Notas biográficas dos convidados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas biográficas dos convidados"

Transcrição

1 Notas biográficas dos convidados Ana Bigotte Vieira IFILNOVA, IHC, CET Ana Bigotte Vieira licenciou-se em História Moderna e Contemporânea (ISCTE). Especializou-se nas áreas da Cultura e Filosofia Contemporâneas (FCSH-UNL), e em Estudos de Teatro (UL). Entre 2009 e 2012 foi Visiting Scholar no Departamento de Performance Studies da New York University/Tisch School of the Arts. A sua tese de Doutoramento NO ALEPH, para um olhar sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1984 e 1989 recebeu uma Menção Honrosa em História Contemporânea pela Fundação Mário Soares. Esta investigação incide sobre o papel performativo dos Museus de Arte Moderna, centrando-se nas transformações culturais por que Portugal passa após a entrada na União Europeia e o modo como estas encontram no corpo um terreno particular de expressão. Investigadora do IFILNOVA, integra o grupo Cultura, Poder e Identidades do Instituto de História Contemporânea. É cofundadora e curadora da plataforma baldio Estudos de Performance, e dramaturgista em teatro e em dança. Integra a Associação BUALA. Traduziu vários autores, sobretudo de teatro e filosofia, como Luigi Pirandello, Giorgio Agamben e Maurizio Lazzarato. Recebeu um Dwigth Conquergood Award na Performance Studies international #17, Utrecht. Presentemente desenvolve com o coreógrafo João dos Santos Martins um projeto de historicização coletiva da dança em Portugal Para uma timeline a haver, que tomará a forma de uma instalação/exposição acompanhada por um ciclo de debates e performances. Ana Gandum Nascida em Évora em 1983, vive atualmente entre o Rio de Janeiro e Lisboa onde frequenta o Doutoramento em Estudos Artísticos Arte e Mediações da Universidade Nova de Lisboa FCSH, sob orientação da Professora Margarida Medeiros e com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Pesquisa fotografias de migrantes portugueses no Brasil em fundos familiares e arquivos institucionais, sob co-orientação de Maurício Lissovsky da Universidade Federal do Rio de Janeiro ECO. Na sua pesquisa histórica e prática visual interessa-se pela diversidade de práticas e técnicas fotográficas e nos diferentes tipos de narrativas, discursos e processos memoriais associados ao medium. Licenciou-se em História (FCSH - UNL) em 2005 e em 2007 conclui um Master 2 em Histórias, Economias, Poderes e Saberes (Université Paris 8 - Saint-Denis). Trabalhos selecionados: coisas de lá / aqui já estão sumindo eu, exposição e publicação, com Daniela Rodrigues (Saracura, Rio de Janeiro, 2016); Lembranças, Souvenirs, Recuerdos, instalação de fotografias e objectos, exposição Chama Plural (Consulado de Portugal em São Paulo, 2016); Antropologia da Face Saudosa, vídeo, em Museu Encantador de Rita Natálio

2 (MAM, Rio de Janeiro 2014; Caixa Cultural, São Paulo ); foto-fala, instalação audiovisual com Inês Abreu e Silva (Belo Horizonte, 2012); documentário em vídeo G-L-Ó-R-I-A! (Praça da Alegria e Festival Panorama, Lisboa, 2013 e 2014). (Rio de Janeiro, 2014) e Caixa Cultural; Don t Hertz Me No More in Melhor Futuro 1.0 (Laboratório das Artes, Guimarães, 2012); F de Femmes (Elteatro, Tunis, 2010), Que Pena? (Pavilhão 28, Lisboa, 2009). André Amálio André Amálio é atualmente MPhil/investigador no departamento de Drama, Theatre and Performance Studies na Universidade de Roehampton. Licenciado em Training of Actors, Staging Degree pela Escola Superior de Teatro e Cinema e Mestre em Perfomance Making pela Goldsmiths University of London. André Amálio participou em espetáculos dirigidos por coreógrafos e diretores como Ajaykumar, Anna Furse, Antónia Terrinha, António Feio, Francisco Alves, Giacomo Scalisi, João Brites, Lucia Sigalho, Luís Castro, Madalena Vitorino e Marie-Gabrielle Rotie. Fez ainda parte do filme Sombras, dirigido por John Trabulo, e criou espetáculos como Estamos Agora Sós, Construction Revisited e Amálio vs Amalia. Fundador do grupo de performance Hotel Europa. Em Lisboa, André Amálio fundou o espaço artístico Liberdade Provisória, em que é artista residente e diretor artístico. Passa-Port/Hotel Europa Página Oficial Hotel Europa:

3 André Guedes André Guedes (Lisboa, 1971) vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Arquitetura na FA/Universidade Técnica de Lisboa. Participou em diversos programas de residência de criação nomeadamente, Nosadella.due (Bologna, 2007), Le Pavillon / Palais de Tokyo (Paris, 2004/2005), Fondazione Pistoletto/Cittadellarte (Biella, 2003). Em 2007 recebeu o Prémio de Artes Plásticas União Latina. Participou em diversos eventos e exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro. Nas exposições individuais destacam-se, Better Days, For These Days (2008), Galeria Lisboa 20; Informações/Information (2007), Chiado 8, Lisboa; Better Days (2007), Museo Internazionale della Musica, Bolonha; O jardim e o casino, a praia e a piscina (2005), Galeria Lisboa 20, Lisboa; Outras árvores, outro interruptor, outro fumador e uma peça preparada (2004/2005), Museu de Serralves, Porto; SlowMotion (2003), ESTGAD, Caldas da Rainha. Nas exposições colectivas destacam-se, El Medio Es El Museo (2008), Koldo Mitxelena, San Sebastián; Disarming Matter (2008), Dunkers Kulturhus, Helsingborg, Suécia; Por Entre as Linhas, Museu das Comunicações, Lisboa (2007); La Ciudad Interpretada (2006), Santiago de Compostela; The Final Cut (2005), Palais de Tokyo, Paris; Otras Alternativas (2003), MARCO, Vigo; Partituras e Paisagens (2002), Festival Danças na Cidade / Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Festival Brrr Live Art (2001), Porto. Realizou a conceção espacial das seguintes obras coreográficas: Hors Sujet Ou Le Bel Ici (2007) de Martine Pisani; como rebolar alegremente sobre um vazio interior (2001) de Vera Mantero para o Ballet Gulbenkian; Notas para um espectáculo invisivel (2000) de Miguel Pereira; Contract with the skin (2000) de Paulo Henrique. Materiel Gefunden (Material encontrado / Found material), 2015 Exhibition view: Die Wiederherstellung des Geistes, Vera Cortês Art Agency, 2015 (Images Bruno Lopes)

4 António Guerreiro António Guerreiro é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. Enquanto ensaísta, tem artigos publicados sobre literatura (sobretudo, poesia contemporânea), arte e cultura em revistas especializadas e volumes colectivos. É autor de "O Acento Agudo do Presente" [Prémio de Ensaio P.E.N. 2000, Cotovia], um livro de ensaios, e coautor de "Enciclopédia e Hipertexto". Deu cursos e seminários na Faculdade de Belas-Artes, no Museu de Serralves e no Fórum Dança. Walter Benjamin e Aby Warburg são os autores a que tem dedicado nos últimos anos o seu trabalho de investigação. Daniel Barroca Daniel Barroca nasceu em Lisboa em Estudou na ESAD.CR nas Caldas da Rainha entre 1996 e 2001 e no Ar.Co em Recebeu o Prémio União Latina para a Jovem Criação no Domínio das Artes Plásticas em Foi artista residente na Künstlerhaus Bethanien em 2008 (Bolsa João Hogan Fundação Calouste Gulbenkian) e na Rijksakademie van Beeldende Kunsten em 2010 e Entre 2013 e 2014 foi um dos artistas participantes no Home Works Program no Ashkal Alwan em Beirute. Foi um dos artistas participantes no programa Open Sessions no Drawing Center em Nova Iorque e bolseiro da Fundação Marcelino Botín com o projeto Uma terra mais móvel que firme. The Man Who Hid Wolfgang Gerhard 2012, text and found photographic album photos: Nuno Lamas Página Oficial:

5 Delfim Sardo Delfim Sardo nasceu em Aveiro em Desde 1990 que se dedica à curadoria de arte contemporânea, bem como à ensaística sobre arte. É Professor Convidado do Colégio das Artes e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi o Comissário Geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa Entre 2003 e 2006 foi Diretor do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Foi fundador e diretor da revistam Pangloss. Entre 1997 e 2003 foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1999 foi o Comissário da Representação Portuguesa à 48ª Bienal de Veneza. Em 2010 foi co-comissário da Representação Portuguesa à Bienal de Veneza de Arquitectura. No campo das publicações destacam-se os volumes Julião Sarmento, Catalogue Raisonée, Edições Numeradas, Vol.I (MEIAC, 2007), Luxury Bound (Electa, Milão, 1999), Jorge Molder (Caminho, Lisboa, 2005), Helena Almeida, Pés no Chão, Cabeça no Céu(Bial, 2004), Pintura Redux (Fundação de Serralves/Público, 2006), Abrir a Caixa (Caixa Geral de Depósitos, 2009) e A Visão em Apneia (Babel, 2011). Colabora regularmente como ensaísta para publicações sobre arte e arquitetura. Filipa César Filipa César nasceu no Porto em 1975, vive e trabalha em Berlim. A sua obra como artista e cineasta reflete as relações entre imagens e movimento e a respetiva receção pelo espectador. Os seus filmes questionam os aspetos ficcionais do género documental e abordam questões políticas implícitas na produção de imagens em movimento, situando-se na ténue linha que separa o cinema narrativo, a crónica documental e o cinema experimental. As instalações de Filipa César sugerem cenários para uma produção concreta de imagens, nas quais o espectador é envolvido como componente performativa, constituída pela presença de preocupações sociopolíticas. A imagem emerge da tensão entre memória real e memória cinematográfica. Vencedora do Prémio BES Photo 2010, Filipa César estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto e de Lisboa, e fez o Mestrado (MA Art in Context) na Universidade de Artes (UDK), Berlim. Entre outros locais, expôs na 8ª Bienal de Istambul, 2003; Kunsthalle, Vienna, 2004; Museu Serralves, 2005; Festival de cinema de Locarno, 2005; CAG - Contemporary Art Gallery, Vancouver, 2006; Tate Modern, 2007; St. Gallen Museum, 2007; International Triennale of Contemporary Art, Praga, 2008; SF MOMA, 2009; 12ª Bienal de Arquitectura de Veneza; Bienal de S. Paulo e Manifesta 8, Mined soil, 2013/2014 Video installation Página Oficial:

6 João Oliveira Duarte João Oliveira Duarte é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Estética pela FCSH-UNL e doutorando em História da Arte pela mesma instituição. Tem vindo a dirigir e a colaborar com revistas literárias e a publicar artigos em revistas científicas. De momento, investiga as relações entre arte, arquivo e história natural. José Luís Neto José Luís Neto nasceu em Sátão, em A sua formação dividiu-se entre Lisboa, onde fez o Plano Completo de Fotografia no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), e Londres, desenvolvendo um projeto individual (Ideia de Luz) no Royal College of Art. Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde o início da década de 90, participando ainda em bienais, feiras de arte e encontros de fotografia. Entre as suas exposições destacam-se as exposições coletivas Entrar na Obra, Estar no Mundo: A Fotografia na Colecção da Fundação de Serralves (Museu de Serralves, 2007), Bes Photo 2005 (Centro Cultural de Belém, 2006) e About Face Photography and the Death of the Portrait (Hayward Gallery, Londres, 2004) e os seus projectos individuais, que puderam ser vistos no Circulo de Bellas Artes em Madrid (High Speed Press Plate, 2007), no CAMJAP da Fundação Calouste Gulbenkian (Continuum, 2005), no âmbito da LisboaPhoto 2005 (Anónimo, Museu Nacional de Arte Antiga) e na Galeria Promontório, Lisboa (Liga-me, 2004). Tem recebido vários prémios, entre os quais o Prémio Bes Photo 2005 e o Prémio Especial do Júri na edição 47 do Salon D Art Contemporain de Montrouge (2002). O seu trabalho está publicado em vários livros e catálogos e representado em várias colecções, públicas e privadas, como as do AR.CO Centro de Arte e Comunicação Visual (Lisboa), do Centro Português de Fotografia (Porto), do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, do CAM Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), da Fundação de Serralves (Porto), da Fundação Luso- Americana para o Desenvolvimento (Lisboa), da Fundació Foto Colectania (Barcelona) e do Museu Folkwang (Essen). From the series "22475" (2003) Página Oficial:

7 José Manuel Costa José Manuel Costa é diretor da Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema e professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na Cinemateca, onde começou a trabalhar em 1975, desempenhou várias funções, entre elas a de responsável pelo projeto e a instalação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento. No âmbito internacional, foi membro do Comité Directivo da FIAF (Federação Internacional dos Arquivos de Filmes) e Presidente do Comité Directivo da ACE (Associação das Cinematecas Europeias). Tem sido autor regular de textos sobre história e museologia do cinema, e também sobre história do documentário, e foi autor ou co-autor de monografias sobre D.W.Griffith, Robert Flaherty, Joris Ivens, Frederick Wiseman, Cinema Chinês, Cinema Indiano, entre outros. Liliana Coutinho Liliana Coutinho é doutorada em Estética e Ciências da Arte pelo Institut ACTE (UMR 8218) CNRS/Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com a tese "Pour un discours sensible sur la capacité cognitive du corps dans l'expérience de l'art». Em 2005, obteve o grau de Mestre em Estudos Curatoriais, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e em 2001 o grau de licenciatura em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É curadora independente. Maria Filomena Molder Maria Filomena Molder foi professora e coordenadora (de Julho de 2006 a Setembro de 2007) do Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em 1992 com uma tese sobre «O Pensamento morfológico de Goethe». Entre 2003 e 2009 foi membro do Conselho Científico do Collège International de Philosophie. Escreve sobre problemas de estética, enquanto problemas de conhecimento e de linguagem, para revistas de filosofia e de literatura, entre outras, Filosofia e Epistemologia, Prelo, Análise, Revista Ler,Sub-Rosa, A Phala, Internationale Zeitschrift für Philosophie, Philosophica, Revista Belém, Dedalus, Rue Descartes, Chroniques de Philosophie, La Part de l Oeil. Tem escrito para catálogos e outras publicações sobre arte e artistas, portugueses e estrangeiros, entre os quais, Jorge Martins, Ruy Leitão, Rui Chafes, Helena Almeida, Ana Vieira, Julião Sarmento, Rui Sanches, José Pedro Croft, Bernard Plossu, Juan Muñoz, Noronha da Costa, Antony Gormley, Louise Bourgeois, Francisco Tropa e Amadeo de Souza-Cardoso. Nuno Faria Nuno Faria nasceu em 1971, em Lisboa. É curador e director artístico do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães. Entre e , trabalhou no Instituto de Arte Contemporânea e na Fundação Calouste Gulbenkian, respectivamente. Viveu e trabalhou no Algarve entre 2007 e 2012 onde, entre outros projectos, fundou (em Loulé, 2009) o projecto Mobilehome - Escola de Arte Nómada, Experimental e Independente. É professor da ESAD - Escola de Artes e Design, Caldas da Rainha.

8 Patrícia Leal Patricia Leal é artista, cineasta e investigadora. O seu trabalho situa-se no cruzamento entre as Artes Visuais e o documentário com um interesse especial pela fotografia e pela linguagem e montagem cinematográfica. Fazem parte do seu currículo colaborações com artistas, realizadores e encenadores nacionais e internacionais. Frequentou o programa de estudo independente em Artes Visuais da Escola Maumaus, o curso de pós-produção da Etic, tendo estudado também fotografia no Richmond College de Londres. Em 2010 obteve o grau de mestre em Cinema Documental na Goldsmiths. Atualmente é doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH / Universidade Nova de Lisboa e bolseira da FCT com um projeto de investigação sobre a paisagem da memória colonial desenhadas pelos projetos de arte contemporânea portugueses. Pedro Lagoa Pedro Lagoa é um artista visual cujo trabalho recente tem sido desenvolvido maioritariamente em torno de conceitos de destruição, assumindo o ato destrutivo como expressão de recusa e ferramenta crítica. O seu trabalho tem sido apresentado em locais como: Gasworks, Londres (2014); Museu de Serralves, Porto (2014); recyclart, Bruxelas (2014); Cabaret Voltaire, Zurique (2013); Galeria Boavista, Lisboa (2012); Yi Sang s Memorial House, Seul (2011); Nam June Paik Art Centre, Gyeonggi-do (2010); Künstlerhaus Mousonturm, Frankfurt (2009); Ve.Sch Raum, Viena (2008); Städel Museum, Frankfurt (2008); Formcontent, Londres (2007); Portikus, Frankfurt am Main (2007). archive of destruction: The quagmire Fields Section archive comprising print media [presented at: Quagmire Fields, Tschoperl, Frankfurt am Main, 2007] Página Oficial:

espaço arte tranquilidade

espaço arte tranquilidade espaço arte tranquilidade 07 MAR 03 MAI curadoria de maria do mar fazenda INSTRUCTIONS de no Espaço Arte Tranquilidade Instructions é o título da próxima exposição do Espaço Arte Tranquili dade, que apresenta

Leia mais

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres Inauguração da exposição individual alheava_a criação do mar de Manuel Santos Maia Curadoria de Baltazar Torres 28 Setembro na SEEA - Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica do

Leia mais

Curriculum Vitae José Luís Neto

Curriculum Vitae José Luís Neto Curriculum Vitae José Luís Neto nasceu em Satão em 1966. Vive e trabalha em Lisboa. Born in Satão, 1966. lives and works in Lisbon. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS / SOLO SHOWS 2007 High Speed Press Plate, Circulo

Leia mais

JORGE MOLDER Anatomia e Boxe

JORGE MOLDER Anatomia e Boxe JORGE MOLDER Anatomia e Boxe 1 A série Anatomia e Boxe de Jorge Molder foi apresentada pela primeira vez em 1997, no edifício da Cadeia da Relação no Porto, naquela que foi a exposição inaugural do Centro

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil Confrontos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil

2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil Confrontos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil FRIDA BARANEK Rio de Janeiro, RJ, 1961 vive e trabalha em Miami, USA EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, 2013 Confrontos. Museu de Arte Moderna do

Leia mais

Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha.

Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha. Mariana Sampaio nasceu em 1991 no concelho da Golegã, mas vive e trabalha em Caldas da Rainha. Estudou Artes Visuais na Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas. Em simultâneo a isso, realizou um workshop

Leia mais

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação

Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação Convidados Congresso de Cibercultura 2016 Breve apresentação ADÉRITO MARCOS - Universidade Aberta É professor catedrático de nomeação definitiva da Universidade Aberta, do Departamento de Ciências e Tecnologia,

Leia mais

Francisco Cardoso Lima. Curriculum Vitæ 2015 (versão pt)

Francisco Cardoso Lima. Curriculum Vitæ 2015 (versão pt) Francisco Cardoso Lima Curriculum Vitæ 2015 (versão pt) franciscocardosolima@gmail.com FCT (Fundacão para a Ciência e a Tecnologia) public key J515366661VG Dados Pessoais Nome Francisco Cardoso Lima Data,

Leia mais

Master Class: Perspectivas Contemporâneas, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

Master Class: Perspectivas Contemporâneas, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Colectivo de Curadores ---------------------------------------- projectomap@gmail.com www.projectomap.net Facebook/ProjectoMap Instagram/projectomap ProjectoMap O ProjectoMap é um projecto curatorial,

Leia mais

Exposições Individuais

Exposições Individuais Exposições Individuais 1963 Escola Superior de Belas Artes do Porto 1964-69 Galeria Alvarez, Porto 1972 St. Martin's School of Art, Londres 1980 Galeria Módulo, Lisboa e Porto 1981 Museu de Évora Galeria

Leia mais

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza internacional 3.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza local 1.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza

Leia mais

APONTAMENTOS CURRICULARES

APONTAMENTOS CURRICULARES APONTAMENTOS CURRICULARES PERCURSO Lisboa, 1969 Fotógrafo, Director de Arte, Editor de fotografia... Vivo e desenvolvo os meus trabalhos entre Aljezur e Lisboa Actualmente sou CEO da agência 1000olhos

Leia mais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais

Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais Estratégias para a publicação e divulgação de conteúdos digitais A experiência da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Ana Paula Gordo Biblioteca de Arte Áreas de especialização História

Leia mais

JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA FRANCISCO TROPA

JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA FRANCISCO TROPA JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA FRANCISCO TROPA 1 Na continuação da programação do Chiado8 com obras da coleção António Cachola apresenta-se agora uma visão conjunta das obras na coleção de Francisco Tropa

Leia mais

Pedro Sousa Vieira nasceu no Porto em Vive e trabalha no Porto.

Pedro Sousa Vieira nasceu no Porto em Vive e trabalha no Porto. Pedro Sousa Vieira nasceu no Porto em 1963. Vive e trabalha no Porto. Pedro Sousa Vieira tem desenvolvido uma prática artística recorrendo e cruzando meios de expressão tão diversos como o desenho, a pintura,

Leia mais

2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brazil

2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brazil FRIDA BARANEK Rio de Janeiro, Brazil, 1961 lives and works in London, UK SOLO EXHIBITIONS 2014 Mudança de jogo/game Change. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brazil 2013 Confrontos. Museu de Arte Moderna

Leia mais

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 1 / 6 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Jovens Curadores: Galerias Municipais EGEAC 1. Enquadramento É intuito das Galerias Municipais acolher, divulgar e apoiar a produção e pensamento artístico contemporâneo

Leia mais

Maria João Franco. Exposições Colectivas

Maria João Franco. Exposições Colectivas Maria João Franco CV Exposições Colectivas Galeria Municipal Artur Bual, Homenagem a Artur Bual, (Amadora, MAC Movimento Arte Contemporânea, 14º Aniversário do MAC, (Lisboa, Feira de Arte Contemporânea

Leia mais

Prêmio Energias na Arte 5ª edição 2016/2017 Regulamento da Premiação

Prêmio Energias na Arte 5ª edição 2016/2017 Regulamento da Premiação Prêmio Energias na Arte 5ª edição 2016/2017 Regulamento da Premiação 1 Apresentação O Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP realizam, desde 2009, o Prêmio Energias na Arte. Assim como nas últimas edições,

Leia mais

COLÓQUIO EM HOMENAGEM A VIRGÍNIA RAU

COLÓQUIO EM HOMENAGEM A VIRGÍNIA RAU COLÓQUIO EM HOMENAGEM A VIRGÍNIA RAU Direito De Imagem: Arquivo Da Academia Portuguesa Da História IMAGEM DA CAPA Fotografia de Virgínia Rau Direitos de imagem: Arquivo da Academia Portuguesa da História

Leia mais

HÉLIO OITICIA. A direção é de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e o curador de todo o acervo do artista.

HÉLIO OITICIA. A direção é de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e o curador de todo o acervo do artista. HÉLIO OITICIA Chega aos cinemas no dia 31 de julho o documentário Hélio Oiticica único filme brasileiro até o momento a ganhar o prêmio Caligari no Festival de Berlim, depois de ter passado por mais de

Leia mais

Biografias dos membros do Júri

Biografias dos membros do Júri Biografias dos membros do Júri Ana Paula Ramalho Amendoeira Atualmente Diretora Regional da Cultura do Alentejo. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985) e Mestre

Leia mais

ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP

ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP ESCULTURA E MEMÓRIA TESTEMUNHO DE LAGOA HENRIQUES NA COLECÇÃO DA FBAUP Galeria dos Leões Faculdade de Belas Artes da Unviversidade do Porto ESCULTURA E MEMÓRIA Prof. Pintor Francisco Laranjo Director da

Leia mais

1. Oficina de Rimas. Marcação prévia: pelo

1. Oficina de Rimas. Marcação prévia: pelo 1. Oficina de Rimas Os participantes são estimulados a criar rimas a partir de um tema escolhido pelo grupo. As rimas criadas são listadas e a partir delas, o grupo irá contar uma pequena história em versos.

Leia mais

2012 Frequenta o Doutoramento Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

2012 Frequenta o Doutoramento Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Dalila Gonçalves Castelo de Paiva, 1982. Vive e trabalha no Porto. Formação Frequenta o Doutoramento Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). I Encontro de Artistas Novos

Leia mais

Curriculum Vitae. Curso de Engenharia Electrotécnica do IST (1979) classificação de 15 Valores

Curriculum Vitae. Curso de Engenharia Electrotécnica do IST (1979) classificação de 15 Valores José António Gomes de Oliveira R. Casal da Serra nº15 6Dtº Rinchoa 2635 278 Rio de Mouro 93 912 51 59 j.gomesdeoliveira@gmail.com Curriculum Vitae Formação Escolar Curso de Engenharia Electrotécnica do

Leia mais

Grandes Portuguesas. D. Anghel. Catálogo da exposição Grandes Portuguesas Daniela Anghel Coordenação: Biblioteca Municipal de Ponte de Sor 2006

Grandes Portuguesas. D. Anghel. Catálogo da exposição Grandes Portuguesas Daniela Anghel Coordenação: Biblioteca Municipal de Ponte de Sor 2006 Grandes Portuguesas D. Anghel Catálogo da exposição Grandes Portuguesas Daniela Anghel Coordenação: Biblioteca Municipal de Ponte de Sor 2006 O tesouro deste mês é um catálogo produzido pela Biblioteca

Leia mais

[Finalista do Curso de Licenciatura em Gestão Artística e Cultural, IPVC]

[Finalista do Curso de Licenciatura em Gestão Artística e Cultural, IPVC] 25 de maio a 1 de junho de 2015 Residência Artística Jovens Artistas Emergentes Europeus 26 de maio de 2015 19h00 Inauguração da Exposição Coletiva de Artes Plásticas Obras dos Residentes Local: Casa Manuel

Leia mais

pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística.

pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística. APOIOS PARA: Estudar Português, cultura portuguesa, realizar investigação sobre língua e ou cultura portuguesas; Difundir a cultura portuguesa no Chile. A) Em Portugal: Estudar e ou fazer investigação

Leia mais

Lista Ordenada dos Candidatos ao Horário nº 1 Projeto e Tecnologias Cerâmica

Lista Ordenada dos Candidatos ao Horário nº 1 Projeto e Tecnologias Cerâmica Lista Ordenada dos s ao nº 1 Projeto e Tecnologias Cerâmica 1 C-01 9423567517 Claudia Marina Chaves Telheiro da Silva 20 selecionada 1 C-01 9638194030 Brigite Barcelos da Silva 12,1 1 C-01 3725459940 Carla

Leia mais

Dirigiu a bolsa do Fundo Nacional Argentino das Artes, teses de Licenciatura, teses de Mestrado e foi Júri em muitos concursos.

Dirigiu a bolsa do Fundo Nacional Argentino das Artes, teses de Licenciatura, teses de Mestrado e foi Júri em muitos concursos. 1 1 Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 1951, Alfredo Benavidez Bedoya desenvolve a sua atividade artística no campo da gravura. Ganhou seis prémios internacionais e inúmeros prémios nacionais. Entre

Leia mais

39º Aniversário da UA

39º Aniversário da UA 39º Aniversário da UA BOLSAS DE ESTUDO AOS MELHORES CALOIROS Daniela Casal de Sousa Licenciatura em Física, com a média de 175,3 pontos Márcio Pinheiro Carvalheiro Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica,

Leia mais

Subcritérios do concurso de bolsas de doutoramento e. pós- doutoramento. do painel de Artes

Subcritérios do concurso de bolsas de doutoramento e. pós- doutoramento. do painel de Artes Subcritérios do concurso de bolsas de doutoramento e pós- doutoramento 2014 do painel de Artes Composição do Painel de Avaliação Composição do Painel de Peritos: Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca

Leia mais

Minotauro e os minimitos Workshop laboratório para um espectáculo que há-de vir Concepção e direcção de Mário Afonso

Minotauro e os minimitos Workshop laboratório para um espectáculo que há-de vir Concepção e direcção de Mário Afonso Minotauro e os minimitos Workshop laboratório para um espectáculo que há-de vir Concepção e direcção de Mário Afonso Introdução A vida está cheia de referências à mitologia grega. Encontramo-las em filmes,

Leia mais

T a í s C a b r a l. S ã o P a u l o, B r a s i l

T a í s C a b r a l. S ã o P a u l o, B r a s i l T a í s C a b r a l S ã o P a u l o, B r a s i l M a p e a m e n t o s, o c u p a ç ã o r e a l i z a d a n o A t e l i ê A m a r e l o, e m 2 0 0 6. F o r a m u t i l i z a d o s v á r i o s m a t e r

Leia mais

espaço arte tranquilidade Andrea Brandão curadoria de maria do mar fazenda

espaço arte tranquilidade Andrea Brandão curadoria de maria do mar fazenda espaço arte tranquilidade 15 MAI 25 JUL Andrea Brandão curadoria de maria do mar fazenda MOMENTO I de ANDREA BRANDÃO no Espaço Arte Tranquilidade Momento I é o título de mais uma exposição da programação

Leia mais

PENICHE CELEBRA JUVENTUDE

PENICHE CELEBRA JUVENTUDE PENICHE CELEBRA JUVENTUDE 2ª Gala da Juventude do Concelho 2016, dia 26 de novembro, pelas 21horas, no Hotel MH Peniche, o Município distinguiu Jovens em diversas áreas e entregou Prémios de Mérito Desportivo

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS 2015/2016

PLANO DE ESTUDOS 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS 2015/2016 LICENCIATURA em Direito 1º SEMESTRE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO (3TL 7,5 Coordenador: Prof. Doutor Agostinho Guedes INTRODUÇÃO AO DIREITO PRIVADO (3TL 7,5 Coordenador: Prof.

Leia mais

HORÁRIO 2017 / 18. DEPARTAMENTO: PINTURA SEMESTRE: 1º e 2º CURSO COMPLETO DE PINTURA

HORÁRIO 2017 / 18. DEPARTAMENTO: PINTURA SEMESTRE: 1º e 2º CURSO COMPLETO DE PINTURA Local: Novo Ar.Co Xabregas, Lisboa Nível 1 C619 96 Pintura I António Marques e João Miguéis) 09 Out 2017 a 20 Jun 2018 544 Laboratório (Desenho/Pintura) 202 Desenho de Modelo Vivo (1) João Miguéis, António

Leia mais

ABRIL 2012 MONOGRAFIAS

ABRIL 2012 MONOGRAFIAS ABRIL 2012 MONOGRAFIAS BARÃO DE FORRESTER : RAZÃO E SENTIMENTO : UMA HISTÓRIA DO DOURO : 1831- -1861 Barão de Forrester : Razão e Sentimento : Uma História do Douro : 1831-1861. - [S. l.] : Museu do Douro,

Leia mais

RESULTADOS DO INQUÉRITO AOS RECÉM-DIPLOMADOS. Aplicado em maio de 2015 Total de recém-diplomados que responderam ao inquérito: 34

RESULTADOS DO INQUÉRITO AOS RECÉM-DIPLOMADOS. Aplicado em maio de 2015 Total de recém-diplomados que responderam ao inquérito: 34 Aplicado em maio de O inquérito aos recém-diplomados foi realizado com o objetivo de se conhecer a opinião dos diplomados, da Escola Superior de Dança, um ano após a conclusão do curso. Assim sendo, no

Leia mais

Edições anteriores. 10ª Edição. 9ª Edição

Edições anteriores. 10ª Edição. 9ª Edição Edições anteriores 10ª Edição Letícia Ramos é a vencedora da 10.ª edição do BESphoto (o agora NOVO BANCO Photo), uma iniciativa do Banco em parceria com o Museu Coleção Berardo e Instituto Tomie Ohtake,

Leia mais

Nos 150 anos de Amor de Perdição

Nos 150 anos de Amor de Perdição Nos 150 anos de Amor de Perdição As comemorações dos 150 anos da publicação de Amor de Perdição desdobrar-se-ão por vários locais, com relevo para os relacionados directamemte com a geografia da obra:

Leia mais

CURADORIA: MARTA SOARES e RAQUEL HENRIQUES DA SILVA

CURADORIA: MARTA SOARES e RAQUEL HENRIQUES DA SILVA CURADORIA: MARTA SOARES e RAQUEL HENRIQUES DA SILVA 12.01.17 26.02.17 Inauguração dia 11 de janeiro, quarta-feira, às 19h00 Apresentação à imprensa dia 11 de janeiro às 12h00 Quando Amadeo de Souza-Cardoso

Leia mais

Andreia César Catarina Dantas Francisco Pinto Ricardo Guerreiro Campos. apresentam-nos. Ambivalência

Andreia César Catarina Dantas Francisco Pinto Ricardo Guerreiro Campos. apresentam-nos. Ambivalência Andreia César Catarina Dantas Francisco Pinto Ricardo Guerreiro Campos apresentam-nos Ambivalência Espaço Cultura do Edifício AXA maio 2015 Andreia César Nasceu no Montijo em 1987. Desenvolve o seu trabalho

Leia mais

Do Abstrato ao Figurativo

Do Abstrato ao Figurativo Do Abstrato ao Figurativo De 11 de fevereiro a 11 de março de 2017 Lisboa, 1990 Vive e trabalha entre Lisboa e Porto. Curriculum Vitae Mestrado em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das

Leia mais

MONOGRAFIAS. boletim bibliográfico setembro 2014

MONOGRAFIAS. boletim bibliográfico setembro 2014 MONOGRAFIAS RODRIGUES, Ana Margarida Neto Aurélio Duarte A escultura de jardim das quintas e palácios dos séculos XVII e XVIII em Portugal / Ana Margarida Neto Aurélio Duarte Rodrigues. - Lisboa : Fundação

Leia mais

abrir agendas para a História da Ciência europeia

abrir agendas para a História da Ciência europeia Encontro «Arquivos Científicos». FCT - IHC. 4 Julho 2014. Lisboa (FCSH-UNL) abrir agendas para a História da Ciência europeia Maria de Fátima Nunes - Universidade de Évora. CEHFCi. IHC Ana Rita Saldanha

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA 31-10-2014

COMUNICADO DE IMPRENSA 31-10-2014 COMUNICADO DE IMPRENSA 31-10-2014 Fotografia de João Louro e María de Corral / João Miranda JOÃO LOURO REPRESENTARÁ PORTUGAL NA BIENAL DE VENEZA EM 2015 De acordo com a Direção-Geral das Artes, a participação

Leia mais

FERNANDO VILELA. trabalhos recentes recent artworks /2013. Sobre esses trabalhos

FERNANDO VILELA. trabalhos recentes recent artworks /2013. Sobre esses trabalhos Exhibition, Galeria Virgilio, São Paulo, 2012 FERNANDO VILELA trabalhos recentes recent artworks - 2012/2013 Sobre esses trabalhos Essas séries de trabalhos iniciadas em 2012 - e que continuam em processo

Leia mais

Jorge Curval Primavera

Jorge Curval Primavera Jorge Curval Primavera Esta exposição surge no seguimento da obra que venho a executar ao longo destas duas ultimas décadas, tendo como fio condutor a necessidade constante de transmitir sentimentos e

Leia mais

Programa Operacional da Cultura Projectos Aprovados por Entidades Executora

Programa Operacional da Cultura Projectos Aprovados por Entidades Executora Programa Operacional da Cultura 2000-2006 Projectos Aprovados por Entidades Executora Entidade Executora Nº de Projectos Aprovados Instituto Português do Património Arquitectónico 69 Instituto Português

Leia mais

karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre

karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre exposições individuais 2015 Pintura e desenho, Galeria do Instituto Ling, Porto Alegre, 2013 Eclipse, Pinacoteca da Feevale,

Leia mais

Literatura entre Rios

Literatura entre Rios I COLÓQUIO LUSO-AMAZÓNICO Literatura entre Rios O Universo de Dalcídio Jurandir (1909-1979) no centenário de nascimento do romancista da Amazónia 6 de Outubro de 2009 16 às 18 horas Universidade Nova de

Leia mais

PEDRO SOUSA VIEIRA. Galeria Belo-Galsterer Rua Castilho 71, RC, Esq. 1250-068 Lisboa - Portugal

PEDRO SOUSA VIEIRA. Galeria Belo-Galsterer Rua Castilho 71, RC, Esq. 1250-068 Lisboa - Portugal PEDRO SOUSA VIEIRA Galeria Belo-Galsterer Rua Castilho 71, RC, Esq. 1250-068 Lisboa - Portugal www.belogalsterer.com galeria.belogalsterer@gmail.com +351-213815914 VITA Pedro Sousa Vieira Nasceu no Porto,

Leia mais

PAULO PASTA. 1959, Ariranha, São Paulo Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

PAULO PASTA. 1959, Ariranha, São Paulo Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo PAULO PASTA 1959, Ariranha, São Paulo Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS / SELECTED SOLO EXHIBITIONS 2016 Setembro, Palazzo Pamphilj - Embaixada

Leia mais

ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA

ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA ESPAÇOS HABITADOS O CORPO COMO FERRAMENTA VIVA 19 e 20 Março 2011 10h00 > 13h00 14h30 > 17h30 Sinopse Muitos são os artistas para quem as fronteiras entre o corpo e a obra se esbatem, usando a Performance

Leia mais

2014 Daniel Feingold. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil Acaso contorlado. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

2014 Daniel Feingold. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil Acaso contorlado. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil DANIEL FEINGOLD Rio de Janeiro, RJ, 1954 vive e trabalha no Rio de Janeiro EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2016 Acaso Controlado. Museu Vale, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil Fotografia em três series. Paço Imperial,

Leia mais

ESTREIA 20 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS. É tão legítimo acreditar na Floripes como acreditar em Deus.

ESTREIA 20 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS. É tão legítimo acreditar na Floripes como acreditar em Deus. 01 06 É tão legítimo acreditar na Floripes como acreditar em Deus. Miguel Gonçalves Mendes ESTREIA 20 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS Medeia King - LISBOA Medeia Cine Estúdio Teatro do Campo Alegre - PORTO SBC-International

Leia mais

CÉLIA EUVALDO Born in São Paulo, Brazil, 1955 currently lives and works in São Paulo Colagens e pinturas. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brazil

CÉLIA EUVALDO Born in São Paulo, Brazil, 1955 currently lives and works in São Paulo Colagens e pinturas. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brazil CÉLIA EUVALDO Born in São Paulo,, 1955 currently lives and works in São Paulo SOLO EXHIBITIONS 2017 Duas Matérias. Mul.ti.plo Espaço Arte, Rio de Janeiro, 2015 Colagens e pinturas. Paço Imperial, Rio de

Leia mais

Grupo Nome do criterio Descrição do criterio Peso Pontuação maxima

Grupo Nome do criterio Descrição do criterio Peso Pontuação maxima Trabalho em Evento Evento completo internacional Trabalho em evento completo de natureza internacional 20.00 999.00 Trabalho em Evento Evento completo local Trabalho em evento completo de natureza local

Leia mais

Civilizações de Tipo I, II e III

Civilizações de Tipo I, II e III RUI TOSCANO Civilizações de Tipo I, II e III 21.11.15 14.02.16 Pirâmide I, 2015. Fotografia DMF INAUGURAÇÃO 20 DE NOVEMBRO 21h30 O OLHO COMO REPRESENTAÇÃO E REVERBERAÇÃO DO UNIVERSO Com a exposição Civilizações

Leia mais

THE LISBON CONSOR TIUM

THE LISBON CONSOR TIUM THE LISBON CONSOR TIUM Com a criação do Consórcio de Lisboa, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa oferece, no panorama do ensino universitário nacional, uma resposta de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO TEATRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO TEATRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE TEATRO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO TEATRO Processo Seletivo Simplificado para professor Substituto (Edital No. 36,

Leia mais

Miguel Soares "2048"

Miguel Soares 2048 Left exit 01, da série "2048",,, "2048" 24.06-30.07. Faz este ano quinhentos anos a primeira edição de "Utopia" de Thomas More, relato de um viajante português descrevendo uma ilha ficcionada onde pareciam

Leia mais

Ana Michaelis Obra Recente

Ana Michaelis Obra Recente Ana Michaelis Obra Recente Obra Recente Ana Michaelis [pt] DIÁLOGO de MEMÓRIAS Existe um lindo poema na tradição judaico-cristã que diz: Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra

Leia mais

2010 Tuneu-aquarelas. Casa de Cultura de Paraty, Paraty, Brazil Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brazil

2010 Tuneu-aquarelas. Casa de Cultura de Paraty, Paraty, Brazil Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brazil TUNEU Born in São Paulo,, 1948 lives and works in São Paulo SOLO EXHIBITIONS 2013 Dobradura. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil 2010 Tuneu-aquarelas. Casa de Cultura de Paraty, Paraty, Museu Universitário

Leia mais

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

LIDERAR NO DESPORTO. Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO LIDERAR NO DESPORTO Como potenciar o processo de Liderança no Desporto INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR HORÁRIOS MATERIAL PLANEAMENTO MODALIDADES DE INSCRIÇÃO CV S PRELECTORES V CONTACTOS CONDIÇÕES VALOR PRAZOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 34662 - Escola E.B.2,3 do Cávado Turma : A 2002 1 Ana Catarina Loureiro Silva 1761 2 André Eduardo Dias Santos 11 S S 2007 3 Bruno da Silva Gonçalves S 20 4 Catarina Daniela Boaventura Araújo S 1863 Daniela

Leia mais

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto PEDRO WALLENSTEIN Fez os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música, no Conservatório Nacional de Lisboa. Pós-graduou-se na Guildhall

Leia mais

Contacto imprensa Ana Vale Costa

Contacto imprensa Ana Vale Costa Olhar o passado para construir o futuro é o tema da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que irá decorrer de 18 julho a 19 setembro de 2015, para apresentar 300 artistas de 33 países, cerca

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO DATA DE REALIZAÇÃO: 23 de Janeiro às 15h20 min. Sala: A 3.5 C ADRIANA FERNANDES PEREIRA E ADRIANA GOMES ROCHA A ADRIANA JOSÉ F RODRIGUES F AFONSO RODRIGUES F O CARNEIRO A ALEXANDRA PATRÍCIA F F OLIVEIRA

Leia mais

Press Release, Setembro 2010 To whom it may concern por Vera Cortês Agência de Arte

Press Release, Setembro 2010 To whom it may concern por Vera Cortês Agência de Arte Inauguração 10 Set 2010 6ªf 22h 11.09.2010-09.10.2010 Terça a Sábado 14h - 19h Opening 10 Sep 2010 Fri 10pm 11.09.2010-09.10.2010 Tuesday - Saturday 2pm - 7pm Press Release, Setembro 2010 To whom it may

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

ESTACA ZERO TEATRO Associação Cultural Auditório Horácio Marçal Rua Álvaro de Castelões Porto Portugal T

ESTACA ZERO TEATRO Associação Cultural Auditório Horácio Marçal Rua Álvaro de Castelões Porto Portugal T 10 WRESTLER NEM TUDO O QUE PARECE É DOSSIER DE ITINERÂNCIA SINOPSE FICHA TÉCNICA RIDER TÉCNICO HISTORIAL ESTACA ZERO TEATRO A virtude do Wrestling é ser um espectáculo de excesso. Esta frase de Roland

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO FREQUÊNCIA DO CURSO PATRIMÓNIOS: RECURSOS PARA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO. Artigo 1º

REGULAMENTO DO CONCURSO FREQUÊNCIA DO CURSO PATRIMÓNIOS: RECURSOS PARA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO. Artigo 1º REGULAMENTO DO CONCURSO PARA FREQUÊNCIA DO CURSO PATRIMÓNIOS: RECURSOS PARA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO 2 A 13 DE OUTUBRO DE 2017 Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento estabelece as normas de candidatura

Leia mais

CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE ECVA

CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE ECVA CANDIDATURAS A MESTRADOS E DOUTORAMENTOS 3ª FASE 2017 2018 ECVA LISTA de CANDIDATOS COLOCAD SUPLENT EXCLUÍDO SERIAÇÃO DE ACORDO COM OS CRITÉRIO DE CÉLIO ROBERTO SANTOS DE SOUZA DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS

Leia mais

Doutoramento ès Sciences Économiques et Sociales, Université de Genève, Suíça, 2008-2012.

Doutoramento ès Sciences Économiques et Sociales, Université de Genève, Suíça, 2008-2012. Curriculum Vitae Luísa Maria d Andrade Godinho Dados Pessoais Nacionalidade: portuguesa Naturalidade: Grenoble, França Email: Lgodinho@autonoma.pt Formação Científica Doutoramento ès Sciences Économiques

Leia mais

DE 09 A 16 JAN SEMANA COMEMORATIVA. 132 ANOS VIV A SOARES Quem somos, quem fomos. Professores e alunos da Soares.

DE 09 A 16 JAN SEMANA COMEMORATIVA. 132 ANOS VIV A SOARES Quem somos, quem fomos. Professores e alunos da Soares. 2017 EXPOSIÇÕES Exposição de cartazes de filmes Local Pequeno Auditório Exposição de Desenho A Local Piso 0 / Galeria Piso 1 Quem somos, quem fomos. Professores e alunos da Soares. Local Vitrinas da Máquina

Leia mais

Ana Maria Contente de Vinha Novais CURRICULUM VITAE

Ana Maria Contente de Vinha Novais CURRICULUM VITAE Ana Maria Contente de Vinha Novais CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Ana Maria Contente de Vinha Novais Data de nascimento: 13 de Março de 1960 Local de nascimento: freguesia de S. Sebastião da Pedreira,

Leia mais

Crianças e Jovens PRÉ-BALLET, BALLET E DANÇA CRIATIVA. Com Maria João Lopes

Crianças e Jovens PRÉ-BALLET, BALLET E DANÇA CRIATIVA. Com Maria João Lopes Crianças e Jovens PRÉ-BALLET, BALLET E DANÇA CRIATIVA Com Maria João Lopes Pré-ballet/Dança Criativa 3-5 anos 4ª feira, 17h15-18h Ballet 6-9 anos 4ª feira, 18h - 19h A Dança Criativa/Ballet é um processo

Leia mais

Artistas Convidados exposição 2014 30

Artistas Convidados exposição 2014 30 Artistas Convidados exposição 2014 30 Daniel Antunes Pinheiro Nascido em Moçambique, vive e trabalha em Lisboa. É professor auxiliar da Escola de Belas Artes da Universidade de Lisboa na graduação de arte

Leia mais

Ângelo Gonçalves. Santo Estêvão, Tavira 1973

Ângelo Gonçalves. Santo Estêvão, Tavira 1973 Ângelo Gonçalves Santo Estêvão, Tavira 1973 Tem desde sempre uma forte relação com o desenho e a pintura. Outras materialidades preenchem-lhe ainda a vida: o barro, a terra, a areia e os despojos que o

Leia mais

Performativas e Audiovisuais, do CLEPUL da Universidade de Lisboa

Performativas e Audiovisuais, do CLEPUL da Universidade de Lisboa 2014 Investigadora de GECAPA - Gabinete de Estudos de Cultura em Artes Performativas e Audiovisuais, do CLEPUL da Universidade de Lisboa 1992 Licenciada no Conservatorio Superior de Danza do Institut del

Leia mais

Casa-Museu Miguel Torga

Casa-Museu Miguel Torga Filipe Delfim Santos (org.) Casa-Museu Miguel Torga Correspondência entre Andrée Crabbé (1917-2003) e Delfim Santos (1907-1966) agosto 1947 Conteúdo 1 Carta de Delfim Santos para Andrée Crabbé, 01 08 47

Leia mais

João Tiago Magalhães

João Tiago Magalhães João Tiago Magalhães Eleonor Picas Estudou no Conservatório de Música do Porto. Frequentou o curso superior de harpa no Real Conservatório de Música de Madrid, na classe da professora Maria Rosa Calvo-Manzano

Leia mais

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS ADELAIDE MARGARIDA LOPES GOMES DE SOUSA 1,750 Excluído ADELINA MARIA DA MOTA CORREIA ALBANO MANUEL RIBEIRO PEREIRA 7,475 Excluído ALCINA DA CONCEIÇÃO CASTRO PÓVOAS GUEDES ANA CAROLINA COSTA DE CARVALHO

Leia mais

2013 Blocos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Blocos. Celma Albuquerque Galeria de Arte. Belo Horizonte, Brasil

2013 Blocos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Blocos. Celma Albuquerque Galeria de Arte. Belo Horizonte, Brasil ELIZABETH JOBIM Rio de Janeiro, RJ, 1957 - vive e trabalha no Rio de Janeiro EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2016 Arranjo. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, 2013 Blocos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Leia mais

FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM

FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS: 1. Organização: A primeira edição do FESTIVAL DE CURTAS DO GRANDE ABC Arco- Íris InCena é organizado

Leia mais

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho A Exposição Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho Quadro Geral da Disciplina Museológica 1 Museologia Geral Teoria museológica (fato museológico) História dos museus Administração museológica Curadoria

Leia mais

APONTAMENTOS CURRICULARES

APONTAMENTOS CURRICULARES APONTAMENTOS CURRICULARES PERCURSO Lisboa, 1969 Fotógrafo e Editor de fotografia Vivo e desenvolvo os meus trabalhos entre Aljezur e Lisboa Actualmente sou CEO da agência 1000olhos - Imagem e Comunicação

Leia mais

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997.

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. PERIODICALS: Newspaper s Articles Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. Câmara Municipal de Oeiras Diário de Notícias, p.35, de 13 de Outubro

Leia mais

2013 Intervenções Bradesco Art Rio no MAM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janiero, Brasil

2013 Intervenções Bradesco Art Rio no MAM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janiero, Brasil ELISA BRACHER São Paulo, SP, 1965 vive e trabalha em São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 2015 Luctus Lutum. Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil 2013 Intervenções Bradesco Art Rio no MAM. Museu de Arte

Leia mais

HORÁRIO 2017 / 18. DEPARTAMENTO: DESENHO SEMESTRE: 1º e 2º CURSO COMPLETO DE DESENHO

HORÁRIO 2017 / 18. DEPARTAMENTO: DESENHO SEMESTRE: 1º e 2º CURSO COMPLETO DE DESENHO Nível 1 - C618 81 Desenho I João Catarino e Berta Ehrlich 10 Out 2017 a 21 Jun 2018 544 Laboratório (Desenho/Pintura) 202 Desenho de Modelo Vivo (1) João Miguéis, António Marques, Rita Thomaz e João Catarino

Leia mais

PROVA DE INTERPRETAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA E PROVA ESPECÍFICA 30 DE ABRIL

PROVA DE INTERPRETAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA E PROVA ESPECÍFICA 30 DE ABRIL PROVA DE INTERPRETAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA E PROVA ESPECÍFICA 30 DE ABRIL HORÁRIO As provas serão aplicadas no próximo dia 30 de abril entre as 10:00 e as 13:00. A Prova de Interpretação e Expressão Escrita,

Leia mais

Vera Cortês, Agência de Arte Inauguração dia 11 de Janeiro às 22h Finissage com apresentação do livro O Arquivo dia 23 de Fevereiro das 15h às 20h

Vera Cortês, Agência de Arte Inauguração dia 11 de Janeiro às 22h Finissage com apresentação do livro O Arquivo dia 23 de Fevereiro das 15h às 20h Scroll down for english version DANIEL BLAUFUKS Vera Cortês, Agência de Arte Inauguração dia 11 de Janeiro às 22h Finissage com apresentação do livro dia 23 de Fevereiro das 15h às 20h De dia 12 de Janeiro

Leia mais

DE 09 A 16 JAN SEMANA COMEMORATIVA. 132 ANOS VIV A SOARES 2017 QUEM SOMOS, QUEM FOMOS. PROFESSORES E ALUNOS DA SOARES.

DE 09 A 16 JAN SEMANA COMEMORATIVA. 132 ANOS VIV A SOARES 2017 QUEM SOMOS, QUEM FOMOS. PROFESSORES E ALUNOS DA SOARES. 2017 EXPOSIÇÕES EXPOSIÇÃO DE CARTAZES DE FILMES Local Pequeno Auditório EXPOSIÇÃO DE DESENHO A Local Piso 0 / Galeria Piso 1 QUEM SOMOS, QUEM FOMOS. PROFESSORES E ALUNOS DA. Local Vitrinas da Máquina Fotográfica

Leia mais