Aula 01. Evolução da Internet. Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 01. Evolução da Internet. Prof. Samuel Henrique Bucke Brito"

Transcrição

1 Aula 01. Evolução da Internet Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

2 Concepção da Internet A Internet foi concebida por pesquisadores no final da década de 60 (1966) com financiamento da DARPA, uma agência do Departamento de Defesa dos EUA. O projeto consistia na construção de uma rede experimental que tivesse a premissa arquitetural de uma rede distribuída que fosse resiliente a falhas;

3 Concepção da Internet Arquitetura Distribuída

4 A Internet em 1969 (ARPANET)

5 Crescimento da Internet fonte:

6 Crescimento da Internet

7 Gerações da Internet 1ª. Geração: Internet das Máquinas 2ª. Geração: Internet das Pessoas 3ª. Geração: Internet das Coisas

8 Internet das Máquinas 1 Computador na Família

9 Internet das Pessoas Dispositivos Móveis + Redes Sociais

10 Dispositivos Móveis na Internet

11 Dispositivos Móveis na Internet

12 A Internet Hoje (em 1 Minuto)

13 Computação em Nuvem O crescimento desenfreado dos serviços de Internet trouxe à tona o conceito de computação em nuvem, do inglês cloud computing. Os recursos são distribuídos e acessados através da nuvem (Internet). A complexa infraestrutura que disponibiliza esses serviços é invisível ao usuário.

14 Computação em Nuvem Os recursos computacionais não precisam mais estar fisicamente presentes na máquina local do usuário. Ele busca tudo se conctando à nuvem.

15 Computação em Nuvem No núcleo desse conceito abstrato de computação em nuvem está uma estrutura física de data center. O data center é um ambiente controlado e composto por centenas/milhares de servidores conectados em rede.

16 Computação em Nuvem

17 Redes Multimídia Convergentes O mercado de telecomunicações está altamente competitivo com usuários exigentes e que necessitam ter acesso aos mais diversos serviços multimídia, através daquele dispositivo que melhor puder atendê-los nos locais em que estiverem. Convergência dos Dispositivos Conseguir independência do dispositivo ao acessar as redes de telecomunicações, seja o dispositivo um telefone celular, computador, PDA, TV Digital, etc... Convergência das Redes Viabilizar a interoperabilidade plena entre as diversas redes de comunicação, ou seja, a rede pública de telefonia fixa, a rede celular e de TV a Cabo. Convergência dos Serviços Implementar uma plataforma única para o desenvolvimento de novas aplicações que possam tornar possível a rápida oferta de novos serviços multimídia aos usuários. Convergência Tecnológica Dispositivos Redes Serviços Rede IP

18 Redes Multimídia Convergentes

19 Redes Multimídia Convergentes

20 Internet das Coisas (IoT) de 20 a 50 bilhões de dispositivos na Internet até 2020

21 Amanhã: Computação em Névoa... A disseminação da computação está beirando a ubiquidade, algo previsto na perspectiva de conexão de bilhões de novos dispositivos na Internet das coisas. A evolução da eletrônica embarcada culminou no desenvolvimento de circuitos integrados de chips únicos (SoC) que contêm os principais componentes de um computador tradicional com baixo consumo de energia.

22 Aula 02. Governança da Internet Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

23 Governança da Internet Políticas Públicas e Educação Autoridades da Internet (Nomes e Números) Padrões Abertos

24 Governança da Internet Ao contrário do que muitos pensam e dizem, a Internet não é terra sem lei. Ela possui uma estrutura hierárquica de governança bastante organizada, através de autoridades que asseguram sua manutenção operacional para todos. Essas autoridades não possuem força de lei, mas são responsáveis pela gestão dos seguintes recursos: Endereços IPv4 Endereços IPv6 Nomes de Domínio Sistemas Autônomos

25 Autoridades da Internet

26 Autoridades da Internet

27 Recurso: Endereço IPv4 O IPv4 é um número de 32 bits (ou 4 bytes) que identifica unívoca e universalmente um host conectado na Internet, permitindo aproximados 4,3 bilhões de endereços.

28 Recurso: Endereço IPv4 (Esgotamento)

29 Recurso: Endereço IPv4 (Esgotamento) RIR Esgotamento Remanescente (/8) APNIC 15/04/ RIPE NCC 14/09/ LACNIC 10/06/ ARIN 24/09/ AfriNIC 23/04/

30 Recurso: Endereço IPv6 Foi desenvolvido para solucionar definitivamente o problema da escassez de endereços na Internet. O IPv6 possui 128 bits, permitindo o endereçamento de: Esse número equivale a: 79 Trilhões de Trilhões de Vezes a Quantidade Atual do IPv4 (4 bi)

31 Recurso: Endereço IPv6

32 Recurso: Endereço IPv6

33 Recurso: Endereço IPv6 Conteúdo Fonte: 6Lab Cisco

34 Recurso: Endereço IPv6 Usuários Fonte: 6Lab Cisco

35 Recurso: Endereço IPv6 Prefixos / Redes Fonte: 6Lab Cisco

36 Recurso: Endereço IPv6 Trânsito Fonte: 6Lab Cisco

37 Recurso: Nomes (DNS)

38 Recurso: Sistema Autônomo Como o usuário enxerga a Internet... Fonte: Curso do NIC.br p/ Sistemas Autônomos

39 Recurso: Sistema Autônomo Como a Internet realmente é... A Internet é uma rede de redes em que existem roteadores (gateways) responsáveis pela interconexão dessas redes. Toda a estrutura da Internet é baseada no TCP/IP. Fonte: Curso do NIC.br p/ Sistemas Autônomos

40 Aula 03. Marco Civil da Internet (Lei de 2014) Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

41 Marco Civil da Internet Embora as autoridades da governança da Internet não tenham força de lei para regular a Internet desde sua concepção, isso não quer dizer que o ambiente virtual não seja regulamentado. Uma primeira noção importante é que o ambiente da Internet é virtual, mas as ações nela realizadas são reais e, portanto, passíveis de aplicação das legislações vigentes (civil, criminal e administrativa). BRASIL. Lei /14. Art 3º. Parágrafo Único: Os princípios expressos nesta Lei não excluem outros previstos no ordenamento jurídico pátrio relacionados à matéria (...).

42 Marco Civil da Internet Dadas as especificidades da Internet, desde 2014 está em vigor a Lei (Marco Civil da Internet) no Brasil. Essa legislação foi construída com consultas públicas promovidas pela Anatel, CGI.br e Ministério da Justiça, através da Internet. Houve ampla participação da sociedade civil, das empresas, das operadoras de telecomunicações (conexão), dos provedores de conteúdo (aplicação) e do governo. Apesar de polêmico, o Marco Civil da Internet tem por objetivo primário proteger os usuários e seus dados. Por isso é referência mundial e defendido por vários dos principais nomes responsáveis pela criação da Internet, além da Internet Society (ISOC) e do CGI.br/NIC.br no Brasil.

43 Marco Civil da Internet Essa legislação se aplica a todos os atores da Internet: Usuários Provedores de Conexão Provedores de Aplicação Poder Público

44 Marco Civil da Internet Essa legislação contempla os seguintes princípios: Neutralidade da Rede Privacidade Responsabilidade Civil Punições

45 Neutralidade da Rede (Seção I) Os provedores de Internet ficam proibidos de discriminar certos serviços em detrimento de outros. Isso protege o usuário de ter sua velocidade de conexão diminuída baseada em interesses econômicos. Assim, ao comprar um plano de Internet, o usuário paga somente pela velocidade contratada e não pelo tipo de serviço que vai acessar. A rede deve ser igual para todos... ATENÇÃO: Uma coisa é a velocidade da conexão contratada, objeto legítimo de contrato entre usuários e operadoras com opções de planos de diferentes velocidades. Outra coisa é a prática de técnicas de QoS (qualidade de serviço) para interferir na qualidade de um serviço específico. Por exemplo, diminuir a velocidade da conexão de um serviço de empresa concorrente não é permitido.

46 Privacidade (Seção II) Prevê a inviolabilidade e sigilo das comunicações, de forma que esses registros somente podem ser liberados mediante ordem judicial. Os provedores não podem vender dados pessoais dos usuários. O Marco Civil da Internet obriga o registro (log) das conexões dos usuários pelos provedores de conexão por um ano e dos acessos pelos provedores de aplicação por seis meses, sob total sigilo em ambiente seguro. Na provisão de conexão, onerosa ou gratuita, é vedado registrar os acessos às aplicações!

47 Responsabilidade Civil Um provedor não pode ser responsabilizado por conteúdo ofensivo postado pelo usuário (terceiro) em sua plataforma, premissa fundamental para preservar a liberdade de expressão no ecossistema da Internet. No entanto, um conteúdo ofensivo deve ser retirado do ar após uma ordem judicial, sob pena do provedor de aplicação assumir corresponsabilidade.

48 Punições O Marco Civil da Internet prevê indenização do usuário que tiver seus direitos violados, além de punição criminal, civil e administrativa do provedor responsável pelo descumprimento dessa lei. Advertência Multa (até 10% do faturamento) Suspensão temporária das atividades Proibição do exercício das atividades

49 Marco Civil da Internet Essa legislação não contempla: Direito Autoral Sorteios e Promoções

50 Direito Autoral O Marco Civil da Internet não trata diretamente de questões sobre direito autoral em sua redação. Embora a maioria das pessoas pense que conteúdo publicado na Internet é de uso livre, não é bem assim. Na realidade, toda obra publicada em qualquer meio que tenha identificação de autoria está protegida pela lei dos Direitos Autorais (Art. 13 da Lei 9610/98).

51 Direito Autoral As licenças Creative Commons (CC) foram idealizadas para permitir que autores de conteúdo possam abdicar de alguns de seus direitos em favor do público.

52 Sorteios e Promoções Os sorteios e promoções são mecanismos eficazes para atrair mais visualizações dos internautas, por isso frequentemente explorados nas redes sociais. No entanto, segundo a Lei 5768/71, todo sorteio de prêmios deve ser previamente autorizado pelo Ministério da Fazenda. A única exceção são concursos de natureza cultural (Art. 30 da mesma lei).

53 Obrigado! Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

O Novo Protocolo da Internet. IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 1

O Novo Protocolo da Internet. IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 1 O Novo Protocolo da Internet IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 1 IPv6 - O Novo Protocolo da Internet (2013) ::: Samuel Henrique Bucke Brito 2 Evolução da Internet

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet O Brasil discutiu durante quatro anos o Marco Civil da Internet, considerado hoje uma lei pioneira no mundo ao estabelecer regras, direitos e deveres no

Leia mais

Seminário Transição do IPv4 para o IPv6: Acesso, Privacidade e Coibição de Ilícitos BRASÍLIA, 07 DE DEZEMBRO DE 2015 ALEXANDER CASTRO

Seminário Transição do IPv4 para o IPv6: Acesso, Privacidade e Coibição de Ilícitos BRASÍLIA, 07 DE DEZEMBRO DE 2015 ALEXANDER CASTRO Seminário Transição do IPv4 para o IPv6: Acesso, Privacidade e Coibição de Ilícitos BRASÍLIA, 07 DE DEZEMBRO DE 2015 ALEXANDER CASTRO Quem somos Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços

Leia mais

Marco Civil e a Proteção de Dados Brasília, 10 de novembro de 2016

Marco Civil e a Proteção de Dados Brasília, 10 de novembro de 2016 Marco Civil e a Proteção de Dados Brasília, 10 de novembro de 2016 Carlos Bruno Ferreira da Silva Procurador da República Secretário de Cooperação Internacional Adjunto da PGR Coordenador do GT de Tecnologia

Leia mais

Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013

Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013 Marco Regulatório Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013 Panorama do Setor Em 1997, na corrida pelo usuário, a telefonia fixa era o destaque

Leia mais

Proposta de um sítio colaborativo sobre IPv6

Proposta de um sítio colaborativo sobre IPv6 Proposta de um sítio colaborativo sobre IPv6 Antonio M. Moreiras moreiras@nic.br GTER 25 25ª Reunião, Salvador 31 de Maio de 2008 Agenda Alguns poucos slides sobre a motivação (para o IPv6)... A proposta

Leia mais

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE 2011

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE 2011 SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE 2011 1 Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

O Setor de Telecomunicações

O Setor de Telecomunicações O Setor de Telecomunicações 2ª CODE Conferência do Desenvolvimento IPEA/2011 Brasília, 25 de novembro de 2011 Eduardo Levy 83 empresas representadas 17 empresas associadas Serviços de telefonia fixa Serviços

Leia mais

IoT Internet das Coisas

IoT Internet das Coisas Apresentação Benedito José Santos Mestre em Educação Matemática Especialista em Segurança da Informação Graduado em TI e Matemática Pesquisador e Desenvolvedor de Hardware e Software para Robótica e Automação.

Leia mais

Alocação de Recursos de Numeração e as Fases de Esgotamento do IPv4 São Paulo, SP 14/07/2017

Alocação de Recursos de Numeração e as Fases de Esgotamento do IPv4 São Paulo, SP 14/07/2017 Alocação de Recursos de Numeração e as Fases de Esgotamento do IPv4 São Paulo, SP 14/07/2017 RECURSOS DE NUMERAÇÃO Cleber Martim de Alexandre AGENDA Organização Hierárquica Recursos de Numeração Regras

Leia mais

Política de uso: Serviço de Videoconferência. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços

Política de uso: Serviço de Videoconferência. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Política de uso: Serviço de Videoconferência DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Outubro de 2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Definições... 3 3. Público alvo... 4 4. Agendamento... 4 5. Gravação...

Leia mais

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE 2011 Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

O computador foi criado para. auxiliar o homem em tarefas

O computador foi criado para. auxiliar o homem em tarefas Introdução O computador foi criado para auxiliar o homem em tarefas repetitivas. REDES DE COMPUTADORES Slide 1 Introdução Teve início como uma máquina de calcular e mais tarde tornou-se um dos instrumentos

Leia mais

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 2.126, DE 2011 Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Pesquisa: IPv4 e IPv6

Pesquisa: IPv4 e IPv6 IFSP PRESIDENTE EPITÁCIO/SP ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 3º. Termo Redes de Computadores 2 Prof. Kleber Manrique Trevisani Pesquisa: IPv4 e IPv6 BRUNO VICENTE CORREIA MARQUES pront. 1380061 PRESIDENTE

Leia mais

Segurança - Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Segurança. Mundo Virtual X Mundo Real 18/08/11. Segurança em Redes de Computadores

Segurança - Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Segurança. Mundo Virtual X Mundo Real 18/08/11. Segurança em Redes de Computadores Segurança - Conceitos Básicos Segurança em Redes de Computadores Conceitos Básicos O que é? É a condição de estar protegido de perigo ou perda. tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 04 Endereçamento IPv6 Prof: Jéferson Mendonça de Limas Esgotamento IPv4 RFC 1700, blocos de tamanho específicos Classe A (/8) 16 milhões de Hosts

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 9 IPv4 e IPv6 Camada de Rede IPv4 e o IPv6 O IPv4 e o IPv6 IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos. O IPv6 é a sexta revisão

Leia mais

ERICSON M. SCORSIM DIREITO DAS COMUNICAÇOES. REGIME JURíDICO: Telecomunicações, Internet Televisão e Publicidade. B18UOTECA DO SENADO FEDERAL

ERICSON M. SCORSIM DIREITO DAS COMUNICAÇOES. REGIME JURíDICO: Telecomunicações, Internet Televisão e Publicidade. B18UOTECA DO SENADO FEDERAL [. ERICSON M. SCORSIM DIREITO DAS - COMUNICAÇOES REGIME JURíDICO: Telecomunicações, Internet Televisão e Publicidade. B18UOTECA DO SENADO FEDERAL SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO DIREITO DAS COMUNICAÇÔES....13

Leia mais

Audiência Pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Brasília, 30 de junho de 2015

Audiência Pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Brasília, 30 de junho de 2015 Audiência Pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Brasília, 30 de junho de 2015 Associados p. 2 Associados Institucionais Setor de Tecnologia de Informação e Comunicação

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Infra Estrutura Hardware e Software

Infra Estrutura Hardware e Software Infra Estrutura Hardware e Software CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL. Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha.

EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL. Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha. EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL Grupo: Anna Claudia Geraldo Vinicius Guilherme Spadotto Rafael Cunha. INTRODUÇÃO A influência do Protocolo de Internet (IP) nos setores de Telecomunicações, criando

Leia mais

Redes de Computadores 2

Redes de Computadores 2 Agenda Histórico e Motivação Redes de Computadores 2 Prof. Rodrigo da Rosa Righi - Aula 7b professor.unisinos.br/righi rrrighi@unisinos.br IPV6 Datagrams IPV6 Diferenças IPV4 e IPV6 Endereços IPV6 Interoperabilidade

Leia mais

ENDEREÇAMENTO PRIVADO PROXY E NAT

ENDEREÇAMENTO PRIVADO PROXY E NAT ENDEREÇAMENTO PRIVADO PROXY E NAT MOTIVAÇÃO PARA O ENDEREÇAMENTO IP PRIVADO Crescimento do IPv4 07/2007 490 milhões de hosts 01/2008 542 milhões de hosts IPv4 permite endereçar 4 bilhões de hosts. PREVISÃO

Leia mais

Ementário das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores - Núcleo Básico - NBT 001 - Matemática CH Teórica 120 CH Prática 00 CH Total 120 cr 6 Potenciação. Radiciação. Expressões

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2009

PROJETO DE LEI N o, DE 2009 PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) Dispõe sobre a criação de cadastro nacional de consumidor para proibição do recebimento de propagandas através de telemarketing, mensagens eletrônicas

Leia mais

MESA DE ABERTURA PLENÁRIA INICIAL

MESA DE ABERTURA PLENÁRIA INICIAL MESA DE ABERTURA PLENÁRIA INICIAL TRILHA 2 SEGURANÇA E DIREITOS NA INTERNET Ambiente legal e regulatório da Internet Coordenadores Percival Henriques de Souza e Thiago Tavares A Câmara de Segurança e Direitos

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Ministério das Comunicações

Ministério das Comunicações Ministério das Comunicações Incentivos à implantação de infraestrutura de banda larga INVESTIMENTOS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES R$ bilhões correntes 25 20 15 10 5 4.6% 3.3 3.3% 4.3 5.2% 4.7% 7.4 7.6 7.4%

Leia mais

O MARCO CIVIL COMO EXEMPLO

O MARCO CIVIL COMO EXEMPLO O MARCO CIVIL COMO EXEMPLO Após anos de debate, foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2126/11, mais conhecido como Marco Civil da Internet (ou, simplesmente, Marco Civil). Trata-se

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores J. F. de REZENDE COPPE/UFRJ rezende@land.ufrj.br http://www.land.ufrj.br Redes de Computadores: Definição conjunto de módulos processadores, capazes de trocar informações e compartilhar

Leia mais

Introdução àà Internet Sistemas Autônomos

Introdução àà Internet Sistemas Autônomos Introdução Introdução àà ee Sistemas Sistemas Autônomos Autônomos Equipe do PoP-BA¹ 1 Ponto de Presença da RNP na Bahia contato@pop-ba.rnp.br Salvador-BA, 12/08/2016 1 Apresentação Quem somos? Fábio Costa

Leia mais

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento

1- Confiabilidade ( 2 ) Proteção contra perdas e estragos. 2- Integridade ( 3 ) Proteção contra interferência de cortes de funcionamento Grupo 11 1. Em um SID a segurança é de grande importância, ela deve garantir que apenas usuários autorizados acessem recursos e garantir que a informação transmitida pela rede somente possa ser alcançada

Leia mais

MARCO CIVIL DA INTERNET

MARCO CIVIL DA INTERNET MARCO CIVIL DA INTERNET DELIMITAÇÃO DAS EXCEÇÕES ATRELADAS À NEUTRALIDADE DEREDE REQUISITOS TÉCNICOS COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA BRASÍLIA, 06 DE OUTUBRO DE 2015 ALEXANDER

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú 1 REPRESENTAÇÃO Nº 462-05.2016.6.24.0103 COLIGAÇÃO MAIS E MELHOR PARA VOCÊ: PSDB, DEM, PV, PRP, SD, PT do B, PTB interpôs REPRESENTAÇÃO ELEITORAL em face de ANTONIEL SILVA TONY, candidato a vereador para

Leia mais

Política de uso: Serviço de Videoconferência. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços

Política de uso: Serviço de Videoconferência. DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Política de uso: Serviço de Videoconferência DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Setembro de 2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Definições... 3 3. Público alvo... 4 4. Agendamento... 4 5.

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Cálculo de Sub-Redes www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Endereço IP Endereço IP = Identificador de Rede + Identificador de Host Obs.: Hosts com diferentes

Leia mais

Endereçamento IP. Departamento Engª Electrotécnica ISEC

Endereçamento IP. Departamento Engª Electrotécnica ISEC Endereçamento IP Departamento Engª Electrotécnica ISEC Objectivos Visão geral sobre o endereçamento IPv4 e IPv6 Administração do espaço de endereçamento Obtenção de endereços Atribuição de endereços (manual

Leia mais

Protocolo e Endereços Internet

Protocolo e Endereços Internet Protocolo e Endereços Internet Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura I - Redes Locais Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade IV Análise de Projeto

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

Cidadãos Inteligentes

Cidadãos Inteligentes Cidadãos Inteligentes Senador Walter Pinheiro Março/2015 Agenda O panorama brasileiro Oportunidades Smart People 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Panorama 8.00 6.00 4.00

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

Protocolos e Arquiteturas de Redes. Thiago Leite

Protocolos e Arquiteturas de Redes. Thiago Leite Protocolos e Arquiteturas de Thiago Leite As redes são organizadas em camadas Forma de reduzir a complexidade Um conjunto de camadas forma uma pilha A função de cada camada da

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Endereçamento IP Euber Chaia Cotta

Leia mais

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Na camada de redes (modelo OSI) operam os protocolos IP, ARP, RARP, ICMP etc. Em conjunto a esses protocolos, abordaremos

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

Marco Civil da Internet. Audiência Pública Senado Federal 03/09/2013

Marco Civil da Internet. Audiência Pública Senado Federal 03/09/2013 Marco Civil da Internet Audiência Pública Senado Federal 03/09/2013 1. Contexto e importância do Marco Civil O Marco Civil da Internet decorre de riquíssimo debate que resultou em um projeto de lei moderno,

Leia mais

I CICLO CIENTÍFICO FAPAN

I CICLO CIENTÍFICO FAPAN I CICLO CIENTÍFICO FAPAN Instalação e configuração de Redes Locais LAN, em ambientes Microsoft Windows e GNU/Linux Ademar Alves Trindade Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres-MT, 4 a 6 de maio de 2011.

Leia mais

Ministério das Comunicações Secretaria de Telecomunicações

Ministério das Comunicações Secretaria de Telecomunicações Ministério das Comunicações Secretaria de Telecomunicações Marco Civil da Internet Debates sobre neutralidade de rede, privacidade e conservação dos dados pessoais e outras questões controversas Brasília,

Leia mais

Planejando o endereçamento de sua rede

Planejando o endereçamento de sua rede Planejando o endereçamento de sua rede Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Situação Atual do IPv6. Utilizando o novo protocolo Internet

Situação Atual do IPv6. Utilizando o novo protocolo Internet Situação Atual do IPv6 Utilizando o novo protocolo Internet Agenda O que é IP? Quem distribui endereços IPs? Porque implantar IPv6? Como está a implantação do IPv6? IETF Como ficar por dentro do assunto?

Leia mais

Ministério das Comunicações. IoT: Políticas e Infraestrutura

Ministério das Comunicações. IoT: Políticas e Infraestrutura Ministério das Comunicações IoT: Políticas e Infraestrutura Ministério das Comunicações Câmara De Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação M2M Histórico 17/set/2012 02/mai/2014

Leia mais

Catálogo de Serviços 5º CTA Versão Atualizado em 27/04/2016 SUMÁRIO 1

Catálogo de Serviços 5º CTA Versão Atualizado em 27/04/2016 SUMÁRIO 1 Catálogo de Serviços 5º CTA Versão 2016 - Atualizado em 27/04/2016 SUMÁRIO 1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DCT - CITEX 5 CENTRO DE TELEMÁTICA DE ÁREA ( C P D 4 / 1978 ) Sumário APRESENTAÇÃO...3

Leia mais

Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 02

Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 02 Tópicos Avançados em Sistemas Computacionais: Infraestrutura de Hardware Aula 02 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação POR QUE APRENDER CONCEITOS

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 03 Visão Geral da

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA - HORÁRIO - 1º SEMESTRE 1º SEM / :25

ENGENHARIA ELÉTRICA - HORÁRIO - 1º SEMESTRE 1º SEM / :25 ENGENHARIA ELÉTRICA - HORÁRIO - 1º SEMESTRE 1º SEM / 2016 24-02-2016 11:25 MTM1019 MTM1073 T15 MTM1019 1022 MTM1019 QMC1101 EPG1019 T14 QMC1101 1022 MTM1073 T15 MTM1073 T15 1110 EPG1019 1110 Introdução

Leia mais

Camada de Rede. Redes de Computadores. Motivação para interconexão. Motivação para interconexão (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro

Camada de Rede. Redes de Computadores. Motivação para interconexão. Motivação para interconexão (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Redes de Computadores (DCC023) Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Motivação para interconexão Diferentes tecnologias

Leia mais

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Roteiro 01: Introdução a redes de computadores SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Conectividade Docente: Nataniel Vieira 1 módulo Técnico em Informática Roteiro 01: Introdução a redes de computadores

Leia mais

Limite de Franquia de tráfego: faz sentido? Ayub, CTO da UPX

Limite de Franquia de tráfego: faz sentido? Ayub, CTO da UPX Limite de Franquia de tráfego: faz sentido? Ayub, CTO da UPX UPX Technologies CDN Para aceleração de sites (WAA) Para proteção de sites (WAF) Para transmissão de áudio e vídeo (streaming) IP Transit Provider

Leia mais

AULA 2 - INTERNET. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 2 - INTERNET. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 2 - INTERNET Prof. Pedro Braconnot Velloso Começo da Internet Lançamento do Sputnik I Primeiro satélite artificial Russo Reação dos EUA 1958 - Presidente Eisenhower Advanced Research Projects Agency

Leia mais

Camada de Rede. Endereçamento de Rede Protocolo IP

Camada de Rede. Endereçamento de Rede Protocolo IP Camada de Rede Endereçamento de Rede Protocolo IP Camada de Rede Protocolo mais importante: IP IPv4 (mais utilizada) IPv6 (atender ao crescimento das redes e a necessidade de novos endereços). PDU: Pacote

Leia mais

Acesso aberto à informação científica e o direito à informação e à saúde. Fernando César Lima Leite

Acesso aberto à informação científica e o direito à informação e à saúde. Fernando César Lima Leite Acesso aberto à informação científica e o direito à informação e à saúde Fernando César Lima Leite fernandodfc@gmail.com Saúde... Educação Ciência e Tecnologia Meio ambiente Agricultura C&T POSSUI ALTA

Leia mais

As Telecomunicações no Brasil

As Telecomunicações no Brasil As Telecomunicações no Brasil Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado 02/10/2013 2 Pauta O setor de Telecomunicações. A expansão dos serviços de comunicações no Brasil. Ações do. 3 Pauta O setor

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem:

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem: CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Contrato de prestação de serviços técnicos de profissional autônomo, que entre si fazem: CONTRATADA: INGRID BERGAMO ME, pessoa jurídica de direito privado

Leia mais

Rone Ilídio da Silva DTECH/UFSJ/CAP

Rone Ilídio da Silva DTECH/UFSJ/CAP Rone Ilídio da Silva DTECH/UFSJ/CAP Futuro da telefonia celular para 2020 Visão A sociedade terá acesso ilimitado à informação, que deve ser compartilhada a todos, em qualquer lugar, a qualquer momento.

Leia mais

Banda Larga Móvel no Brasil: Cenário Regulatório, Espectro de Radiofrequências, Mercado, Perspectivas e Desafios

Banda Larga Móvel no Brasil: Cenário Regulatório, Espectro de Radiofrequências, Mercado, Perspectivas e Desafios Banda Larga Móvel no Brasil: Cenário Regulatório, Espectro de Radiofrequências, Mercado, Perspectivas e Desafios Maximiliano Martinhão Secretário de Telecomunicações Brasília, 3 de junho de 2013 Espectro

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400

Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Guia Primeiros Passos da Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por usar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Internet Protocol version 6 (IPv6) Aula 19 Problema de esgotamento dos endereços IPv4 Em 1996 : 100% dos endereços classe A, 62%

Leia mais

Smart Campus as a Smart City

Smart Campus as a Smart City Everton Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Natal-RN, Brasil http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/prefeitura-do-natal-e-ufrn-assinam-acordo-de-cooperaa-a-o-para-desenvolvimento/325718

Leia mais

Redes de Computadores Prof. Fred Sauer

Redes de Computadores Prof. Fred Sauer Redes de Computadores Prof. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Quem sou eu... Prof. Frederico Sauer (Fred) Mestre e Doutor UFRJ com dissertação e tese em Segurança e Gerenciamento

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

IoT: Políticas e Infraestrutura

IoT: Políticas e Infraestrutura Ministério das Comunicações IoT: Políticas e Infraestrutura A Evolução da Internet das Coisas no Brasil. FIESP, São Paulo 29/07/2015 PNBL para PBLT Banda Larga para Todos Chegar a 90% dos municípios com

Leia mais

Proteção de dados pessoais sob a perspectiva da LAI. Renato Capanema Diretoria de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União

Proteção de dados pessoais sob a perspectiva da LAI. Renato Capanema Diretoria de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União Proteção de dados pessoais sob a perspectiva da LAI Renato Capanema Diretoria de Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União Lei Nº12.527/2011: conceito de informação pessoal Informação pessoal:

Leia mais

Classes de Endereços Máscaras de Rede

Classes de Endereços Máscaras de Rede Classes de Endereços Máscaras de Rede Carlos Gustavo Araújo da Rocha Endereçamento - IP O endereçamento é feito pela atribuição de um (ou mais) endereços IP a cada equipamento da rede Quatro bytes (A.B.C.D)

Leia mais

Política de Segurança de Informações

Política de Segurança de Informações Política de Segurança de Informações Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Apresentação A Política de Segurança da Informação da Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. ( Edge Investimentos ), aplica-se

Leia mais

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Um Firewall cria uma barreira através da qual todo o tráfego que deixa ou chega a uma rede deve passar Suas regras ditam quais tráfegos estão autorizados a passar

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução às Redes de Computadores www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Com os computadores conectados através da Internet a informação é disseminada

Leia mais

REGULAMENTO DE NUMERAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO

REGULAMENTO DE NUMERAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO REGULAMENTO DE NUMERAÇÃO DO SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Capítulo I Da Abrangência e dos Objetivos Art. 1 o Os Recursos de Numeração do Serviço Telefônico Fixo Comutado

Leia mais

Minuta de Decreto Marco Civil da Internet

Minuta de Decreto Marco Civil da Internet Minuta de Decreto Marco Civil da Internet Regulamenta a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 para tratar das exceções à neutralidade de rede e indicar procedimentos para a guarda de dados por provedores

Leia mais

Seminário de Regulação AICEP Macau Março A Regulação na Era Digital

Seminário de Regulação AICEP Macau Março A Regulação na Era Digital Seminário de Regulação AICEP Macau 21-22 Março 2016 A Regulação na Era Digital João Confraria Autoridade Nacional de Comunicações Universidade Católica Portuguesa 21 março 2016 AICEP Macau jc 1 Regulação

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 30 Endereçamento IP Endereços Especiais

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 30 Endereçamento IP Endereços Especiais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 30 Endereçamento IP Endereços Especiais Prof. Diego Pereira

Leia mais

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Transferência de Arquivos e Dados. Professor Márcio Hunecke. Informática Transferência de Arquivos e Dados Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS E DADOS Upload e Download Em tecnologia, os termos download e

Leia mais

Evolução tecnológica e Visão de futuro Telefonica Vivo

Evolução tecnológica e Visão de futuro Telefonica Vivo Telefonica Vivo Evolução tecnológica e Visão de futuro Telefonica Vivo Há um novo consumidor, cada vez mais conectado e exigente CONSTANTEMENTE INFORMADO BUSCA PERSONALIZAÇÃO $ ORIENTADO A VALOR 100% CONECTADO

Leia mais

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Cloud Computing Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardocarvalhodantas@gmail.com) Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles. Conectividade

Leia mais

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social O Apoio do BNDES ao Setor de Telecomunicações

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social O Apoio do BNDES ao Setor de Telecomunicações Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social O Apoio do BNDES ao Setor de Telecomunicações Roberto Zurli Machado Chefe do Departamento de Telecomunicações 30 de maio de 2003 Florianópolis O Apoio

Leia mais

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade Informática Básica Aula 03 Internet e conectividade O Protocolo de comunicação O TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) são dois protocolos que inspiraram o nome da rede. Eles englobam

Leia mais

INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO EFICIENTE DAS CIDADES

INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO EFICIENTE DAS CIDADES INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO EFICIENTE DAS CIDADES FÓRUM DE INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE PARA SMART CITIES PORTO ALEGRE 29 DE MARÇO DE 2017 RICARDO DIECKMANN 1 Quem somos

Leia mais

Propaganda Eleitoral na Internet. PODE haver propaganda eleitoral na internet a partir do dia 16/08/2016

Propaganda Eleitoral na Internet. PODE haver propaganda eleitoral na internet a partir do dia 16/08/2016 PODE/NÃO PODE/DEVE Parte IV Propaganda Eleitoral Na Internet, da Resolução nº 23.457, de 15/12/2015, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas

Leia mais