Diário Oficial Estado de São Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diário Oficial Estado de São Paulo"

Transcrição

1 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, Morumbi - CEP Fone: Volume Número 39 - São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2018 página EDITAL Nº 09/2018-DTAc/STPG/FCAV. A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp - Câmpus de Jaboticabal torna público que, no período de 05 a , estarão abertas as inscrições, a serem efetuadas on-line para fins de Seleção de candidatos a ALUNO REGULAR no Programa de Pós-Graduação em AGRONOMIA (Produção Vegetal), para ingresso no 2º Semestre de 2018 nos cursos de mestrado e doutorado. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente via internet ( após, deverá ser feito o envio da documentação relacionada no item 2 deste Edital. Caso o candidato deixe de realizar as exigências acima mencionadas sua inscrição será indeferida. 1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) O Programa de Pós-Graduação em AGRONOMIA (Produção Vegetal), Stricto Sensu, é destinado preferencialmente aos profissionais com diploma de curso superior em Engenharia Agronômica, sendo também destinado aos profissionais de áreas afins, e tem por objetivo aprimorar a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados nos níveis de mestrado e doutorado LINHAS DE PESQUISA a) Conservação e manejo de agroecossistemas; b) Conservação pós-colheita e qualidade de produtos vegetais; c) Fisiologia e manejo de culturas; d) Manejo e controle de pragas e doenças; e) Matologia; f) Nutrição e adubação de plantas; g) Obtenção, avaliação e identificação de cultivares; h) Propagação de plantas, produção de mudas e sementes VAGAS PREVISTAS Mestrado = até 30 (trinta) vagas Doutorado = até 30 (trinta) vagas.

2 O preenchimento das vagas poderá ocorrer ou não, e está condicionado: a) à pontuação obtida pelos candidatos no Processo Seletivo; b) ao número de candidatos aprovados que não dependerão de bolsas; c) ao número de bolsas disponíveis no Programa; d) à concessão pelo Conselho do Programa de vagas aos orientadores. - Lista de orientadores com vagas disponíveis em: Recomenda-se que os candidatos façam um contato prévio com o(s) possível(is) orientador(es). Portanto, ao Conselho do Programa, reserva-se o direito de não admitir candidatos para todas as vagas disponibilizadas. 2. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO Os documentos deverão ser entregues diretamente na Seção Técnica de Pós-Graduação (todos os documentos deverão estar em um envelope lacrado, devidamente identificado com nome do candidato, Programa e curso), no horário das 13h30 às 17h30, ou enviados via correio (preferencialmente, por SEDEX - cujo carimbo de postagem deve respeitar obrigatoriamente a data final do prazo de inscrição). Os candidatos estrangeiros residentes fora do Brasil poderão enviar todos os documentos por correio eletrônico para o endereço: rouverson@gmail.com. Todos os candidatos devem respeitar a seguinte ordem: a) Requerimento de inscrição (disponível em: b) Planilha de pontuação do Curriculum vitae preenchida, impressa, encadernada, documentada e assinada (disponível em Os documentos comprobatórios deverão ser numerados e anexados à planilha impressa, seguindo-se a ordem em que aparecem citados na planilha, de modo a permitir a rápida localização e conferência da informação. É obrigatória a escolha da Linha de pesquisa e Área de interesse, informando o nome de pelo menos um e de no máximo três orientadores, que podem ser de linhas pesquisa diferentes. A Lista de orientadores que terão vagas neste Processo Seletivo, com as respectivas áreas de atuação encontra-se disponível em c) Proposta de projeto de pesquisa, digitada em formulário próprio, disponível em A proposta deve ser de autoria do candidato. d) Fotocópia simples e legível dos seguintes documentos: Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Curso Superior ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso (nesse caso, utilizar o formulário disponível no endereço:

3 Histórico Escolar da Graduação, incluindo as reprovações, que deverão estar destacadas no documento; Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Mestrado ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso (nesse caso, utilizar o formulário disponível no endereço: Histórico Escolar do Mestrado (para candidatos ao Doutorado); Cédula de identidade (obrigatoriamente RG) ou RNE para candidatos estrangeiros; CPF (Cadastro de Pessoa Física); Título de Eleitor com comprovante da última eleição; Documento Militar; Certidão de nascimento ou de casamento; e) Atestado da Instituição de origem liberando o candidato em tempo integral para a realização do curso, quando houver vínculo empregatício. f) Uma foto 3x4, recente. g) Comprovante ORIGINAL de pagamento da Taxa de Inscrição de acordo com Resolução Unesp nº 03 de , no valor de R$ 68,00 (sessenta e oito reais), via DEPÓSITO BANCÁRIO IDENTIFICADO: Titular: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Banco: Banco do Brasil S.A., Agência: , Conta Corrente: Não haverá, em hipótese alguma, devolução da importância paga seja qual for o motivo alegado. h) Atualização do Curriculum Vitae da Plataforma Lattes no sítio: (não é necessário enviar uma cópia do Curriculum ao Conselho do Programa). IMPORTANTE: - Pagamentos agendados não serão permitidos. - A entrega da documentação é de inteira responsabilidade do candidato. - Para sua garantia, faça a impressão do comprovante de inscrição. 3. SELEÇÃO A seleção dos candidatos inscritos será efetuada por membros do Conselho do Programa AGRONOMIA (Produção Vegetal), por meio das seguintes etapas: 3.1. Fase 1 do Processo Seletivo a) Avaliação do Histórico escolar (Peso 1). b) Avaliação do Curriculum por meio da Planilha eletrônica (Peso 2). Candidatos que apresentarem planilhas com preenchimento incorreto ou com documentos não numerados serão desclassificados. Serão considerados aprovados na Fase 1 do processo: 1) Candidatos que necessitam de bolsa para realização do curso: quando a pontuação obtida pelo candidato não for inferior a 70% da maior pontuação verificada no processo, até o limite de dois candidatos para cada bolsa disponibilizada pelo Conselho do Programa no Processo Seletivo.

4 2) Candidatos que não dependem de bolsa para realização do curso: quando a pontuação obtida pelo candidato não for inferior a 50% da maior pontuação verificada no processo para candidatos que dependem de bolsa. PUBLICAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA A ENTREVISTA: Os candidatos deverão verificar no site do Programa ( a relação de aprovados para a segunda fase do Processo Seletivo (entrevista e prova oral), bem como o dia, horário e local da sua entrevista Fase 2 do Processo Seletivo Entrevista (Peso 2) ENTREVISTAS MESTRADO E DOUTORADO: 11 e A segunda fase do Processo Seletivo será realizada nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, sendo, portanto, obrigatória a presença do candidato. Esta etapa do Processo Seletivo será filmada e tratará de entrevista ao candidato sobre o seu histórico acadêmico, sua proposta de projeto de pesquisa no curso almejado e, também, prova oral sobre conhecimentos gerais, conhecimentos específicos à agronomia e sobre o idioma inglês. Somente para os candidatos estrangeiros, ou brasileiros que estejam no exterior, a entrevista será realizada por meios digitais (Skype ou Videoconferência), devendo, neste caso, ser previamente agendada com a coordenação pelo rouverson@gmail.com Fase 3 do Processo Seletivo Prova de idioma inglês (Peso 1) PROVA DE IDIOMA MESTRADO E DOUTORADO: 11 e A terceira fase do Processo Seletivo será realizada nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, sendo, portanto, obrigatória a presença do candidato. Esta etapa do Processo Seletivo versará de uma prova escrita sobre o idioma inglês. Somente para os candidatos estrangeiros, ou brasileiros que estejam no exterior, a prova será realizada por meios digitais (Skype ou Videoconferência), devendo, neste caso, ser previamente agendada com a coordenação pelo rouverson@gmail.com Fase 4 do Processo Seletivo Avaliação do(s) orientador(es) (Critério de desempate) Na quarta fase do Processo Seletivo, serão avaliados pelo(s) possível(is) orientador(es) a proposta de projeto de pesquisa e o perfil acadêmico do candidato. Recomenda-se que os candidatos selecionados para a entrevista agendem uma reunião in loco com o(s) possível(is) orientador(es) durante o período da realização da entrevista Fase 5 do Processo Seletivo Classificação Na fase final do Processo Seletivo os candidatos serão classificados de acordo com a pontuação obtida e com os seguintes critérios:

5 Disponibilidade de vagas para o(s) orientador(es); Equidade da distribuição orientando/ orientador; Disponibilidade de bolsas. 4. RESULTADO FINAL Divulgação: (ON LINE) 5. PERÍODO DE MATRÍCULA: 25 a (ON LINE) 6. INÍCIO DAS AULAS: ENDEREÇO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS: Seção Técnica de Pós-Graduação UNESP Câmpus de Jaboticabal, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n CEP Jaboticabal/SP - Brasil. Ressaltando que será considerada como última data de postagem (SEDEX) impreterivelmente até o dia ; após essa data, as inscrições serão automaticamente indeferidas. 8. DISPOSIÇÕES FINAIS: A FCAV/Unesp/Jaboticabal não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. O candidato selecionado que não efetuar sua matrícula na data estipulada terá a sua vaga cancelada automaticamente. Não haverá devolução de material entregue para processo seletivo. 9. DEMAIS INFORMAÇÕES poderão ser obtidas na Seção Técnica de Pós-Graduação pelo telefone: (16) Site: posgrad@fcav.unesp.br.

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193-8000 Volume 126 - Número 138 -

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193-8000 Volume 126 - Número 139 -

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo

Diário Oficial Estado de São Paulo Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Geraldo Alckmin - Governador Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 2193-8000 Volume 127 - Número 68 -

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014. EDITAL 15/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS A UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015. EDITAL 16/2015. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014. EDITAL 13/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. MESTRADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA - 2015 I - Inscrição

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 25 de abril a 8 de maio de 2017, as inscrições para o Exame de

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 33/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 39 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 31 de agosto a 5 de outubro de 2016, as inscrições para o Exame

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo/RS,

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Marília

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Marília EDITAL Nº 003/2015 STG PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA PORTADORES DE CURSO SUPERIOR 2015 A Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA) da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016

Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 10/2016 CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2015-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período Universidade Federal da Paraíba UFPB Centro de Ciências Exatas e da Natureza CCEN Mestrado em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período 2017.2 Edital

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 01/2017 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar na área de medicina reprodutiva.

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar na área de medicina reprodutiva. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM REPRODUÇÃO ASSISTIDA Ano letivo 2017. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber que

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA PROCESSO SELETIVO º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DOUTORADO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REITORIA PROCESSO SELETIVO º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL DOUTORADO PROCESSO SELETIVO 2013 1º SEMESTRE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Turma especial de DINTER oferecida à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. EDITAL INSCRIÇÃO Início: 22/10 Término: 12/11/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado a profissionais da área de saúde, gestores e administradores.

Pré-Requisito O curso é destinado a profissionais da área de saúde, gestores e administradores. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE Ano letivo 2017/2019. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber que

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência de

Leia mais

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 15 vagas.

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 15 vagas. Edital CE nº 002/2016 Transferência Interna 2017 Estarão abertas na Seção Técnica de Apoio Acadêmico do Câmpus de São João da Boa Vista, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, localizada

Leia mais

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período Universidade Federal da Paraíba UFPB Centro de Ciências Exatas e da Natureza CCEN Mestrado em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período 2017.1 Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 03/2015 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência de

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL EDITAL 002/2016 - VAGAS RESIDUAIS - DOUTORADO O Diretor do Departamento Regional do Serviço

Leia mais

EDITAL 02/2015 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA

EDITAL 02/2015 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS-FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - PPGF UERN Campus Universitário Central Rua Prof. Antonio Campus, s/n Br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL EDITAL PEI/UFBA 01-2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2017 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 12/2017 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 07/2011 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 003/2012/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado a enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas.

Pré-Requisito O curso é destinado a enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA Ano letivo 2017/2019. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL 002/PPGFMC/2016

EDITAL 002/PPGFMC/2016 EDITAL 002/PPGFMC/2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC), do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 04

Leia mais

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 1 EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar nas áreas as quais se destina este edital.

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar nas áreas as quais se destina este edital. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU) A coordenação acadêmica do CETRIM faz saber que o processo de seleção para o preenchimento das vagas para especialização (pós-graduação lato

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS (Dev-Apps)

ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS (Dev-Apps) FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS (Dev-Apps) PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Edital do Processo Seletivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

EDITAL 003/MPFMC/2016

EDITAL 003/MPFMC/2016 1 EDITAL 003/MPFMC/2016 A Coordenação do Mestrado Profissional em Farmacologia (MPFMC), do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 12 de dezembro

Leia mais

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.077, de 31 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro de 2012, Seção 1, p. 12. 1 Da abertura EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 68/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2018 Mestrado

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2018 Mestrado Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2018 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Faculdade de Economia, torna

Leia mais

Poderão candidatar-se exclusivamente os graduados em Medicina Veterinária e áreas afins.

Poderão candidatar-se exclusivamente os graduados em Medicina Veterinária e áreas afins. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Edital PG/02/2017/FMVZ/USP - RETIFICAÇÃO EM DATAS DE INSCRIÇÃO E DE PROCESSO SELETIVO A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Pró-reitoria de Graduação

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Pró-reitoria de Graduação CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Pró-reitoria de Graduação EDITAL Nº 07/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

Leia mais

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período Universidade Federal da Paraíba UFPB Centro de Ciências Exatas e da Natureza CCEN Mestrado em Matemática Programa de Pós Graduação em Matemática Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período 2016.2 Edital

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Doutorado para ingresso

Leia mais

EDITAL Nº 91/2016. Disciplina Aulas Vagas Inclusão Digital e EJA. Segunda-feira Vespertino. Quarta-feira Vespertino

EDITAL Nº 91/2016. Disciplina Aulas Vagas Inclusão Digital e EJA. Segunda-feira Vespertino. Quarta-feira Vespertino EDITAL Nº 91/2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna público, a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de alunos especiais

Leia mais

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Edital do Processo Seletivo 2016/2 Setembro

Leia mais

ATENÇÃO: Inscrições prorrogadas até o dia 18/11/2016. As entrevistas serão agendadas entre os dias 24 e 25/11

ATENÇÃO: Inscrições prorrogadas até o dia 18/11/2016. As entrevistas serão agendadas entre os dias 24 e 25/11 Edital de abertura do Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação 2017 MESTRADO E DOUTORADO ATENÇÃO: Inscrições prorrogadas até o dia 18/11/2016. As entrevistas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº 02/ RETIFICADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº 02/ RETIFICADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº 02/2016 - RETIFICADO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2017.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVÍCOLA - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO, TURMA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVÍCOLA - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO, TURMA EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVÍCOLA - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO, TURMA 2012-2013 A, POR MEIO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA, ABRIRÁ INSCRIÇÕES

Leia mais

C.E.S.A.R.EDU Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

C.E.S.A.R.EDU Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife C.E.S.A.R.EDU Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Edital do Processo Seletivo 2017.1 Março/2017

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Leia mais

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013

Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013 Mestrado em Computação Aplicada Edital de Seleção - Turma 2013 A, campus Curitiba, através de seu Diretor-Geral Prof. Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler, torna público o Edital de Seleção para o ingresso

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO Encontram-se abertas na EEL-USP as inscrições para o Mestrado no Programa

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PROCESSO SELETIVO Ano Letivo de 2016 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, em nível de Mestrado e Doutorado, comunica a abertura de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL DE SELEÇÃO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL A Vice-reitora do Centro Universitário UNA, Professora Carolina Marra Simões Coelho,

Leia mais

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA Edital nª 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA Edital do processo seletivo simplificado para ingresso junto à Pós-Graduação: em Nutrição Clínica (especialização teórica e prática), na cidade de Porto

Leia mais

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA 2012 APERFEIÇOAMENTO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E HOSPITALAR NA ÁREA DA INFECTOLOGIA Coordenação: Márcia Franco da Silva O Instituto de

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA UNESP CÂMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL- 52/2014-DDTA A Diretoria da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia UNESP Câmpus de Botucatu, torna público que estarão

Leia mais

Edital de Abertura de Inscrições. Seleção para turma 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO

Edital de Abertura de Inscrições. Seleção para turma 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO Edital de Abertura de Inscrições Seleção para turma 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO O Vice-Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a Seleção

Leia mais

Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria EDITAL Nº 126 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2013 A Coordenação do Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2015-II - RETIFICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2015-II - RETIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO 2015-II - RETIFICADO O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº01/2014

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº01/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº01/2014 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA E AS DISCIPLINAS NA MODALIDADE DE ATUALIZAÇÃO EM CIÊNCIA

Leia mais

Para entrada em 2008 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2008 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2008 PGPV/UFT Para entrada em 2008 O presente Edital

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Mestrado para ingresso

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017-PPA

EDITAL Nº 001/2017-PPA 1 EDITAL Nº 001/2017-PPA O Prof. Dr. Valter Afonso Vieira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, no uso de suas atribuições legais e estatutárias. TORNA PÚBLICO: 1º - Estarão abertas,

Leia mais

1. OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização Lato Sensu História Social.

1. OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização Lato Sensu História Social. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL/2007 PROCESSO DE SELEÇÃO A Fundação Universidade Federal do Tocantins

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 VAGAS REMANESCENTES 2/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 VAGAS REMANESCENTES 2/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL DE SELEÇÃO 2016 VAGAS REMANESCENTES 2/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL A Vice-reitora do Centro Universitário UNA, Professora

Leia mais

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife FACULDADE CESAR Unidade de Educação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE: TECNOLOGIAS, TÉCNICAS E APLICAÇÕES (SIES:TTA)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

EDITAL Nº 003/2017-PPGE/MP PROCESSO DE SELEÇÃO DE OFERTA DE DISCIPLINAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 003/2017-PPGE/MP PROCESSO DE SELEÇÃO DE OFERTA DE DISCIPLINAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO Av: NS 15 ALC NO 14, Bloco III Sala 29. Palmas TO 77.001-090. Fone: (63) 3232-8201

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2017/2018

Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2017/2018 Programa de Pós-Graduação em Direito - FCHS-Franca COMUNICADO PPGDIREITO 2017/2018 1. Comunicamos aos interessados que estarão abertas no período de 26 de julho a 24 de agosto de 2017 as inscrições para

Leia mais

Manual do Candidato. MPAgro. Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio. Ingresso em 2016

Manual do Candidato. MPAgro. Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio. Ingresso em 2016 Manual do Candidato Ingresso em 2016 MPAgro Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio Manual do Candidato - Curso de Mestrado Profissional em Agronegócio 2 INSCRIÇÕES A Coordenação do Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Avenida NS 15, 109 Norte-Plano Diretor Norte Palmas/TO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Avenida NS 15, 109 Norte-Plano Diretor Norte Palmas/TO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Avenida NS 15, 109 Norte-Plano Diretor Norte 77001-090 Palmas/TO (DD) 3232-8219 www.uft.edu.br civil@uft.edu.br EDITAL N 001/2016

Leia mais

O Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente terá a duração mínima de18 meses e máxima de 24 meses.

O Curso de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente terá a duração mínima de18 meses e máxima de 24 meses. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber,

Leia mais

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA. Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das. Partículas Elementares e Campos

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA. Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das. Partículas Elementares e Campos CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº 770/2010 de 30/06/2010) EDITAL

Leia mais

A Residência terá início em 12 de agosto de O programa será de 2 anos.

A Residência terá início em 12 de agosto de O programa será de 2 anos. EDITAL nº 50/2013 DDTA Estarão abertas na Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência em Medicina Veterinária,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.º 01/16 Por este edital, o Dr. José Cerqueira Dantas, responsável pelo Programa

Leia mais

UNESP Câmpus de Franca Programa de Pós-Graduação em Serviço Social FCHS COMUNICADO

UNESP Câmpus de Franca Programa de Pós-Graduação em Serviço Social FCHS COMUNICADO UNESP Câmpus de Franca Programa de Pós-Graduação em Serviço Social FCHS COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas no período de 14 de setembro a 08 de outubro de 2012 as inscrições para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 649/UFFS/2017 ADMISSÃO DE ALUNOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

EDITAL Nº 009/2016-PEG

EDITAL Nº 009/2016-PEG EDITAL Nº 009/2016-PEG O Prof. Dr. Vladimir Ferreira Cabral, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

Instituto de Geociências Universidade Federal do Pará UFPA Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG

Instituto de Geociências Universidade Federal do Pará UFPA Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG EDITAL PPGCA Turma 2015 O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

Edital FMB-UFBA nº01/2017 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA PESQUISADOR EM MEDICINA

Edital FMB-UFBA nº01/2017 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA PESQUISADOR EM MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Medicina da Bahia Largo do Terreiro de Jesus, s/nº, Centro Histórico CEP 40.026-010, Salvador, Bahia, Brasil. Tel.: 55 (71) 3283-5577 www.medicina.ufba.br medicina@ufba.br

Leia mais

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Leia mais