XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial Nível Básico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial Nível Básico"

Transcrição

1 XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial Nível Básico Noções de Transferência de Tecnologia e Registro/Averbação de contratos no INPI Dr. KARIN KLEMPP FRANCO, LL.M. Mestre em Direito Comercial Internacional pela Universität zu Köln Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo Professora do curso de Direito da Faculdade de Campinas (FACAMP)

2 Programa Contratos e atos de transferência de tecnologia Espécies e classificação dos contratos Efeitos da averbação Condições de validade do contrato Procedimento perante INPI e Banco Central do Brasil Anotações Alterações de nome e sede

3 Conceito de contrato Acordo de duas ou mais pessoas para, entre si, constituir, regular ou extinguir uma relação jurídica de natureza patrimonial. (Darcy Bessone. Do Contrato - Teoria Geral).

4 Art. 221 do Código Civil: O instrumento particular, feito e assinado, ou somente assinado por quem esteja na livre disposição e administração de seus bens, prova as obrigações convencionais de qualquer valor; mas os seus efeitos, bem como os da cessão, não se operam, a respeito de terceiros, antes de registrado no registro público." Art. 784 do Novo Código de Processo Civil: São títulos executivos extrajudiciais: [...] III o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas

5 Espécies e classificação dos contratos Contratos de transferência de tecnologia de acordo com a classificação do INPI (Instrução Normativa INPI nº 16/2013): Art. 2º O INPI averbará ou registrará, conforme o caso, os contratos que impliquem transferência de tecnologia, assim entendidos os de licença de direitos de propriedade industrial (exploração de patentes, exploração de desenho industrial ou uso de marcas), os de aquisição de conhecimentos tecnológicos (fornecimento de tecnologia e de prestação de serviços de assistência técnica e científica), os de franquia e os de licença compulsória para exploração de patente.

6 Instrução Normativa nº70/2017 Art. 2º O INPI averbará os contratos de licença, de sublicença e de cessão de direitos de propriedade industrial e registrará os contratos de transferência de tecnologia e de franquia a seguir: I Licença de direto de propriedade industrial: a) o contrato de licença e sublicença para exploração de patente concedida ou de pedido de patente b) o contrato de licença e de sublicença para exploração de registro de desenho industrial ou de pedido de desenho industrial c) o contrato de licença e de sublicença para uso de registro de marca ou de pedido de marca II Cessão de direito de propriedade industrial: a) Contrato de cessão de patente concedida ou de pedido de patente b) Contrato de cessão de registro de desenho industrial ou de pedido de desenho industrial c) Contrato de cessão de registro de marca ou de pedido de marca III Transferência de tecnologia: a) o contrato de fornecimento de tecnologia ( know how ) que compreende a aquisição de conhecimentos e de técnicas não amparados por direitos de propriedade industrial ou o fornecimento de informações tecnológicas, destinados à produção de bens e serviços; e b) o contrato ou fatura de prestação de serviços de assistência técnica e científica que estipula as condições de obtenção de técnicas, métodos de planejamento e programação, pesquisas, estudos e projetos destinados á execução ou prestação de serviços especializados. IV o contrato de Franquia

7 Instrução Normativa nº70/2017 Art. 13 O Certificado de Averbação ou de Registro conterá as seguintes especificações: [...] XI Uma nota informativa com o seguinte conteúdo: "O INPI não examinou o contrato à luz da legislação fiscal, tributária e de remessa de capital para o exterior. O efeito único da averbação seria a produção de efeitos perante terceiros Vigência: 1º de julho de 2017 Conclusão: Aguardamos posicionamento da Receita Federal e do Banco Central do Brasil, tendo em vista que não houve alteração da legislação fiscal, tributária e de remessa de capitais

8 Espécies e classificação dos contratos Licença: Acordo entre as partes com propósito de autorizar o exercício pelo licenciado de um direito do licenciante sobre a patente, marca, desenho industrial, entre outros, podendo ser gratuita ou onerosa, mas sempre sem alterar o titular do direito. Cessão: Acordo entre as partes com propósito de alterar o titular de um direito sobre a patente, marca, desenho industrial, entre outros, podendo ser gratuita ou onerosa.

9 Contratos de Licença para Uso de Marca Artigos 139 a 141 da Lei da Propriedade Industrial: Art. 139 O titular de registro ou depositante de pedido de registro poderá celebrar contrato de licença para uso da marca, sem prejuízo de seu direito de exercer controle efetivo sobre as especificações, natureza e qualidade dos respectivos produtos e serviços. Parágrafo único: O licenciado poderá ser investido pelo titular de todos os poderes para agir em defesa da marca, sem prejuízo dos seus próprios direitos. Art. 140 O contrato de licença deverá ser averbado pelo INPI para que produza efeitos em relação a terceiros. 1º A averbação produzirá efeitos em relação a terceiros a partir da data de sua publicação. 2º Para efeito de validade de prova de uso, o contrato de licença não precisará estar averbado no INPI. Art. 141 Da decisão que indeferir a averbação do contrato de licença cabe recurso.

10 Contratos de Licença para Uso de Marca Requisitos do Contrato Somente marcas registradas ou depositadas no Brasil devem ser objeto do Contrato. O licenciante deve ser o titular da marca ou deve ter poderes para sublicenciar.

11 Contratos de Licença para Uso de Marca Pagamento de royalties Apenas no caso de marcas estejam registradas. Marca ainda não registrada poderá ser licenciada gratuitamente até a concessão do registro. Limite de dedutibilidade fiscal (Portaria MF nº 436/58): Até 1% sobre a receita bruta (qualquer produto ou atividade). Empresas direta ou indiretamente relacionadas (Lei 4.131/62, art. 14 e Lei 8.383/91, art. 50): Limite legal para remessa de royalties ao exterior equivalente ao da dedutibilidade.

12 Contratos de Licença para Exploração de Patente Artigos 61 a 63 da Lei da Propriedade Industrial: Art. 61 O titular de patente ou depositante poderá celebrar contrato de licença para exploração. Parágrafo único. O licenciado poderá ser investido pelo titular de todos os poderes para agir em defesa da patente. Art. 62 O contrato de licença deverá ser averbado no INPI para que produza efeitos em relação a terceiros. 1º A Averbação produzirá efeitos em relação a terceiros a partir da data de sua publicação. 2º Para efeito de validade de prova de uso, o contrato de licença não precisará estar averbado no INPI. Art. 63 O aperfeiçoamento introduzido em patente licenciada pertence a quem fizer, sendo assegurado à outra parte contratante o direito de preferência para seu licenciamento.

13 Contratos de Licença para Exploração de Patente Pagamento de royalties Apenas para patentes concedidas, mas os royalties podem retroagir à data do protocolo do contrato (diferente da licença de marcas). Limite de dedutibilidade fiscal (Portaria MF nº 436/58): 1% a 5% conforme o tipo de produção e o grau de essencialidade. Empresas direta ou indiretamente relacionadas (Lei 4.131/62, art. 14 e Lei 8.383/91, art. 50): Limite legal para remessa de royalties ao exterior equivalente ao da dedutibilidade.

14 Contratos de Transferência de Tecnologia e Assistência Técnica Art. 211 da Lei da Propriedade Industrial: O INPI fará o registro dos contratos que impliquem em transferência de tecnologia, contratos de franquia e similares para produzirem efeitos em relação a terceiros. Parágrafo único. A decisão relativa aos pedidos de registro de contratos de que trata este artigo será proferida no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do pedido de registro.

15 Contratos de Transferência de Tecnologia e Assistência Técnica Objeto do Contrato: Tecnologia não patenteada para um processo produtivo. Pode incluir a licença de patentes e a prestação de serviços de assistência técnica relativas à tecnologia. O INPI entende que a tecnologia não é licenciada, mas sim transferida.

16 Contratos de Transferência de Tecnologia e Assistência Técnica Contratos de Assistência Técnica/Serviços Técnicos Pressupõe a transferência de tecnologia porque implica na comunicação de informações, no fornecimento de know-how, ou seja, o fornecedor ensina ao recipiente determinado método ou sistema. Normalmente a assistência técnica se efetiva em conjunto com a prestação de serviços porque não basta o envio de manuais e a revelação de sistemas ou fórmulas protegidas por segredo de fábrica ou de negócio: é igualmente necessário o aprendizado prático dos técnicos do recipiente junto aos técnicos do fornecedor da tecnologia. (Gabriel Leonardos).

17 Contratos de Transferência de Tecnologia e Assistência Técnica Contratos de Assistência Técnica/Serviços Técnicos Serviços Técnicos: Aprendizado/treinamento indireto dos técnicos da empresa receptora quanto à tecnologia, beneficiando a empresa brasileira. Base contínua: remessas periódicas após averbação do contrato. x Base esporádica: remessas contra apresentação de faturas. Serviços Técnicos Especializados (Res. INPI nº 156/2015): Lista exaustiva de serviços que não caracterizam transferência de tecnologia nos termos do art. 211 da Lei da Propriedade Industrial e são dispensados de averbação pelo INPI.

18 Contratos de Transferência de Tecnologia e Assistência Técnica Pagamento de royalties Royalties pela tecnologia: Percentual sobre as vendas líquidas dos produtos. Remuneração de assistência Técnica: Taxa de assistência técnica fixada necessariamente em homem/dia ou homem/hora, com o detalhamento por tipo de técnico, o prazo previsto para a realização do serviço ou a evidenciação de que já fora realizado, e o valor total da prestação do serviço, ainda que estimado.

19 Contratos de Transferência de Tecnologia e Assistência Técnica Pagamento de royalties Limite de dedutibilidade fiscal (Portaria MF nº 436/58): 1% a 5%, estando os pagamentos por transferência de tecnologia, licença de patentes e assistência técnica cumulativamente abrangidos. Licença gratuita de marcas: Contrato oneroso de transferência de tecnologia/licença de patentes pode incluir licença de marcas (em relação aos mesmos produtos/serviços). Empresas direta ou indiretamente relacionadas (Lei 4.131/62, art. 14 e Lei 8.383/91, art. 50): Limite legal para remessa de royalties ao exterior equivalente ao da dedutibilidade.

20 Contratos de Transferência de Tecnologia e Assistência Técnica Vigência Início da eficácia: A partir do protocolo do pedido de averbação perante o INPI. Prazo: Transferência de Tecnologia/Assistência Técnica: até 5 anos, podendo ser renovado por mais 5 anos se comprovado que o prazo inicial não foi suficiente para a absorção da tecnologia. Licença de marcas e patentes: Determinado ou enquanto as marcas/patentes forem válidas.

21 Averbação de Contratos perante o INPI Efeitos: Produzem efeitos perante terceiros; Legitimar remessas do licenciado brasileiro ao licenciante no exterior; Dedutibilidade fiscal pela licenciada brasileira dos pagamentos ao exterior sob o contrato a partir do protocolo no INPI (Decisão nº 9/2000 COSIT). Se o licenciante é uma empresa brasileira, há decisões no sentido de que a averbação no INPI não é necessária.

22 Averbação de Contratos perante o INPI Resolução nº 170/2016: O requerimento de averbação deve ser feito por meio de Peticionamento Eletrônico de Contratos de Tecnologia do Sistema e-contratos Devem ser prestadas informações sobre as partes contratantes e sobre os termos de contratação (remuneração, prazo, etc).

23 Averbação de Contratos perante o INPI O pedido deve ser instruído com os seguintes documentos eletrônicos: Original do contrato ou do instrumento representativo do ato, devidamente legalizado; Tradução simples para o português de documentos em idioma estrangeiro; Carta-justificativa esclarecendo o motivo da contratação; Procuração, quando o requerente se fizer representar; Comprovante de recolhimento da retribuição devida (GRU); Ficha cadastro da empresa licenciada, receptora da tecnologia ou franqueada; e Outros documentos pertinentes ao negócio jurídico.

24 Averbação de Contratos perante o INPI Procedimento Da análise do contrato pelo INPI poderá resultar: 1. Emissão de exigência formal pelo INPI; Prazo de cumprimento da exigência: 60 dias. Caso não haja seu cumprimento, o pedido será arquivado. 2. Deferimento e emissão do Certificado de Averbação; ou 3. Indeferimento do pedido de averbação Da decisão de indeferimento cabe pedido de reconsideração à Coordenação-Geral de Contratos de Tecnologia e, caso indeferido, cabe recurso ao Presidente do INPI. Em caso de erro na emissão do Certificado de Averbação cabe, pedido de correção do Certificado de Averbação.

25 Averbação de Contratos perante o INPI Registro do Contrato no Banco Central do Brasil Autoriza remessas de pagamentos de licenciado brasileiro a licenciante estrangeiro no exterior. Registro feito pelo sistema eletrônico do Banco Central do Brasil (SISBACEN), com prazo de aprox. 2 dias úteis. Módulo RDE-ROF: apenas entidades autorizadas. Deve ser registrado o esquema de pagamento no sistema a cada nova remessa a ser efetuada.

26 ANOTAÇÕES O INPI fará as seguintes anotações (arts. 59, 121 e 136 da Lei da Propriedade Industrial): Cessão de titularidade, fazendo constar a qualificação completa do cessionário; Qualquer limitação ou ônus; e Alterações de nome, sede ou endereço. A solicitação de anotação deve estar acompanhada de: Documento específico que formalize o negócio jurídico; Qualificação completa do cedente e cessionário; Descrição do objeto; Assinatura de duas testemunhas; e Prova de que as partes têm poderes para alienar os bens. As anotações produzem efeitos perante terceiros a partir da data da sua publicação.

27 ANOTAÇÕES Cuidados referentes à cessão de marcas Artigos 130 e 135 c/c Art. 128 da Lei da Propriedade Industrial: Art. 130 Ao titular da marca ou ao depositante é ainda assegurado o direito de: I ceder seu registro ou pedido de registro; Art. 135 A cessão deverá compreender todos os registros ou pedidos, em nome do cedente, de marcas iguais ou semelhantes, relativas a produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, sob pena de cancelamento dos registros ou arquivamento dos pedidos não cedidos. Art. 128 Podem requerer registro de marca as pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou de direito privado. 1º As pessoas de direito privado só podem requerer registro de marca relativo à atividade que exerçam efetiva e licitamente, de modo direto ou através de empresas que controlem direta ou indiretamente, declarando, no próprio requerimento, esta condição, sob as penas da lei. Verificar compatibilidade entre o objeto social da cessionária e as classes de atividade da marca.

28 ANOTAÇÕES Anotação de limitações e ônus Art. 5º da Lei da Propriedade Industrial: Consideram-se bens móveis, para os efeitos legais, os direitos de propriedade industrial. As marcas, patentes e desenhos industriais estão sujeitas à copropriedade, compra e venda, cessão, bem como podem ser dados em garantia (empenhados). Anotação de alteração de nome, sede ou endereço Para pessoa jurídica, requer a apresentação de documentos que comprovem a alteração, quais sejam: alteração societária ou estatutária; comprovação da inscrição no CNPJ; documento fornecido pelo registro de comércio ou ofícios; etc.

29 Obrigada! Karin

Instrução Normativa nº 70, de 11 de abril de 2017 e Resolução nº 199, de 07 de julho de 2017, do INPI

Instrução Normativa nº 70, de 11 de abril de 2017 e Resolução nº 199, de 07 de julho de 2017, do INPI Instrução Normativa nº 70, de 11 de abril de 2017 e Resolução nº 199, de 07 de julho de 2017, do INPI Dirceu Yoshikazu Teruya Coordenador-Geral de Contratos de Tecnologia e Pesquisador em Propriedade Industrial

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (I) Pedido e Concessão Pedido nacional de invenção; Pedido nacional de modelo de utilidade; Pedido nacional

Leia mais

TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes DIRPA

TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes DIRPA 203 204 TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) (I) Pedido e Concessão 200 202 Pedido nacional de invenção; Pedido nacional de modelo de utilidade; Pedido nacional de

Leia mais

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs Mauro Luz Coordenação Geral de Contratos de Tecnologia (CGTEC) Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros (DICIG) agenda 1.

Leia mais

Portaria MDIC nº 275, de 08/11/ DOU 1 de 10/11/2011

Portaria MDIC nº 275, de 08/11/ DOU 1 de 10/11/2011 Portaria MDIC nº 275, de 08/11/2011 - DOU 1 de 10/11/2011 O Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no uso das atribuições previstas no inciso II, do art. 87 da Constituição

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL RESOLUÇÃO INPI/PR N 199, DE 07 DE JULHO DE 2017 Assunto: Dispõe sobre as Diretrizes de exame para averbação

Leia mais

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Interfaces entre Academia, Empresas e Investidores Araken Alves de Lima

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Interfaces entre Academia, Empresas e Investidores Araken Alves de Lima Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Interfaces entre Academia, Empresas e Investidores Araken Alves de Lima Chefe da Seção de Difusão Regional em Santa Catarina - SEDIR-SC/INPI Manaus,

Leia mais

XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial

XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial Nível Básico Módulo 3 Flavia Mansur Murad Schaal Coordenação: Adv. Marcello do Nascimento Adv. Alexandre Fukuda Yamashita Processo Administrativo

Leia mais

Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados.

Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. O IMPACTO DA INOVAÇÃO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS Como acontece a Transferência de Tecnologia & Empresa 05 de dezembro de 2016 Mariana Rogeri Vicentini mvicentini@dannemann.com.br

Leia mais

XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial

XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial Nível Básico 1º semestre de 2017 Alexandre Fragoso Machado API 1762 1 LEGITIMIDADE PARA OBTENÇÃO DE REGISTRO DE MARCA Legitimidade ativa Art. 128 LPI

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Parte 3 Prof. Rafael da Mota Mendonça c) Negócios Afins c.1 Licensing -Conceito: Caracteriza-se pela simples autorização de uso de bens intelectuais industriais (marca,

Leia mais

ANEXO. 195,00 195,00 290, Manifestação sobre invenção, modelo de utilidade, certificado de adição de invenção em grau de nulidade

ANEXO. 195,00 195,00 290, Manifestação sobre invenção, modelo de utilidade, certificado de adição de invenção em grau de nulidade ANEXO TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes - DIRPA meio eletrônico (A) (A.1) Serviço sem disponibilidade 200 Pedido

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PRESIDÊNCIA 14 / 05 / 2009 RESOLUÇÃO Nº 211 / 09 Assunto: Dispõe sobre

Leia mais

Resolução INPI nº 274 de 24/11/2011

Resolução INPI nº 274 de 24/11/2011 Resolução INPI nº 274 de 24/11/2011 Norma Federal Publicado no DO em 25 nov 2011 Dispõe sobre a redução de valores de retribuições de serviços prestados pelo INPI. O Presidente do Instituto Nacional da

Leia mais

TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes DIRPA

TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes DIRPA 204 TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) (I) Pedido e Concessão 200 202 203 Pedido nacional de invenção; Pedido nacional de modelo de utilidade; Pedido nacional de

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro das organizações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, R E S

Leia mais

Manual de Marcas do INPI

Manual de Marcas do INPI MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL Manual de Marcas do INPI 2ª Edição 1ª Revisão 8 Transferência de direitos Instituído pela Resolução INPI/PR

Leia mais

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS O Município de Itapecerica da Serra torna público, para conhecimento dos interessados que

Leia mais

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis.

ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. ESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012 DOU 24.04.2012 Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica PORTARIA N o 232, DE 13 DE ABRIL DE 2012. O MINISTRO DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS.

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS. S ESPECIFICAÇÃO DE INTEGRANTES DA TABELA DE S DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS. Resolução Plenária n.º 006/2016, que reajustou a tabela de preços da

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016.

CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016. REGULAMENTA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL RESOLUÇÃO/ INPII PR N 190, DE 02 DE MAIO DE 2017 EMENTA: Eliminação de serviços em papel e sua supressão

Leia mais

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014

Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 1751 DE 02/10/2014 Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional. O Secretário da Receita Federal do Brasil e a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional,

Leia mais

ABAPISUL II CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1 SEMESTRE DE PORTO ALEGRE

ABAPISUL II CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1 SEMESTRE DE PORTO ALEGRE ABAPISUL II CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1 SEMESTRE DE 2008 - PORTO ALEGRE Objetivo Apresentar conceitos e o procedimento administrativo inerente à Propriedade

Leia mais

PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE DOU DE 17 DE JULHO DE 2006

PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE DOU DE 17 DE JULHO DE 2006 PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE 2006. DOU DE 17 DE JULHO DE 2006 Estabelece a forma e os documentos necessários para concessão de anuência prévia e averbação de contratos de cessão e transferência de

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda N.º 191 - Seção 1, sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PORTARIA Nº 1751, DE 2 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal

Leia mais

RESOLUÇÃO CMPC Nº 02/2014 DE 12 DE MARÇO DE 2014

RESOLUÇÃO CMPC Nº 02/2014 DE 12 DE MARÇO DE 2014 RESOLUÇÃO CMPC Nº 02/2014 DE 12 DE MARÇO DE 2014 CRIA O CADASTRO DE ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS DE OURO PRETO E DEFINE OS PARÂMETROS PARA ORIENTAR O REGISTRO. O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL

Leia mais

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI, no exercício de suas atribuições,

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI, no exercício de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PRESIDÊNCIA 21/08/2013 Instrução Normativa Nº 25/2013 Assunto: Estabelece

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA No 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015.

CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA No 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015. CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL RESOLUÇÃO NORMATIVA No 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015. Altera os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e

Leia mais

PATENTE DE INVENÇÃO E PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE

PATENTE DE INVENÇÃO E PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE PATENTE DE INVENÇÃO E PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE Caio Cesar Jacob SILVA Discente do curso de Mestrado em Automação e Controle de Processos IFSP/Campus São Paulo Osíris Sobral TORRES Discente do curso

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para os processos de outorga de uso de recursos hídricos de águas de domínio do Estado do Mato Grosso.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.716, DE

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.716, DE RESOLUÇÃO CFM Nº 1.716, DE 11-02-2004 (Diário Oficial da União nº 35, de 19 de fevereiro de 2004, Seção I, pg. 205) O Conselho Federal de Medicina, no uso das atribuições que lhe confere a Lei n.º 3.268,

Leia mais

Revista da Propriedade Industrial. Nº de Julho de Comunicados Seção I

Revista da Propriedade Industrial. Nº de Julho de Comunicados Seção I Revista da Propriedade Industrial Nº 2427 11 de Julho de 2017 Comunicados Seção I REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Presidente Michel Temer MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS Ministro da

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo ANEXO I A QUE SE REFERE À PORTARIA JUCESP Nº 49, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015. Republicado por não ter sido atualizado o valor correspondente ao arquivamento de debênture e demais informações complementares.

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO PATENTÁRIO: MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA QUEBRA DE PATENTES

PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO PATENTÁRIO: MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA QUEBRA DE PATENTES PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO PATENTÁRIO: MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA QUEBRA DE PATENTES Ítalo Mateus Oliveira Barreto Direito UFS Estagiário do Ministério Público do Estado de Sergipe Bolsista CINTTEC/2016

Leia mais

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de:

Art. 1º A prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional será efetuada mediante apresentação de: Portaria Conjunta nº 3, de 02.05.2007 - DOU 1 de 02.05.2007 - Edição Extra Dispõe sobre a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA

Leia mais

Página 1 de 9 LEGISLAÇÃO Informações da Legislação Portaria Nº 199, de 14/07/2006, DOU de 17/07/2006 Estabelece a forma e os documentos necessários para concessão de anuência prévia e averbação de contratos

Leia mais

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO - CFT PROJETO DE LEI Nº DE 2009 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO GUILHERME CAMPOS

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO - CFT PROJETO DE LEI Nº DE 2009 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO GUILHERME CAMPOS COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO - CFT PROJETO DE LEI Nº 6.287 DE 2009 Altera a Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, para regular o registro de contrato de transferência de tecnologia. Autor: Deputado

Leia mais

Anexo I Análise Técnica (POI nº 5)

Anexo I Análise Técnica (POI nº 5) Anexo I Análise Técnica (POI nº 5) Legislação: Resolução ANP nº 8, de 08/0/007. Requerente:. CNPJ: Processo nº: Objetivo: Autorização para o exercício da atividade de TRR O processo de autorização para

Leia mais

CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA Pascale Chaise da Veiga Bacharel Administração Hab. Comércio Exterior Pós-graduação Ciências Políticas Advogada OAB/RS 96568 Manaus (AM), novembro de 2017. ONDE

Leia mais

Retificação da notificação de entrada na fase nacional PCT por ter sido efetuada com incorreção.

Retificação da notificação de entrada na fase nacional PCT por ter sido efetuada com incorreção. Diretoria de Patentes - DIRPA Tabela de Códigos de Despachos de Pedidos, Patentes (incluindo as de MI/DI expedidas na vigência da Lei 5772/71) e Certificados de Adição de Invenção RPI 2342 de 24/11/2015

Leia mais

MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA

MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA LEI 4.734 DE 1º DE MARÇO DE 2017 Dispõe sobre a destinação e o recebimento de patrocínios pelo Poder Público a eventos realizados no território do Município de Teutônia. O PREFEITO MUNICIPAL DE TEUTÔNIA,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo ANEXO I A QUE SE REFERE À PORTARIA JUCESP Nº 18, DE 05 DE MARÇO DE 2018. TABELA DOS PREÇOS DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO JUCESP Especificação de atos pertinentes ao registro público de empresas

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA TEMPORÁRIA DE DIREITO DE USO

CONTRATO DE LICENÇA TEMPORÁRIA DE DIREITO DE USO CONTRATO DE LICENÇA TEMPORÁRIA DE DIREITO DE USO Cláusula 1ª. Das Partes: O presente contrato de licença temporária de uso e suporte é um acordo legal entre o cliente (pessoa física ou jurídica), devidamente

Leia mais

Resolução INPI 075, de 28 de novembro de 2000

Resolução INPI 075, de 28 de novembro de 2000 Resolução INPI 075, de 28 de novembro de 2000 A Resolução INPI 075 veio a estabelecer novos procedimentos para o Registro de Indicações Geográficas. RESOLUÇÃO INPI nº 75 de 28 de novembro de 2000 Assunto:

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014 REVOGADA PELA RESOLUÇÃO CONCEA Nº 21/ 2015 RESOLUÇÃO NORMATIVA CONCEA Nº 16, DE 30 DE ABRIL DE 2014 Altera os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento

Leia mais

Franquia. Lei n /94

Franquia. Lei n /94 Lei n. 8.955/94 Franquia Panorama geral sobre investimento (negócio próprio x licenciamento de produtos x franquia) Importância econômica Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o faturamento deste

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 7 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o registro de empresas de trabalho temporário. O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, no uso da atribuição

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 04 Atividade Correção: A sociedade empresária Princesa Comércio de Veículos Ltda. foi constituída com os sócios

Leia mais

EDITAL Nº 84/2014 CÂMPUS LONDRINA IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 84/2014 CÂMPUS LONDRINA IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 84/2014 CÂMPUS LONDRINA IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 729 de 14/05/2014, torno

Leia mais

CONTRATOS RELATIVOS À PROPRIEDADE INTELECTUAL

CONTRATOS RELATIVOS À PROPRIEDADE INTELECTUAL CONTRATOS RELATIVOS À PROPRIEDADE INTELECTUAL Licenças e cessões Transferência de Tecnologia Franquia (franchising) CONCEITO DE PROPRIEDADE Código Civil - Art. 1.228 : O proprietário tem a faculdade de

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público

Leia mais

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL EDITAL DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL Nº 005/2019 Edital de Convocação de Pessoas Físicas e Jurídicas para Inscrição ou Renovação no Cadastro de Fornecedores da Prefeitura Municipal de Coqueiros

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993;

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 Publicado no DOU nº 211, 03/11/2016, Seção 1 pag. 75 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 (Alterada pela Resolução Normativa 489,

Leia mais

EDITAL Nº 18/2014 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 18/2014 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 18/2014 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 87 de 03/02/2014, torno público

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3303 Prefeitura Municipal de publica: Lei N 1.040/2018 de 20 de dezembro de 2018 Lei N 1.041/2018 de 20 de dezembro de 2018 Lei N 1.042/2018 de 20 de dezembro de 2018 Decreto

Leia mais

PRESIDÊNCIA 14/07/1998 RESOLUÇÃO Nº 58 / 1998

PRESIDÊNCIA 14/07/1998 RESOLUÇÃO Nº 58 / 1998 PRESIDÊNCIA 14/07/1998 RESOLUÇÃO Nº 58 / 1998 ASSUNTO: Estabelece normas e procedimentos relativos ao registro de programas de computador. O PRESIDENTE DO INPI, no uso de suas atribuições, RESOLVE estabelecer

Leia mais

EDITAL Nº 54/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 54/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 54/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná, conforme Portaria nº 1480 de 31/10/2014, torna público que estarão abertas

Leia mais

ACORDO DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE

ACORDO DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE ACORDO DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, a EMPRESA X, doravante denominada TRANSMITENTE, e a sociedade empresária, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

Instrução Normativa nº 424 de

Instrução Normativa nº 424 de SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL - SRF Instrução Normativa nº 424 de 19.05.2004 Disciplina o regime de suspensão da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação, na importação de bens por

Leia mais

Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia.

Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia. Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia. São Paulo - SP Local Auditório do Escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados Rua Arquiteto Olavo Redig de Campos, 105, Torre A, 31º andar,

Leia mais

Acesso a Serviço Tecnológico / Consultoria Tecnológica

Acesso a Serviço Tecnológico / Consultoria Tecnológica NOME UNIDADE RESPONSÁVEL DEPÓSITO DE PATENTE INTERNACIONAL Sebrae/ES - UAIS Vanessa Gusmão Silva 1. TEMA Propriedade Intelectual - DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2. SUBTEMA Depósito de Patentes - PROPRIEDADE

Leia mais

EDITAL Nº 174/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 174/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 174/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná IFPR, conforme Portaria nº 1480 de 31/10/2014, torna público que estarão

Leia mais

Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia.

Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia. Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia. São Paulo SP Coordenadores: Laetitia d'hanens Flavia Rebello Diretor de Estudos: Drº. Alexandre Fragoso Machado APOIO ABPI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N. 18/2009

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N. 18/2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N. 18/2009 Dispõe sobre normas para afastamento do Reitor, Docente e Técnico Administrativo no Exterior,

Leia mais

Representante Legal (assinatura) Registro no CRA nº Data do Registro Tipo do Registro ( )Principal

Representante Legal (assinatura) Registro no CRA nº Data do Registro Tipo do Registro ( )Principal REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL SECUNDÁRIO PESSOA JURÍDICA Ao Presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, O requerente abaixo assinado, com amparo ao que preceitua o Art. 15

Leia mais

Portaria CAT - 94, de

Portaria CAT - 94, de Portaria CAT - 94, de 20-05-2009 (DOE 21-05-2009) Disciplina os procedimentos para o cancelamento dos débitos fiscais do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA previsto no artigo 52

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Assunto: Institui a fase II do Projeto Piloto de

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Assunto: Institui a fase II do Projeto Piloto de -. MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL RESOLUÇÃO/INPI/PR N 180, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017 Assunto: Institui a fase II do Projeto Piloto de

Leia mais

Aspectos práticos Por: Carlos Eduardo Eliziário de Lima Dannemann Siemsen Advogados

Aspectos práticos Por: Carlos Eduardo Eliziário de Lima Dannemann Siemsen Advogados Aspectos práticos Por: Carlos Eduardo Eliziário de Lima Dannemann Siemsen Advogados carlos.eduardo@dannemann.com.br Resumo 1. Posição da Receita Federal (RF) 2. Argumentos de defesa 3. Aspectos contratuais/

Leia mais

Ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial: O requerente solicita cópias do(s) documento(s) abaixo discriminado(s): 1. Interessado: 1.

Ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial: O requerente solicita cópias do(s) documento(s) abaixo discriminado(s): 1. Interessado: 1. Entrega Espaço reservado para etiqueta (Uso exclusivo do INPI) Pedido de FOTOCÓPIA Topografia de Circuitos Integrados Ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial: O requerente solicita cópias do(s)

Leia mais

b) ato de eleição ou de nomeação de seu representante legal devidamente registrado no órgão competente;

b) ato de eleição ou de nomeação de seu representante legal devidamente registrado no órgão competente; Fonte: Diário Oficial da União, Edição 94, Seção I, p. 200, 17.05.2013 Resolução Normativa CNIg nº 104, de 16.05.2013 - Disciplina os procedimentos para a autorização de trabalho a estrangeiros, bem como

Leia mais

PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE

PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE PATENTE dúvidas e respostas O que é uma patente? Patente é um título (carta patente), concedido pelo Estado, que confere ao autor do invento a exclusividade de uso e exploração de sua invenção durante certo período

Leia mais

XXV CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL

XXV CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL XXV CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1º SEMESTRE DE 2017 SÃO PAULO Objetivo Apresentar conceitos e o procedimento administrativo inerente à Propriedade Industrial.

Leia mais

EDITAL Nº 1/ IFPR CAMPUS PARANAGUÁ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 1/ IFPR CAMPUS PARANAGUÁ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 1/2015 - IFPR CAMPUS PARANAGUÁ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 729 de 14/05/2014, torno

Leia mais

RUA JOÃO NEGRÃO, REBOUÇAS. CURITIBA PARANÁ. TELEFONE: (41)

RUA JOÃO NEGRÃO, REBOUÇAS. CURITIBA PARANÁ. TELEFONE: (41) EDITAL Nº 004/2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 729, de 14/05/2014, torno

Leia mais

EDITAL Nº 22/2014 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 22/2014 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 22/2014 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 87 de 03/02/2014, torno público

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2014 Dispõe sobre os procedimentos de emissão e homologação da Certidão de Tempo de Contribuição CTC. O DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS

Leia mais

EDITAL Nº 60/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 60/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 60/2015 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná, conforme Portaria nº 1480 de 31/10/2014, torna público que estarão abertas

Leia mais

Resolução SME N.º 20/2007

Resolução SME N.º 20/2007 Resolução SME N.º 20/2007 Regulamenta o processo de Remoção por títulos dos titulares de Cargos ou Empregos da classe de Docentes do Município de. A Secretária Municipal de Educação, em consonância com

Leia mais

EDITAL Nº 175/2013 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 175/2013 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 175/2013 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 751 de 12/11/2013, torno público

Leia mais

Petição de Marca Anotação de Transferência de Titularidade Decorrente de Cessão

Petição de Marca Anotação de Transferência de Titularidade Decorrente de Cessão 850170063319 24/03/2017 16:17 00.000.2.3.17.0239693.4 Petição de Marca Anotação de Transferência de Titularidade Decorrente de Cessão Número da Petição: Número do Processo: 850170063319 828997187 Dados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SELVIRIA ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SELVIRIA ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL LEI Nº 955 de 03 de Julho 2015 Regulamenta as realizações de feiras itinerantes e temporárias de vendas de produtos e mercadorias a varejo e atacado, no Município de Selvíria - MS. O Excelentíssimo Senhor

Leia mais

Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia.

Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia. Curso Avançado de Contratos de Transferência de Tecnologia. Rio de Janeiro - RJ Coordenadores: Cândida Ribeiro Caffé Marcela Trigo de Sousa Diretor de Estudos: Drº. Alexandre Fragoso Machado APOIO ABPI

Leia mais

Resolução SME N.º 19/2007

Resolução SME N.º 19/2007 Resolução SME N.º 19/2007 Regulamenta o processo de Remoção por títulos dos titulares de Cargos ou Empregos da classe de Especialistas de Educação do Município de São José do Rio Preto. A Secretária Municipal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro de pessoas jurídicas nos Conselhos Regionais de Técnicos Industriais O CONSELHO FEDERAL DE TÉCNICOS INDUSTRIAIS - CFT, no uso das atribuições

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Regularidade Fiscal Fazenda Nacional Disposições

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX. Regularidade Fiscal Fazenda Nacional Disposições TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX Orientador Empresarial Regularidade Fiscal Fazenda Nacional Disposições PORTARIA CONJUNTA PGFN SRF nº 0/2005 DOU: 24.11.2005 (Íntegra) Disspõe

Leia mais

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA

HABILITAÇÃO PARA OPERAR NO COMÉRCIO EXTERIOR ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA ALFÂNDEGA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CURITIBA Legislação: A) Instrução Normativa RFB nº 1.603/2.015; B) Instrução Normativa RFB nº 1.745/2.017; C) Portaria Coana nº 123/2.015. MODALIDADES: a) Pessoa

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.081, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre regime especial de substituição tributária do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI),

Leia mais

EDITAL Nº 76/2014 IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 76/2014 IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 76/2014 IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 729, de 14/05/2014, torno público que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

EDITAL Nº 221/2012 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 221/2012 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 221/2012 PROGEPE IFPR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Por delegação de competência do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, conforme Portaria nº 419 de 01/07/2011, tendo em vista

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 RESOLVE :

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 RESOLVE : Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007/2007 Dispõe sobre normas de procedimentos para a Concessão de Aposentadorias Voluntárias, Compulsórias

Leia mais

UNIDADE DE INSCRIÇAO, REGISTRO E CADASTRO UIRC

UNIDADE DE INSCRIÇAO, REGISTRO E CADASTRO UIRC DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REGISTRO DE TÍTULOS, CONCESSÃO DE INSCRIÇÃO, TRANSFERÊNCIA, SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DE INSCRIÇÃO, CANCELAMENTO E REINSCRIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E SUBSTITUIÇÃO DA

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de

Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de Instrução Normativa SRF nº 605, de 4 de janeiro de 2006 DOU de 6.1.2006 Dispõe sobre o Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (Recap). O SECRETÁRIO RECEITA FEDERAL,

Leia mais

XXXII CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL

XXXII CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL XXXII CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1º SEMESTRE DE 2017 RIO DE JANEIRO Objetivo Estudo dos procedimentos administrativos necessários para a proteção legal da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU Fixa normas para revalidação de títulos de Pós-graduação Stricto sensu de origem estrangeira. CONSIDERANDO o contido no Artigo

Leia mais