A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE PULSO NA MICROESTRUTURA DE REVESTIMENTO DURO PELO PROCESSO SATG-PÓ (GTAW-P)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE PULSO NA MICROESTRUTURA DE REVESTIMENTO DURO PELO PROCESSO SATG-PÓ (GTAW-P)"

Transcrição

1 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE PULSO NA MICROESTRUTURA DE REVESTIMENTO DURO PELO PROCESSO SATG-PÓ (GTAW-P) foi apresentado no evento no dia 01 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

2 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado ALINHAMENTO DE MÁQUINAS ROTATIVAS: RELÓGIO COMPARADOR E A LASER foi apresentado no evento no dia 01 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

3 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado ANÁLISE DE SISTEMA CATALISADOR PARA TRATAMENTO DOS FLUIDOS DE CORTE SOLÚVEIS PARA PROCESSOS DE TORNEAMENTO foi apresentado no evento no dia 01 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

4 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado ANÁLISE DE TENSÃO PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS EM VASO DE PRESSÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO foi apresentado no evento no dia 01 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

5 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado ATENUAÇÃO DE VIBRAÇÃO UTILIZANDO ABSORVEDOR DINÂMICO DE VIBRAÇÕES foi apresentado no evento no dia 01 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

6 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado CARACTERIZAÇÕES FERROELÉTRICAS E DIELÉTRICAS DO MULTIFERRÓICO 0,9BiFeO3-0,1BaTiO3 SINTERIZADO POR SPARK PLASMA foi apresentado no evento no dia 01 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

7 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado CONTROLE DE UM BOLA- VIGA UTILIZANDO FUZZY&PD+I foi apresentado no evento no dia 01 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

8 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado DESEMPENHO DE CORTE DA FERRAMENTA DE CERÂMICA (Si3N4) REAFIADA NO&FRESAMENTO DE TOPO DO FERRO FUNDIDO NODULAR GGG-60 foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

9 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado DESENVOLVIMENTO DE MODELOS ATOMÍSTICOS PARA NANOPARTÍCULAS FUNCIONALIZADAS foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

10 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE UM ARRANJO DE MICROFONES PARA ESTIMAR A DIREÇÃO DE CHEGADA DE UMA FONTE EMISSORA foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

11 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado ESTUDO DE COMPÓSITO POLIMÉRICO COM CARGA DE SABUGO DE MILHO TRITURADO foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

12 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA FABRICAÇÃO DE AEROMODELOS VIA IMPRESSÃO 3D DE ACRILONITRILA BUTADIENO ESTIRENO foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

13 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS UTILIZANDO TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

14 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE UM MODELO DE AERONAVE DE HÉLICES PARALELAS COM ATRIBUIÇÃO DE AUTO-ESTRUTURA foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

15 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado INVESTIGAÇÃO DE COMPOSTOS RADIOATIVOS EM CENTRAIS NUCLEARES COM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

16 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado MODELAGEM DE MANIPULADOR ROBÓTICO COM JUNTAS FLEXÍVEIS foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

17 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado OBTENÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO E CONTROLE EM CO-SIMULAÇÃO& DE UM BOLA-VIGA ATRAVÉS DO ADAMS/SIMULINK foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

18 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado OTIMIZAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE UM MANIPULADOR ROBÓTICO DE UM GRAU DE LIBERDADE foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

19 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS ESTRUTURAIS DA PLATAFORMA STEWART PARA UMA TAREFA DETERMINADA foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

20 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado PROJETO DE UMA MESA COM TRÊS GRAUS DE LIBERDADE PARA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

21 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado PROJETO ÓTIMO DA PLATAFORMA STEWART GOUGH EM UM ESPAÇO DE TRABALHO DETERMINADO foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

22 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado UTILIZAÇÃO DE ATUADORES ELETROMAGNÉTICOS NO CONTROLE ATIVO DE VIBRAÇÕES ATRAVÉS& DA LÓGICA FUZZY foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

23 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado PROJETO, DESENVOLVIMENTO E SIMULAÇÃO DE UMA BASE PARA COMPRESSORES ALTERNATIVOS foi apresentado no evento no dia 03 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

24 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado SÍNTESE, INVESTIGAÇÕES ESTRUTURAIS E MAGNÉTICAS DE SOLUÇÕES SÓLIDAS DE BIFEO3-BATIO3 DOPADAS COM MN foi apresentado no evento no dia 03 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

25 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado SINTONIZAÇÃO ÓTIMA DE COMPENSADOR DE GRAVIDADE PD DE UM MANIPULADOR ROBÓTICO foi apresentado no evento no dia 02 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

26 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado SINTONIZAÇÃO COM ALGORITMO GENÉTICODO CONTROLADOR PID COM TORQUE COMPUTADO& DE UM MANIPULADOR ROBÓTICO foi apresentado no evento no dia 03 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

27 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado SISTEMA EÓLICO DE MOVIMENTAÇÃO E AQUECIMENTO DE ÁGUA PARA PISCINAS foi apresentado no evento no dia 03 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

28 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado TÉCNICAS DE CONTROLE ÓTIMO APLICADAS EM UM MANIPULADOR ROBÓTICO foi apresentado no evento no dia 03 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

29 Certificamos para os devidos fins que o trabalho intitulado UTILIZAÇÃO DA EVOLUÇÃO DIFERENCIAL EM PROBLEMAS INVERSOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS foi apresentado no evento no dia 03 de setembro de 2015, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Cornélio Procópio (UTFPR CP) como parte das atividades do IV Simpósio Paranaense de Engenharia Mecânica (IV SiPEM).

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CENTRO DE REFERÊNCIA EM TURBINAS A GÁS E ENERGIA CENTRO DE REFERÊNCIA EM TURBINAS A GÁS E ENERGIA

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CENTRO DE REFERÊNCIA EM TURBINAS A GÁS E ENERGIA CENTRO DE REFERÊNCIA EM TURBINAS A GÁS E ENERGIA CENTRO DE REFERÊNCIA EM TURBINAS A GÁS E ENERGIA Grupo de Turbinas 2010 OBJETIVOS formar e capacitar recursos humanos para atuar em áreas ligadas a turbinas a gás e energia desenvolver pesquisa em áreas

Leia mais

Áreas de concentração. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Áreas de concentração. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo Áreas de concentração Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo 1 Apresentação Este documento descreve as áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: () - - Site: http://www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGELET

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

Tabela de Pré-Requisitos. Interdisciplinar 36 Não há

Tabela de Pré-Requisitos. Interdisciplinar 36 Não há Nome da UC Categoria CH Total Pré-Requisitos Álgebra Linear Eletiva 72 Geometria Analítica Álgebra Linear Computacional Eletiva 72 Cálculo Numérico Álgebra Linear II Eletiva 72 Álgebra Linear Algoritmos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 0. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.0 Álgebra Linear FGGCOMP.0 - Álgebra Linear / FGGMATE.0 - Álgebra Linear FGGELET.00 Cálculo I FGGCOMP.00

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 CNPJ: 0../000- Tel: () - - Site: http://www.ifmg.edu.br/formiga Matriz Curricular

Leia mais

Lista preliminar de disciplinas previstas para *

Lista preliminar de disciplinas previstas para * Lista preliminar de disciplinas previstas para 2015.3* 19/02/2015 *Arquivo somente para referência, a oferta poderá sofrer alterações. BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina de Opção Limitada

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Elétrica... Estrutura Curricular:

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Elétrica... Estrutura Curricular: Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia... Estrutura Curricular: Curso: 3 ENGENHARIA ELÉTRICA Currículo: 4 Ênfase: Eletrotécnica Resolução UNESP 33, de 24/6/1988 (ingressantes a partir

Leia mais

Primeiro Ano/Trimestre 2 Carga horária total: 135 h (Eletivas)

Primeiro Ano/Trimestre 2 Carga horária total: 135 h (Eletivas) Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Mestrado Profissional em Mecatrônica CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Primeiro Ano/Trimestre

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018

Grade Horária da Engenharia Química 2º Sem 2018 1º PERÍODO INTEGRAL 2018/2 Grade Horária da Engenharia 2º Sem 2018 Cálculo Diferencial e Integral SALA 104.1 Geometria Analítica e Algebra Linear Cálculo Diferencial e Integral I Algoritmos e Estruturas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 17/2014 Reformula o Currículo Pleno do Curso de Engenharia - Habilitação em Mecânica, da Unidade Acadêmica Instituto Politécnico. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Currículo Pleno Curso: G022 - Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) Base Curricular: 2013/02 Disciplinas Obrigatórias Código Nome Período

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 00. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.00 FGGELET.00 Algoritmos e Programação I Cálculo I 0,00 FGGCOMP.0 - Algoritmos I / FGGELET.0 - Algoritmos

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 1 Mínimo de 840 horas DISCIPLINAS TIVAS GRUPO 1 Mínimo de 0 horas (disciplinas obrigatórias de algum dos cursos de segundo ciclo lotadas no Instituto de Ciências Exatas ou na Faculdade de Engenharia, exceto estágios e trabalhos

Leia mais

Ao: Presidente do Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP Prof. Maurício Alves Mendes

Ao: Presidente do Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP Prof. Maurício Alves Mendes 4 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Diretoria de Graduação e Educação Profissional Curso de Engenharia Eletrônica PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

Natureza - OBRIGTEÓRICA

Natureza - OBRIGTEÓRICA 1 de 5 01 CON101 - Algorítmos e Programação - Ativa desde: CON102 - Cálculo I - Ativa desde: 16/11/2007 CON103 - Comunicação e Produção Técnico-Científica - Ativa desde: 16/11/2007 CON104 - Expressão Gráfica

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 06/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica - Volta Redonda. O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2018

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2018 1º PERÍODO NOTURNO 2018 Cálculo Diferencial e Integral I SALA 206. 6 Algoritmos e Estrutura de Dados I SALA 207. 4 Grade Horária da Engenharia - 1º Sem 2018 Geral Geometria e Álgebra Linear Cálculo Diferencial

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019 Grade Horária da Engenharia - 1º Sem 2019 HORÁRIO 1º PERÍODO NOTURNO 2019 Geral 19h00-20h50 Cálculo Diferencial e Integral I Geral Cálculo Diferencial e Integral I Metodologia Científica Geral (T15) Geral

Leia mais

1. Introdução. 1.1.Objetivo

1. Introdução. 1.1.Objetivo 1. Introdução 1.1.Objetivo O objetivo desta dissertação é desenvolver um sistema de controle por aprendizado acelerado e Neuro-Fuzzy baseado em técnicas de inteligência computacional para sistemas servo-hidráulicos

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no 2º semestre letivo de 2001 para os alunos matriculados no 1º semestre.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no 2º semestre letivo de 2001 para os alunos matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 25/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS, DO CCT, DO CÂMPUS DE CAMPINAS. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2019 1º PERÍODO NOTURNO 2019 AULAS TEÓRICAS 17h05-18h55 19h00-20h50 21h00 22h50 Geometria Analítica e Álgebra Linear (SALA 104.1) Algoritmos e Estrutura de Dados I (SALA 205.4) Grade Horária da Engenharia Química

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 099/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 099/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 099/2016 Altera o Currículo do Curso de Engenharia de Controle e Automação, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC- 481/2012,

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: Curso: 4 ENGENHARIA MECÂNICA Currículo: 3 Resolução UNESP 33, de 24/6/1988 (ingressantes a partir de 2001 a

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Mecânica

Matriz 1 - Engenharia Mecânica Matriz 1 - Engenharia Mecânica Carga Horária e Creditação Nivelamento Semestral Total Familiarização EAD 20 - - - Matemática 20 - - - 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 2 0 Desenho Técnico Mecânico

Leia mais

GRADE HORÁRIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS 2 SEMESTRE DE º PERÍODO 2º PERÍODO

GRADE HORÁRIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS 2 SEMESTRE DE º PERÍODO 2º PERÍODO GRADE HORÁRA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARA DE SSTEMAS 2 SEMESTRE DE 2014 1º PERÍODO Horário 2 a. Feira 3 a. Feira 4 a. Feira 5 a. Feira 6 a. Feira UN035 - ntrodução a Engenharia de Sistemas MAT038

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades

MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades MATRIZ CURRICULAR CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre Disciplina Carga Horária Tipo Prática Téorica Outras Atividades Total 1º Semestre Desenho 10 60 10 80 Disciplina Técnico Administração

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: () - - Site: http://www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGELET

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 2

DISCIPLINAS ELETIVAS GRUPO 2 DISCIPLINAS TIVAS GRUPO (disciplinas obrigatórias de algum dos cursos de segundo ciclo, não lotadas no Instituto de Ciências Exatas ou na Faculdade de Engenharia, ou disciplinas eletivas dos cursos de

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2018

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2018 Grade Horária da Engenharia - 1º Sem 2018 HORÁRIO 1º PERÍODO NOTURNO 2018 Algorítimos e Estruturas de Dados 19h00-20h50 Cálculo Diferencial e Integral I Geral Cálculo Diferencial e Integral I Introdução

Leia mais

ATIVIDADES ACADÊMICAS INTEGRANTES DO CURSO

ATIVIDADES ACADÊMICAS INTEGRANTES DO CURSO 1º 2º 3º 4º 5º DCC003 ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS I EEE001 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA 1 15 15 0 OB OB OB OB OB OB EEE021 INTRODUÇÃO AO PROJETO DE ENGENHARIA 2 30 30 0 OB OB OB OB OB OB FIS054

Leia mais

SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS

SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS SISTEMAS ROBOTIZADOS CAPÍTULO 7 CONTROLE INDEPENDENTE DAS JUNTAS Leitura Sugerida: Spong, (Seções 7.1-7.3) 1 Capítulo 7 Motivação Discutiremos neste capítulo uma estratégia de controle denominada CONTROLE

Leia mais

Graduação: Engenharia. Quadro de disciplinas e carga horária

Graduação: Engenharia. Quadro de disciplinas e carga horária Graduação: Engenharia Quadro de disciplinas e carga horária 2016 ÍNDICE 1. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO...3 2. QUADRO DE DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO

Leia mais

BIOENGENHARIA E OUTROS. Quinta (27/05) das 8:30h às 10:10h. Sala CSA. Título

BIOENGENHARIA E OUTROS. Quinta (27/05) das 8:30h às 10:10h. Sala CSA. Título BIOENGENHARIA E OUTROS Quinta (27/05) das 8:30h às 10:10h Sala 1.02 - CSA BIO-02 BIO-04 BIO-05 DVI-09 Principais Características e Modelagem Computacional do Comportamento do Tornozelo durante a Locomoção

Leia mais

SEM CÓDIGO DISCIPLINA LAB TEO

SEM CÓDIGO DISCIPLINA LAB TEO 1 Algoritmo e Linguagem de Programação 2 2 1 Matemática para Engenharias 4 1 Projetos de Engenharia 4 1 Teoria das Organizações 2 1 Empreendedorismo 2 1 Metodologia Científica e Tecnológica 2 1 Comunicação

Leia mais

ENGENHARIA MECATRÔNICA 2017/1 1º PERÍODO - NOTURNO

ENGENHARIA MECATRÔNICA 2017/1 1º PERÍODO - NOTURNO ENGENHARIA MECATRÔNICA 2017/1 1º PERÍODO - NOTURNO 18h00-18h55 19h00 19h55 19h55 20h50 Química Geral Exp. (GrupoA) Química Geral Exp. (Grupo B) Química Geral Teoria AEDS l - Lab A Química Geral Teórica

Leia mais

Lista preliminar de disciplinas previstas para *

Lista preliminar de disciplinas previstas para * Lista preliminar de disciplinas previstas para 2015.2* 03/03/2015 *Arquivo somente para referência, a oferta poderá sofrer alterações. BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina de Opção Limitada

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Página: 1 MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Carga Horária Total = 3645 h (Teórica = 2640 h, Laboratório = 1005 h). Núcleos: Básico, Profissionalizante, Específico.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 183/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 183/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 183/2009/CONEPE Aprova a Tabela de Equivalência do Curso de Engenharia

Leia mais

Lista preliminar de disciplinas previstas para *

Lista preliminar de disciplinas previstas para * Lista preliminar de disciplinas previstas para 2015.1* *Arquivo somente para referência, a oferta poderá sofrer alterações. BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina de Opção Limitada I (a ser definida)

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO

Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: 1ª SÉRIE / 1º PERÍODO Curso de Graduação em Engenharia, Habilitação em Engenharia Mecânica... Estrutura Curricular: Curso: 4 ENGENHARIA MECÂNICA Currículo: 2 Resolução UNESP 33, de 24/6/1988 (ingressantes a partir de 1993 a

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado em Engenharia Elétrica 0. Disciplinas Obrigatórias FGGELET.00 Algoritmos e Programação I FGGELET.00 Cálculo I FGGCOMP.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Curso: Engenharia Mecânica / Ano de Implantação: Carga Horária Total: 5598 Horas Relógio: 4576,5

MATRIZ CURRICULAR Curso: Engenharia Mecânica / Ano de Implantação: Carga Horária Total: 5598 Horas Relógio: 4576,5 1º PERÍODO MATRIZ CURRICULAR Curso: Mecânica / Ano de Implantação: 2012.1 Carga Horária Total: 5598 Horas Relógio: 4576,5 B 6 108 81 Sem pré-requisito B Cálculo Vetorial e Geometria Analítica 4 72 54 Sem

Leia mais

BACHARELADO EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO

BACHARELADO EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO 1 BACHARELADO EM FÍSICA (INTEGRAL) CURRÍCULO 2008/1 PRIMEIRO PERÍODO 08.111-6 Geometria Analítica Não tem 08.221-0 Cálculo Diferencial e Integral 1 Não tem 09.110-3 Física Experimental A Não tem 09.801-9

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-0 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGELET - Bacharelado

Leia mais

FORMULÁRIO 2 : MATRIZ CURRICULAR CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA ATIVIDADES ACADÊMICAS INTEGRANTES DO CURSO

FORMULÁRIO 2 : MATRIZ CURRICULAR CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA ATIVIDADES ACADÊMICAS INTEGRANTES DO CURSO 1º 2º 3º 4º 5º DCC003 ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS I M DIS 4 60 60 0 OB OB OB OB OB OB EEE001 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA M DIS 1 15 15 0 OB OB OB OB OB OB EEEnn1 INTRODUÇÃO AO PROJETO DE ENGENHARIA

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FÍSICA GERAL I 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1705151 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre: SEGUNDO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre: SEGUNDO PRIMEIRO PERÍODO 07:10 08:00 A FAMAT49010 B FAMAT49010 B FAMAT49010 B FAMAT49011 B FAMAT49011 B 08:00 08:50 B FAMAT49010 B FAMAT49010 B FAMAT49010 B FAMAT49011 B FAMAT49011 B 08:50 09:40 C IQUFU49011 U

Leia mais

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16

Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 A103 - Sistemas Hidro-Pneumáticos Ementário das disciplinas do CST em Automação Industrial Currículo 4 aprovado pelo CDI em 19/12/16 Propriedades Físicas do Ar e dos Fluídos - Pressão e Vazão. Princípios

Leia mais

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO

PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO PIJAMA DE DISCIPLINAS PERÍODO 2017.1 1 Período SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1107136 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1705112 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS (65A) CURRÍCULO HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS INGRESSANTES 2014

CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS (65A) CURRÍCULO HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS INGRESSANTES 2014 CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS (65A) CURRÍCULO 1.2014 HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS INGRESSANTES 2014 Período Atividade Acadêmica Caráter Cr CH Pré-requisito Equivalência Código Denominação 1º

Leia mais

ANÁLISE DE TENSÕES E FLEXIBILIDADE

ANÁLISE DE TENSÕES E FLEXIBILIDADE ANÁLISE DE TENSÕES E FLEXIBILIDADE OBJETIVOS Definir a forma de suportação da tubulação de forma a: - Evitar que as tensões atuantes e deformações excedam seus valores admissíveis - Evitar que linhas,

Leia mais

Pré-Requisitos do Curso

Pré-Requisitos do Curso Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Curso de Engenharia de Controle e Automação Pré-Requisitos do Curso 2º Semestre MTM 1020 - Cálculo B Pré-requisito: MTM 1019

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EM Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2016. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 01 - - EM16101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: EM16102 - Filosofia - Ativa desde: EM16103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa desde: EM16104 - Informática e Algorítmo - Ativa desde: EM16105

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 2º Sem 2016

Grade Horária da Engenharia Química - 2º Sem 2016 1º PERÍODO INTEGRAL 2016/2 Grade Horária da Engenharia - 2º Sem 2016 AULAS TEÓRICAS 2ª 3ª 4ª 5ª Algoritmos e Estruturas de Dados I (SALA 206.6) Geral (SALA 206.6) Geral (T15) (SALA 206.6) Geral (Tuma A)

Leia mais

CÓD CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR Currículo nº1

CÓD CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR Currículo nº1 Aprovado no CONGRAD de: 29.08.2017 Vigência: ingressos a partir de 2018/1 CÓD. 6570- CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR Currículo nº1 ÁREAS DE FORMAÇÃO Créditos Acadêmicos Carga Horária

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº XX/XX - CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso Noturno de Engenharia Elétrica, Ênfase em Sistemas Eletrônicos Embarcados, do Setor de Tecnologia. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA NUCLEAR. Ipen Tópicos do Módulo

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA NUCLEAR. Ipen Tópicos do Módulo FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA NUCLEAR Materiais e Ciclo do Combustível Profs.: Afonso Aquino e Arnaldo Andrade Ipen 2007 Tópicos do Módulo Noções sobre o Ciclo do Combustível Nuclear Materiais e Componentes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. Registro n o CERTIFICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA. Registro n o CERTIFICADO Registro n o 0622309 Certificamos que William Braga Gomes apresentou a Comunicação Oral intitulada Jogos Matemáticos: Uma Experiência Numa Escola de Catalão do projeto de extensão/cultura IV SIMMI - SIMPÓSIO

Leia mais

Seminário PNPD CAPES CONTROLE DE VIBRAÇÃO E ATUADORES DE LIGA DE MEMORIA DE FORMA. RESUMO DE ATIVIDADES: Junho 2016 Maio 2017

Seminário PNPD CAPES CONTROLE DE VIBRAÇÃO E ATUADORES DE LIGA DE MEMORIA DE FORMA. RESUMO DE ATIVIDADES: Junho 2016 Maio 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS CEAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM LABORATÓRIO DE SISTEMAS E ESTRUTURAS ATIVAS LASEA Seminário PNPD CAPES CONTROLE

Leia mais

CSEM4011 Mecânica Geral I CSEM4010 Cálculo B. CSEM4014 Mecânica dos Sólidos I

CSEM4011 Mecânica Geral I CSEM4010 Cálculo B. CSEM4014 Mecânica dos Sólidos I CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA SEM CÓDIGO PRÉ-REQUISITO CSEM4011 Mecânica Geral I 2 CSEM4013 Resistência dos Materiais 2 CSEM4008 Álgebra Linear e Geometria Analítica 2 CSEM4004-2 CSEM4012 Desenho Técnico II

Leia mais

Introdução Conceitos Gerais. Profa. Daniela Becker

Introdução Conceitos Gerais. Profa. Daniela Becker Introdução Conceitos Gerais Profa. Daniela Becker O que são materiais? materiais são substâncias com propriedades que as tornam úteis na construção de máquinas, estruturas, dispositivos e produtos. Em

Leia mais

Processamento de Cerâmicas II Sinterização Processos especiais

Processamento de Cerâmicas II Sinterização Processos especiais Sinterização Processos especiais 7/11/18 Prensagem a quente (HP Hot Pressing) Prensagem isostática a quente (HIP Hot Isostatic Pressing) Sinterização assistida por plasma (SPS Spark Plasma Sintering) Sinterização

Leia mais

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH

CURSO NOTURNO. Série Nome da disciplina CH Série Nome CH CURRÍCULO ANTIGO CURSO NOTURNO CURRÍCULO NOVO Série Nome da disciplina CH Série Nome CH Curso Noturno 1a série 1 TE200 Engenharia Elétrica e Sociedade I 1 TE201-A Laboratório Matemático para Engenharia

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE NOVEMBRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE NOVEMBRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.206, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2011 Altera os Anexos III e IV e inclui o Anexo V na Resolução

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.073, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de de,. O REITOR

Leia mais

UFRJ SR-1 - CEG. FOLHA N o : DATA: FORMULÁRIO CEG/03 DISCIPLINA. CENTRO: de Tecnologia UNIDADE: Escola de Engenharia DEPARTAMENTO: Engenharia Mecânica

UFRJ SR-1 - CEG. FOLHA N o : DATA: FORMULÁRIO CEG/03 DISCIPLINA. CENTRO: de Tecnologia UNIDADE: Escola de Engenharia DEPARTAMENTO: Engenharia Mecânica DEPARTAMENTO: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA EEK200 T: 30 P: 0 T+P: 30 2 Visita aos laboratórios de pesquisa em engenharia mecânica da UFRJ. Equipamentos e experimentos. Fornecer ao aluno conhecimentos

Leia mais

A busca por materiais cada vez mais aprimorados vem sendo feita desde os primórdios da civilização. Porém, atualmente, a evolução dos materiais é

A busca por materiais cada vez mais aprimorados vem sendo feita desde os primórdios da civilização. Porém, atualmente, a evolução dos materiais é 1 Introdução A busca por materiais cada vez mais aprimorados vem sendo feita desde os primórdios da civilização. Porém, atualmente, a evolução dos materiais é crescente em taxas cada vez maiores. A Ciência

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2016 Altera o Currículo do Curso de Engenharia Mecânica, regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC- 478/2012, aprovou e eu

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Currículo Cursos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Currículo Cursos CH Total: 4050 Cred. Total: ideal: 10 mín.: 10 máx.: Situação da Versão.: CORRENTE Ano do Curriculo.: 2010 1 BA010901 - FISICA I 1 BA010902 - LABORATORIO DE FISICA I Obrigatória ATIVA 2 Total: 1 BA011004

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS CERÂMICOS

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS CERÂMICOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS CERÂMICOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º semestre de 2005

Leia mais

1. Introdução Objetivo

1. Introdução Objetivo 21 1. Introdução 1.1. Objetivo O objetivo desta tese é avaliar modelos de plasticidade incremental em fadiga multiaxial. Para isso, nesta, desenvolveu-se uma máquina biaxial tração-torção servindo-se de

Leia mais

Robótica. Prof. Reinaldo Bianchi Centro Universitário da FEI 2016

Robótica. Prof. Reinaldo Bianchi Centro Universitário da FEI 2016 Robótica Prof. Reinaldo Bianchi Centro Universitário da FEI 2016 2 a Aula Parte B Detalhando os objetivos Sensores Definições Classificação: Mecânicos. Elétricos. Magnéticos. Térmicos. Outros. Diversos

Leia mais

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática como Serviço a Ciência da Computação Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática e Ciência da Computação A Matemática faz parte do DNA

Leia mais

ESTRUTURAS CURRICULARES

ESTRUTURAS CURRICULARES ESTRUTURAS CURRICULARES GEOTECNIA PROGRAMA: ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU (Por área de concentração - baseada na Res. nº 10/2008 do CCEPE/UFPE) ENGENHARIA CIVIL Programa em Rede/Associação: CENTRO:

Leia mais

As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. Disciplinas obrigatórias C. H. (h.a.)

As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. Disciplinas obrigatórias C. H. (h.a.) As Tabelas 4 a 9 apresentam todas as disciplinas que atenderão ao Curso de EE. Tabela 4. obrigatórias Semestre Cálculo I 6 Elementos de Gestão Ambiental 2 Física I 6 1 Geometria Analítica 4 Introdução

Leia mais

RESULTADO PRELIMINAR DAS SOLICITAÇÕES DE EQUIVALÊNCIAS 1 QUADRIMESTE 2011

RESULTADO PRELIMINAR DAS SOLICITAÇÕES DE EQUIVALÊNCIAS 1 QUADRIMESTE 2011 RESULTADO PRELIMINAR DAS SOLICITAÇÕES DE EQUIVALÊNCIAS 1 QUADRIMESTE 2011 Nº Matrícula Código Disciplina Resultado Centro 514 11034710 BC1519 Circuitos Elétricos e Fotônica INDEFERIDO CECS 516 11034710

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 244/2007 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia de Produção - Rio das Ostras O CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria

Leia mais

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016

Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016 Grade Horária da Engenharia Química - 1º Sem 2016 1º PERÍODO NOTURNO 2016 Química Geral (Tuma B) Calculo Diferencial e Integral I Calculo Diferencial e Integral I Introdução à Engenharia Química Metodologia

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA HORÁRIO PARA 2018/2

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA HORÁRIO PARA 2018/2 1º Período - (manhã) FEMEC 39103 39108 39009 39001 (A) FACOM 39017 (Q) FACOM 39017 (V) FEQUI 31001 FEQUI 31001 FACOM 39017 (Q) 39001(B) FACOM 39017(V) 39108 1º Período TARDE / LABORATÓRIOS 39001 (C) 16:00-16:30

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Matriz curricular do Curso de Graduação em Mecânica da UFERSA a partir do semestre letivo 2011.2. (Adequada à Matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Período Disciplinas Obrigatórias

Leia mais

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL Lançamento do PROMINP na Bahia Auditório FIEB OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL SENAI - IEL OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18

Pré-requisito Coreq Disciplina EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 36 TEÓRICA 18 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20081 01 - - EMC101 - Expressão Gráfica - Ativa desde: 01/01/2008 EMC102 - Filosofia - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA EMC103 - Física: Cinemática e Dinâmica - Ativa

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA Prezado estudante, Em 2018.1, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos

Leia mais

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Processos de Fabricação 04

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Processos de Fabricação 04 Curso Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva Nome do Curso CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Processos de Fabricação 04 Tecnologia dos Materiais 04

Leia mais

Linhas de Pesquisa ENGENHARIAS III

Linhas de Pesquisa ENGENHARIAS III Projeto Isolado Descrição: de Projetos Isolados. Avaliação dos Efeitos de Pressão e Turbulência em Peixes. Avaliação numérica para otimização do sistema de distribuição de um sistema de aquecimento solar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação de Reconhecimento - Portaria nº86/mec de 1/1/01. Curso reconhecido pela Port./MEC n. 199 de 08/08/00, publicado no DOU de 1/08/00. Renovação de

Leia mais

Grade por Curso. 69B - ENGENHARIA ELÉTRICA - HAB. EM ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Currículo: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Grade por Curso. 69B - ENGENHARIA ELÉTRICA - HAB. EM ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Currículo: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional - CGCO Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA CDARA - COORDENADORIA DE ASSUNTOS E REGISTROS ACADÊMICOS

Leia mais