SELEÇÃO 03/2018 INSTRUTOR HORISTA NÍVEL MÉDIO/SUPERIOR SENAI SOBRAL ANEXO I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SELEÇÃO 03/2018 INSTRUTOR HORISTA NÍVEL MÉDIO/SUPERIOR SENAI SOBRAL ANEXO I"

Transcrição

1 SELEÇÃO 03/2018 INSTRUTOR HORISTA /SUPERIOR SENAI SOBRAL ANEXO I Instrutor Nível Médio/ Horista (Alimentos e Bebida/Cozinha) - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio em: Alimentos, Nutrição, Cozinha; Nível Superior em Gastronomia; ou curso de qualificação de Cozinheiro. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Matérias-primas de origem animal (carne, leite, ovos e pescado); Matériasprimas de origem vegetal (frutas, hortaliças, grãos cereais); Boas Práticas de Manipulação aplicadas ao processo de fabricação das preparações culinárias; Equipamentos e utensílios utilizados durante a aplicação das técnicas culinárias; Métodos de cocção; técnicas culinárias; Tipos de corte para vegetais; Ficha técnica: aplicação e elaboração; Temperos e condimentos; Tendências para o mercado de cozinha e gastronomia. Cozinha regional: Cearense; Cozinha regional: Nordestina; Cozinha Francesa; Cozinha Italiana. Aula teórico-prática sobre uma refeição composta de: entrada (salada), prato principal (refeição a base de carne bovina e acompanhamentos) e sobremesa (feita de massa cozida e escaldada). Metodologia de avaliação: O avaliador ouvirá a explicação oral do candidato que deverá descrever as técnicas culinárias utilizadas para o preparo da refeição completa e vai solicitar ao candidato que execute algumas técnicas culinárias. Tempo necessário para a avaliação prática: 60 minutos. Instrutor Nível Médio/ Horista (Alimentos e Bebidas/Panificação) - Grau de Instrução: Técnico de nível Médio na área da Alimentos, Técnico em Nutrição e/ou Técnico em Panificação, ou Nível superior em Gastronomia. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional desejada. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. Ingredientes para a fabricação de pães: tipos e funções; Equipamento e utensílios para a fabricação de pães: tipos e funções; Boas práticas de manipulação aplicadas ao processo de produção de pães; Cálculos de produção; rendimento, perda, quantidade de ingredientes necessários; Descrição das etapas de fabricação de pães: método direto; Descrição das etapas de fabricação de pães: método indireto; Tendências para o mercado de panificação. Avaliação das características internas e externas e sensoriais do pão francês e do pão de forma. Metodologia de avaliação: o avaliador ouvirá a explicação oral do candidato que deverá associar as características analisadas com as técnicas de fabricação dos produtos. Tempo necessário para a avaliação prática: 30 minutos. Instrutor Nível Médio/ Horista (Automotiva) - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação em Manutenção Automotiva ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional na área de manutenção automotiva. Desejável experiência na facilitação de

2 palestras, seminários, aulas, etc. Metrologia, fundamentos mecânicos automotivos; sistemas de direção, direção e freios; Eletricidade automotiva; sistemas de carga e partida; sistema de sinalização e iluminação; sistema de conforto, segurança e conveniência. Ministrar uma aula de 20 minutos, com o tema para explicar os principais aspectos de operação e manutenção automotiva e em seguida serão submetidos, com o tempo limite de 10 minutos, a teste prático de manuseio de equipamentos inerentes a função, a ser realizado na oficina de mecânica automotiva. Superior e Nível médio) Superior e Nível médio) Instrutor Nível Superior e Médio/ Horista (Eletroeletrônica) - Grau de Instrução: Nível Superior com Habilitação em Engenharia Elétrica ou áreas afins; - : Mínima de 06 (seis) meses atuando na área de formação profissional. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação em Eletrotécnica ou áreas afins; - : Mínima de 06 (seis) meses atuando na área de formação profissional. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. Eletricidade; Eletrônica; Comandos Elétricos; Controladores Lógicos Programáveis; Robótica; Redes Industriais; Supervisório. Eletricidade; Eletrônica; Comandos Elétricos; Controladores Lógicos Programáveis. Explanação dialogada com slides para explicar o funcionamento de um sistema de automação industrial hipotético desde a alimentação elétrica até o seu controle automático. (Nível Instrutor Nível Superior e Médio / Horista (Energia) - Grau de Instrução: Nível Superior com Habilitação em Elétrica, Automação, Mecatrônica, Energias e áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na área de energia. - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com habilitação em Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Automação, Eletrônica e áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na área de energia.

3 Médio Circuitos elétricos, medidas elétricas, Instalações elétricas industriais, instalações elétricas prediais, sistema elétrico de potência, acionamento de dispositivos elétricos, eficiência energética, manutenção elétrica, operação e manutenção em subestações industriais 13,8 kv e segurança em eletricidade. Circuitos elétricos, medidas elétricas, instalações elétricas industriais, instalações elétricas prediais e Sistema elétrico de potência. Ministrar uma aula de 20 minutos, através de explanação dialogada com slides com o tema para explicar os principais aspectos de instalações elétricas industriais. Ministrar uma aula de 20 minutos sobre o tema para explicar os principais aspectos de operação e manutenção de subestações. Médio Instrutor Nível Superior e Médio/ Horista (Gestão) - Grau de Instrução: Nível Superior com Habilitação em Administração ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação em Administração ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Empreendedorismo; Gestão e Organização Empresarial; Organização e Controle de Documentos; Gestão Patrimonial; Ferramentas da Qualidade; Sistemas de Gestão Integrada; Administração Mercadológica e Processos Comerciais; Contabilidade Comercial; Gestão Ambiental e da Qualidade; Gestão da Produção e de Custos; Processos de Recursos Humanos; Rotinas de Pessoal; Contabilidade Empresarial; Logística Empresarial Ministrar uma aula de 20 minutos, com o tema Gestão e Organização Empresarial. Instrutor Nível Superior e Médio/ Horista (Logística) - Grau de Instrução: Nível Superior com Habilitação em Engenharia da Produção ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional.

4 Médio - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação em Logística ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Conceitos Básicos da Logística; Recebimento de materiais; Armazenagem de materiais; Expedição de materiais; Logística Industrial; Gestão da Produção; Programação de Produção; Gestão de Transportes; Gestão de Distribuição; Gestão de Cargas; Gestão de Suprimentos; Processos de Compras; Logística Internacional; Logística Portuária; Despacho Aduaneiro; Estrutura de Funcionamento de Terminais Portuários e Retroportuários; Logística Sustentável; Projeto Logístico; Custos Logísticos; Explanação dialogada com slides para explicar o transporte e armazenagem de materiais. Tempo de prova: 20 minutos. Programático (Nível Médio e Superior) Instrutor Nível Superior e Médio / Horista (Mecânica) - Grau de Instrução: Nível Superior com Habilitação em Mecânica ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação em Mecânica ou áreas afins - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. Manutenção de Maquinas em geral; Gestão da manutenção; Hidráulica; Pneumática; Metrologia dimensional; Desenho técnico Mecânico; Eletricidade básica; Processos de usinagem (convencional e CNC); Tecnologia dos Materiais; Processos de Fabricação Mecânica. Ministrar uma aula expositiva, com duração de 30 (trinta) minutos com o tema Gestão da manutenção na indústria 4.0 e um teste prático (Processo de fabricação convencional) que corresponderá a Confecção de um componente por meio de processos de fabricação convencionais, com duração de 4 (quatro) horas, nesta etapa o candidato deverá mobilizar seus conhecimentos de metrologia, desenho técnico, interpretação de projetos, tolerância dimensional e geométrica, além da usinagem no processos de tornearia e ajustagem. Tempo de prova: 20 minutos. Instrutor Nível Superior e Médio/ Horista (Meio Ambiente) - Grau de Instrução: Nível superior concluído na Área de Meio Ambiente ou nível superior concluído em outras áreas, mas com habilitação técnica em Meio Ambiente, Controle Ambiental e/ou Saneamento - : Mínima de 06 (seis) meses atuando na área de Meio Ambiente.

5 Médio - Grau de Instrução: Nível Técnico em Meio Ambiente, Controle Ambiental e/ou Saneamento. - : Mínima de 06 (seis) meses atuando na área de Meio Ambiente. Ação antrópica no meio ambiente; Evolução dos conceitos; Educação Ambiental e estratégias; Política Nacional de Meio Ambiente; Política Nacional de Educação Ambiental; Política Nacional de Resíduos Sólidos; Unidades de Conservação; Ecologia; Biodiversidade; Microbiologia ambiental; Química ambiental; Física ambiental; Geossistemas; Recursos hídricos; Geoprocessamento; Legislação ambiental; Licenciamento ambiental; EIA/RIMA e outros estudos ambientais; Tratamento e gestão de resíduos sólidos; Tratamento e gestão de efluentes líquidos; Tratamento e gestão de emissões atmosféricas; Ciclo de vida; Ecodesign; Logística Reversa; Ecologia Industrial; Simbiose Industrial; Produção Mais Limpa; Gestão de áreas degradadas; SGA- Sistema de Gestão Ambiental e norma ISO 14001; Monitoramento Ambiental, SGI-Sistema de Gestão Integrada; Gestão de projetos ambientais Ministrar uma aula de 25 minutos, com o tema "Licenciamento Ambiental no âmbito Federal, Estadual e Municipal", ou Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos ou "Sistema de Gestão Ambiental e ISO Instrutor Nível Médio/ Horista (Refrigeração e Climatização) - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação em Refrigeração e Climatização ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional na área de Refrigeração e Climatização. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. Refrigeração comercial e residencial; comandos elétricos; mecânica dos fluidos; instalação, operação e manutenção de sistemas de climatização; manutenção de compressores; projeto de instalação em sistemas de climatização e refrigeração.. Explanação dialogada com slides para explicar os principais aspectos de operação e manutenção de sistemas de refrigeração. Tempo de prova: 20 minutos. Instrutor Nível Superior e Médio/ Horista (Segurança do Trabalho)

6 Superior e Nível médio) Superior e Nível médio) - Grau de Instrução: Nível superior concluído na Área de Segurança e Saúde do Trabalho ou nível superior concluído, preferencialmente em Engenharia, com habilitação técnica em Segurança do Trabalho. Desejável Pós-Graduação em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho. - : Mínima de 06 (seis) meses atuando na área de Segurança do Trabalho. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. - Grau de Instrução: Nível Técnico Segurança do Trabalho ou Nível superior concluído na Área de Segurança e Saúde do Trabalho ou nível superior concluído, preferencialmente em Engenharia, com habilitação técnica em Segurança do Trabalho. - : Mínima de 06 (seis) meses atuando na área de Segurança do Trabalho. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. Princípios de Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações: Caldeiras e vasos de pressão; Máquinas e ferramentas; Norma de segurança do trabalho para construção civil; Trabalho em espaços confinados; Trabalhos em altura; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; Exposição ao ruído; Exposição ao calor; Limites de tolerância e de exposição; Fundamentos de Proteção contra Incêndio; Brigadas de incêndio; Legislação e Normas Técnicas: Segurança e Saúde na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho; Normas Regulamentadoras de SST atualizadas; Benefícios previdenciários decorrentes de acidentes do trabalho, conforme legislação vigente; Acidente do trabalho: conceito técnico e legal, causas e consequências dos acidentes; Taxas de frequência e gravidade; Princípios de análise, avaliação e gerenciamento de riscos; Princípios de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde: Organização e atribuições do SESMT e da CIPA; Norma OHSAS e processos de Auditoria do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho. História de Segurança do Trabalho no Brasil e no Mundo. Os candidatos habilitados na fase de deverão ministrar uma aula de 25 minutos, com o tema "NR 13 - Segurança na Operação de Caldeiras e Unidades de Processo" ou "NR 12 - Segurança com Máquinas e Equipamentos. Os candidatos habilitados na fase de deverão ministrar uma aula de 25 minutos, com o tema "Segurança em Espaços Confinados" ou "NR-15 Segurança Em Atividades e Operações Insalubres. Instrutor Nível Superior e Médio / Horista (Tecnologia da Informação - TI Hardware ) - Grau de Instrução: Nível Superior com Habilitação em Redes de Computadores ou áreas afins - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação em Tecnologia da

7 Programático (Nível Médio e Superior) Médio Informação ou áreas afins. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Cabeamento estruturado; Arquitetura de Redes, Comutação de Rede Local; Interconexão de Redes, Serviços de Redes; Gerenciamento e Monitoramento de Redes; Serviços de Convergência; Arquitetura, Montagem e Manutenção de computadores; Segurança de Redes e de Dados. Os candidatos habilitados na fase de deverão ministrar uma aula de 20 minutos, com o tema para explicar arquitetura de rede e computadores, onde será avaliada a consistência do plano de aula, condução da aula, domínio de conteúdo técnico, dicção e impostação da voz, postura, uso de técnicas e recursos didáticos para ministrar aula, comportamento e criatividade e a duração da aula e em seguida serão submetidos, com o tempo limite de 10 minutos, a teste prático de manuseio de equipamentos inerentes a função. Instrutor Nível Médio / Horista (Vestuário Corte e Costura) - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação na área de Vestuário Corte e Costura - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Vestuário Corte e Costura. Explanação dialogada de 20 minutos com slides para explicar tecnicamente um dos conteúdos mencionados na avaliação escrita. Aula prática de 30 minutos de Corte e Costura. Instrutor Nível Médio / Horista (Mecânico de Máquinas de Costura Industrial do Vestuário) - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação na área de Vestuário Corte e Costura, mais cursos de Mecânica de Máquinas de Costura Especiais, Maquinas Eletrônicas, Máquina de Costura de Ponto Fixo e Máquinas de Costura de Ponto Corrente. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional. Mecânica de Máquinas de Costura Especiais, Maquinas Eletrônicas, Máquinas de Costura de Ponto Fixo e Máquinas de Costura de Ponto Corrente.

8 Explanação dialogada de 30 minutos com slides para explicar tecnicamente um dos conteúdos mencionados na avaliação escrita. Aula prática de 30 minutos sobre Mecânica em uma máquina de costura. Instrutor Nível Médio / Horista (Modelagem do Vestuário) - Grau de Instrução: Técnico de Nível Médio com Habilitação na área de Modelagem, ou Moda, ou Estilismo. - : Mínima de 06 (seis) meses de atuação na formação profissional desejada. Desejável experiência na facilitação de palestras, seminários, aulas, etc. Modelagem do Vestuário, Sistema Audaces na Modelagem do Vestuário, Sistema CAD na Modelagem do Vestuário. Explanação dialogada de 30 minutos com slides para explicar tecnicamente um dos conteúdos mencionados na avaliação escrita, ou aula de Modelagem computadorizada. Aula prática de 30 minutos sobre um dos temas: Modelagem do Vestuário, Sistema Audaces na Modelagem do Vestuário, Sistema CAD na Modelagem do Vestuário.

ANEXO I. Área de Atuação

ANEXO I. Área de Atuação ANEXO I (Nível Superior e Nível médio) Instrutor Nível Superior e Médio/ Horista. (Segurança do Trabalho) - Grau de Instrução: Nível superior concluído na Área de Segurança e Saúde do Trabalho ou nível

Leia mais

PORTFOLIO DE CURSOS A DISTÂNCIA

PORTFOLIO DE CURSOS A DISTÂNCIA PORTFOLIO DE CURSOS A DISTÂNCIA Sumário INICIAÇÃO PROFISSIONAL - COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS (13 CURSOS)... 2 APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL (50 CURSOS)... 2 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (30 CURSOS)... 3 CURSOS

Leia mais

Portfolio de Cursos a Distância

Portfolio de Cursos a Distância Portfolio de Cursos a Distância Cursos Técnicos: 17 Cursos Alimentos Automação Industrial Controle Ambiental Edificações Eletroeletrônica Eletromecânica Logística Manutenção Automotiva Manutenção e Suporte

Leia mais

Portfolio de Cursos a Distância

Portfolio de Cursos a Distância Portfolio de Cursos a Distância Iniciação Profissional - Competência Transversal: 13 cursos Consumo Consciente de Energia - 14h Desenho Arquitetônico - 14 h Educação Ambiental - 14h Empreendedorismo -

Leia mais

CST AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2014)

CST AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2014) CST AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2014) Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares

Leia mais

PORTFOLIO. Cursos a Distância 157 programas

PORTFOLIO. Cursos a Distância 157 programas PORTFOLIO Cursos a Distância 157 programas Iniciação Profissional - Competência Transversal: 13 cursos Consumo Consciente de Energia - 14h Desenho Arquitetônico - 14h Educação Ambiental - 14h Empreendedorismo

Leia mais

CST EM A G R O I N D Ú S T R I A ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2018) ENTRADA

CST EM A G R O I N D Ú S T R I A ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2018) ENTRADA CST EM A G R O I N D Ú S T R I A ITINERÁRIO FORMATIVO Sede: CUIABÁ (2018) Química geral e Inorgânica Módulo Básico I 410 h Logística aplicada aos alimentos Informática básica Introdução a Ciência e Tecnologia

Leia mais

Curso Investimento Início C. Horária

Curso Investimento Início C. Horária Julho de 2017 Comandos Elétricos R$ 500,00 10/07/2017 48h/12 dias NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade R$ 300,00 24/07/2017 40h/10 dias Operador e Regulador de Máquinas Injetoras R$

Leia mais

13:30 às 17:30. 18:00 às 22:00 18:00 às 22:00. 07:30 às 11:30. 11/02 a 01/03/19 07:30 às 11:30. 18/03 a 05/04/19 07:30 às 11:30

13:30 às 17:30. 18:00 às 22:00 18:00 às 22:00. 07:30 às 11:30. 11/02 a 01/03/19 07:30 às 11:30. 18/03 a 05/04/19 07:30 às 11:30 CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS PERÍODO HORÁRIO PRÉ- REQUISITOS INVESTIMENTO Informática Básica 60h 16 11/03 a 29/03/19 11/03 a 29/03/19 11/03 a 29/03/19 Completo. R$ 385,00 À vista ou 3x 128,33 no cartão Informática

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Página: 1 MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Carga Horária Total = 3645 h (Teórica = 2640 h, Laboratório = 1005 h). Núcleos: Básico, Profissionalizante, Específico.

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE PARA SUA INDÚSTRIA CRESCER.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE PARA SUA INDÚSTRIA CRESCER. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE PARA SUA INDÚSTRIA CRESCER. CAPACITE SUAS EQUIPES SEM TIRÁ-LAS DO LOCAL DE TRABALHO O Senai Onde Você Está é um programa do Senai no Paraná que leva

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE CAMPUS SOBRAL EDITAL N 02 DE 12 DEMAIO DE 2017 ONDE SE LÊ:

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE CAMPUS SOBRAL EDITAL N 02 DE 12 DEMAIO DE 2017 ONDE SE LÊ: EDITAL N DE 12 DEMAIO DE 27 ONDE SE LÊ: 5. DAS VAGAS PARA MONITORIA As vagas disponíveis para Monitoria no Campus Sobral, estão especificadas no Quadro I. Os alunos excedentes comporão um cadastro de reserva

Leia mais

EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DIA 24/07 quarta feira - 19:00 CURSOS/ DISCIPLINAS Disciplinas SALAS DE AULA TODOS OS CURSOS Física I, II, III Q302 Metodologia Cientifica Mecânica Geral Álgebra Linear

Leia mais

Pelo Site: aracatuba.sp.senai.br ou na própria escola

Pelo Site: aracatuba.sp.senai.br ou na própria escola ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 1º SEMESTRE DE 2019 - V. 01 INSCRIÇÕES: A PARTIR DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018 - ÀS 9:00h 1º PASSO: No site, na aba "A Escola" selecione:

Leia mais

ANEXO I - DOS CARGOS, DA FORMAÇÃO E DA HABILITAÇÃO

ANEXO I - DOS CARGOS, DA FORMAÇÃO E DA HABILITAÇÃO ANEXO I - DOS CARGOS, DA FORMAÇÃO E DA HABILITAÇÃO Professor de Administração/Logística Graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado em Administração de Empresas; Engenharia da Produção, Finanças, Ciências

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2018 - Noturno EC2015 0224 - Estratégia Mercadológica 0224 - Estratégia Mercadológica 0240 - Economia Quantitativa 0094 - Economia Internacional II 0094 - Economia

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.2 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE ELÉTRICA 1.2.1 Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos

Leia mais

041 - ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY

041 - ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY SÃO PAULO AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO,

Leia mais

Concursos de Professor Assistente Liberados em 2015

Concursos de Professor Assistente Liberados em 2015 Unidade Processo Departamento Disciplina Parecer 28/4 Silvicultura; Conservação do Solo; Introdução à 56/2 79/4 33/5 Manejo das Bacias Hidrográficas; Gerenciamento de Recursos Naturais; Deontologia e Ética

Leia mais

IGDRH SENAI-SP PS 02/ P á g i n a

IGDRH SENAI-SP PS 02/ P á g i n a ANEXO III CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Automotiva IFP II Pintura de Automóveis Repintura Automotiva: Tipos de ferramentas; Técnicas de Aplicação de Produtos para Pintura; Automotiva; Classificação de Tintas;

Leia mais

SENAI FIC 2º SEMESTRE INSCRIÇÃO ONLINE

SENAI FIC 2º SEMESTRE INSCRIÇÃO ONLINE 7h30-11h30 04/08/2014 25/08/2014 15/09/2014 06/10/2014 27/10/2014 10/11/2014 01/12/2014 24/07/2014 13/08/2014 03/09/2014 24/09/2014 16/10/2014 05/11/2014 19/11/2014 11/12/2014 Operação de Empilhadeira-32h

Leia mais

Etec Rubens de Faria e Souza

Etec Rubens de Faria e Souza ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA SOROCABA AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO,

Leia mais

Liceu Coração de Jesus

Liceu Coração de Jesus EDITAL PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES - 05 A Reitoria do UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo torna pública a abertura das inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES para habilitação

Leia mais

Legislação: AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 788 DE 13 DE SETEMBRO DE 2007, PUBLICADA NO DOU DE 14 DE SETEMBRO OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA

Legislação: AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 788 DE 13 DE SETEMBRO DE 2007, PUBLICADA NO DOU DE 14 DE SETEMBRO OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA OBRIGATÓRIA 1 de 5 Período 01 MEC101 - Algorítmos e Programação I - Ativa desde: MEC102 - Cálculo I - Ativa desde: MEC103 - Comunicação e Produção Técnica Científica - Ativa desde: 28/01/2007 MEC104 - Expressão Gráfica

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos 70 h - Desenho Técnico I 70 h - Tecnologia dos Materiais 70 h - Prática Mecânica 35 h - Processos de Fabricação 35 h -

Fundamentos Tecnológicos 70 h - Desenho Técnico I 70 h - Tecnologia dos Materiais 70 h - Prática Mecânica 35 h - Processos de Fabricação 35 h - Curso Técnico Subsequente Curso de Mecânica CÂMPUS CHAPECÓ MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 350 h Fundamentos Tecnológicos Desenho Técnico I Introdução ao Mundo do Trabalho 35 h

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2019 - Noturno EC2016 0241 - Economia Industrial 0241 - Economia Industrial 0097 - Trabalho de Conclusão de Curso I (Monografia I) 0097 - Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Administração. Carga Horária Microeconomia 74 Cálculo 74 Estatística 74 Fundamentos de Administração 74 Macroeconomia 74

Administração. Carga Horária Microeconomia 74 Cálculo 74 Estatística 74 Fundamentos de Administração 74 Macroeconomia 74 Administração 1º semestre Microeconomia Cálculo Estatística Fundamentos de Administração Macroeconomia 2º semestre Laboratório de Negócios Mercados e Concorrência Ciências Políticas e Sociais Inferência

Leia mais

001 A Sociedade em que Vivemos AMS R$ 76,00 R$ 123, Ações de Promoção do Ambiente Saudável AMS R$ 130,00 R$ 211,00

001 A Sociedade em que Vivemos AMS R$ 76,00 R$ 123, Ações de Promoção do Ambiente Saudável AMS R$ 130,00 R$ 211,00 001 A Sociedade em que Vivemos AMS R$ 76,00 R$ 123,00 002 Ações de Promoção do Ambiente Saudável AMS R$ 130,00 R$ 211,00 003 Administração de Compras GNE R$ 28,00 R$ 51,00 004 Administração de Recursos

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA INSCRIÇÕES ABERTAS Automação Metalmecânica Automotiva Eletroeletrônica Gestão Tecnologia da Informação Construção Civil Metalurgia 1º Semestre de 2019 Segurança

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA N.º

NORMA REGULAMENTADORA N.º SUMÁRIO SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMA REGULAMENTADORA N.º 10 2. Formação profissional 2.1 Qualificação 2.2 Habilitação 2.3 Capacitação 2.4 Autorização 3. Medidas de controle

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA INSCRIÇÕES ABERTAS Automação Metalmecânica Automotiva Eletroeletrônica Gestão Tecnologia da Informação Construção Civil Segurança Metalurgia Vestuário 2º Semestre

Leia mais

COMUNICADO 003/2014 ASSUNTO: PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

COMUNICADO 003/2014 ASSUNTO: PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ASSUNTO: PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A Sociedade Educacional de Santa Catarina UNISOCIESC faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo

Leia mais

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL Lançamento do PROMINP na Bahia Auditório FIEB OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL SENAI - IEL OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA

Leia mais

Senai Valinhos abre inscrições para cursos profissionalizantes com início em agosto

Senai Valinhos abre inscrições para cursos profissionalizantes com início em agosto Senai Valinhos abre inscrições para cursos profissionalizantes com início em agosto A Escola Senai de Valinhos está com inscrições abertas para dez cursos de Formação Inicial e Continuada com início no

Leia mais

ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 2º SEMESTRE DE V. 01 INSCRIÇÕES:

ESCOLA SENAI DUQUE DE CAXIAS ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 2º SEMESTRE DE V. 01 INSCRIÇÕES: ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 2º SEMESTRE DE 2017 - V. 01 INSCRIÇÕES: 1º PASSO: No site, na aba "A Escola" selecione: Cursos 2º PASSO: Selecione: Formação Inicial

Leia mais

ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 1º SEMESTRE DE V. 03 INSCRIÇÕES:

ESCOLA SENAI DUQUE DE CAXIAS ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 1º SEMESTRE DE V. 03 INSCRIÇÕES: ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 1º SEMESTRE DE 2017 - V. 03 INSCRIÇÕES: 3º PASSO: Selecione: Cursos A PARTIR DE 21 DE NOVEMBRO DE 2016 - ÀS 9:00h 1º PASSO: No site,

Leia mais

Graduação em Informática ou Computação ou Gestão da Tecnologia de Informação ou Sistemas para Estruturas de Programação Orientada a Objetos.

Graduação em Informática ou Computação ou Gestão da Tecnologia de Informação ou Sistemas para Estruturas de Programação Orientada a Objetos. Câmpus Caçador/SC Informática 01 01 40 Graduação em Informática ou Computação ou Gestão da Tecnologia de Informação ou Sistemas para Estruturas de Programação Orientada a Objetos. Repetição ou Sistemas

Leia mais

ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP

ESCOLA SENAI DUQUE DE CAXIAS ARAÇATUBA - SP ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 2º SEMESTRE DE 2015 - V. 6 INSCRIÇÕES: A PARTIR DE 8 DE JUNHO ÀS 9:00h - Pelo Site: aracatuba.sp.senai.br ou na própria escola 1º PASSO:

Leia mais

Senai Valinhos tem vagas para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto

Senai Valinhos tem vagas para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto Senai Valinhos tem vagas para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto A unidade oferecerá os Cursos de Formação Continuada em dezenove frentes: Comandos Elétricos, Assistente de Controle

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

Leia mais

FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA. JULHO A SETEMBRO de 2017

FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA. JULHO A SETEMBRO de 2017 FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA JULHO A SETEMBRO de 2017 *Desconto cumulativo para ex-alunos trabalhadores da indústria. DESCONTOS PARA EX-ALUNOS* DE ATÉ 30% PARA VOCÊ SE QUALIFICAR NO SENAI Consulte

Leia mais

ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA SISTEMAS DE ENERGIA EQUIVALÊNCIAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Currículo Novo

Leia mais

Pelo Site: aracatuba.sp.senai.br ou na própria escola

Pelo Site: aracatuba.sp.senai.br ou na própria escola ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 2º SEMESTRE DE 2018 - V. 02 INSCRIÇÕES: A PARTIR DE 04 DE JUNHO DE 2018 - ÀS 9:00h 1º PASSO: No site, na aba "A Escola" selecione:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 00. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.00 FGGELET.00 Algoritmos e Programação I Cálculo I 0,00 FGGCOMP.0 - Algoritmos I / FGGELET.0 - Algoritmos

Leia mais

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes oferecidos a partir de janeiro A Escola Senai de Valinhos tem vagas disponíveis em vinte e um cursos de Formação Inicial e Continuada

Leia mais

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares Sistemas de Armazenamento

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4

CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4 Sumário CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4 Eletricista Instalador... 5 Automação Predial Instalação de Sistemas Automatizados e de Segurança Eletrônica... 6 Máquinas Elétricas... 7 Comandos

Leia mais

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA Química geral e Inorgânica Noções de Logística Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais

Leia mais

ANEXO I - DOS CARGOS, DA FORMAÇÃO E DA HABILITAÇÃO

ANEXO I - DOS CARGOS, DA FORMAÇÃO E DA HABILITAÇÃO Professor de ANEXO I - DOS CARGOS, DA FORMAÇÃO E DA HABILITAÇÃO Graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado em de Empresas; Engenharia da Produção, Finanças, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis;

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Engenharia Mecânica - 2º Semestre de 2019 - Noturno EM2016 EM2015 0045 - Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos 0045 - Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos 0251 - Sistemas de Movimentação e Elevação 0030 - Gestão

Leia mais

GUIA DE CURSOS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MEDIANEIRA REFERÊNCIA NO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DO ESTADO. NOSSO i É DE indústria.

GUIA DE CURSOS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MEDIANEIRA REFERÊNCIA NO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DO ESTADO. NOSSO i É DE indústria. GUIA DE CURSOS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MEDIANEIRA O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) DO PARANÁ POSSUI O MAIOR COMPLEXO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E DE TECNOLOGIA

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE CONDUTA NA ESCOLA

ORIENTAÇÕES DE CONDUTA NA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CONDUTA NA ESCOLA Nas dependências da escola não é permitido Usar camisetas sem mangas Usar bermudas saia ou vestido Usar chinelos, sandálias ou similares Fumar Usar boné, gorro, touca ou

Leia mais

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto

Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto Senai Valinhos tem vagas disponíveis para cursos profissionalizantes com início em julho e agosto A Escola Senai de Valinhos está com vagas disponíveis para dezesseis cursos de Formação Inicial e Continuada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Edital 18/2018-06 de junho 2018 referente 15ª LISTA DE VAGAS do Processo Seletivo EDITAL Nº 53/2016 A Reitora

Leia mais

Pré-Requisitos do Curso

Pré-Requisitos do Curso Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Curso de Engenharia de Controle e Automação Pré-Requisitos do Curso 2º Semestre MTM 1020 - Cálculo B Pré-requisito: MTM 1019

Leia mais

A EMPRESA QUE ACREDITA NO ALCANCE DO SEU SUCESSO.

A EMPRESA QUE ACREDITA NO ALCANCE DO SEU SUCESSO. A EMPRESA QUE ACREDITA NO ALCANCE DO SEU SUCESSO. A empresa. A SGI desenvolve atividades de auditoria, capacitação e consultoria empresarial nas segmentos de produtos e serviços de saúde, transporte, alimentício,

Leia mais

ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP

ESCOLA SENAI DUQUE DE CAXIAS ARAÇATUBA - SP ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 2º SEMESTRE DE 2016 - V. 01 INSCRIÇÕES: 1º PASSO: No site, na aba "A Escola" selecione: Cursos 2º PASSO: Selecione: Formação Inicial

Leia mais

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1

Circuitos Elétricos 40 Módulo 1 Eletrônica Geral 80 Módulo 1. Hidráulica e Pneumática II 40 Módulo 1. Tecnologia dos Materiais 40 Módulo 1 Curso Técnico Concomitante em Mecatrônica CÂMPUS LAGES MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Instalações e Comandos Elétricos 60 Não

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2019 1º Período CH Turmas Req. CH Req. Cred. Req(s). Disciplina(s) CÁLCULO I (5292) CIÊNCIAS DO AMBIENTE (5295) DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR (5287) FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE (529) 68 6512.1.-9 34 6617.1.-6

Leia mais

ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 1º SEMESTRE DE V. 01 INSCRIÇÕES:

ESCOLA SENAI DUQUE DE CAXIAS ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 1º SEMESTRE DE V. 01 INSCRIÇÕES: ESCOLA SENAI "DUQUE DE CAXIAS" ARAÇATUBA - SP PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - 1º SEMESTRE DE 2018 - V. 01 INSCRIÇÕES: 3º PASSO: Selecione: Cursos A PARTIR DE 13 DE NOVEMBRO DE 2017 - ÀS 9:00h 1º PASSO: No site,

Leia mais

ANEXO I - EDITAL N 08/DGP-IFCE/2012 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

ANEXO I - EDITAL N 08/DGP-IFCE/2012 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS INSTITUTO FERAL DO CEARÁ DIRETORIA GESTÃO PESSOAS ANEXO I - EDITAL N 08/DGP-IFCE/202 QUADRO DISTRIBUIÇÃO Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. CAMPUS CÓDIGO DISCIPLINAS HABILITAÇÃO

Leia mais

Cursos de Formação Inicial e Continuada

Cursos de Formação Inicial e Continuada Cursos de Formação Inicial e Continuada Automação Eletroeletrônica Logística Metalmecânica Plástico Segurança do Trabalho Tecnologia da Informação Vestuário Gestão Construção Civil Centro de Treinamento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SENAI RONDÔNIA

PROGRAMAÇÃO SENAI RONDÔNIA PROGRAMAÇÃO SENAI RONDÔNIA SENAI MARECHAL RONDON VESTUÁRIO BATE PAPO BLOGUEIRAS DE MODA - 28/09 MINI OFICINA: CRIATIVAÇÃO CUSTOMIZAR, REINVENTAR E OUSAR - 29/09 MINI CURSO: DESENHO DE MODA - 29/09 DESFILE

Leia mais

SGi. SOLUÇÃO GESTÃO INTELIGENTE

SGi. SOLUÇÃO GESTÃO INTELIGENTE RELAÇÃO DE TREINAMENTOS 2017 www.sginteligente.com.br TREINAMENTOS PARA SUA EMPRESA - 1º SEMESTRE DE 2017 1 QUALIDADE Empresas e Profissionais interessados na ISO 9001 1.1 Interpretação da ISO 9001:2015

Leia mais

CRONOGRAMA - APRENDIZAGEM BÁSICA E APRENDIZAGEM TÉCNICA 2018 JANEIRO

CRONOGRAMA - APRENDIZAGEM BÁSICA E APRENDIZAGEM TÉCNICA 2018 JANEIRO CRONOGRAMA - APRENDIZAGEM BÁSICA E APRENDIZAGEM TÉCNICA 2018 JANEIRO Escola Técnica SENAI Areias Gestão Assistente Administrativo 30 22/01/2018 Escola Técnica SENAI Petrolina Gestão Assistente Administrativo

Leia mais

CALENDÁRIO DA AVAL\IAÇÃO DA 3ª ETAPA ENGENHRIA DE PRODUÇÃO 1º SEMESTRE 2019

CALENDÁRIO DA AVAL\IAÇÃO DA 3ª ETAPA ENGENHRIA DE PRODUÇÃO 1º SEMESTRE 2019 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE CALENDÁRIO DA AVAL\IAÇÃO DA 3ª ETAPA ENGENHRIA DE PRODUÇÃO 1º SEMESTRE 2019 1º Período 13/06/19 19h00 Introdução

Leia mais

PROGRAD. ANO: 2017 ( ) 1º SEMESTRE ( x ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO.

PROGRAD. ANO: 2017 ( ) 1º SEMESTRE ( x ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. CURSO DE GRADUAÇÃO: Tecnologia em Gastronomia, Nutrição, Gestão em Saúde, Farmácia, Biomedicina (diurno e noturno) e Toxicologia Analítica SÉRIE: SEMESTRE LETIVO DO ANO: ANO: 2017 ( ) 1º SEMESTRE ( x )

Leia mais

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição Confeiteiro 240 horas Cozinheiro industrial 320 horas Profissional Confeiteiro você vai estudar sobre a fabricação de doces por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Também vai conhecer regras

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS Senai Cianorte 2016

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS Senai Cianorte 2016 PROGRAMAÇÃO DE CURSOS Senai Cianorte 2016 Fone: (44) 3619-5800 Endereço: Travessa Um, nº 63 Parque Industrial - Cianorte/PR www.senaipr.org.br www.sesipr.org.br E-mail: cianorte@fiepr.org.br Facebook:

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 01 - - EM16101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: EM16102 - Filosofia - Ativa desde: EM16103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa desde: EM16104 - Informática e Algorítmo - Ativa desde: EM16105

Leia mais

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição. Qualificação Profissional

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição. Qualificação Profissional Confeiteiro 240 horas Cozinheiro industrial 320 horas Profissional Confeiteiro você vai estudar sobre a fabricação de doces por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Também vai conhecer regras

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR Lei Federal n o 9394/96 Decreto Federal n o 5154/04 Resolução CNE n o 3/2002. LEGISLAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SUÍÇO-BRASILEIRA PAULO ERNESTO TOLLE ESTRUTURA CURRICULAR A estrutura do Curso Superior

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1- BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Informática

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PF 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR Lei Federal n o 9394/96 Decreto Federal n o 5154/04 Resolução CNE n o 3/2002. LEGISLAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SUÍÇO-BRASILEIRA PAULO ERNESTO TOLLE ESTRUTURA CURRICULAR A estrutura do Curso Superior

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre Períodos Semanais aula 1 Desenho Técnico 4 66 80 1 Química Geral 4 66 80 1 Álgebra Linear e Geometria Analítica 4 66 80 1 Introdução

Leia mais

Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa.

Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa. Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa. A Bee Assessoria & Consultoria, fundada em julho de 2015, oferece soluções integradas e abrangentes de Gestão Responsável para Sustentabilidade,

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PAIE 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PAIE 3 ÉTICA E CIDADANIA I PAIE 3 FÍSICA GERAL I PAIE 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PAIE 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I PAIE 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 0. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.0 Álgebra Linear FGGCOMP.0 - Álgebra Linear / FGGMATE.0 - Álgebra Linear FGGELET.00 Cálculo I FGGCOMP.00

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Cálculo Diferencial 06 0 06 120 Desenho Técnico 0 02 02 40 Física I Mecânica da Partícula 04 02 06 120 Projeto

Leia mais

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS REITORIA GABINETE DO REITOR Avenida Professor Mário Werneck,

Leia mais

A AXIS SOLUÇÕES DE ENGENHARIA

A AXIS SOLUÇÕES DE ENGENHARIA A AXIS SOLUÇÕES DE ENGENHARIA é uma empresa que tem por objetivo propor e desenvolver soluções de engenharia para sistemas industriais, atendendo de forma personalizada ao perfil de seus clientes, buscando

Leia mais

Perfil Habilitação Exigida

Perfil Habilitação Exigida 01 Administração Geral, Gestão Rural, Empreendedor ismo, Associativismo e Cooperativism o Fundamentos da Administração/ Teoria das Organizações, Estratégia Organizacional/ Formação de Empreendedores/ Responsabilidade

Leia mais

CALENDÁRIO EXAME ESPECIAL EDUCAÇÃO FÍSICA 1º SEMESTRE 2019

CALENDÁRIO EXAME ESPECIAL EDUCAÇÃO FÍSICA 1º SEMESTRE 2019 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE CALENDÁRIO EXAME ESPECIAL EDUCAÇÃO FÍSICA 1º SEMESTRE 2019 Módulo Rubi - 1º Período 09/07/19 20h50 Metodologia

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 2º Semestre de 2018 - Noturno EC2015 0031 - Gestão Ambiental 0242 - Gestão de Mercados de Derivativos 0103 - Análise de Investimentos 0100 - Análise de Conjuntura Econômica 0083 -

Leia mais

Edital 33/2017 Temas para a Prova Prática de Desempenho Didático Biologia Geral

Edital 33/2017 Temas para a Prova Prática de Desempenho Didático Biologia Geral Biologia Geral 1. Divisão celular: mitose e meiose. 2. Patologias humanas: interação homem, meio ambiente e agentes. 3. Reino vegetal anatomia e fisiologia comparada dos vertebrados. 3. Reino animal anatomia

Leia mais

Programa SENAI de Capacitação Docente 2017

Programa SENAI de Capacitação Docente 2017 Programa SENAI de Capacitação Docente 2017 Cursos da Dimensão Pedagógica Eixo Introdutório do Itinerário Nacional de Capacitação Docente Introdução à Docência no SENAI 100% EaD OBJETIVO Apropriar-se dos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Campus: SANTA CRUZ Missão O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial da Universidade Estácio de Sá tem

Leia mais

GUIA DE CURSOS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MEDIANEIRA REFERÊNCIA NO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DO ESTADO. NOSSO i É DE indústria.

GUIA DE CURSOS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MEDIANEIRA REFERÊNCIA NO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DO ESTADO. NOSSO i É DE indústria. GUIA DE CURSOS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MEDIANEIRA O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) DO PARANÁ POSSUI O MAIOR COMPLEXO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E DE TECNOLOGIA

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 600 Engenharia de Produção - (GRADUAÇÃO) 1º Semestre 0980001 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 0980002 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 0980004 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1640014 - CÁLCULO A 6 4 2 1640080

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 15000253 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 1500025 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 15000256 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1500031 - CÁLCULO A 6 2 15000393 - ÁLGEBRA LINEAR 2 2 1500039 - GEOMETRIA

Leia mais

Tabela 2 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período.

Tabela 2 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Tabela 2 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Período CEM.001 Introdução à Engenharia Mecânica - 2 30-30 CEM.002 Cálculo I - 6 90-90 CEM.003 Geometria Analítica - 4 60-60 1º CEM.004 Química

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSCRIÇÃO / MATRÍCULA NOTAS IMPORTANTES METALMECÂNICA Ajustador Mecânico Torneiro Mecânico Fresador Mecânico Desenhista de Mecânica Programação e Operação de Torno CNC Programação e Operação de Centro

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares Matriz 2161 - Engenharia de Controle e Automação - Matriz Vigente (2008/1) Curso CECAUT - Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação Nível Periodicidade Regime Situação Superior Período Não Seriado

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS GOIÂNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares Matriz 2161 - Engenharia de Controle e Automação - Matriz Vigente (2008/1) Curso CECAUT - Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação Nível Periodicidade Regime Situação Superior Período Não Seriado

Leia mais

Informativo de Cursos

Informativo de Cursos Informativo de Cursos 1º Semestre 2016 Escola SENAI Ary Torres Unidade - Santo Amaro Alimentos Automotiva Eletroeletrônica Gestão Logística Manutenção Mecânica Metalmecânica Metalurgia Segurança do Trabalho

Leia mais