Sensoriamento remoto x uso do solo x transportes
|
|
|
- Ângela Conceição Van Der Vinne
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Sensoriamento remoto x uso do Introdução e justificativas Objetivos da aula Sensoriamento Remoto: introdução; conceitos básicos. Processamento digital de imagens: conceito de imagem digital e de processamentos dessas imagens. Noções de comportamento espectral de alvos. Exemplos de sistemas sensores (satélites de observação terrestre: LANDSAT, SPOT, IKONOS, QUICKBIRD, CBERS). Noções de classificação em imagens de satélite. Projetos e aplicações em áreas urbanas no entorno de vias terrestres.
2 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVAS Por que uso do solo (e urbano)? limitações da tecnologia; aspecto fundamental do planejamento (urbano e de transportes); é naturalmente associado aos aspectos ambientais, sociais e econômicos do planejamento de transportes.
3 Sensoriamento remoto x uso do Introdução e Justificativa As mudanças no uso dos solos urbanos são, muitas vezes, decorrentes das mudanças ocorridas no sistema viário. Por outro lado, grandes mudanças no cenário urbano induzem ou promovem a necessidade de mudanças ou da introdução de novas facilidades de vias de transportes ainda não existentes numa região. Particularmente em metrópoles como São Paulo, essas mudanças são rápidas e a detecção da mudança deve acompanhar essa aceleração.
4 Sensoriamento remoto x uso do Introdução e Justificativa Uma das ferramentas que cuja aplicação nessa direção tem aumentado bastante recentemente, é a do uso das imagens de satélites de sensoriamento remoto orbital de alta resolução espacial e de sensores que operam fora do espectro visível, aliados a informações cadastrais e de fotografias aéreas. Um dos principais desafios para o competente uso dessas imagens de alta resolução espacial e dos produtos provenientes desses novos sensores, além do grande volume de dados, é o seu processamento e conseqüente extração de informações.
5 Os principais objetivos da aula são: Sensoriamento remoto x uso do Objetivos Introduzir os princípios da análise de imagens para a interpretação de dados de sensoriamento remoto em estudos urbanos relacionados às vias de transporte, com ênfase no processamento e classificação de imagens do espectro óptico; Apresentar as vantagens da utilização dessas novas tecnologias para o mapeamento de mudanças no uso e ocupação de solos urbanos, provocadas por alterações no sistema viário.
6 Sensoriamento remoto x uso do Uma das possibilidades de uso dos produtos de sensoriamento refere-se ao planejamento urbano e de transportes, onde os dados e as informações extraídos das imagens podem auxiliar na política de uso do solo urbano, de modo que resulte em cidades mais equilibradas sob vários aspectos, o que reduziria a necessidade da população por transportes, ao mesmo tempo em que melhoraria sua mobilidade. Objetivos
7 Sensoriamento remoto x uso do Objetivos Serão mostrados alguns dos resultados de pesquisas recentes desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Geoprocessamento da Escola Politécnica da USP relacionados à essas tecnologias e experiências similares, conhecidas, desenvolvidas em outros centros de pesquisa, bem como as principais tendências sobre o tema.
8 Avaliação das Tecnologias A Linha Piloto Ortofoto Local 1
9 Avaliação das Tecnologias A Linha Piloto QuickBird Local 1
10 Avaliação das Tecnologias A Linha Piloto Perfilamento Laser Local 1
11 Avaliação das Tecnologias A Linha Piloto Identificação das interferências e feições
12 Avaliação das Tecnologias A Linha Piloto Identificação dos pontos medidos Local 1
13 Espacialização das empresas 13
14 Resultados - Mapa temático de uso e ocupação do solo 14
15 15 Imagens de Satélite e fotografias aéreas Arruamento Digital Setores Censitários 1991, 1996 e 2000 Rendas mais altas Rendas mais baixas Espacialização: Hospitais Escolas Industrias Áreas verdes Comércio Análises DEA Áreas com alta eficiência na atratividade de empresas Áreas com baixa eficiência na atratividade de empresas
16 Sensoriamento remoto Conceitos básicos Utilização de sensores para: a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos sobre a superfície da Terra, através da coleta da energia radiante proveniente desse objeto, a conversão desta energia em sinal elétrico (digital) e a correspondente apresentação dessa informação (adaptado de Novo, E.M.L., 1989)
17 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Utilização de sensores para: a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos sobre a superfície da Terra, através da coleta da energia radiante proveniente desse objeto, a conversão desta energia em sinal elétrico (digital) e a correspondente apresentação dessa informação (adaptado de Novo, E.M.L., 1989)
18 Sensoriamento remoto Terminologia Sensoriamento remoto: remote sensing teledection percepção remota
19 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. Adaptado de W.J. Kaufmann, Universe
20 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. Fonte de radiação eletromagnética Atmosfera Sensor / plataforma Alvo / superfície terrestre
21 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos Fonte de radiação eletromagnética Naturais: Sol e Terra Artificiais: radar, laser O Sol como a principal fonte de energia eletromagnética
22 O espectro eletromagnético Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Fonte de radiação eletromagnética
23 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. atmosfera sinal coletado do sensor = radiação proveniente do Sol que interage com a atmosfera até atingir o alvo e retorna ao sensor interagindo novamente com a atmosfera.
24 Aquisição de dados: componentes básicos. Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Atmosfera Absorção: a radiação é seletivamente absorvida pela atmosfera através de seus vários constituintes (ex.: ozônio, no visível) janelas atmosféricas. Espalhamento atmosférico: a energia é modificada pela mudança de direção. a) Espalhamento molecular (ou Rayleigh) = λ > d esp ~ 1/ λ4 b) Espalhamento Mie: λ ~ d esp ~ 1/ λ2 ou 1/ λ c) Espalhamento não-seletivo: λ <<d todos os λ s são espalhados igualmente
25 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Atmosfera Curva de emissão de energia solar:
26 Janelas atmosféricas Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Atmosfera
27 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. sensor/plataforma Sistemas de aquisição de dados em SR incluem 2 partes: a plataforma e o sensor. A plataforma pode ser desde um tripé convencional até satélites e ônibus espaciais. Trataremos apenas dos satélites orbitasi. Os sensores podem ser desde cameras convencionais ou radiômetros até escaners multiespectrais, espectrômetros imageadores ou radares.
28 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Sensor/plataforma Aquisição de dados: componentes básicos. Sistemas sensores Três partes básicas: subsistema óptico detector subsistema eletrônico
29 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Sensor/plataforma Aquisição de dados: componentes básicos. Sistemas sensores Sensores: imageadores (fotográficos e não fotográficos) não imageadores Sistema óptico: determina a resolução espacial e área coletora da radiação Sistema eletrônico: amplia o sinal da fonte α =IFOV FOV/IFOV = no de elementos da imagem
30 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Sensor/plataforma Aquisição de dados: componentes básicos. Detectores: Sistemas sensores Atualmente os mais importantes são os CCDs, Charge- Coupled- Detectors (o "D " de Device é substituído por "Detector") Um CCD é um (micro)detector de silício extremamente pequeno e sensível a radiação eletromagnética e que são colocados em chips.
31 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Sensor/plataforma Aquisição de dados: componentes básicos. Sistemas sensores Detectores: O espaço de uma linha de 15cm é ocupado por um número de elementos que varia de 3000 a mais de O número de elementos por unidade de comprimento, a altitude da plataforma e a parte óptica determinam a resolução espacial do equipamento. C ada C C D individual corresponde a um pixel.
32 Aquisição de dados: componentes básicos. Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Sensor/plataforma Sistemas sensores
33 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. A órbita do CBERS é heliossíncrona a uma altitude de 778 km, perfazendo aproximadamente 14 revoluções por dia. Nesta órbita, o satélite cruza o Equador sempre na mesma hora local, 10:30h da manhã, permitindo assim que se tenha sempre as mesmas condições de iluminação solar para a comparação de imagens tomadas em dias diferentes.
34 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. Altitude de Órbita: 778 km Inclinação: º Período:100,26 min. As imagens do site CBERS podem ser divulgadas, desde que citada a fonte: CBERS/INPE divulgação.
35 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. O satélite obtém a cobertura da Terra em 26 dias. Esse é o tempo necessário para se ter imagens de todo o globo terrestre com suas câmeras CCD e IRMSS, que possuem campos de visada de 113 km a 120 km, respectivamente. Já com a câmera WFI, que consegue imagear uma faixa de 890 km de largura, o tempo necessário para uma cobertura global é de cinco dias.
36 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. Está instalada a HRC - Câmera Pancromática de Alta Resolução, com pixel de 2,7 metros em uma banda larga no visível. Como a HRC cobre apenas 27 km, é adotada uma sistemática especial de imageamento, de modo a que o país tenha cobertura completa em alta resolução a cada cinco ciclos de 26 dias imageamento, ou seja a cada 130 dias. A cada ciclo de 26 dias, todo o território é coberto pela CCD (que tem 113 km de largura de faixa de imageamento), mas apenas uma parte é coberta pela HRC (27 km de largura de faixa de imageamento). Portanto, são necessários cerca de cinco ciclos de imageamento para que os 113 km da CCD sejam completamente cobertos pelos 27 km da HRC. Assim, para cada cinco coberturas completas do país com a CCD, tem-se uma cobertura completa com a HRC.
37 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. A capacidade de apontamento lateral da câmera CCD de alta resolução aliada ao tipo de órbita do satélite torna possível obter-se pares estereoscópicos de uma certa região com um intervalo de três dias entre duas imagens.
38 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Aquisição de dados: componentes básicos. alvo/superfície terrestre Assinatura Espectral: intensidade relativa com que cada corpo reflete ou emite a radiação eletromagnética nos diversos comprimentos de onda (curvas de reflectância x comprimento de onda)
39 Assinatura espectral Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Alvo/superfície terrestre
40 Assinatura espectral Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Alvo/superfície terrestre Assinatura espectral da vegetação fotossinteticamente ativa
41 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos alvo/superfície terrestre Assinatura espectral
42 Assinatura espectral Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Alvo/superfície terrestre
43 Assinatura espectral Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Alvo/superfície terrestre
44 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Alvo/superfície terrestre Assinatura espectral Concreto até 0,6 µm = baixa reflectância (0,6 a 1,3 µm) = alta reflectância Asfalto é semelhante ao concreto, porém níveis mais baixos
45 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Domínios do sensoriamento remoto ( ou Tipos de resolução): resolução espacial resolução espectral resolução radiométrica resolução temporal
46 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Domínios do sensoriamento remoto ( ou Tipos de resolução): resolução espectral
47 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Resolução espectral Imagem de Satélite QUICKBIRD:
48 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Resolução espectral Ortofoto:
49 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Resolução espectral Perfilamento laser:
50 Bandas originais B1 B2 B3 B4 B5 B7
51 Bandas com realce linear B1 B2 B3 B4 B5 B7
52 Os 9 canais (imagens) do sensor ASTER
53 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Domínios do sensoriamento remoto ( ou Tipos de resolução): resolução espacial
54 CBERS (2006) 20m de resolução
55 Aster (2006) 15m de resolução
56 Ikonos (2003) 1m de resolução
57 CBERS (2006) 20m de resolução São Caetano do Sul
58 CBERS (2006) B1 20m de resolução São Caetano do Sul
59 CBERS (2006) B2 20m de resolução São Caetano do Sul
60 CBERS (2006) B3 20m de resolução São Caetano do Sul
61 Ikonos (2003) 4m de resolução São Caetano do Sul
62 Ikonos (2003) B1 4m de resolução São Caetano do Sul
63 Ikonos (2003) B2 4m de resolução São Caetano do Sul
64 Ikonos (2003) B3 4m de resolução São Caetano do Sul
65 Ikonos (2003) B4 4m de resolução São Caetano do Sul
66 Quickbird (2006) 2,4m de resolução São Caetano do Sul
67 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Domínios do sensoriamento remoto ( ou Tipos de resolução): resolução temporal Figure 1: (a) Study area, (b) 2004, (c) 2005, (d) 2007
68 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Domínios do sensoriamento remoto ( ou Tipos de resolução): resolução radiométrica
69 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos
70 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos Figure 37: Effect of changes in radiometric resolution on image feature contrast. a) b) Number of quantisation levels used: (a) 2 (b) 4 (c) 8 (d) 16 (e) 32 (f) 64 c) d) e) f)
71 Sensoriamento remoto x uso do Sensoriamento Remoto: conceitos básicos
72 Landsat TM Multi-temporal e Ikonos
73 Landsat TM Multi-temporal e Ikonos
74 Ikonos
75 Imagem Ikonos com Quadras
76 Imagem Ikonos com Quadras
77 Resumo (1) Fonte: [2]
78 Resumo (2) Fonte: [2]
79 Bibliografia (1) [1] MORAES NOVO, Evlyn L.M. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações. 3ª Edição. São Paulo: Blucher, [2] JENSEN, John R. Sensoriamento Remoto do Ambiente Uma Perspectiva em Recursos Terrestres. 2ª Edição. São José dos Campos: Parêntese, [3] DALMOLIN, Quintino; SANTOS, Daniel R. Sistema Laserscanner: Conceitos e Princípios de Funcionamento. 3ª Edição. Curitiba: UFPR, 2004.
80 Bibliografia (2) [4] LIU, William T.H. Aplicações de Sensoriamento Remoto. Campo Grande: UNIDERP, [5] MENESES, Paulo R; MADEIRA NETTO, José S. Sensoriamento Remoto: Reflectância dos Alvos Naturais. Brasília: UnB, 2001.
81 Bibliografia (3): Sítios da Internet EMBRAPA / INPE LANDSAT SPOT
O resultado é uma série de "fatias" da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma
Sensores e Satélites Para que um sensor possa coletar e registrar a energia refletida ou emitida por um objeto ou superfície, ele tem que estar instalado em uma plataforma estável à distância do objeto
SENSOREAMENTO REMOTO AULA1
O QUE É? SENSOREAMENTO REMOTO AULA1 QUAL A DIFERENÇA ENTRE FOTOINTERPRETAÇÃO E SENSOREAMENTO REMOTO?. SENSOREAMENTO REMOTO AULA1 O QUE É? SENSOREAMENTO REMOTO AULA1 O Sensoriamento Remoto - SR, segundo
Sensoriamento Remoto (SR) Orbital (Parte I): sistemas sensores satelitais e satélites de observação terrestre
Sensoriamento Remoto (SR) Orbital (Parte I): sistemas sensores satelitais e satélites de observação terrestre Advanced Land Observing Satellite (ALOS) Example for city model using PRISM/DSM (high-resolution
Aula 2 - Sensoriamento Remoto: Espectro eletromagnético; principais sensores. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho.
Aula 2 - Sensoriamento Remoto: Espectro eletromagnético; principais sensores Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Espectro eletromagnético É o intervalo de todos os possíveis
PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PMI Graduação em Engenharia de Petróleo PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO PROCESSAMENTO
O resultado é uma série de "fatias" da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma
Sensores e Satélites Para que um sensor possa coletar e registrar a energia refletida ou emitida por um objeto ou superfície, ele tem que estar instalado em uma plataforma estável à distância do objeto
Avaliação Parcial 01 - GABARITO Questões Bate Pronto. As questões 1 a 23 possuem apenas uma alternativa correta. Marque-a.
Avaliação Parcial 01 - GABARITO Questões Bate Pronto. As questões 1 a 23 possuem apenas uma alternativa correta. Marque-a. 1) A água reflete muita radiação no infravermelho próximo. (5 pontos) 2) A radiação
1. Introdução: um breve histórico
1. Introdução: um breve histórico Sensoriamento Remoto no Brasil Início das Atividades 1968 - Projeto SERE 1972 - PG em SR 1973 - Recepção de dados Landsat 1975-1 a Dissertação de Mestrado Sensoriamento
Definição de sensoriamento remoto. Professor: Enoque Pereira da Silva
Definição de sensoriamento remoto Professor: Enoque Pereira da Silva Definição de sensoriamento remoto Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção
PLANO DE ENSINO ANO 2016
Praça Tiradentes, 416 Centro Tel.:(35) 3464-1200 - CEP 37576-000 Inconfidentes - MG PLANO DE ENSINO ANO 2016 CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA PROFESSOR DISCIPLINA: Sensoriamento Remoto e Fotogrametria MOSAR
GEOPROCESSAMENTO. Sensoriamento Remoto. Prof. Luiz Rotta
1 GEOPROCESSAMENTO Sensoriamento Remoto Prof. Luiz Rotta SENSORIAMENTO REMOTO - DEFINIÇÕES Utilização de sensores para a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos sem que haja contato direto
Classificação e Exemplos de Sistemas Sensores. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia
Classificação e Exemplos de Sistemas Sensores Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Plataformas e Sistemas Sensores Sistema sensor: são dispositivos capazes de detectar e registrar
Resoluções das Imagens fotogramétricas e digitais. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia
Resoluções das Imagens fotogramétricas e digitais Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Classificação dos filmes aerofotogramétricos Os filmes podem ser: preto e branco ou coloridos.
Satélites e Sensores Orbitais
Satélites e Sensores Orbitais Satélites de monitoramento da superfície da Terra: série LANDSAT e CBERS Satélites meteorológicos: série NOAA Polar Altitude de 250 a 800 Km Direção Norte-Sul Tipos de Órbitas
Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia Características das Imagens
Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia Características das Imagens Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Remote Sensing Raster (Matrix) Data Format Jensen, 2004 Nível de Cinza Tipos de Resolução resolução
Fundamentos do Sensoriamento Remoto. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia
Fundamentos do Sensoriamento Remoto Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Fundamentos do Sensoriamento Remoto Procedimentos destinados a obtenção de imagens mediante o registro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Dr. Richarde Marques Satélite Radiação solar refletida Atmosfera
Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista
Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista 2016 Informes! 1) Data da prova #1: 09/05/2016 1) Conteúdo? até a aula anterior
Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais
1/45 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Teoria Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/45 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos
Satélites e Sensores. Bruno Silva Oliveira
Satélites e Sensores Bruno Silva Oliveira São José dos Campos - SP Julho/2016 Órbita Polar Cíclica, heliossíncrona Órbita Geoestacionária Órbita Geoestacionária Quantos satélites orbitam a Terra? Satélites
Definições: Sistemas Sensores
SISTEMAS SENSORES Sistemas Sensores Definições: Equipamento capaz de transformar alguma forma de energia em um sinal passível de ser convertido em informação sobre o ambiente. No caso específico do sensoriamento
Detecção Remota. Aquisição de dados. Sistema Modelo de Detecção Remota ICIST. Energia Electromagnética. Interacções com a Atmosfera
Aquisição de dados Como recolher informação geográfica? Fotografia Aérea Métodos topográficos GPS Processo que permite extrair informação de um objecto, área ou fenómeno, através da análise de dados adquiridos
Curso de Extensão: Noções de Sensoriamento
UFBA Curso de Extensão: Noções de Sensoriamento IPF Institut für Photogrammetrie und Fernerkundung Mauro Alixandrini Universität Karlsruhe (TH) www.kit.edu 04.08 Noções de Sensoriamento Remoto Aula 2 Comportamento
TUTORIAL. Imagens CBERS-4 5m: conheça este sensor e aprenda a realizar o download dessas imagens no site do INPE QGIS.
TUTORIAL Imagens CBERS-4 5m: conheça este sensor e aprenda a realizar o download dessas imagens no site do INPE QGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido
SISTEMA DE COLETA. Fonte de. Trajetória. ria PRODUTOS INTERAÇÃO SISTEMA TRATAMENTO. Produto final AÇÕES
Fonte de radiação SISTEMA DE COLETA Trajetória ria PRODUTOS INTERAÇÃO SISTEMA TRATAMENTO AÇÕES Produto final OS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA MEDIR a REM SÃO GENERICAMENTE DENOMINADOS RADIÔMETROS Radio
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS SENSORIAMENTO REMOTO E AEROFOTOGRAMETRIA REVISÃO DE CONTEÚDO. Prof. Marckleuber
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS SENSORIAMENTO REMOTO E AEROFOTOGRAMETRIA - 2011 REVISÃO DE CONTEÚDO Prof. Marckleuber -Diferença: Imagem de satélite X fotografia aérea -Satélite X Sensor X Radar
SENSORIAMENTO REMOTO: CONCEITOS, TENDÊNCIAS E APLICAÇÕES. Imagens de Satélites Orbitais
Distribuidor Erdas e RapidEye no Brasil SENSORIAMENTO REMOTO: CONCEITOS, TENDÊNCIAS E APLICAÇÕES Imagens de Satélites Orbitais Contato: Santiago & Cintra Consultoria E-mail: [email protected] Fone:
Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Elisabete Caria Moraes (INPE) Peterson Ricardo Fiorio
Fundamentos de Sensoriamento Remoto Elisabete Caria Moraes (INPE) Peterson Ricardo Fiorio Processos de Transferência de Energia Corpos com temperatura acima de 0 K emite energia devido às oscilações atômicas
Aula 1 Professor Waterloo Pereira Filho Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa
Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto Aula 1 Professor Waterloo Pereira Filho Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa O que é Sensoriamento Remoto? Utilização conjunta de sensores, equipamentos
Radiometria e Princípios de Sensoriamento Remoto Hiperespectral
Radiometria e Princípios de Sensoriamento Remoto Hiperespectral - Porto Alegre, Outubro de 2006 - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) São José dos Campos
Interpretacão de Imagens. Teresa G.Florenzano DSR/INPE
Interpretacão de Imagens Teresa G.Florenzano DSR/INPE Aquisição de dados Fonte: Florenzano (2007) Espectro Eletromagnético Fonte: Florenzano (2007) Curvas espectrais Sensores e Satélites Sensores remotos:
Sensoriamento Remoto (SR) Orbital: sistemas sensores e satélites de observação terrestre
Sensoriamento Remoto (SR) Orbital: sistemas sensores e satélites de observação terrestre Agenda: Sensoriamento Remoto Conceituação Orbital A energia eletromagnética Sistemas Sensores Sistemas Orbitais
Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista
Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista 2016 Interações Energia-Matéria na Atmosfera Energia Radiante Ao contrário
Sensoriamento Remoto Hiperespectral PPGCC. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente
Sensoriamento Remoto Hiperespectral PPGCC Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente 2014 Conceitos Radiométricos Básicos Uma breve revisão 1. Energia
Satélites e Sensores. Profa. Ligia Flávia Antunes Batista
Satélites e Sensores Profa. Ligia Flávia Antunes Batista Referências Slides baseados em: Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos. PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO
Sensoriamento Remoto (SR) Orbital (Parte II): satélites de observação terrestre e assinatura espectral de alvos
Sensoriamento Remoto (SR) Orbital (Parte II): satélites de observação terrestre e assinatura espectral de alvos Introdução Agenda: Sensoriamento Remoto Orbital Satélites Orbitais Assinatura Espectral de
Aula 1 - Sensoriamento Remoto: evolução histórica e princípios físicos. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho.
Aula 1 - Sensoriamento Remoto: evolução histórica e princípios físicos Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. O que é SR????? Forma de obter informações de um objeto ou alvo
SENSORES REMOTO UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO LEVANTAMENTO FLORESTAL
SENSORES REMOTO UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO LEVANTAMENTO FLORESTAL MADRUGA P.R. de A. 1 As técnicas de geoprocessamento, em especial o Sensoriamento Remoto, tornaram-se corriqueiras no dia a dia dos profissionais
Geomática e SIGDR aula teórica 23 17/05/11. Sistemas de Detecção Remota Resolução de imagens
Geomática e SIGDR aula teórica 23 17/05/11 Sistemas de Detecção Remota Resolução de imagens Manuel Campagnolo ISA Manuel Campagnolo (ISA) Geomática e SIGDR 2010-2011 17/05/11 1 / 16 Tipos de resolução
Processamento Digital de Imagens SER Prática de Laboratório
Processamento Digital de Imagens SER 413-4 - Prática de Laboratório Bruna Virginia Neves João Arthur Pompeu Pavanelli Vanessa Camphora Relatório Parcial da prática de laboratório da disciplina de Processamento
Imagens de Satélite (características):
Imagens de Satélite (características): São captadas por sensores electro ópticos que registam a radiação electromagnética reflectida e emitida pelos objectos que se encontram à superfície da terra através
Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado
Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Fundamentos de Sensoriamento Remoto Apresentação do Programa OBJETIVOS DO CURSO Fornecer os princípios básicos do Sensoriamento
9º Encontro Técnico DER-PR
Técnicas de Sensoriamento Remoto aplicadas a rodovias. 9º Encontro Técnico DER-PR Sensoriamento Remoto É definido como, o conjunto de técnicas e equipamentos, utilizados para obter informações sobre um
IMAGENS PARA MAPEAMENTO GEOLÓGICO E LEVANTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS: RESUMOS PARA USO DOS CENTROS DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS ATUS DO INPE
INPE-8984-PUD/62 CAPÍTULO 3 PARTE B IMAGENS PARA MAPEAMENTO GEOLÓGICO E LEVANTAMENTO DE RECURSOS MINERAIS: RESUMOS PARA USO DOS CENTROS DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS ATUS DO INPE Paulo Roberto Martini INPE
Para que um sensor possa coletar e registrar a energia refletida ou emitida por um objeto ou superfície, ele tem que estar instalado em uma
Sensores e Satélites Para que um sensor possa coletar e registrar a energia refletida ou emitida por um objeto ou superfície, ele tem que estar instalado em uma plataforma estável à distância do objeto
Sistemas Sensores Passivos. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia
Sistemas Sensores Passivos Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Exemplos de Sistemas e Plataformas mais utilizados 1 satélite da série: 1972... Série LANDSAT Objetivo: monitorar
O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA. José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita
O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita 1 A Detecção Remota e uma técnica que nos permite obter informação sobre um objecto
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA Sensoriamento Remoto Imagens Orbitais Prof. Angelo Martins Fraga
SENSORES REMOTOS. Daniel C. Zanotta 28/03/2015
SENSORES REMOTOS Daniel C. Zanotta 28/03/2015 ESTRUTURA DE UM SATÉLITE Exemplo: Landsat 5 COMPONENTES DE UM SATÉLITE Exemplo: Landsat 5 LANÇAMENTO FOGUETES DE LANÇAMENTO SISTEMA SENSOR TIPOS DE SENSORES
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Introdução ao Sensoriamento Remoto Cachoeira Paulista, 24 a 28 novembro de 2008 Bernardo Rudorff Pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Sensoriamento
NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO A DISTÂNCIA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO O SPRING E IMAGENS CBERS.
NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO A DISTÂNCIA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS UTILIZANDO O SPRING E IMAGENS CBERS http://www.dpi.inpe.br/ead/intro_sr Utilizam-se softwares e imagens disponíveis na rede, com acesso
Mapeamento do uso do solo
Multidisciplinar Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Allan Arnesen Frederico T. Genofre Marcelo Pedroso Curtarelli CAPÍTULO 2 Fundamentos de Sensoriamento Remoto O sensoriamento
ANALISE DE DADOS AMBIENTAIS POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE
ANALISE DE DADOS AMBIENTAIS POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE MAURICIO MARTORELLI GALERA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL INTRODUÇÃO A evolução tecnológica dos sistemas de imageamento remoto
ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP
ESTIMATIVA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGENS ORBITAIS PARA O MUNICÍPIO DE BARRA BONITA SP Laurizio Emanuel Ribeiro Alves 1 ; Heliofábio Barros Gomes 1 ; Sandro Correia de Holanda
Análise de pares estereoscópicos obtidos pelo CBERS II Primeiros testes utilizando fotogrametria digital
Análise de pares estereoscópicos obtidos pelo CBERS II Primeiros testes utilizando fotogrametria digital Marcelo Rodrigues de Albuquerque Maranhão, Eng. Cartógrafo¹ ² João Paulo Carvalho Raivel, Eng. Cartógrafo²
3 Fundamentos de sensoriamento remoto
3 Fundamentos de sensoriamento remoto O presente capítulo apresenta uma descrição sucinta dos principais fundamentos do sensoriamento remoto e tem exclusivamente o objetivo de facilitar a compreensão deste
Sensoriamento Remoto. Características das Imagens Orbitais
Sensoriamento Remoto Características das Imagens Orbitais 1 - RESOLUÇÃO: O termo resolução em sensoriamento remoto pode ser atribuído a quatro diferentes parâmetros: resolução espacial resolução espectral
Mapeamento do uso do solo
Multidisciplinar Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Allan Arnesen Frederico T. Genofre Marcelo Pedroso Curtarelli CAPÍTULO 3 Aquisição de imagens e processamento de dados Neste
COMPORTAMENTO ESPECTRAL DOS ALVOS
Reflectância espectral característica da folha vegetal verde sadia, para o intervalo de comprimentos de onda entre 0,4 e 2,61μm. Os fatores dominantes que controlam a reflectância foliar são os vários
Sistemas Sensores. Introdução
Sistemas Sensores 5ª Aulas Introdução O sol foi citado como sendo uma fonte de energia ou radiação. O sol é uma fonte muito consistente de energia para o sensoriamento remoto (REM). REM interage com os
FUNDAMENTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO
FUNDAMENTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO Elisabete Caria Moraes DSR/INPE [email protected] Introdução O Sensoriamento Remoto pode ser entendido como um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações
Fundamentos sobre. Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE. Antonio G. Thomé Sala AEP/1033. Processamento de Imagens
Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Fundamentos sobre Processamento de Imagens Antonio G. Thomé [email protected] Sala AEP/1033 Sumário do Curso Introdução Ambientação com o MatLab Aquisição
Geomática e SIGDR aula teórica 26 17/05/2013. Sistemas de detecção remota passivos Tipos de resolução das imagens
Geomática e SIGDR aula teórica 26 17/05/2013 Sistemas de detecção remota passivos Tipos de resolução das imagens Manuel Campagnolo ISA Manuel Campagnolo (ISA) Geomática e SIGDR 2012-2013 17/05/2013 1 /
Rodrigo Antonio LA SCALEA, Flavio Marcelo CONEGLIAN e Selma Regina Aranha RIBEIRO. Universidade Estadual de Ponta Grossa
Processamento de Imagem Digital: Etapas e Métodos de Correção, Realce e Diminuição de Redundância em Imagens Digitais Orbitais para Fins de Classificação Rodrigo Antonio LA SCALEA, Flavio Marcelo CONEGLIAN
Sensoriamento Remoto
Sensoriamento Remoto É a utilização conjunta de modernos sensores, equipamentos para processamento de dados, equipamentos de transmissão de dados, aeronaves, espaçonaves etc, com o objetivo de estudar
PROCESSAMENTO DE IMAGENS SAR AULA 13
PROCESSAMENTO DE IMAGENS SAR AULA 13 Prof. Daniel C. Zanotta Daniel C. Zanotta 18/08/2016 RADAR RADIO DETECTION AND RANGING (DETECÇÃO E LOCALIZAÇÃO POR MEIO DE ONDAS DE RADIO) SENSOR ÓPTICO: CAPTA A RADIAÇÃO
CAPÍTULO 7 SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AOS ESTUDOS GEOLÓGICOS
INPE-8984-PUD/62 CAPÍTULO 7 SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AOS ESTUDOS GEOLÓGICOS Fabio Moreira INPE São José dos Campos 2002 C A P Í T U L O 7 S E N S O R I A M E NT O R E M O T O A P L I C A D O A O S
MAPEAMENTO COSTEIRO INTEGRADO
MAPEAMENTO COSTEIRO INTEGRADO Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro Cartografia/Geodésia/Geografia/Geologia do Quaternário [email protected] Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Instituto do
CAPÍTULO 4 TECNOLOGIA ESPACIAL NO ESTUDO DE FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS
INPE-8984-PUD/62 CAPÍTULO 4 TECNOLOGIA ESPACIAL NO ESTUDO DE FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS Jorge Conrado Conforte INPE São José dos Campos 2002 C A P Í T U L O 4 T E C N O L O G I A E S P A C I A L N O E S T
Satélites. e Sensores
Satélites e Sensores EROS Projetado e construído pela Israel Aircraft Industries (IAI), empresa estatal dogovernodeisrael; A operação e comercialização das imagens são atribuições da ImageSat International.
Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016
Sensoriamento remoto 1 Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Súmula princípios e leis da radiação eletromagnética radiação solar conceito de corpo negro REM e sensoriamento
Sensoriamento Remoto I. José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira
José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira São Cristóvão/SE 2010 Elaboração de Conteúdo José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira Projeto Gráfico e Capa Hermeson Alves de Menezes
044.ASR.SRE.16 - Princípios Físicos do Sensoriamento Remoto
Texto: PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO Autor: BERNARDO F. T. RUDORFF Divisão de Sensoriamento Remoto - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais São José dos Campos-SP - [email protected] Sensoriamento
Introdução ao Sensoriamento Remoto. Sensoriamento Remoto
Introdução ao Sensoriamento Remoto Sensoriamento Remoto Definição; Breve Histórico; Princípios do SR; Espectro Eletromagnético; Interação Energia com a Terra; Sensores & Satélites; O que é Sensoriamento
Interpretação Visual de Produtos de Sensoriamento Remoto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Interpretação Visual de Produtos de Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Richarde Marques IMAGENS DE SENSORIAMENTO
NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS HUMANOS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL NOÇÕES BÁSICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO PROF. MAURO NORMANDO M. BARROS FILHO Sumário
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO GENERALIDADES Fotogrametria => é o processo de derivação de informação métrica de um objeto através de medições feitas em fotografias desse objeto Foto-interpretação =>
Características dos Sensores. Aula 3 Professor Waterloo Pereira Filho Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa
Características dos Sensores Aula 3 Professor Waterloo Pereira Filho Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa TAMANHO DO PIXEL Alta Resolução Média Resolução Cobertura Sinótica Meteorológicos
Sensoriamento Remoto aplicado ao Monitoramento Ambiental
Disciplina: Monitoramento e Controle Ambiental Prof.: Oscar Luiz Monteiro de Farias Sensoriamento Remoto aplicado ao Monitoramento Ambiental Andrei Olak Alves 2 espectro visível ultravioleta Sol infravermelho
Sensoriamento Remoto I. José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira
José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira São Cristóvão/SE 2010 Elaboração de Conteúdo José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira Projeto Gráfico e Capa Hermeson Alves de Menezes
DISTRIBUIÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG POR MEIO DO NDVI.
DISTRIBUIÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG POR MEIO DO NDVI. CHRISTIANY MATTIOLI SARMIENTO 1 e RÚBIA GOMES MORATO 2 [email protected], [email protected] 1 Discente do curso de Geografia
SENSORIAMENTO REMOTO SISTEMAS SENSORES
Introdução ao Sensoriamento Remoto GN-207 UNICAMP Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas SENSORIAMENTO REMOTO SISTEMAS SENSORES Prof. Dr. Carlos Roberto de Souza Filho IG-UNICAMP AQUISIÇÃO
CBERS SATÉLITE SINO-BRASILEIRO DE RECURSOS TERRESTRES
CBERS SATÉLITE SINO-BRASILEIRO DE RECURSOS TERRESTRES JOSÉ CARLOS N. EPIPHANIO Instituto Nacional de Pesquisas Espacias INPE Av. dos Astronautas, 1758 12201-970 São José dos Campos, SP Brasil e-mail: [email protected]
IMAGENS DE SATÉLITE PROF. MAURO NORMANDO M. BARROS FILHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS HUMANOS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL IMAGENS DE SATÉLITE PROF. MAURO NORMANDO M. BARROS FILHO Sumário 1. Conceitos básicos
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Mestrado Profissionalizante 2015 Karla Donato Fook [email protected] IFMA / DAI Motivação Alguns princípios físicos dão suporte ao Sensoriamento Remoto...
PRODUÇÃO CARTOGRÁFICA UD 4 ATUALIZAÇÃO
UD 4 ATUALIZAÇÃO Quando se chega à decisão pela elaboração de um documento cartográfico, seja uma carta, um mapa ou um atlas, é porque a obra ainda não existe, ou existe e se encontra esgotada ou desatualizada
PRINCÍPIOS FÍSICOS DO SENSORIAMENTO REMOTO. Peterson Ricardo Fiorio
PRINCÍPIOS FÍSICOS DO SENSORIAMENTO REMOTO Peterson Ricardo Fiorio Definição: Sensoriamento Remoto É a ciência ou a arte de se obterem informações sobre um objeto, área ou fenômeno, através de dados coletados
Geração de mapas de altitude por sensoriamento remoto. Imagens do Óptico Imagens InSAR
Geração de mapas de altitude por sensoriamento remoto Imagens do Óptico Imagens InSAR Geração de MNT Num passado não muito distante: Digitalizava-se as curvas de nível para então gerar imagem sintética
TUTORIAL. Satélite DEIMOS-2: Alta Resolução para projetos de Sensoriamento Remoto DEIMOS-2.
TUTORIAL Alta Resolução para projetos de Sensoriamento Remoto DEIMOS-2 www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras,
Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica
Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Radiação térmica Propriedades básicas da radiação Transferência de calor por radiação entre duas superfícies paralelas infinitas Radiação térmica
Fundamentos do. Sensoriamento Remoto. Metodologias de Aplicação. Mauricio A. Moreira -INPEe
Fundamentos do Sensoriamento Remoto Mauricio A. Moreira [email protected] -INPEe Metodologias de Aplicação Que importância tem o Sensoriamento Remoto nos dias atuais? * A Terra é um planeta finito e
