INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida de José.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida de José."

Transcrição

1 INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida de José. - A vida de José é um exemplo eloquente da provisão divina

2 I A PREDILEÇÃO DE JACÓ POR JOSÉ E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS - Depois de ter finalmente entrado no centro da vontade de Deus, Jacó teve a ocorrência de dois fatos que marcariam o seu comportamento dali para a frente, quais sejam, a morte de Raquel no parto do seu último filho Benjamim (Gn.35:16-21) e a desonra sofrida por parte de seu primogênito, Rúben, que se deitou com a concubina de seu pai, Bila (Gn.35:22). - Jacó, diante desta circunstância, passou a demonstrar uma predileção pelo seu filho José. O patriarca, lembrando do que ocorrera com ele mesmo, passou a acalentar a ideia de que a bênção de Abraão haveria de ser transferida a José, o primogênito de Raquel, que, afinal de contas, era a mulher amada por Jacó.

3 - Dentro desta ideia, bem como como consequência de seu grande amor por Raquel, Jacó repete o erro de seus pais e passa a manifestar uma predileção por seu filho José em detrimento dos outros doze filhos que possuía. - José era um rapaz muito correto e, por ser mais novo que seus irmãos, com exceção de Benjamim, sofreu muito menos as nefastas consequências da má educação que a família de Jacó tinha tido enquanto esteve em Padã-Arã. Trazia ao seu pai Jacó informações da conduta nada agradável de seus irmãos (Gn.37:2) e, como Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos (Gn.37:3), tais notícias fizeram com que a predileção por José se aguçasse ainda mais, a ponto de Jacó, imprudentemente, ter confeccionado uma túnica de várias cores e a presenteado a seu filho predileto.

4 - Esta túnica de muitas cores acabou por gerar nos irmãos de José um ódio de tal maneira que seus irmãos já não podiam mais falar pacificamente com ele (Gn.37:4). - Esta situação deteriorou-se ainda mais porque José teve dois sonhos e os contou a seus irmãos e a seu pai, sonhos em que se mostrava que José teria ascendência sobre toda a sua família.

5 - Jacó, então, mandou que José fosse até junto de Siquém, onde seus irmãos estavam a apascentar o rebanho, mas lá chegando, não os achou, sendo informado de que tinham ido a Dotã. Quando José se aproximava de seus irmãos, estes viram uma ocasião para se livrar daquele irmão que tanto odiavam e invejavam e resolveram matá-lo (Gn.37:14-18). Lição 7 José: fé em meio às injustiças - Diante destes sonhos, a inveja e o ódio dos irmãos de José alcançaram níveis muito intensos.

6 - Rúben, o primogênito de Jacó tomou a frente de seus irmãos, impediu que fosse derramado o sangue de José. Uma demonstração da Divina Providência: o primogênito, mais ameaçado por José, impede que seu irmão seja morto. Lição 7 José: fé em meio às injustiças - José foi aprisionado por seus irmãos, que queriam matá-lo, jogá-lo numa cova e, depois, diriam que uma besta-fera o havia comido e, assim, queriam invalidar os sonhos tidos pelo irmão (Gn.37:20).

7 - Na ausência de Rúben, Judá convenceu seus irmãos a vender José para os ismaelitas que por ali passavam e José foi vendido a eles por vinte moedas de prata. Outra ação da Divina Providência: na ausência de Rúben, vende-se José em vez de matá-lo. - Os irmãos de José tomaram a sua túnica, tingiram com sangue de um cabrito e a levaram a Jacó, que passou a crer que seu filho tinha sido comido por uma fera.

8 II JOSÉ NO EGITO - Os ismaelitas foram para o Egito e puseram José à venda e José foi comprado por Potifar, capitão da guarda de Faraó (Gn.38:36; 39:1). - Apesar de abandonado por seus irmãos e vendido como escravo numa terra estranha, o texto bíblico é claro ao afirmar que o Senhor estava com José (Gn.39:2), prova de que tudo era provisão divina.

9 - José passou a executar corretamente seu papel de escravo na casa de Potifar e o Senhor o fez prosperar, de tal maneira que José passou a ser o mordomo de Potifar, tendo pleno controle de tudo o que acontecia em sua casa. - A mulher de Potifar passou a assediar José, mas este se manteve fiel a seu senhor e acabou sendo caluniado pela mulher de Potifar, quando não aceitou deitar-se com ela num dia em que só os dois estavam em casa, fugindo dela, embora ela tenha ficado com os vestidos dele.

10 - Ante a acusação feita pela sua mulher, Potifar mandou José para o cárcere onde ficam os presos do rei e lá o Senhor continuou a estar com José. Outra ação da Divina Providência: José deveria ser morto mas é poupado por Potifar. - José tornou a executar fielmente o seu serviço e, em pouco tempo, já se tornara o mordomo do carcereiro-mor.

11 - Certo dia, José observou que dois altos funcionários de Faraó que se encontravam presos, o padeiro-mor e o copeiro-mor estavam perturbados. Ao saber que isto se dera por causa de sonhos que eles tiveram, pediu para lhos contar e os interpretou. - A interpretação de José mostrou-se correta e, em três dias, o copeiro-mor tornou à sua função e o padeiro-mor foi enforcado.

12 - Passados dois anos deste episódio, Faraó tem dois sonhos que o perturbam e, como não havia quem os interpretasse, o copeiro-mor lembrou-se de José e contou o caso a Faraó. - Faraó mandou chamar José que, não só interpretou o sonho como também deu a solução ao monarca: haveria sete anos de fartura seguidos de sete anos de fome e, por isso, deveria Faraó acercar-se de um homem sábio que administrasse a fartura para que se tivesse comida nos anos de fome.

13 - Diante de tal interpretação precisa, acompanhada de solução para o problema, Faraó não teve dúvidas de que a pessoa mais preparada para lidar com aquela situação era o próprio José e, em razão disto, o constituiu como governador do Egito, como a segunda autoridade no reino, inferior somente a Faraó. Ação direta e imediata da Divia Providência: José vai direto do cárcere para o cargo de governador. - Retirou seu anel do seu dedo e o pôs na mão de José, fê-lo vestir de vestidos de linho e pôs um colar de ouro no seu pescoço, determinando que todos se prostrassem diante de José, tendo, ademais, dado a José o nome de Zafenate-Paneia, cuja tradução é o salvador do mundo (Gn.41:38-45). Terminaram os 13 anos de sofrimento de José.

14 III JOSÉ, O GOVERNADOR DO EGITO - Faraó deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om para esposa a José que, assim, pôde constituir família, tendo tido a dois filhos: Manassés e Efraim (Gn.41:50-52). - Nestes nomes dados por José a seus filhos, notamos que o governador do Egito ainda não compreendera o que estava a se passar. José achava que deveria esquecer das promessas de Abraão e se conformar em ser próspero no Egito.

15 - Assim como José havia dito, o Egito teve sete anos de fartura e, durante este tempo, José se encarregou de armazenar o mantimento para os sete anos de fome que haveriam de vir. - Findos os sete anos, sobreveio a fome, conforme a interpretação do sonho dado a José e, então, forma abertos os armazéns e José começou a vender mantimento para os egípcios e não só para os egípcios, mas também dos povos em volta, pois a fome prevalecia em todas as terras.

16 - Esta fome também atingiu Canaã e Jacó, então, mandou que seus filhos fossem ao Egito, pois havia notícia de que ali havia comida para ser adquirida. - José reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram (Gn.42:8), tendo José os tratado asperamente com dois objetivos: descobrirlhes o coração e ter informações a respeito de como estava a sua família.

17 - José ordenou que um dos seus irmãos ficasse preso no Egito e que, quando retornassem, deveriam trazer-lhe Benjamim, tendo, também, mandado devolver o dinheiro com que eles compraram o mantimento que, ficou assim, à sua conta perante o tesouro de Faraó (Gn.42:25-34). - Ao chegar a Canaã, os irmãos de José tudo relataram a Jacó, que se sentiu desfilhado, já que, depois de ter perdido José, agora via Simeão mantido preso no Egito e, mais, com a obrigação de, ao tornar ao Egito, deverem os seus filhos levar Benjamim, o outro filho de Raquel (Gn.42:36).

18 - Embora, de primeiro, tenha se recusado a deixar ir Benjamim, Jacó, ante a severidade da fome, aquiesceu que Benjamim fosse com os seus irmãos de volta para o Egito. - Lá chegando, José os recebeu novamente. Seus irmãos logo lhe relataram a respeito do dinheiro devolvido, que tinham tornado a trazer. José viu Benjamim e montou novo estratagema para testar seus irmãos, pois já havia entendido que era um instrumento de Deus para conservar em vida o clã de Israel para que se cumprisse a promessa dada a Abraão (Cf. Gn.45:5-8; 50:20,21).

19 - José mandou que se colocasse um copo de prata no saco de Benjamim e, depois que despediu seus irmãos, mandou persegui-los. Com a descoberta do copo de prata, Judá, que havia se feito fiador de Benjamim diante de Jacó, confessou diante de José os pecados cometidos com relação ao próprio José e pediu para ficar no lugar de Benjamim. - Ante tal confissão e gesto de Judá, José não mais suporta e se dá a conhecer a seus irmãos e lhes explica o plano de Deus para as suas vidas, dizendo que ainda haveria mais cinco anos de fome e que todos deveriam vir para o Egito, habitando na terra de Gósen (Gn.45:1-14).

20 - Faraó, ao saber da existência dos irmãos de José, aquiesceu com o plano de José e autorizou a vinda de sua família para o Egito. - Os irmãos de José voltaram para Canaã e tudo contaram para Jacó, que, assim, passou a entender tudo, teve seu espírito revivido e ansiou por ver novamente o seu filho predileto (Gn.45:26-28).

21 - Embora tivesse muita vontade de rever José, Jacó somente saiu de Canaã depois que Deus assim lhe ordenou (Gn.46:1-4). - Jacó encontrou-se com seu pai e este encontro deve ter sido maravilhoso, um encontro depois de vinte e dois anos, em que tanto Jacó achava ter perdido seu filho José para sempre, como José achava ter perdido o convívio de sua família para sempre.

22 - Jacó é levado à presença de Faraó e, instruído por José, diz que era pastor de ovelhas e, por causa disso, como tal atividade era abominável aos egípcios, foi determinado que morasse na terra de Gósen, que era propícia para a criação de ovelhas, tudo conforme o plano arquitetado pelo próprio José. - Deus dava ao clã de Israel a melhor terra para a criação de ovelhas, o ambiente propício para a grande multiplicação que se seguiria e que tornaria setenta pessoas numa nação de seiscentos mil homens prontos para a guerra, fora as mulheres e crianças, num espaço de apenas 215 anos.

23 - Jacó viveu ainda dezessete anos na terra do Egito (Gn.47:28). - Depois de sua morte, os irmãos de José, temerosos de que o governador do Egito aproveitasse a morte do seu pai para se vingar deles, mentiram para José, dizendo que, antes de morrer, Jacó havia determinado que José não lhes fizesse mal, mas José lhes mostrou que tinha plena consciência de que não lhes poderia fazer mal, que ele havia sido o salvador do seu clã, o instrumento para que o povo se multiplicasse no Egito e se tornasse uma grande nação.

24 - José mostra-se perdoador, sem qualquer rancor ou ressentimento, como também tinha, na sua comunhão com Deus, bem entendido o plano divino para Israel. - Tamanha era a confiança de José a este respeito que fez seus irmãos jurarem que não deixariam o seu corpo no Egito, mas que, quando de lá saíssem para Canaã, deveriam levar os seus restos mortais, para que eles fossem sepultados na terra que Deus prometera dar a Abraão. Seus irmãos assim juraram.

25 - Tendo José morrido na idade de cento e dez anos (Gn.50:26), seu corpo não foi sepultado, mas foi mantido num caixão, caixão que seria levado por Moisés, cerca de 144 anos depois, para Canaã (Ex.13:19), restos mortais que, finalmente, seriam sepultados, muito provavelmente por Josué, cerca de 185 anos depois da morte do próprio José (Js.24:32). - Quase dois séculos depois, José viu realizada a sua última profecia, inserindo-se naqueles de que fala Hb.11:13. José entendera a Divina Providência na sua vida.

DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO

DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO Bíblia para crianças apresenta DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: M. Maillot; Lazarus O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de

Leia mais

A vida não é uma corrida de 100 metros rasos. A vida é uma maratona. Um fator primordial numa maratona: PERSEVERANÇA

A vida não é uma corrida de 100 metros rasos. A vida é uma maratona. Um fator primordial numa maratona: PERSEVERANÇA A vida não é uma corrida de 100 metros rasos. A vida é uma maratona. Um fator primordial numa maratona: PERSEVERANÇA Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO

Bíblia para crianças apresenta DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO Bíblia para crianças apresenta DEUS HONRA A JOSÉ, O ESCRAVO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou

Leia mais

QUAIS SÃO SEUS SONHOS E METAS PARA 2014?

QUAIS SÃO SEUS SONHOS E METAS PARA 2014? METAS E SONHOS PARA 2014 a. Casa Própria b. Viagem c. Carro QUAIS SÃO SEUS SONHOS E METAS PARA 2014? QUAIS SÃO SEUS SONHOS E METAS PARA 2014? Corpo Espirito Alma Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda

Leia mais

José. Anésio Rodrigues

José. Anésio Rodrigues José Anésio Rodrigues 37:5-11 Certo dia, José teve um sonho. Quando o contou aos irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais. Ele disse: Ouçam o sonho que eu tive. 37:5-11 Estávamos todos nós no campo,

Leia mais

Brasil: um sonho possível!?

Brasil: um sonho possível!? Brasil: um sonho possível!? Brasil: um sonho possível!? Entendendo os Limites Retomando a Jornada Fazendo Escolhas Certas Keeping walking Não desista da Caminhada O que podemos fazer? Entendendo os Limites

Leia mais

EU SOU JOSÉ Lição Objetivos: Ensinar que José perdoou seus irmãos. Ensinar que Deus espera que nós perdoemos aqueles que pecam contra nós.

EU SOU JOSÉ Lição Objetivos: Ensinar que José perdoou seus irmãos. Ensinar que Deus espera que nós perdoemos aqueles que pecam contra nós. EU SOU JOSÉ Lição 26 1 1. Objetivos: Ensinar que José perdoou seus irmãos. Ensinar que Deus espera que nós perdoemos aqueles que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Gênesis 44.18 a 47.31 (Base bíblica

Leia mais

MANASSÉS = ESQUECER EFRAIM = PROSPERA

MANASSÉS = ESQUECER EFRAIM = PROSPERA Tema: MILAGRE DE MANASSÉS E A BÊNÇÃO DE EFRAIM Texto: GÊNESIS 41.50-52 E nasceram a José dois filhos (antes que viesse o ano de fome), que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou

Leia mais

Gênesis André Fontana Ibaviva Abril 2017

Gênesis André Fontana Ibaviva Abril 2017 Gênesis 37.1-4 André Fontana Ibaviva Abril 2017 Jacó habitou na terra de Canaã, onde seu pai tinha vivido como estrangeiro. Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos, pastoreava

Leia mais

A UNÇÃO DE MANASSÉS Pr. Alexandre Augusto Data: 15/08/2012 Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG

A UNÇÃO DE MANASSÉS Pr. Alexandre Augusto Data: 15/08/2012 Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG A UNÇÃO DE MANASSÉS Pr. Alexandre Augusto Data: 15/08/2012 Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG www.pralexandreaugusto.wordpress.com LEIA ESTA MENSAGEM. ELA IRÁ EDIFICAR SUA VIDA. TEXTO: Gênesis

Leia mais

4 FASES DA VIDA DE UM SONHADOR A vida de José e como Deus esteve com ele o tempo todo até cumprir os sonhos que Ele mesmo havia dado

4 FASES DA VIDA DE UM SONHADOR A vida de José e como Deus esteve com ele o tempo todo até cumprir os sonhos que Ele mesmo havia dado ? 4 FASES DA VIDA DE UM SONHADOR A vida de José e como Deus esteve com ele o tempo todo até cumprir os sonhos que Ele mesmo havia dado S E SUA REALIZAÇÃO O que é necessário para que sonhos se tornem realidade?

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus Anésio Rodrigues Povo meu, escuta a minha instrução, presta atenção no que eu vou dizer. Vou falar em comparações, vou expor enigmas do passado. Salmos

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Quão grande é o seu Deus?

Quão grande é o seu Deus? Quão grande é o seu Deus? Gênesis 41 É impossível viver neste mundo e não ser ferido por alguém. Há momentos que nos sentimos no fundo do poço. Abandonados, rejeitados e desprezados até mesmo por aqueles

Leia mais

LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ IMPACTAR SUA VIDA.

LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ IMPACTAR SUA VIDA. O PREÇO DE UM SONHO Autor: Pr. Alexandre Augusto Data: 15/01/12 Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG Acesse agora: www.pralexandreaugusto.wordpress.com LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ IMPACTAR SUA

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

LIÇÃO 11 A IGREJA E A POLÍTICA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 11 A IGREJA E A POLÍTICA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 11 A IGREJA E A POLÍTICA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IGREJA E A POLÍTICA A igreja e a política tem objetivos diferenciados, pois, enquanto a igreja tem como função a de anunciar o Evangelho

Leia mais

Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH. Literaturas em formato digital:

Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH. Literaturas em formato digital: Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010 ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010 Salmos 119:97 Oh! Quanto amo a tua lei, é a minha meditação em todo o dia. Estes capítulos descrevem

Leia mais

O Jacó é um exemplo de transformação de caráter por Deus. Slide 2

O Jacó é um exemplo de transformação de caráter por Deus.  Slide 2 O Em continuidade do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos, hoje, Jacó, cujo nome foi mudado para Israel. O Jacó é um exemplo de transformação de caráter

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

O BEZERRO DE OURO Lição 40

O BEZERRO DE OURO Lição 40 O BEZERRO DE OURO Lição 40 1 1. Objetivos: Ensinar que os israelitas pecaram quando desobedeceram aos mandamentos de Deus e adoraram o bezerro de ouro. Ajudar o aluno a ter um desejo para adorar somente

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão Sê tu uma bênção Gênesis 12:2 diz: Deus disse a Abraão: Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tú uma bênção. A pergunta aqui

Leia mais

O Desespero dos Egípcios

O Desespero dos Egípcios O Desespero dos Egípcios 1 2 AURENY BONIFÁCIO FILHO O DESESPERO DOS EGÍPCIOS 3 E OS EGÍPCIOS APERTAVAM AO POVO, APRESSANDO-SE PARA LANÇÁ-LOS DA TERRA; PORQUE DIZIAM: TODOS SEREMOS MORTOS. Êxodo 12:33.

Leia mais

Deus Escolheu Jacó e Rejeitou Esaú; José Filho de Jacó

Deus Escolheu Jacó e Rejeitou Esaú; José Filho de Jacó Lição 17 Deus Escolheu Jacó e Rejeitou Esaú; José Filho de Jacó Introdução Hoje falaremos brevemente sobre assuntos importantes dos descendentes de Abraão Isaque casou-se com Rebeca (Gên 25.19-20) 19 E

Leia mais

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma tarefa, mas um chamado... O trabalho só é uma vocação se

Leia mais

1ª Leitura - Mq 7,

1ª Leitura - Mq 7, 1ª Leitura - Mq 7,14-15.18-20 Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. Leitura da Profecia de Miquéias 7,14-15.18-20 14 Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade,

Leia mais

Luxúria. Deus criou o sexo e ele é bom. O grande problema é colocar o sexo no lugar errado. O sexo é um desejo que está fora de ordem.

Luxúria. Deus criou o sexo e ele é bom. O grande problema é colocar o sexo no lugar errado. O sexo é um desejo que está fora de ordem. Luxúria Deus criou o sexo e ele é bom O grande problema é colocar o sexo no lugar errado. O sexo é um desejo que está fora de ordem. Jeroen Bosch Portanto, não permitam que o pecado continue dominando

Leia mais

Tema: Aliança com Israel

Tema: Aliança com Israel Texto Bíblico: Gênesis 12.1-9. Tema: Aliança com Israel Versículo para memorizar: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2 Coríntios 5.17 Princípio

Leia mais

AULA 13 - GÊNESIS. Profecias de Jacó (Gn 49) 29/07/ Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar

AULA 13 - GÊNESIS. Profecias de Jacó (Gn 49) 29/07/ Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar AULA 13 - GÊNESIS Profecias de Jacó (Gn 49) Gn 49. 4 Gn 49. 5-6 1-Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar 5-Dã 7-Gade 8-Aser 6-Naftali 11-José 12-Benjamim Manassés Efraim 1 As 12 tribos de Israel

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES. 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41

ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES. 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41 ESTUDO SOBRE AS DISPENSAÇÕES 4. DISPENSAÇÃO DA PROMESSA OU PATRIARCAL (430 anos), Gn 12:1-3 Ex 12:40-41 Esta dispensação é chamada de dispensação da promessa, por causa das promessas e alianças feitas

Leia mais

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses além de mim.*+ 4 Não faça para você imagem esculpida,

Leia mais

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael

Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Deus ouve orações A História de Hagar e Ismael Anésio Rodrigues Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, Gênesis 16:1-15 Disse a Abrão: Já que

Leia mais

Versículo-chave Não fiquem com medo, pois estou com vocês... Isaías 41:10a. Conceito Chave: Somos especiais para Deus

Versículo-chave Não fiquem com medo, pois estou com vocês... Isaías 41:10a. Conceito Chave: Somos especiais para Deus Versículo-chave Não fiquem com medo, pois estou com vocês... Isaías 41:10a Conceito Chave: Somos especiais para Deus Preparação para o líder: Os irmãos de José foram muito malvados com ele. Não importaram

Leia mais

GRANDES PROPÓSITOS PARA MINHA FAMÍLIA EM 2014

GRANDES PROPÓSITOS PARA MINHA FAMÍLIA EM 2014 PEQUENAS DECISÕES E GRANDES PROPÓSITOS PARA MINHA FAMÍLIA EM 2014 Gálatas 5: 16-25 Andar no Espírito... Será que é? 1) Estar na Igreja em todas as programações; 2) Participar ativamente de uma célula;

Leia mais

ONDE ESTAVAM NA HISTÓRIA?

ONDE ESTAVAM NA HISTÓRIA? INTRODUÇÃO ONDE ESTAVAM NA HISTÓRIA? No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual

Leia mais

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi

Leia mais

VISÃO Ã O GER E A R L A L D A A VID I A A D E E JOS O É: É G GÊN Ê ESIS 30 A 30 A

VISÃO Ã O GER E A R L A L D A A VID I A A D E E JOS O É: É G GÊN Ê ESIS 30 A 30 A COMO VIVER NO MUNDO VISÃO GERAL DA VIDA DE JOSÉ: GÊNESIS30 A 50 ESTUDOS NAVID DADE DE JOSÉ Durante esse período a família de José passava por mudanças e instabilidades; havia conflitos familiares; a família

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

ESBOÇO Nº 13 LIÇÃO Nº 13 JOSÉ, A REALIDADE DE UM SONHO Com José, Deus inicia a transformação do clã de Jacó em nação.

ESBOÇO Nº 13 LIÇÃO Nº 13 JOSÉ, A REALIDADE DE UM SONHO Com José, Deus inicia a transformação do clã de Jacó em nação. PORTAL ESCOLA DOMINICAL QUARTO TRIMESTRE DE 2015 TEMA O COMEÇO DE TODAS AS COISAS Estudos sobre o livro de Gênesis COMENTARISTA : CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta ASSUME O COMANDO

Bíblia para crianças apresenta ASSUME O COMANDO Bíblia para crianças apresenta JOSUÉ ASSUME O COMANDO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Igreja Presbiteriana Nacional Escola Bíblica Dominical AULA 06 Estudos na vida de José

Igreja Presbiteriana Nacional Escola Bíblica Dominical AULA 06 Estudos na vida de José Igreja Presbiteriana Nacional Escola Bíblica Dominical AULA 06 Estudos na vida de José 1 AULA 6 COMO VIVER NO MUNDO TEMA: Estudos na vida de José ASSUNTO: O Futuro de quem é fiel no pouco. Gênesis 41:

Leia mais

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 ...sendo uma vez filho, sempre será um filho......mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 1. Ela deve repousar na confiável Palavra de Deus a. Sua promessas não são bloqueadas pelos limites humanos.

Leia mais

Zênife era um rei justo de um grupo de nefitas.

Zênife era um rei justo de um grupo de nefitas. ABINÁDI E O REI NOÉ Capítulo 14 Zênife era um rei justo de um grupo de nefitas. Quando ficou velho, seu filho, Noé, tornou-se rei. Mosias 11:1 Noé não foi um rei tão bom quanto seu pai. Ele era iníquo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

SER UM SACRIFÍCIO VIVO. Textos-Base:

SER UM SACRIFÍCIO VIVO. Textos-Base: Textos-Base: Gênesis 13:1-18 1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. 2 E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. 3 E fez as suas

Leia mais

A História do Povo Judeu O Povo Escolhido de Deus

A História do Povo Judeu O Povo Escolhido de Deus A História do Povo Judeu O Povo Escolhido de Deus A história do povo Judeu começou com Abraão 2000 a.c., Abraão teve dois filhos, Ismael gerado com a escrava egípcia Agar, e o filho da promessa ISAAC,

Leia mais

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51 O caminho para crer em Jesus Jo 6,41-51 As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." E comentavam: - Esse Jesus não é o filho de José? Nós

Leia mais

O pecado está na contramão da vida do crente. (Autor da lição)

O pecado está na contramão da vida do crente. (Autor da lição) LIÇÃO 05 O PECADO: PREÇO PARA A DERROTA Texto Bíblico: Josué 7.1-26 Objetivos da lição: Entender que nada fica oculto para Deus; Compreender que o pecado produz consequências que o arrependimento não elimina.

Leia mais

O príncipe foi andando até que chegou a uma sala de jantar onde havia uma mesa preparada para dois e, em uma poltrona, estava uma gata branca de pêlo

O príncipe foi andando até que chegou a uma sala de jantar onde havia uma mesa preparada para dois e, em uma poltrona, estava uma gata branca de pêlo O príncipe e a gata E ra uma vez um rei, pai de três corajosos príncipes, que estava em dúvida sobre qual deles deveria lhe suceder no trono. Por isso, reuniu os filhos e disse a eles que aquele que trouxesse

Leia mais

JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15

JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15 JACÓ VIAJA PARA HARÃ Lição 15 1 1. Objetivos: Ensinar a cada aluno que Deus estava com Jacó mesmo quando tinha feito coisas más. Ensinar que Deus promete nos amar e ser com aqueles que acreditam e tentam

Leia mais

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 28/04/2013 AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Versículos para Decorar 1 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar

Leia mais

Um caminho que leva para longe de Deus.

Um caminho que leva para longe de Deus. Um caminho que leva para longe de Deus. REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS Sair de Jerusalém para Emaus significa abandonar o Caminho. REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS Quais

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 04/08/2013 JOSÉ: O GOVERNADOR

Momento com Deus Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 04/08/2013 JOSÉ: O GOVERNADOR Momento com Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 04/08/2013 JOSÉ: O GOVERNADOR Versículos para Decorar: 1 - Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez! Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você.

Leia mais

Mesmo as fortes e veneráveis arvores que existem há centenas de anos não conseguem sobreviver quando não há proteção - quando não há cercas sagradas

Mesmo as fortes e veneráveis arvores que existem há centenas de anos não conseguem sobreviver quando não há proteção - quando não há cercas sagradas Mesmo as fortes e veneráveis arvores que existem há centenas de anos não conseguem sobreviver quando não há proteção - quando não há cercas sagradas em torno de suas raizes. Wayne Cordeiro Acima de tudo,

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo...

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo... ESTUDO DO BATISMO : O objetivo deste estudo é levar ao irmão(a), o conhecimento da verdade bíblica sobre o batismo ensinado por Jesus Cristo, que nestes dias possamos abrir nossa mente e coração para absorvermos

Leia mais

1 Reis 3 5 Em Gibeom o SENHOR apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: Peça-me o que quiser, e eu lhe darei. 6 Salomão respondeu: Tu foste

1 Reis 3 5 Em Gibeom o SENHOR apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: Peça-me o que quiser, e eu lhe darei. 6 Salomão respondeu: Tu foste CONCESSÕES! 1 Reis 3 5 Em Gibeom o SENHOR apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: Peça-me o que quiser, e eu lhe darei. 6 Salomão respondeu: Tu foste muito bondoso para com o teu servo, o meu

Leia mais

Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.

Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos. Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos. Albert Einstein TESTE Sem remover a ponta do lápis do papel, Sem repetir

Leia mais

Últimos dias de Davi. Ao apogeu de Salomão

Últimos dias de Davi. Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão 5ª Palestra: 1 Reis 3... se você

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS UM ENCONTRO PROVIDENCIAL Então o Senhor Deus disse a Elias: Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali

Leia mais

1ª Leitura - Dn 3,

1ª Leitura - Dn 3, 1ª Leitura - Dn 3,25.34-43 De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel 3,25.34-43 Naqueles dias: 25 Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

A Aliança do povo hebreu com o Senhor

A Aliança do povo hebreu com o Senhor A Aliança do povo hebreu com o Senhor Não é fácil orientar-se numa floresta quando não se têm caminhos, nem trilhas. A Bíblia é como uma floresta e, se não conhecermos o caminho, facilmente poderemos nos

Leia mais

Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes

Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes Na direção do Espírito Santo! Diego Fernandes Romanos 14:17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; Atos 2:38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

AULA 15 - ÊXODO. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte (Ex 3.19) 10/08/2017

AULA 15 - ÊXODO. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte (Ex 3.19) 10/08/2017 AULA 15 - ÊXODO E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto,

Leia mais

O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador.

O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador. O Povo de Israel Jejuou e fez penitência, como preparação para a primeira ceia pascal, antes da passagem do Anjo Exterminador. Esta prática do Jejum e Abstinência, normalmente é um técnica temporária com

Leia mais

Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;

Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos

Leia mais

Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão

Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão - Trimestre temático O Deus de toda provisão esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises. - Estudaremos a doutrina da provisão ou teologia

Leia mais

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 22/10/2017 O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Versículos para Decorar: 1- Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande

Leia mais

O tempo passou. Branca de Neve cresceu e tornou-se uma jovem ainda mais bonita. Certo dia, ao perguntar sobre sua beleza ao espelho, a vaidosa rainha

O tempo passou. Branca de Neve cresceu e tornou-se uma jovem ainda mais bonita. Certo dia, ao perguntar sobre sua beleza ao espelho, a vaidosa rainha Branca de Neve E ra uma vez uma princesa, muito bela e de pele branquinha, chamada Branca de Neve. A mãe de Branca de Neve, uma bondosa rainha, havia morrido quando ela era ainda um bebê. Alguns anos depois,

Leia mais

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16

CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem. Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 CRISTOLOGIA Jesus Cristo, o Deus homem Escola Bíblica Dominical Classe de Doutrina Marcelo Garcia da Silva 06/03/16 I Aquecimento Versículos para memorizar João 1: 1 e 14 Como vai a memorização? Revisão

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Lição 4 A provisão de Deus no monte do sacrifício

Lição 4 A provisão de Deus no monte do sacrifício INTRODUÇÃO - No episódio do de Isaque, Abraão assume, em definitivo, a condição de "pai da fé", que lhe é reconhecida pelas três grandes religiões monoteístas do planeta. - O episódio da Akedah, que quer

Leia mais

O VERDADEIRO NATAL Base bíblica: Lucas 2:1-20

O VERDADEIRO NATAL Base bíblica: Lucas 2:1-20 O VERDADEIRO NATAL Base bíblica: Lucas 2:1-20 Texto Para decorar: "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 2:11 Objetivo: Levar a criança a conhecer o verdadeiro

Leia mais

PPROFECIA ESCATOLÓGICA

PPROFECIA ESCATOLÓGICA PPROFECIA ESCATOLÓGICA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS Este termo deve ser entendido como reverência ao estágio final do plano de Deus na história Esta profecia se baseia no conceito de que Deus tem um projeto

Leia mais

A professora escalada ficará responsável por recolher e cobrar aos pais das crianças a lista de exercícios feita.

A professora escalada ficará responsável por recolher e cobrar aos pais das crianças a lista de exercícios feita. Esse é um resumo das lições de 1 a 7 da revista e no final há uma Lista de Exercícios. As crianças deverão enviar a folha para casa e trazer no próximo culto. A professora escalada ficará responsável por

Leia mais

«Vai, profeta, ao meu povo»

«Vai, profeta, ao meu povo» Perdão, Senhor. «Vai, profeta, ao meu povo» Leitura da Profecia de Amós Amós 7, 12-15 Naqueles dias, Amasias, sacerdote de Betel, disse a Amós: «Vai-te daqui, vidente. Foge para a terra de Judá. Aí ganharás

Leia mais

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue»

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Leitura do Livro do Êxodo Ex 24, 3-8 Naqueles dias, Moisés veio comunicar ao povo todas as palavras do Senhor e todas as suas

Leia mais

O Grande Quadro. David Kingdon

O Grande Quadro. David Kingdon 1 O Grande Quadro David Kingdon Vamos examinar a vida de José, como vem registrada em Gênesis. Se há alguma doutrina bíblica que é iluminada por sua vida, é a doutrina da providência de Deus. Quando consideramos

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

Josué, um líder escolhido por Deus

Josué, um líder escolhido por Deus Josué, um líder escolhido por Deus Introdução Josué é um livro com profundas verdades espirituais. Ele nos inspira a sermos corajosos e nos orienta, a enfrentar as batalhas espirituais, confiando em Deus

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

Esaú e Jacó. Anésio Rodrigues

Esaú e Jacó. Anésio Rodrigues Esaú e Jacó Anésio Rodrigues Genesis 25:20-34 Esta é a descendência de Isaque, filho de Abraão: Abraão foi pai de Isaque. Isaque tinha 40 anos de idade Genesis 25:20-34 Quando se casou com Rebeca, filha

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998

Leia mais

LIÇÃO 7 JOSÉ: FÉ EM MEIO ÀS INJUSTIÇAS. 1 - E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.

LIÇÃO 7 JOSÉ: FÉ EM MEIO ÀS INJUSTIÇAS. 1 - E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. PORTAL ESCOLA DOMINICAL QUARTO TRIMESTRE DE 2016 ADULTOS O DEUS DE TODA PROVISÃO Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Pontos importantes de serem lembrados: - Pedro escreveu para cristãos que passavam por dificuldades e passariam por maiores sofrimentos ainda;

Pontos importantes de serem lembrados: - Pedro escreveu para cristãos que passavam por dificuldades e passariam por maiores sofrimentos ainda; Mensagens em 1 Pedro Sermão manhã Ibfé 27Dez2015 Pr. Cantoca Introdução: Pontos importantes de serem lembrados: - Pedro escreveu para cristãos que passavam por dificuldades e passariam por maiores sofrimentos

Leia mais

DEUS PROVA ABRAÃO Lição Objetivos: Ensinar que os filhos de Deus tornam-se mais fiéis através de provas de dificuldade.

DEUS PROVA ABRAÃO Lição Objetivos: Ensinar que os filhos de Deus tornam-se mais fiéis através de provas de dificuldade. DEUS PROVA ABRAÃO Lição 11 1 1. Objetivos: Ensinar que os filhos de Deus tornam-se mais fiéis através de provas de dificuldade. 2. Lição Bíblica: Gênesis 21.1-8; 1-19 (Base bíblica para a história e o

Leia mais

Jacó: o caminho de volta

Jacó: o caminho de volta Jacó: o caminho de volta 1) Nascimento Gênesis 25.21,24-26 Isaque orou ao SENHOR em favor de sua mulher, porque era estéril. O SENHOR respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou [...] Ao chegar

Leia mais