SOL, A DÁDIVA DE DEUS
|
|
|
- Ângelo Tomé Correia
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 SOL, A DÁDIVA DE DEUS O uso da Energia Solar deixou de ser um sonho futuro para uma realidade viável e transformadora. Através dos Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR) viabilizou-se a geração distribuída, permitindo desta forma que consumidores produzam sua própria energia diminuindo de forma substancial seus encargos com energia. Essa modalidade de produção alternativa tornou-se uma opção ainda mais valiosa para os brasileiros graças às novas regulamentações da ANEEL, que permitem a troca da energia produzida por créditos em kwh na conta de luz (net metering), também sendo possível produzir energia em locais remotos e compensar em contas de energia do mesmo consumidor bem como a utilização de condomínios ou associações. Somos a bola da vez, temos os maiores índices de radiação solar do mundo e condições operacionais para deslanchar esta tecnologia. Estamos começando, e temos potencial para despontar como os maiores produtores em escala mundial.
3 ENERGIA SOLAR NO MUNDO China, seguida por Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade. CAPACIDADE E AUMENTO - SOLAR FOTOVOLTAICA TOP 10 (REN21)
4 ENERGIA SOLAR NO PIAUÍ No Piauí a radiação solar média anual é altíssima com relação a outros estados do Brasil que já estão se beneficiando da energia solar. USINAS FOTOVOLTAICAS EM IMPLANTAÇÃO NO PIAUÍ Usina Localização Empresa Capacidade Ano Nova Olinda Ribeira do Piauí Enel Green Power Brasil 292 MWp 2017 Sertão/ Sobral 1 São João do Piauí Gransolar/sl 270 MWp 2017
5 O potencial solar do estado do Piauí tem atraído grandes investidores mundiais da energia fotovoltaica. 393 projetos credenciados pala EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Possui o maior projeto da América Latina, com capacidade de 292 MWp. Estado localizado no cinturão solar (onde a incidência solar é alta): média de 12 horas de sol por dia, e cerca de 5 KWh/m 2.dia. Baixa variação no clima e estações do ano geração não afetada de forma relevante por intemperes. Energia alternativa e renovável descentraliza a dependência do país com relação aos níveis de reservatórios. Estimulos Programa Piauiense de Energia Limpa e convênios com a CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), isentando o consumidor de ICMS sobre a energia.
6 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA efeito fotovoltaico é a criação de tensão elétrica ou de uma O corrente elétrica correspondente em um material após a exposição à luz. Este efeito ocorre nas chamadas células fotovoltaicas, que juntas, formam a placa solar (módulo gerador). superfície do módulo absorve a radiação solar, gerando então a corrente elétrica contínua. Uma vez que a corrente al- A ternada é o regime padrão da rede e dos equipamentos domésticos e industriais, os painéis solares precisam de um inversor para converter do regime contínuo para alternado. Existem também outros tipos de uso para a energia fotovoltaica. A composição do sistema também pode variar. Essa tecnologia pode ser aplicada em bombeamento de água, sistemas isolados da rede, telecomunicações, e uma variedade de outros fins. Corte de uma célula fotovoltáica O efeito fotovoltaico ocorre quando surge um campo elétrico permanente que inibe a passagem de cargas do lado N ao P do material.
7 SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (ON-GRID) O SFCR é um sistema composto principalmente por módulos geradores, inversor grid tie, String Box, e medidor bidirecional. A corrente contínua gerada no painel solar é conduzida através de cabos até o inversor grid tie (converte a mesma em corrente alternada). A string box é um quadro de proteção, que pode variar de acordo com o projeto, podendo ser composta por disjuntores, fusíveis, e Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS). A sua função principal é proteger as instalações do elétricas do sistema e da Unidade Geradora/Consumidora. O medidor bidirecional é um aparelho semelhante ao que já existe na entrada de energia padrão, a diferença está no modo como ele funciona, pois ele irá mostrar a quantidade de energia que será injetada na rede pelo sistema gerador fotovoltaico.
8 SISTEMA FOTOVOLTAICO ISOLADO (OFF-GRID) O Sistema Fotovoltaico Isolado funciona de forma diferente do conectado, e é indicado em casos onde não há acesso à rede. Esta modalidade de geração utiliza armazenamento da energia gerada, e tem a necessidade de um controlador de carga para detectar as condições das baterias e administrar a energia injetada a fim de otimizar a vida útil destes equipamentos. Este sistema pode variar consideravelmente de preço de acordo com o dimensionamento que depende da autonomia desejada.
9 MICRO E MINIGERAÇÃO DISTRIBUÍDA O termo geração distribuída implica que a geração deixa de ser centralizada em uma só fonte, e cada Unidade Consumidora passa a gerar sua própria energia ou injetar uma parcela na rede de distribuição. A diferença entre microgeração e minigeração está nos valores em kwp de capacidade instalada no sistema gerador fotovoltaico. Microgeração está limitada a 75 kwp, enquanto a minigeração será maior que 75 kwp e menor que 5 MWp.
10 USINA SOLAR A usina solar fotovoltaica é um sistema gerador conectado à rede de porte maior que o residencial, caracterizado como minigeração acima de 75 kwp, geralmente para atender a demanda de empresas que necessitam de maior capacidade para suprir suas instalações, ou vários empreendimentos registrados em um mesmo CPF ou CNPJ. G rande maioria das usinas de energia solar fotovoltaica no mundo é construída sobre o solo, mas também podem ser construídas sobre cobertura de edifícios, estacionamentos, etc.
11 CONDOMÍNIO SOLAR Quer gerar sua própria energia mas não tem espaço? O Condomínio Solar é a solução ideal para pessoas que desejam produzir sua própria energia, mas não dispõem de espaço para instalar seu Sistema Fotovoltaico. No Condomínio Solar a empresa cuida da instalação, limpeza, manutenção e segurança dos equipamentos. O condomínio solar é uma instalação de sistema fotovoltaico conectado à rede que aceita o capital de vários investidores e fornece crédito de energia para consumidores. Um lote solar é comprado ou alugado por tamanho de capacidade instalada, denominada em kwp ou por quantidade de energia produzida, denominada em kwh. A geração de energia do lote solar se transforma em créditos aos investidores em proporção à sua participação na usina.
12 A centralização de sistemas solares em condomínios oferece várias vantagens sobre a instalação residencial nos telhados: ## Economia de escala: uma instalação de grande porte pode ser construída até 30% mais econômico que de pequeno porte; ## A localização das usinas em territórios com maior incidência solar e o uso do rastreamento solar chamado tracker; ## Características como: sombreamento; tamanho, inclinação e/ ou configuração do telhado; o microclima imediato e/ou outros fatores influenciam a produção. Lote adquirido
13 VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR A energia proveniente do sol é a mais abundante no planeta; Fonte renovável, limpa, alternativa e intermitente de potencial elétrico; Geração 100% silenciosa; Quase não precisa de manutenção; Após a instalação, a economia é visível já na primeira conta de energia; Os aumentos da tarifa de energia não serão mais problema; Gera mesmo em dias nublados; Sistema modular: leve; Simples Instalação; Compacto e potente (alto rendimento); Tem fácil manuseio e transporte; Pode ser ampliado conforme a necessidade; Melhor custo-benefício do mercado; A vida útil dos equipamentos é de 25 a 30 anos, com garantia de produção de pelo menos 80% de energia após 25 anos de uso. Os inversores, em geral, têm garantia de cinco anos e a vida útil entre 10 e 15 anos.
14 ETAPAS DO PROCESSO Solicitação de acesso munido de projeto e documentos cabíveis; A concessionária tem 15 dias para emitir o parecer de acesso (condições para acessar a rede); Instalar o sistema (120 dias) e solicitar a vistoria (prazo de 7 dias); Concessionária entrega relatório com possíveis pendências; Regularizar pendências e/ou solicitar troca da medição para bidirecional; PRONTO! Seu sistema estará apto a gerar energia e economia
15 COMPENSAÇÃO DE ENERGIA (NET METERING) O Sistema Fotovoltaico conectado à rede gera energia quando há radiação solar; A energia gerada é consumida diretamente pela unidade consumidora; Caso a geração for maior que o consumo da unidade consumidora, o excedente de energia será cedida à Companhia Elétrica; A Companhia Elétrica retorna a energia gerada quando houver consumo na unidade geradora; Ao final do mês será faturado somente o balanço mensal entre geração e consumo. Caso haja excedente, este é convertido em credito para o mês posterior ou para abater o consumo em outra unidade cadastrada no mesmo CPF ou CNPJ. Esse é o chamado Sistema de Compensação de Energia Elétrica, também conhecido pelo termo em inglês Net Metering. Atual sistema adotado pela ANEEL em SFCR Podem ser utilizados em outra UC (mesmo CPF ou CNPJ) Prazo de 60 meses;
16 RESOLUÇÃO 482 e 687 ANEEL NORMAS E RESOLUÇÕES A Resolução Normativa nº 482 da Aneel, de 17 de abril de 2012 estabelece as condições de acesso da geração distribuída à rede de distribuição elétrica e os parâmetros para o sistema de compensação. Em 24 de novembro de 2015, a resolução nº 687 surgiu alterando e aperfeiçoando vários parâmetros da 482. Principais Mudanças Da Resolução 482 para 687: ## Redefinição dos limites de potência: de microgeração < 100kWp para microgeração < 75kWp; de 100 kwp < minigeração < 1MWp para 75 kwp < minigeração < 5MWp; ## Melhorar as informações constantes das faturas de energia para os consumidores, de forma a melhorar o entendimento sobre o sistema de compensação; ## O prazo de 36 meses aumentou para 60 para o uso dos créditos obtidos em kwh; # # Reduzir o tempo do processo para o consumidor acessar o sistema de distribuição através da micro ou minigeração.
17 CASE Para atender a sua demanda de eletricidade, o sistema gerador fotovoltaico precisa ter uma potência de: 4,2 kwp; Quantidade de placas fotovoltaicas: 16 de 265 W; Área mínima ocupada pelo sistema: 26 m 2 ; Valor do investimento por parte do cliente: R$ ,00; Geração média anual de energia kwh/ano; Geração acumulada de energia em 25 anos: kwh; Economia média gerada/ano: R$ 5.146,00. O seu retorno financeiro médio : 7 anos.
18 FINANCIAMENTO Santander (PF): Juros 1,67 ao mês (varia e está sujeito a análise); Banco do Nordeste (PF): CDC; Banco do Nordeste (CNPJ): 9% ao ano com 15% de desconto pela adimplência. CURIOSIDADE AQUECIMENTO SOLAR O QUE É? É um tipo de sistema para aquecimento de água utilizando como fonte energética o Sol. É composto de coletores solares (placas), geralmente colocados no telhado, e reservatório térmico (Boiler). COMO FUNCIONA? Os raios solares incidem sobre os coletores solares, com isso a água que está no seu interior fica aquecida, essa água aquecida vai para o reservatório térmico de onde sairá para todos os pontos de consumo.
19 CRÉDITOS Este guia técnico foi elaborado pela equipe técnica da NetLux Solar. AGRADECIMENTOS: Dados fornecidos pela Laércio Seabra Juliane Batista Lima Tiago Bandeira Bastos Edmar de Sousa Braga Junior Iulle de Macedo Guerra Neves Mauro Antonio G. Clark Giovani Marlon de A. Silva Francisco Winycio N. Reis James Blayne Oliveira Reis SEMINPER Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renovável: Secretário Dr Luís Coelho IPS Instituto Piauí Solar Renováveis: Albemerc Moura de Moraes Marcos Antonio Tavares Lira
20
7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de
7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global Energia Sustentável É aquela que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais,
ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA.
ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA. Como funciona #1 Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica resultante da incidência da radiação solar sobre
A Energia Fotovoltaica
A Energia Fotovoltaica É o uso do sol para gerar eletricidade. Isso porque o efeito fotovoltaico consiste na conversão direta da luz solar em energia elétrica. As placas solares são responsáveis por essa
Energia Solar: limpa e economicamente. vantajosa.
Energia Solar: limpa e economicamente vantajosa. Apresentação Sócio Fundador da Arion Otimização em Energia Diretor Comercial Diretor de Marketing Diretor de Sistema de Gestão Sócio do MSMG Advogados
O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO I E-BOOK
O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO # I E-BOOK #ILUMINADOSPELALUZDOSOL Bem vindo(a) a nova era Tecnológica! O maior desafio da humanidade,
Energia Solar Fotovoltaica
Energia Solar Fotovoltaica O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA? Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior
SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 5 - Geração Distribuída-
SISTEMAS DE ENERGIA Aula 5 - Geração Distribuída- Definição A geração distribuída (GD) é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis ou mesmo
SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)
SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins [email protected] Aula 8 Energia Solar RECAPITULANDO... Energia Solar Geração Fotovoltaica Geração Héliotermica PLANO DE AULA Objetivos
POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016
POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016 SUMÁRIO I. A Comercialização de Energia Elétrica - Relações
A empresa Nossa Missão Nossa Visão
A empresa A Compasso Solar é uma empresa com foco em soluções para geração de energia solar fotovoltaica para residências, indústrias e empresas, com objetivo de reduzir os custos com energia elétrica
GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR ON GRID E OFF GRID 1 INTRODUÇÃO
GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR ON GRID E OFF GRID Valter A. Bortoloto¹, André Souza², Guilherme Goes³, Marcio A. Martins 4, Murilo J. Berghe 5 Gustavo Kimura Montanha 6 1 Graduando em Engenharia Elétrica da
Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012
Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos
Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais. Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica
Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica Resumo Regulamentos e Base Legal para GD em BT; Regras e Tipos de Tarifação; Análise Financeira. Geração
Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br
Energia solar É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia
Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama
Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama Prof. Fabiano Perin Gasparin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul IFRS 08 de agosto de 2018 Roteiro Introdução Energia solar fotovoltaica Sistemas
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE
Junho - 2015 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE Fernando Medeiros & Roseli Doreto EnergyBras Energias Renováveis ASPECTOS GERAIS DA TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA Conceitos Básicos da Tecnologia Fotovoltaico
Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.
Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de
ENGENHARIA ECONÔMICA PARA AVALIAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO 1 ECONOMIC ENGINNERING FOR EVALUTION OF PHOTOVOLTAIC SYSTEM
ENGENHARIA ECONÔMICA PARA AVALIAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO 1 ECONOMIC ENGINNERING FOR EVALUTION OF PHOTOVOLTAIC SYSTEM Silvana Zauza 2, Maiara Pies Hoss 3 1 Projeto de Pesquisa realizado no curso de Engenharia
Apresentação Energia FOTOVOLTAICA CIESP JUNDIAÍ 22/09/2016 THIAGO CAMPOS.
Apresentação Energia FOTOVOLTAICA CIESP JUNDIAÍ 22/09/2016 THIAGO CAMPOS Índice INTRODUÇÃO ( histórico ) O Mercado LEGISLAÇÃO SISTEMA DE GERAÇÃO ESTUDO DE CASO LINHAS DE CRÉDITO INTRODUÇÃO HISTÓRIA 1830
Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012
Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos
A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO ESTADO DE MATO GROSSO
A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO ESTADO DE MATO GROSSO FOTOVOLTAICA Roberto Zilles UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA Aplicações fotovoltaicas para o Estado Algumas instalações
Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016
Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016 Microgeração e Minigeração na Light 133 conexões de Microgeradores e 1 conexão de Minigerador. Todas Fotovoltaicas. (Até 15/03/2016) Fonte: Internet 2015
Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos
Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos José Henrique Diniz Consultor ADENOR, SEBRAE e FUNDAÇÃO DOM CABRAL Sócio-Consultor: CONEXÃO Energia
Micro e Minigeração Distribuída no Brasil. Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP
Micro e Minigeração Distribuída no Brasil Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP Definições Geração distribuída: Centrais geradoras de energia elétrica, de qualquer
Energia Solar. e-book
Energia Solar e-book 1 Índice 04. Energia Solar 26. Sistema de Monitoramento 08. Saiba como funciona a Energia Solar 30. String Box 10. Placa Solar 34. Energia Solar Residencial 18. Inversor de Frequência
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Na última aula: Revisão Condições Padrão de Teste (STC, NOTC) Massa de Ar Ângulos do
Energia solar fotovoltaica:
Energia solar fotovoltaica: Uma solução para o setor energético brasileiro Raphael Duque Objetivos 1. Desafios do Setor de Energia Elétrica Brasileiro; 2. Uma Solução para o Setor Elétrico Brasileiro;
Proposta Técnica e Comercial. Kits de Geradores Fotovoltaicos. Tabela de Preços Abril/2017* *Condições válidas até 15/04/2017.
Proposta Técnica e Comercial Kits de Geradores Fotovoltaicos Tabela de Preços Abril/2017* *Condições válidas até 15/04/2017. Proposta Técnica e Comercial Kit de Geradores Fotovoltaicos Legislação brasileira
POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Márcio Silva Resumo A busca de fontes alternativas de energia que possam atender às demandas setoriais
Estruturação de Projetos de Geração Distribuída
Tomanik Martiniano Sociedade de Advogados Estruturação de Projetos de Geração Distribuída 29 de maio de 2019 Urias Martiniano Garcia Neto Sócio Conceito de Geração Distribuída Agenda Evolução da Geração
DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA
DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA Energia Renováveis Luis Otávio de Sousa Furtado 1 Rayane de Nazaré Martins Sales 2 Soraia Brito Cordeiro
Energia solar. É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br
Energia solar É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia
CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO
CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO A GIBC SOL S/A é uma subsidiaria da GOLD INVEST BANK CORP., proprietária dos projetos de usinas fotovoltaicas com registro na ONU Sob o Nº 11021 No MDL (Mecanismo
Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer
Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer economicamente, sem trazer prejuízos ao meio ambiente
Geração Distribuída Energia Solar. Eng Carlos Ribeiro
04 2014 Geração Distribuída Energia Solar Eng Carlos Ribeiro Grupo Enel Presença no mundo 40 países 97 GW de capacidade instalada 297 TWh de energia elétrica gerada 61 milhões de clientes 84 bilhões de
Energia Solar. Alternativa em eletricidade e muita economia
Energia Solar Alternativa em eletricidade e muita economia Com Sol tudo melhora A Tecnologia Fotovoltaica é uma alternativa muito econômica, segura, avançada, difundida pelo mundo, e agora se consolida
Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados. Madrona Advogados Novembro de 2016
Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados Madrona Advogados Novembro de 2016 Micro e Mini Geração Distribuída Histórico e alterações recentes A ANEEL
ENERGIA SOLAR NO BRASIL
ENERGIA SOLAR NO BRASIL Prof. Paulo Cesar C. Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Resistencia (Argentina), 27 de Abril de 2017 XXI Seminario Internacional de Energía y Biocombustibles CAE/AUGM
Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará
Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará Perfil Grandes Clientes Clientes 6.906 Consumo mensal médio 200,1 GWh Fat. mensal médio MMR$ 120,3 Part. Faturamento Total 21,13% Executivos 9 Carteira Média p/
GUIA DA ENERGIA SOLAR
GUIA DA ENERGIA SOLAR ÍNDICE 01. Introdução 03. Energia Solar Características Vantagens 06. Os painéis Como funcionam? Onde são instalados? 09. Conta de Luz Não vou pagar mais conta? Quanto consumo? 12.
Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia.
38 3081.1201 2 Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia. A partir da energia produzida na residência, tudo o que for
TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários
Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 13 Sistema Predial de Água Quente: Energia Solar e Aquecimento a Gás Profª Heloise G. Knapik 1 Aquecimento
Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização:
Encontro de negócios da construção pesada Apresentação: Organização: Objetivo Apresentar novas tecnologias que possam auxiliar as empresas da construção pesada na busca de redução nas despesas operacionais
Modernização Setor Elétrico Brasileiro
Modernização Setor Elétrico Brasileiro Thymos Energia Thaís Prandini Outubro 2017 Sumário Cenário Atual do Setor Elétrico e Projeções Geração Centralizada vs. Distribuída Smart Grid Setor Elétrico Brasileiro
Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba
Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba A Companhia Estadual de Habitação Popular constitui-se como um dos maiores articuladores na política de atenção a moradia de
Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento
For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento A FORGREEN Estruturação de negócios Energia limpa; Geração distribuída de energia por fontes renováveis; Operação e estruturação financeira;
ENTENDA COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA fundamentos e curiosidades
ENTENDA COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA fundamentos e curiosidades VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM RUPTURA TECNOLÓGICA? O que ocorreu com as máquinas de escrever? E as copiadoras Xerox? Quando foi a última
RENOVE-SE.
RENOVE-SE. A SIMEPE A Simepe atua no segmento de energia solar fotovoltaica e oferece ao cliente a solução completa na geração de energia limpa, desde os serviços de instalação, engenharia e equipamentos,
c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída
c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída Agenda Será abordado neste capítulo: 1 2 3 4 Modelos de Compensação Modelos de Negócio Capacidade Instalada Desafio dos Novos Modelos Geração
Instalações elétricas em Sistemas FV
Instalações elétricas em Sistemas FV Sobre o quê vamos falar? Conceitos básicos de um sistema fotovoltaico (FV) Tipos de sistema principais Off Grid e Grid Tie Conceituação da determinação de energia necessária
USO DA ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS
USO DA ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS ARTIGO ORIGINAL NASCIMENTO, Eduardo Souza [1], BENEVIDES, Jose Claudio Moura [2] NASCIMENTO, Eduardo Souza. BENEVIDES, Jose Claudio Moura. Uso Da Energia Solar Em Residências.
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA www.jupitersolar.com.br 3 MOTIVOS PARA INVESTIR É UM EXCELENTE NEGÓCIO COM RETORNO GARANTIDO. É FÁCIL E RÁPIDO DE INSTALAR PROTEGE O MEIO AMBIENTE E MELHORA AS CONDIÇÕES DE VIDA
Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas
Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas Programa Agro Energia do Banco do Brasil Objetivo: financiamento para implantação de usinas geradoras
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS 1. Há algum documento da Celesc com as regras e procedimentos para a conexão
Índice. Como a energia solar funciona para empresas?
Como a energia solar funciona para empresas? Índice Capítulo 1 - A solução fotovoltaica é realmente interessante para empresas? Capítulo 2 - Funcionamento do sistema fotovoltaico para empresas Capítulo
As vantagens da geração distribuída. Dr. Saulo Piereti Professor Chefe de Departamento IFMT
As vantagens da geração distribuída Professor Chefe de Departamento IFMT HISTÓRICO LEGISLAÇÃO Resolução Normativa 482/2012 ANEEL Normatiza a conexão da micro e mini geração ao sistema de distribuição.
Geração Distribuída de Energia Elétrica
Geração Distribuída de Energia Elétrica Seminário Internacional - Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição 20/05/2016 Roberto Castro Conselheiro de Administração Agenda
Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia
Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE MISSÃO Gerir e disseminar conhecimentos, soluções xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1
A Energia solar Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 Forma de aproveitamento Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia
MECASOLAR. No caso dos kits de menor potência, se incorporam os microinversores da ENECSYS.
PRESS RELEASE PRESS RELEASE MECASOLAR. No caso dos kits de menor potência, se incorporam os microinversores da ENECSYS. As três primeiras instalações já foram entregues e instaladas por três empresas integradas
Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región Ing. Cristiano Augusto Trein, Ph.D. Ministério de Minas e Energia [email protected]
Perguntas e Respostas sobre a aplicação da Resolução Normativa nº 482/2012 atualizado em 1/03/2016
Perguntas e Respostas sobre a aplicação da Resolução Normativa nº 482/2012 atualizado em 1/03/2016 Este documento tem caráter apenas orientativo e não tem força normativa. 1 O que é o Sistema de Compensação
Projetos de Geração Distribuída Neoenergia. Maio de 2016
Projetos de Geração Distribuída Neoenergia Maio de 2016 GRUPO NEOENERGIA Um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro, maior em números de clientes ( 10,5 milhões ) Atuação em toda a cadeia de produção
José Nardi e André Foster, Agosto de 2015 Evento Automation & Power World Brasil Energia Renovável Planta Solar
José Nardi e André Foster, Agosto de 2015 Evento Automation & Power World Brasil Energia Renovável Planta Solar Energia Renovável Planta Solar Agenda Mercado de Energia Solar Fotovoltaica - Brasil Energia
PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL. 29/09/2016 Paulo Costa SOLAR Plus
PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma DATA TECNICO RESPONSÁVEL 29/9/26 Paulo Costa SOLAR Plus Análise econômica Análise das condições econômicas para a instalação de um sistema
Oportunidades em Geração Fotovoltaica para MPE. Geração Distribuída e Auto Produção
Oportunidades em Geração Fotovoltaica para Geração Distribuída e Auto Produção O quanto o custo de energia representa para as Micro e Pequenas empresas Para 68% das Micro e Pequenas Empresas, a energia
ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL
Veículo: Site Ciclo Vivo Data: 07/10/2016 ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL É possível produzir energia até mesmo em duas chuvosos ou nublados. 7 de outubro de 2016
Exercício Etapa 4 PEA 2200 / PEA Etapa 4 - Sistema fotovoltaico
Exercício Etapa 4 PEA 2200 / PEA 3100 Etapa 4 - Sistema fotovoltaico Objetivo Essa etapa do Seminário tem a função de realizar uma avaliação técnicaeconômica da implantação de um sistema fotovoltaico nas
ENTRETENIMENTO PRODUTIVIDADE
O que é Energia Solar Fotovoltaica? É a conversão de radiação solar em eletricidade por meio de painéis feitos de células de silício. ENERGIA EMITIDA PELO SOL Diariamente toneladas de energia chegam ao
Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico
Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico Parecer de acesso de sistemas conectados à rede (on-grid) Interpretação da norma resolutiva NR-482 da ANEEL Para a conexão do sistema fotovoltaico
Pré-Aula. alternativas.htm
AULA 16 Pré-Aula http://www.suapesquisa.com/energia/fontes_ alternativas.htm Solar Solar A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico).
Energia Solar Fotovoltaica. Economia e Sustentabilidade
Energia Solar Fotovoltaica Economia e Sustentabilidade Quem Somos Dois amigos e engenheiros que trabalhavam em uma mesma organização multinacional e resolveram sair pelo mundo com objetivos de: desenvolver
Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E ANÁLISES COMPARADAS Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica Painel 3 Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2017 2 Agenda 1 Atual
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Dimensionamento orientações http://www.neosolar.com.br/aprenda/calculadora http://www.sunlab.com.br/dimensionamento_solar_fotovoltaic
ANÁLISE DOS PARÂMETROS ELÉTRICOS DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA DE UMA RESIDÊNCIA 1
ANÁLISE DOS PARÂMETROS ELÉTRICOS DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA DE UMA RESIDÊNCIA 1 IGOR CAVALCANTE TORRES 2, LEONARDO FAUSTINO LACERDA DE SOUZA 2 1 Apresentado no Congresso de Energias
BAHIA. SETOR SOLAR FOTOVOLTAICO ENCONTRO BAIANO DE ENERGIA SOLAR Dez/17
BAHIA SETOR SOLAR FOTOVOLTAICO ENCONTRO BAIANO DE ENERGIA SOLAR Dez/17 BAHIA POTENCIAL FOTOVOLTAICO Geração Centralizada A Bahia possui o maior potencial solar do país, devido a sua grande extensão territorial
Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15)
Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15) Agenda Cemig/Efficientia Histórico regulatório REN 687/15 Processo de adesão Status da GD no Brasil Status da GD em Minas Gerais
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA ADRIANO DE ARAÚJO GEHRING LUCAS FERNANDO DA SILVA LOPES RODRIGO
Energia Fotovoltaica
Róbson Rodrigues, Felipe Martins e Huendell Steinmetz Turma: Informática Tarde Energia Fotovoltaica Escolhemos esta energia, pois é uma energia limpa e renovável, se ser necessário a manutenção do equipamento.
Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída
Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída Novembro de 2017 Associados 2 Trajetória Mundial (Capacidade Instalada Acumulada) Fonte: GWEC ABEEólica 3 Trajetória Mundial (Capacidade Instalada
CATÁLOGO DE PRODUTOS. energy. panam energia renovável
CATÁLOGO DE PRODUTOS www.panamenergy.com.br energy panam energia renovável MICRO GERADOR SOLAR P240 O P240 é um KIT de geração de energia fotovoltaica ideal para o consumidor começar a montar a sua micro
ENERGIA EÓLICA NO BRASIL
ENERGIA EÓLICA NO BRASIL MICROGERAÇÃO DISTRIBUIDA Eng. Mec. Egberto Rodrigues Neves SÃO PAULO MAIO 2016 Energia Eólica A Geração eólica : destaque na mídia. Grande porte ou grandes empreendimentos: Parques
