Cobranças e anuidade escolar: pontuações jurídicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cobranças e anuidade escolar: pontuações jurídicas"

Transcrição

1

2 Cobranças e anuidade escolar: pontuações jurídicas

3 A liberdade de preços das escolas particulares As escolas particulares não são sujeitas a um processo de congelamento de preços. Há certa liberdade de fixação de preços, desde que haja uma prévia criação, pela escola, de uma planilha de custo, em conformidade com a Lei n /99, em seu Artigo 2º.

4 A liberdade de preços das escolas particulares O valor anual ou semestral deverá, ainda, sempre tomar por base a última parcela da anuidade ou semestralidade legalmente fixada no ano anterior, multiplicada pelo número de parcelas do período letivo.

5 A vigência da anuidade escolar De acordo com o Artigo 1º, 5º, terá vigência por um ano o valor da anuidade escolar sendo este dividido em doze ou seis parcelas mensais iguais, sendo facultada a apresentação de planos de pagamento alternativos sem que exista direito adquirido neste sentido.

6 A vigência da anuidade escolar É nula cláusula contratual que estabeleça o reajuste do valor das parcelas da anuidade ou semestralidade escolar em prazo inferior a um ano a contar da data de sua fixação.

7 Taxas e serviços As instituições de ensino gozam de autonomia administrativa para decidir sobre o valor a ser cobrado pelos serviços prestados, inclusive no que se refere às taxas para o fornecimento de documentações.

8 Taxas e serviços Contudo, esclarecemos que, de acordo com a Portaria nº 971/97 do Ministério da Educação, os valores de mensalidades e outras taxas cobradas por parte da instituição de ensino devem estar previstos no catálogo da instituição, documento que deve estar disponível para livre consulta de qualquer interessado.

9 Taxas de matrícula e permanência A lei não permite a cobrança de taxa de matrícula. Contudo, poderá a escola cobrar um percentual da anuidade ou semestralidade no ato de matrícula.

10 Taxas de matrícula e permanência Já com relação a taxa de permanência, que é normalmente cobrada por instituições financeiras quando há atraso nos pagamentos, a lei não obriga os alunos a pagarem o valor em questão.

11 Multa contratual O art. 52, 1º do CDC (Lei nº 8.078/90), estabelece que as multas de mora decorrentes de atraso no pagamento da mensalidade não devem ser superiores a dois por cento do valor da prestação. No mesmo sentido, dispõe o item 11 da Portaria n 03, de 19 de março de 1999, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

12 Multa contratual No caso de atraso no pagamento, além da multa moratória, a instituição de ensino poderá cobrar correção monetária, de acordo com os índices oficiais, e juros de mora, limitados a 12% (doze por cento) ao ano.

13 Órgãos de restrição de crédito As instituições de ensino privadas sofrem com algumas concepções diferenciadas em relação a outros seguimentos empresariais, pois, são obrigadas a prestar um ano de serviços educacionais independentemente de pagamento. Durante a vigência do contrato, este não pode ser rescindido e não pode, de forma alguma, punir o aluno inadimplente no âmbito pedagógico.

14 Órgãos de restrição de crédito Ainda, não pode negar o fornecimento de nenhum documento para a transferência do aluno, conforme Artigo 6º, da Lei n /99. Uma das únicas formas de buscar garantir o direito de recebimento é por meio da negativação do responsável junto aos órgãos competentes, desde que o aluno seja previamente avisado e após 90 dias do vencimento da dívida.

15 Cuidado no envio de correspondências As instituições de ensino e suas entidades mantenedoras devem ter grande cuidado no sistema de remessa de correspondência para alunos e/ou seus responsáveis, quando menores de 18 anos. Dependendo do tipo de matéria pode haver o chamado "constrangimento ilegal". Isso ocorre, por exemplo, quando é encaminhada uma mensagem informando que o aluno está em débito com o pagamento das prestações decorrentes do contrato

16 Cuidado no envio de correspondências Isso ocorre, por exemplo, quando é encaminhada uma mensagem informando que o aluno está em débito com o pagamento das prestações decorrentes do contrato de serviços e esta já tenha sido paga anteriormente. Há também outro aspecto pertinente ao envio de notas de outro aluno, correspondendo à quebra de um sigilo didático. Vale lembrar que as notas, assim como os resultados de avaliação, somente podem ser entregues aos próprios alunos, se maiores, ou a seu responsável, quando menor.

17 Cuidado no envio de correspondências É sempre prudente que as correspondências sejam entregues em mãos, sob protocolo ou pelos correios, se possível com registro. Outra alternativa válida é disponibilizar pela internet os resultados; contudo, é preciso que o sistema tenha absoluta segurança e que a verificação somente seja feita mediante senha.

18 Sanções a alunos inadimplentes O consumidor deverá honrar com o contratado, caso contrário, se sujeitará às sanções e medidas legais cabíveis. Entretanto, a Instituição de Ensino não poderá aplicar quaisquer penalidades pedagógicas por motivo de inadimplência do aluno, conforme dispõe o art. 6º da Lei 9.870/99.

19 Sanções a alunos inadimplentes A adoção de medidas que visem o constrangimento do consumidor, tais como suspensão de provas escolares, retenção de documentos escolares, penalidades pedagógicas, entre outras, não são admitidas por parte das escolas. (conforme dispõe o art. 6º da Lei 9.870/99.)

20 Sanções a alunos inadimplentes Ocorrendo qualquer situação de constrangimento por parte da escola, em razão de atraso no pagamento ou outro tipo de inadimplemento, o consumidor poderá encaminhar denúncia ao órgão de proteção e defesa do consumidor de sua localidade (Procon) e/ou ingressar com ação junto à justiça comum para ter os seus direitos resguardados.

21 Sanções a alunos inadimplentes Uma das poucas alternativas é a restrição de crédito e a negativa de rematrícula para o ano letivo seguinte, conforme autorizado pela Lei n /99.

22 Desistência do curso e devolução de valores No caso de desistência do curso pelo aluno após efetivação da matrícula, a quantia paga deve ser restituída conforme previsto no art. 51, inciso II, do CDC. Contudo, a instituição de ensino poderá reter um percentual do valor total pago com o fim de cobrir possíveis despesas administrativas incorridas pela instituição de ensino.

23 Desistência do curso e devolução de valores Deve ficar claro contratualmente que, em caso de desistência do curso após a efetivação da matrícula, o estabelecimento de ensino fica obrigado a restituir o valor pago pela matrícula com a ressalva feita no parágrafo acima.

24 Desistência do curso e devolução de valores Nesse caso, há o direito ao recebimento do que foi pago, deduzido naturalmente o imposto sobre serviços, se já tiver ocorrido o recolhimento à prefeitura.

25 Medidas para prevenção da inadimplência Banco de dados ou ficha cadastral atualizada. Documentos atualizados. Contrato bem redigido de prestação de serviços. Consulta prévia e inserção de dados cadastrais em órgãos de restrição de crédito. Notificação extrajudicial. Controle de catraca (comprovação de acesso à escola).

26 Medidas para prevenção da inadimplência Acompanhamento e monitoração mensal da inadimplência. Avaliação individual das causas de atraso. Não tratar de assuntos financeiros com menores. Trabalhar a questão da inadimplência de forma a manter o vínculo contratual do aluno até sua completa formação.

27 Terceirização dos serviços de cobrança Ultimamente, a prática de terceirização dos serviços de cobrança está sendo bastante difundida no âmbito do ramo escolar. Essa terceirização é feita, geralmente, pelas agências de recuperação de telemarketing e escritórios de advocacia que praticam as fases judiciais e extrajudiciais.

28 Terceirização dos serviços de cobrança Essa prática é muito bem-vida, porém, a escola deve estar atenta se os profissionais contratados são especializados na área da educação, pois, a legislação é especial.

29 Luiz Fellipe Preto Advogado

RECOMENDAÇÃO nº 04 / 2015

RECOMENDAÇÃO nº 04 / 2015 RECOMENDAÇÃO nº 04 / 2015 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ, através da Secretaria Executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor DECON/CE, doravante assinado, oficiante nesta

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO 2017 NO COLÉGIO BERLAAR SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO 2017 NO COLÉGIO BERLAAR SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO 2017 NO COLÉGIO BERLAAR SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA O Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria mantido pela Rede Berlaar de Educação, agradece a confiança depositada nele durante

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. André Moura)

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. André Moura) PROJETO DE LEI Nº DE 2011 (Do Sr. André Moura) Proíbe a cobrança da taxa de reserva, ou taxa de matrícula, cobrado antecipadamente, anterior à prestação dos serviços educacionais, com vistas a garantir

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem: CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem: CONTRATADA: INGRID BERGAMO ME, pessoa jurídica de direito privado

Leia mais

MENSALIDADES ESCOLARES

MENSALIDADES ESCOLARES MENSALIDADES ESCOLARES O aumento das mensalidades escolares deve obedecer a algum parâmetro legal? O assunto mensalidades escolares é regulado pela Lei 9870, de 23 de novembro de 1999. Esta Lei, dentre

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA Perguntas e respostas frequentes

MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA Perguntas e respostas frequentes MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA 1 MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA É possível condicionar a nova contratação de plano ao pagamento da dívida pelo ex beneficiário contratante de plano individual/ familiar? Não. É

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PELO PRESENTE INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO, O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SECULO XXI EIRELI-EPP, ENTIDADE MANTENEDORA DA FAVENI - FACULDADE VENDA NOVA DO

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS COLÉGIO SÓLIDO KIDS CONTRATADO: COLLEGIUM SÓLIDOS LTDA, pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob o nº 03.869.275/0001-54, com endereço na Av. Deputado Esteves

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA ANO LETIVO DE 2017

EDITAL DE MATRÍCULA ANO LETIVO DE 2017 EDITAL DE MATRÍCULA ANO LETIVO DE 2017 A SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO SÓSTENES PEREIRA DE SCTSPB, mantenedora do - PA, neste ato representada, na forma de seu Estatuto Social e na conformidade do

Leia mais

EDITAL N.º 005/2015 PROCESSO DE MATRÍCULAS - EDUCAÇÃO BÁSICA ANO LETIVO DE 2016

EDITAL N.º 005/2015 PROCESSO DE MATRÍCULAS - EDUCAÇÃO BÁSICA ANO LETIVO DE 2016 EDITAL N.º 005/2015 PROCESSO DE MATRÍCULAS - EDUCAÇÃO BÁSICA ANO LETIVO DE 2016 Profª. Maria Isabel Alves Dumaresq, Diretora do Colégio São Camilo Cardeal Motta, inscrito no CNPJ nº 58.250.689/0034-50,

Leia mais

Assessoria Jurídica: Sílvia Fráguas R.: 1172

Assessoria Jurídica: Sílvia Fráguas R.: 1172 Inadimplência Assessoria Jurídica: Sílvia Fráguas sfraguas@positivo.com.br 0800 725 3536 R.: 1172 Assessoria Financeira: Vanize P. A. Alessi varaujo@positivo.com.br 0800 725 3536 R.: 1173 Reflexão Se você

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PELO PRESENTE INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO, O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SECULO XXI -EPP, ENTIDADE MANTENEDORA DA FAVENI - FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE,

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO AO PROGRAMA BOLSA DE ESTUDO

CONTRATO DE ADESÃO AO PROGRAMA BOLSA DE ESTUDO CONTRATO DE ADESÃO AO PROGRAMA BOLSA DE ESTUDO CONSIDERANDO que o PORTAL BOLSAS DE ESTUDO firmou Contrato de Prestação de Serviços com a Instituição de Ensino Superior, através do qual a IES disponibiliza

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PARA 2013

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PARA 2013 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS PARA 2013 Pelo presente instrumento, de um lado o COLÉGIO "CAMPOS SALLES", devidamente inscrito no CNPJ sob nº 60.746.203/0001-53, entidade mantenedora COLÉGIO

Leia mais

MODERNA ASSESSORIA EDUCACIONAL LTDA

MODERNA ASSESSORIA EDUCACIONAL LTDA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS MODERNA ASSESSORIA EDUCACIONAL LTDA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES ENVOLVIDAS CONTRATANTE : Cliente, doravante nas circunstâncias deste documento denominado ALUNO.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO MOGIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/S LTDA Mantenedora da UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

ORGANIZAÇÃO MOGIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/S LTDA Mantenedora da UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES ORGANIZAÇÃO MOGIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/S LTDA Mantenedora da UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CONTRATO SEMESTRAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 1º. SEMESTRE DE 2012 - CAMPUS SÃO PAULO PARQUE VILLA

Leia mais

ORGANIZAÇÃO MOGIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/S LTDA Mantenedora da UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

ORGANIZAÇÃO MOGIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/S LTDA Mantenedora da UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES ORGANIZAÇÃO MOGIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA S/S LTDA Mantenedora da UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES CONTRATO SEMESTRAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 1º. SEMESTRE DE 2013 - CAMPUS MOGI DAS CRUZES Cláusula

Leia mais

EDITAL nº 010/2016 MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2017

EDITAL nº 010/2016 MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2017 EDITAL nº 010/2016 MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2017 Profª. Maria Luiza Cusin de Barros, Diretora do Colégio São Camilo Cardeal Motta, inscrito no

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU Pelo presente instrumento particular de contrato de prestação de serviços educacionais, a ESCOLA DE DIREITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

EDITAL N.º 008/2016 PROCESSO DE REMATRÍCULAS - EDUCAÇÃO BÁSICA ANO LETIVO DE

EDITAL N.º 008/2016 PROCESSO DE REMATRÍCULAS - EDUCAÇÃO BÁSICA ANO LETIVO DE EDITAL N.º 008/2016 PROCESSO DE REMATRÍCULAS - EDUCAÇÃO BÁSICA ANO LETIVO DE 2017 Profª. Maria Luiza Cusin de Barros, Diretora do Colégio São Camilo Cardeal Motta, inscrito no CNPJ nº 58.250.689/0034-50,

Leia mais

Mod / Versão Jun/2011. Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business

Mod / Versão Jun/2011. Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business Mod. 5175.20382 / 10.2011 - Versão Jun/2011 Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business 09900_REGULAMENT_BUSINESS_F.indd 1-2 IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E PAGAMENTO DAS MENSALIDADES

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E PAGAMENTO DAS MENSALIDADES REGULAMENTO FINANCEIRO Capitulo I PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E PAGAMENTO DAS MENSALIDADES Art. 1º Como contraprestação dos serviços educacionais que lhe serão prestados durante o curso, o CONTRATANTE pagará

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO AO SERVIÇO DETECTA

CONTRATO DE ADESÃO AO SERVIÇO DETECTA CONTRATO DE ADESÃO AO SERVIÇO DETECTA Por este instrumento, em que fazem parte de um lado, TELEFÔNICA BRASIL S.A., devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o nº. 02.558.157/0001-62, com sede na Av. Engenheiro

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2013 LER BEM ANTES DE ASSINAR

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2013 LER BEM ANTES DE ASSINAR CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2013 LER BEM ANTES DE ASSINAR FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, Autarquia Municipal por força de Lei Municipal n 1506 de 12/03/68, C.N.P.J. n.º 50.985.266/0001-09,

Leia mais

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Pelo presente instrumento particular de contrato e na melhor forma de direito, a EDUCAR DO BRASIL SERVIÇOS E EMPREENDIMENTOS EM EDUCAÇÃO LTDA, pessoa jurídica

Leia mais

FATEC - VETERANOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TERMO DE MATRÍCULA EM CURSO MODULADO ANO LETIVO 2013

FATEC - VETERANOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TERMO DE MATRÍCULA EM CURSO MODULADO ANO LETIVO 2013 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TERMO DE MATRÍCULA EM CURSO MODULADO ANO LETIVO 2013 CONTRATADO: PRO TÉCNICA PAULISTA LTDA., mantenedora da FACULDADE DE TECNOLOGIA OSWALDO CRUZ. CNPJ/MF:

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 1º. ao 3º. ano - Ensino Médio Pelo presente instrumento particular de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, o Círculo de Trabalhadores Cristãos

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção do Estado da Bahia

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção do Estado da Bahia RESOLUÇÃO Nº 002/2016 - CP Programa de Regularização Financeira da Ordem dos Advogados Brasil Seccional Bahia. CONSELHO PLENO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DO ESTADO DA BAHIA, reunido em 16

Leia mais

Contrato de Parcelamento Alternativo de Mensalidade Escolar CONTRATO DE PARCELAMENTO ALTERNATIVO DE MENSALIDADE ESCOLAR

Contrato de Parcelamento Alternativo de Mensalidade Escolar CONTRATO DE PARCELAMENTO ALTERNATIVO DE MENSALIDADE ESCOLAR CONTRATO DE PARCELAMENTO ALTERNATIVO DE MENSALIDADE ESCOLAR Por este CONTRATO DE PARCELAMENTO ALTERNATIVO DE MENSALIDADE ESCOLAR ( Contrato de Parcelamento ), que entre si celebram, de um lado o CESA COMPLEXO

Leia mais

Portaria Interna Nº. 102/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017

Portaria Interna Nº. 102/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Portaria Interna Nº. 102/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Dispõe sobre os valores dos encargos educacionais para o 2º semestre de 2.017 da Faculdade de Ribeirão Preto. A Diretora da Faculdade de Ribeirão

Leia mais

Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017

Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Portaria Interna Nº. 063/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Dispõe sobre os valores dos encargos educacionais para o 2º semestre de 2.017 da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados FACESI.

Leia mais

DÚVIDAS CONSÓRCIO APRESENTAÇÃO / PRODUTO

DÚVIDAS CONSÓRCIO APRESENTAÇÃO / PRODUTO DÚVIDAS CONSÓRCIO APRESENTAÇÃO / PRODUTO O QUE É CONSÓRCIO E COMO FUNCIONA? O CONSÓRCIO funciona como um grupo de pessoas físicas e jurídicas, com prazo preestabelecido, onde vários integrantes participam

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSO DE EXTENSÃO PROJETO LUTAR PRIMEIRA ETAPA [CONTRATO Nº /FUFMT/2017] CONTRATO Nº /2017

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSO DE EXTENSÃO PROJETO LUTAR PRIMEIRA ETAPA [CONTRATO Nº /FUFMT/2017] CONTRATO Nº /2017 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSO DE EXTENSÃO PROJETO LUTAR PRIMEIRA ETAPA [CONTRATO Nº /FUFMT/2017] CONTRATO Nº /2017 A FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

DECRETO N , DE 31 DE JULHO DE O Prefeito de Ituiutaba, no uso de suas atribuições, e de conformidade com a legislação em vigor,

DECRETO N , DE 31 DE JULHO DE O Prefeito de Ituiutaba, no uso de suas atribuições, e de conformidade com a legislação em vigor, DECRETO N. 7.672, DE 31 DE JULHO DE 2014 Disciplina o sistema de parcelamento de débito fiscal e dá ouras providências. O Prefeito de Ituiutaba, no uso de suas atribuições, e de conformidade com a legislação

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURMAS REGULARES

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURMAS REGULARES CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURMAS REGULARES O Contratante e respectivo responsável solidário, conforme o caso, identificado(s) no Termo de Adesão ao presente Contrato de Prestação de Serviços

Leia mais

CONTRATANTE: CONTRATADA:

CONTRATANTE: CONTRATADA: CURSO DE DIREITO - Reconhecido pelo Dec. Fed. Nº 62.059, de 05/01/1968 CURSO DE ODONTOLOGIA - Reconhecido pelo Dec. Fed. Nº 63.406, de 10/10/1968 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Reconhecido pela Portaria MEC

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão Passagem Bradesco ( CPB ), pessoa jurídica nas Bandeiras Visa e MasterCard

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão Passagem Bradesco ( CPB ), pessoa jurídica nas Bandeiras Visa e MasterCard SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão Passagem Bradesco ( CPB ), pessoa jurídica nas Bandeiras Visa e MasterCard SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento da Utilização do Cartão

Leia mais

2.1. O atendimento aos beneficiários citados na cláusula primeira, será feito através de condições especiais, conforme descrito abaixo:

2.1. O atendimento aos beneficiários citados na cláusula primeira, será feito através de condições especiais, conforme descrito abaixo: CONVÊNIO EDUCACIONAL QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O GRUPO DE ENSINO META LTDA. Pelo presente instrumento, de um lado, o CONSELHO REGIONAL DE

Leia mais

Altera a Lei nº ,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos.

Altera a Lei nº ,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação LEI Nº 16.653, DE 23 DE JULHO DE 2009 Altera a Lei nº 13.569,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº03/2014. I para a anuidade do ano de inscrição, 50% (cinquenta por cento) = R$ 300,00(Trezentos Reais) ;

RESOLUÇÃO Nº03/2014. I para a anuidade do ano de inscrição, 50% (cinquenta por cento) = R$ 300,00(Trezentos Reais) ; RESOLUÇÃO Nº03/2014 Fixa o valor das contribuições obrigatórias para o ano de 2015 e dá outras providências. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL EM ALAGOAS, no uso das atribuições legais,

Leia mais

Portaria Interna Nº. 049/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017

Portaria Interna Nº. 049/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Portaria Interna Nº. 049/17 São Paulo, 02 de maio de 2.017 Dispõe sobre os valores dos encargos educacionais para o 2º semestre de 2.017 da Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de

Leia mais

NORMA DE PAGAMENTO A FORNECEDORES - NOR 226

NORMA DE PAGAMENTO A FORNECEDORES - NOR 226 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: PAGAMENTO A FORNECEDORES APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 22, de 10/05/2017. VIGÊNCIA: 16/05/2017 NORMA DE PAGAMENTO A FORNECEDORES - NOR 226 1/5 SUMÁRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 197 DE 01/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 197 DE 01/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 197 DE 01/11/2016 - CAS Estabelece as normas do Departamento Financeiro em relação ao atendimento dos alunos e egressos da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS),

Leia mais

2.1. Este Plano passa a vigorar a partir do dia da habilitação do terminal telefônico.

2.1. Este Plano passa a vigorar a partir do dia da habilitação do terminal telefônico. CONTRATO DE PLANO BÁSICO DE SERVIÇO Super DDD 15 Por este instrumento, em que fazem parte de um lado, Telecomunicações de São Paulo TELESP, Prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC, inscrita

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009.

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. Altera a Lei Complementar nº 001/06 de 13 de fevereiro de 2006, Código Tributário Municipal de Camocim e determina outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Ano UFIR-RJ* 2006 67.495.595,72 2007 50.486.636,57 2008 65.476.580,85 2009 231.174.347,46 2010 421.467.819,04 2011 144.707.862,62 2012 357.340.649,83 2013 367.528.368,78

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos Financeiros... 3 Capítulo

Leia mais

REGULAMENTO DOS PLANOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS INGRESSANTES 2017

REGULAMENTO DOS PLANOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS INGRESSANTES 2017 REGULAMENTO DOS PLANOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS INGRESSANTES 2017 2017 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO II... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

Cia Itaú de Capitalização. PIC Plano Itaú de Capitalização Condições Gerais GLOSSÁRIO

Cia Itaú de Capitalização. PIC Plano Itaú de Capitalização Condições Gerais GLOSSÁRIO Cia Itaú de Capitalização PIC Plano Itaú de Capitalização Condições Gerais GLOSSÁRIO Subscritor - é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso de efetuar o pagamento

Leia mais

MARTA SUPLICY, Prefeita do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

MARTA SUPLICY, Prefeita do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETO No. 41.724, 26 DE FEVEREIRO DE 2002 Ano 47 - Número 37 - São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002 Diário Oficial do Município de São Paulo Regulamenta a Lei no. 13.283, de 9 de janeiro

Leia mais

EDITAL 2017 Medicina

EDITAL 2017 Medicina EDITAL 2017 Medicina A Fundação Dom Antônio Zattera publica o presente edital com os critérios para participar e integrar o processo de concessão de Crédito Estudantil reembolsável, destinado aos estudantes

Leia mais

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR MATRÍCULAS ABERTAS

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR MATRÍCULAS ABERTAS SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR MATRÍCULAS ABERTAS APRESENTAÇÃO As matrículas e rematrículas para o próximo período letivo sempre trazem apreensão

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO DE 2017

EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO DE 2017 EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO DE 2017 Educa a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele Pv. 22:6 A ESCOLA PRESBITERIANA DE JOÃO DOURADO, tendo como mantenedora

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015(POR ADESÃO) 1- PARTES

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015(POR ADESÃO) 1- PARTES CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015(POR ADESÃO) 1- PARTES CONTRATADA: ASSOCIAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS INSTITUTO DIVINA PASTORA C.N.P.J/MF: 07.257.462/0018-86 Reconhecimento:

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA ETER

ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA ETER ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA ETER Declarada de Utilidade Pública pelo Governo Federal através do Decreto N o 89.057 de 24.11.83 Reconhecida pela Resolução 18/80 CEE-PB em 08 de maio de 1980 CONTRATO DE

Leia mais

Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do American Express Conta EBTA Enhanced Business Travel Account

Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do American Express Conta EBTA Enhanced Business Travel Account Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do American Express Conta EBTA Enhanced Business Travel Account IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Este Sumário apresenta um resumo das principais

Leia mais

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 /RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 O Município de Sinimbu comunica aos interessados que está procedendo ao CREDENCIAMENTO de pessoas jurídicas

Leia mais

2.- LOCAL E DATA: Assinado nesta cidade de Araçariguama, no Gabinete do Prefeito Municipal, aos 22 dias do mês de fevereiro de 2013.

2.- LOCAL E DATA: Assinado nesta cidade de Araçariguama, no Gabinete do Prefeito Municipal, aos 22 dias do mês de fevereiro de 2013. CONTRATO Nº. 04/2013 CONVITE N. 04/2013 PROCESSO N.º 07/2013 CONTRATO QUE ENTRE SI FAZEM A PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇARIGUAMA E CATANESE E MURTA SOCIEDADE DE ADVOGADAS, para a Contratação de Escritório

Leia mais

EDITAL nº 004/2017 MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018

EDITAL nº 004/2017 MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 EDITAL nº 004/2017 MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 Profª. Maria Luiza Cusin de Barros, Diretora do Colégio São Camilo Cardeal Motta, inscrito no

Leia mais

CONTRATO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES FUPAC NOVA LIMA

CONTRATO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES FUPAC NOVA LIMA CONTRATO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL FIES FUPAC NOVA LIMA Que fazem, de um lado FUPAC, instituição de ensino situada à Alameda da Serra, n.º 975 2.º e 4.º andares, Bairro Vila da Serra, Nova Lima MG, ora

Leia mais

PARECER JURÍDICO ANUIDADE CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA COBRANÇA - ISENÇÃO

PARECER JURÍDICO ANUIDADE CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA COBRANÇA - ISENÇÃO PARECER JURÍDICO ANUIDADE CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA COBRANÇA - ISENÇÃO Interessado: COSEMS-MG 1. Relatório Trata-se de consulta realizada por diversos municípios do FORUM REGIONAL acerca da legalidade

Leia mais

Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região Mato Grosso do Sul

Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região Mato Grosso do Sul Resolução CREF11/MS nº 155/2015 Campo Grande, 01 de dezembro de 2015. Dispõe sobre valores e formas de pagamentos das anuidades do CREF11/MS para o Exercício de 2016 e dá outras providencias. O PRESIDENTE

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 004/2017

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 004/2017 DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 004/2017 Aprova o Anteprojeto de Lei que Institui o Programa de Recuperação de Créditos (PRC) de natureza não tributária (anuidades e semestralidades) dos débitos que se encontram

Leia mais

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA Ana Flavia Magozzo dos Santos OAB/SP nº. 289.620 Presidente Prudente / São José do Rio Preto, Julho de 2013. Prezado cliente, Consultando nossos arquivos, verificamos que nosso escritório recuperou para

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATANTE: RG nº / Data Expedição: / / Órgão Expedidor: CPF: - Endereço: Matrícula nº: Bairro: CEP: Cidade: UF: Telefones / DDD: / E-mail: CONTRATADA: UNIVERSIDADE

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 069/2015

DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 069/2015 DELIBERAÇÃO CONSUNI Nº 069/2015 Aprova o Anteprojeto de Lei que Institui o Programa de Recuperação de Créditos - PRC, de natureza não tributária, consistentes em anuidades, semestralidades, cheques e parcelas,

Leia mais

ANEXO I ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA mantenedora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA

ANEXO I ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA mantenedora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA ANEXO I ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA mantenedora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Calouro II CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS GRADUAÇÃO ANO 2015 Nome

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA PORTARIA N 001/2017 Ozirlei Teresa Marcilino, Diretora Administrativa da Faculdade da Região Serrana FARESE, pelas atribuições e competência que lhe conferem o Regimento Interno da Instituição, dispõe

Leia mais

Sumário Executivo do Contrato de Cartão de Crédito

Sumário Executivo do Contrato de Cartão de Crédito Sumário Executivo do Contrato de Cartão de Crédito O Personnalité, sempre preocupado em manter a total transparência com você, preparou um resumo do contrato do seu cartão. Lembre que este é apenas um

Leia mais

Quantidade mensal incluída no pacote (A) Quantidade de serviços gratuitos por mês (B) Saque de conta de depósitos à vista - Presencial ou pessoal

Quantidade mensal incluída no pacote (A) Quantidade de serviços gratuitos por mês (B) Saque de conta de depósitos à vista - Presencial ou pessoal Pacote de Serviços - Universitários Confira abaixo a composição do Pacote de Serviços Universitários: Saques Saque de conta de depósitos à vista - Presencial ou pessoal 6 4 10 2,20 12,60 Fornecimento de

Leia mais

Módulo 7 Energia de Reserva. Submódulo 7.2 Liquidação financeira relativa à contratação de energia de reserva

Módulo 7 Energia de Reserva. Submódulo 7.2 Liquidação financeira relativa à contratação de energia de reserva Módulo 7 Energia de Reserva Submódulo 7.2 Liquidação financeira relativa à contratação de energia de reserva ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO 3. PREMISSAS 4. LISTA DE DOCUMENTOS 5. FLUXO DE ATIVIDADES

Leia mais

TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF:

TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF: TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATANTE Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF: CONTRATADA EBAE EMPRESA BRASILEIRA DE AVALIAÇÕES

Leia mais

Regulamento para Concessão de Empréstimo Pessoal EPES

Regulamento para Concessão de Empréstimo Pessoal EPES Regulamento para Concessão de Empréstimo Pessoal EPES Capítulo I Da Finalidade e Subordinação Artigo 1º - O Empréstimo Pessoal, doravante denominado EPES, tem por finalidade atender aos participantes ativos

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI Portaria Ministerial nº 499, de 12/06/2013, publicada no D.O.U. em 13/06/2013. A instituição segue as

Leia mais

O Calendário do curso estará sujeito a sofrer alteração no decorrer do mesmo.

O Calendário do curso estará sujeito a sofrer alteração no decorrer do mesmo. TERMO DE CONTRATAÇÃO E MATRÍCULA CURSO DE GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA-SOCESC, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Albano Schmidt nº 3333, Bairro

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO 1. DAS PARTES 1.1. CONTRATADA SAVIN GERENCIAMENTO EMPRESARIAL E MERCHANDISING, CNPJ/MF sob nº 15.787.375/0001 10, sediada na Rua SIRIA, 44, Bairro Jardim

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONVÊNIO EDUCACIONAL QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A INICIAL ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA. Pelo presente instrumento, de um lado, o CONSELHO REGIONAL

Leia mais

REGULAMENTO DO PARCELAMENTO ESPECIAL DE 50% MENSALIDADE ESCOLAR UFA/50

REGULAMENTO DO PARCELAMENTO ESPECIAL DE 50% MENSALIDADE ESCOLAR UFA/50 REGULAMENTO DO PARCELAMENTO ESPECIAL DE 50% MENSALIDADE ESCOLAR UFA/50 Institui o regulamento da oferta de Parcelamento Especial de 50% da Mensalidade Escolar UFA 50 ( Regulamento ) Art. 1º - A presente

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA ANO LETIVO DE 2018

EDITAL DE MATRÍCULA ANO LETIVO DE 2018 EDITAL DE MATRÍCULA ANO LETIVO DE 2018 O Colégio Mônaco, na conformidade do que estabelece a Legislação em vigor, abre matrículas para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio para o ano de 2018,

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA Por meio do presente instrumento particular de um lado o CONTRATANTE, devidamente qualificado na Ficha de Requerimento

Leia mais

Dispõe sobre o Sistema de Parcelamento de Dívidas de Santana de Parnaíba.

Dispõe sobre o Sistema de Parcelamento de Dívidas de Santana de Parnaíba. 1/6 LEI Nº 3631, DE 21 DE JUNHO DE 2017 Dispõe sobre o Sistema de Parcelamento de Dívidas de Santana de Parnaíba. ELVIS LEONARDO CEZAR, Prefeito do Município de Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo,

Leia mais

COLETA DE PREÇOS nº 01/2014

COLETA DE PREÇOS nº 01/2014 COLETA DE PREÇOS nº 01/2014 1. PREÂMBULO 1.1. A ASSOCIAÇÃO MUSEU AFRO BRASIL, torna pública a realização de Seleção de Fornecedores na modalidade Coleta de Preços, pelo critério de menor preço, objetivando

Leia mais

Os dados abaixo são do responsável financeiro pelo aluno.

Os dados abaixo são do responsável financeiro pelo aluno. Página 1 de 6 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Nome do aluno, portador

Leia mais

FACULDADE SINERGIA Portaria de Recredenciamento MEC nº 1.424, D.O.U. de 10/10/2011. EDITAL nº 001/2017

FACULDADE SINERGIA Portaria de Recredenciamento MEC nº 1.424, D.O.U. de 10/10/2011. EDITAL nº 001/2017 FACULDADE SINERGIA Portaria de Recredenciamento MEC nº 1.424, D.O.U. de 10/10/2011. EDITAL nº 001/2017 Dispõe sobre abertura de Processo de Seleção e Contratação de Financiamento Estudantil Próprio Sinergia

Leia mais

Resumo do Contrato de Utilização American Express Membership Cards Linha Crédito IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO

Resumo do Contrato de Utilização American Express Membership Cards Linha Crédito IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Resumo do Contrato de Utilização American Express Membership Cards Linha Crédito IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Este Sumário apresenta as principais informações que o Associado deve ter conhecimento

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS 2016/2017

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS 2016/2017 REGULAMENTO FINANCEIRO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS 2016/2017 I CURSOS DE GRADUAÇÃO I.I DAS PARTES Art. 1º - Para a geração do vínculo a cada semestre letivo, o CENTRO DE ENSINO SÃO LUCAS LTDA, doravante

Leia mais

Pelo presente instrumento contratual, de um lado como: CONTRATANTE (responsável pelo aluno, se menor de idade): Nome:

Pelo presente instrumento contratual, de um lado como: CONTRATANTE (responsável pelo aluno, se menor de idade): Nome: CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Pelo presente instrumento contratual, de um lado como: CONTRATANTE (responsável pelo aluno, se menor de idade): C.P.F.: RG.: Endereço: Bairro: Cidade: Telefone: ( ) Celular:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sidrolândia ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Prefeitura Municipal de Sidrolândia ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL LEI COMPLEMENTAR N 32/2007. S Ú M U L A Institui e Autoriza o programa de Reabilitação Fiscal Municipal REFIM de débitos tributários e não tributários e dá outras providências O Prefeito Municipal de Sidrolândia,

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014

PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 I) Objetivo A Fundação Getulio Vargas e a DIREITO GV estabeleceram diversos programas de bolsas de estudos que têm por objetivo a qualificação

Leia mais

ANEXO I ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA mantenedora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA

ANEXO I ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA mantenedora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA ANEXO I ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ ACEPA mantenedora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS GRADUAÇÃO ANO 2016 Nome do aluno, residente

Leia mais

MEU PORTAL DE CURSOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS DE EXTENSÃO EAD

MEU PORTAL DE CURSOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS DE EXTENSÃO EAD MEU PORTAL DE CURSOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSOS DE EXTENSÃO EAD CONTRATANTE: Devidamente qualificado no formulário preenchido eletronicamente, o qual compõe o presente CONTRATO;

Leia mais

ANEXO III - EDITAL Nº 067/2016

ANEXO III - EDITAL Nº 067/2016 ANEXO III - EDITAL Nº 067/2016 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NOME

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA DIVULGAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO E PRAZO PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA NA FORMA DO ART. 2º DA LEI 9870/1999

EDITAL DE MATRÍCULA DIVULGAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO E PRAZO PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA NA FORMA DO ART. 2º DA LEI 9870/1999 EDITAL DE MATRÍCULA 2017 1 DIVULGAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO E PRAZO PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA NA FORMA DO ART. 2º DA LEI 9870/1999 A Escola Servita Regina Pacis vem tornar público o texto da proposta

Leia mais

EMPRÉSTIMO E CARTÃO CONSIGNADO

EMPRÉSTIMO E CARTÃO CONSIGNADO setembro/2016 EMPRÉSTIMO E CARTÃO CONSIGNADO DIRECIONADOS A APOSENTADOS E PENSIONISTAS Todo aquele que recebe benefícios de aposentadoria ou pensão por morte pagos pela Previdência Social pode obter crédito

Leia mais

ANEXO III EDITAL 062/2017

ANEXO III EDITAL 062/2017 ANEXO III EDITAL 062/2017 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ CESUPA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO MESTRADO

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA DE USO DE SISTEMA DE INFORMÁTICA

CONTRATO DE LICENÇA DE USO DE SISTEMA DE INFORMÁTICA FESG FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FAFICH FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CONTRATO DE LICENÇA DE USO DE SISTEMA DE INFORMÁTICA Termo de contrato administrativo que celebram entre si

Leia mais

DECRETO Nº , DE 10 DE MARÇO DE 2016.

DECRETO Nº , DE 10 DE MARÇO DE 2016. DECRETO Nº 19.332, DE 10 DE MARÇO DE 2016. Regulamenta a Lei nº 12.005, de 11 de fevereiro de 2016, que permite às instituições conveniadas com o Município ou mantidas pelo Estado e cadastradas como beneficiárias

Leia mais

EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017

EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017 EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017 1. DO PROGRAMA O Instituto de Ensino Superior de Contagem Ltda., entidade mantenedora da Faculdade de Direito de Contagem - FDCON, por meio da Comissão Permanente

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2017 VÁLIDO PARA CANDIDATOS APROVADOS EM 1ª CHAMADA E CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA

PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2017 VÁLIDO PARA CANDIDATOS APROVADOS EM 1ª CHAMADA E CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA PROGRAMA DE BOLSAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1º SEMESTRE DE 2017 VÁLIDO PARA CANDIDATOS APROVADOS EM 1ª CHAMADA E CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA ATENÇÃO: VERIFIQUE O ITEM III E O CRONOGRAMA REFERENTES

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE ADESÃO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE ADESÃO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONTRATO DE ADESÃO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (Registrado no Cartório de Registros de Títulos e Documentos de Manaus-Amazonas, sob

Leia mais