Rio de Janeiro, 02 de março de AJUR/SIGRAF/RJ. Circular nº. 033/2018. Assunto: PL nº 3796/18 - substitutivo da CCJ aprovado em 28/02/2018.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rio de Janeiro, 02 de março de AJUR/SIGRAF/RJ. Circular nº. 033/2018. Assunto: PL nº 3796/18 - substitutivo da CCJ aprovado em 28/02/2018."

Transcrição

1 Rio de Janeiro, 02 de março de AJUR/SIGRAF/RJ. Circular nº. 033/2018. Assunto: PL nº 3796/18 - substitutivo da CCJ aprovado em 28/02/2018. Prezado Associado, SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 3796/2018. FICA O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO IMPEDIDO DE CONCEDER NOVOS INCENTIVOS FISCAIS OU BENEFÍCIO DE NATUREZA TRIBUTÁRIA DE QUAIS DECORRAM RENÚNCIAS DE RECEITAS, NOVOS FINANCIAMENTOS, FOMENTOS ECONÔMICOS OU INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES A EMPRESAS SEDIADAS OU QUE VENHAM A SE INSTALAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DURANTE O PRAZO DE FRUIÇÃO DO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL QUE TRATA A LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 159/2017. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. RESOLVE: Art. 1º Fica o Governo do Estado do Rio de Janeiro impedido de conceder novos incentivos fiscais ou benefício de natureza tributária de quais decorram renúncias de receitas, novos financiamentos, fomentos econômicos ou investimentos estruturantes a empresas sediadas ou que venham a se instalar no estado do Rio de Janeiro durante o prazo de fruição do Regime de Recuperação Fiscal que trata a Lei Complementar Federal nº 159/2017 e consoante os dispositivos da Lei Complementar Federal nº 160/2017. Art. 4º A Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento definirá um órgão central da sua estrutura que realizará, anualmente, no segundo semestre de cada exercício, com apoio dos demais órgãos competentes do Poder Executivo, a verificação do atendimento aos requisitos e condicionantes dos incentivos fiscais ou benefício de natureza tributária relativos ao ICMS, de caráter não geral, cujo resultado será a manutenção ou não do direito à sua fruição pelos estabelecimentos beneficiários. 1º Os estabelecimentos beneficiários deverão apresentar à Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento as certidões e documentações comprobatórias do atendimento aos requisitos e condicionantes, referidos no caput. 2º A Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento encaminhará à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro TCE /RJ relatórios acerca do processo de verificação realizado no ano anterior e dos benefícios econômicos e sociais advindos da concessão de incentivos fiscais e financeiros, até a última semana do mês de abril. 3º Os documentos mencionados nos parágrafos 1º e 2º antecedentes serão regulamentados pelo Sistema de Governança de Incentivos Fiscais e transparência SISGIFIT, órgão com atribuição de apurar, controlar, identificar e acompanhar os incentivos fiscais concedidos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e os seus respectivos resultados. I Quando os órgãos competentes por emitirem certidões e documentações comprobatórias para atendimento aos estabelecimentos beneficiários consoante o 1º do artigo 4º não o fizerem em até 60 (sessenta) dias da data de petição protocolada, o referido protocolo suprirá a

2 exigência pelo período de 1 (hum) ano, não se admitindo na renovação anual a não apresentação da documentação completa 4º Caso seja verificada irregularidade relacionada, a Secretaria poderá abrir prazo de 30 dias para que as empresas regularizem sua situação, de acordo com cada Lei específica de concessão, e continuem a usufruir ou não do benefício fiscal ou do incentivo de caráter tributário. I A Secretaria iniciará um processo administrativo, com garantia de contraditório e ampla defesa; II Se da verificação inicial, ficar constatado que alguma das condicionantes ou dos requisitos não foi cumprida, o benefício será preventivamente suspenso, e o processo julgado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias; III Os processos em que não haja ocorrido suspensão preventiva do benefício deverão ser julgados pela Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias; IV Os recursos contra a decisão que suspende o benefício deverão ser julgados pela autoridade competente no prazo máximo de 60 (sessenta) dias. 5º Os atos, procedimentos e prazos relativos à verificação relativa ao ano de 2017 ficam suspensos até que o Sistema de Governança de Incentivos Fiscais e Transparência SISGIFT regulamente a matéria, o que deverá acontecer em no máximo 60 (sessenta) dias a partir da data da sanção da presente Lei. Art. 2º A lei nº de 05 de dezembro de 2016 fica acrescida do artigo 4º-A com a seguinte redação: Art. 4º-A A Secretaria de Fazenda e Planejamento deverá publicitar os relatórios do processo de verificação das condições e requisitos dos incentivos ou benefícios fiscais no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ). Parágrafo único. Deverão também ser publicados os relatórios de que trata o caput no seu sítio eletrônico. Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 27 de fevereiro de Deputado Rafael Picciani. Relator. DEPTº.JURÍDICO. Sistema SIGRAF / ABIGRAF-RJ Informamos que nossas circulares são publicadas diariamente no site:

3 SESSÃO - EXTRAORDINÁRIA Projeto De Lei 3796/2018 Mensagem 08/2018 Informações Básicas Texto O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Havendo número legal, está aberta a Sessão. Convido o Deputado Paulo Ramos a proceder à leitura da Ata da Sessão anterior. (O SR. PAULO RAMOS LÊ A ATA) O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) - Lida e aprovada a Ata, passa-se à Ordem do Dia. Antes, porém, quero agradecer aos líderes, pela reunião que realizamos hoje, onde acordamos a Mensagem do Governo às Emendas e, também em relação aos Vetos. Deputado Luiz Paulo, em relação ao parecer, V.Exa. já o recebeu? Acho que faltava só a questão do prazo. O SR. LUIZ PAULO Já houve o acordo, Deputados Paulo Ramos e Carlos Osório, no que dizia respeito ao prazo para regulamentar a matéria. Não é prazo específico, era prazo para regulamentar a matéria, que será por aquele novo órgão que eles estão criando. O acordo foi de 60 dias; nem 30, nem 90, nem 180. São 60 dias. Nesse sentido, Sr. Presidente, também estamos retirando nossos Destaques. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Em relação aos Destaques, Deputado Paulo Ramos, V.Exa. concorda com o que foi acordado com o prazo, da retirada dos Destaques? O SR. PAULO RAMOS Em homenagem ao Deputado Luiz Paulo, esse grande conciliador, e a V.Exa., com esse sorriso, claro que estou de acordo. ANUNCIA-SE A VOTAÇÃO, EM DISCUSSÃO ÚNICA, EM REGIME DE URGÊNCIA, DO PROJETO DE LEI 3796/2018, DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO (MENSAGEM 08/2018), QUE ALTERA A LEI 7.495, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARECERES: DAS COMISSÕES DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, PELA CONSTITUCIONALIDADE; DE ECONOMIA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO, CONTRÁRIO; DE TRIBUTAÇÃO, CONTROLE DA ARRECADAÇÃO ESTADUAL E DE FISCALIZAÇÃO DOS TRIBUTOS ESTADUAIS, FAVORÁVEL; DE ORÇAMENTO, FINANÇAS, FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE, FAVORÁVEL; E DA MESA DIRETORA, FAVORÁVEL.

4 RELATORES: DEPUTADOS LUIZ PAULO, WALDECK CARNEIRO, LUIZ PAULO E JÂNIO MENDES. (PENDENDO DE PARECER DAS COMISSÕES DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA; DE ECONOMIA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO; DE TRIBUTAÇÃO, CONTROLE DA ARRECADAÇÃO ESTADUAL E DE FISCALIZAÇÃO DOS TRIBUTOS ESTADUAIS; DE ORÇAMENTO, FINANÇAS, FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE; E DA MESA DIRETORA, ÀS EMENDAS DE PLENÁRIO.) O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) A Presidência convida o nobre Deputado Rafael Picciani para emitir parecer pela Comissão de Constituição e Justiça em relação às Emendas de Plenário. O SR. RAFAEL PICCIANI (Para emitir parecer) - Sr. Presidente, de forma breve, antes de apresentar propriamente o meu parecer, QUERO parabenizar a condução de V.Exa. e o Colégio de Líderes, que se mobilizou, e antes de mais nada saudar o nosso presidente Wagner Montes, dizer que, fruto da condução que V.Exa. propôs à reunião do Colégio de Líderes, essa é uma matéria cuja importância pôde ser esclarecida. Em relação às Emendas, construiu-se o maior consenso possível, para não ser afirmativo aqui, Deputado Carlos Osório, que se gerou um consenso geral, mas certamente o maior consenso possível, o que demonstra a importância desse tema, tema que nós, ao longo dos anos de 2016 e 2017 debatemos e assumimos a responsabilidade que talvez tenha faltado, em algum momento, ao próprio Executivo, em relação à concessão de incentivos. Portanto, o meu parecer vai ao encontro daquilo que foi tratado no Colégio de Líderes e acordado entre todos os líderes presentes: o meu parecer é favorável às emendas 1, 2, 5 e 6; favorável com subemenda aglutinativa às emendas 4, 16, 24, 45, 48, 11, 13, 14, 39, 19 e 27; contrário às demais emendas e concluindo por Substitutivo. Peço forma final de redação desse parecer à Mesa Diretora. Muito obrigado, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) A Presidência defere o pedido de V.Exa. A Presidência saúda os moradores de Búzios, aqui presentes, em especial de Maria Joaquina. Saúdo também o prefeito André Granado, o Vereador Dom, o ex-vereador e amigo Valmir da Rasa e o amigo Lecão. Também estão presentes conosco os Vereadores de Cambuci, Murilo Defanti e Marquinho da Venda. Estamos votando uma pauta extraordinária e, em seguida, vamos votar os vetos. Para emitir parecer pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio, tem a palavra o Deputado Carlos Osório. O SR. CARLOS OSÓRIO (Para emitir parecer) - Sr. Presidente, o parecer é favorável, acompanhando o Substitutivo da CCJ. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Para emitir parecer pela Comissão de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais, tem a palavra o Deputado Luiz Paulo.

5 O SR. LUIZ PAULO (Para emitir parecer) A CCJ fez Substitutivo? O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Fez. Pediu forma final de redação, e a Presidência deferiu. O SR. LUIZ PAULO (Para emitir parecer) - Sr. Presidente, apesar de eu considerar esse projeto do Governo muito ruim, porque, no fundo, ele visa a tirar poderes do parlamento, excluindo prazos, já que houve um consenso no Colégio de Líderes, eu vou dar o voto, no mérito, acompanhando o parecer da CCJ, mas já declaro que não estou satisfeito com esse projeto e, como a origem dele é o Legislativo, apresentarei modificações a ele em oportunidade a seguir. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Para emitir parecer pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle, tem a palavra o Deputado Milton Rangel. (Pausa) Deputado Chiquinho da Mangueira. O SR. CHIQUINHO DA MANGUEIRA (Para emitir parecer) - Sr. Presidente, eu acompanho o Substitutivo. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Para emitir parecer pela Mesa Diretora, tem a palavra o Deputado Geraldo Pudim. O SR. GERALDO PUDIM (Para emitir parecer) Acompanho o Substitutivo da CCJ, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Com os pareceres emitidos, em votação o Substitutivo da CCJ. Os Srs. Deputados que aprovam a matéria permaneçam como estão. (Pausa) Aprovada. Vai a Autógrafo. Abstenção dos Srs. Deputados: Marcelo Freixo, Flávio Serafini, Eliomar Coelho, Carlos Minc, Wagner Montes e Waldeck Carneiro; e voto contrário do Deputado Dr. Julianelli. Deputado Luiz Paulo, o voto. O SR. LUIZ PAULO - Sr. Presidente, estou votando favoravelmente porque está incluído um artigo que resolveu as questões momentâneas. Trata-se do artigo que estabelece que tem que apresentar documentação e o Inea não a fornece em prazo hábil. É preciso apresentar o protocolo do pedido. Volto a dizer a V. Exa. que apresentarei modificações a esse projeto. Ele teve origem no Parlamento, por minha propositura, e não fiquei satisfeito com a redação final, mas, em homenagem a esse artigo que resolve momentaneamente um problema que está sem solução, voto favoravelmente. O SR. WANDERSON NOGUEIRA Peço a palavra para declaração de voto, Sr. Presidente.

6 O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Tem a palavra, para declaração de voto, o Deputado Wanderson Nogueira. O SR. WANDERSON NOGUEIRA (Para declaração de voto) - Sr. Presidente, também voto favoravelmente a essa matéria. Entendo as questões do debate dos incentivos fiscais, mas, assim como o Deputado Luiz Paulo, creio que é fundamental uma modificação no projeto com relação ao aspecto ambiental. O Estado não consegue, por intermédio do Inea, fornecer a certidão ambiental. Por isso, principalmente as pequenas empresas não conseguem renovar ou entrar no benefício fiscal, o que traz transtorno ao princípio da isonomia. Nesse sentido, voto favoravelmente à matéria e acho essa correção fundamental. A Alerj, fazendo dessa forma, corrige uma discrepância e assegura que os pequenos tenham direito como os grandes, que têm consultorias. Os pequenos é que sofrem, no final das contas, causando ainda maior desequilíbrio e maior desigualdade. O voto é favorável. O SR. FLÁVIO SERAFINI Peço a palavra para declaração de voto, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Tem a palavra, para declaração de voto, o Deputado Flávio Serafini. O SR. FLÁVIO SERAFINI (Para declaração de voto) - Sr. Presidente, declaro a nossa abstenção porque o projeto trata de um assunto que é delicado no Estado do Rio de Janeiro, as isenções fiscais. Ainda não conseguimos fazer com que o Poder Executivo nos aprofundasse a sua política fiscal com relação a isso. Vemos no Estado do Rio de Janeiro crescente desemprego, obviamente, algo que nos preocupa. Por outro lado, sabemos que as isenções fiscais são o pano de fundo da crise que enfrentamos. Então, tendo em vista que não conseguimos ver mais amadurecido, mais esclarecido o cenário geral das isenções fiscais, nos abstemos. O DR. JULIANELLI Peço a palavra para declaração de voto, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Têm a palavra, para declaração de voto, o Deputado Dr. Julianelli e, em seguida, o Deputado Carlos Osório. Vamos votar a pauta. O DR. JULIANELLI (Para declaração de voto) Esse tema, Sr. Presidente, subsídio à isenção fiscal, é recorrente nesta Casa, já o vimos aqui mais de uma vez. Já falei que o Tribunal de Contas, por sua auditoria, demonstra claramente que não tem condição de avaliar os resultados decorrentes da isenção fiscal tanto no benefício e geração de impostos quanto nos postos de trabalho. Este é um ponto importante. Há poucos dias, vimos publicado na mídia que uma inspeção do Tribunal de Contas encontrou três pessoas no Executivo tratando das isenções fiscais. Três pessoas são responsáveis por um volume absurdo de recursos decorrentes de perdas por isenções fiscais. É importante ressaltar mais um ponto: por que votei contra? O SISGIFT foi organizado em abril de 2017 e só agora, quase um ano depois, o Executivo se propõe a regulamentá-lo de forma efetiva e botá-lo para funcionar. É exatamente com o SISGIFT que o Governo deverá fiscalizar as isenções fiscais, tanto os benefícios que elas trazem quanto o que o Estado perde com elas. Agora vejo o Governador Pezão,

7 no último ano de seu mandato, se propor a regulamentar uma coisa que deveria ter sido regulamentada no ano passado. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Para concluir, por favor. O DR. JULIANELLI Vou concluir. Quero pensar, Srs. Deputados, que, na verdade, isso aí é mais uma busca de acerto dos trilhos para favorecer qualquer coisa que venha no futuro em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. Então, na minha opinião, Srs. Deputados, estamos aqui dando condição ao Governador Pezão de fazer um ajuste em sua contabilidade, para evitar problemas com a Justiça, no futuro. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Deputado Carlos Osório, em seguida Deputado Waldeck Carneiro e Deputada Enfermeira Rejane. O SR. CARLOS OSÓRIO (Para declaração de voto) Sr. Presidente, quero fazer a minha declaração de voto ao Projeto de Lei 3796/2018, de autoria do Poder Executivo, que veio para cá encaminhado a partir da Mensagem 08/2018. Sr. Presidente, o Projeto quando chegou a esta Casa foi algo de discussão e eu discuti a matéria. Eu entendia que da maneira como o projeto chegou, ele não tinha como ser aprovado neste Plenário. Porém, a partir da reunião de Colégio de Líderes, hoje, e com o acatamento de diversas Emendas que aprimoram o projeto, entendo que o Projeto passa a ter mérito e por isso declaro o meu voto favorável. Sr. Presidente, faço questão de registrar duas questões que considero importantes, porque representam um avanço nessa legislação. Primeiro, a questão de que você tinha um conjunto enorme de empreendedores, que tinham seus benefícios fiscais concedidos como determina a Lei, de acordo com a legislação, e tinham esses benefícios em risco depois de ter feito os investimentos por falta de alguns órgãos do Estado como, por exemplo, o Inea demorar muito na expedição das certidões. Com a autorização que demos a partir de Emenda apresentada e acatada por esta Plenário, teremos a possibilidade de um empreendedor dar entrada no protocolo e ter o prazo para que ele não perca o seu benefício e, obviamente, que o Estado possa, efetivamente, depois fazer a avaliação. Sr. Presidente, faço questão de registrar que, pela primeira vez desde que cheguei a esta Assembleia Legislativa, essa é uma Mensagem do Poder Executivo, discutida e muito bem conduzida por V.Exa., no Colégio de Líderes que não tem nenhum Destaque, ou seja, foi costurado o consenso e isso foi muito importante. Por isso, parabenizo V.Exa. e declaro o meu voto favorável a essa matéria. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) Deputado Waldeck Carneiro. O SR. WALDECK CARNEIRO (Para declaração de voto) Sr. Presidente, quando a matéria veio em 1ª Discussão, eu fui contrário ao texto. Entendi que havia elementos que precisavam ser aperfeiçoados. Eu continuo insatisfeito com o texto votado, mas a minha posição evoluiu para a abstenção por duas principais razões: em primeiro lugar, pela Emenda que foi aprovada e incluída no texto, que desburocratiza, sobretudo, os procedimentos relacionados ao Inea, garante ao empreendedor a data do protocolo,

8 mas ao mesmo tempo, em homenagem, também, ao esforço, que presenciei, de produção de acordo do Colégio de Líderes com a presença do próprio Governo. Nesse sentido, evoluí um pouco a minha posição. Mantenho-me insatisfeito com o texto, mas dei o meu voto em abstenção. O SR. PRESIDENTE (André Ceciliano) A Presidência chama a atenção da Assessoria da Mesa; O Deputado Waldeck Carneiro mudou para abstenção, o Deputado Wagner Montes também, e o nosso Presidente, abstenção. A Presidência chama a atenção das Sras. e Srs. Deputados. Vamos discutir hoje, primeiro dia e amanhã, último dia, para votarmos esses dois Projetos de Resolução que tratam da regulamentação do reconhecimento de calamidade financeira. Chamo a atenção dos Srs. Deputados, hoje é o penúltimo dia, amanhã o último, e votaremos amanhã.

9 Ementa da Proposição ALTERA A LEI N 7.495, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Texto do Parecer PARECER ORAL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA ÀS EMENDAS AO PROJETO DE LEI Nº 3796/2018 (MENSAGEM Nº 08/2018) QUE ALTERA A LEI N 7.495, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Autor do projeto: Poder Executivo Autores das emendas: Deputado André Corrêa (n.ºs 20) Deputado Bruno Dauaire (n.ºs 44, 45, 46, 47) Deputado Carlos Minc (n.ºs. 42, 43) Deputado Carlos Osório (n.ºs 11) Deputado Chiquinho da Mangueira (n.ºs 35) Deputado Comte Bittencourt (n.ºs. 14) Deputado Jânio Mendes (n.ºs 15, 16,17, 18, 19) Deputado Dr. Julianelli (n.ºs 21, 22) Deputado Lucinha (n.ºs 48, 49, 50) Deputado Luiz Paulo (n.ºs 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10) Deputado Marcelo Freixo (n.º s 38, 39, 40, 41) Deputado Marcio Pacheco (n.ºs 33, 34) Deputado Martha Rocha (n.º 24, 25, 26, 27, 28) Deputado Paulo Ramos (nº.s 12, 13) Deputado Waldeck Carneiro (n.ºs 29, 30, 31, 32) Deputado Wanderson Nogueira (n.s 36, 37, 51, 52, 53, 54, 55, 56) Deputado Zaqueu Teixeira (n.ºs 23) Relator: Deputado Rafael Picciani FAVORÁVEL ÀS EMENDAS N.ºs 01, 02, 05 E 06; FAVORÁVEL COM SUBEMENDAS AGLUTINATIVAS ÀS EMENDAS N.ºs 04, 16, 24, 45 e 48; 11, 13, 14 e 39; 19 e 27; CONTRÁRIO AS DEMAIS EMENDAS, CONCLUINDO POR SUBSTITUTIVO, SOB FORMA FINAL DE REDAÇÃO I RELATÓRIO

10 Trata-se de exame de 56 emendas de plenário apresentadas ao projeto de lei nº 3796/2018 (mensagem nº 08/2018) que ALTERA A LEI N 7.495, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. II PARECER DO RELATOR As emendas de nºs 03, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 15, 17,18, 20, 21, 22, 23, 25, 26, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 40, 41, 42, 43, 44, 46, 47, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, não se coadunam com a proposta do projeto, quer por merecerem legislação específica, quer por melhor se adequarem a projetos de lei a serem oportunamente discutidos. As emendas nºs 01, 02, 05 e 06 possibilitam o aperfeiçoamento do projeto e devem ser aproveitadas na sua literalidade. As demais emendas também merecem ser acolhidas, ainda que com subemendas aglutinativas, quais sejam: nºs 04, 16, 24, 45 e 48; 11, 13, 14 e 39; 19 e 27, conforme a redação abaixo: SUBMENDA AGLUTINATIVA ÀS EMENDAS NºS 04, 16, 24, 45 E 48 Modifique-se o 2º do art. 1º, que passa a vigorar com a seguinte redação: 2º - A Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento encaminhará à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro TCE /RJ relatórios acerca do processo de verificação realizado no ano anterior e dos benefícios econômicos e sociais advindos da concessão de incentivos fiscais e financeiros, até a última semana do mês de abril. SUBMENDA AGLUTINATIVA ÀS EMENDAS NºS 11, 13, 14 E 39 Modifique-se o 5º do Art. 4º, que passa a vigorar com a seguinte redação: 5º - Os atos, procedimentos e prazos relativos à verificação relativa ao ano de 2017 ficam suspensos até que o Sistema de Governança de Incentivos Fiscais e Transparência SISGIFT regulamente a matéria, o que deverá acontecer em no máximo 60 (sessenta) dias a partir da data da sanção da presente Lei. SUBMENDA AGLUTINATIVA ÀS EMENDAS NºS 19 E 27 A o projeto de lei fica acrescido do seguinte artigo: "Art. A lei nº de 05 de dezembro de 2016 fica acrescida do artigo 4º-A com a seguinte redação: Art. 4º-A - A Secretaria de Fazenda e Planejamento deverá publicizar os relatórios do processo de verificação das condições

11 e requisitos dos incentivos ou benefícios fiscais no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ). Parágrafo único. Deverão também ser publicados os relatórios de que trata o caput no seu sítio eletrônico." Assim sendo, considerando entendimento firmado entre a maioria das lideranças partidárias, o meu parecer é FAVORÁVEL ÀS EMENDAS NºS 01, 02, 05 e 06; FAVORÁVEL, COM SUBEMENDA AGLUTINATIVA ÀS EMENDAS NºS 04, 16, 24, 45 e 48; 11, 13, 14 e 39; 19 e 27; e contrário as demais emendas, concluindo pelo SUBSTITUTIVO apresentado a seguir, solicitando forma final de redação. SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 3796/2018 FICA O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO IMPEDIDO DE CONCEDER NOVOS INCENTIVOS FISCAIS OU BENEFÍCIO DE NATUREZA TRIBUTÁRIA DE QUAIS DECORRAM RENÚNCIAS DE RECEITAS, NOVOS FINANCIAMENTOS, FOMENTOS ECONÔMICOS OU INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES A EMPRESAS SEDIADAS OU QUE VENHAM A SE INSTALAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DURANTE O PRAZO DE FRUIÇÃO DO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL QUE TRATA A LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 159/2017. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE: Art. 1º Fica o Governo do Estado do Rio de Janeiro impedido de conceder novos incentivos fiscais ou benefício de natureza tributária de quais decorram renúncias de receitas, novos financiamentos, fomentos econômicos ou investimentos estruturantes a empresas sediadas ou que venham a se instalar no estado do Rio de Janeiro durante o prazo de fruição do Regime de Recuperação Fiscal que trata a Lei Complementar Federal nº 159/2017 e consoante os dispositivos da Lei Complementar Federal nº 160/2017. Art. 4º A Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento definirá um órgão central da sua estrutura que realizará, anualmente, no segundo semestre de cada exercício, com apoio dos demais órgãos competentes do Poder Executivo, a verificação do atendimento aos requisitos e condicionantes dos incentivos fiscais ou benefício de natureza tributária relativos ao ICMS, de caráter não geral, cujo resultado será a manutenção ou não do direito à sua fruição pelos estabelecimentos beneficiários. 1º Os estabelecimentos beneficiários deverão apresentar à Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento as certidões e documentações comprobatórias do atendimento aos requisitos e condicionantes, referidos no caput.

12 2º A Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento encaminhará à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro TCE /RJ relatórios acerca do processo de verificação realizado no ano anterior e dos benefícios econômicos e sociais advindos da concessão de incentivos fiscais e financeiros, até a última semana do mês de abril. 3º Os documentos mencionados nos parágrafos 1º e 2º antecedentes serão regulamentados pelo Sistema de Governança de Incentivos Fiscais e transparência SISGIFIT, órgão com atribuição de apurar, controlar, identificar e acompanhar os incentivos fiscais concedidos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e os seus respectivos resultados. I Quando os órgãos competentes por emitirem certidões e documentações comprobatórias para atendimento aos estabelecimentos beneficiários consoante o 1º do artigo 4º não o fizerem em até 60 (sessenta) dias da data de petição protocolada, o referido protocolo suprirá a exigência pelo período de 1 (hum) ano, não se admitindo na renovação anual a não apresentação da documentação completa 4º Caso seja verificada irregularidade relacionada, a Secretaria poderá abrir prazo de 30 dias para que as empresas regularizem sua situação, de acordo com cada Lei específica de concessão, e continuem a usufruir ou não do benefício fiscal ou do incentivo de caráter tributário. I A Secretaria iniciará um processo administrativo, com garantia de contraditório e ampla defesa; II Se da verificação inicial, ficar constatado que alguma das condicionantes ou dos requisitos não foi cumprida, o benefício será preventivamente suspenso, e o processo julgado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias; III Os processos em que não haja ocorrido suspensão preventiva do benefício deverão ser julgados pela Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias; IV Os recursos contra a decisão que suspende o benefício deverão ser julgados pela autoridade competente no prazo máximo de 60 (sessenta) dias. 5º Os atos, procedimentos e prazos relativos à verificação relativa ao ano de 2017 ficam suspensos até que o Sistema de Governança de Incentivos Fiscais e Transparência SISGIFT regulamente a matéria, o que deverá acontecer em no máximo 60 (sessenta) dias a partir da data da sanção da presente Lei. Art. 2º A lei nº de 05 de dezembro de 2016 fica acrescida do artigo 4º-A com a seguinte redação: Art. 4º-A A Secretaria de Fazenda e Planejamento deverá publicizar os relatórios do processo de verificação das condições

13 e requisitos dos incentivos ou benefícios fiscais no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ). Parágrafo único. Deverão também ser publicados os relatórios de que trata o caput no seu sítio eletrônico. Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 27 de fevereiro de Informações Básicas Deputado Rafael Picciani Relator Código Protocolo Autor PODER EXECUTIVO Regime de Tramitação Urgência Datas Entrada 08/02/2018 Despacho 08/02/2018 Informações sobre a Tramitação Data de Criação 27/02/2018 Comissão Comissão de Constituição e Justiça Objeto de Apreciação Emenda Nº Objeto 3796/2018 Data da Sessão 27/02/2018 Relator RAFAEL PICCIANI Parecer Tipo FAVORÁVEL ÀS EMENDAS N.ºs 01, 02, 05 E 06; FAVORÁVEL COM SUBEMENDAS AGLUTINATIVAS ÀS EMENDAS N.ºs 04, 16, 24, 45 e 48; 11, 13, 14 e 39; 19 e 27; CONTRÁRIO AS Data da Publicação 28/02/2018

14 DEMAIS EMENDAS, CONCLUINDO POR SUBSTITUTIVO

ORDEM DO DIA DIA: 10/05/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 10/05/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 10/05/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 2726/17 (MENSAGEM 10/17). PODER EXECUTIVO. REGIME DE URGÊNCIA. DISCUSSÃO ÚNICA.EM VOTAÇÃO. QUE ACRESCENTA DISPOSITIVOS À LEI

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 28/07/2016 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 13H30MIN

ORDEM DO DIA DIA: 28/07/2016 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 13H30MIN ORDEM DO DIA 13H30MIN PROPOSIÇÃO: PL 1786/16. EDSON ALBERTASSI, COMTE BITTENCOURT, WALDECK CARNEIRO E FLÁVIO SERAFINI. REDAÇÃO FINAL QUE ALTERA A LEI Nº 1.348, DE 22 DE SETEMBRO DE 1988 QUE DISPÕE SOBRE

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 28/03/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 28/03/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 2301/16. ORDEM DO DIA DIA: 28/03/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA JAIR BITTENCOURT. TRAMITAÇÃO: REGIME DE URGÊNCIA. DISCUSSÃO ÚNICA. EMENTA: QUE DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 7289

Leia mais

INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL

INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL Matérias selecionadas dos Diários Oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado do Rio de Janeiro Nº 39/16 Nº 10 Semana: 05 a 09 de dezembro PARECERES PROFERIDOS NAS

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 13/09/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 13/09/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 3310/17. AUTORES: ORDEM DO DIA DIA: 13/09/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ROSENVERG REIS, EDSON ALBERTASSI E MARTHA ROCHA. REGIME DE URGÊNCIA. DISCUSSÃO ÚNICA. "QUE FICA O PODER EXECUTIVO

Leia mais

Já a Portaria SUFIS nº 6, publicada no DOE de , tornou público o manual de utilização do portal de verificação de benefícios fiscais.

Já a Portaria SUFIS nº 6, publicada no DOE de , tornou público o manual de utilização do portal de verificação de benefícios fiscais. Rio de Janeiro, 03 de agosto de 2017. Of. Circ. Nº 178/17 Assunto: Restrições a incentivos fiscais durante o regime de recuperação fiscal e sobre mecanismos de governança, transparência controle e acompanhamento,

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: MEIO AMBIENTE APROVADO

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 09/03/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 09/03/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 09/03/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 1345/15 (MENSAGEM 07/15). AUTOR: PODER JUDICIÁRIO. TRAMITAÇÃO: REGIME DE URGÊNCIA. DISCUSSÃO ÚNICA. EMENTA: QUE ALTERA DISPOSITIVO

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: TRABALHISTA/ TRIBUTOS:

Leia mais

Proíbe instalação de câmeras de vídeo e armazenamento de imagens

Proíbe instalação de câmeras de vídeo e armazenamento de imagens Ano 2017 - Número 01 13 de fevereiro - 2017 - www.firjan.org.br Nesta Edição: INTERESSE GERAL Proíbe instalação de câmeras de vídeo e armazenamento de imagens PL 02318/2016 - Deputado Dionísio Lins (PP/RJ)

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 27/04/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 27/04/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 2327/17. LUIZ PAULO. ORDEM DO DIA DIA: 27/04/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA REGIME DE URGÊNCIA. EMENTA: QUE ALTERA A LEI Nº 6.908/2014 QUE DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS DE MANEJO DE PASSERIFORMES

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 01/06/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 01/06/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 2031-A/16. AUTORES: ORDEM DO DIA DIA: 01/06/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA BEBETO, TIO CARLOS. 2ª DISCUSSÃO-REDAÇÃO DO VENCIDO ASSIM EMENDADA. QUE ALTERA A LEI 7374/2016, DE 14 DE

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Saúde APROVADO na Comissão

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Saúde APROVADO na Comissão

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 14/07/2016 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 14/07/2016 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 14/07/2016 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 1975/16 (MENSAGEM 19/16). PODER EXECUTIVO. REGIME DE PRIORIDADE. DISCUSSÃO ÚNICA. QUE ALTERA O ANEXO DE METAS FISCAIS DA LEI

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 10/10/2018 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 10/10/2018 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 459/15. AUTOR: ORDEM DO DIA DIA: 10/10/2018 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA JAIR BITTENCOURT. TRAMITAÇÃO: 2ª DISCUSSÃO. EM VOTAÇÃO. EMENTA: QUE TORNA OBRIGATÓRIO O COMPARTILHAMENTO DE DADOS

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Saude do relator, deputado

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 28/09/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 28/09/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 28/09/2017 (QUINTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 3419/17 (MENSAGEM 27/17). PODER EXECUTIVO. REGIME DE URGÊNCIA. DISCUSSÃO ÚNICA. QUE ALTERA A LEI Nº 7.174/2015, QUE DISPÕE SOBRE

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Responsabilidade Social

Leia mais

RESOLUÇÃO N O 05/2015 (Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e dá outras providências, etc

RESOLUÇÃO N O 05/2015 (Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e dá outras providências, etc RESOLUÇÃO N O 05/2015 (Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal e dá outras providências, etc A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE-GO. APROVA E EU PROMULGO: Art. 1 o Acrescenta-se ao Regimento Interno

Leia mais

NOVOS PROJETOS DE LEI:

NOVOS PROJETOS DE LEI: Nº 13 Folhas 07 Informações de: 13 a 17 de maio NOVOS PROJETOS DE LEI: INTERESSE GERAL DA INDÚSTRIA Trabalhista: Projeto de lei nº 568/2019, de autoria da deputada Renata Souza, que dispõe sobre a reserva

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Meio Ambiente APROVADO

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 29/03/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 29/03/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 29/03/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 2472/17. AUTORES: EDSON ALBERTASSI, ROSENVERG REIS, LUIZ MARTINS, OSORIO, PAULO RAMOS, WANDERSON NOGUEIRA, MARTHA ROCHA, JOÃO

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 20/04/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 20/04/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 1384/16. ORDEM DO DIA DIA: 20/04/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA SAMUEL MALAFAIA, JORGE PICCIANI E DIONISIO LINS. AUTORES: REGIME DE URGÊNCIA. DISCUSSÃO ÚNICA. EM VOTAÇÃO. QUE DETERMINA

Leia mais

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 06 09 2016 16h58min 16ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA)

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Saúde: APROVADO na Comissão

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 13/03/2018 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 13/03/2018 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 13/03/2018 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 1242/12. LUIZ MARTINS. TRAMITAÇÃO: REDAÇÃO FINAL. QUE DISPÕE SOBRE A CONTINUIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS AOS CONSUMIDORES

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Responsabilidade Social

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 24/10/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 24/10/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 24/10/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 3449/17 (MENSAGEM 30/17). PODER EXECUTIVO. TRAMITAÇÃO: REGIME DE PRIORIDADE. DISCUSSÃO PRÉVIA-1º DIA. EMENTA: QUE ESTIMA A RECEITA

Leia mais

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS:

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Nº 16 /19 Folhas 06 Informações de: 03 a 07 de junho PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Segurança Pública APROVADO na Comissão de Constituição e Justiça o parecer do relator, deputado Márcio

Leia mais

PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações)

PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações) CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 13/7/2015

Leia mais

Estado de Mato Grosso CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA Plenário das Deliberações

Estado de Mato Grosso CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA Plenário das Deliberações PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 017/2016 SÚMULA: ALTERA O DISPOSTO NA SESSÃO III (DAS VOTAÇÕES) DO CAPÍTULO I DO TÍTULO VII DA RESOLUÇÃO Nº 078/95 QUE DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA

Leia mais

24 de maio de Anexo I FUNDO ESTADUAL DE EQUILÍBRIO FISCAL - FEEF. Alteração da Lei nº 7.428/2016

24 de maio de Anexo I FUNDO ESTADUAL DE EQUILÍBRIO FISCAL - FEEF. Alteração da Lei nº 7.428/2016 1 24 de maio de 2017 Anexo I LEGISLAÇÃO ESTADUAL ICMS/RJ INCENTIVOS E BENEFÍCIOS FISCAIS Fonte: LUTER. 24/05/2017 FUNDO ESTADUAL DE EQUILÍBRIO FISCAL - FEEF Alteração da Lei nº 7.428/2016 No Informativo

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Educação: APROVADO na

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 001/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 001/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Meio Ambiente APROVADO

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 09/10/2018 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 09/10/2018 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 09/10/2018 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 2259/16. CARLOS MINC. TRAMITAÇÃO: REDAÇÃO FINAL. EMENTA: QUE INSTITUI O SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS E RESÍDUOS

Leia mais

Regimento Interno ALERJ

Regimento Interno ALERJ Regimento Interno ALERJ Legislação das Casas Legislativas Questão 1: CEPERJ Esp Leg NS (ALERJ)/ALERJ/Assessoramento às Comissões/2011 A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é órgão colegiado que atua

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 2687/2009

PROJETO DE LEI Nº 2687/2009 PROJETO DE LEI Nº 2687/2009 EMENTA: ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI 3.351 DE 05 DE JANEIRO DE 2000 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Autor(es): Deputado ANDRÉ LAZARONI A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Meio Ambiente APROVADO

Leia mais

APRESENTAÇÃ DE REQUERIMENTO:

APRESENTAÇÃ DE REQUERIMENTO: APRESENTAÇÃ DE REQUERIMENTO: Requerimento nº 15/2019 (Segurança Pública) Autora: deputada Martha Rocha (PDT) Requer a constituição de Comissão Especial para discussão e divulgação do plano estadual de

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 20 DE OUTUBRO DE 1998, ÀS 22:00 HORAS.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 20 DE OUTUBRO DE 1998, ÀS 22:00 HORAS. ATA N 105 - B PRESIDENTE - DEPUTADO RIVA 1 SECRETÁRIO - DEPUTADO BENEDITO PINTO (EM EXERCÍCIO) 2 SECRETÁRIO - DEPUTADO MOISÉS FELTRIN (AD HOC) O SR. PRESIDENTE - Havendo número regimental, declaro aberta

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Defesa do Consumidor

Leia mais

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo

ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO. Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS E PROCESSO LEGISLATIVO Maira L. de Souza Melo ESPÉCIES NORMATIVAS Art.18 da CE: Emenda Constitucional Lei Complementar Lei Ordinária Lei Delegada Decreto Legislativo Resolução NORMAS

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Saúde APROVADO na Comissão

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI Nº 3414, DE 2012

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI Nº 3414, DE 2012 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI Nº 3414, DE 2012 Dispõe sobre a opção pelo lucro presumido das pessoas jurídicas obrigadas ao lucro real que ingressaram no Programa

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PROJETOS DE LEI APRESENTADOS NESTA SEMANA: Interesse Geral da Indústria:

Leia mais

SECRETARIA GERAL PARLAMENTAR Secretaria de Registro Parlamentar e Revisão

SECRETARIA GERAL PARLAMENTAR Secretaria de Registro Parlamentar e Revisão SECRETARIA GERAL PARLAMENTAR Secretaria de Registro Parlamentar e Revisão COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO PARA APURAR A RESPONSABILIDADE PELAS IRREGULARIDADES, INCONSISTÊNCIAS E MESMO AUSÊNCIA DE LANÇAMENTO

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Saúde APROVADO na Comissão

Leia mais

CPI - ENERGIA ELÉTRICA

CPI - ENERGIA ELÉTRICA CPI - ENERGIA ELÉTRICA 22.06.2016 AUDIOTEXT SERVIÇOS E CIA. LTDA. - ME 1 CPI - ENERGIA ELÉTRICA 22.06.2016 O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Número regimental, declaro aberta a 8ª Reunião da

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Saúde deputado Luzi Paulo, à emenda de plenário (autor da emenda, deputado Zito) ao Projeto de Lei nº 459/2015, de autoria do deputado

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 15/06/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 15/06/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 15/06/2016 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PEC 26/16. AUTOR: FLÁVIO SERAFINI. TRAMITAÇÃO: 2ª DISCUSSÃO-REDAÇÃO DO VENCIDO ASSIM EMENDADA. EMENTA: QUE ACRESCENTA O 5º, AO ARTIGO

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Meio Ambiente Aprovado

Leia mais

INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL

INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL Matérias selecionadas dos Diários Oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado do Rio de Janeiro Nº 31/16 Nº fls. 07 Semana: 10 a 14 de agosto PARECERES PROFERIDOS

Leia mais

ISENÇÃO DE IPI. Projeto de Lei 3890/1989

ISENÇÃO DE IPI. Projeto de Lei 3890/1989 ISENÇÃO DE IPI Projeto de Lei 3890/1989 Autor Max Rosenmann - PMDB/PR. Ementa: Concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, na aquisição de automóveis de passageiros que especifica

Leia mais

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS:

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Nº 40/18 Folhas 11 Semana: 03 a 07 de dezembro PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Assuntos Trabalhistas/ Tributário: APROVADO na Comissão de Tributação, o parecer favorável do relator, deputado

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Educação: APROVADO na

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 003/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 003/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 28/06/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 28/06/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: PL 2963/17. AUTORES: ORDEM DO DIA DIA: 28/06/2017 (QUARTA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ANDRÉ CECILIANO E FLAVIO SERAFINI. REGIME DE URGÊNCIA. QUE REGULAMENTA O FECHAMENTO DE UNIDADES DE ENSINO PÚBLICO

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO ATA Nº 061 DA SESSÃO ORDINÁRIA DA 7ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RS, EM 10.12.2013. Aos dez (10) dias do mês de dezembro do ano de dois mil e treze (2013), às nove horas (9hs), reuniram-se em Sessão

Leia mais

SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014

SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014 SENADO FEDERAL SUBSTITUTIVO DA CÂMARA Nº 5, DE 2017, AO PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 130, DE 2014 Dispõe sobre convênio que permite aos Estados e ao Distrito Federal deliberar sobre a remissão dos créditos

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 24, 25 e 26 DE SETEMBRO DE 2013 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 23/9/2013

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA

I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 25 A 29 DE MARÇO DE 2013. I. 25/03 SEGUNDA-FEIRA 9h00 - Comissão/Direitos Humanos A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Defesa do Consumidor

Leia mais

Proposta de Emenda Constitucional

Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Quem pode apresentar a PEC Podem apresentar PEC um terço, no mínimo, dos Deputados Federais ou dos Senadores; o Presidente da República;

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Educação APROVADO na

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador HÉLIO JOSÉ I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2018 Da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA, sobre a Sugestão nº 1, de 2018, do Programa e-cidadania, que propõe que se cumpra o art. 37 da CF: garantia de data-base

Leia mais

Informe Legislativo Municipal

Informe Legislativo Municipal Informe Legislativo Municipal MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PROJETOS DE LEI APRESENTADOS NESTA SEMANA: Interesse Geral da Indústria

Leia mais

O SR. CARLOS NEDER - PT

O SR. CARLOS NEDER - PT O SR. CARLOS NEDER - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Alesp, daremos início à discussão do Projeto de Lei nº 328, de 2016. Esse debate poderia ter iniciado já

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Defesa do Consumidor

Leia mais

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS:

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Nº 38 /18 folhas 8 Semana: 19 a 23 de novembro PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Indústria da Construção APROVADO na Comissão da Pessoa com Deficiência o parecer do relator, deputado Márcio,

Leia mais

ORDEM DO DIA DIA: 12/09/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA

ORDEM DO DIA DIA: 12/09/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA ORDEM DO DIA DIA: 12/09/2017 (TERÇA-FEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA PROPOSIÇÃO: VETO PARCIAL AO PL 2128/16 (MENSAGEM 25/16). PODER EXECUTIVO. EM CONTINUAÇÃO VOTAÇÃO DOS REQUERIMENTOS DE DESTAQUE. EMENTA: QUE ESTIMA

Leia mais

PL Proposição: PL-3021/2008 Autor: Poder Executivo

PL Proposição: PL-3021/2008 Autor: Poder Executivo PL-3021 Proposição: PL-3021/2008 Autor: Poder Executivo -> Íntegra disponível em formato pdf Data de Apresentação: 17/03/2008 Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário Regime de tramitação:

Leia mais

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS:

PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Nº 11/19 Folhas 07 Informações de: 29 e 30/04 e 2 a 3/05 PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Educação: APROVADO na Comissão de Constituição e Justiça o parecer do relator, deputado Max Lemos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO ATA Nº 046 DA SESSÃO ORDINÁRIA DA 7ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RS, EM 17.09.2013. Aos dezessete (17) dias do mês de setembro do ano de dois mil e treze (2013), às nove horas e cinquenta e dois

Leia mais

Continuamos à inteira disposição e desde já disponibilizamos a íntegra da Resolução SEFAZ nº 108/2017, para melhor compreensão.

Continuamos à inteira disposição e desde já disponibilizamos a íntegra da Resolução SEFAZ nº 108/2017, para melhor compreensão. Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2017. Of. Circ. Nº 175/17 Assunto: Disciplinado procedimentos para a verificação dos requisitos e condicionantes dos incentivos fiscais ou benefícios de natureza tributária,

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 4.745, DE 2012 Altera as Leis nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina, e dá outras providências, nº 4.324, de 14 de abril de 1964, que institui

Leia mais

O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Ari Vainer Outubro de 2012

O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Ari Vainer Outubro de 2012 O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Ari Vainer Outubro de 2012 I - INTRODUÇÃO AS FASES DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 1 Elaboração da Proposta Orçamentária; 2 Análise, Votação e Aprovação da Lei

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.858, DE 2004 Altera o art. 974 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), e dá outras providências. Autor: Deputado

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Meio Ambiente parecer

Leia mais

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO PAUTA 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO 3. PROCESSO LEGISLATIVO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Poder Legislativo na Constituição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase constitutiva: inclui a discussão, votação, aprovação e sanção (ou veto) do PL. Começa com a apresentação do PL à Casa Iniciadora,

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: TRABALHISTA relator,

Leia mais

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 23ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 23ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 23 11 2016 16h48min 23ª sessão Extraordinária 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 23ª (VIGÉSIMA

Leia mais

Cria o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e dá outras providências.

Cria o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e dá outras providências. Fone: (77)3621- PROJETO DE LEI Nº 05/2010, DE 26 DE MARÇO DE 2010. Cria o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE COTEGIPE, ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO E JANEIRO PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Economia APROVADO na

Leia mais

Única Discussão em 30 de novembro de Votação:

Única Discussão em 30 de novembro de Votação: PARECER DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO, CONTROLE, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS SOBRE O PROCESSO DE CONTAS DE GOVERNO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE SANTA ROSA REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2012. Única Discussão

Leia mais

INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL Nº /17 Nº 09 Semana: 24 a 28 de abril

INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL Nº /17 Nº 09 Semana: 24 a 28 de abril INFORME LEGISLATIVO ESTADUAL Nº /17 Nº 09 Semana: 24 a 28 de abril Matérias selecionadas dos Diários Oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado do Rio de Janeiro PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Diário da Sessão n.º 062 de 13/11/02 O ponto seguinte da nossa ordem de trabalhos refere-se ao Pedido de Urgência e Dispensa de Exame em Comissão da Proposta de Decreto Legislativo Regional que aplica

Leia mais

Dispõe sobre a reserva preferencial para distribuição ou venda de unidades habitacionais no âmbito do estado do Rio de Janeiro.

Dispõe sobre a reserva preferencial para distribuição ou venda de unidades habitacionais no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Nº 06/19 Folhas 05 Informações de: 18 a 22 de março REQUERIMENTOS: DESARQUIVAMENTO DO PROJETO DE LEI 203/2015 Dispõe sobre a proibição de patrocínio de eventos estudantis por empresas que fabriquem, comercializem

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PEDRO TAQUES I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PEDRO TAQUES I RELATÓRIO SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Pedro Taques PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Resolução do Senado nº 8, de 2011, do Senador Roberto Requião, que

Leia mais

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores Responsável Técnico: Everton M. Paim é advogado graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS; Especializando em direito

Leia mais

Informe Legislativo Estadual

Informe Legislativo Estadual Informe Legislativo Estadual MATÉRIAS SELECIONADAS DOS DIÁRIOS OFICIAIS DOS PODERES PARECERES PROFERIDOS NAS COMISSÕES TÉCNICAS: Trabalho: Economia: APROVADO na Comissão de Economia, Indústria e Comercio

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

COMISSÕES PARECER E TRAMITAÇÃO CONJUNTA

COMISSÕES PARECER E TRAMITAÇÃO CONJUNTA COMISSÕES PARECER E TRAMITAÇÃO CONJUNTA Parecer e Tramitação em Conjunto art. 91 A tramitação em conjunto, também conhecida com tramitação apensadas ou apensas, são 2 ou mais projetos do mesmo tipo tramitando

Leia mais