OS TRÊS EIXOS NORTEADORES DO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS TRÊS EIXOS NORTEADORES DO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM"

Transcrição

1 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS FESO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OS TRÊS EIXOS NORTEADORES DO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem: Professora: Viviane da Costa Freitas Silva Coordenação da Monitoria: Professor: Paulo Sérgio da Silva TERESÓPOLIS 2014

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Para o processo seletivo de 2014, foram definidos três grandes eixos de monitoria que estão em consonância com o Projeto Político do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos UNIFESO. Entendemos que pela atual disposição curricular do curso seja necessário fortalecer os seguintes cenários de aprendizagem: laboratório de ciências da saúde, laboratório de habilidades e os cenários reais de prática sob a modalidade da Integração Ensino- Trabalho-Cidadania (IETC). Para atender as demandas relacionadas aos aspectos morfofuncionais dispostos no currículo, foi definido o primeiro eixo norteador desse projeto intitulado de: A compreensão dos aspectos morfológicos no contexto da ampliação semiológica do sujeito. Assim, esse eixo de monitoria tem por finalidade ampliar a contextualização dos aspectos anatômicos e fisiológicos no corpo dos indivíduos inseridos em um contexto social, econômico, cultural entre outros, que são trabalhadas nos cenários tutoriais durante os processamentos das situações problemas e possivelmente nos cenários reais de prática durante a inserção no mundo real do trabalho (IETC). Segundo o PPP (2008, pág. 26) a Semiologia Ampliada do Sujeito apresenta como um dos pressupostos: a construção do novo valorizando a cultura, as relações de trabalho, a política, os valores da comunidade e o perfil epidemiológico da população envolvida. Na verdade, a construção de um novo paradigma: o sujeito que necessita de atenção em saúde e deve ser considerado em seus aspectos pessoais, biológicos, sociais, culturais, ambientais e econômicos. Todos são unânimes em defender que a Anatomia Humana é uma pedra angular do aprendizado dos profissionais da área de saúde. A aula prática é uma forma eficaz de oferecer contato direto com a realidade. O ensino da Anatomia Humana, por sua vez, precisa ser repensado a fim de corresponder às expectativas deste novo contexto educacional (FORNAZIERO et al, 2010) É nesse contexto de modelação do pensamento que delimitamos esse eixo de monitoria como uma forma de redirecionar as estratégias pedagógicas para os aspectos morfológicos.

3 O grande desafio desse eixo é romper com a lousa fria e o estudo mecanizado presente estritamente no laboratório de ciências da saúde no que tange os aspectos anatômicos e funcionais sem, no entanto desconsiderar o laboratório como um cenário potente para construção de cenas de aprendizagem. O segundo eixo de monitoria se preocupa com o saber fazer delineado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem. Dessa forma o intitulamos de: Os atributos psicomotores e a formação em enfermagem. Esse eixo de monitoria permite ao candidato instrumentalizar os estudantes da graduação em enfermagem, quanto aos fundamentos básicos de enfermagem e apóia-se prioritariamente em procedimentos de enfermagem que devem ser demonstrados em caráter teórico-prático. Ao deslocarmos nosso olhar para esse eixo de monitoria, nosso desafio esta intimamente relacionado à formação de competências do estudante que transcenda o saber estritamente técnico. Assim nos preocupamos com o desprendimento do corpo que aprende e do corpo que ensina para apreensão de instrumentos básicos da profissão tais como: criatividade, comunicação, observação, habilidades psicomotoras (CIANCIARULO, 2000). O terceiro e último eixo denominado da Integração Ensino-Trabalho-Cidadania, proposto pelo curso nos leva a refletir sobre o acompanhamento discente junto às atividades da IETC em Enfermagem. Segundo Tanji et al (2010), [...] a substituição de comunidade por cidadania, também opera uma ampliação além da participação popular, começa a se contemplar o controle social, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde. Cabe ressaltar, ainda, que a IETC, no âmbito do ensino, incorpora o protagonismo estudantil, além da docência e da pesquisa. Com base nesse conceito, as atividades da IETC no UNIFESO acontecem duas ou três vezes por semana, dependendo do período e a inserção dos estudantes nos diversos cenários se dá a partir da lógica das demandas dos serviços e da construção de competências do período.

4 Elas representam a inserção dos estudantes em cenários diversificados com o objetivo de articular o aprendizado com intervenções de impacto positivo no mundo do trabalho e na saúde de indivíduos e coletividades (PPC, 2008). Apoiado nessa tríade constituído pelos eixos de monitoria dói curso de graduação em enfermagem foram traçados os seguintes objetivos para o ano de 2014: Introduzir o estudante de enfermagem no exercício de docência, em ações de caráter teórico, prático e de extensão para comunidade; Desenvolver atividades que estimulem a iniciação científica através da participação na investigação sistemática conduzida pelos docentes do curso de graduação em enfermagem, nos eixos elucidados; Iniciar a produção científica na pesquisa, na elaboração de subsídios teóricos conceituais e de elementos técnico metodológicos vinculados às áreas ou módulos curriculares. METODOLOGIA OPERACIONAL Para o ano de 2014 foi delimitado um total de quatorze vagas de monitoria para o Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO, das quais dez serão estudantes bolsistas, e quatro não-bolsistas de acordo com o quadro esquemático disposto a seguir: Quadro esquemático I: Número de vagas de discentes bolsistas e não bolsistas para o estágio de monitoria pelo curso de graduação em enfermagem, Bolsistas Não bolsistas Vagas para monitores ENFERMAGEM Fonte: Esquematização do autor: O professor coordenador dimensionará os estudantes de acordo com o número de vagas disponibilizados por eixo de monitoria, mediante as demandas existentes nos períodos da graduação.

5 A relação de vagas por eixo que será dimensionada transversalmente no curso de graduação em enfermagem está disposta no quadro número II. Quadro esquemático II: Relação de estudantes por eixo de monitoria mediante o número total de vagas disponibilizadas para o curso de enfermagem do UNIFESO no ano de EIXO DE MONITORIA A compreensão dos aspectos morfológicos no contexto de ampliação semiológica do sujeito (Anatomia Humana e Histologia Humana) Os atributos psicomotores e a formação em enfermagem (Laboratório de Habilidades) VAGAS Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC) 05 TOTAL DE MONITORES PARA Fonte: Esquematização do autor Os estudantes obrigatoriamente estarão realizando semanalmente de acordo com a disponibilidade do monitor adequado a realidade do cenário de aprendizagem, atividades de cunho teórico, teórico-prático e prático. Além disso, será agendado semanalmente com os estudantes monitores encontros para diagnósticos situacionais da atividade de monitoria e produção de relatórios técnicos referente às atividades que estão sendo produzidas no curso. Quanto às atividades específicas, resolvemos delimitá-las por eixo que estão dispostas a seguir: Eixo I: A compreensão dos aspectos morfológicos no contexto da ampliação semiológica do sujeito O candidato (futuro monitor) deverá trabalhar articuladamente os conhecimentos morfológicos com as situações problemas disponibilizadas nos diversos períodos do curso. O dimensionamento da relação monitor/período será realizado pelo coordenador.

6 Os candidatos destinados a essa linha desenvolverão suas atividades nos Laboratórios de Ciências da Saúde, mas especificamente no Anatômico e Histológico onde serão convidados junto ao coordenador da monitoria e os professores que responsáveis pelos conteúdos curriculares a criarem estratégias pedagógicas diversas para o ensino dos conhecimentos morfológicos. Uma possibilidade desse eixo é o seu caráter interdisciplinar o que possibilita o íntimo contato do candidato com estudantes de outros cursos do Centro de Ciências da Saúde para o desenvolvimento de suas atividades. O pré-requisito específico necessário para inscrição nesse eixo de monitoria é que o estudante esteja matriculado no 2º ano (noturno), 4º período (noturno) e 5º e 6º período (diurno) do Curso de Graduação em Enfermagem, no primeiro semestre de Segundo eixo: Os atributos psicomotores e a formação em enfermagem Os estudantes selecionados serão dimensionados de forma proporcional para atender os períodos da graduação e terão que desempenhar as atividades relacionadas com a matriz de competência listada pelo Caderno de Orientação Acadêmica (2010; pág. 24 a 41), mas especificamente os atributos psicomotores (habilidades). Os candidatos destinados a essa linha desenvolverão suas atividades no Laboratório de Habilidades, em coerência com as instruções realizadas pelos professores instrutores do curso, que poderão contribuir no fornecimento de leituras complementares ao instrumento do cenário - Procedimento Operacional Padrão. Esse eixo por estar inserido em um espaço de aprendizagem comum a diversos cursos do Centro de Ciências da Saúde apresenta um caráter interdisciplinar e caso o futuro monitor tenha disponibilidade pode estar atuando de forma conjunta. O pré-requisito específico necessário para inscrição nesse eixo de monitoria é que o estudante esteja matriculado no 2º ano (noturno), 4º período (noturno) e 5º e 6º período (diurno) do Curso de Graduação em Enfermagem, no primeiro semestre de 2014.

7 Terceiro eixo: Integração Ensino-Trabalho-Cidadania Os candidatos selecionados para esse eixo estarão atuando junto aos coordenadores de período auxiliando na elaboração e organização de atividades voltadas para o IETC, encontros com os discentes e com os serviços de saúde para diagnóstico situacional para o período além da participação de no mínimo três atividades obrigatórias junto aos acadêmicos dos períodos no cenário real de prática, na condição de instrumentalizador. O pré-requisito específico necessário para inscrição nesse eixo de monitoria é que o estudante esteja matriculado no 2º ano (noturno), 4º período (noturno) e 5º e 6º período (diurno) do Curso de Graduação em Enfermagem, no primeiro semestre de 2014.

8 REFERÊNCIAS CIANCIARULLO, TI. Instrumentos Básicos de Enfermagem: um desafio para a qualidade da assistência. 2 ed. São Paulo: Atheneu, FORNAZIERO, Célia Cristina et al. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 34, n. 2, p , FEUERWERKER, L. Modelos tecnoassistenciais, gestão e organização do trabalho em saúde: nada é indiferente no processo de luta para a consolidação do SUS. Interface Comunic., Saude, Educ. v.9, n.18, p , TANJI, Suzelaine et al. Integração ensino-trabalho-cidadania na formação de enfermeiros. Revista Gaúcha de Enfermagem. v. 31, n. 3, p , UNIFESO. Centro Universitário Serra dos Órgãos. Projeto Político do Curso (PPC). Teresópolis: Curso de Graduação em Enfermagem, 2008.

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS ENSINO A DISTÂNCIA COLEGIADO DO COMPONENTE CURRICULAR - CDS PROGRAMA DE ESTÁGIO DE MONITORIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS ENSINO A DISTÂNCIA COLEGIADO DO COMPONENTE CURRICULAR - CDS PROGRAMA DE ESTÁGIO DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS ENSINO A DISTÂNCIA COLEGIADO DO COMPONENTE CURRICULAR - CDS PROGRAMA DE ESTÁGIO DE MONITORIA EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR CIDADANIA,

Leia mais

EDITAL Nº 95/2018-PROGRAD PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROFESSORES CANDIDATOS A VAGA DE TUTOR PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PELA SAÚDE

EDITAL Nº 95/2018-PROGRAD PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROFESSORES CANDIDATOS A VAGA DE TUTOR PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PELA SAÚDE PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE 2018/2019 EDITAL DE SELEÇAO TUTORES EDITAL Nº 95/2018-PROGRAD PROCESSO SELETIVO

Leia mais

II EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO DO PROGRAMA DE MONITORIA

II EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO DO PROGRAMA DE MONITORIA II EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO DO PROGRAMA DE MONITORIA - 2017 A Direção do Centro de Ciências da Saúde faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o II Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA

EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA Fundação Educacional Serra dos Órgãos Centro Universitário Serra dos Órgãos Reitoria Pró Reitoria Acadêmica Centro de Ciências e Tecnologia EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA 2019.2 A Diretora

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA PET-Saúde Interprofissionalidade 2018/2019 A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Leia mais

Profª. Drª. Verônica Santos Albuquerque REITORA Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

Profª. Drª. Verônica Santos Albuquerque REITORA Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE - PET-Saúde 2018/2019 DO RESULTADO FINAL Aos quatorze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezoito, na sala da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e RESOLUÇÃO Nº 02/2014 Estabelece normas e prazos para elaboração, reformulação e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Univasf. A DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO

Leia mais

EDITAL Nº 002 IFBA/CAPES/2018. Processo Seletivo de Bolsistas de Iniciação à Docência

EDITAL Nº 002 IFBA/CAPES/2018. Processo Seletivo de Bolsistas de Iniciação à Docência MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL Nº 002 IFBA/CAPES/2018

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DO PET- REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, CUIDADOS AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS (PET-AD)

PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DO PET- REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, CUIDADOS AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS (PET-AD) 1 PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DO PET- REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, CUIDADOS AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS (PET-AD) O Diretor do Centro de Ciências da Saúde, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2018

CHAMADA PÚBLICA Nº 04/2018 SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR - SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA SAÚDE PET SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE

Leia mais

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para Seleção de Monitores, para o ano de 2017 do módulo de Saúde, Processo e Assistência (SPA); Indivíduo,

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL Nº 01/2017 A PROGRAD divulga,

Leia mais

EDITAL Nº 02 IFBA/CAPES/2018. Processo Seletivo de Bolsistas de Iniciação à Docência

EDITAL Nº 02 IFBA/CAPES/2018. Processo Seletivo de Bolsistas de Iniciação à Docência MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL Nº 02 IFBA/CAPES/2018

Leia mais

1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS

1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 001/2019 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFRR LICENCIATURA INTERCULTURAL / CIÊNCIAS SOCIAIS A UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET BIOLOGIA EDITAL Nº 01/2017 A PROGRAD divulga, pelo presente

Leia mais

EDITAL Nº 063/2018 DE/PROEN, de 28 de maio de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS MONITORES

EDITAL Nº 063/2018 DE/PROEN, de 28 de maio de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS MONITORES Universidade Federal do Oeste do Pará Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Diretoria de Ensino Coordenação de Projetos Educacionais Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas EDITAL Nº 063/2018

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 03/2018 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFRR APRENDIZAGEM E SOCIOINTERACIONISMO: NOSSOS CAMINHOS A

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da direção do curso bacharelado em enfermagem, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PRÓ-SAÚDE / PET-Saúde

EDITAL DE SELEÇÃO PRÓ-SAÚDE / PET-Saúde EDITAL DE SELEÇÃO PRÓ-SAÚDE / PET-Saúde A coordenação do PRÓ-Saúde /PET Saúde da Universidade Federal de Uberlândia comunica que estão abertas as inscrições para o processo de seleção de monitores para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR - 2017 PROJETO DE EXTENSÃO: Projeto Aluno Apoiador. ÁREA TEMÁTICA: Educação CENTRO/NÚCLEO: SAES Setor de Atenção ao Estudante LINHA DE EXTENSÃO: Metodologias e estratégias

Leia mais

2. Das vagas: Serão destinadas vagas para Monitores Remunerados para as disciplinas constantes na tabela a seguir:

2. Das vagas: Serão destinadas vagas para Monitores Remunerados para as disciplinas constantes na tabela a seguir: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA UNILAB PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Prograd PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA PBM EDITAL Nº 14/2017 A Pró-Reitora

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA 25/1 A Diretora do Centro de Ciências

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCHS EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA 2019 A Diretora do Centro de Ciências

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) EDITAL Nº 04, de 23 de março de 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) EDITAL Nº 04, de 23 de março de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) EDITAL Nº 04, de 23 de março de 2016 PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA A Pró-Reitora de Graduação da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Edital n. 01/2019 PET-Saúde Interprofissionalidade 2019/2020 Universidade de Caxias do Sul

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Edital n. 01/2019 PET-Saúde Interprofissionalidade 2019/2020 Universidade de Caxias do Sul EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Edital n. 01/2019 PET-Saúde Interprofissionalidade 2019/2020 Universidade de Caxias do Sul 1 - ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

PROGRAMA DE TUTORIA ACADÊMICA INTERNACIONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

PROGRAMA DE TUTORIA ACADÊMICA INTERNACIONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO PROGRAMA DE TUTORIA ACADÊMICA INTERNACIONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO 1 CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS O presente documento estabelece normas, critérios

Leia mais

EDITAL Nº 033/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA /2018-1

EDITAL Nº 033/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA /2018-1 EDITAL Nº 033/27 INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA 27-2/28-1 Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições e por deliberação da Profa. Dra. Margareth

Leia mais

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE O Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de uma avançada conquista social, colocou

Leia mais

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017 SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017 O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para Seleção de Monitores do curso de Fisioterapia, para os semestres 2017/1 e 2017/2 dos Módulos Clínica

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da direção do curso bacharelado em enfermagem, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENSINO CAMPUS PATROCÍNIO EDITAL Nº 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Campus Patrocínio

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL PRAE nº 08/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À GESTÃO BIG/2018 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Decreto no. 7.234, de 19 de julho de

Leia mais

2.3 A seleção dos estudantes dar-se-á em conformidade com a seguinte distribuição de vagas por curso e subprojeto: Nutrição Nutrição 3 3 TOTAL 3 3

2.3 A seleção dos estudantes dar-se-á em conformidade com a seguinte distribuição de vagas por curso e subprojeto: Nutrição Nutrição 3 3 TOTAL 3 3 EDITAL 01/2016, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET-Saúde/GRADUASUS de Abril de 2017, Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Jesus. Processo Seletivo para Estudantes do Projeto

Leia mais

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Sérgio Roberto Kieling Franco SINAES Política de promoção de qualidade (combinado com política regulatória) Avaliação de instituições e de cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria da UFG, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria na UFG, e

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-14, de 2-3-2016, publicada no DOE de 03/03/2016, pág. 57 e 58 e republicada no DOE de 09/03/2016, pág. 60 Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes

Leia mais

EDITAL N.01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

EDITAL N.01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL N.01/2014

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais

FACULDADE DE MAUÁ FAMA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO - BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

FACULDADE DE MAUÁ FAMA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO - BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE MAUÁ FAMA CURSO BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO - BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL MAUÁ, 2013/2014/2015 0 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares,

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UNIMB

PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UNIMB PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UNIMB Edital nº. 01,20 de fevereiro de 2019. O PROGRAMA DE MONITORIADO CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UNIMB, nos termos do regulamento, normas

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016 EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2016 O DIRETOR DO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL - RAU - GERALDO WERNINGHAUS torna de conhecimento público a abertura de inscrições e as normas que regem a seleção

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2019 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETO DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2019 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETO DE DISCIPLINA 1 IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2019 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETO DE DISCIPLINA Nome completo sem abreviatura: Carlos Eduardo Leal Vidal e Vanessa de Almeida Belo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG BR 110 KM 46 Rua

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2018/1

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2018/1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2018/1 Abertura do processo seletivo para o Programa de Monitoria do Universitário Módulo A Reitora do Universitário Módulo informa

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017 CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da direção do curso bacharelado em enfermagem, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA VOLUNTÁRIA CACOAL 2016 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar a

Leia mais

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 1 PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 I. Professora orientadora: Queila Cristina da Silva Machado Pereira de Souza II. Disciplina de atuação: Introdução à

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UniMB

PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UniMB PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS - UniMB Edital nº. 01, 01 de março de 2019. O PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS UniMB, nos termos do regulamento, normas

Leia mais

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2018

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2018 1 PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2018 I. Professor orientador: Tarcísio Araújo de Oliveira II. Disciplina de atuação: Neuroanatomofisiologia III. Justificativa

Leia mais

Usinagem geral. frente ao laboratório 15.

Usinagem geral. frente ao laboratório 15. Edital Simplificado de Seleção de Monitoria 2017.2 e 2018.1 Edital nº003/2017 A Direção Geral do IFRJ/, comunica, pelo presente Edital, que estarão abertas as inscrições para a Seleção de Monitores para

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIVIL (2016) A PROGRAD divulga, pelo presente edital,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO PROGRAD/DPE Nº 02 DE 16 DE JULHO DE 2014 SELEÇÃO DE DOCENTE TUTOR E PLANO DE TRABALHO PARA GRUPO DO PROGRAMA

Leia mais

Relatório Oficina Eixos Comuns

Relatório Oficina Eixos Comuns Relatório Oficina Eixos Comuns Os Eixos Comuns nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do Campus Baixada Santista a partir do perfil do egresso Coordenação: Câmara de Ensino de Graduação 24 de

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA /UERN:

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA /UERN: Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG BR 110 KM 46 Rua

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTE BOLSISTA DO PROJETO PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE /2019 CEUNES/UFES

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTE BOLSISTA DO PROJETO PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE /2019 CEUNES/UFES EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTE BOLSISTA DO PROJETO PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE - 2018/2019 CEUNES/UFES 1. DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS O Projeto PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE do CEUNES/UFES faz parte

Leia mais

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio;

I - Oferecer ensino em diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a formação básica proporcionada pelo ensino médio; RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 02 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre a criação, objetivos e diretrizes do Sub-Programa Cursinhos pré-universitários da UNESP do Programa de Extensão Universitária "Divulgação, Orientação

Leia mais

Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP

Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP Gislaine Cristina de Oliveira, Jany Elizabeth Pereira, Marina Capusso, Sandra Torquato Bronzate, Marcos Neira e

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 03/2018

CHAMADA PÚBLICA Nº 03/2018 SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR - SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA SAÚDE PET SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE

Leia mais

EDITAL N.º 262/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDITAL N.º 262/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL N.º 262/216 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 Aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012. ETEC Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

EDITAL PROEG Nº. 02/2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL PROEG Nº. 02/2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS torna público que estão abertas as inscrições para estudantes bolsistas do Projeto Projeto PET - SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE

Leia mais

Art. 4º. O Programa de Monitoria destina-se exclusivamente a alunos da Universidade La Salle.

Art. 4º. O Programa de Monitoria destina-se exclusivamente a alunos da Universidade La Salle. EDITAL Nº 061/2019 MONITORIAS REGULARES 2019/2 O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público este Processo Seletivo para a Monitoria e o Acompanhamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD EDITAL PARA SELEÇÃO D EBOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/UNIRIO 2018/2019 A Pró-Reitoria de Graduação da

Leia mais

SUBPROJETOS VAGAS. Biologia 3. Educação Física 3. Filosofia 3. Física 3. Geografia 3. Língua Inglesa 3. Língua Portuguesa 3

SUBPROJETOS VAGAS. Biologia 3. Educação Física 3. Filosofia 3. Física 3. Geografia 3. Língua Inglesa 3. Língua Portuguesa 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEN EDITAL 005/2018/UFSJ/PROEN SELEÇÃO DE PRECEPTORES PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFSJ O Pró-reitor

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES BOLSISTAS PET-SAÚDE/ INTERPROFISSIONALIDADE. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES BOLSISTAS PET-SAÚDE/ INTERPROFISSIONALIDADE. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Porto Alegre, 03 de dezembro de 2018. EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES BOLSISTAS PET-SAÚDE/ INTERPROFISSIONALIDADE Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde O PET Saúde/Interprofissionalidade - UFRGS

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2019/1

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2019/1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 29/1 Abertura do processo seletivo para o Programa de Monitoria do Universitário Módulo A Reitora do Universitário Módulo informa

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2015

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2015 EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA MONITORES N.º 001/2015 O DIRETOR DO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL - GERALDO WERNINGHAUS torna de conhecimento público a abertura de inscrições e as normas que regem a seleção interna

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 2013

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 2013 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 2013 O Diretor do Centro de Ciências da Saúde e a Coordenação do Centro Regional

Leia mais

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017

PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 PROJETO DE SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2017 I. Professor orientador: Luiz Mauro Andrade da Fonseca II. Disciplina de atuação: Patologia Geral III. Justificativa (descrever

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL n 01/2010/DES/ID-IFAM/CAPES

PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL n 01/2010/DES/ID-IFAM/CAPES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MANAUS-CENTRO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a)

II- Das Atribuições do(a) Tutor(a) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) GRUPO PET PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE Nº05/2018 A Pró-Reitoria

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ESTÁGIO DE MONITORIA EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ESTÁGIO DE MONITORIA EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE ESTÁGIO DE MONITORIA EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO DE MONITORIA A Diretora do Centro de Ciências e Tecnologias no uso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE TURISMO EDITAL Nº. 06, DE 13 DE MAIO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE TURISMO EDITAL Nº. 06, DE 13 DE MAIO DE 2016 EDITAL Nº. 06, DE 13 DE MAIO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar como bolsistas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR PROCESSO SELETIVO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 02, DE 22 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Departamento de Avaliação e Assistência ao Servidor - DAAS da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014 A Reitoria de da Universidade de Mogi das Cruzes, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, que

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2011

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2011 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2011 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente regulamento tem por objetivo organizar e disciplinar a monitoria, no âmbito dos Cursos de graduação das Faculdades

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO INTERNO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS I. DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia da Produção

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

EDITAL N.º 40 /UNOESC-R/2018

EDITAL N.º 40 /UNOESC-R/2018 EDITAL N.º 40 /UNOESC-R/2018 Dispõe sobre o processo de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Residência Pedagógica, aos estudantes de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física da Unoesc,

Leia mais

1.1. Proporcionar reforço e atender aos alunos que estejam com dificuldade de aprendizagem.

1.1. Proporcionar reforço e atender aos alunos que estejam com dificuldade de aprendizagem. CENTRO UNIVERSITÁRIO E FACULDADES PROJEÇÃO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Edital DED/ DAES/ NuPI 01/2019 O CENTRO UNIVERSITÁRIO e as FACULDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA EDITAL Nº. 01, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015 EDITAL Nº. 01, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar

Leia mais

A Diretoria da Faculdade Anclivepa, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2019.

A Diretoria da Faculdade Anclivepa, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2019. EDITAL 2/2019: SELEÇÃO DE MONITORIA DA FACULDADE ANCLIVEPA A Diretoria da Faculdade Anclivepa, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2019. 1. DO PROGRAMA 1.1. O Programa

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal EDITAL Nº IV PROGRAMA DE MONITORIA 2018/2019 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2018/2019

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

1. Preâmbulo. Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital n 06/DEG/2010

1. Preâmbulo. Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital n 06/DEG/2010 Ministério da Educação Ministério da Universidade Educação Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Pró-Reitoria Federal de Rural Graduação do Rio e de Pró-Reitoria Janeiro de Extensão Decanato Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais