Prof. Felipe Aquino.
|
|
|
- Diana Cordeiro Fragoso
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Prof. Felipe Aquino
2 ESPIRITUALIDADE
3 A ESPIRITUALIDADE trata do relacionamento do cristão com Deus, o Infinito, o Absoluto. Começa aqui e termina no céu: Olhos humanos não viram... (1 Cor 2,9). Não é algo fácil, não é passa tempo para quem está desocupado. Exige ESFORÇO. Visa ver o invisível Ter a experiência com Deus que habita em nós (1 Cor 3,16 )
4 O cristão tem SEDE DO INFINITO, e, por ser elevado à comunhão com o próprio Deus pela graça santificante, participando da natureza divina (cf. 2Pd 1,4), tem sede de algo melhor do que os bens desta vida que seduzem e enganam.
5 O homem busca Deus: PEREGRINO DO ABSOLUTO Dificuldade ateísmo do sec. XIX 1960 a morte de Deus.(Nietsche), com dessacralização da sociedade e laicismo na vida pública.
6 Três fases do progresso espiritual: 1- VIA PURGATIVA 2- VIA ILUMINATIVA 3- VIA UNITIVA É uma atitude (convicções e prática) diante dos valores espirituais (Deus, alma, imortalidade, novíssimos,...).
7 É importante saber que é chamado à SANTIDADE; dispõe de um modelo, CRISTO. A Igreja existe para nos levar à santidade (S. João Paulo II) O líder procura IMITAR tanto as virtudes humanas como as virtudes divinas do seu MESTRE.
8 É PRECISO TER VIDA INTERIOR A VIDA INTERIOR leva o JESUS cristão a IMITAR em tudo: Que faria Jesus no meu lugar? O que me aconselharia? Quando uma alma procura imitar Jesus em tudo, e com todo afeto, Ele reina nela, diz o grande abade D. Chautard.
9 O mesmo autor ainda diz: O seu apostolado só será eficaz na medida em que possua a VIDA SOBRENATURAL, INTERIOR, de que Deus é o princípio supremo e Jesus a fonte. A VERDADEIRA FELICIDADE só se encontra nessa VIDA INTERIOR, que é uma participação na própria vida do Coração de Jesus. O Deus das obras não deve ser abandonado pelas obras de Deus.
10 É um grande ENGANO E TENTAÇÃO, pensar que se perde tempo quando se reza, se medita, etc... A vida de oração é em si mesma uma incomparável fonte de atividade. Deus só abençoa a obra que, pela prática da vida interior, aproximam verdadeiramente os homens de Deus.
11 Deus disse a Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja, que SÓ REVELA OS SEUS SEGREDOS AOS AMIGOS ÍNTIMOS. São aqueles que têm intimidade com Ele na ORAÇÃO.
12 Deus habita em nós desde o BATISMO (1Cor 3,15), desde que estejamos na graça de Deus; mas, infelizmente, nos esquecemos disso com muita facilidade. Assim como o pássaro vive no ar, e nele voa e se desloca, assim nós fomos feitos para VIVER MERGULHADOS EM DEUS.
13 Dons do Espírito Santo - Virtudes Teologais Deus infunde na alma o dom sobrenatural, pelo BATISMO: a graça santificante, as virtudes teologais e os sete dons do Espírito Santo.
14 Nós devemos assim viver: na presença de Deus, LUTANDO para ser ÍNTEGRO. Então, permaneceremos em Deus; e Ele será nossa luz na caminhada, nossa força, nossa esperança. Cultivar essa AMIZADE e INTIMIDADE COM DEUS na oração, na meditação e na contemplação, será sempre a melhor garantia de colher bons frutos na ação familiar, profissional e, especialmente, pastoral e missionária.
15 PARA CRESCER NA ESPIRITUALIDADE TAMBÉM É PRECISO CULTIVAR AS VIRTUDES...
16 PRUDÊNCIA Tomar decisões acertadas e eficazes O que nos leva a desenvolver a virtude da prudência não é o acúmulo de experiência vital, mas a REFLEXÃO sobre essa experiência. A nossa capacidade de entender a realidade e tomar decisões prudentes depende do grau em que PRATIQUEMOS A VIRTUDE.
17 ARISTÓTELES: O homem bom julga cada coisa com retidão e capta em cada coisa a verdade.
18 Colaboradores, não servidores: SEGUIDORES Exercer a autoridade pelo caráter, não pelo autoritarismo. Não usar de propagandas falsas ou enganosas. CONSELHEIRO: quem te conhece e te ama.
19 FORTALEZA Manter o rumo e resistir as pressões A FORTALEZA é o sacrifício de si mesmo pela realização de objetivos justos e prudentes. Para sermos FORTES, não basta atuarmos segundo a nossa consciência. Muitos terroristas atuam segundo a sua consciência.
20
21 Para um líder, RESISTIR significa acima de tudo permanecer fiel à sua consciência, independentemente das circunstâncias. Fazer o que devo, não o que gosto. Não ser especulador, mas INOVADOR, CRIATIVO e EMPREENDEDOR.
22 AUTODOMÍNIO Submeter as paixões, emoções e sentimentos à razão O autodomínio é inseparável da humildade. A falta de temperança prejudica a inteligência e obscurece a luz da razão. A busca do poder, do dinheiro e do prazer aliena.
23 A PUREZA não é uma simples proteção; ajuda-nos a esquecer-nos de nós mesmos e a pôr o olhar em DEUS, NOS OUTROS e nas suas NECESSIDADES.
24 Não há lugar para a INVEJA num coração de líder. Os líderes praticam a virtude da GRATIDÃO, oposta à inveja. Agradecem e recompensam as pessoas pelos seus esforços. Sem cultivar o autodomínio, o DESEJO DE SERVIR não durará muito.
25 JUSTIÇA Dar a cada um o que é seu por direito Orienta as relações do HOMEM com a COMUNIDADE, regula as relações do homem com os outros. Os líderes praticam a sinceridade e a simplicidade: Ser SINCERO é dizer o que se pensa, o que se sente, o que se deseja; ser SIMPLES é evitar todo o tipo de afetação, de pedantismo e de jactância.
26 Um breve RESUMO DIRIGIR EMPRESAS COM SENSO CRISTÃO de Dom Javier Echevarría: 1 - Coerência com as próprias convicções 2 - Conduta exemplar 3 - Tratamento amável dos subordinados 4 - Solicitude na formação dos colaboradores 5 - Justiça ao organizar o trabalho e valorizar a atividade realizada 6 - Prudência para resolver os problemas presentes 7 - Fortaleza para enfrentar as dificuldades 8 - Exigência respeitosa para ajudar as pessoas a se superarem e se formarem.
27 RETA INTENÇÃO DO CRISTÃO Tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, fazei em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai. (Col 3,17) Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens. (Col 3,23)
28 FRUTOS DAS VIRTUDES
29 Confiança e realização pessoal Sem confiança torna-se impossível liderar. Prática de atos morais por um IDEAL: um exemplo da minha vida
30 Melhora o TEMPERAMENTO Gera MAGNANIMIDADE: a força que leva o espírito a lançar-se às coisas grandes.
31 MAGNANIMIDADE é a força que nos move a sair de nós mesmos, para EMPREENDER obras valiosas, em benefícios de todos. A vaidade gosta das honras e do prestígio, a magnanimidade ama o TRABALHO e o ESFORÇO. O magnânimo dedica sem reservas as suas forças ao que vale a pena. Mais do que dar, DÁ-SE!
32 Gera HUMILDADE: hábito de viver na verdade: sobre Deus, sobre os outros e sobre si mesmo. A vontade de SERVIR é fruto da virtude da humildade. Ao agir assim, desenvolvem o HÁBITO DE SERVIR.
33 A MAGNANIMIDADE e a HUMILDADE andam juntas: veja Jesus Cristo!
34 FALSA IDEIA de HUMILDADE: Menosprezar os dons que Deus nos deu não é humildade, mas ingratidão. (S. Tomás de Aquino)
35 Os líderes ARRASTAM mais do que empurram; ENSINAM mais do que mandam, INSPIRAM mais do que admoestam.
36 O que forma o líder é o SERVIÇO, não a demagogia. Não foge dos problemas, encara a realidade Os líderes têm a capacidade única de transformar o IDEAL em MISSÃO.
37 Sonhar os sonhos de Deus: Joana D Arc Ser líder não é apenas FAZER BEM AS COISAS, mas em FAZER COISAS BOAS. Aplicar as virtudes aos negócios e à política Não basta democracia, é preciso a busca do bem comum.
38 Pela VIDA VIRTUOSA podeis mudar os TEMPOS. Santo Agostinho
Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb
Exortação Apostólica do Santo Padre FRANCISCO SOBRE O CHAMAMENTO À SANTIDADE NO MUNDO ATUAL Apresentação Pe. Aníbal Mendonça, sdb O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade
«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).
«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é
Clóvis de Barros Filho
Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)
Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o
Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da
dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA
O sínodo: Sua teologia e mística -Deus habita esta cidade (Dimensão teológica e teologal) Pe. Donizeti José Xavier - LG 4 A Igreja é o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (S.
FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA
FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA 1 Deus quer nos tornar sagrados. Ele nos chama para crescer em santidade. Em sua providência, ele nos deu uma maneira de triunfar: a Sociedade de São Vicente de Paulo. 2 A Sociedade
CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)
CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser
Encontros com pais e padrinhos Batismo
ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre
A Mística do Educador:
A Mística do Educador: A educação popular é um ato de amor. É um gesto humano e político de entrega a fim de que as pessoas se realizem como gente, como classe e como povo. A missão educativa junto a sujeitos
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; INSTITUTO RECIFE NORTE PREPARAÇÃO MISSIONÁRIA Professor Willian Silva AULA 10 FÉ E CONVERSÃO DOUTRINAS E PRINCÍPIOS A COMPREENDER A fé no Senhor Jesus Cristo é essencial
Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)
Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; DOUTRINAS E PRINCÍPIOS A COMPREENDER A fé no Senhor Jesus Cristo é essencial para o crescimento espiritual. A fé pode aumentar. A fé leva à conversão. A conversão
Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal
Dom Espiritual Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo Espírito Santo a todo crente, segundo a vontade e graça de Deus para edificaçãoda Igreja e bem comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso
Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010
Salmo 33.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Parte 2 29/09/2010 2 No texto bíblico a felicidade não se restringe à prosperidade, ao bemestar e à alegria contagiante. Felicidade na Bíblia, está
Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,
Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.
Amar adeus CEIC ET
CEIC ET - 2016 4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje
Prefácio. Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, II-II, q. 28, a. 4.
Prefácio A vida de São Francisco de Assis foi e continua sendo fonte de inspiração para tantos homens e mulheres de boa vontade que, percebendo a beleza que emana do amor, desejam experimentar também a
as comunidades em oração acompanham o 7CG
as comunidades em oração acompanham o 7CG Ambientação O que acontece em Ariccia nestes dias toca de perto cada Pastorinha, em qualquer parte do mundo essa se encontre. Um Capítulo Geral é um evento particular
Completam-se hoje cem anos do decreto Quam singulari, pelo qual Pio
Cardeal Antonio Cañizares Llovera Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos Completam-se hoje cem anos do decreto Quam singulari, pelo qual Pio X seguindo fielmente os
Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro
Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a
Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este
COMO FAZER? A. Empenha-te a encontrar o Senhor. Contempla com os teus olhos a presença de Deus em todas as coisas, e vê que Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da Celebração Eucarística,
Roteiros Mensais para Grupos
Roteiros Mensais para Grupos MARÇO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes
CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS
CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS Introdução A fidelidade ao espírito do evangelho e aos ensinamentos de São Paulo, o sentido da Igreja
ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro
ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta será a nossa primeira semana a sério neste novo ano. E o tema que nos vai guiar é o da pessoa de Jesus.
SUMÁRIO O PRIMEIRO LIVRO: ADMOESTAÇÕES ÚTEIS PARA UMA VIDA ESPIRITUAL
SUMÁRIO O PRIMEIRO LIVRO: ADMOESTAÇÕES ÚTEIS PARA UMA VIDA ESPIRITUAL 1. Desprezo de Todas as Vaidades do Mundo... 17 2. Conceito Humilde de Nós Mesmos... 18 3. Doutrina da Verdade... 19 4. Pensar Primeiro
Roteiros Mensais para Grupos
Roteiros Mensais para Grupos AGOSTO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes
03 - AJA COM JUSTIÇA Sendo zeloso com boas obras para exaltar a Jesus
03 - AJA COM JUSTIÇA Sendo zeloso com boas obras para exaltar a Jesus TERCEIRO COMPROMISSO: AJA COM JUSTIÇA Jesus chama sua igreja para responder ao desafio da injustiça generalizada que aflige a sociedade.
Ser testemunha de Jesus em fraternidade
Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar
Prof. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.
O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito O Jovem e Seu Futuro 1. O Jovem com Propósito (Gn 1) 2. O Jovem e Seu Futuro Lar (Gn 2) 3. O Jovem e a Vontade de Deus Prof. Davi Merkh Buscai,
Cristo, ideal do humilde obediente CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS
Cristo, ideal do humilde obediente CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS Santo Tomás lembra que Santo Agostinho liga a humildade ao dom do temor assim como a virtude de religião. Tocamos
ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA
ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA
Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.
Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,
LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO
LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,
2ª FEIRA 8 de outubro
2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.
Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..."
Tema: UMA AVALIAÇÃO BÍBLICA DA VIDA ESPIRITUAL. Salmo 139:23, 24 "E vê se há em mim algum caminho mau..." As seguintes perguntas devem ser respondidas "sim" ou "não". Conforme a pergunta, a resposta "sim"
2ª FEIRA 8 de outubro
2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.
Agradando adeus. Medite: De longe, o pior hábito é ser constantemente ocupado em vez de produtivo. (Charles Duhigg)
Agradando adeus Às vezes, procuramos agradar somente as pessoas e nos esquecemos de que devemos manter uma boa comunhão com Deus, confessando os nossos pecados, buscando arrependimento quando erramos,
Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil
Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil Ensino: Aos Pés do Mestre Aos Pés do Mestre Escuta Profética Núcleo MF/Campinas/2015 Visualização: Jesus sentado ensinando e formando à todos. Ele voltassem para
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA PAI, DAI-NOS SABEDORIA YOU PRAY Pai, dai-nos sabedoria para Vos reconhecer; desejo de Vos procurar;
Rumo à Solenidade de Nossa Senhora do Carmo (4)
(4) Maria na sua missão de mãe de família, na sua casa de Nazaré Contemplamos Maria como mãe de família, na sua casa em Nazaré, na vida simples de todos os dias, na intimidade do Seu lar de amor, onde
Wagner Fonseca
16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais
help group JANEIRO TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo
JANEIRO 2 0 1 8 help group TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo Crescimento Cristão INTRODUÇÃO Quando uma pessoa se converte e passa pelo novo nascimento, é normal iniciar sua vida cristã com
Responsabilidade Profissional
Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional
Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.
Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre
Para nós intercessores, ver o todo, significa conhecer os seguintes aspectos do nosso Movimento:
Como obter a visão Visão é a capacidade para enxergar além daquilo que os olhos podem ver. Deus é um Deus de visões, e esta capacidade Ele também nos concede quando buscamos um relacionamento de intimidade
agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).
agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim
Chamado por Deus. O chamado para ser ancião é primeiro e acima de tudo o chamado de Deus. Eleição e ordenação
Chamado por Deus O chamado para ser ancião é primeiro e acima de tudo o chamado de Deus. Eleição e ordenação Aqueles que foram ordenados como anciãos não ocupam posição oficial ou autoridade salvo se tiverem
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
ORAÇÃO DA MANHÃ. TEXTO BÍBLICO Matheus 5, Atos dos Apóstolos 1, 12 14
ORAÇÃO DA MANHÃ TEXTO BÍBLICO Matheus 5, 13 16 Atos dos Apóstolos 1, 12 14 MÚSICA Cenáculo (Felipe de Freitas Araujo CD: O Mundo Todo é Nosso Campo de Batalha, Cancioneiro GM 2014: Espírito Santo, 163).
PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO
PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de
A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva
A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos
Missão. São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que
Anjo da Guarda Dentre os anjos de Deus, Ele escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende das
O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10)
Nossa Torre Forte O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10) Introdução O nome do Senhor! Seria difícil começar uma declaração sobre o Refúgio divino de forma
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
«Todos somos iguais perante Deus.»
4 fevereiro Igualdade.wmv «Todos somos iguais perante Deus.» [São João de Brito] Muitas vezes as pessoas são divididas segundo a sua raça, género, capacidades ou estatuto social. Mas aos olhos de Deus
LEMA Assembleias Regionais de 2019
LEMA Assembleias Regionais de 2019 1. Precisamos discernir que para caminhar rumo à santidade é necessário não ter medo da santidade. Oração: Libertai-nos, Senhor, da insegurança e do medo de buscar o
O QUE FAZ UMA PESSOA TORNAR UM LIDER?
[Primeira Sessão] O QUE FAZ UMA PESSOA TORNAR UM LIDER? Pr. Pastor Jae Shin Son 1. Definição de Liderança 1) O que não é liderança? - Força, Posição, Profissionalismo não são fatores de liderança. 2) Então,
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
A Vida Sobrenatural A VIDA SOBRENATURAL
A Vida Sobrenatural Paulo Victor Andrade Cordeiro A VIDA SOBRENATURAL 1. INTRODUÇÃO O amor da ação pela ação, considerando o meio como um fim, fez do século XX um século de agitação, com uma espiritualidade
LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO PERSEVERANDO NA FÉ Vivemos cotidianamente no enfrentamento das aflições, angústias e dificuldades. A perseverança dos santos
2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019
2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 a- Oração inicial b- Momento Formativo: Como ser um bom coordenador(a) da Pastoral do Dízimo c- Revisão dos critérios para organização e funcionamento
Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves
Em 40 anos o mundo mudou qualitativamente mais que os 400 anos que antecederam este período. Douglas Kuplan BASES DA MODERNIDADE BASES DA PÓS MODERNIDADE Universo ordenado Confiança na razão Verdadeiro
SCC Sagrado Coração de Maria
St. Katharine Drexel Catholic Church SCC Sagrado Coração de Maria Guia para a reunião da Célula (SCC) Versão 3 Passo 1: Música escolhida pelo anfitrião para trazer o grupo a um estado de tranquilidade
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22)
Lição 7 para 18 de fevereiro de 2017 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1-2)
A CARTA DE IDENTIDADE CARISMÁTICA DA FAMÍLIA SALESIANA DE DOM BOSCO
A CARTA DE IDENTIDADE CARISMÁTICA DA FAMÍLIA SALESIANA DE DOM BOSCO Notas de apresentação e propostas de leitura para os membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) 1 Critério seguido Unificar numa
ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO
CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro
A EBD/IPN VIRTUAL. 01 Aula 01 Tema da Aula
A EBD/IPN VIRTUAL SysEBD SISTEMA ACADÊMICO EBD/IPN Revista do Aluno (Site EBD & AppN) Plano de Curso Apresentações das Aulas Materiais de Estudo Controle de Frequência 01 Aula 01 Tema da Aula SOLA GRATIA
Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-
Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe
LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o
Pai. Deus. Espírito Santo. Filho
Pai Deus Filho Espírito Santo O Deus do Universo vive dentro de nós. Como perdemos isso? Esse poder vive em nós o que permite fazermos coisas que uma pessoa comum não conseguiria. Precisamos acreditar
UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO Cachoeira 2006 UM CONSELHO
PROJETO FILME MADRE TEREZA
Madre Teresa de Calcutá. Tesouro da humanidade: mística, sábia e santa. Turmas dos 9ºs anos - Capítulo 8 - Livro didático(2015). PROJETO FILME MADRE TEREZA TEMA : OS FENÔMENOS RELIGIOSOS: O SER HUMANO
A N I M A D O R E S D E G R U P O S
A N I M A D O R E S D E G R U P O S O animador no grupo de Oração Uma pessoa de muita oração e intimidade com Deus. Servo (antes de ser animador é servo). Alegre Atencioso Equilibrado Motivador Sábio Livre
Conselho Arquidiocesano de Pastoral
Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre
1- Salvação Senhor, deixe a Salvação. 3 Amor Permita, Senhor, que meus filhos
1- Salvação Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna. (2 Timóteo 2:10) 2 Crescimento na Graça Eu oro para que eles
Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro
Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos
Estes dons são: Sabedoria: comunica-nos o desejo pelas coisas de Deus.
Sabedoria: comunica-nos o desejo pelas coisas de Deus. Sabedoria: É o dom de perceber o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Ele nos fortalece nossa caridade e nos prepara para uma visão plena
LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO
A REGRA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO A Regra atual da Ordem Terceira do Carmo foi aprovada pela Santa Sé a 11 de Abril de 2003 e promulgada pelo Prior Geral de então, Joseph Chalmers, a 16 de Julho do mesmo
ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE PARA OS EDUCADORES. Sonho de Dom Bosco e o nosso sonho: Os jovens de hoje e nosso compromisso com eles
ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE PARA OS EDUCADORES Sonho de Dom Bosco e o nosso sonho: Os jovens de hoje e nosso compromisso com eles Em profunda sintonia de acolhimento ao Deus Trinitário. Em Nome do Pai
O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e
O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,
HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO
HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência
1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35
1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida
CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA
CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os
MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL
CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E
SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS
SANTO AGOSTINHO SANTO AGOSTINHO - INFLUÊNCIAS Em Cartago, Santo Agostinho estudou literatura, filosofia e retórica. Sua paixão por filosofia foi despertada pela leitura do livro Hortensius, de Cícero um
O MAPA é uma metodologia simples que aplicada à vida de cada discípulo o ajudará a aprender de Deus na sua rotina diária.
SEMINÁRIO: MAPA!1 !2 O MAPA é uma metodologia simples que aplicada à vida de cada discípulo o ajudará a aprender de Deus na sua rotina diária.!3 Objetivo: CONHECER A DEUS E FAZER SUA VONTADE!4 Conhecer
Nestas palavras o profeta, Isaías indicou os Dons que devia possuir o Messias.
No Antigo Testamento podemos ler em Isaías: - Brotará uma vara do tronco de Jessé e um rebento das suas raízes: - Espírito de Sabedoria e de Entendimento. - Espírito de Conselho e de Fortaleza. - Espírito
Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107
Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Celebrar a festa de São Bento é para todos nós uma oportunidade a mais para refletir se, de fato, vivemos com seriedade
ORE PELO RELACIONAMENTO COM DEUS
1 ORE PELO RELACIONAMENTO COM DEUS Ore para que nós estejamos abertos e dispostos a crescer espiritualmente como é a vontade de Deus. Para que busquemos a Deus em oração e leitura da sua palavra mesmo
JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA
JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,
Oração pessoal: condição indispensável para ser intercessor
Oração pessoal: condição indispensável para ser intercessor Certamente todo intercessor sabe a importância que a oração tem em sua vida e também sabe que orar é mais do que fazer algumas petições ao Senhor,
LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS
Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: [email protected] [email protected]
