A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar"

Transcrição

1

2 A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de ensino ou de natureza e fins culturais. Os interessados podem contactar a Direção Municipal de Cultura, através do endereço eletrónico dmcultura@cm-porto.pt, indicando o título da exposição ou apresentação digital pretendida, o período de empréstimo e o local a que se destina.

3 Ribeira Douro As ruas e as gentes da Ribeira são aqui retratadas pelo fotojornalista Marco. Nas imagens pode apreciar-se a luz que, ao fim da tarde, penetra nas estreitas ruelas, o brilho das roupas a secar ou o casario típico. 30 fotografias a cores 20x30 cm emolduradas (50x60 cm). Bomfim Barreiros Fotógrafo de Arte Série de fotografias a sépia que retratam o Porto em meados do séc.: XX. As fotografias mostram uma cidade em transformação e pormenores arquitetónicos que só os transeuntes mais atentos os descobrem. 50 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

4 O Porto Depois de Bonfim Barreiros Conjunto de fotografias resultantes de um projecto desenvolvido por jovens da Ribeira/Barredo, com câmaras descartáveis a preto e branco, após a visita à exposição Bomfim Barreiros: Fotógrafo de Arte. 16 molduras 50x60 cm com 4 fotografia cada. Porto: memória fotográfica Teófilo Rego foi um artista que deixou marca na história da fotografia portuense em meados do séc. XX. Ao longo dos tempos retratou a cidade e, são essas imagens de um Porto já transformado que formam esta exposição. 105 fotografias a preto e branco 30x40 cm emolduras (50x60).

5 Arte e Silêncio A arte tumular dos nossos cemitérios em pormenores captados pelo fotógrafo Fernando Aroso são apresentados a cores em fotografias de rara beleza. 60 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm). O Douro sentido por Emílio Biel Fotografias a preto e branco dos finais do séc. XIX retratando o Rio Douro e as lides a ele dedicadas. 56 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

6 Diver.Cidade I (comunidade Ucraniana) Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Ucraniana instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspectos da cultura, usos e costumes, ucranianos. 30 fotografias emolduradas (50X60cm cada). Diver.Cidade II (comunidade Turca) Projeto fotográfico desenvolvido com a comunidade Turca instalada no Porto com imagens a preto e branco do Centro Histórico captadas com câmaras pinhole e imagens a cores retratando aspectos da cultura, usos e costumes turcos. 30 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

7 Guedes de Oliveira: um fotógrafo do Porto Coleção de fotografias a preto e branco do início do séc: XX que mostram algumas personalidades da vida política e social, assim como, vários aspectos do quotidiano da cidade do Porto. XXX fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada). O Porto Bairro a Bairro Fotografias de Virgílio Ferreira captadas em vários bairros sociais do Porto e apresentadas em painéis dípticos sempre com a componente humana representada numa das imagens. 15 dípticos, 50 x 100 montados em K-line.

8 Hotéis Tradicionais do Porto Tal como o título indica, trata-se de uma série de fotografias, a preto e branco que retratam o tema de uma forma muito particular, segundo o ponto de vista de Alberto Jorge. 58 fotografias 17x27 cm emolduradas (30x40). Clarabóias e Lanternins do Porto Esta exposição, com fotografias a cores de Fernando Aroso é o resultado de uma recolha exaustiva destes elementos que marcam e diferenciam os telhados do Porto. 75 fotografias 20x30 cm emolduradas (50x60 cm).

9 Paisagem Urbana Tal como o título indica, trata-se de uma série de fotografias, a preto e branco que, de um ponto de vista muito particular (o de Alberto Jorge), o tema é bem trabalhado. 58 fotografias 17x27 cm emolduradas (30x40). Porto: O reencontro dos lugares Esta colecção de fotografias retrata, a cores, aqueles lugares por onde todos passamos mas que no reboliço da cidade não nos apercebemos. 60 fotografias 20x30 emolduradas (50X60cm cada).

10 Cenas da Vida Portuense caricaturas de Manuel Monterroso A partir das caricaturas deste artista nortenho publicadas nos jornais e revistas portuenses na primeira metade do séc. XX é retratada uma sociedade em mudança e uma cidade em reboliço. 40 caricaturas 20x30 cm emolduradas (50x60 cm) e 6 painéis 70x90cm e 80x100 cm. Desenho Etnográfico de Fernando Galhano Homenagem Exposição-homenagem a Fernando Galhano sobre desenho etnográfico. Trata-se de um vasto conjunto de desenhos elaborados por este mestre do séc XX, membro da equipa fundadora do Museu Nacional de Etnologia. Fernando Galhano desenvolveu admiravelmente esta componente de investigação associada ao desenho etnográfico. É a partir de centenas destes esboços que hoje podemos compreender todo um universo de objectos e técnicas pertencentes a um mundo (rural) hoje já desaparecido. Constituída por 62 telas de 2m x 1m divididos pelas temáticas: Tecnologia; Transportes; Artesanato; Engenhos de Azeite; Mobiliário e equipamentos domésticos; Arquitetura; Guiné-Bissau; Angola; Cabo-Verde; S. Tomé e Moçambique. O nº de telas pode ser ajustado à dimensão do espaço.

11 Letras e Cores: Ideias e Autores da República A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanista e literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, dez ilustradores tratam plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. É constituída por 12 cartazes, de 100x70cm, com imagens e texto, destinada ao público em geral. António Nobre: o Poeta do Só Pequena exposição, constituída por fotografias do escritor, de alguns dos seus escritos e de locais que frequentou ou por onde passou. É constituída por 12 molduras, de 70x60cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

12 25 de Abril - 1º de Maio: o virar de uma página da história Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta mostra fotográfica, representativa do que foi a imprensa periódica em 1974, no nosso país e nas então chamadas províncias ultramarinas, durante esse momento particular da nossa história contemporânea recente, tem por objectivo assinalar o primeiro quarto de século do 25 de Abril. É constituída por 32 painéis, de 104x74cm, com fotografias de primeiras páginas de jornais nacionais, destinada ao público em geral. A Índia Portuguesa: uma visão oitocentista Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, no âmbito do 5º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia apresenta um conjunto de reproduções fotográficas de gravuras que ilustram a obra "A Índia Portuguesa", de António Lopes Mendes. É constituída por 23 painéis, de 100x70cm, com fotografias, destinada ao público em geral.

13 Tesouros da Biblioteca Pública Municipal do Porto Tendo sido produzida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto no âmbito das comemorações dos 175 anos da sua Fundação, esta Exposição, tem como objectivo divulgar alguns dos documentos mais representativos e de elevado interesse cultural que integram as colecções, fundos e núcleos especiais à guarda da Biblioteca Pública Municipal do Porto. É constituída por 12 painéis, de 85x200cm, com reproduções fotográficas e texto, e é acompanhada por documentação, em suporte escrito, destinada ao público em geral. Palavras da Terra Tendo sido produzida pelo Instituto Português do Livro e da Leitura e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição é feita a partir de textos de prosa e poesia de diversos Autores, acompanhados de imagens, alusivos a diversas regiões de Portugal Continental e Ilhas. É constituída por 25 painéis, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

14 A construção territorial do Brasil Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para o processo de construção territorial do Brasil, na qual é possível apreciar um conjunto significativo de documentos representativos das relações diplomáticas entre Portugal e Espanha na problemática da definição de fronteiras entre estes dois países e o Brasil. É constituída por 25 cartazes, numerados, emoldurados, de 70x100cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral. Espaços e cidades em Moçambique Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para o percurso histórico e geográfico dos espaços urbanos em Moçambique. É constituída por 25 cartazes, numerados, de 70x100cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

15 O mundo de Pedro Nunes e de Damião de Góis: Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para as grandes transformações originadas naquele século, que marcam a aurora dos tempos modernos. É constituída por 24 cartazes, numerados, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral. Padre António Vieira: vida e obra Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, tem como objectivo chamar a atenção para a Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa e brasileira. É constituída por 25 painéis, de 100x70cm, com fotografias e texto, destinada ao público em geral.

16 Camões Tendo sido produzida pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e oferecida à Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta Exposição, tem como objectivo chamar a atenção para a Vida e Obra desta figura ímpar da cultura portuguesa e universal. É constituída por 38 painéis, de 70x60cm, com reproduções fotográficas e texto, destinada ao público em geral. Um olhar sobre o Porto Medieval O Porto é uma cidade sobre a qual se possui muita informação sobre o passado medieval. Nesta mostra procurou-se sintetizar os dados conhecidos, tentando-se a reconstituição do burgo; o relevo, a vida quotidiana, os serviços, etc. Exposição constituída por 19 painéis com 100x70 cm cada.

17 Vamos conhecer a História da 1ª República Através de painéis onde as imagens dominam é elaborada uma apresentação que de forma didáctica se fala do que deu origem à implantação da república e dos movimentos político-sociais que dela saíram. 5 painéis em K-line.

18

A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal de Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES

Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES Biblioteca Pública Municipal do Porto EXPOSIÇÕES ITINERANTES António Nobre: o Poeta do Só Para comemorar o 1º Centenário da morte de António Nobre, em 2000, a Biblioteca Pública Municipal do Porto e a

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT Ana Canas Ana Lopes Cartografia e Memória Comum A importância da cartografia portuguesa no Património Arquivístico

Leia mais

Enlaces útiles/ Esteka Interesgarriak. Jornais e revistas

Enlaces útiles/ Esteka Interesgarriak. Jornais e revistas DEPARTAMENTO DE PORTUGUES // PORTUGALERA DEPARTAMENTUA PORTUGAL Nacionais http://www.publico.clix.pt http://www.expresso.pt http://www.correiomanha.pt http://www.dn.pt http://www.visaoonline.pt http://www.acapital.pt

Leia mais

Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Um tesouro. da Nossa. Biblioteca. Nº21 fevereiro 2018 BMPS

Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Um tesouro. da Nossa. Biblioteca. Nº21 fevereiro 2018 BMPS Capa: obra de Daniel Senise (Sem titulo) Um tesouro da Nossa Biblioteca Nº21 fevereiro 2018 BMPS O Azulejo Português e a Arte Nova = Portuguese Tiles and Art Nouveau A. J. Barros Veloso, Isabel Almasqué

Leia mais

Da criação à utilização: Espólios patrimoniais em bibliotecas especializadas. Eunice Pinto I Jorge Resende I Paulo Leitão

Da criação à utilização: Espólios patrimoniais em bibliotecas especializadas. Eunice Pinto I Jorge Resende I Paulo Leitão Da criação à utilização: Espólios patrimoniais em bibliotecas especializadas Eunice Pinto I Jorge Resende I Paulo Leitão Acervos patrimoniais: novas perspetivas e abordagens I Campo Arqueológico de Mértola

Leia mais

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena Castelo de Leiria Castelo medieval, artística e arquitetonicamente representativo das diversas fases de construção e reconstrução desde a sua fundação até ao século XX. Estruturas que compõem o conjunto

Leia mais

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML

SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML SERVIÇO DE PÚBLICOS E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DIRECÇÃO DA CULTURA DA SCML ACTIVIDADES JOVENS 12-18 ANOS DE IDADE Largo Trindade Coelho 1200-470 Lisboa Tel. 213 235 233/824/065 www.scml.pt/ www.museu-saoroque.com

Leia mais

Raul Castro Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Raul Castro Presidente da Câmara Municipal de Leiria de TERESA MAGALHÃES de TERESA MAGALHÃES O trabalho de Maria Teresa Marques Magalhães tem sido justamente reconhecido em Portugal, estando representada em entidades culturais, entre elas o Museu Nacional

Leia mais

Alexandra Nunes Tel: Rua da Palma, 246, Lisboa

Alexandra Nunes Tel: Rua da Palma, 246, Lisboa Marcação de atividades Alexandra Nunes Tel: 21 8844060 Rua da Palma, 246, 1100-394 Lisboa arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt Nota Atividades para grupos organizados. Para deslocação ao Arquivo

Leia mais

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011 Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: António Inácio e António Montezo Ano Lectivo 2010/2011 CALENDARIZAÇÃO ACTIVIDADES OBJECTIVOS ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR PÚBLICO-ALVO

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 1.5.2. Tendências culturais: entre o naturalismo e as vanguardas - Pintura Tradicional: naturalismo Academismo: Columbano B. Pinheiro e Silva Porto, por ex. Cenas de costume (cenas populares, rurais) botas

Leia mais

Cartografar África em Tempo Colonial ( c. 1940)

Cartografar África em Tempo Colonial ( c. 1940) Cartografar África em Tempo Colonial (1876 - c. 1940) Por: Maria Emília Madeira Santos Vítor Luís Gaspar Rodrigues A cartografia portuguesa apresenta dois períodos de florescimento bem definidos. O primeiro

Leia mais

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas > Serviço Educativo Atividades Visitas Oficinas O Arquivo Municipal de Lisboa guarda documentos sobre a história e a administração da cidade de Lisboa, desde o século XIII até à atualidade. Nele se reúne,

Leia mais

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de

a sua determinação em fazer do Museu Etnológico Português (o actual Museu Nacional de Arqueologia) uma instituição aberta ao mundo, dotada de (1º texto) A grande aventura fotográfica do século XIX teve nos registos de viagens ao Próximo Oriente um dos seus mais extraordinários expoentes, iniciando-se imediatamente após a divulgação do processo

Leia mais

A evolução da língua é dividida em cinco períodos:

A evolução da língua é dividida em cinco períodos: História da Língua Introdução A língua portuguesa é originária do latim vulgar. É adotada por cerca de 230 milhões de pessoas, sendo o oitavo idioma mais falado no planeta. Está presente em quatro continentes.

Leia mais

ESTE NATAL ARTE OFEREÇA CONTEMPORÂNEA ARQUITETURA

ESTE NATAL ARTE OFEREÇA CONTEMPORÂNEA ARQUITETURA ESTE NATAL OFEREÇA ARTE CONTEMPORÂNEA E ARQUITETURA MANUEL ALVESS BOX Foi o Museu de Serralves que mostrou pela primeira vez, em 2008, a obra de um dos mais discretos artistas portugueses, Manuel Alvess,

Leia mais

BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA

BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Atividades Culturais e Educativas CENTENÁRIO DA MORTE DE BULHÃO PATO (1829 1912) BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA Mostra Bibliográfica Guião Lisboa,

Leia mais

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema 1. Equipamento Cultural 1.1 Sala de Cinema 1.1.1 Cine itinerante 1.1.2 Cineclube 1.1.3 Cinema de rua 1.1.4 Drive-in 1.1.5 Espaço Cultural de Projeção de Filmes e Vídeos 1.1.6 Sala de cinema comunitário

Leia mais

Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011

Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011 Escola Secundária do Padrão da Légua (402412) Plano de Actividades da Biblioteca Escolar 2010/2011 Isabel Fonseca 2010/2011 DOMÍNIO A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular ACTIVIDADE OBJECTIVOS PÚBLICO

Leia mais

Relatório de atividades de cooperação

Relatório de atividades de cooperação CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO Relatório de atividades de cooperação DEZEMBRO 2010/SETEMBRO DE 2011 Presidente do Tribunal de Contas de Portugal Relatório de atividades de cooperação DEZEMBRO 2010/SETEMBRO

Leia mais

Tempo depois do Tempo por Alfredo Cunha

Tempo depois do Tempo por Alfredo Cunha 1 / 5 Tempo depois do Tempo por Alfredo Cunha Até 25 de Abril de 2017 na Galeria Municipal do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional (Avenida da Índia, Belém, Lisboa e aberta de Terça a Sexta entre as

Leia mais

IV Encontro de Quadros das Áreas da Documentação, Informação e Arquivo dos Parlamentos de Língua Portuguesa

IV Encontro de Quadros das Áreas da Documentação, Informação e Arquivo dos Parlamentos de Língua Portuguesa IV Encontro de Quadros das Áreas da Documentação, Informação e Arquivo dos Parlamentos de Língua Portuguesa Assembleia da República de Portugal, 20 a 23 de março de 2017 PROGRAMA Dia 20, segunda-feira

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos)

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos) HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 1º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos) Diagnóstico e atividades preparatórias (2 tempos) Rever a última matéria de 5ºano 3.3. A vida

Leia mais

- Concurso Um presidente por mês, biografias e questões relativas a cada presidente Org.: Escola Secundária de Rocha Peixoto

- Concurso Um presidente por mês, biografias e questões relativas a cada presidente Org.: Escola Secundária de Rocha Peixoto FEVEREIRO 8 a 27 de Fevereiro - Mostra documental O Movimento do 31 de Janeiro de 1891 na Póvoa de Varzim Org.: Biblioteca Municipal Rocha Peixoto Galeria de Imagens - Participação no concurso T-shirt

Leia mais

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas PRÉMIOS APOM 2011 Prémios e Menções Honrosas PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Professor Luís Casanovas PRÉMIO INFORMAÇÃO TURISTICA/VISITANTE Castelo S. Jorge, EGEAC/CML. Promoção do Turismo

Leia mais

O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM

O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Outubro de 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Referencial APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR 2015/2016 Aprender com a biblioteca escolar: O que as pedras nos contam 1 Porque

Leia mais

SERVIÇOS EDUCATIVOS PROGRAMA ESCOLAS 2016 / º CEB SECUNDÁRIO SUPERIOR O PRAZER DA CULTURA

SERVIÇOS EDUCATIVOS PROGRAMA ESCOLAS 2016 / º CEB SECUNDÁRIO SUPERIOR O PRAZER DA CULTURA O PRAZER DA CULTURA SERVIÇOS EDUCATIVOS PROGRAMA ESCOLAS 2016 / 2017 3º CEB SECUNDÁRIO SUPERIOR MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA SERVIÇOS EDUCATIVOS 2015 / 2016 3º CEB / SECUNDÁRIO / SUPERIOR 1 LEGENDAS 3º Ciclo

Leia mais

Outubro de 2015 AGRUPAMENTO LOUSADA DE ESCOLAS DE

Outubro de 2015 AGRUPAMENTO LOUSADA DE ESCOLAS DE Outubro de 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA O QUE AS PEDRAS NOS CONTAM Referencial APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR 2015/2016 1 Porque os poetas místicos dizem que as flores sentem E dizem que as

Leia mais

Ficha Informativa de Revista Novidade Reedição Reimpressão Nº Edição

Ficha Informativa de Revista Novidade Reedição Reimpressão Nº Edição Jul.Dez. 1996 SERVIÇO DE PUBLICAÇÕES Islenha 19 VERÍSSIMO, Nelson 624 Nº de Páginas 166pp. 08725004 Preço com IVA 12,00 11,43 Código de Barras Taxa de IVA 0,57 5% 500 gr SERVIÇO DE PUBLICAÇÕES Jan.Jun.

Leia mais

ÁFRICA NA CARTOGRAFIA PORTUGUESA (séculos XV-XX)

ÁFRICA NA CARTOGRAFIA PORTUGUESA (séculos XV-XX) ÁFRICA NA CARTOGRAFIA PORTUGUESA (séculos XV-XX) Professor Doutor João Carlos Garcia Universidade do Porto - Portugal DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL/APOIO DA PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Em em Rede nunca lemos sós.

Em em Rede nunca lemos sós. Em Rede@território Feitas de granito e xisto, as aldeias históricas conservam histórias de conquistas e tradições antigas e deslumbram pelas paisagens, património e simpatia das gentes que as habitam.

Leia mais

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida. J U N H O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 1 de junho

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida. J U N H O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 1 de junho NEWSLETTER CULTURAL Câmara Municipal de Almeida J U N H O 2 0 1 6 2 0 1 4 DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 1 de junho FÉRIAS MUNICIPAIS Verão 2016 13 de Junho a 1 de julho ATIVIDADES MUSICAIS NO PRÉ ESCOLAR _ Setor

Leia mais

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL MOSTRA DOCUMENTAL SEMINÁRIO SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO INTEGRADA DE ARQUIVOS PALESTRA SOBRE HERÁLDICA VISITAS

Leia mais

Vila Nova de Paiva comemora Dia do Município

Vila Nova de Paiva comemora Dia do Município Vila Nova de Paiva comemora Dia do Município No passado dia 2 de Março, Vila Nova de Paiva comemorou o seu Dia do Município. O programa iniciou com a habitual cerimónia do hastear da Bandeira ao som do

Leia mais

FRANCISCO PIQUEIRO. detalhaar

FRANCISCO PIQUEIRO. detalhaar FRANCISCO PIQUEIRO detalhaar Ao pensar-se em fotografia aérea, provavelmente as primeiras associações que se fazem, passam pela ideia de abrangência e total amplitude. Por conseguinte, a visão inequívoca.

Leia mais

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga CURRICULUM VITAE Maria João Soares LISBOA, 2004 DADOS PESSOAIS Nome: Maria João Soares Nome completo: Maria

Leia mais

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local Encontro Internacional de Arquivos Évora, 3 de outubro de 2014 Guida Cândido Ana Domingues O Arquivo Fotográfico Municipal

Leia mais

Os Autores não carecem de apresentação mas, ainda assim, uma palavra de homenagem lhes é devida.

Os Autores não carecem de apresentação mas, ainda assim, uma palavra de homenagem lhes é devida. Prefácio A crise política que eclodiu na República da Guiné-Bissau em Junho de 1998, na sequência do golpe promovido por uma Junta Militar chefiada pelo brigadeiro Ansumane Mané, deu origem a uma intervenção

Leia mais

1.2. João Ferreira Leonardo Coimbra ( ). A filosofia é mais do que um sistema e um tratado

1.2. João Ferreira Leonardo Coimbra ( ). A filosofia é mais do que um sistema e um tratado 5 Sumário Arnaldo de Pinho Nota Introdutória 7 Secção 1 Dossiê 1.1. J. Pinharanda Gomes No 1.º Centenário de O Criacionismo. Uma leitura descalça 1.2. João Ferreira Leonardo Coimbra (1883-1936). A filosofia

Leia mais

XIV Encontro de Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa. Proposta de Programa

XIV Encontro de Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa. Proposta de Programa REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL XIV Encontro de Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa - Luanda, 13 a 16 de Maio de 2019 - Proposta de Programa 12 DE MAIO DE 2019 (DOMINGO)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA. Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA. Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Arquitectura e Artes (1º Ciclo) Ano Lectivo 2013/2014 2. Curso

Leia mais

Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea

Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea Arquivos do Estado Arquivo da C. M. Lisboa Joel Serrão MariaJosé da Silva Leal Miriam Halpern Pereira ' i.kjl,i, J ~'.,.... '.,'.,.- I ;;,VlY;f.'l':"".'

Leia mais

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012 Mediateca Plano de Actividades 2011/2012 pág. 1/6 Introdução MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012 A Mediateca estrutura-se como um sector essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas

Leia mais

Maria João Franco. Exposições Colectivas

Maria João Franco. Exposições Colectivas Maria João Franco CV Exposições Colectivas Galeria Municipal Artur Bual, Homenagem a Artur Bual, (Amadora, MAC Movimento Arte Contemporânea, 14º Aniversário do MAC, (Lisboa, Feira de Arte Contemporânea

Leia mais

I Encontro de Museus do Douro 25 de Setembro de Museu D.ra Berta Cabral Vila Flor

I Encontro de Museus do Douro 25 de Setembro de Museu D.ra Berta Cabral Vila Flor I Encontro de Museus do Douro 25 de Setembro de 2007 Museu D.ra Berta Cabral Vila Flor Museu D.ra Berta Cabral Situado no largo Dr. Alexandre de Matos, perto da Igreja Matriz, o Museu Dr.ª Berta Cabral

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO. História da história Tempo e celebração do tempo a matriz cristã na Civilização Ocidental... 22

Sumário INTRODUÇÃO. História da história Tempo e celebração do tempo a matriz cristã na Civilização Ocidental... 22 Sumário Prefácio...13 INTRODUÇÃO História da história...19 Tempo e celebração do tempo a matriz cristã na Civilização Ocidental... 22 Memória e comemoração as tentativas de laicização do calendário...

Leia mais

Dicionário do Português Atual Houaiss

Dicionário do Português Atual Houaiss grandes coleções As grandes coleções estão no Círculo. Obras de referência para toda a família e para todos os momentos, sejam eles de estudo ou de lazer. Porque o saber não ocupa lugar, a não ser na estante,

Leia mais

Plano Anual de Atividades Departamento de Ciências Humanas

Plano Anual de Atividades Departamento de Ciências Humanas Geografia - Conhecer o funcionamento de uma Central Termoelétrica; - Reconhecer a importância dos recursos e da sua preservação. Geografia e Alunos do 9º Ano Museu da Eletricidade Visitas de estudo HGP

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA PORTUGUESA MODERNA CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

TEMPLO DA POESIA. Programação 21 / 22 / 23 de Abril

TEMPLO DA POESIA. Programação 21 / 22 / 23 de Abril TEMPLO DA POESIA DESASSOSSEGO EM PESSOA Celebração do Dia Mundial do Livro Programação 21 / 22 / 23 de Abril 1 DESASSOSSEGO EM PESSOA Entre os dias 21, 22 e 23 de abril a população de Oeiras e arredores

Leia mais

Entrevista 9 problemas de saúde que durante o último ano não o deixaram desfrutar em pleno de todo o seu talento., usa uma prótese num dos membros inferiores mas nem por isso abandonou o trabalho de campo

Leia mais

Condeixa-a-Nova, 1 de outubro de A Comissão organizadora do Concurso

Condeixa-a-Nova, 1 de outubro de A Comissão organizadora do Concurso Comemorando-se em 2019 o Centenário Namoriano, evocando e homenageando não só um dos grandes intelectuais que tiveram Condeixa por berço ou dela são referência obrigatória, mas um dos grandes escritores

Leia mais

Curriculum Vitae. Graus académicos Licenciatura em Geografia Faculdade de Letras Coimbra

Curriculum Vitae. Graus académicos Licenciatura em Geografia Faculdade de Letras Coimbra Curriculum Vitae Rui Manuel Missa Jacinto, Geógrafo. Técnico Assessor Principal na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, onde exerce as funções de Secretário Técnico do Programa

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 6 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Este trabalho foi

Leia mais

tendo em consideração as particularidades das técnicas de construção, que devem igualmente fazer parte do olhar diferenciado de cada participante.

tendo em consideração as particularidades das técnicas de construção, que devem igualmente fazer parte do olhar diferenciado de cada participante. 2 ENQUADRAMENTO Reconhecendo a importância da fotografia na formação de memórias coletivas, o Museu do Douro lança um concurso fotográfico que pretende dinamizar e dar visibilidade ao património construído

Leia mais

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011

MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 Mediateca Plano de Actividades 2010/2011 pág. 1/7 Introdução MEDIATECA PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 A Mediateca estrutura-se como um sector essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas

Leia mais

Programa IX Encontro de Escritores de Língua Portuguesa 20 a 22 de junho, 2019, Cidade da Praia, Cabo Verde. Tema Geral: A LITERATURA INFANTOJUVENIL

Programa IX Encontro de Escritores de Língua Portuguesa 20 a 22 de junho, 2019, Cidade da Praia, Cabo Verde. Tema Geral: A LITERATURA INFANTOJUVENIL Programa IX Encontro de Escritores de Língua Portuguesa 20 a 22 de junho, 2019, Cidade da Praia, Cabo Verde Tema Geral: A LITERATURA INFANTOJUVENIL Dia 19 15h00 - Visita dos escritores a escolas do Município

Leia mais

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em parceria com várias. entidades de dimensão nacional e internacional, irá levar a cabo um

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em parceria com várias. entidades de dimensão nacional e internacional, irá levar a cabo um A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em parceria com várias entidades de dimensão nacional e internacional, irá levar a cabo um conjunto de acções comemorativas, sobre a passagem dos quinhentos anos

Leia mais

INTERVENÇÃO DE BAPTISTA ALVES Presidente da Direcção da ACR

INTERVENÇÃO DE BAPTISTA ALVES Presidente da Direcção da ACR Estamos a dar hoje, 22 de Novembro de 2018, nesta singela cerimónia, o segundo grande passo na concretização do objecto da nossa Associação Conquistas da Revolução: preservar, divulgar e promover o apoio

Leia mais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MÉRTOLA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MÉRTOLA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MÉRTOLA INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA 1º RELATÓRIO PRELIMINAR DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS AGOSTO DE 2006 INTRODUÇÃO A intervenção arqueológica na área de expansão da Biblioteca Municipal

Leia mais

Oficina: POESIA COMO FORMA DE ENERGIA

Oficina: POESIA COMO FORMA DE ENERGIA Oficina: POESIA COMO FORMA DE ENERGIA Bicicleta ATELIER SER POESIA COMO FORMA DE ENERGIA - UMA EXPERIÊNCIA DE SERIGRAFIA eu posso dizer que escrevo para transformar o mundo. Eu penso que a poesia deve

Leia mais

INTRODUÇÃO. Escola Básica de Távora

INTRODUÇÃO. Escola Básica de Távora INTRODUÇÃO Comemorar o República na nossa Escola é uma forma de motivar e sensibilizar os nossos alunos para os ideais do republicanismo. A acção empreendedora dos Homens que implantaram a República chega

Leia mais

Como é que um filho que é artista se pode aproximar

Como é que um filho que é artista se pode aproximar BELO, Duarte. O núcleo da claridade: entre as palavras de Ruy Belo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2011. 240 p. Nuno Costa Santos Cineasta / Roteirista / Escritor Realizador do documentário Ruy Belo, era uma

Leia mais

100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE

100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE 100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE Entendey minha verdade PROGRAMA 100 ANOS LICEU DE GIL VICENTE Entendey minha verdade PROGRAMA O Liceu de Gil Vicente começou a sua atividade letiva no ano escolar de 1914/1915.

Leia mais

CURRÍCULO ACADÉMICO, CIENTÍFICO E PROFISSIONAL Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira. Identificação

CURRÍCULO ACADÉMICO, CIENTÍFICO E PROFISSIONAL Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira. Identificação CURRÍCULO ACADÉMICO, CIENTÍFICO E PROFISSIONAL Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira Identificação Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira, nascida a 23 de Setembro de 1964, na freguesia

Leia mais

Nº ma jun io h o BMPS S

Nº ma jun io h o BMPS S Nº24 Nº25 junho maio 2018 BMPS Uma Visita em Portugal em 1866 Hans Christian Andersen Tradução e notas de Silva Duarte Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984 O tesouro deste mês é uma obra de Hans

Leia mais

Nota de Imprensa. Programa

Nota de Imprensa. Programa Nota de Imprensa Assunto: Banco de Cabo Verde comemora 35 anos no dia 29 de Setembro BCV, 35 anos a crescer com Cabo Verde é o lema escolhido para assinalar as actividades comemorativas do 35 º aniversário

Leia mais

InfoAgenda Agosto Sabores Natureza Sons Negócios Olhares Sentidos

InfoAgenda Agosto Sabores Natureza Sons Negócios Olhares Sentidos Sabores Natureza Sons Negócios Olhares Sentidos Natureza «Caminhada Noturna dos Serões de Verão" 28 de Agosto 20h30 Samora Correia Benavente "Caminhada Noturna dos Serões de Verão" "Zumba e Hidroginástica

Leia mais

Colóquio Internacional

Colóquio Internacional Colóquio Internacional O Património Urbano e Arquitectónico dos Países de Língua Portuguesa 5 7 Novembro 2008 Dia 5 de Novembro Espaço Rainha Sonja ( Cubo ) 9.30 horas Sessão de abertura Alocução de boas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. FLUXOS MIGRATÓRIOS

Leia mais

POLÍTICAS CULTURAIS EM ÁFRICA

POLÍTICAS CULTURAIS EM ÁFRICA POLÍTICAS CULTURAIS EM ÁFRICA Patrimónios de Influência Portuguesa www.patrimonios.pt Literaturas Africanas em 4 livros Heritage of Portuguese Influence (base de dados) www.hpip.org José Luandino Vieira

Leia mais

O Centro da Indústria, Arte e Cidade inscreve-se na nova Praça da Liberdade como um instrumento potencializador desse abrangente projeto de futuro.

O Centro da Indústria, Arte e Cidade inscreve-se na nova Praça da Liberdade como um instrumento potencializador desse abrangente projeto de futuro. O Circuito Cultural é parte de um grande projeto de reestruturação de Belo Horizonte, visando adequá-la aos requisitos dos grandes centros metropolitanos do séc. XXI. O Centro da Indústria, Arte e Cidade

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência:

Leia mais

comemorações do Centenário

comemorações do Centenário Programa das comemorações do Centenário da Implantação da República em Almada 1 OUTUBRO A 30 NOVEMBRO Letras e Cores, Ideias e Autores da República Fórum Municipal Romeu Correia / Biblioteca Municipal

Leia mais

I Programa DOCTV CPLP

I Programa DOCTV CPLP I Programa DOCTV CPLP CRIAÇÃO DO PROGRAMA DOCTV CPLP Lisboa, 14 e 15 de Novembro de 2008 Reunião Extraordinária de Ministros da Educação e da Cultura da CPLP, aprova a criação do I Programa de Fomento

Leia mais

Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa

Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa IV Encontro dos Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa I Introdução Relatório Final O IV Encontro dos Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa foi realizado na Assembleia

Leia mais

REGULAMENTO DO RAID FOTOGRÁFICO DE TONDELA UMA VIAGEM POR TONDELA

REGULAMENTO DO RAID FOTOGRÁFICO DE TONDELA UMA VIAGEM POR TONDELA REGULAMENTO DO RAID FOTOGRÁFICO DE TONDELA UMA VIAGEM POR TONDELA 1. OJECTIVOS O Raid Fotográfico é uma actividade organizada pelo Município de Tondela, Pelouro do Turismo, no âmbito das comemorações do

Leia mais

Museu Convento dos Lóios

Museu Convento dos Lóios Museu Convento dos Lóios Apresentação do Livro O Castro de Romariz Estudo Arqueológico 18 de Maio Dia Internacional dos Museus 18h00 - Apresentação do Livro O Castro de Romariz Estudo Arqueológico, da

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS E IMAGENS

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS E IMAGENS REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS E IMAGENS O presente Regulamento define os serviços prestados pelos Serviços de Museologia do Museu do Douro, estabelecendo as regras de cedência e publicação

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR Há animais no museu Uma história colorida Perlimpimpim, os livros são assim D. Leonor, a Princesa Perfeitíssima

PRÉ-ESCOLAR Há animais no museu Uma história colorida Perlimpimpim, os livros são assim D. Leonor, a Princesa Perfeitíssima PRÉ-ESCOLAR Há animais no museu As crianças percorrem o museu à descoberta dos animais que se escondem nas obras de arte. Cada um destes animais tem uma história para contar que serve de base para trabalhar

Leia mais

SEMINÁRIO INFORMATIVO DE SECRETÁRIOS GERAIS DOS PARLAMENTOS DA CPLP

SEMINÁRIO INFORMATIVO DE SECRETÁRIOS GERAIS DOS PARLAMENTOS DA CPLP SEMINÁRIO INFORMATIVO DE SECRETÁRIOS GERAIS DOS PARLAMENTOS DA CPLP PROGRAMA 29 de Junho a 3 de Julho Participantes: Secretários Gerais dos Parlamentos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique,

Leia mais

Itaú Cultural inaugura Espaço Olavo Setubal com exposição permanente de obras sobre a história do Brasil

Itaú Cultural inaugura Espaço Olavo Setubal com exposição permanente de obras sobre a história do Brasil Página: 01 Itaú Cultural inaugura Espaço Olavo Setubal com exposição permanente de obras sobre a história do Brasil O Itaú Cultural inaugurou no sábado, dia 13, o Espaço Olavo Setubal, que apresenta de

Leia mais

FREGUESIA DE RAMALDE. Comissão do Centenário da Republica Freguesia de Ramalde

FREGUESIA DE RAMALDE. Comissão do Centenário da Republica Freguesia de Ramalde CENTENÁRIO DA REPUBLICA 1910 2010 FREGUESIA DE RAMALDE MANIFESTO A República Portuguesa atinge o 1º século de vida. Os seus representantes preparam, como não podia deixar de ser, uma gala, que será dominada

Leia mais

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13)

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) I. Processo legislativo e outros: apreciação do Orçamento de Estado, de

Leia mais

Mestrado em História OBJECTIVOS CONDIÇÕES DE ACESSO

Mestrado em História OBJECTIVOS CONDIÇÕES DE ACESSO Mestrado em História OBJECTIVOS Desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências obtidos num curso de licenciatura em História ou equivalente. Desenvolver a capacidade para trabalhar e avaliar criticamente

Leia mais

Histórias das tecnologias da informação e comunicação (2ª série)

Histórias das tecnologias da informação e comunicação (2ª série) SITIC Salão Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação FIL, Lisboa, 2 a 5 de Novembro de 2006 ( www.sitic.fil.pt ) Histórias das tecnologias da informação e comunicação (2ª série) Memórias

Leia mais

CULTURA SANTA CASA ATIVIDADES EDUCATIVAS - ESCOLAS MUSEU DE SÃO ROQUE ARQUIVO HSTÓRICO BIBLIOTECA ANO LETIVO

CULTURA SANTA CASA ATIVIDADES EDUCATIVAS - ESCOLAS MUSEU DE SÃO ROQUE ARQUIVO HSTÓRICO BIBLIOTECA ANO LETIVO CULTURA SANTA CASA MUSEU DE SÃO ROQUE ARQUIVO HSTÓRICO BIBLIOTECA ATIVIDADES EDUCATIVAS - ESCOLAS ANO LETIVO 2017-2018 PRÉ-ESCOLAR Há animais no museu As crianças percorrem o museu à descoberta dos animais

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA SENTIR SÃO VICENTE PREÂMBULO

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA SENTIR SÃO VICENTE PREÂMBULO SÃO VICENTE 2017 REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA SENTIR SÃO VICENTE PREÂMBULO A divulgação do património natural, cultural e paisagístico do concelho e a promoção de obras e eventos de interesse

Leia mais

JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES. Volume IX. SUB Hamburg. Imprensa Nacional-Casa da Moeda

JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES. Volume IX. SUB Hamburg. Imprensa Nacional-Casa da Moeda JORGE SAMPAIO ^PORTUGUESES Volume IX SUB Hamburg Imprensa Nacional-Casa da Moeda ÍNDICE PREFÁCIO I PORTUGAL Sessão Solene Comemorativa do 30. Aniversário do 25 de Abril [25 de Abril de 2004] 27 Sessão

Leia mais

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5 O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, também designado de MUSLAN, encontra-se sedeado na Covilhã, em instalações da Universidade da Beira Interior, que o tutela. Foi instituído pelo

Leia mais

Colóquio Internacional A Língua no Meio do Caminho. seguido de Pasmatórios e Pirlimpsiquices: Primeiras Estórias de Guimarães Rosa

Colóquio Internacional A Língua no Meio do Caminho. seguido de Pasmatórios e Pirlimpsiquices: Primeiras Estórias de Guimarães Rosa Colóquio Internacional A Língua no Meio do Caminho seguido de Pasmatórios e Pirlimpsiquices: Primeiras Estórias de Guimarães Rosa Desde a sua formação em 2015, a Rede de Professores de Literatura Brasileira

Leia mais

UE e os países de língua portuguesa.

UE e os países de língua portuguesa. UE e os países de língua portuguesa http://dossiers.eurocid.pt/lusofonia Índice Língua Demografia do português UE e língua portuguesa UE e países de língua portuguesa Dossier electrónico Língua ( ) todas

Leia mais

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS DEZ 2015

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS DEZ 2015 COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS DEZ 2015 PERFIL 3 INDICADORES CHAVE 4 VANTAGENS 5 COMPETITIVAS SETORES 6 PATRIMÓNIO CULTURAL 7 AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA 8 ARTES VISUAIS 9 ARTES

Leia mais

INVENTÁRIO DAS SÉRIES DOCUMENTAIS DA FBB DISPONÍVEIS PARA CONSULTA

INVENTÁRIO DAS SÉRIES DOCUMENTAIS DA FBB DISPONÍVEIS PARA CONSULTA INVENTÁRIO DAS SÉRIES DOCUMENTAIS DA FBB DISPONÍVEIS PARA CONSULTA SR: ACTAS DAS REUNIÕES DO PRÉMIO BISSAYA BARRETO DE MEDICINA SOCIAL 1986.12.12 1987.12.04 (liv.) CDB-F-7-1 SR: COPIADOR DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

Arquivo Histórico de Fotografia Aérea da DGT

Arquivo Histórico de Fotografia Aérea da DGT Arquivo Histórico de Fotografia Aérea da DGT Manuel VALÉRIO 1, Sofia MIRANDA 1, José CAMPOS 1 e Paulo PATRÍCIO 1 1 Direção-Geral do Território, Lisboa (mvalerio@dgterritorio.pt; smiranda@dgterritorio.pt;

Leia mais

O arquivo pessoal de Alfredo Keil: particularidades e problemáticas

O arquivo pessoal de Alfredo Keil: particularidades e problemáticas O arquivo pessoal de Alfredo Keil: particularidades e problemáticas Estrutura da apresentação 1. Alfredo Keil Nota biográfica 2. O Sistema de Informação. Particularidades 2.1. O pintor 2.2. O escritor

Leia mais