RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO Nº 001/2012, DO CONSELHO DA Dispõe sobre normas e procedimentos relativos à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia O Conselho da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições que lhe confere o Estatuto e Regimento Geral da UFU; CONSIDERANDO a necessidade de normalizar as atividades acadêmicas de elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); CONSIDERANDO a necessidade de revisão das Normas para Trabalho de Conclusão de Curso contidas no Anexo 5, do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Odontologia UFU; RESOLVE CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º. Esta Resolução normaliza as atividades acadêmicas de elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU).

2 Art. 2º. O TCC de que trata o art.1º compreende trabalho científico a ser elaborado individualmente pelo discente do Curso de Odontologia sob a orientação de um docente. Art. 3º. A elaboração do TCC é condição obrigatória para a integralização curricular do Curso de Graduação em Odontologia pela UFU. Art. 4º. Os objetivos do TCC são: I - Estimular o aprofundamento temático, propiciando ao aluno a oportunidade de desenvolver o trabalho teórico e/ou prático relacionado à utilização dos conhecimentos adquiridos no curso; II - Realizar consulta bibliográfica especializada; III - Aprimorar a capacidade de interpretação e de elaboração de conteúdos relacionados ao ensino, pesquisa ou extensão das diferentes áreas do conhecimento odontológico ou áreas afins. Art. 5º. O TCC terá como pré-requisito os conteúdos da UIC 1 - Unidade de Investigação Científica 1 (Metodologia do Trabalho Científico Aplicada à Odontologia) e UIC 2 - Unidade de Investigação Científica 2 (Elaboração do projeto do TCC) que constituem conteúdos obrigatórios a serem ofertados no primeiro e oitavo semestres letivos da FOUFU, respectivamente, e do cumprimento e entrega das atividades complementares estabelecidas pelo Projeto Pedagógico da FOUFU. Art. 6º. O TCC será apresentado e avaliado no último semestre letivo do Curso de Odontologia da FOUFU, como avaliação final da UIC 3 - Unidade de Investigação Científica 3, ofertada no último semestre letivo.

3 CAPÍTULO II DA ORIENTAÇÃO Art. 7º. Ao final da UIC 2 (Elaboração do projeto do TCC), o aluno deverá entregar na Coordenação de Graduação, formulário próprio designando o tipo de trabalho, o orientador e co-orientador se houver. Art. 8º. O orientador deverá ser docente do quadro efetivo da Universidade Federal de Uberlândia, com aprovação prévia do Colegiado de Graduação da FOUFU. Art. 9º. O orientador poderá indicar um co-orientador, em comum acordo com seu orientando. Art. 10. Toda alteração, seja de orientador e/ou de projeto, deverá ser solicitada com um prazo de, no mínimo, três meses de antecedência em relação à entrega do trabalho final. Qualquer alteração deverá ser aprovada pelo Colegiado de Graduação. Art. 11. Cada orientador poderá orientar no máximo 3 (três) TCC, por semestre. Art. 12. O professor orientador será designado por meio de carta convite formulada pelo Coordenador do TCC e entregue pelo aluno no início da UIC 2. 1º. O Colegiado de Graduação aprovará semestralmente a lista de docentes com vagas disponíveis para a orientação, a qual deverá ser elaborada pelo coordenador de TCC. Deve ser considerado o art. 11 para a escolha do orientador.

4 2º. O aluno deverá selecionar o docente levando em consideração a relação entre a sua área de atuação e o tema de seu TCC, e a disponibilidade de docente aprovada no Colegiado de Graduação. CAPÍTULO III DO COORDENADOR DOCENTE DO TCC Art. 13. O coordenador do TCC é responsável pelas atividades realizadas pelos discentes da Faculdade de Odontologia, em cumprimento às exigências deste regulamento. 1º. O Coordenador será indicado pelo Colegiado de Graduação de Odontologia e aprovado pelo Conselho da FOUFU. Será emitida portaria pelo diretor da FOUFU para mandato de 2 anos, permitindo-se recondução. 2º. O Coordenador do TCC deverá ser o docente das Unidades de Ensino UIC 1 (Metodologia do Trabalho Científico Aplicada à Odontologia) ou UIC 2 (Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso) ou UIC 3 (Trabalho de Conclusão de Curso). 3º. O Coordenador do TCC comporá o Colegiado de Graduação como membro efetivo, com direito a voz, para decidir assuntos pertinentes ao TCC quando pautados. Art. 14. São atribuições do coordenador do TCC: I - colocar sob apreciação e aprovação do Colegiado de Graduação da FOUFU a lista de orientadores, o calendário com prazos e datas para avaliação e cronograma prévio da defesa dos TCC; II - disponibilizar aos discentes os formulários que devem ser preenchidos com as informações referentes ao TCC; III - disponibilizar aos docentes orientadores o formulário com o termo de anuência de aceitação de orientação do TCC;

5 IV- encaminhar para a aprovação do Colegiado de Curso de Graduação em Odontologia, a composição das bancas examinadoras dos TCC, de acordo com o calendário de defesas; V organizar o processo de apresentação e defesa do TCC. CAPÍTULO IV DAS MODALIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 15. Serão consideradas modalidades de TCC todas as atividades de caráter individual e natureza científica em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso do graduando. Art. 16. Serão consideradas as seguintes modalidades de TCC: I Monografia; II Trabalho de pesquisa científica completo, executado pelo aluno, formatado nas normas e idioma de revista indexada. Neste caso, o aluno deverá anexar as normas da revista para a qual se pretende enviar o artigo; III Trabalho de pesquisa científica completo, executado pelo aluno, enviado para publicação em revista indexada. Neste caso, o aluno deverá anexar o comprovante de envio do artigo; IV - Relato de caso clínico, desde que tenha sido apresentado em algum evento científico. Neste caso, deverá ser formatado nas normas e idioma de revista indexada, ter em anexo o comprovante de envio ou as normas da revista para a qual se pretende enviá-lo; V Trabalho publicado em revista indexada onde o discente seja autor; VI Relatório final de projeto de pesquisa, ensino ou extensão, aprovados por órgão superior da UFU ou pela FOUFU.

6 Outras modalidades serão analisadas caso a caso pelo Coordenador do TCC e aprovado pelo Colegiado de Graduação de Odontologia. Art. 17. Independente da modalidade escolhida pelo aluno e seu orientador, o aluno deverá entregar o TCC na forma de redação contendo os seguintes itens: Capa; Contracapa; Agradecimentos (facultativo); Sumário; Resumo; Introdução; Desenvolvimento (materiais e métodos/ revisão da literatura/ Resultados, descrição do caso clínico); Discussão; Conclusão; Referências Bibliográficas (de acordo com as normas da ABNT para a modalidade Monografia). CAPÍTULO V DA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 18. A avaliação do TCC é efetuada com base no trabalho escrito e na defesa oral. Art. 19. O TCC será avaliado por Banca Examinadora, presidida pelo orientador e composta por mais dois docentes da FOUFU ou docentes convidados de outras Unidades Acadêmicas ou de outras instituições.

7 1º. Os dois membros da banca Examinadora serão designados pelo coordenador do TCC e aprovados no Colegiado de Graduação. 2º. Não será designado recurso para transporte ou acomodação para membros externos da banca examinadora. Art. 20. A avaliação dos TCC será feita em forma seqüencial em data e horário marcado pelo coordenador do TCC e aprovado pelo Colegiado de Graduação de Odontologia. Em casos específicos, mediante comprovação, a possível alteração da data e horário será analisada pelo Colegiado. Art. 21. Cada componente da banca examinadora receberá uma cópia do trabalho para leitura e avaliação, com antecedência mínima de 10 dias da data marcada para a defesa. Art. 22. Na defesa oral do TCC, o acadêmico terá no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo vinte (20) minutos para expor seu trabalho à banca examinadora. A banca examinadora terá no máximo 10 minutos para argüição. Art. 23. A avaliação da versão final do TCC será realizada considerando os seguintes critérios de avaliação: I - atualidade, relevância e justificativa do tema; II - alcance dos objetivos propostos e resolução do problema; III - fundamentação teórica adequada e consistente; IV - adequação e coerência metodológica; V - adequação às normas e aos procedimentos de produção científica; VI - lógica e coerência nas argumentações, descrições, análises e sínteses;

8 VII - qualidade dos resultados obtidos e consistência nas análises e discussões; VIII - domínio e fluência na apresentação oral; IX - segurança e consistência das respostas na argüição. Parágrafo único. Deverá ser usado formulário próprio, aprovado pelo Colegiado de Graduação, no qual cada membro da banca emite sua nota separadamente. Art. 24. Cada examinador dará nota de 0 a 100 e após a somatória e extração da média, será considerado aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos. Parágrafo único. O acadêmico só será considerado aprovado após a entrega da versão final na Coordenação de Graduação em duas vias, sendo uma impressa e outra em CD, dentro do prazo máximo de 30 dias após a defesa do TCC. CAPÍTULO VI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 25. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Graduação de Odontologia. Art. 26. Esta resolução entra em vigor nesta data. Uberlândia, 29 de fevereiro de Prof. Dr. Márcio Magno Costa Presidente

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade acadêmica de elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL UNIDADE ACADÊMICA DE MEDICINA VETERINÁRIA COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RESOLUÇÃO CMV Nº 01/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem a finalidade de normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUC A O N 004/2016 CEMAT - CT, DE 20 DE MAIO DE 2016. Regulamenta a atividade acadêmica

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Faculdade Capivari. CAPÍTULO I - DAS

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Odontologia Curso de Odontologia Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Maio 2014 Capítulo I - Conceito e Objetivos Art. 1o. - O Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 Define norma pra o Trabalho de Conclusão de Curso.

Leia mais

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Manhuaçu - MG 2018 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 A direção do INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA (IQB) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), em conjunto com os coordenadores dos cursos de Graduação (Química Bacharelado,

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Ciências Econômicas

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE ARAXÁ COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINA REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE RESOLUÇÃO Nº 01/2012 Regulamenta a execução e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Resolução Nº 22/2013 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 Reedita, com alterações, a Resolução nº 02/2016, de 06 de setembro de 2016, que estabeleceu as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 Estabelece as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Nutrição. CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL Art. 1º. A execução e aprovação no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 003, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 003, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 003, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2015 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PORTARIA CGEMAT N. 02/2011 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, disciplina do Curso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO O presente regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 Revoga a resolução 03/2007 e estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

30/11/2018 N Pg. 992

30/11/2018 N Pg. 992 Pg. 992 Anexo da Resolução Inbio nº 242, de 29 de novembro de 2018. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS. Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA O Colegiado do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790 - CEP 87020-900 Maringá - PR Fones: (44) 3261-4406 (44) 3261-4216 - Fax: (44) 3261-4406 www.uem.scs.br - e-mail: sec-scs@.uem.br REGULAMENTO DO COMPONENTE

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 1 REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º. Este regulamento tem por finalidade normatizar a elaboração, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA REGULAMENTO N 02/2016 de 01 de março de 2016 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GEMOLOGIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GEMOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GEMOLOGIA Vitória 06 de setembro de 2018 CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, FINS E OBJETIVOS Art. 1º - Este regulamento, em conjunto com as demais normatizações

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I DA DISCIPLINA E SEUS OBJETIVOS Artigo 1 A disciplina Trabalho de Conclusão de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - O presente regulamento normatiza as disciplinas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS RESOLUÇÃO Nº 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Graduação em Terapia Ocupacional

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES PARA A DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

NORMAS COMPLEMENTARES PARA A DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NORMAS COMPLEMENTARES PARA A DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTAÇÃO (Aprovado em 7ª Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Química em 2016). Disposições Gerais Art. 1 o A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Departamento de Física REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º - Este Regulamento tem como finalidade normatizar as atividades relacionadas com a monografia

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA (Resolução Nº 008/2013 da Pró-Reitoria de Graduação) CAPÍTULO I - DO CONCEITO, DA CARGA HORÁRIA E DA MODALIDADE Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC será o resultado do desenvolvimento de projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GEMOLOGIA CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, FINS E OBJETIVOS Art. 1º - Este regulamento, em conjunto com as demais normatizações referentes ao curso de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO E LICENCIATURA

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO E LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE ARAXÁ COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINA REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG;

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 01/2012 Revoga

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Este Regulamento tem por objetivo estabelecer os procedimentos operacionais e regras para disciplinar o trabalho de conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 045, DE 12 DE SETEMBRO DE 2018 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Geografia-Bacharelado

Leia mais

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO As normas aqui estabelecidas deverão balizar todo o processo

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND CAPÍTULO 1: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND

ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND ANEXO C REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IFPR ASSIS CHATEAUBRIAND CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CAMPUS DE URUGUAIANA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CAMPUS DE URUGUAIANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CAMPUS DE URUGUAIANA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FARMÁCIA - UNIPAMPA Uruguaiana, 13 de setembro de 2010. 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 193, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 193, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 193, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014. O CONSELHO DE CÂMPUS DO CÂMPUS DE PARANAÍBA, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Manifestar-se

Leia mais

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 056/2013, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013. Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia Química. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB,

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - CP 09 - CEP: 46430000

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o trabalho de conclusão de curso;

CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o trabalho de conclusão de curso; RESOLUÇÃO N o 03/2013 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Normatiza o trabalho de conclusão de curso no âmbito do Curso de Graduação em Química e dá outras providências. O COLEGIADO DO CURSO

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA REGULAMENTO DE TCC

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA REGULAMENTO DE TCC CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA REGULAMENTO DE TCC PORTO VELHO/RO 2011 Dispõe sobre as normas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Filosofia, atendendo o dispositivo do Art.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Portaria CCGEC nº 03/2011 Regulamenta a atividade de Trabalho de Conclusão de Curso, fixada no

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O presente regulamento estabelece

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se como atividade facultativa e tem como objetivos: I - Desenvolver

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION RESOLUÇÃO Nº 01, de 30 de março de 2016. Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA CARACTERIZACAO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a atividade que caracteriza a conclusão

Leia mais

O DIRETOR DA FACULDADE E ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE:

O DIRETOR DA FACULDADE E ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: PORTARIA Nº. 22, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015. Estabelece cronograma para a realização dos TCCs dos dois períodos letivos de 2015, para os cursos de Bacharelados da FANESE. O DIRETOR DA FACULDADE E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 Revoga a Instrução Normativa 02/2008 e estabelece as normas

Leia mais

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico 11. REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas à disciplina de Trabalho

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O da Faculdade de Taquaritinga FTGA tem como missão: Formar um profissional do fármaco e do medicamento, capaz de exercer a Assistência Farmacêutica,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Licenciatura em História TÍTULO I SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Licenciatura em História TÍTULO I SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Licenciatura em História TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Objetiva-se com o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) permitir ao aluno o desenvolvimento, apresentação e defesa de trabalho

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Física Coordenação do Curso de Física de Materiais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Física Coordenação do Curso de Física de Materiais NORMAS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA DE MATERIAIS O Colegiado dos Cursos de Física de Materiais da Universidade Federal de Uberlândia, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste do trabalho de conclusão de curso sobre um tema direcionado para as áreas de atuação do graduando

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFVJM, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016. Estabelece normas complementares para o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade

Leia mais

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FUNDAÇÃO FUPAC GOVERNADOR VALADARES 2018 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇÃO Todo aluno

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval

RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval Estabelece as diretrizes para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes do Curso de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará. Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01 / 2014 - DE 10

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente regulamento tem por finalidade normatizar o TCC (Trabalho de Conclusão

Leia mais