 PROPESP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO PIBIC- EM EDITAL 11/2014 PROPESP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO PIBIC- EM A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB A iniciação científica é a integração das atividades de graduação e pósgraduação da Instituição que permite a iniciação do acadêmico

Leia mais

Edital 002/2013/UFSJ/REITORIA Apoio à Organização de Eventos

Edital 002/2013/UFSJ/REITORIA Apoio à Organização de Eventos Edital 002/2013/UFSJ/REITORIA Apoio à Organização de Eventos 1. Objetivo Conceder apoio financeiro a s acadêmicos, nas diferentes áreas de conhecimento, contribuindo para a difusão de conhecimento, nas

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2013/2014 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019/2020 O Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIIC) do UNIFACIG é um programa voltado à iniciação à pesquisa,

Leia mais

E D I T A L P A R A B O L S A P R O F E S S O R V I S I T A N T E / 1 P R O G R A M A D E P R O F E S S O R V I S I T A N T E

E D I T A L P A R A B O L S A P R O F E S S O R V I S I T A N T E / 1 P R O G R A M A D E P R O F E S S O R V I S I T A N T E A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SR-2, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ, torna público o Edital de abertura de inscrições e as normas para o processo seletivo do PROGRAMA DE PROFESSOR

Leia mais

EDITAL Nº102/ o orientador deve compor o quadro efetivo, pertencer à Carreira Docente da PUC Minas e ter titulação mínima de Mestre;

EDITAL Nº102/ o orientador deve compor o quadro efetivo, pertencer à Carreira Docente da PUC Minas e ter titulação mínima de Mestre; 1 EDITAL Nº102/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/FAPEMIG) APRESENTADAS POR ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

EDITAL PRPI Nº 01/ PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO

EDITAL PRPI Nº 01/ PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO Goiânia, 14 de fevereiro de 2019. EDITAL PRPI Nº 01/2019 - PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO A Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio da Pró-Reitoria de

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 DAS CONDIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 01/2019 DAS CONDIÇÕES GERAIS EDITAL Nº 01/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO JUNTO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇAO EM AGRONOMIA, EDUCAÇÃO E ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (Acordo

Leia mais