EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2010 MESTRADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2010 MESTRADO"

Transcrição

1 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação P PGCI Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2010 MESTRADO A Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, através da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis-FACC e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -IBICT, tornam público que estarão abertas as inscrições para as provas de seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO-PPGCI, desenvolvido no âmbito do Convênio Interinstitucional em associação ampla firmado entre as duas instituições. As inscrições estarão abertas no período de 28/10/2009 a 13/11/2009, na Secretaria do PPGCI, na rua Lauro Muller,455-5º andar - Botafogo, RJ, de segunda a sexta feira, das 10 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas. 1. INSCRIÇÃO: DOCUMENTOS EXIGIDOS a) Ficha de inscrição; b) Documentos de identificação originais: identidade e CPF, acompanhados de 3 cópias de cada um; c) Duas fotos 3x4 recentes com identificação no verso; d) Original e 3 cópias (frente e verso) do diploma de graduação ou comprovante de colação de grau em curso devidamente reconhecido pelo MEC. No caso de diploma estrangeiro, o mesmo deverá ser traduzido e devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, até o final do primeiro ano letivo; e) Candidato estrangeiro não lusófono deverá comprovar proficiência em língua portuguesa no ato da inscrição, com a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), conferido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) através de instituição reconhecida pela representação no exterior do Ministério das Relações Exteriores ou por instituição de ensino superior no país, credenciada pelo Ministério da Educação; f) Original e 3 cópias do Histórico Escolar da graduação; g) Curriculum vitae resumido (três laudas no máximo), em três vias, segundo estrutura estabelecida no item 7 deste Edital; h) Anteprojeto de pesquisa, em três vias, segundo estrutura estabelecida no item 6 deste Edital, a ser entregue impreterivelmente no ato da inscrição; i) Não haverá devolução de documentos, exceto para os candidatos cujas inscrições não forem homologadas.

2 2. DAS VAGAS Estão abertas até 25 (vinte e cinco) vagas para o Curso de Mestrado. O PPGCI não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas. 2.1 DAS LINHAS DE PESQUISA DO MESTRADO Os candidatos deverão, no ato da inscrição, escolher uma dentre as Linhas de Pesquisa do PPGCI, descritas no Anexo A deste Edital 3. DA SELEÇÃO O Processo de Seleção constará de quatro etapas: 1ª.. Prova Escrita de Ciência da Informação (eliminatória); 2ª. Análise do Anteprojeto de Pesquisa (eliminatória); 3ª. Entrevista e Análise do Curriculum Vitae (eliminatória); 4ª Prova de Língua Estrangeira Inglês (classificatória); 4. DA AVALIAÇÃO A atribuição de nota inferior a 7,0 (sete) na Prova Escrita de Ciência da Informação, na análise do Anteprojeto, na Entrevista e na análise do Currículo elimina o candidato. A média final do candidato será resultante da média ponderada das notas obtidas na análise do Anteprojeto de Pesquisa (peso 2), na Prova Escrita de Ciência da Informação (peso 2), na Entrevista e análise do Curriculum Vitae (peso 2) e na Prova de Língua Estrangeira (peso 1). Para fins de desempate serão considerados, pela ordem, os resultados da análise do Anteprojeto, da Prova Escrita, da Entrevista e Currículo e da Prova de Língua Estrangeira. 5. DA PROVA ESCRITA O candidato deverá comparecer à prova 30 minutos antes do horário de início, munido de documento de identidade original com foto. O candidato deverá escolher 2 (duas) dentre 5(cinco) questões dissertativas, formuladas pela Comissão de Seleção, sobre tema pertinente ao campo da Ciência da Informação, no escopo e abrangência da proposta acadêmica do PPGCI. A prova terá duração de até 3 horas, e não será permitida consulta. 6. DO ANTEPROJETO DE PESQUISA O Anteprojeto de Pesquisa apresentado deve contemplar os seguintes tópicos: Introdução: (Tema e Problema) Neste item, o candidato deve apresentar o tema da pesquisa e a questão que norteará a investigação a ser desenvolvida. A explicitação do problema é de grande importância, tratando-se do eixo central em torno do qual se organizará a pesquisa. Justificativa: A escolha do tema e a formulação do problema devem ser justificados, apontando sua relevância teórica e social e para a área da Ciência da Informação. Objetivos: O objetivo geral deve expressar com clareza a pesquisa que será desenvolvida e os resultados pretendidos. O objetivo geral deve ser desdobrado em objetivos específicos.

3 Marco teórico-conceitual: O Anteprojeto de Pesquisa deve indicar os princípios teóricos que nortearam a escolha do tema, a formulação do problema e a metodologia proposta. Metodologia: A escolha metodológica se faz em função da natureza do problema e da perspectiva teórica a ele associada, sendo traçada de forma que garanta o alcance dos objetivos expressos no Anteprojeto. Podem ser detalhados os procedimentos metodológicos a serem seguidos. Referências: Listagem dos textos citados no Anteprojeto seguindo as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) O Anteprojeto deverá ser apresentado em no mínimo 12 laudas e, no máximo 20 laudas, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, observadas as Normas da ABNT e apresentado em três vias. Não serão aceitos Anteprojetos com anexos. 7. DA ENTREVISTA E DA ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE O candidato será entrevistado pela Comissão de Seleção e deverá apresentar o Curriculum Vitae resumido (3 laudas no máximo), que será previamente analisado e considerado no momento da Entrevista, segundo os seguintes critérios: I. Formação Acadêmica II. Experiência Profissional com indicação de data e descrição sumária do conteúdo das atividades desenvolvidas III. Produção Intelectual segundo as normas de referências bibliográficas da ABNT 8. DA PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA O candidato deverá comparecer à prova 30 minutos antes do horário de início, munido de documento de identidade original com foto. Na Prova de Língua Estrangeira o candidato deverá demonstrar habilidade de compreensão de um texto em inglês. Não será permitido o uso de dicionário. 9. DO CALENDÁRIO DA SELEÇÃO A relação de candidatos que tiveram sua documentação homologada para participar do processo de seleção será divulgada no dia 20/11/2009, a partir das 10 horas, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI, Rua Lauro Muller 455, 5º andar, sala 503, Botafogo, RJ. Na mesma data e lugar os candidatos receberão o cronograma e local das demais etapas do processo seletivo, que será realizado de 3 a 18 de dezembro de DISPOSIÇÕES GERAIS A inscrição poderá ser efetuada pelo candidato ou por seu procurador com poderes específicos, sendo os mesmos de inteira responsabilidade pelos dados e informações fornecidas na Ficha de Inscrição, assim como pela entrega da documentação indicada no item 1 do presente edital. Os candidatos não residentes do Rio de Janeiro - RJ deverão encaminhar os documentos indicados no item 1 para:

4 Convênio UFRJ/IBICT Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Comissão de seleção para Mestrado 2010 Rua Lauro Muller, 455 5º andar , Botafogo - Rio de Janeiro, RJ A data limite para recebimento dos documentos será 13/11/2009 independente da data de postagem, sendo de inteira responsabilidade do candidato que os documentos cheguem em tempo hábil à sua destinação. Os candidatos não residentes no Rio de Janeiro poderão solicitar, por escrito, no ato da inscrição, a antecipação da entrevista. Neste caso, a entrevista será realizada no dia seguinte às provas escrita e de língua estrangeira. Essa antecipação não interfere no calendário de divulgação de resultados. Após iniciadas as provas, não será permitida a entrada de candidatos. O candidato que não estiver presente quando da chamada para a Entrevista não participará dessa etapa. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção. O candidato portador de necessidade especial deverá entrar em contato com a Secretaria PPGCI para que possa ser providenciada a indispensável adaptação. Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve. Não haverá matrícula condicional. CALENDÁRIO ATIVIDADES Datas 1. Inscrição 28/10/2009 a 13/11/ Divulgação das Inscrições Homologadas 20/11/ Divulgação do resultado da Análise dos Anteprojetos 4. Prova Escrita e Prova de Língua Estrangeira (inglês). 5. Entrevista para candidatos não residentes no Rio de Janeiro 30/11/ /12/ /12/ Divulgação do resultado da Prova Escrita 08/12/ Entrevista e análise do Curriculum Vitae 10/12/2009 e 11/12/ Divulgação do resultado da Entrevista e da Análise do Curriculum Vitae 9. Divulgação do resultado da Prova de Língua Estrangeira (inglês) 15/12/ /12/ Divulgação do resultado final 18/12/2009

5 SUGESTÕES PARA LEITURA BARRETO, Aldo de Albuquerque. As tecnoutopias do saber: redes interligando o conhecimento. DatagramaZero, Rio de Janeiro, v.6, n.6, p.l1-14, dez Disponível em: BURNETT, Gary. Information exchange in virtual communities: a typology. Information Research, 5(4) Available at: CAPURRO, R. HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação,Vol. 12, No 1 (2007). Disponível em: COCCO, G. M. (Org.) ; SILVA, Gerardo (Org.) ; GALVÃO, Alexander Patez (Org.). Capitalismo Cognitivo: Trabalho, redes e inovação. 1. ed. Rio de Janeiro: DPA Editora, v p. GONZÁLEZ DE GOMÉZ, Maria Nélida. Metodologia da pesquisa no campo da Ciência da Informação. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, v.1,n. 6, dez/2000. Disponível em : LASTRES, H.M.M.; ALBAGLI, S. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, Disponível em PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Processo evolutivo e tendências contemporâneas da Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, v.15, n.1, Disponível em: SARACEVIC, Tefko. Interdisciplinary nature of information science. Ciência da Informação. Brasília, v. 24, n. 1, Disponível em: SARACEVIC, Tefko. Information Science. In: BATES, Marcia J., MAACK, Mary Niles, Eds. Encyclopedia of Library and Information Science. New York: Taylor & Francis, 2009 (in print). Available at: f SOUZA, Rosali Fernandez de & SILVA, Roberta Pereira da. Organização e representação do conhecimento no contexto de gestão e avaliação: domínios interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. In. Anais do VIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Grupo temático 2 (GT2) Organização e representação do conhecimento;. Salvador, Bahia, de 28 de outubro a 1 de novembro de Disponível em:

6 ANEXO A PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO AREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Informação e Mediações Sociais e Tecnológicas para o Conhecimento As questões de interdisciplinaridade e evolução da sociedade de informação em seus aspectos sociais e desenvolvimentos tecnológicos. Estudo das ações de informação nas quais agentes individuais e coletivos realizam processos de geração, organização, preservação, disseminação, acesso e recuperação convencional e eletrônica e usos socialmente significativos da informação. Transformação em memória, conhecimento e meta-conhecimento, estratégias, decisão e ação, abrangendo a transferência da Informação. LINHAS DE PESQUISA: Linha 1 Epistemologia e Interdisciplinaridade na Ciência da Informação Estudos orientados à reconstrução crítica das estratégias e premissas epistemológicas constituídas no campo da Ciência da Informação e sua interdisciplinaridade, assim o desenvolvimento de conceitos, metodologias, modelos e teorias dos fenômenos, processos e construtos de informação na sua comunicação e construtos da memória. Linha 2 Organização Estrutura e Fluxos da Informação Sistemas de organização do conhecimento e representação da informação em diferentes contextos de estudo e aplicação. Estruturas e inscrições simbólicas de estoques de informação. Estratégias de distribuição e os fluxos da informação. Metodologias para estudos de necessidades e usos da informação. A interatividade, a interconectividade e os reposicionamentos de tempo e espaço no contexto das redes eletrônicas. Tendências contemporâneas da organização do conhecimento visando à recuperação da informação. Linha 3 Informação, Sociedade e Gestão Estratégica Configurações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas da informação e do conhecimento. Usos e tecnologias da informação e do conhecimento na gestão estratégica, na dinâmica de inovação e de colaboração em organizações, comunidades e redes. Informação para avaliação e monitoramento. Informação e conhecimento nos processos de transformação social, na produção e apropriação material e imaterial, nas regulações e políticas públicas. Construção de competência em informação, cidadania e inclusão social.

7 Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Ficha de Inscrição Seleção 2010 ( ) MESTRADO ( ) DOUTORADO Nome Data Nascimento Endereço Bairro e CEP Cidade e Estado Nac./Naturalidade Sexo ( ) F ( ) M Telefones: Fax (Legível) Instituição de Trabalho Endereço Telefones: Fax (Legível) Graduação: Curso e ano de término Mestrado: Curso e ano de término Titulo do Anteprojeto Área de Concentração e Linha de Pesquisa do PPGCI nas quais se insere o Anteprojeto (definição exigida apenas para o Doutorado) Informação e Mediações Sociais e Tecnológicas para o Conhecimento ( ) Linha 1 - Epistemologia e Interdisciplinaridade na Ciência da Informação ( ) Linha 2 - Organização Estrutura e Fluxos da Informação ( ) Linha 3 - Informação, Sociedade e Gestão Estratégica DOCUMENTAÇÃO Documentos de Identificação (RG) e (CPF) VISTO

8 Diploma de Graduação Diploma de Mestrado Histórico Escolar Curriculum Vitae Anteprojeto de Pesquisa Duas Fotos 3X4 (recentes) Declaro conhecer e aceitar na integra todos os itens do Edital relacionado com minha inscrição para o processo seletivo. Data Assinatura VISTO/CARIMBO

EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2011 ESPECIALIZAÇÃO

EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2011 ESPECIALIZAÇÃO EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO 2011 ESPECIALIZAÇÃO Prorrogação do período de inscrição para o Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente e cronograma de seleção. O período de inscrição

Leia mais

UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005 MESTRADO (STRICTO SENSU)

UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005 MESTRADO (STRICTO SENSU) 1 UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005 MESTRADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF-IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Instituto de Arte e Comunicação Social Programa de Pós-Graduação em Ciência da PPGCI/UFF EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 A Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L EDITAL N.º 01/2010 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Instituto de Arte e Comunicação Social Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 A Universidade

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA

EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA EDITAL EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LÓGICA E METAFÍSICA (PPGLM) Ingresso: primeiro semestre de 2011 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017 Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2016/2017 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e o

Leia mais

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016 Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2015/2016 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e

Leia mais

SELEÇÃO 2011 MESTRADO / DOUTORADO Edital de Retificação 03, de 28 de setembro de 2011

SELEÇÃO 2011 MESTRADO / DOUTORADO Edital de Retificação 03, de 28 de setembro de 2011 SELEÇÃO 2011 MESTRADO / DOUTORADO Edital de Retificação 03, de 28 de setembro de 2011 Considerando que, apesar da greve, os serviços dos Correios estão funcionando, com aceitação de despachos e efetivação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Instituto de Arte e Comunicação Social Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFF EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 A

Leia mais

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 A coordenadora

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE Rua Tiradentes, 148, Ingá, Niterói, Rio de Janeiro CEP

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE Rua Tiradentes, 148, Ingá, Niterói, Rio de Janeiro CEP UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Instituto de Arte e Comunicação Social Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFF EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS MESTRADO E DOUTORADO 2017 1. REQUISITOS BÁSICOS De acordo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA: CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATO COM RESIDÊNCIA PERMANENTE NO EXTERIOR ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL 077/2018 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental

EDITAL 077/2018 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental EDITAL 077/2018 Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental O Vice-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Prof. Dr. Rogério Corrêa, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA PROCESSO SELETIVO º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DOUTORADO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA PROCESSO SELETIVO º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DOUTORADO PROCESSO SELETIVO 2013 1º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Turma especial de DINTER oferecida à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. EDITAL INSCRIÇÃO Início: 22/10 Término: 12/11/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS N o 01/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses.

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses. EDITAL Nº 106 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ANO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

SELEÇÃO 2016 MESTRADO / DOUTORADO

SELEÇÃO 2016 MESTRADO / DOUTORADO SELEÇÃO 2016 MESTRADO / DOUTORADO Edital 01/2015 O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, torna público Edital de Seleção

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 Resolução do Colegiado de 18.06.2014 1. Estarão abertas, no período de 04 a 29 de agosto de 2014,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF Instituto de Arte e Comunicação Social Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFF EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 A

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2008/2 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2008/2 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA 1 EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto

Campus de São José do Rio Preto EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2018 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 01 de agosto a 31 de agosto de 2017

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA) da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 TURMA 2011 DOUTORADO O Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2015/2 A Universidade Salgado de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 E NO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

EDITAL N 105/2015 Referente ao Aviso N 75/2015, publicado no D.O.E de

EDITAL N 105/2015 Referente ao Aviso N 75/2015, publicado no D.O.E de EDITAL N 105/2015 Referente ao Aviso N 75/2015, publicado no D.O.E de 29.09.2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público, para

Leia mais

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.077, de 31 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro de 2012, Seção 1, p. 12. 1 Da abertura EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO INÍCIO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação EDITAL UFRJ nº 189/2016 Processo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006) Área de Concentração: Sociologia Política Centro de Ciências do Homem - CCH Universidade Estadual

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.º 01/16 Por este edital, o Dr. José Cerqueira Dantas, responsável pelo Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação RESOLUÇÃO Nº 044/2016-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 01/08/2016. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

SELEÇÃO PARA O DOUTORADO TURMA 2017

SELEÇÃO PARA O DOUTORADO TURMA 2017 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Ciências Humanas Escola de Comunicação Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Leia mais

EDITAL 020/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO

EDITAL 020/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO EDITAL 020/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NÍVEL MESTRADO 1. DA ABERTURA A Pró-Reitoria Acadêmica, no uso das suas atribuições, na forma do

Leia mais

EDITAL 03/2016/PPGTIC

EDITAL 03/2016/PPGTIC EDITAL 03/2016/PPGTIC A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Araranguá, torna pública a abertura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PPGENFIS)

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PPGENFIS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43176 - Caixa postal 15051 - CEP 91501-970 - Porto Alegre, RS FONE: (51) 3308-6431,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2018

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2018 O Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.5. Candidatos de outros estados poderão enviar a documentação, juntamente com uma via impressa (cópia) do boleto bancário pago, pelo correio. A documentação deverá ser enviada para a Secretaria do Programa,

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA - TURMA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Mestrado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2017

EDITAL 005/PPGECT/2017 EDITAL 005/PPGECT/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC torna pública a abertura de inscrições à seleção para o curso de DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da FUNDACENTRO Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho,

Leia mais

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS A UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL SELEÇÃO DA 16ª TURMA - 2018 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, MESTRADO E DOUTORADO Aprovado pelas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: processo ensinoaprendizagem

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Alfabetização das Crianças das Classes

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé professor Aloísio Teixeira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 316/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2015-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL N. 1. PREÂMBULO

EDITAL N. 1. PREÂMBULO EDITAL N.º 260/2013 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL MODALIDADE MESTRADO PROFISSIONAL, DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O PRIMEIRO

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Coordenador do Programa Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM EDITAL Nº 005/2014-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 E PRIMEIRO DE 2010 EDITAL

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 39 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE TURMA 2014 MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE TURMA 2014 MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE CURSO DE MESTRADO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA O Coordenador do Programa

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PROCESSO SELETIVO Ano Letivo de 2016 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, em nível de Mestrado e Doutorado, comunica a abertura de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PPGBCM/UFRGS 2017/2 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 141, de 02 de outubro de 2015

EDITAL DPPG Nº 141, de 02 de outubro de 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado POSLING, em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 02/2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Doutorado para ingresso

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé]

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [polo UFRJ_Macaé] EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ_MACAÉ N O 183/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 E PRIMEIRO DE 2011 EDITAL

Leia mais

PORTARIA REITORIA UESC Nº 1194

PORTARIA REITORIA UESC Nº 1194 PORTARIA REITORIA UESC Nº 1194 A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, RESOLVE Art. 1º - Retificar o Edital UESC nº 137/2016, que abriu inscrições para seleção

Leia mais

Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria EDITAL Nº 126 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2013 A Coordenação do Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de

Leia mais

Publicado em DOE de 05/12/2017

Publicado em DOE de 05/12/2017 Publicado em DOE de 05/12/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 DE 27-4-1976 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19.12.86 Recredenciada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, no uso de suas atribuições, faz saber que de acordo com o Regulamento do Programa e por decisão da Comissão

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA DA NATUREZA

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA DA NATUREZA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº 16.825, de 04 de julho de 2016 EDITAL Nº 059/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA

Leia mais

EDITAL Nº 11/ Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL Nº 11/ Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 11/ 2016 Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO 2017 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná,

Leia mais