Orientações para Eventos
|
|
|
- Ester Veiga Amaro
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Orientações para Eventos Versão 1.0 Agosto/2017
2 1 INTRODUÇÃO O Manual de Eventos da Escola de Engenharia de Lorena foi elaborado pela Assistência Técnica de Pesquisa e Extensão ATPE, com o intuito de auxiliar os responsáveis pelo planejamento e organização de eventos da EEL-USP, sejam internos ou externos, desde sua ideia inicial até a elaboração do relatório final do evento. Neste manual é possível encontrar informações referentes a recursos de infraestrutura e equipamentos existentes no campus. Também são definidas as responsabilidades na execução e são feitas recomendações essenciais à organização dos eventos. Dúvidas podem ser encaminhadas para o da Assistência Técnica de Pesquisa e Extensão: [email protected]. Este Manual foi baseado no MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
3 2 APROVAÇÃO DO EVENTO Conforme o Ofício Circular 07/2016-Diretoria, o coordenador / responsável pelo evento deverá seguir os seguintes trâmites para oficializar e aprovar a realização do evento: I. abertura de processo próprio, para o controle do evento solicitado; II. aprovação no Conselho de Departamento ou Órgãos Colegiados, respectivos; e III. aprovação da CCEx da EEL, quando os eventos tratarem de cultura e extensão (outros eventos deverão ser informados à CCEx para controle). O processo deve conter, pelo menos, as seguintes informações: Tipo do evento; Justificativa; Objetivos; Público alvo; Data, horário e local; Número de participantes; Previsão de recursos materiais e financeiros, indicando a fonte. Após a aprovação, o processo retorna ao coordenador para execução. OBS 1: Recomenda-se que o prazo para encaminhamento do processo após aprovação no Conselho de Departamento seja de pelo menos 60 dias de antecedência, para que seja possível a tramitação em todas as instâncias necessárias. Eventos com datas coincidentes serão analisados pela CCEx e Diretoria para aprovação. O calendário com os eventos agendados para a consulta das datas disponíveis será disponibilizado na página da CCEx: OBS 2: Apoio financeiro aos eventos deverá ser solicitado junto aos órgãos pertinentes na USP, por colegiados competentes na EEL e em agências financiadoras.
4 3 ORIENTAÇÕES À COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora deve estar atenta às providências necessárias para a realização do evento: Reservar (com antecedência) o local do evento (auditórios, salas, etc) VIDE ÍTEM 6.1; Verificar a disponibilidade de infraestrutura (móveis, mesas, cadeiras, bebedouros, freezers, sistema de som, etc) e solicitar aos setores responsáveis; Solicitar (com antecedência) o veículo para o transporte do mobiliário e outros itens necessários para o local do evento, bem como para o transporte de palestrantes externos* VIDE ÍTEM 6.2; Solicitar (com antecedência) equipe de apoio técnico (manutenção), para efetuar o transporte do mobiliário e outros itens necessários para o local do evento, bem como a organização dos mesmos no local; e serviços de parte elétrica, mecânica e hidráulica VIDE ÍTEM 6.3; Solicitar (com antecedência) limpeza do local para o dia do evento VIDE ÍTEM 6.3; Solicitar (com antecedência) equipe de apoio técnico para instalação de equipamentos de informática, datashow, redes de internet e outros serviços pertinentes ao Centro de Informática VIDE ÍTEM 6.4; Solicitar (com antecedência) ao setor de compras do Departamento, ou quando não for possível, ao setor de compras da EEL, cotações de coffee breaks e/ou outros itens necessários para a realização do evento. Informar ao setor de Imprensa da EEL para realização da divulgação e a cobertura do evento. * Condicionado à disponibilidade de veículo e a aprovação do setor de Transportes (vide portaria n 15/2017-EEL). OBS: Os funcionários das Comissões que compõem a Assistência Técnica de Pesquisa e Extensão Comissão de Pesquisa (CPq), Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e Comissão de Relações Internacionais (CRInt) são responsáveis somente por eventos das suas Pró-Reitorias (Pesquisa, Cultura e Extensão e AUCANI).
5 4 ORGANIZAÇÃO DO EVENTO 4.1 PRÉ-EVENTO Reservar o local do evento e verificar se o mesmo comporta o número de participantes pretendido; Elaborar o cronograma de atividades; Fazer previsão de custos; Verificar a possibilidade de patrocínios ou utilização de verbas de agências de fomento para realização de coffee breaks e/ou outras despesas relativas ao evento; Providenciar a divulgação do evento junto ao setor de Imprensa da EEL; Verificar a disponibilidade de materiais e a infraestrutura necessária para realização do evento, como mesas, cadeiras, móveis, sistema de som, toalhas, copos, etc., e solicitar a sua reserva; Solicitar com antecedência via Sistemas EEL, veículos para transporte de materiais e/ou para transporte de palestrantes/visitantes externos*, equipe de apoio técnico para serviços de transporte de materias, serviços de manutenção (elétrica, mecânica e hidráulica), serviços de limpeza e serviços de informática; Solicitar com antecedência ao setor de Compras do Departamento ou ao setor de Compras da EEL, cotações para coffee breaks, e/ou outros itens necessários para o evento (quando forem utilizados recursos USP). * Condicionado à disponibilidade de veículo e a aprovação do setor de Transportes (vide portaria n 15/2017-EEL). OBS: Com a aproximação do evento, verificar junto aos setores responsáveis se todas as reservas/solicitações feitas via sistema estão confirmadas. Acertar também os detalhes junto aos responsáveis pela execução.
6 4.2 NO DIA DO EVENTO Verificar a limpeza do local; Organizar o espaço físico; Verificar e testar equipamentos e materiais; Elaborar listas de presença/inscrições; Organizar o coffee break; Providenciar a recepção de convidados e a assinatura na lista de presença. 4.3 PÓS-EVENTO Liberação do local do evento, entregando-o nas condições encontradas, informando os responsáveis caso ocorram problemas que necessitem reparos; Devolução da infraestrutura e materiais utilizados no evento; Emissão de Certificados de participação; Disponibilizar no site da CCEx, conteúdo do evento (resumo do evento, fotos, etc). Relatório final para o fechamento do processo junto ao departamento (eventos de cultura e extensão deverão ter seus relatórios aprovados pela CCEx).
7 5 FLUXOGRAMA DE EVENTOS * Aprovação da CCEx da EEL, quando os eventos tratarem de cultura e extensão. ** Em alguns casos, poderão ocorrer dois eventos na mesma data (os casos serão analisados).
8 6 SOLICITAÇÕES VIA SISTEMAS EEL-USP Acesse a página dos Sistemas EEL-USP ( e faça o login com o seu nome de usuário e senha. 6.1 RESERVA DE AUDITÓRIOS Área 1 Auditório da Biblioteca No menu BIBLIOTECA, acesse Reserva de Auditório.
9 Clique no botão Reserva.
10 Preencha os campos do formulário e selecione a data a ser reservada. Marque os horários e clique no botão Reservar. Será enviado um pedido de confirmação da reserva ao do solicitante.
11 abaixo: Após a confirmação, o status da reserva será alterado, conforme a tabela Auditório Principal, Auditório do Polo Computacional e salas de aula (exceto sala 207). A reserva deve ser feita na Secretaria da ATAc (). A reserva das salas de aula do prédio do COTEL devem ser feitas no período da manhã e tarde na Secretaria do COTEL e no período da noite na Secretaria da ATAc (). Sala 207 A reserva deve ser feita na Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e/ou na Secretaria da pós-graduação do Departamento de Engenharia Química (PPGEQ). Auditório A11 (Principal), Auditório A15, Auditório A22 (mini auditório) e salas de aula A reserva deve ser feita na Secretaria de Graduação e/ou Pós-Graduação da ATAc na.
12 6.2 SOLICITAÇÃO DE VEÍCULO No menu PREFEITURA, acesse Solicitação de Veículo.
13 Preencha o formulário de solicitação e clique no botão salvar A solicitação deverá ser aprovada pela chefia imediata e pelo Setor de Transportes. Atentar para a portaria n 15/2017-EEL.
14 6.3 SOLICITAÇÃO DE APOIO TÉCNICO (MANUTENÇÃO) E SERVIÇOS DE LIMPEZA No menu PREFEITURA, acesse Solicitação de serviço. A solicitação deverá ser aprovada pela chefia imediata.
15 6.4 SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMÁTICA No menu CENTRO DE INFORMÁTICA, acesse Solicitação de serviços.
16 Preencha o formulário de solicitação e clique no botão Enviar dados.
PORTARIA ICT/DTA nº 014, de 12 de abril de 2013.
PORTARIA ICT/DTA nº 014, de 12 de abril de 2013. Dispõe sobre as Normas para Proposta de realização de Projeto de Eventos e, Normas para utilização do Anfiteatro Paulo Milton Barbosa Landim (Anf. I), do
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre regulamentação de normas e procedimentos para realização de eventos acadêmicos e administrativos, cerimonial e protocolo
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ordem de Serviço SEaD Nº 01/2018 Dispõe sobre os procedimentos e as responsabilidades
Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa
Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA VEGETAL LABORATÓRIO DE ANATOMIA VEGETAL
Normas do para o envio de proposta de AGENDAMENTO DOS EQUIPAMENTOS PELO SAEM SISTEMA DE ALOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS. Só é permitido solicitar agendamento de 4 horas semanais por projeto em cada
MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários
MANUAL EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIFENAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários 2016 1 SETOR DE EXTENSÃO 1.1 Educação Continuada 1.2 Projetos de Extensão 1.3 Apoio às Atividades Acadêmicas 1.4 Integração
Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa
Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2017 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do
MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPARTAMENTOS ENSINO IQ/CAr VERSÃO 3.1
MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPARTAMENTOS DE ENSINO IQ/CAr VERSÃO 3.1 Sumário Apresentação... 3 1. Cronograma para elaboração da Programação do Ano Letivo... 4 2. Orientações Gerais... 5 3. Acesso ao Sistema
REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE
ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e
Sistema de Requisição Espaço e serviço de audiovisual
1. Objetivo Sistema de Requisição Espaço e serviço de audiovisual 2. Publico Alvo Na FEA existe grande demanda para utilização de espaços para a execução de eventos, pensando nisso a STI desenvolveu um
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA SISGEC SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E EMISSÃO DE CERTIFICADOS MANUAL DO USUÁRIO Sumário Sobre o SISGEC... 3 Cadastro... 4 Recuperação
Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos
EDITAL FOPESQ 2012 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF
EDITAL FOPESQ 2012 PROGRAMA DE FOMENTO À PESQUISA NA UFF O Edital do Programa de Fomento à Pesquisa, FOPESQ, tem como principal meta auxiliar as atividades de pesquisa desenvolvidas na UFF por seus pesquisadores
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO DO PROAP
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O USO DO PROAP PASSAGENS AÉREAS, DIÁRIAS E AUXÍLIO FINANCEIRO Destinado às Coordenações e Secretarias dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmicos da UFPE Elaboração:
Processo. Programa de Acreditação AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue
Programa de AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue Fazer download dos formulários no portal da ABHH www.abhh.org.br 1. Solicitação da Organização para iniciar o processo Organização
ROTEIRO PARA ASSESORIA DE EVENTOS EEFERP
ROTEIRO PARA ASSESORIA DE EVENTOS EEFERP Anexo I da Deliberação EEFERP/USP Nº 14, de 23/12/2015 (fl. 1) ÁREAS AÇÕES RESPONSÁVEIS Coordenador e Equipe Nome, email, telefone - Coordenador do Evento Definir
CQP. Código: Formulário - Eventos -01 Pág.: 1/3 ORGANIZAÇÃO DE EVENTO SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO
Fomulário Procedimento: Realização de eventos Área: Acadêmica CQP Código: Formulário - Eventos -01 Pág.: 1/3 Setor: Elaborado por: Marilia Finazzi de Andrade Elaborado em: 19/02/2013 Revisado por: Letícia
Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES)
Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES) Visando otimizar o processo de solicitação de acessos a programas do Portal Condor, bem como, efetuaremos
Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017
Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 SUMÁRIO Introdução: O que é o Pesquisa Atende? Selecione seu Perfil de Acesso: Docente Comissão de Pesquisa Remetente Externo Outras Instâncias de Aprovação (Presidente
Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este
Empréstimo Entre Bibliotecas - EEB: solicitação online
Empréstimo Entre Bibliotecas - EEB: solicitação online 1. Acessar o catálogo online da Unesp, o Athena. 2. Clicar na primeira guia do menu superior, localizada à sua esquerda, denominada Identificação.
EDITAL 01/ PROEPE - Semana Universitária UNIFIMES 2017 TEMA: A Matemática está em Tudo
EDITAL 01/2017 - PROEPE - Semana Universitária UNIFIMES 2017 TEMA: A Matemática está em Tudo A Pró-Reitora de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES torna pública
MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E SECRETARIA ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO - Ajuste de matrícula (acréscimo de disciplina com a Coordenação conforme calendário da UFG) Aluno solicita pelo
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 MEC/SESu
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 MEC/SESu SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Contratação de Serviços de Terceiros, Pessoa Física ou Jurídica... 3 3. Compra de Material de Consumo ou Permanente...
Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça
2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA COORDENADORIA DE CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA COORDENADORIA DE CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA FORMULÁRIO PARA CADASTRAMENTO DE CURSOS DE EXTENSÃO TUTORIAL Versão 01-15
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE REQUISIÇÃO DE MATERIAIS DO ALMOXARIFADO
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE REQUISIÇÃO DE MATERIAIS DO ALMOXARIFADO Para solicitar materiais ao Almoxarifado do Instituto, primeiramente, é necessário elaborar e autorizar a Requisição
Manual de Utilização - FacGTO
Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,
WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE
WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA 2011 MANUAL CORPORATE Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 FLUXO AUTORIZATIVO... 4 PERMISSÕES... 4 CADASTROS... 5 GRUPOS DE CLIENTES... 6 Portal... 6 NOVO CLIENTE... 6 Portal... 6 UNIDADES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)
EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Este edital dispõe sobre as normas para solicitação, concessão e utilização de auxílio financeiro para participação em eventos extracurriculares,
Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada
Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar
Versão 1.0
Versão 1.0 http://digifred.com.br/ Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Primeiro Acesso...4 3. Cadastro de Usuário...5 4. Funções do SIC...6
Auxílio Financeiro a Estudante com Recurso CAPES-PROAP
Auxílio Financeiro a Estudante com Recurso CAPES-PROAP O programa de Pós-Graduação em Engenharia - PPGEM-CP - proverá auxílio financeiro aos estudantes do curso, com recurso CAPES-PROAP ano base 2018.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS Programa de Desenvolvimento de Negócios Fundação Parque Tecnológico Itaipu - BR ESTRUTURA 1. Apresentação 2. Estrutura do manual I. Sistema de acesso ao PTI II. Relacionamento
PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC
PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a
SISTEMA PATRIMÔNIO WEB
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais
Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça
2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI
REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS AUDITÓRIOS DO CT
REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS AUDITÓRIOS DO CT O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM possui três auditórios: Auditório Pércio Reis, com capacidade para 120 pessoas,
TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR
TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci
3. ITENS FINANCIÁVEIS
EDITAL N 019/2016 PROEX SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA UNESP DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS, SUBPROGRAMA DE AÇÕES ARTÍSTICAS Seleção de propostas de
Sistema de Solicitação de Sala
Infraestrutura de salas de aula e auditórios da Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZESP Manual do Usuário Sistema de Solicitação de Sala Atualizado em 1 de junho de 2017 Versão 1.0 Sistema de
MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF
e-garantia MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF Cardif Information Technology Latin America Country: Brasil Versão Ref.: V.2.0 1. INDICE 1. ÍNDICE... 1 2. INTRODUÇÃO AO E-GARANTIA... 3 3. GLOSSÁRIO...
Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente
Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3
O que é o site de Contas a Pagar de Comissões?
Guia de Procedimento O que é o site de Contas a Pagar de Comissões? O site de Contas a Pagar de Comissões é uma ferramenta destinada às agências de viagem. Inicialmente, será utilizado para a área financeira
Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que, referente a:
Of. Circ.SPG07/2014FOB/USP Bauru, 26 de maio de 2014. Ref.: Procedimentos para defesa de dissertação e tese Senhores Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e Responsáveis de Área, Informamos que,
Guia prático Portal de Compras
Guia prático Portal de Compras Sumário 1. O que é o Portal de Compras?... 3 1.1 Principais Funcionalidades... 3 2. Acessando o Portal de Compras... 3 2.1 Link de Acesso... 3 2.2 Login e Senha... 3 2.3
