Islamismo (Islã ou Islão)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Islamismo (Islã ou Islão)"

Transcrição

1 1 Islamismo (Islã ou Islão) Introdução O islamismo era pouco conhecido no Brasil antes de 11 de setembro de O ataque de terroristas muçulmanos ao prédio World Trade Center em Nova Iorque e os acontecimentos que se seguiram com as guerras no Afeganistão e Iraque mudaram este cenário com uma atenção muito maior sendo dada a esta religião. As informações que se têm na mídia não são suficientes para se conhecer o islamismo. A palavra Islã (escrita Islão em Portugal) significa submissão, referindo-se à submissão que o muçulmano deve a Alá (ou Allah). A religião muçulmana requer obediência e submissão aos seus preceitos. Se considerarmos a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa e o Protestantismo como religiões diferentes, o islã é a religião com o maior número de adeptos no mundo. Origem O islã é uma religião fundada por Maomé. Seu nome completo é Abulgasim Mohammad ibn Abdullah ibn Abd al-muttalib ibn Hanshim. Maomé nasceu em Meca em 570 dc. Seus pais morreram quando ainda era jovem. Ele se casou com uma viúva rica, Kadidja, quando tinha 25 anos. Maomé conta ter tido visões e ouvido vozes em uma caverna ao norte da cidade de Meca. Disse que eram os anjos de Alá (Deus). Estas visões continuaram durante algum tempo. Ele disse ter sido chamado por Alá para ser seu último profeta e seu apóstolo. O anjo Gabriel mostrou-lhe um manuscrito trazido do céu e lhe disse que o lesse (apesar de ele ser analfabeto). Maomé leu e memorizou o manuscrito, sendo que o original voltou para o céu, para ser guardado em segurança. As recitações de Maomé daquilo que ele havia lido no manuscrito tornaram-se o Alcorão (ou Corão o prefixo al é um artigo), o principal livro sagrado dos muçulmanos. Naquela época existia na região algumas pequenas comunidades de cristãos e judeus. A maior parte do povo era politeísta (cria em muitos deuses), sendo que Alá era um dos deuses mais importantes. Maomé começou a pregar suas ideias e falar de suas visões. Ele obteve alguns adeptos, mas fez muitos inimigos. Em 22 de setembro (alguns dizem 16 de julho) do ano 622 ele foi obrigado a fugir de Meca, indo se refugiar em Medina. Esta data é considerada como a data de fundação do islamismo (o marco zero do calendário islâmico, baseado no ano lunar).

2 2 Em Medina Maomé obteve mais sucesso com sua pregação e logo conseguiu muitos adeptos, montou um exército e obteve várias vitórias. Em 628, voltou a Meca e a conquistou. Ele destruiu todos os ídolos no templo politeísta, mas deixou uma grande pedra negra conhecida como Caaba. Segundo a tradição islâmica esta pedra foi trazida do céu pelo anjo Gabriel. Maomé propagou sua nova religião através da conquista militar, obrigando muitos povos a aceitarem o islã. Maomé morreu em 8 de junho do ano 632 aos 62 anos de idade. Seus sucessores continuaram as conquistas militares espalhando o islã por toda a península arábica, Síria, Pérsia, Índia, África do norte e península ibérica (Espanha e Portugal). Na Idade Média a Palestina estava sob o contrôle dos muçulmanos. Católicos romanos da Europa organizaram cruzadas (guerras santas) contra os muçulmanos para a libertação da Terra Santa. As várias cruzadas foram realizadas durante muitas décadas e causaram milhares de mortes dos dois lados e uma inimizade que dura até os dias atuais. Crenças principais 1. Monoteísmo. O islã crê em um só Deus, Alá. Juntamente com o cristianismo e o judaismo é conhecido como uma das três principais religiões monoteístas (crê em um só Deus). Segundo o islã: Alá é todo-poderoso e soberano. Em suas orações, o muçulmano se prostra de joelhos e curva a cabeça com a testa ao chão, assumindo a posição de um escravo. Não é possível ter um relacionamento pessoal com Alá, pois ele é muito superior aos seres humanos. Em sua soberania, Alá pode fazer o que quiser, mesmo se fôr contrário à sua própria natureza. Tudo que acontece no mundo foi decretado por Alá (é a vontade dele). Ele é a fonte tanto do bem quanto do mal. O ser humano quase não tem livre arbítrio. Alá é misericordioso para com os muçulmanos, mesmo se cometeram alguma iniquidade. Alá possui 99 atributos e o seu nome, Alá, é o centésimo e a síntese de todos os outros. O amor não faz parte de seus atributos. A ideia de um Deus-Pai é totalmente inimaginável à fé muçulmana e é considerada uma blasfêmia. O islã não aceita a ideia da trindade. Para eles os cristãos crêem em 3 deuses: Deus, Jesus e Maria. Portanto, são considerados idólatras e infiéis. A ideia de Deus ter um filho é repugnante, pois implicaria ter tido relações sexuais com uma mulher. 2. Anjos e espíritos maus. O Alcorão ensina a existência de anjos e espíritos maus como criação de Deus, mas inferiores aos seres humanos.

3 3 3. Os livros sagrados. O islã oficialmente classifica como livros sagrados: a Torá (o Pentateuco), Zabur (os Salmos), o Injil (Evangelho) e o Alcorão, sendo este último superior e o mais importante. Na prática aconselha-se somente a leitura do Alcorão. Ele é a fonte de autoridade. Sendo o Alcorão superior, a leitura dos outros não é necessária, pois eles estão contidos no Alcorão. O Alcorão é visto como algo milagroso. É um texto eterno (não foi criado; existe desde a eternidade passada). Gabriel mostrou o texto sagrado a Maomé, que o memorizou. Ao recitá-lo, auxiliares o colocaram por escrito, formando o Alcorão. Há um respeito muito grande por este livro. Ele só pode ser tocado depois de um cerimonial de purificação. O Alcorão não pode ser colocado no chão e nenhum outro livro pode ser colocado em cima dele. Qualquer tradução do Alcorão é considerada corrupção. O verdadeiro evangelho teria sido perdido depois de modificado e corrompido pelos cristãos para defenderem suas doutrinas. Por isso, Alá enviou o Alcorão a Maomé por meio do anjo Gabriel. Os cristãos são conhecidos como o povo do livro. O Alcorão é dividido em 114 suras (capítulos) e cada sura subdividida em versos de forma muito parecida com a Bíblia. 4. Profetas. A religião muçulmana ensina que Alá enviou profetas, sendo os mais importantes: Adão, Abraão, Moisés e Jesus. Maomé foi designado o último profeta e apóstolo de Alá, portanto e superior a todos os anteriores. 5. O julgamento final. O islã ensina que haverá um julgamento final em que todos terão que prestar contas. As obras de cada um serão julgadas e se as boas obras forem mais numerosas do que as más, o muçulmano poderá herdar o paraíso. Mas isto depende de Alá e ele poderá enviar ao paraíso quem ele quiser. Não há nenhuma certeza de salvação. As boas obras incluem aquelas praticadas para a expansão do islamismo. O muçulmano que morrer enquanto estiver lutando pelo avanço do islã será imediatamente purificado e entrará direto ao paraíso. Maomé intercede por todos os muçulmanos. No julgamento final, alguns terão que passar algum tempo no inferno para purificação de seus pecados antes de serem admitidos ao paraíso. 6. O paraíso. A ideia do paraíso é um lugar onde o muçulmano poderá satisfazer todos os seus desejos sexuais com virgens, onde correrá um rio de vinho e onde haverá outros prazeres mundanos. Não existe a ideia de morada do Pai. 7. Jesus Cristo. O Alcorão reconhece Jesus (Issa no Alcorão) como um sêr humano que foi chamado por Alá para ser profeta: o profeta da palavra de Deus. Reconhece o nascimento virginal de Jesus por um milagre de Alá. Jesus teria sido levado ao céu pouco antes da crucificação e foi substituido por outra

4 4 pessoa (alguns dizem Judas Iscariotes). Jesus voltará novamente juntamente com um descendente de Maomé quando ele terminará a islamização do mundo e instituirá 40 anos de reinado de paz antes de morrer e ser enterrado em Medina, ao lado do profeta Maomé. Ele ressuscitará e passará pelo julgamento final. O islamismo não reconhece: a divindade de Jesus, sua identidade como Filho de Deus, seu sacrifício em favor da salvação da humanidade, sua morte na cruz, sua ressurreição, e nem aceitam a centralidade de Jesus Cristo como Senhor. 8. A sexta-feira. A sexta-feira é considerada dia santo, pois, segundo a tradição, Adão se arrependeu de seus pecados neste dia. É o dia principal de reunião na mesquita quando, além das orações, um sermão é proferido pelo imã (guia espiritual dos muçulmanos). Este dia equivale ao sábado dos judeus e ao domingo cristão. O local de reuniões islâmicas é a mesquita. Cada mesquita tem pelo menos uma torre, ou minareta, que é usada para chamar os fiéis à oração nas horas designadas. 9. O pecado. Há diferentes graus de pecado. Em geral, a ideia muçulmana de pecado é o adultério, o assassinato ou o pecado de comparar um homem a Alá (inclusive Jesus). Este último é considerado o pecado mais grave. Costumes e práticas O islã tem cinco pilares principais que contituem os deveres de um bom muçulmano: 1. Recitação do credo islâmico. Não existe nenhum outro deus além de Alá e Maomé é o seu profeta. Este é o credo islâmico. Para se tornar membro da comunidade muçulmana basta recitar este credo com sinceridade. A repetição deste testemunho não exige nenhuma mudança de vida. 2. Oração. O muçulmano tem o dever diário de orar cinco vezes por dia em horários predeterminados. Antes da oração ele deve se preparar através de um ritual de purificação que consiste em lavar as mãos e o rosto. Os gestos durante a oração incluem: se inclinar, se ajoelhar e se prostrar até tocar o solo com a testa, tendo o cuidado de fazê-lo sempre voltado para Meca. A oração do muçulmano consiste na recitação de versos do Alcorão em idioma árabe. É um ato de adoração e submissão a Alá, não uma intercessão ou um diálogo com Deus. Além destas orações rituais, ele pode fazer petições a Alá com os braços estendidos e as palmas das mãos voltadas para cima (para o céu).

5 5 3. O jejum. O jejum é obrigatório durante o mês lunar de Ramadã. Todos os dias o jejum deve ser observado entre o amanhecer e o pôr do sol. O jejum consiste da abstinência de qualquer líquido, alimento, ato sexual e fumo (cigarro). Após o pôr do sol tudo isto é permitido. A bebida alcoólica é sempre proibida. 4. Esmolas. O muçulmano tem o dever de contribuir com, pelo menos, 2,5% de sua renda para ajudar aos necessitados e contribuir com a causa muçulmana. Acima disto podem-se dar ofertas voluntárias. 5. Peregrinagem. Todo muçulmano deve fazer uma peregrinagem (hajj) à cidade santa de Meca pelo menos uma vez na vida, contanto que tenha condições físicas e financeiras. Os que cumprem esta peregrinagem passam a usar o título de Hajj na frente de seu nome. O local mais sagrado da peregrinagem a Meca é a Caaba (pedra negra) que deve ser beijada. Outro local importante de peregrinação é o túmulo de Maomé em Medina. As três cidades consideradas santas para todos os muçulmanos são: Meca, Medina e Jerusalém. Para os muçulmanos Xiítas as cidades de Karbala e Najaf, no Iraque, são também consideradas sagradas. Os ítens acima são os 5 pilares principais do islamismo, mas existem várias outras práticas que caracterizam o islã: 6. Jihad. Em alguns casos significa guerra santa ou então simplesmente peleja. É a luta pela defesa ou pela expansão do islã. Algumas vezes esta luta inclui a violência física, mas nem sempre. Os que morrem nesta peleja tem acesso direto ao paraíso garantido. Este é o aspecto do islamismo radical que mais tem chamado a atenção da humanidade por causa da luta armada e violenta que estes grupos adotam fazendo uso do terrorismo contra populações inocentes. Os homens-bomba são destemidos, pois a sua recompensa é certa. 7. Mulheres. Segundo o Dr. Salim Almahdy, no islamismo, a mulher é considerada um brinquedo. Ela é considerada inferior ao homem e deficiente em intelectuo e religiosidade. A mulher não tem direitos no casamento, somente o homem. Ele pode se casar com até 4 mulheres ao mesmo tempo e possuir quantas concubinas quiser. A mulher, no entanto, deve total fidelidade a um só homem. A mulher não tem direito de escolher com quem vai se casar. O pai é quem decide. Em muitas sociedades muçulmanas, meninas de 10 anos ou até mais novas são entregues em casamento pelo pai. Quando ainda muito crianças, nem sempre o casamento é consumado de imediato. O prazer sexual é visto como direito apenas do homem, não da mulher. A discriminação e repressão da mulher é vista pela restrição de vestimentas (roupas que cobrem o corpo todo, a cabeça e, em alguns casos, o véu no rosto),

6 6 segregação (mulheres não podem conversar com homens e nem possuem o direito de ficar em certos ambientes, inclusive na parte principal da mesquita) e em algumas sociedades, proibição de certos direitos e atividades, como o direito ao voto, a habilitação como motorista e mesmo a prática de esportes em público. 8. Xariá (ou sharia). Segundo o Pr. João Flávio, estudioso do islã, a xariá é a doutrina dos direitos e deveres religiosos do islã. Abrange as obrigações cultuais (orações, jujuns, esmolas, peregrinações), as normas éticas, bem como os preceitos fundamentais para todas as áreas da vida (matrimônio, herança, propriedade e bens, economia e segurança interna e externa da sociedade). Originou-se entre os séculos VII e X d.c. a partir dos trabalhos de sistematização realizadas por eruditos e legisladores islâmicos e baseia-se no Corão, suplementado pela Suna, a descrição dos atos normativos do profeta Maomé. Este sistema de lei é radical e contrário à democracia. Ele nega grande parte dos direitos civis da sociedade ocidental. A xariá só é aplicada em países que conseguem maioria absoluta de muçulmanos, muitas vezes expulsando com violência os de outras religiões (como é o caso do norte da Nigéria). Castigos extremos são aplicados sob este regime tais como a amputação das mãos para um ladrão. Divisões principais A religião muçulmana não é homogênea, existindo diferenças de interpretação quanto aos ensinos do Alcorão e a aceitação ou não da prática de outros livros islâmicos. Existem várias divisões diferentes entre os muçulmanos, mas as duas principais são: os sunitas (83% dos muçulmanos) e os xiítas. Os xiítas (mais rígidos e radicais) usam uma interpretação mais rígida do Alcorão e não aceitam nenhum outro livro como regra de fé e prática. Eles crêem que a seleção dos líderes muçulmanos deve ser feita pela nação islâmica. Os sunitas, além de aceitarem o Alcorão, dão importância também à Suna (ou hadith), livro que contém os ensinamentos e práticas de Maomé. Eles só aceitam que a liderança muçulmana seja exercida por um descendente direto de Maomé. Os fundamentalistas islâmicos são radicais que exigem a pureza do islã segundo a sua visão e estão dispostos a empregar meios violentos para impor as suas ideias. São eles que pleiteiam a adoção do sistema jurídico de xariá. Outro fator a ser levado em consideração é o islã folclórico ou popular, uma manifestação sincrética (mistura) entre o islã e o animismo (religiões indígenas). Este tipo de islã se encontra muito na África. Neste ambiente aparece a figura do marabú, uma espécie de sacerdote, xamã ou pagé. Apesar de nominalmente funcionar como guia espiritual muçulmano, funciona na prática como místico, médium

7 7 entre o mundo visível e o invisível espiritual. Ele diagnostica problemas espirituais e prescreve meios místicos para a resolução dos problemas (tanto de saúde física, obtenção de bens materiais e dificuldades em relacionamentos). No islã folclórico ou popular, há uma fachada externa cerimonial muçulmana, mas com crença interior animista. Presença mundial e distribuição O Islã tem mais ou menos o mesmo número de adeptos que o Catolicismo Romano e o Protestantismo juntos: 1,6 bilhões de pessoas. Isto equivale a 22,4% da população mundial. Veja a distribuição dos muçulmanos no mundo: Ásia: 61,9% milhões de adeptos Oriente médio e norte da África: 20,1% milhões de adeptos África sub-saariana: 15,3% milhões de adeptos Europa: 2,4% - 38 milhões de adeptos Américas: 0,3% - 4,6 milhões de adeptos O país com maior população muçulmana é a Indonésia. Quase metade dos muçulmanos (48%) mora em 4 países: Indonésia, Paquistão, Índia e Bangladesh. Centro islâmico de Campinas De acordo com o censo de 2000 do IBGE, pouco mais de 27 mil pessoas se identificaram como muçulmanos no Brasil. Dez anos mais tarde estima-se que este número tenha aumentado para 191 mil. Apesar de representarem apenas 0,1% da população, o seu crescimento tem sido vertiginoso. As organizações muçulmanas no país alegam possuir 1,5 milhões de adeptos, com 50 mesquitas e mais de 80 centros culturais islâmicos. A maior comunidade islâmica no Brasil encontra-se em Foz do Iguaçu, PR. O município de Chuí, RS, conta com a maior porcentagem de muçulmanos em sua população (3% da população em 2000).

8 8

9 9 Sugestões para a evangelização de muçulmanos Sugestões práticas: Desenvolver amizades em um clima amistoso, de confiança e respeito mútuos. Deixar de lado preconceitos quanto aos muçulmanos. Ter uma atitude de amor e de humildade. Atitudes polêmicas ou de superioridade criam barreiras. Saiba ouvir com atenção. Evite condenar o Islã ou falar mal de seu profeta, Maomé. Evite discussões inúteis. Seja um servo daquele ao qual deseja levar as Boas Novas. Conheça o máximo que puder sobre a religião muçulmana e sobre o Alcorão. Viva uma vida pura diante do muçulmano (2 Tm 2:21). A mensagem é julgada pelo mensageiro. Prepare-se em oração. A evangelização é um combate espiritual. Permita ser guiado pelo Espírito Santo. Escolha cuidadosamente o vocabulário religioso que será utilizado para que seja mais compreensivo e para que não ofenda. Exemplos: povo do livro (em vez de cristãos), as santas Escrituras (em vez de Bíblia), casa de Deus (em vez de igreja), pedir a benção de Deus (em vez de oração para o muçulmano, oração é apenas um ritual, uma formalidade, não uma comunicação com Deus). Para os que trabalham exclusivamente com muçulmanos, adotar alguns de seus costumes que não são contrários à Bíblia pode facilitar o contato (veja 1 Co 9:20-22): Se vestir como eles (principalmente importante para as mulheres); Conversar com os líderes muçulmanos; Visitar muçulmanos; Fazer refeições com muçulmanos (respeitando suas proibições alimentares). Sugestões para evangelização: É importante comunicar uma ideia correta sobre a pessoa de Deus: ele é espírito, amor, justiça e é o Pai celestial (conceitos diferentes dos que os muçulmanos têm de Alá). A visão que os muçulmanos têm de Alá é diferente em certos aspectos da descrição bíblica dos atributos de Deus. No entanto, em vez de considerar Alá como sendo outro deus, talvez seja melhor considerar a compreensão deles de Deus como sendo defeituosa e ajudá-los a entender o ensino das Escrituras. Deve-se começar a evangelização usando aquilo que o muçulmano já conhece para então ensiná-lo o restante da Palavra de Deus. Deve-se enfatizar que a Bíblia ensina que há um só Deus. É melhor não entrar inicialmente na questão da trindade. Pode-se mostrar que os profetas na Bíblia pregavam contra a idolatria.

10 10 Leia (ou deixe-os ler) as histórias do Antigo Testamento, começando com a criação. Há vários personagens bíblicos que são conhecidos pelos muçulmanos, pois aparecem como profetas no Alcorão: Adão (Adama); Abraão (Ibrahim), Isaque (Ishaq), Moisés (Mussa), Davi (Dawud) e Salomão (Sulemane). Conhecem também Maria (Mariame) e Jesus (Issa). Leia (ou deixe-os ler) a história do nascimento de Jesus. Falar de Jesus como o messias (o Alcorão usa este título para Jesus 11 vezes). Leia Mt 7:13-14 os dois caminhos. A história do filho pródigo em Lucas 15 também é útil. Demonstre que Deus é um pai que nos ama. Fale do julgamento final. Prepara-te... para encontrares com teu Deus. Amós 4:12 e Jonas 5:1-14 e 24. Fale dos milagres de Jesus. Em Mateus capítulos 8 e 9 há vários milagres que demonstram: que Deus estava com Jesus; que Jesus recebia seu poder do Espírito de Deus; que Jesus tinha poder sobre os demônios (Mt 8:28-34; 9:32-22; 12:22-29); que o Reino de Deus chegou; que Jesus tinha o poder para perdoar pecados. A crucificação de Jesus, o messias. Jesus, o messias, ressuscitou. Finalmente, Jesus, o Filho de Deus. Responder as questões que irão surgir sobre a trindade.

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá

ISLAMISMO. Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá ISLAMISMO Islã: submissão Muçulmano; o que se submete e rende a Alá MAOMÉ OU MOHAMMED Maomé (em áraabe:muḥammad ou Moḥammed; Meca. 570 - Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso e político árabe.

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 6 o ano 4 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : Observe a imagem e responda às questões 1 e 2. REPRODUÇÃO 1. Cite dois elementos presentes na imagem que representam a Igreja católica.

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos

Cultura Religiosa. Prof. Ismar Dias de Matos Cultura Religiosa Prof. Ismar Dias de Matos I s l a m i s m o A partir de 20/01/2007, os islâmicos entraram no ano 1428. O que não é Islamismo O Islamismo não deve ser associado aos extremismos e fanatismos

Leia mais

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA:

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA: O MUNDO ISLÂMICO A Civilização Árabe foi uma das mais brilhantes do período medieval e se estendeu da Índia até a Península Ibérica, passando pela Mesopotâmia, Palestina (Terra Santa), Egito, Norte da

Leia mais

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam 5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam Existem muitos aspectos da crença nos quais aquele que adere ao Islam deve ter firme convicção. Desses aspectos, os mais importantes são seis, conhecidos

Leia mais

Islamismo. Sobre a cultura árabe.

Islamismo. Sobre a cultura árabe. Islamismo O livro sagrado da religião islâmica é chamado Alcorão que é composto por 114 capítulos que traduzem a mensagem de Deus enviada a Maomé, porém, nem sempre foi assim, antes da revelação maometana,

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

REIS BONS E REIS MAUS

REIS BONS E REIS MAUS Bíblia para crianças apresenta REIS BONS E REIS MAUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS Jörg Garbers GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS ORIGEM CARACTERÍSTICAS CONCEITOS RELIGIOSOS 1 FARISEUS 1.1 O NOME O nome fariseu provavelmente significa, os que se separam, os separados. O nome já expressa

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

UM RESUMO DO QUE É O ISLÂM

UM RESUMO DO QUE É O ISLÂM Reino Da Arábia Saudita Ministério Do Ensino Superior Universidade Islâmica de Medina Departamento De Investigação Secção de tradução www.iu.edu.sa UM RESUMO DO QUE É O ISLÂM ١ Em nome de Deus o Clemente

Leia mais

DISCIPLINA SÉRIE BIMESTRE PROVA MODELO 6ª 3 P2 REVISÃO

DISCIPLINA SÉRIE BIMESTRE PROVA MODELO 6ª 3 P2 REVISÃO DISCIPLINA SÉRIE BIMESTRE PROVA MODELO História CONTEÚDO: CAP 3 - Islã CAP 4 Francos e Carolíngios 6ª 3 P2 REVISÃO 1. Na Arábia pré-islâmica, uma cidade em especial se transformou num ponto de encontro,

Leia mais

PIBID - História e(m) imagens HISTÓRIA UFPR

PIBID - História e(m) imagens HISTÓRIA UFPR Oficina i de Quadrinhos e Cinema PIBID - História e(m) imagens HISTÓRIA UFPR Uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) em Sala de Aula Diferentes gêneros e formatos para se escrever e publicar uma HQ; As temáticas

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe a revelação do anjo Gabriel. Só há um Deus, que

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Easinfluências do Oriente.

Easinfluências do Oriente. IMPÉRIO BIZANTINO (séc IV a XV) Easinfluências do Oriente. PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA INTRODUÇÃO O império romano caiu, dividiu-se em dois: Ocidental e Oriental. Oi Sua sede Bizâncio

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

História Geral. 3ª Edição - 2007

História Geral. 3ª Edição - 2007 História Geral 3ª Edição - 2007 Arábia Pré Islâmica Os Muçulmanos (Religião Islâmica) Caaba Página de um Alcorão do século XIX. O texto sagrado do islamismo, composto de 114 suratas ou capítulos contém

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras C A P Í T U L O 3 8 Pérola de Grande Valor Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras escrito por profetas. Há cinco partes em Pérola de Grande Valor: o livro de Moisés, o livro de Abraão, Joseph

Leia mais

A crise no mundo árabe e suas perspectivas. Cultura e Religião

A crise no mundo árabe e suas perspectivas. Cultura e Religião A crise no mundo árabe e suas perspectivas Cultura e Religião Cultura árabe e religião muçulmana (islamismo) Árabes grupo definido culturalmente: língua árabe, islã, tradições e costumes; Religião Muçulmana

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

Educação Moral e Religiosa Católica. O Islamismo. Colégio do Amor de Deus

Educação Moral e Religiosa Católica. O Islamismo. Colégio do Amor de Deus Educação Moral e Religiosa Católica O Colégio do Amor de Deus Educação moral e Religiosa Católica 00 estrutura Colégio do Amor de Deus 00 estrutura 00 estrutura 01 definição 02 génese 03 estudo história

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

O PLANO CONTRA LÁZARO

O PLANO CONTRA LÁZARO João 12 Nesta Lição Estudará... Jesus em Betânia O Plano Contra Lázaro Jesus Entra em Jerusalém Alguns Gregos Vão Ver Jesus Anuncia a Sua Morte Os Judeus Não Crêem As Palavras de Jesus Como Juiz JESUS

Leia mais

Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão ENSINO RELIGIOSO

Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão ENSINO RELIGIOSO A Aula 5.2 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz Orientais Hinduísmo - Índia Budismo - Índia Taoísmo - China Xintoísmo - Japão 2 A Habilidades: Identificas as diferenças e semelhanças entre as religiões

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém,

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém, Data: 13/12/2015 Texto Bíblico: Lucas 2:7; 8-20 e Mateus 2:1-12 Versículo para memorizar: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra,

Leia mais

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus..

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30 1 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.1-13; Marcos 2.1-13; Lucas 9.28-36 (Leitura bíblica para

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

O!JEJUM!MUÇULMANO!(RAMADÃ)!E!A!IGREJA!BRASILEIRA!

O!JEJUM!MUÇULMANO!(RAMADÃ)!E!A!IGREJA!BRASILEIRA! OJEJUMMUÇULMANO(RAMADÃ)EAIGREJABRASILEIRA Dr.$Jeferson$F$Chagas$ $ O$Ramadã$é$um$mês$especial$a$todo$muçulmano.$É$o$nono$mês$do$calendário$islâmico.$Eles$jejuam$ do$nascer$ao$pôr$do$sol.$acreditam$que$as$portas$dos$céus$se$abrem$e$as$do$inferno$se$fecham$sendo$

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro?

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro? ...as religiões? Sim, eu creio que sim, pois não importa a qual religião pertença. O importante é apoiar a que tem e saber levá-la. Todas conduzem a Deus. Eu tenho minha religião e você tem a sua, e assim

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Lição 0 Já nasceu de novo? (volte para a página 5) Perguntaram a John Wesley porque razão ele pregava várias vezes, acerca de devem nascer de novo. Ele respondeu, porque vocês devem nascer de novo! Já

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

...E os discípulos puderam finalmente crer...

...E os discípulos puderam finalmente crer... Ele está vivo!! Quem? O coelhinho? Afinal de contas, o que significa Páscoa? Messias ressuscitou no início do primeiro dia da semana e apareceu a Maria Madalena, que foi contar a novidade aos Seus amigos.

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Nos Estados Unidos da América estima-se que aproximadamente 12. crianças americanas influenciam compras que totalizam

Nos Estados Unidos da América estima-se que aproximadamente 12. crianças americanas influenciam compras que totalizam Nos Estados Unidos da América estima-se que aproximadamente 12 bilhões de dólares por ano sejam gastos com anúncios para as crianças, já que as crianças americanas influenciam compras que totalizam 500

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A Evangelho de São Mateus Ano litúrgico A O Segundo Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem?

O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem? O Batismo nas Águas O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem? É UMA ORDENANÇA DE JESUS O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

MECA a cidade Santa é um centro religioso, onde os árabes fazem a peregrinação ( visita a um lugar sagrado) para orar ao Deus Alá

MECA a cidade Santa é um centro religioso, onde os árabes fazem a peregrinação ( visita a um lugar sagrado) para orar ao Deus Alá No centro de Meca está a Caaba, ou Cubo, onde estavam os 370 ídolos de pedras e mais a PEDRA NEGRA, que segundo a tradição, Alá ( Deus) teria dado a Ismael, filho de Abraão. CAABA CAABA MECA a cidade Santa

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

Consolidação para o Discipulado - 1

Consolidação para o Discipulado - 1 Consolidação para o Discipulado - 1 Fortalecendo o novo convertido na Palavra de Deus Rev. Edson Cortasio Sardinha Consolidador/a: Vida consolidada: 1ª Lição: O Amor de Deus O amor de Deus está presente

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. Aula 28 Cristianismo e Islamismo

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. Aula 28 Cristianismo e Islamismo IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA Aula 28 Cristianismo e Islamismo Introdução O Islamismo é uma religião monoteísta (tem apenas um Deus), e é baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 2

Ajuntai tesouros no céu - 2 "Ajuntai tesouros no céu" - 2 Jesus nos ensinou a "alinharmos" os nossos valores aos valores de seu Reino, comparando em sua mensagem aquilo que é terreno e passageiro com aquilo que é espiritual e eterno.

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

A Unicidade. Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

A Unicidade. Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso ISLÃ A Unicidade Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso 1. Dize: Ele é Deus, o Único! 2. Deus! O Absoluto! 3. Jamais gerou ou foi gerado! 4. E ninguém é comparável a Ele! Pilares do Islã Testemunho

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO. Símbolos Religiosos

ENSINO RELIGIOSO. Símbolos Religiosos SÍMBOLOS RELIGIOSOS Símbolos são imagens que identificam ou representam algo, como também comunicam de maneira resumida e única, ideias, conceitos, mensagens, avisos, e muito mais. Se analisarmos o nosso

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

As Três Grandes Religiões Cristianismo, Islamismo e Judaísmo

As Três Grandes Religiões Cristianismo, Islamismo e Judaísmo TRABALHO SOBRE As Três Grandes Religiões Cristianismo, Islamismo e Judaísmo Matéria: Cultura Religiosa Professor: Drº Aluno: Sérgio Moreira dos Santos, RA: 304395781. º do Curso de Direito, período noturno.

Leia mais

Em que sois batizados então? (Atos 19:3)

Em que sois batizados então? (Atos 19:3) Em que sois batizados então? (Atos 19:3) O Senhor Jesus Cristo deu uma ordem expressa aos seus discípulos, quando disse: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer

Leia mais

Igreja Internacional da Graça de Deus

Igreja Internacional da Graça de Deus Igreja Internacional da Graça de Deus 1 O Batismo nas Águas Igreja Internacional da Graça de Deus Fevereiro de 2010 São Paulo - Brasil 2 Nova Vida com Jesus J esus respondeu : - Na verdade, na verdade

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure. (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de

Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure. (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de 1 06.06.05 Por ocasião da Marcha para Jesus, o deputado Wasny de Roure (PT-DF) pronuncia o seguinte discurso: No próximo dia 11 de junho teremos mais uma Marcha para Jesus em Brasília, evento que acontece

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

O relacionamento amoroso em «ARRET»

O relacionamento amoroso em «ARRET» O relacionamento amoroso em «ARRET» ARRET - O Diário da Viagem (2009) de J. A. Dal Col J. A. Dal Col ganhou motivação e inspiração para escrever a sua visão utópica do mundo (ARRET nome do nosso planeta

Leia mais

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

728DD62502. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Discurso pronunciado pelo Deputado João Mendes de Jesus S/PARTIDO em 09/08/2005 Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Antes de me reportar aos senhores quero lembrar que a Igreja Universal

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Seitas e Heresias 2014

Seitas e Heresias 2014 ISLAMISMO A religião islâmica ou mulçumana é hoje a segunda maior em número de fiéis, estando à sua frente apenas o cristianismo somandose Catolicismo Romano, Ortodoxos, Protestantes, Evangélicos, etc.

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O PEQUENO DE GIDEÃO

Bíblia para crianças. apresenta O PEQUENO DE GIDEÃO Bíblia para crianças apresenta O PEQUENO EXÉRCITO DE GIDEÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais