Cronologia da Guerra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronologia da Guerra"

Transcrição

1 Cronologia da Guerra Principais eventos que marcaram a Segunda Guerra Mundial Exército alemão derrubando a fronteira da Polônia em 1º de setembro de SETEMBRO 18: O Japão invadiu a região da Manchúria, na China OUTUBRO 2: A Itália invadiu a Etiópia MAIO A Itália anexou a Etiópia. - OUTUBRO:

2 25: Alemanha e Itália assinaram um tratado de cooperação. - NOVEMBRO 1: Foi anunciado, publicamente, o Eixo Roma-Berlim. 25: A Alemanha e o Japão assinaram o Pacto Anti-Comintern, isto é, Anti-Internacional Comunista, direcionado contra a União Soviética e o movimento comunista internacional JULHO 7: O Japão invadiu a China depois que extremistas militares japoneses usaram uma troca de tiros entre soldados japoneses e chineses como pretexto para iniciar a guerra entre os dois países MARÇO 11 a 13: A Alemanha anexou a Áustria. - SETEMBRO 29: A Alemanha, a Itália, a Grã-Bretanha e a França assinaram o Acordo de Munique, o qual forçava a República Tchecoslovaca a ceder à Alemanha a região dos Sudetos, incluindo as importantes posições estratégicas de defesa militar daquele país MARÇO 14 e 15: Sob pressão alemã, os eslovacos declararam sua independência e formaram a República da Eslováquia. Os alemães ocuparam as províncias remanescentes da Tchecoslováquia, violando, assim, o acordo de Munique e formando o Protetorado da Boêmia e Morávia. 31: A França e a Grã-Bretanha asseguraram a integridade das fronteiras do Estado polonês. - ABRIL 7 a 15: A Itália invadiu e anexou a Albânia.

3 - AGOSTO 23: Hitler e Stalin assinaram um pacto de não-agressão. A Alemanha e a União Soviética se comprometeram a não atacar uma à outra e a se manter neutras caso uma delas fosse atacada por uma terceira potência. - SETEMBRO 1: A Alemanha inicia a invasão à Polônia às 4h45min. O Reino Unido e a França ordenaram a retirada imediata da Alemanha. 2: Foram realizados os primeiros conselhos políticos e diplomáticos da Segunda Guerra Mundial pelos responsáveis pelo ataque à Polônia. O Brasil, a Espanha e a Irlanda declararam neutralidade. 3: O Reino Unido, a Austrália, a Nova Zelândia e a França declararam guerra à Alemanha. A Segunda Batalha do Atlântico teve início com a Marinha Alemã entrando em ação. A Bélgica, a Espanha, os Países Baixos e a Iugoslávia declararam neutralidade. 4: Iniciaram-se as operações aliadas no ar da Europa com o ataque da Real Força Aérea em alvos navais alemães. O Japão declarou neutralidade e o Nepal declarou guerra à Alemanha. 5: Os Estados Unidos declararam neutralidade. 6: A África do Sul declarou guerra à Alemanha e o Egito rompeu as relações diplomáticas com a mesma. 7: Patrulhas francesas entraram na Alemanha numa região próxima a Saarbrücken. 10: O Canadá declarou guerra à Alemanha. 11: O Iraque rompeu as relações diplomáticas com a Alemanha. 17: A União Soviética declarou guerra à Polônia e iniciou uma invasão do país a Leste, ocupando o território da linha Curzon, como Białystok e leste da Galícia (Europa Central). 18: Tropas alemãs cercaram Varsóvia. 22: Ameaçada a oeste pelos alemães e a leste pelos soviéticos, a cidade de Lviv se rendeu. 27 e 28: Hitler cercou e iniciou bombardeios intensivos a Varsóvia. 28: Varsóvia se rendeu aos alemães. O ministro de Relações Exteriores alemão, Joachim von Ribbentrop, e o diplomata soviético, Vyacheslav Mikhailovich Molotov, reuniram-se em Brest- Litovsk para decidir a partilha da Polônia, conhecida como Pacto Ribbentrop-Molotov. Estônia e União Soviética assinaram um Pacto de Assistência Mutual. - OUTUBRO 3: Foi assinada a Declaração do Panamá, que determinava que uma faixa de até mil milhas náuticas da costa dos estados americanos seria considerada uma área livre de beligerância e atestava que as marinhas dos estados americanos poderiam proteger comboios de navios comerciais navegando na Zona de Segurança. 5: A União Soviética e a Finlândia iniciaram conversações sobre ajustes na fronteira dos dois países. A Letônia assinou um Pacto de Assistência Mutual com a União Soviética, em Moscou. 6: Foi encerrada a resistência polonesa na Campanha do Setembro Polonês e o Exército Polonês se rendeu. A Finlândia começou uma mobilização armada. Adolf Hitler falou no Reichstag, declarando um desejo de uma conferência entre Reino Unido e França para restabelecer a paz. 8: A Polônia foi anexada pela Alemanha.

4 9: Hitler ordenou a preparação para a invasão da Bélgica, da França, do Luxemburgo e dos Países Baixos. 10: A marinha alemã sugeriu a ocupação da Noruega para Hitler. A Lituânia assinou um Pacto de Assistência Mutual com a União Soviética, em Moscou. 12: Os primeiros judeus foram deportados pelo Deutsches Reich para a Polônia. Duas semanas mais tarde, a Schutzstaffel (SS) obrigou os judeus a portar, de forma visível, a estrela de Davi, símbolo do judaísmo. 19: Porções da Polônia foram formalmente introduzidas pela Alemanha. O primeiro gueto judeu foi estabelecido em Lublin, na Polônia. - NOVEMBRO 4: Foram decretados nos Estados Unidos os Atos de Neutralidade. Provisões de dinheiro e carregamento foram enviados às tropas britânicas e francesas. 8: Uma tentativa de assassinato a Adolf Hitler por meio de bombas falhou na cervejaria Bürger-Braükeller, em Munique. No Incidente Venlo, dois agentes secretos britânicos foram capturados pelos alemães. A Alemanha indicou Hans Frank como Governante Geral da Polônia e iniciou a aceleração dos projetos antijudeus. 17: O Comitê Nacional da Tchecoslováquia foi organizado em Paris. 30: Tropas soviéticas invadiram a Finlândia, iniciando a Guerra de Inverno. A aviação soviética bombardeou Helsinque. - DEZEMBRO 7: A Itália declarou neutralidade. 14: A União Soviética foi expulsa da Liga das Nações por ter atacado a Finlândia. 18: As primeiras tropas canadenses chegaram à Europa. 27: As primeiras tropas indianas chegaram à França. 28: Começou o programa de racionamento de carne na Grã-Bretanha JANEIRO 4: Hermann Göring, líder do Partido Nazi, ordenou o aumento das indústrias de guerra alemãs. 8: Iniciou-se um racionamento de bacon, manteiga, e açúcar no Reino Unido. O Reino Unido, a França e a Turquia assinaram o acordo comercial e financial. 11: Começou um racionamento de carne na França. 18: Dinamarca, Suécia e Noruega declararam neutralidade. 25: Os nazistas estabeleceram um gueto judeu em Lodz, na Polônia. - FEVEREIRO 1: O Parlamento japonês anunciou um gasto recorde com mais da metade do orçamento sendo gasto em projetos militares.

5 5: Grã-Bretanha e França decidiram intervir no fecho do comércio de minério de ferro na Noruega em antecipação da esperada ocupação alemã e necessidade de abrir uma rota de assistência para a Finlândia. A operação foi programada para começar em 20 de março. 14: O governo britânico convocou voluntários para lutarem na Finlândia. 15: O exército soviético capturou a região de Summa na Finlândia, quebrando completamente a Linha Mannerheim, uma linha defensiva finlandesa estabelecida na fronteira com a União Soviética. 17: Erich von Manstein presenteou Hitler com os seus planos de invasão da França pela floresta das Ardenas. 21: Começaram os trabalhos de construção do campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia. - MARÇO 1: Hitler ordenou a Operação Weserübung, que consistia na invasão da Noruega e da Dinamarca. 3: Os soviéticos atacaram Viipuri, a segunda maior cidade da Finlândia. 5: A Finlândia negociou com a União Soviética os termos de um acordo para o fim da guerra. 12: Finlândia e União Soviética assinaram um tratado de paz. 13: Terminou, oficialmente, a Guerra de Inverno. 18: Benito Mussolini concordou com Hitler que a entrada da Itália na guerra seria em um momento oportuno. 27: Heinrich Himmler, chefe da SS, ordenou a construção do campo de concentração de Auschwitz. 28: O Reino Unido e a França acordaram formalmente que não buscariam a paz com a Alemanha. 30: O Japão estabeleceu um regime fantoche em Nanquim sob o comando de Wang Jingwei. - ABRIL 5: Chamberlain assinou a rendição francesa com Hitler no vagão de um trem. Foi um ato de vingança, pois era o mesmo vagão onde fora assinado a rendição da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. 8: Os Aliados começaram a agir em águas norueguesas. A Noruega declarou guerra à Alemanha. 9: Tropas alemãs invadiram a Dinamarca e a Noruega, iniciando a Operação Weserübung. A Dinamarca rendeu-se. 12: Tropas britânicas ocuparam as Ilhas Feroé. 14: Tropas britânicas e francesas desembarcaram na Noruega. 30: Tropas britânicas e francesas começaram a ser evacuadas da Noruega. - MAIO 5: O governo norueguês se exilou em Londres. 10: A Alemanha invadiu a Bélgica, a França, o Luxemburgo e os Países Baixos. As cidades Chilham e Petham, em Kent, no sul da Inglaterra, foram bombardeadas pela Alemanha. O Reino Unido invadiu a Islândia. A Alemanha iniciou a ofensiva ocidental. A Bélgica declarou estado de emergência.

6 11: Luxemburgo foi ocupado pela Alemanha. 13: O governo neerlandês no exílio foi estabelecido em Londres. 14: Roterdão foi severamente bombardeada pela Luftwaffe. 15: Os Países Baixos se renderam à Alemanha. 19: Tropas alemãs ocuparam Amiens, na França. 20: O campo de concentração de Auschwitz foi aberto na Polônia. 28: A Bélgica se rendeu à Alemanha. Os alemães evacuam Narvik. - JUNHO 3: Último dia da Operação Dínamo com a evacuação das tropas britânicas, francesas e belgas. Os alemães bombardearam Paris. 10: A Itália declarou guerra à França e ao Reino Unido. A Noruega rendeu-se à Alemanha. O Canadá declarou guerra à Itália. A Itália rompeu relações diplomáticas com a Polônia. A Bélgica rompeu relações diplomáticas com a Itália. 11: Governo francês recuou para a cidade de Tours. Os aviões britânicos bombardearam as cidades italianas de Gênova e Torino. A França, o Reino Unido, a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia e a África do Sul declararam guerra à Itália. 12: As tropas britânicas e francesas se renderam em St. Valery-en-Caux, na França. 14: Paris foi ocupada pelas tropas alemãs e o Governo francês recuou novamente, agora para Bordéus. 18: O general Charles de Gaulle formou o Comité Français de la Libération Nationale (Comitê Francês da Libertação Nacional), um governo francês no exílio. A Estônia, a Letônia e a Lituânia foram ocupadas pela União Soviética. 19: Tropas alemãs ocuparam Lyon, na França. 22: Foi assinado um armistício Franco-Germânico em Compiègne, na França. As negociações foram iniciadas no dia anterior. 24: A França de Vichy, governo fantoche de influência nazista, assinou um armistício com a Itália. 25: A França rendeu-se oficialmente à Alemanha. 28: O General Charles de Gaulle foi reconhecido pelo Reino Unido como o líder da França Livre. 30: Forças alemãs invadiram as Ilhas do Canal. - JULHO 1: O governo francês foi movido para Vichy. 2: Hitler ordenou a preparação de planos para a invasão do Reino Unido, com o nome código de Operação Leão Marinho. 4: Um navio francês na Argélia foi destruído pela Marinha Real Britânica. Em protesto ao ataque, o governo francês de Vichy rompeu relações diplomáticas com o Reino Unido. 5: A Romênia aliou-se ao Eixo. A França de Vichy rompeu as relações diplomáticas com a Alemanha. 10: Começaram a Batalha da Inglaterra e os bombardeios intensos da Luftwaffe sobre a Inglaterra. 21: O governo checoslovaco se estabeleceu no exílio em Londres. 25: O governo britânico ordenou a evacuação de todas as crianças e mulheres da cidade de Gibraltar, enclave britânico na Península Ibérica.

7 - AGOSTO 3: A Lituânia foi anexada pela União Soviética. 4: Forças italianas, comandadas pelo General Guglielmo Nasi, invadiram e ocuparam a Somalilândia Britânica. 5: A Letônia foi anexada pela União Soviética. 6: A Estônia foi anexada pela União Soviética. 8: Os alemães iniciaram ataques a Londres. 15: A Luftwaffe intensificou os ataques sobre Inglaterra. 17: Hitler declarou um bloqueio às Ilhas Britânicas. 19: Os italianos tomaram Berbera, a capital da Somalilândia Britânica. 25: Foi realizado o primeiro ataque aéreo britânico em Berlim. 30: A Alemanha e a Itália arbitraram a divisão da disputada província da Transilvânia entre a Romênia e a Hungria. - SETEMBRO 3: Operação Leão Marinho foi adiada para 21 de Setembro. 6: A perda do norte da Transilvânia forçou o rei Carlos, da Romênia, a abdicar em favor de seu filho, Miguel, devido ao controle do governo pelo general nazista, Ion Antonescu. 7: Começaram as blitzkriegs contra a cidade de Londres. 10: A Operação Leão Marinho foi novamente adiada, mas agora para 24 de Setembro. 13: Tropas italianas cruzaram a fronteira do Egito. 14: A Operação Leão Marinho foi adiada, mais uma vez, agora para o dia 27 de Setembro, o último dia do mês com possibilidade para uma suposta invasão. 17: Hitler propôs a Operação Leão Marinho para uma data futura. 22: Foi assinado o acordo franco-japonês para desembarque na Indochina. 24: A força aérea da França de Vichy bombardeou Gibraltar. 25: Os Estados Unidos limitaram a entrega de petróleo ao Japão. 27: A Alemanha, a Itália e o Japão assinaram o Pacto Tripartite em Berlim. - OUTUBRO 7: A Alemanha invadiu a Romênia. 12: A Alemanha decidiu que qualquer invasão ao Reino Unido aconteceria somente depois da Primavera de : As forças italianas invadiram a Grécia cruzando a Albânia. 31: Foi encerrada a Batalha da Inglaterra. - NOVEMBRO 5: A Polônia rompeu relações diplomáticas com a Romênia. 13: A Polônia rompeu relações diplomáticas com a Itália. 14: O Exército grego repeliu os italianos de volta à Albânia. 20: A Hungria assinou o Pacto Tripartite. 23: A Romênia assinou o Pacto Tripartite. A Bélgica declarou guerra à Itália. 24: A Eslováquia assinou o Pacto Tripartite.

8 - DEZEMBRO 8: Francisco Franco criou leis para a entrada da Espanha na guerra. 9: As forças britânicas iniciaram uma ofensiva no oeste africano contra as forças italianas no Norte da África. 11: A Grécia invadiu a Albânia. 17: Os britânicos retomaram a cidade de Sollum, no Egito. 18: Foram confirmados os planos para a Operação Barbarossa, que consistia em uma invasão alemã na União Soviética. 28: A Itália pediu assistência alemã contra as forças gregas na Albânia JANEIRO 5: Tropas australianas tomaram a cidade de Bardia, na Líbia. 10: O Lend-Lease (empréstimo dos Estados Unidos dado aos Aliados europeus) foi aprovado pelo Congresso americano. A cidade albanesa de Keleyer foi tomada pelo exército grego. 12: Tropas britânicas, australianas e neo-zelandesas tomaram a cidade de Tobruk, na Líbia. 19: Tropas britânicas atacaram a Etiópia e a Eritreia. 23: Charles Lindbergh, aviador estadunidense, discursou no Congresso americano e recomendou um pacto de neutralidade entre os Estados Unidos e a Alemanha. 26: Iniciou-se a ofensiva britânica na Somália inglesa e italiana. 30: Os australianos tomaram Derna, Líbia dos italianos. - FEVEREIRO 6: Tropas britânicas e australianas tomaram a cidade de Benghazi, na Líbia. 10: O Reino Unido rompeu relações diplomáticas com a Romênia. 11: As forças britânicas entraram na Somália Italiana. 12: O General alemão, Erwin Rommel, comandante do Afrika Korps, chegou a Trípoli, capital da Líbia, para ajudar as tropas italianas enfraquecidas. 17: A Turquia e a Bulgária assinaram um pacto de não-agressão. 19: Teve início as três noites de Blitz sobre a cidade de Swansea, no sul do País de Gales. 25: A cidade de Mogadíscio, na Somália Italiana foi tomada pelas forças britânicas. - MARÇO 1: A Bulgária assinou o Pacto Tripartite. 2: Tropas alemãs entraram na Bulgária. 4: Os Estados Unidos congelaram os bens búlgaros. 6: O Reino Unido rompeu relações diplomáticas com a Bulgária. 11: O presidente americano, Franklin Delano Roosevelt, assinou o Lend Lease Act (Lei de Empréstimos e Arrendamentos) para o Reino Unido, a União Soviética, a China e outras

9 nações que queriam emprestados equipamentos militares e pagar após a guerra, se estes fossem destruídos ou não fossem devolvidos. 12: A Tailândia e a Indochina assinaram um tratado de paz. 13: Os Estados Unidos congelaram os bens húngaros. 25: A Iugoslávia assinou o Pacto Tripartite, aderindo ao Eixo. 27: O espião japonês, Takeo Yoshikawa, chegou em Honolulu, no Havaí, e começou estudar um suposto ataque japonês contra Pearl Harbor. Foi assinado o acordo da base naval-aérea do Reino Unido e dos Estados Unidos. 30: A Afrika Korps iniciou uma ofensiva no Norte da África. 31: Tropas alemãs do Afrika Korps começaram uma ofensiva a partir da Argélia. - ABRIL 6: Forças alemãs, húngaras e italianas invadiram a Iugoslávia e a Grécia. O Exército Italiano rendeu-se na Etiópia. A Alemanha declarou guerra à Iugoslávia. 7: O Reino Unido rompeu relações diplomáticas com a Hungria. 10: A Groelândia foi ocupada pelo Reino Unido. Os líderes do movimento Ustasa proclamaram o Estado Independente da Croácia, que foi reconhecido de imediato pela Alemanha e Itália. 12: Belgrado rendeu-se. 13: O Japão e a União Soviética assinaram o Pacto de Neutralidade. 15: A Bulgária rompeu relações diplomáticas com a Iugoslávia. 17: O exército da Iugoslávia rendeu-se à Alemanha. Em Londres, formou-se o governo exilado. 22: Tropas norte-americanas desembarcaram nas Filipinas. 23: O governo grego foi evacuado para Creta. A Grécia rompeu relações diplomáticas com a Bulgária. 27: Atenas foi ocupada por tropas alemãs. A Grécia rendeu-se. 30: As forças britânicas deixaram a Grécia. - MAIO 2: Foi iniciada a Guerra Anglo-Iraquiana. 10: A Groenlândia foi ocupada pelos Estados Unidos. 20: Começou a Batalha de Creta com a invasão aérea alemã de Creta. 21: O navio mercante norte-americano, SS Robin Moor, foi afundado pelo submarino alemão U-69, tornando-se o primeiro navio norte-americano a ser afundado por um U-boat. 27: Atenas foi ocupada pelas tropas alemãs. O presidente norte-americano, Franklin D. Roosevelt, declarou o estado de emergência nacional ilimitado. 31: O Iraque e o Reino Unido assinaram um armistício, colocando fim à Guerra Anglo- Iraquiana. - JUNHO 1: Começou o racionamento de roupas no Reino Unido. 14: O presidente norte-americano, Roosevelt, congelou todos os bens alemães e italianos. 15: A Croácia juntou-se ao Eixo. 16: Foi ordenado o fechamento de todos os consulados da Alemanha e da Itália nos Estados Unidos.

10 18: A Turquia e a Alemanha assinaram o Tratado de Não-Agressão. 22: Iniciou-se a Operação Barbarossa, que consistia na invasão da União Soviética pela Alemanha. A Itália e a Romênia declararam guerra à União Soviética. 23: A Hungria e a Eslováquia declararam guerra à União Soviética. 26: A União Soviética bombardeou Helsinque. A Finlândia decretou estado de guerra com a União Soviética. 27: A Dinamarca rompeu relações diplomáticas com a União Soviética. 28: A Albânia declarou guerra à União Soviética. - JULHO 1: As tropas alemãs ocuparam Riga, capital da Letônia. 7: Os Estados Unidos ocuparam a Islândia. 12: A Grã-Bretanha e a União Soviética assinaram um Pacto de Assistência Militar. 13: Montenegro iniciou o primeiro levante popular na Europa contra as potências do Eixo. 14: As tropas britânicas ocuparam a Síria. A França de Vichy assinou o armistício. 26: Os Estados Unidos e o Reino Unido congelaram todos os bens japoneses em seus respectivos territórios. Os Estados Unidos suspenderam relações diplomáticas com o Japão. 28: O Japão ocupou a Indochina Francesa. 31: A Bulgária incorporou parte da Iugoslávia. - AGOSTO 1: Os Estados Unidos anunciaram o embargo de petróleo contra os agressores. 14: Roosvelt e Churchill assinaram a Carta do Atlântico. 16: Reino Unido e União Soviética assinaram um tratado comercial. 25: Tropas britânicas e soviéticas invadiram o Irã. - SETEMBRO 5: A Estônia foi ocupada por tropas alemãs. 9: O Irã aceitou o armistício britânico-soviético. - NOVEMBRO 16: O Iraque rompeu relações diplomáticas com a França de Vichy. 17: O Iraque rompeu relações diplomáticas com o Japão. - DEZEMBRO 6: O Reino Unido declarou guerra à Finlândia, à Hungria e à Romênia. 7: A Aviação e a Marinha Imperial Japonesa lançaram um ataque aéreo à base militar norteamericana de Pearl Harbor, no Havai, no conhecido Ataque a Pearl Harbor. O Japão declarou guerra aos Estados Unidos, ao Reino Unido, ao Canadá, à Austrália, à Nova Zelândia e à África do Sul. 8: Os Estados Unidos, o Reino Unido, os Países Baixos, a Nova Zelândia, a Austrália, a Costa Rica, a República Dominicana, o El Salvador, o Haiti, Honduras, a Nicarágua, o Panamá e a

11 Guatemala declararam guerra ao Japão. O México, a Colômbia, a Bélgica e o Egito romperam relações diplomáticas com o Japão. 9: A China declarou guerra à Alemanha, à Itália e ao Japão. 11: A Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos. 12: A Romênia declarou guerra aos Estados Unidos. A Índia declarou guerra ao Japão. 13: A Hungria declarou guerra aos Estados Unidos e ao Reino Unido. Tropas japonesas ocuparam a ilha de Guam, no arquipélago das Marianas. 20: A Nicarágua rompeu relações diplomáticas com a Bulgária, a Hungria e a Romênia. 23: O México rompeu relações diplomáticas com a Bulgária, a Hungria e a Romênia. 25: Hong Kong rendeu-se ao Japão JANEIRO 1: Vinte e seis países assinaram a Declaração das Nações Unidas, em Washington, nos EUA. 2: Forças japonesas tomaram Manila, nas Filipinas. 7: Terminou a Batalha de Moscou com a contraofensiva soviética e o recuo das forças alemãs para fora de Moscou, representando a primeira derrota alemã na guerra. 11: Os britânicos retomaram Sollum. Os japoneses tomaram Kuala Lumpur. 13: Os soviéticos retomaram Kiev. 19: As Forças japonesas invadiram a Birmânia. 25: O Uruguai rompeu relações diplomáticas com a Alemanha, a Itália e o Japão. A Tailândia declarou guerra aos Estados Unidos e ao Reino Unido. 28: O Brasil e o Paraguai romperam relações diplomáticas com a Alemanha, a Itália e o Japão. - MARÇO 1: Foi iniciada uma ofensiva soviética na Crimeia. 2: A Austrália declarou guerra à Tailândia. A Hungria rompeu relações diplomáticas com o Brasil. 6: A Romênia rompeu relações diplomáticas com o Brasil. 8: Os japoneses entraram em Rangum. - JUNHO 1: O México declarou guerra à Alemanha, à Itália e ao Japão. 5: Os Estados Unidos declararam guerra à Hungria, à Bulgária e à Romênia. 10: Foi iniciada uma contraofensiva alemã em Kharkov. 11: Os Estados Unidos estenderam a política de Lend-Lease à União Soviética. 14: Os britânicos iniciaram uma retirada para o Egito. 18: O Projeto Manhattan foi iniciado. 22: A Alemanha inicia uma ofensiva na Ucrânia. 22: O Afrika Korps cruzou a fronteira egípcia. - AGOSTO

12 8: Oito alemães tentaram bombardear suicidamente a cidade de Nova York. Seis foram executados e os outros dois foram presos. 15: Os cargueiros brasileiros, Baependy e Araraquara, foram afundados nas costas do Brasil pelo submarino alemão U-507, vitimando cerca de 401 pessoas. Outros ataques foram realizados nos dias anteriores e seguintes. 22: O Brasil declarou guerra à Alemanha e à Itália. 23: Foram iniciados os ataques aéreos à cidade de Stalingrado. Stalin ordenou que os soldados não dessem nenhum passo para trás, frase que virou slogan oficial. 30: Luxemburgo foi anexado pela Alemanha. - NOVEMBRO 8: As tropas norte-americanas e britânicas desembarcaram em diversos pontos nas praias da Argélia e do Marrocos, no norte da África sob controle francês. O fracasso das tropas colaboracionistas da França de Vichy em se defender contra a invasão, permitiu que os Aliados se movam rapidamente até a fronteira oeste da Tunísia. 10: A França de Vichy foi ocupada pelos alemães. 24: Tropas alemãs são cercadas em Stalingrado. - DEZEMBRO 1: Começou o racionamento de gasolina e café nos Estados Unidos. 2: O professor Enrico Fermi instalou o primeiro reator nuclear, na Universidade de Chicago. 12: Tropas alemãs tentaram romper o cerco a Stalingrado, mas fracassaram e pediram ajuda. Hitler determinou: Lutem até o último homem! JANEIRO 14: Foi iniciada a Conferência de Casablanca entre o presidente americano, Roosevelt, e o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill. Os líderes decidiram por rendição incondicional. 16: O Iraque declarou guerra à Alemanha, à Itália e ao Japão. 20: O Chile rompeu relações diplomáticas com a Alemanha, a Itália e o Japão. 24: Foi encerrada a Conferência de Casablanca. 25: Friedrich Von Paulus, comandante do 6º Exército, telegrafou a Hitler, expondo a intenção e pedindo autorização para se render na Batalha de Stalingrado. Hitler respondeu negativamente ao pedido. 28: O 8º Exército britânico capturou Trípoli, na Líbia. 30: Hitler promoveu Friedrich Von Paulus a Marechal de Campo, supondo que nesta promoção, Paulus deveria lutar até a morte ou mesmo suicidar, se fosse necessário. 31: O 6º Exército alemão (Von Paulus) se rendeu no cerco em Stalingrado. A ocasião marcou o ponto de virada da guerra na União Soviética. Na Batalha do Mar de Barents, a marinha alemã foi humilhada, e Hitler ordenou a destruição de todos os navios de superfície alemães.

13 - ABRIL 6: As forças dos países do Eixo iniciaram a retirada da Tunísia. 7: As forças alemãs terminaram a retirada da Tunísia. A Bolívia declarou guerra à Alemanha, à Itália e ao Japão. Adolf Hitler e Benito Mussolini se reuniram no Palácio Klessheim. 25: A União Soviética rompeu relações diplomáticas com a Polônia. - MAIO 9: As forças alemãs e italianas na Tunísia renderam-se aos britânicos. 11: As Tropas americanas invadiram a ilha Attu, nas Ilhas Aleutas. 12: O Uruguai rompe as relações diplomáticas com a França. 13: As tropas alemãs, da Afrika Korps, e italianas se renderam aos Aliados no Norte da África. 17: As tropas chinesas renderam-se aos japoneses. 18: O Chile rompeu relações diplomáticas com a Bulgária, a França, a Hungria e a Romênia. - JULHO 10: As Tropas Aliadas desembarcaram na Sicília, iniciando a Operação Husky. 19: Os Aliados bombardearam Roma, capital da Itália. 25: O governo fascista de Mussolini foi derrubado ele foi preso por ordem do rei italiano. 28: Foi anunciado o fim do Fascismo italiano. - SETEMBRO 3: A Itália assinou o armistício com os Aliados. Hitler, ao saber da traição italiana, ordenou a invasão da Itália e o desarmamento do Exército Italiano. 4: A União Soviética declarou guerra à Bulgária. 9: Tropas americanas e britânicas desembarcaram em Salerno, na Itália. O Irã declarou guerra à Alemanha. 10 e 11: Forças paraquedistas alemãs ocuparam Roma. 12: Benito Mussolini foi resgatado pelo grupo de paraquedistas alemães. 23: Mussolini declarou a criação de um Estado fascista no norte da Itália. - OUTUBRO 1: Tropas Aliadas ocuparam Nápoles, na Itália. 13: O novo governo italiano declarou guerra à Alemanha. - NOVEMBRO 6: Forças soviéticas libertaram Kiev. 22: Começou a Primeira Conferência de Cairo entre o presidente americano, Franklin Roosevelt, o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill e o generalíssimo chinês, Tchang Kaï-chek. 26: A Colômbia declarou estado de beligerância com a Alemanha. 26: Terminou a Primeira Conferência de Cairo.

14 28: Foi iniciada a Conferência de Teerã. O presidente americano, Roosevelt, o Primeiro- Minstro britânico, Winston Churchill e o líder soviético, Josef Stalin, se reuniram em Teerã para discutir a estratégia de guerra. - DEZEMBRO 1: Terminou a Conferência de Teerã. 4: Marechal Tito proclamou a criação de um governo provisório da Iugoslávia em exílio. Começou a Segunda Conferência de Cairo entre o presidente americano, Roosevelt, o Primeiro-Ministro britânico, Churchill e o presidente da Turquia, İsmet İnönü. 6: Termina a Segunda Conferência de Cairo JANEIRO 6: Os Exércitos soviéticos avançaram na fronteira polonesa, contrariando a vontade da Inglaterra de ter uma Polônia livre e democrática. 17: A Colômbia assina a Declaração das Nações Unidas. 26: A Argentina rompeu relações diplomáticas com Alemanha e Japão. A Bolívia rompeu relações diplomáticas com a Alemanha, a Itália e o Japão. 27: A Libéria declarou guerra à Alemanha e ao Japão. - FEVEREIRO 3: Francisco Franco reafirmou a neutralidade da Espanha. 4: A Argentina rompeu relações diplomáticas com a Bulgária, a França de Vichy, a Hungria e a Romênia. 16: A União Soviética e a Finlândia assinaram um armistício. 22: A União Soviética bombardeou Estocolmo. - MARÇO 8: Os EUA lançaram um ataque aéreo sobre Berlim. 9: Os aviões soviéticos atacaram Tallinn, na Estônia. 12: Foi criado na Grécia o Comitê Político de Libertação Nacional. 19: A Alemanha ocupou a Hungria. 22: Tropas japonesas situadas na Birmânia invadiram a Índia. - ABRIL 10: A Libéria assinou a Declaração das Nações Unidas. 14: A Crimeia foi libertada pelas forças soviéticas. 17: As forças japonesas iniciaram a última ofensiva na China. 21: Os aviões Aliados bombardearam Paris, na França.

15 - MAIO 3: Foi encerrado o racionamento de carne nos Estados Unidos. 9: Tropas soviéticas libertaram Sebastopol, na Crimeia. A Força Aérea dos Estados Unidos atacou os aeroportos franceses. 12: As tropas alemãs se renderam na Crimeia. 23: Tropas britânicas e canadenses ocuparam Pontecorvo, na Itália. 26: Os aviões Aliados bombardearam Chambéry, Grenoble, Lyon, Nice e Saint-Étienne, na França. 27: Os Aliados bombardearam a cidade de Marselha, França. 29: Tropas britânicas tomaram Aprilia, na Itália. - JUNHO 4: Os Aliados libertaram Roma. 6: Tropas Aliadas desembarcaram na Normandia, marcando o episódio conhecido como O Dia D. Teve início a Batalha da Normandia, na França ocupada pelos alemães. 7: Bayeux foi libertada pelas tropas britânicas. 13: As primeiras bombas V-1 explodiram na Inglaterra. Churchill pediu para usar gás venenoso contra os civis alemães, mas tal ato foi impedido. 30: Os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com a Finlândia. - AGOSTO 2: A Turquia rompeu relações diplomáticas com a Alemanha. 4: Os Aliados libertaram Florença do jugo nazista. 15: Tropas canadenses tomaram a cidade de Falaise, na França. 25: Paris foi libertada pelos Aliados. A Romênia declarou guerra à Alemanha. 28: As cidades francesas de Marselha e Toulon foram libertadas. 30: Exército alemão abandonou a Bulgária. 31: Os soviéticos tomaram Bucareste. - SETEMBRO 5: A União Soviética declarou guerra à Bulgária. 6: A Bulgária declarou guerra à Alemanha. 7: A Hungria declarou guerra à Romênia. 12: A Romênia assinou um armistício com o Reino Unido, os Estados Unidos e a União Soviética. 13: Foi assinado o armistício soviético-romeno. 19: Um armistício entre a Finlândia e a União Soviética colocou fim à Guerra da Continuação. A Finlândia, com isso, abandonou a parceria com o Eixo. 22: Forças soviéticas tomaram Tallinn, capital da Estônia. 24: San Marino declarou guerra à Alemanha, tendo sido invadida pelos alemães no ano anterior. - OUTUBRO

16 1: Os soviéticos invadiram a Iugoslávia. 4: Os Aliados desembarcaram na Grécia. 14: Os Aliados libertaram Atenas. 20: Belgrado foi libertada pelo Exército Vermelho. 20: Tropas norte-americanas desembarcaram em Leyte, nas Filipinas. 28: A Bulgária assinou o armistício com a União Soviética, os Estados Unidos e o Reino Unido. - NOVEMBRO 4: Forças do Eixo se renderam aos Aliados na Grécia. - DEZEMBRO 16: Os alemães iniciaram a ofensiva final em Ardenas, conhecida como a Batalha do Bulge, em uma tentativa de reconquistar a Bélgica e dividir as forças Aliadas ao longo de toda a fronteira alemã. 31: A Hungria declarou guerra à Alemanha JANEIRO 3: Os alemães iniciam a retirada das Ardenas. 16: O bolsão alemão nas Ardenas foi eliminado. 17: Tropas soviéticas libertaram Varsóvia. 20: A Hungria assinou o armistício com os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética. 25: Foi encerrada a Batalha do Bulge. 26: Os japoneses se retiram da costa chinesa. 27: O campo de concentração de Auschwitz foi libertado pelas tropas soviéticas. - FEVEREIRO 2: O Equador declarou guerra à Alemanha. 4: Foi iniciada a Conferência de Yalta entre o presidente estadunidense, Franklin Roosevelt, o Primeiro-Ministro britânico, Winston Churchill, e o líder soviético Josef Stalin. 7: O Paraguai declarou guerra à Alemanha. 12: O Peru declarou guerra à Alemanha. Foi encerrada a Conferência de Yalta. 14: O Uruguai declarou guerra à Alemanha. 15: O campo de concentração de Gross-Rosen foi libertado pelas forças soviéticas. 24: O Egito declarou guerra aos países do Eixo. 25: A Turquia declarou guerra à Alemanha. 26: A Síria declarou guerra aos países do Eixo. - MARÇO 1: A Arábia Saudita declarou guerra aos países do Eixo.

17 4: A Finlândia declarou guerra à Alemanha. 7: A Romênia declarou guerra ao Japão. 28: A Argentina declarou guerra aos países do Eixo. - ABRIL 1: Tropas estadunidenses invadiram Okinawa, no Japão. 11: Soviéticos e iugoslavos assinaram pacto. 12: O Presidente estadunidense, Franklin Delano Roosevelt, faleceu e foi sucedido por Harry Truman. 14: Viena rendeu-se aos soviéticos. 16: Iniciou-se a Batalha de Berlim, ofensiva soviética sobre a capital alemã. 17: Forças brasileiras libertaram a cidade italiana de Montese das forças alemãs, dando fim à Batalha de Montese. 20: Nuremberg foi tomada pelos Aliados. Os soviéticos abriram fogo sobre Berlim. 23: Os soviéticos entraram em Berlim. 25: Foi iniciada a Conferência de São Francisco. 28: Benito Mussolini e sua amante, Clara Petacci, tentaram fugir para a Suíça, mas foram capturados por Partisans italianos, foram executados e tiveram seus corpos pendurados de cabeça para baixo em praça pública. A 148ª Divisão Alemã rendeu-se à Força Expedicionária Brasileira. 29: O campo de concentração de Dachau foi libertado pelo 7 Exército dos Estados Unidos. Forças Brasileiras libertaram a comuna italiana de Fornovo di Taro das forças alemãs e italianas fascistas. Veneza foi libertada pelo 8 Exército Britânico. 30: Adolf Hitler e sua recém esposa, Eva Braun, cometeram suicídio em Berlim. Karl Dönitz, segundo o testamento de Hitler, foi seu sucessor. - MAIO 2: Os soviéticos estenderam a bandeira da vitória sobre os escombros do Reichstag, determinando o fim da Batalha de Berlim com a vitória soviética e a rendição alemã. Na Itália, forças alemãs se renderam. 4: As forças alemãs nos Países Baixos, na Dinamarca e noroeste da Alemanha renderam-se. O campo de concentração de Neuengamme foi libertado pelo Exército britânico. 5: O campo de concentração de Mauthausen foi libertado pelas forças norte-americanas. A Dinamarca foi libertada pelos Aliados. 7: O General Alfred Jodl assinou a rendição incondicional das forças alemãs aos Aliados e às forças soviéticas em Reins, França, terminado a participação da Alemanha na guerra. 8: Foi celebrado o Dia da Vitória na Europa entre a maior parte dos Aliados. As tropas alemãs renderam-se na Noruega. 9: Foi celebrado o Dia da Vitória na Europa e na União Soviética. O Exército Vermelho ocupou Praga. As Ilhas do Canal foram libertadas. Hermann Göring foi capturado pelo 7 Exército dos Estados Unidos. O campo de concentração de Theresienstadt foi libertado pelas tropas soviéticas. 11: As forças alemãs na Tchecoslováquia se renderam. - JUNHO

18 5: Os Aliados dividiram a Alemanha e Berlim em quatro zonas de controle. 19: O Reino Unido iniciou a desmobilização. 20: Schiermonnikoog, uma ilha neerlandesa, foi a última parte da Europa libertada pelos Aliados.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-45 11/3/2010 TIS 1 CLC_7 FERNANDO GUITA GRUPO: JOÃO ALEXANDRE, TOMÉ E THEODORE DEFINIÇÃO A segunda guerra mundial foi um acontecimento que teve impacto no mundo inteiro. 11/3/2010

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alianças político-militares: Eixo: Itália, Alemanha e Japão Aliados: EUA, URSS, França e Inglaterra 1ª FASE - Cronologia da Guerra Expansão Alemã: 1931: Japão anexa a Manchúria;

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

AULA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AULA 13 16 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

INSTITUTO GAYLUSSAC SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: CRONOLOGIA. O Japão invade a China, dando início à Segunda Guerra Mundial no Pacífico.

INSTITUTO GAYLUSSAC SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: CRONOLOGIA. O Japão invade a China, dando início à Segunda Guerra Mundial no Pacífico. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: CRONOLOGIA 18 de setembro de 1931 O Japão invade a Manchúria. 2 de outubro de 1935 a maio de 1936 A Itália fascista invade, conquista e anexa a Etiópia. 25 de outubro a 1º de novembro

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem.

A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. A primeira guerra mundial não conseguiu resolver os problemas que lhe deram origem. O final da primeira guerra agravou a situação europeia (grave crise), tendo sido a razão para o surgimento de diversos

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 1945) COLÉGIO OLIMPO - BH DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: FABIANA PATRÍCIA FERREIRA SÉRIE/ANO: 9º. A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936 1939) Em 1931, a população descontente

Leia mais

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945) - Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHINA (1931 - Manchúria)

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre PRECEDENTES Início do século XX: - Muitas diferenças culturais, econômicas, políticas, religiosas etc. entre os países. - Muitos conflitos,

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945

2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 2ª GUERRA MUNDIAL 1939 a 1945 HITLER PRECISAVA JUSTIFICAR SEUS INVESTIMENTOS EM ARMAS HITLER PRECISAVA DESVIAR ATENÇÃO DA POPULAÇÃO DOS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS GRAVES E ALIMENTAR O NACIONALISMO. HITLER

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prof. David Nogueira. quinta-feira, 2 de junho de 2011 1 Antecedentes/causas (década de 30): Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHI (1931 - Manchúria) pelo JAP. Invasão da Etiópia (1935) pela ITA. Desrespeito da ALE ao Tratado

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES NOVEMBRO 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação Membros da MIGA Agência Multilateral de Garantia de Investimentos Membro Data de afiliação África do Sul 10 de março de 1994 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 12 de abril de 1988 Angola 19 de setembro

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

-Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. UD IV ASSUNTO 4. A 2ª GUERRA MUNDIAL OBJETIVOS: -Explicar os principais antecedentes e causas da Segunda Guerra Mundial. -Diferenciar as fases da Segunda Guerra Mundial. -Descrever a participação do Brasil

Leia mais

CRONOLOGIA DO HOLOCAUSTO

CRONOLOGIA DO HOLOCAUSTO CRONOLOGIA DO HOLOCAUSTO 1933 30 JANEIRO - Adolfo Hitler foi nomeado Chanceler da Alemanha. 22 MARÇO - Constrói-se o primeiro campo de concentração, Dachau. 1 ABRIL - Boicote aos negócios e lojas de Judeus.

Leia mais

2ª GUERRA MUNDIAL

2ª GUERRA MUNDIAL 2ª GUERRA MUNDIAL 1939-1945 Esta guerra é, de fato, uma continuação da anterior. ( Churchill ) 1. ANTECEDENTES: A ENTRE GUERRAS: REVANCHISMOS. TRATADO DE VERSALHES. DANOS FINANCEIROS. CRISE ECONÔMICA.

Leia mais

História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I

História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I História B aula 22 Segunda Guerra Mundial I Segunda Guerra Mundial 1939-1945 PERÍODO ENTRE-GUERRAS 1a Guerra: 1914-18 2a Guerra: 1939-45 Mussolini estabeleceu um acordo com Hitler no ano de 1936 - Eixo

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Antecedentes da Segunda Guerra Tratado de Versalhes Liga das Nações Ditaduras Internacionais: ü Japão ü Itália ü Alemanha

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

A Segunda Guerra Mundial. Profº Rodrigo Dornelles

A Segunda Guerra Mundial. Profº Rodrigo Dornelles A Segunda Guerra Mundial Profº Rodrigo Dornelles Antecedentes A humilhação sofrida pela Alemanha com o Tratado de Versalhes cria as condições ideais para a germinação do nacionalsocialismo nazismo alemão

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO SEGUNDA GUERRA MUNDIAL P R O F. ª V I V I A NE J O R DÃO INTRODUÇÃO Primeiro conflito militar de escala global, a II Guerra Mundial envolveu nações de todos os continentes, estendeu-se de 1939 a 1945 e

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL ( )

II GUERRA MUNDIAL ( ) II GUERRA MUNDIAL (1939-45) Alemanha: Desenvolvimento: Quebra do Tratado de Versalhes: militarização e desenvolvimento industrial; França e Inglaterra permitem para barrar avanço soviético no leste europeu

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.50% 9.00% 10.00% 10.50% 11.00%

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11,75% 13,00% 13,75% 12,75% 11,25% 10,25% 8,75% 9,50% 10,25% 10,75% 11,25% 12,50% 11,00% 10,50% 9,75% 9,00% 8,50% 8,00% 7,25% 8,00% 8,50% 9,00%

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES OUTUBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11.75% 13.00% 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.00% 8.50% 9.00%

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 22/10/12 22/11/12 22/12/12 22/01/13 22/02/13 22/03/13 22/04/13 22/05/13 22/06/13 22/07/13 22/08/13 22/09/13 22/10/13 22/11/13 22/12/13 22/01/14 22/02/14 22/03/14 22/04/14

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 11/09/12 11/10/12 11/11/12 11/12/12 11/01/13 11/02/13 11/03/13 11/04/13 11/05/13 11/06/13 11/07/13 11/08/13 11/09/13 11/10/13 11/11/13 11/12/13 11/01/14 11/02/14 11/03/14

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5%

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 META DA TAXA SELIC Cenário básico

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2018 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas 1939-1945 Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com um forte caráter de vingança. Ex. Tratado de Versalhes A Alemanha teve suas forças armadas desmontada

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS MARÇO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU África do Sul 1 Alemanha 1 Angola 1 Arábia Saudita 1 Argélia 1 Argentina 1 Bangladesh 1 Brasil 1 Camboja 1 Canadá 1 Cazaquistão 1 China 1 Congo 1 Coreia do Norte 1 Coreia

Leia mais

2º GUERRA ( )

2º GUERRA ( ) 2º BIMESTRE - 2016 Disciplina: História Série: 3º Ano Professor: Otto Terra TEXTO 4 e 5 Copiar no Caderno. (28, 29/04 e 02/05/16) 2º GUERRA (1939-1945) Declaração de Guerra da Inglaterra e França sobre

Leia mais

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados País Via de Volume Valor Preço Médio Transporte Bélgica Marítima 141.569.475 235.767.952 1.665,39 Estados Unidos Marítima 93.624.168 162.298.316 1.733,51 Países Baixos (Holanda) Marítima 78.144.511 139.108.254

Leia mais

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim VISTOS CONSULARES - Você vai para o exterior? Uma das primeiras providências a ser tomada é procurar saber se o país de seu destino exige visto no passaporte junto à embaixada ou ao consulado para permitir

Leia mais

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes ANEXO ESTATÍSTICO Crescimento anual do VTI e VTI per capita, 2005-2015, (em %, em U$ constante 2010). VTI total VTI per capita

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES ABRIL / 2016 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS ABRIL 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,25%

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,25% mar-08 jul-08 nov-08 mar-09 jul-09 nov-09 mar-10 jul-10 nov-10 mar-11 jul-11 nov-11 mar-12 jul-12 nov-12 mar-13 jul-13 nov-13 mar-14 jul-14 nov-14 mar-15 jul-15 nov-15 META DA TAXA SELIC Cenário básico

Leia mais

HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO

HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO HISTÓRIA GERAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945) Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO A Segunda Guerra Mundial (1939 1945) O -Introdução: O desfecho da Primeira Guerra Mundial não proporcionou a

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas)

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas) País/Acondicionamento Carrega Descarrega Total Geral Alemanha 28.679.316 13.003.023 41.682.339 Carga geral fraccionada 6.145.879 6.145.879 Granel sólido 12.024.535 3.440.000 15.464.535 Roll on/off (c/propulsor)

Leia mais

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário POPULAÇÃO ESTRANGEIRA RESIDENTE E PORTUGAL 263322 12641 13174 16773 18713 27278 33693 32825 28375 21820 15712 10714 8835 7614 15155 143319 6644 7129 8951 9991 13983 18061 18393 16279 12722 8994 5933 4835

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO 2019 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

Os institutos seculares do mundo

Os institutos seculares do mundo Os institutos seculares do mundo DADOS ESTATÍSTICOS - Maio de 2018 Pesquisa realizada no final de 2017 entre os membros da CMIS CMIS Conferenza Mondiale Istituti Secolari Observação de método: a base dos

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL.

1ª GUERRA MUNDIAL. 1ª GUERRA MUNDIAL http://historiaonline.com.br ANTECEDENTES 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO CORRIDA ARMAMENTISTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PAZ ARMADA http://historiaonline.com.br ALIANÇAS

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias Bijuterias Principais Países 2010 2011 2012 2013 2014 US$ mil 2014/ 2013 Estados Unidos 5.667 3.828 2.668 3.491 5.006 43 Colômbia 407 800 748 1.112 993-11 França 1.085 931 910 998 969-3 Argentina 2.112

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS REFORMA DA PREVIDÊNCIA: POR QUE FAZER? EFEITOS DA DEMOGRAFIA EXIGEM AJUSTE DE REGRAS 29 de março 217 198 9+ 8 8 7 7 6 6 4 4 3 3 2 2 2.. 1.. 1.... 1.. 1.. 2.. + 6 anos Fonte: IBGE (Projeção da População,

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores 1. Iniciativas apoiadas pelo Camões, IP a) número (total): 1071 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Áreas Geográficas Nº Iniciativas

Leia mais

ANNEX ANEXO. Proposta de Decisão do Conselho

ANNEX ANEXO. Proposta de Decisão do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 1.12.2017 COM(2017) 723 final ANNEX ANEXO da Proposta de Decisão do Conselho relativa à celebração, em nome da União Europeia e dos seus Estados-Membros,de um Terceiro Protocolo

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES FEVEREIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 4.9.2014 C(2014) 6141 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 4.9.2014 que estabelece a lista de documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Argélia,

Leia mais

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS Lista da ONU Países-membros das Nações Unidas Segue-se a lista dos 192 países-membros das Nações Unidas, de acordo com a ordem alfabética de seus nomes em português, com as

Leia mais

Como tudo começou? O que enfraqueceu esse desejo? Crise de 29; Governo de Hitler (1933); 2ªGM

Como tudo começou? O que enfraqueceu esse desejo? Crise de 29; Governo de Hitler (1933); 2ªGM BLOCOS ECONÔMICOS A EUROPA DOS 28 Como tudo começou? 1926: 1º congresso da União Pan-Europeia em Viena (Áustria) 24 países aprovaram um manifesto para uma organização federativa na Europa O que enfraqueceu

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE DADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE COURO MALAS Mercadoria: 42021100 - MALAS,MALETAS E PASTAS,DE COURO NATURAL/RECONST/ENVERN. 2005 2006 2007 País Kg US$ US$/Kg Part. Kg US$ US$/Kg Part.

Leia mais

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS A GRANDE GUERRA 1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS Belle Époque (1871-1914) 2ª Revolução Industrial Revanchismo Francês Neocolonialismo/Imperialismo Corrida Armamentista Política De Alianças Paz Armada

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

15410/17 SM/sf DGC 1A. Conselho da União Europeia. Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17. Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE)

15410/17 SM/sf DGC 1A. Conselho da União Europeia. Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17. Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE) Conselho da União Europeia Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17 Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE) COLAC 144 WTO 329 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Terceiro Protocolo

Leia mais

Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial

Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial Os regimes fascistas expandem-se Tema 10: Da Grande Depressão à 2ª Guerra Mundial 10.2 A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução A Alemanha, a Itália e o Japão formam uma aliança que ficou conhecida

Leia mais

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético.

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. A operação Barbarossa A operação Barbarossa era a invasão da União

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

Estatística e Probabilidades

Estatística e Probabilidades Estatística e Probabilidades Nesse resumo vamos mostrar como a análise crítica de séries estatísticas podem contribuir para uma compreensão mais precisa da realidade. Todos os dias ouvimos falar sobre

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 29.4.2014 C(2014) 2737 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 29.4.2014 que estabelece a lista de documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Bielorrússia,

Leia mais

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira

Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Valéria Maria Santana Oliveira Aula5 A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL META Compreender as motivações que levaram diversos países do mundo a aderirem ao conflito global e suas consequências.. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá:

Leia mais

A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional

A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional 1 Um diagnóstico da educação pública no Brasil 2 Um diagnóstico da educação pública no Brasil Avanços inquestionáveis: 1. Ampliação da oferta de

Leia mais

Bruxelas, COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO. Proposta de

Bruxelas, COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO. Proposta de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 26.2.2016 COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO da Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à assinatura, em nome da União Europeia e dos seus Estados-Membros, do Protocolo do Acordo

Leia mais

AVISO DO PRODUTO Aviso sobre um possível problema com o produto

AVISO DO PRODUTO Aviso sobre um possível problema com o produto Grupo de segurança de produto 1201 South Second Street Milwaukee, WI EUA 53204 productsafety@ra.rockwell.com AVISO DO PRODUTO Aviso sobre um possível problema com o produto Cód. cat. 20A, inversor CA PowerFlex

Leia mais

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA ANDORRA Lei 12/82 03 Junho n.º 20/2017 14 fevereiro publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982

Leia mais

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Declaração nº A/63/635 Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Lida na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 18 de dezembro de 2008, no marco dos 60 anos

Leia mais