1 O B J E T I V O C O M P O S I Ç Ã O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 O B J E T I V O C O M P O S I Ç Ã O"

Transcrição

1 Página1 REGRAS 1 O B J E T I V O C O M P O S I Ç Ã O São utilizadas uma bola branca e quinze bolas coloridas, numeradas de 1 a 15. Um dos jogadores deverá embolsar as bolas do grupo numerado de 1 a 7 (cor sólida) enquanto o oponente deverá embolsar as bolas do grupo numerado de 9 a 15 (listadas). O jogador que primeiro embolsar todas as bolas do seu grupo e, legalmente, embolsar a bola 8, vence o jogo. 2 P O S I C I O N A M E N T O D A S B O L A S Todas as bolas colocadas no triângulo devem, tanto quanto possível, estarem pressionadas de tal forma que garantam o contacto entre si. A bola preta é colocada no meio do triângulo, sendo que nos vértices inferiores do mesmo não poderão estar duas bolas do mesmo grupo. 3 O R D E M D E S A Í D A A ordem de saída é determinada por tiragem à tabela. Na tiragem à tabela devem ser observados os seguintes procedimentos: a. Ambos os jogadores devem usar bolas de igual tamanho e peso (duas bolas de cor sólida) com as bolas atrás da linha de saída e, com um jogador à esquerda e outro à direita da mesa. As bolas devem ser tacadas em simultâneo, contactar a tabela de topo e voltar para tabela de saída. b. Tem a opção de sair ou ceder o privilégio ao oponente (que não poderá recusar) o jogador cuja bola ficou posicionada mais perto da tabela de saída. c. Perderá automaticamente a opção de sair o jogador cuja bola: cruzar a linha longitudinal e passe para a área considerada área do oponente; falhar o contacto com a tabela de topo; seja introduzida numa bolsa, salte para fora da mesa; contacte com a tabela lateral; contacte mais de uma vez a tabela de topo; d. Se ambos os jogadores cometerem falta ou se for impossível determinar qual das bolas está mais perto da tabela de saída, repetir-se-á a tiragem à tabela.

2 Página2 4 T A C A D A L E G A L Para que uma tacada seja considerada legal, a bola branca só pode ser tacada com a sola do taco. É considerado falta o não cumprimento desta norma, cedendo assim a sua vez de jogar; 5 J O G O C O M E Ç O A tacada de abertura é feita com a bola branca em cima da linha de saída e o mesmo considera-se iniciado logo que a bola branca, tacada com a sola do taco, ultrapasse a linha de saída. 6 T A C A D A D E A B E R T U R A A tacada de abertura só será considerada válida se: a. Embolsar, pelo menos, uma bola de cor; b. Fizer com que no mínimo três bolas numeradas contactem uma tabela. Faltas: - A não observância da alínea a) ou b) permite ao oponente optar por aceitar a posição das bolas e jogar, mandar formar o triângulo e executar ele próprio a saída ou, em alternativa, ordenar que seja o adversário a sair novamente; - A introdução da bola branca na tacada de abertura, sendo falta, permite ao oponente ter a bola branca na linha de saída e o jogador repor uma bola do seu grupo, se embolsada; - Se alguma bola sair fora da mesa de jogo, o jogador perderá a sua vez, repondo uma bola do seu grupo, se embolsada e recolocando as bolas que saíram atrás do triângulo. Se a bola que saiu fora do jogo, for a bola branca, o oponente iniciará o seu turno na linha de saída. - A introdução numa das bolsas da bola 8 na tacada de abertura, obriga a nova formação do triângulo e sair novamente. 7 B O L A N A L I N H A D E S A Í D A O jogador que usufrua de bola na linha de saída pode colocar a bola em qualquer ponto da mesa, em cima da linha de saída e jogar a qualquer bola. Sempre que o jogador colocar a bola fora da linha de saída, deve ser avisado do facto pelo adversário antes de tacar. Se o jogador não for alertado a tacada é considerada legal.

3 Página3 8 M E S A A B E R T A A mesa considera-se aberta sempre que a escolha de grupos de bolas ainda não esteja determinada, podendo o jogador jogar a qualquer grupo de bolas enquanto a indefinição de grupos se mantiver. A mesa encontra-se aberta na e após a tacada de saída e nas tacadas subsequentes enquanto não se definirem o grupo de bolas (sólidas ou listadas) pertencentes a cada jogador. Assim que um dos jogadores, legalmente, determinar o seu grupo de bolas, cessará o estado de mesa aberta. Na situação de mesa aberta, é legal jogar a uma bola sólida para embolsar uma bola listada e vice-versa. Excepção: quando a primeira bola contactada for a bola 8, é falta e nenhuma bola embolsada será considerada, mantendo-se a situação, neste caso, de mesa aberta. O jogador faltoso terminará o seu turno, todas as bolas ilegalmente embolsadas serão recolocadas na mesa atrás do triângulo e o oponente iniciará o seu turno. 9 T U R N O Um jogador continuará a jogar sempre que legalmente embolsar as bolas do seu grupo. Depois de todas as bolas do seu grupo embolsadas, tentará concretizar a bola 8. Conseguindo-o, legalmente, vence o jogo. O turno de um jogador termina assim que não embolsar legalmente uma bola do seu grupo ou cometer qualquer tipo de falta. 1 0 B O L A S E M B O L S A D A S Uma bola é considerada embolsada se, como resultado de uma tacada legal, cair e permanecer numa bolsa. Uma bola que ressalte e retorne à mesa de jogo não é considerada embolsada. 1 1 J U M P E M A S S É S H O T S É permitido o jump e massé. No entanto, o contacto com qualquer outra bola que não seja a bola de grupo, é falta, repondo assim uma bola do seu grupo no centro ou no triângulo, perdendo a vez de jogar. 1 2 B O L A B R A N C A F A L T A Se a bola branca for embolsada ou tocar em primeira instância numa bola que não seja do seu grupo é considerado falta, repondo assim uma bola sua no centro da mesa ou no triângulo, iniciando o oponente a partida na linha de saída, no primeiro caso, ou iniciando o seu turno de onde a bola branca estiver posicionada.

4 Página4 1 3 T A C A R C O M B O L A S E M M O V I M E N T O No ato de tacar, todas as bolas devem estar perfeitamente imobilizadas. É considerado falta tacar a bola branca quando esta ou, qualquer outra, se encontrar em movimento, cedendo assim a sua vez de jogar ao adversário e repor uma bola do seu grupo no centro da mesa ou dentro do triângulo; 1 4 F A L T A S P O R T O C A R A C I D E N T A L M E N T E A S B O L A S É falta tocar ou entrar em contacto com as bolas de jogo com qualquer outra coisa (corpo, roupa, giz, auxiliar, vara, etc.) que não a sola do taco na execução legal de uma tacada. Neste caso, deve-se reposicionar as bolas nos seus locais originais tanto quanto possível, alterar o turno dos jogadores (jogador faltoso perderá a sua vez de jogar) e repor uma bola do seu grupo no centro ou dentro do triângulo. 1 5 F A L T A S P O R D U P L A T A C A D A Se a sola do taco, no ato de tacar, contactar mais que uma vez a bola branca (dupla tacada), ou se ainda estiver em contacto com a bola branca quando esta atingir a bola de cor (carroça) é falta, perdendo a sua vez de jogar e repondo uma bola do seu grupo no centro ou dentro do triângulo. 1 6 F A L T A P O R J O G A R P A R A A T E S U R A Jogar diretamente a bola branca a uma bola do seu grupo para que o seu adversário fique impossibilitado de jogar diretamente a uma bola sua, é considerada falta. O jogador perde a sua vez de jogar, tendo que repor uma bola no centro ou dentro do triângulo e a bola branca será colocada na linha de saída. 1 7 F A L T A S E Q U I P A M E N T O O jogador é responsável pelo giz, auxiliares ou outro equipamento próximo da mesa. Qualquer contacto deste equipamento com as bolas de jogo é considerado falta da responsabilidade do jogador que estiver a tacar, cedendo a sua vez de jogar. 1 8 B O L A S F O R A D A M E S A Qualquer dos jogadores que acidentalmente fizer saltar para fora da mesa de jogo uma ou várias bolas, é penalizado com falta, recolocando assim essas bolas na área de jogo, atrás do triângulo e o jogador faltoso obrigado a recolocar uma bola do seu grupo no centro da mesa ou no triângulo, cedendo a sua vez de jogar.

5 Página5 Excepção: Para a bola 8, a qual saindo da mesa de jogo tem como penalidade a perda imediata do jogo. 1 9 B O L A S M O V I M E N T O E S P O N T Â N E O Se, por qualquer motivo não determinado, as bolas se moverem por si próprias, estas devem ficar nas posições assumidas e o jogo prossegue. Se uma bola cair numa bolsa, por si própria, depois de passados 5 (cinco) segundos de imobilização, esta será reposta no seu sítio original prosseguindo o jogo. Se uma bola cair numa bolsa, por si própria, estando o jogador a jogar à mesma e de tal forma que a branca passe no seu raio sem lhe tocar, ambas serão repostas nos seus sítios originais e o jogador repetirá a jogada. 2 0 P É N O C H Ã O No acto de tacar, o jogador deve, pelo menos, ter um dos pés em contacto com o solo no momento em que a sola do taco entra em contacto com a bola branca. O não cumprimento desta norma é considerado falta, cedendo assim a vez de jogar ao adversário; 2 1 I N T E R F E R Ê N C I A E X T E R N A Se as bolas forem deslocadas das suas posições por interferência externa, as mesmas serão recolocadas nas suas posições originais, tanto quanto possível, imediatamente após o incidente pelo respectivo árbitro, oficial de torneio ou por consenso dos dois adversários. 2 2 I N T E R F E R Ê N C I A S Se o oponente, por qualquer meio, perturbar ou desconcentrar o adversário quando este está a jogar, deverá ser penalizado por conduta anti-desportiva. Dependendo da gravidade da situação, o jogador prevaricador poderá inclusivamente ser desqualificado. Tacar fora do seu turno é considerado como interferência. 2 3 E Q U I P A M E N T O - U S O I N D E V I D O Os jogadores não estão autorizados a usar as bolas, triângulos, giz ou qualquer outro tipo de equipamento para calcular ângulos, medir distâncias ou estabelecer referências. Apenas o taco pode ser usado para este efeito. A não observância desta regra é considerada falta, cedendo a sua vez de jogar. 2 4 J O G O P E R D I D O O jogador perde automaticamente o jogo se:

6 Página6 a. A bola 8 for embolsada resultante de uma tacada onde houve falta; b. Se a bola 8 saltar fora da mesa de jogo; c. Se a bola 8 for embolsada juntamente com a última bola de grupo; d. Se a bola 8 for embolsada antes de tempo, isto é, não era considerada a bola legal de jogo; e. Se, ao jogar à bola preta (ultima bola para o jogador), a bola branca for embolsada ou saltar fora da mesa. 2 5 J O G A R D E L I B E R A D A M E N T E A B O L A S D O G R U P O D O A D V E R S Á R I O Jogar deliberada e diretamente a uma bola do grupo do adversário é considerada jogada anti-desportiva e resulta na perda imediata do jogo. 2 6 J O G A R D E L I B E R A D A M E N T E P A R A O T R I Â N G U L O Jogar deliberada e directamente a bola branca para dentro do triângulo de forma a repor uma bola do seu grupo para que impossibilite o seu oponente de jogar às suas bolas é considerada jogada antidesportiva e resulta na perda imediata do jogo.

1.34 Bola na mão Interferências Equipamento - Uso indevido Pontos de referência Tacada de Abertura

1.34 Bola na mão Interferências Equipamento - Uso indevido Pontos de referência Tacada de Abertura REGRAS BOLA 9 Índice 1.1 Mesas Bolas Equipamento... 4 1.2 Saída Posicionamento das bolas... 4 1.3 Tacada... 4 1.4 Bola não embolsada Turno... 4 1.5 Ordem de saída... 4 1.6 Abertura Saída... 5 1.7 Jogo

Leia mais

Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas Torneio de Snooker bola oito Regras

Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas Torneio de Snooker bola oito Regras Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas Torneio de Snooker bola oito Regras 2 REGRAS SNOOKER IBÉRICO Introdução 1. Elementos intervenientes 1.1. Um delegado; 1.2. Um árbitro; 1.3. Dois Jogadores, munidos

Leia mais

Sumário. Época 2016/2017. Regras Gerais, Definições e Regras Especificas. Variante: Pool. Disciplina: Bola 8, Bola 9 e Bola 10

Sumário. Época 2016/2017. Regras Gerais, Definições e Regras Especificas. Variante: Pool. Disciplina: Bola 8, Bola 9 e Bola 10 Regras Gerais, Definições e Regras Especificas Variante: Pool Disciplina: Bola 8, Bola 9 e Bola 10 Sumário 1. Definições 1.1. Mesa 1.2. Tacada 1.3. Bola embolsada 1.4. Contacto com tabela 1.5. Bola fora

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! O que é o Basquetebol? O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos

Leia mais

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO ARTº 1º Os jogos de Futsal serão realizados preferencialmente nos recintos de Andebol (aproveitando as suas marcações) ou em um quarto de campo de futebol de 11 (quando possível

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

modalidade Basquetebol

modalidade Basquetebol modalidade Basquetebol Documento de apoio às aulas de Educação Física Criado em: 2017/Maio/19 Atualizado em: 2017/Maio/19 ref: Documento_de_apoio_n10_Basquetebol Basquetebol "Em 1891, na cidade de Springfield,

Leia mais

Departamento Técnico

Departamento Técnico Departamento Técnico Modificações nas Regras Oficiais de Basquetebol Maio de 2003 As seguintes modificações das Regras Oficiais de Basquetebol entraram em vigor a partir de 01 de outubro de 2003. Aproveitamos

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

O QUE É FOOTGOLF? HISTÓRIA VESTUÁRIO

O QUE É FOOTGOLF? HISTÓRIA VESTUÁRIO O QUE É FOOTGOLF? O FOOTGOLF É um jogo com bola de futebol, praticado em campos de golfe oficiais, com o objectivo de atirar com o pé a diversas distâncias até ao Ghole de 53 cm, no menor número de chutos

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2016/2017 Setúbal, 10 de setembro de 2016 Árbitros C3 Grupo D, C4 Grupos B e C, C5 Grupo B, CJ2 e CJ1 Avaliação TESTE ESCRITO 1. Antes do início do jogo o Delegado do clube

Leia mais

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD ASSINALE A CARREGADO AS RESPOSTAS CORRECTAS 1. Durante o último minuto de um período suplementar, B4 converte um cesto. Após a reposição

Leia mais

REGULAMENTO BEACH TENNIS

REGULAMENTO BEACH TENNIS JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA 2017 - FORTALEZA/CE CAPÍTULO I DO CAMPEONATO REGULAMENTO BEACH TENNIS Art. 1º. O torneio de Beach Tennis, modalidade dos Jogos Nacionais da Magistratura 2017 AMB, reger-se-á

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA 1. O CAMPO

DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA 1. O CAMPO COLÉGIO TERESIANO BRAGA DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON 1. O CAMPO O jogo realiza-se num campo retangular com 13,40 m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de pares, limitados

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 /

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 / Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo Época 2016 / 2017 03-09-2016 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY

REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY 2013-2017 ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2 Constituição das Equipas 3 1.3 Quadros Competitivos 3 1.4 Tempo de Jogo 5 1.5 Pontuação 6 2.

Leia mais

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar:

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço

Leia mais

REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA

REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA Objecto 1. O presente regulamento foi realizado pela organização do Summer Games Festival, em consonância com todo o Staff e seus coordenadores. Organizador e Promotor 1. O Torneio

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

:: REGRAS DO CAMPEONATO DE PEBOLIM (FLA-FLU)

:: REGRAS DO CAMPEONATO DE PEBOLIM (FLA-FLU) :: REGRAS DO CAMPEONATO DE PEBOLIM (FLA-FLU) 1 - A disputa 1.1. Cada jogo será disputado em uma melhor de 3 partidas, o time que marcar 5 gols primeiro vence a partida. 1.2. As partidas são finalizadas

Leia mais

REGULAMENTO DOS CARTÕES DISCIPLINARES

REGULAMENTO DOS CARTÕES DISCIPLINARES REGULAMENTO DOS CARTÕES DISCIPLINARES 1 REGULAMENTO DOS CARTÕES DISCIPLINARES CAPÍTULO I Âmbito Artigo 1º - O presente Regulamento será aplicado em todas as competições federativas e associativas dirigidas

Leia mais

História do Basquetebol

História do Basquetebol História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve lugar o primeiro jogo, no Springfield College, nos EUA. O seu primeiro nome

Leia mais

XVII JOGOS AFFEMG. Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais REGULAMENTO SINUCA

XVII JOGOS AFFEMG. Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais REGULAMENTO SINUCA XVII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 1 - DAS INSCRIÇÕES REGULAMENTO SINUCA 1.1 - As inscrições deverão ser feitas individualmente (somente serão aceitas inscrições de associados

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton BADMINTON Caracterização: O badminton é um jogo que pode ser disputado em singulares (individualmente) ou em par (pares), não tendo qualquer limitação temporal, isto é, o jogo termina assim que um jogador/par

Leia mais

TÉNIS DE PRAIA REGRAS

TÉNIS DE PRAIA REGRAS TÉNIS DE PRAIA REGRAS 1. O campo O campo será composto por um retângulo de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura. Será dividido pela sua metade por uma rede sustentada por postes que, na sua parte

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Voleibol! Caraterização Voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, separadas por uma

Leia mais

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá a equipe que

Leia mais

Associação de Futebol de Vila Real

Associação de Futebol de Vila Real Época 2007/08 Teste Escrito n.º 16 Candidatos aos Quadros acionais (Grupo C) Vila Real, 26 de Janeiro de 2008 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim ou ão Cotação (Certa 5; parcial/ certa sem falha

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Futsal! Caraterização O Futsal é uma modalidade praticada por duas equipas, compostas cada uma por cinco elementos

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por sete jogadores de campo mais sete suplentes, totalizando catorze jogadores por equipa.

Leia mais

Regulamento Específico Pool Português

Regulamento Específico Pool Português Regulamento Específico Pool Português Este documento regulamenta e informa sobre questões relacionadas com todas as competições de Pool Português para a época 2016/2017. O mesmo deve sempre ser lido em

Leia mais

Jogo de Gamão. Introdução

Jogo de Gamão. Introdução Jogo de Gamão Introdução O Gamão (Backgammon) é um jogo para 2 oponentes, jogado em um tabuleiro que consiste em 24 triângulos chamados pontos (ou casas). Esses triângulos são de cores alternadas e agrupados

Leia mais

História APRESENTAÇÃO DOCUMENTO ORIENTADOR DE KIN-BALL 2

História APRESENTAÇÃO DOCUMENTO ORIENTADOR DE KIN-BALL 2 DOCUMENTO ORIENTADOR DE KIN-BALL 2 História APRESENTAÇÃO O desporto KIN-BALL foi criado no Quebec (Canadá), em 1986, por Mario Demers, bacharel em educação física. É um professor reconhecido e experiente

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DO FUTVOLEI

REGRAS OFICIAIS DO FUTVOLEI REGRAS OFICIAIS DO FUTVOLEI 1 O JOGO 1.1 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS 1.2 ÁREA DE JOGO A área de jogo inclui a quadra e zona livre. 1.1.1. - Dimensões a) A quadra de jogo e retangular, medindo 18x9 mts.

Leia mais

REGRAS DO JOGO PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES NA REDAÇÃO VÔLEI DE PRAIA

REGRAS DO JOGO PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES NA REDAÇÃO VÔLEI DE PRAIA REGRAS DO JOGO PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES NA REDAÇÃO VÔLEI DE PRAIA TEXTO EXISTENTE NOVO TEXTO 6.1.7. Durante o jogo, ambos os jogadores estão autorizados a conversar com os árbitros quando a bola está fora

Leia mais

Artigo 1º Área de competição Artigo 2º Equipamento Artigo 3º Uniforme de judo

Artigo 1º Área de competição Artigo 2º Equipamento Artigo 3º Uniforme de judo 1 Artigo 1º Área de competição A área de competição será um quadrado, dividida em duas zonas de cores diferentes, área de combate e área de segurança, com as dimensões de 14mX14m ou 16mX16m, sendo a zona

Leia mais

2012 / Arbitrar o Tag-Rugby. Programa Nestum Rugby nas Escolas

2012 / Arbitrar o Tag-Rugby. Programa Nestum Rugby nas Escolas 2012 / 2013 Arbitrar o Tag-Rugby Programa Nestum Rugby nas Escolas AS LEIS DE JOGO DO TAG RUGBY Tamanho da Bola Escalão Infantis (A e B) a bola a utilizar deverá ser a nº3 Escalão Iniciados e Juvenis a

Leia mais

TORNEIO ESCADA 2015 REGULAMENTO

TORNEIO ESCADA 2015 REGULAMENTO TORNEIO ESCADA 2015 REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO E LOCAL A organização do torneio está a cargo do Clube de Ténis do Estoril, e os jogos disputam-se apenas nos campos do Clube. A gestão de resultados, classificações,

Leia mais

Comportamento dos jogadores. Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu Filipe Manuel Lima

Comportamento dos jogadores. Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu Filipe Manuel Lima Comportamento dos jogadores COMPORTAMENTO Os jogadores e treinadores devem evitar atitudes que possam afectar de forma desleal os adversários, ofender os espectadores ou provocar descrédito na modalidade,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de AC1 e AAC1 de Futebol Tomar, 4 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017..TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (2) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015.

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015. 2 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Santo Cristo, RS 14 de novembro de 2015. Apresentação Esta é a segunda edição da Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro promovida pela Universidade

Leia mais

RANKING DE TENIS 2016

RANKING DE TENIS 2016 RANKING DE TENIS 2016 REGULAMENTO 1- NORMAS GERAIS Poderão participar das etapas somente associados (funcionários e dependentes) maiores de 18 anos. O Ranking será composto terá categoria única e poderá

Leia mais

Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera e 11 de setembro

Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera e 11 de setembro Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera 2016 10 e 11 de setembro As inscrições para o 7º OPEN DE BEACH TENNIS ASBT PRIMAVERA 2016 deverão ser feitas através do

Leia mais

Normas I Torneio Inter- Freguesias de Voleibol do Nordeste (4x4)

Normas I Torneio Inter- Freguesias de Voleibol do Nordeste (4x4) Normas I Torneio Inter- Freguesias de Voleibol do Nordeste (4x4) CAPÍTULO I Instalações e Materiais Terreno de jogo - Cada campo terá 13 metros de comprimento por 6,5 metros de largura. 1) Linhas de marcação

Leia mais

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

Chuta como os profissionais. Com o Campo de Futebol da PLAYMOBIL podes fazer passes curtos, passes longos e, até, rematar para o alto.

Chuta como os profissionais. Com o Campo de Futebol da PLAYMOBIL podes fazer passes curtos, passes longos e, até, rematar para o alto. Chuta como os profissionais. Com o Campo de Futebol da PLAYMOBIL podes fazer passes curtos, passes longos e, até, rematar para o alto. O novo guarda-redes da PLAYMOBIL também pode sair da baliza, deslocar-se

Leia mais

As Regras do Beach Handball

As Regras do Beach Handball Escrito por Administrator Qui, 16 de Julho de 2009 17:09 As Regras do Beach Handball As regras da lhf (International Handball Federation) datam de 1º de agosto de 1993, mas as mudanças decididas pelo Conselho

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ Art. 1º. O torneio de Dominó do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado com

Leia mais

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O Campo O é um jogo desportivo de raquetes cujo objectivo é marcar pontos e evitar que o adversário

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO: CHAVE A MORPHOS COREMA CAMPEÃO SEGUNDA VICE SEGUNDA CHAVE B 1. È OBRIGATÓRIO O USO DE CANELEIRAS. 2. Os jogos terão a duração de

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 28 de novembro de 2015 Observadores Distritais TESTE ESCRITO 1. Qual o procedimento do árbitro, em termos técnicos, se verificar a entrada em campo,

Leia mais

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo Gamão Como jogar este maravilhoso jogo Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Cada jogador tem 15 peças (pedras) que se movem por 24 triângulos (casas) de acordo com os números obtidos pela

Leia mais

Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores. Futebol

Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores. Futebol A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem Teste escrito Árbitros Categoria C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 28-11-2014 Futebol Local Escola Secundária José Falcão

Leia mais

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS 1 ÁREA DE JOGO A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. 1.1 - DIMENSÕES a) A quadra de jogo é retangular, medindo 18 m x 9m, circundada por uma zona livre,

Leia mais

Associação de Futebol de Vila Real

Associação de Futebol de Vila Real Época 2009/2010 Associação de Futebol de Vila Real Prova de Futsal Prova Geral (Árbitros de 1ª e 2ª Categorias) 1ª Chamada Vila Real, 19 de Setembro de 2009 Duração de 60 minutos ão Responder apenas Sim

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Resumo das principais alterações Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 Neste documento apresenta-se um resumo das principais alterações da FIBA às

Leia mais

Regulamento Semana do Desporto NOVA IMS SU. Torneio de Basquetebol

Regulamento Semana do Desporto NOVA IMS SU. Torneio de Basquetebol Semana do Desporto NOVA IMS SU Torneio de Basquetebol ARTº 1º - ORGANIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E FUNCIONAMENTO a) O Torneio de Basquete é organizado pela Associação de Estudantes b) O torneio realizar-se-á

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda

Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC Guarda Associação de Futebol da Guarda Rua Comandante Salvador Nascimento Lote LC3 6300 678 Guarda CONSELHO DE ARBITRAGEM 1- Antes do início do jogo o delegado da equipa visitante informa-o que pretende protestar

Leia mais

CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA

CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA JUNHO 2016 EQUIPAMENTOS A MESA O que é a superfície da mesa e quais linhas ela contém? Se uma bola bater na lateral da mesa, o ponto é válido? Qual a principal função da linha

Leia mais

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010 Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado Santo António das Areias JOGOS TRADICIONAIS 27 de Janeiro de 2010 Corda de Tracção Tipo de Jogo: Equipa Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio

Leia mais

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 1 INTRODUÇÃO O FooBaSKILL é uma nova disciplina que foi desenvolvida por três professores suíços de educação física e desportiva. Ela põe em prática os atributos do futebol

Leia mais

AMIGOS DA CANASTRA TORNEIO DE TRANCA REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO

AMIGOS DA CANASTRA TORNEIO DE TRANCA REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO AMIGOS DA CANASTRA TORNEIO DE TRANCA - 2014 REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - Os jogos de Tranca serão realizados de acordo com as normas e regras contidas no presente

Leia mais

CAMPEONATO BRASILIENSE DE EQUIPES 2016 REGULAMENTO

CAMPEONATO BRASILIENSE DE EQUIPES 2016 REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILIENSE DE EQUIPES 2016 REGULAMENTO 1. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail suafbdf@gmail.com. O custo do torneio é de R$ 330,00 por atleta. 2. PERÍODO E LOCAL O campeonato

Leia mais

Regulamento específico das modalidades

Regulamento específico das modalidades Festival de Jogos 6ª a 8ª séries 2013 Regulamento específico das modalidades Colégio Santa Dorotéia TAPABOL (MASC./ FEM.) 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de

Leia mais

Regulamento do Circuito das Estações para o 4º Aberto de Beach Tennis ASBT Outono/ Inverno 2014

Regulamento do Circuito das Estações para o 4º Aberto de Beach Tennis ASBT Outono/ Inverno 2014 1 Atualizado em 05/06/2014 às 19:51 horas Regulamento do Circuito das Estações para o 4º Aberto de Beach Tennis ASBT Outono/ Inverno 2014 As inscrições para o 4º Aberto de Beach Tennis ASBT Outono/ Inverno

Leia mais

REGULAMENTO COPA LILY PARR - Maio/2017. Todos os jogos terão 10 minutos, exceto a final, que terá dois tempos de 10 minutos.

REGULAMENTO COPA LILY PARR - Maio/2017. Todos os jogos terão 10 minutos, exceto a final, que terá dois tempos de 10 minutos. REGULAMENTO COPA LILY PARR - Maio/2017 Todos os jogos terão 10 minutos, exceto a final, que terá dois tempos de 10 minutos. São dois grupos de 5 times, totalizando 10 times. O campeonato terá fase de grupos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE SEGUNDA DIVISÃO

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE SEGUNDA DIVISÃO PROGRMÇÃO FUTEBOL SETE SEGUND DIVISÃO FUTEBOL SETE SEGUND DIVISÃO: CHVE VOSSKO SER MD. BO ESPERNÇ GTS DO BRSIL KLBIN OC CHVE B KIMBERLY SER B MTRIZTEC J DE SOUZ 1. È OBRIGTÓRIO O USO DE CNELEIRS. 2. Os

Leia mais

Perguntas / Respostas:

Perguntas / Respostas: A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem 3º Teste Regulamentar Árbitros de Categoria C3 a, b, c de Futsal ÉPOCA 2014/2015 DATA 29-03-2015 Futsal Local Escola Dom Dinis

Leia mais

Regulamento da Peteca

Regulamento da Peteca Regulamento da Peteca Gestão 2011 2012 Presidente: Afonso de Oliveira Andrade Diretor de peteca: Fernando Marcelino de Lima Janeiro / 2011 Regulamento da Peteca I DA LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS QUADRAS:

Leia mais

Provas de campo. Condições gerais

Provas de campo. Condições gerais Provas de campo Condições gerais Aquecimento na área de comptição Na área de competição e antes do início da prova, cada Atleta pode realizar várias tentativas. Nas provas de arremessos e lançamentos,

Leia mais

ANEXO II Federação Portuguesa de Padel CÓDIGO DE CONDUTA. Este código é aplicável a todos os jogadores que participem em qualquer prova oficial.

ANEXO II Federação Portuguesa de Padel CÓDIGO DE CONDUTA. Este código é aplicável a todos os jogadores que participem em qualquer prova oficial. ANEXO II Federação Portuguesa de Padel CÓDIGO DE CONDUTA I JURISDIÇÃO Este código é aplicável a todos os jogadores que participem em qualquer prova oficial. II GERAL Cada jogador deverá comportar-se de

Leia mais

REGRAS DO BILHAR FRANCÊS

REGRAS DO BILHAR FRANCÊS REGRAS DO BILHAR FRANCÊS MODALIDADES Regras Gerais Livre - Quadro 47/2 - Quadro 47/1 Quadro 71/2 - Uma Tabela Três Tabelas - Berilo 2006 PDDias - 07/2006 Regras do Bilhar Francês - 2006-1 REGRAS DO BILHAR

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2010

Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Manual de Arbitragem Arbitragem a 3 Árbitros Aprovado por Central Board da FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Válido em Portugal a partir de 01 de Outubro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itapira Secretaria de Esporte e Lazer. Copa Itapira de Bocha 2011

Prefeitura Municipal de Itapira Secretaria de Esporte e Lazer. Copa Itapira de Bocha 2011 Prefeitura Municipal de Itapira Secretaria de Esporte e Lazer Copa Itapira de Bocha 2011 Patronos: Airton Delalana e Benedito Gomes da Silva Sobrinho Troféu Transitório: Anísio Gasparini Regulamento e

Leia mais

!" # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES

! # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES º ÁRBITRO 9 metros ZONA DE DEFESA 3 metros 3 metros ZONA DE ATAQUE ZONA DE ATAQUE metros ZONA DE DEFESA ZONA DE SERVIÇO ZONA DE SERVIÇO metros ZONA DE SUBSTITUIÇÃO 2º ÁRBITRO BANCO SUPLENTES ZONA DE AQUECIMENTO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE ALENQUER TORNEIO DE FUTSAL DO MÊS DA JUVENTUDE. 25 de Maio Regulamento

ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE ALENQUER TORNEIO DE FUTSAL DO MÊS DA JUVENTUDE. 25 de Maio Regulamento ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE ALENQUER TORNEIO DE FUTSAL DO MÊS DA JUVENTUDE 25 de Maio 2013 Regulamento Associação de Jovens de Alenquer Contacto: ajalenquer@googlegroups.com 1 1. Local: Pavilhão da Escola

Leia mais

CAMPEONATO PINGO D'ÁGUA DE FUTEBOL SOCIETY 2º SEMESTRE DE 2016 REGULAMENTO BANANEIRAS

CAMPEONATO PINGO D'ÁGUA DE FUTEBOL SOCIETY 2º SEMESTRE DE 2016 REGULAMENTO BANANEIRAS CAMPEONATO PINGO D'ÁGUA DE FUTEBOL SOCIETY 2º SEMESTRE DE 2016 REGULAMENTO BANANEIRAS Art. 1º - O campeonato da categoria BANANEIRAS do Pingo D água será disputado pôr 06 (seis) equipes compostas pôr atletas

Leia mais

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE LEÇA DA PALMEIRA/STA. CRUZ DO BISPO Ano Letivo de 20012/2013 O que é o andebol? REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO O Andebol é um desporto coletivo inventado por um alemão, Karl

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO: ASSOCIAÇÕES REGIONAIS, APAOMA, CLUBES, QUADROS DE ARBITRAGEM E DEMAIS AGENTES DESPORTIVOS.

DISTRIBUIÇÃO: ASSOCIAÇÕES REGIONAIS, APAOMA, CLUBES, QUADROS DE ARBITRAGEM E DEMAIS AGENTES DESPORTIVOS. 28 DISTRIBUIÇÃO: ASSOCIAÇÕES REGIONAIS, APAOMA, CLUBES, QUADROS DE ARBITRAGEM E DEMAIS AGENTES DESPORTIVOS. ASSUNTO: LIVRO DE REGRAS PRECISÕES, ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS - ÉPOCA 2011/2012 Em anexo se

Leia mais

V TORNEIO DA AMIZADE 2014

V TORNEIO DA AMIZADE 2014 REGULAMENTO GERAL Art. 01º Torneio da Amizade 2014, tem por objetivo incentivar integralização entre os trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliario, filiados em nosso Sindicato. Art. 02º - V Torneio

Leia mais

chama-se mesa de jogo o

chama-se mesa de jogo o 2 3 4 6 7 5 8 10 11 1 chama-se mesa de jogo o conjunto de mesa, alambrado, traves e suportes em torno dos quais se pratica o futebol de mesa. Campo de jogo é a superfície da mesa entre as quatro linhas

Leia mais

Boletim Final FUTEBOL DE AREIA

Boletim Final FUTEBOL DE AREIA Boletim Final FUTEBOL DE AREIA Blumenau 2016 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO FUTEBOL DE AREIA MASCULINO EMPRESA Nº DE EQUIPES

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º - O Campeonato de Futebol será regido pelas regras oficiais estabelecidas pela FIFA, em vigor, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º - Modalidade

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O campeonato de futebol soçaite será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, pelo que dispuser o presente regulamento

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Setúbal, 23 de Abril de 2016 Árbitros C3 Grupos A, B e C C4 Grupos A e B e CF TESTE ESCRITO 1. Vai ser executado um lançamento de bola ao solo, dentro da

Leia mais

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico!

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! Associação de Andebol de Viseu Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! REGRA 1 Terreno de Jogo Balizas Marcações Zonas de segurança Zona de aquecimento REGRA 2 Tempo de Jogo, Sinal Final e time-out

Leia mais

- Série 1 1º Classificado; 4º Classificado; 6º Classificado; 8º Classificado; 10º Classificado

- Série 1 1º Classificado; 4º Classificado; 6º Classificado; 8º Classificado; 10º Classificado Regulamento Variante: Pool Masculino Disciplina: Bola 8, Bola 9 e Bola 10 Competição: Campeonato Nacional de Equipas 1.ª Divisão O Campeonato Nacional da 1.ª Divisão é disputado por um número ilimitado

Leia mais

*Esta é a versão 1.2 do Neymar Jr s Five 2017 está sujeita a alterações.

*Esta é a versão 1.2 do Neymar Jr s Five 2017 está sujeita a alterações. *Esta é a versão 1.2 do Neymar Jr s Five 2017 está sujeita a alterações. REGRAS DO JOGO NEYMAR JR S FIVE* 1. FINTA-OS A TODOS 2. O CAMPO DO JOGO 3. BALIZA 4. NÚMERO DE JOGADORES 5. EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Leia mais

BASQUETE PROFESSOR: GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR

BASQUETE PROFESSOR: GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS EDUCAÇÃO

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO REGRAS TRUCO GAUDÉRIO Link: http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-truco-gauderio.html O truco gaudério tem muitos praticantes no sul do Brasil. À primeira vista, parece um jogo complicado, mas não

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de CN 2 e AAC2 de Futebol Tomar, 6 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (3) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO VOLEIBOL MISTO

REGULAMENTO TÉCNICO VOLEIBOL MISTO Art. 1º - O campeonato de Voleibol será regido pelas regras oficiais da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º - O árbitro

Leia mais

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9 O JOGO DE GO O jogo de Go O Go é um antigo jogo de tabuleiro e acredita-se ter surgido entre 2500 e 4000 anos atrás na China. É um jogo de regras simples, mas por outro lado é extremamente complexo. Segundo

Leia mais

Textos para leitura e exploração. 8º Ano Ensino Fundamental II

Textos para leitura e exploração. 8º Ano Ensino Fundamental II COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA Textos para leitura e exploração Badminton 8º Ano Ensino Fundamental II Professor: Alexandre Damazio/Raisa Prado 2º Bimestre / 2016 INDICE Histórico ------------------------------------------------------3

Leia mais

CAPÍTULO I DA EQUIPE DE ARBITRAGEM

CAPÍTULO I DA EQUIPE DE ARBITRAGEM V COPA Sinttelrs de Futsal 2013 REGULAMENTO CAPÍTULO I DA EQUIPE DE ARBITRAGEM Art. 01 - Os jogos do torneio serão regulamentados pelas Regras Oficiais de Futsal da Confederação Brasileira de Futebol de

Leia mais