Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Antigo Testamento

2 ORAÇÃO Gn 1: Criação do mundo 1* No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, 2* a terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus moviase sobre a superfície das águas. 3* Deus disse: «Faça se a luz.» E a luz foi feita. 4 Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5* Deus chamou dia à luz, e às trevas, noite. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o primeiro dia. 6* Deus disse: «Haja um firmamento entre as águas, para as manter separadas umas das outras.» E assim aconteceu. 7 Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam sob o firmamento das que estavam por cima do firmamento. 8 Deus chamou céus ao firmamento. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o segundo dia. 9* Deus disse: «Reúnam se as águas que estão debaixo dos céus, num único lugar, a fim de aparecer a terra seca.» E assim aconteceu. 10 Deus chamou terra à parte sólida, e mar, ao conjunto das águas. E Deus viu que isto era bom.

3 ORAÇÃO 11* Deus disse: «Que a terra produza verdura, erva com semente, árvores frutíferas que dêem fruto sobre a terra, segundo as suas espécies, e contendo semente.» E assim aconteceu. 12 A terra produziu verdura, erva com semente, segundo a sua espécie, e árvores de fruto, segundo as suas espécies, com a respectiva semente. Deus viu que isto era bom. 13 Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o terceiro dia. 14* Deus disse: «Haja luzeiros no firmamento dos céus, para separar o dia da noite e servirem de sinais, determinando as estações, os dias e os anos; 15 servirão também de luzeiros no firmamento dos céus, para iluminarem a Terra.» E assim aconteceu. 16 Deus fez dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; fez também as estrelas. 17 Deus colocou os no firmamento dos céus para iluminarem a Terra, 18 para presidirem ao dia e à noite, e para separarem a luz das trevas. E Deus viu que isto era bom. 19 Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o quarto dia.

4 ORAÇÃO 20* Deus disse: «Que as águas sejam povoadas de inúmeros seres vivos, e que por cima da terra voem aves, sob o firmamento dos céus.» 21 Deus criou, segundo as suas espécies, os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas, e todas as aves aladas, segundo as suas espécies. E Deus viu que isto era bom. 22 Deus abençoou os, dizendo: «Crescei e multiplicai vos e enchei as águas do mar e multipliquem se as aves sobre a terra.» 23 Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o quinto dia. 24 Deus disse: «Que a terra produza seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais ferozes, segundo as suas espécies.» E assim aconteceu. 25 Deus fez os animais ferozes, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra, segundo as suas espécies. E Deus viu que isto era bom.

5 ORAÇÃO 26* Depois, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» 27* Deus criou o ser humano à sua imagem, criou o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. 28* Abençoando os, Deus disse lhes: «Crescei e multiplicai vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.» 29* Deus disse: «Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres vivos que existem e se movem sobre a terra, igualmente dou por alimento toda a erva verde que a terra produzir.» E assim aconteceu. 31* Deus, vendo toda a sua obra, considerou a muito boa. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o sexto dia. (Gn 2) 1* Foram assim terminados os céus e a Terra e todo o seu conjunto. 2* Concluída, no sétimo dia, toda a obra que tinha feito, Deus repousou, no sétimo dia, de todo o trabalho por Ele realizado. 3 Deus abençoou o sétimo dia e santificou o, visto ter sido nesse dia que Ele repousou de toda a obra da criação. 4* Esta é a origem da criação dos céus e da Terra.

6 Ser encontrado Criado Redimido por Deus Israel viveu a experiência de ser encontrado por Deus. Foi uma iniciativa inédita, rompendo o dinamismo de eros ou de desejo humano, que veio de fora. Não é uma relação simétrica, que levaria à fusão mística; é assimétrica e irredutível, interpelante como palavra que é mandamento. Este interrompe o dinamismo natural do homem, levando o a nascer e a viver de outra maneira, não do sangue, mas do alto e do Outro!

7 Daqui decorre a experiência de ser criado por Deus, a experiência da sua dependência em relação ao Deus Outro e criador, a experiência da doação e recepção de si mesmo e do mundo como um dom criado, que reclama da sua parte a responsabilidade na dádiva. A criação significa que o homem e o mundo, não sendo o ser absoluto, não se bastam a si mesmos! Mas também não resultam de um qualquer acto de produção, mas sim de um acto ou mandamento de amor gratuito e exigente

8 A criação na bíblia não é apenas um dom de Deus ao homem, mas sim a constituição do homem como partner de Deus, e a sua interpelação a amar como Deus Ama! Não é um dado de facto, mas um e vento que se acende sempre que um homem recebe o mundo como dom e se recebe a si mesmo como dom e, por amor, o dá outra vez e se dá outra vez. O sentido das coisas não é a sua existência (o estar aí), mas o ser dadas, o seu ser dom!

9 Não há sobreposição (primeiro o ser e depois ser dada; o ser dada é o seu ser! Não é uma operação automática, antes reclama sempre o meu consentimento e a minha liberdade. No AT, a criação não pertence ao passado; é uma acção actual de carácter contínuo, que quando quer expressar, se recorre ao particípio presente (de difícil tradução em Português), que mostra o carácter atual.

10 RELATOS DA CRIAÇÃO Abrem a Bíblia 2 relatos do começo. O primeiro é atribuído à ideologia P; o segundo à ideologia J, embora hajam opiniões divergentes. P Gn1, 1 2,4a No princípio CRIOU Deus os céus e a terra (1,1) ; Esta é a história dos céus e da terra, quando foram CRIADOS (2,4a)

11 É um texto sóbrio, rigoroso, ritmado, litântico, esquemático, circular, que apresenta simetrias e paralelismos, mas também dissonâncias, e desequilíbrios, para melhor evidenciar as suas ideias. A perícope abre e fecha com as mesmas palavras. Ele está encerrado numa inclusão (A A), formando uma unidade delimitada. Tudo bem feito desde o início. Diferente dos mitos mesopotâmicos, onde o mundo bom e ordenado nasce do caos, e fica sempre em convivência com ele.

12 Deus é colocado no princípio. À partida, não há natureza e suas leis (acaso e necessidade), mas a pessoa e o seu reino, a palavra antes das coisas. É Deus que preexiste, não a matéria. Não é Deus que nasce, mas o contrário: ele cria. Na bíblia, a criatura é mais antiga que a natureza; fala se de criação e criaturas! Ao contrário do mundo grego, onde a liberdade é conquistada aos deuses e à natureza, no mundo bíblico, é originária, e dada!

13 Não há teogonia, nem cosmogonia, nem mitologia, nem panteísmo. No entanto, há quem veja a ação criadora de Deus mais a partir do caos cosmos do que do nadacriado. A partir de 2Mac 7,28, refere que Deus fez tudo não a partir de seres. Gn 1,2 pode ser visto como a pausa narrativa que permite realçar a obra criadora dos seis dias e o repouso qualificado do sétimo dia.

14 O Espírito Santo invade todo o texto, presente na Palavra primeira e criadora, sopro de Deus magistralmente modulado. Aparece como interlocutor (Gn 1,28). Palavra que então se suspende para dar lugar à resposta do homem. No sétimo dia, Deus não diz nada: é em silêncio que conclui a criação. O nº 7 aparece continuamente no relato: sete dias; o v.1 tem 7 palavras; o v.2 tem 14; Gn 2,3 4a tem 35 palavras; 2,2a.2b.3a, têm também 7 palavras cada.

15 E Ele disse, Deus, em discurso direto, aparece 10 vezes no relato (Gn 1, ). Seguem se 7 vezes a fórmula que seja / que se faça (ficam de fora as três vezes relativas à criação do homem). Aparecem também 7 vezes a constatação e foi assim / e assim sucedeu. Também 7 vezes aparece o verbo criar (3 das vezes concentram se na criação do homem. 7 vezes se anota a bondade das coisas feitas. A última delas, com carga superlativa bom demasiado. 35 vezes atravessa o relato o termo Deus (Eloim)

16

17 Este relato apresenta 8 obras em 6 dias. Estes dias e obras podem dispor se de forma simétrica. Cada obra da 1ª tem correspondência análoga à da 2ª parte, com os dias em paralelo.

18 O relato tem este esquema: Fórmula de introdução: E Ele disse, Deus Ordem (jussivo): que seja, que se faça Cumprimento: e foi assim Julgamento: e viu Deus que era bom Cronologia: foi uma tarde e uma manhã: dia O 6º dia é o único que aparece com o artigo (destacado dos outros). Cria se o homem em 2 sexos, à imagem e semelhança de Deus, não na linha estática da participação, mas na da representação [delegado, lugar tenente, outro diferente de Deus, mas vinculado na liberdade ao querer de Deus].

19 Imagem de Deus, o homem não pode subsistir senão na medida em que se recebe a si mesmo de Deus. Não haverá imagem de Deus se o ser humano se receber de si mesmo. Esta imagem de Deus será uma mentira se Deus estiver ausente. Imagem significa que o homem é precaridade sustentada e mantida. Assim, a Bíblia apresenta o homem não em relação ao animal, mas em relação a Deus. E ele criou, Deus, o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, macho e fêmea ele os criou Gn 1,26

20 O façamos não é plural majestático (não existe em Hebraico. Aparece pela 1ª vez no aramaico, da época persa, mas um plural deliberativo ou declarativo. Dada a importância da obra, Deus não se limita a pronunciar uma ordem como até então; dá um toque pessoal: como que fala consigo mesmo, deixando ouvir a sua voz ressoar, não fora dele, mas (segundo um modo muito bíblico de dizer) no seu coração

21 A sua Palavra não está apenas antes das coisas: está antes do homem. Pode ser também que Deus não fale apenas para si mesmo, mas também aos homens, para os interpelar e associar como partners na obra da criação. Assim, o plural façamos, conter nos ia também. Esta ideia ganha expressão em Gn 1,28. Não se constitui o homem como dono da criação; não é domínio despótico ou prepotente. No mínimo, isso seria desfigurar a imagem de Deus; é tornar se servidor e colaborador.

22 Ultrapassa se a linha determinística e natural para se acolher o mundo como um dom; é necessário saber dá lo de novo gratuitamente como Deus. Governar com doçura não é limitar o poder; a doçura é o poder! (Paul Beauchamp). Por não ter sabido dominar o animal, Caim torna se assassino. O homem violento deixa que o animal ou a animalidade o domine. Torna se um homem domina a natureza pelos mesmos meios com que, na natureza, todos se dominam ou são dominados.

23 Mas o Deus que eles são chamados a representar é o Deus do Amor. Paradoxalmente, a palavra criadora de Deus precisa da palavra responsável do homem. Gn 1,29 31 : só depois deste estado de doçura é que, pela violência, se passa para o estado da natureza, amenizado depois por convenções de razão. Doçura não é não violência. A violência é que é uma não doçura.

24 Neste sentido, o homem não é a causa natural através da qual passa o amor de Deus, mas o sujeito pessoal suscitado por Deus e a quem Deus confia o seu amor. Esta constatação feita por Deus da super bondade da criação permanece para o homem como um desafio e uma provocação. Sobretudo, tendo em conta que este texto data do tempo do exílio: o mundo era tudo menos bom!!

25 A obra dos seis dias não está acabada. Está aberta para o sétimo dia, em que recebe o seu acabamento. A importância do sétimo dia é tal que ele é mencionado 3 vezes, sempre com o artigo (Gn 2,1 4a): E foram concluídos os céus e a terra e tudo o que contêm. E concluiu Deus, em O dia SÉTIMO a sua obra que fez,/ e descansou em O dia SÉTIMO, de toda a sua obra que fez./ E ABENÇOOU Deus O dia SÉTIMO e santificou o, /pois nele descansou de toda a sua obra que CRIOU Deus fazendo./ Esta a história dos céus e da terra no seu ser CRIADOS.

26 Assim os seis dias se abrem aos sete dias. Está bem marcada a linha divisória da criaturalidade, a alteridade. A criatura é um ser outro, limitado, finito, terminado, acabado, e por isso, dialógico, aberto ao criador, na linha da receção obediente e da responsabilidade exigente. O homem está no polo oposto da auto suficiência. A criatura não é uma coisa em si, mas é uma coisa através de Deus, aberta para Deus, que remete para Deus.

27 O sétimo dia é diferente dos outros. Não vem descrito com uma tarde e uma manhã. É um dia sem limites, escatológico. Zacarias fala de um dia um, sem noite e sem dia (Zac 14,7) luminoso, iluminado pela luz nova de Deus e do cordeiro. Toda a criação está voltada para o dia da Ressurreição, marcado pelos verbos descansar, abençoar e santificar. Este repouso coincide com a cessação da criação (entendida não como produção e o seu aparecer, mas o seu ser, dadas por amor à necessidade humana).

28 No relato da Criação, o homem deixa de ser um mero destinatário da criação para ser constituído com criador enquanto ser de responsabilidade. Ficamos perante um duplo repouso: de Deus, que suspende a sua criação para a entregar ao homem; do homem, que é interpelado a suspender o determinismo do seu ser de necessidade para se tornar com criador. Enquanto o desejável seduz, conquistame, retira me de mim mesmo, o Outro exige, cria interpelação [não é optativo se queres, podes; mas é absoluto: é como se dissesse: deves! ]. O Outro entrega me a mim.

29 A des construção que acontece a partir daqui é o verdadeiro milagre que é possível registar nesta história de pecado. Nesta história, marcada pelo determinismo do eu e da sua violência, deixar que seja a necessidade do Outro/outro a comandar a minha responsabilidade é um milagre. Quebra a lógica necessitante e faz me renascer para a lógica da gratuidade e da dádiva. Deus não impõe o sétimo dia. Pratica o. E assim, serve de modelo ao homem. Praticando o, o homem torna se Sua imagem. O homem é à imagem de Deus sobretudo pela paragem do trabalho.

30 Parar o trabalho é ser mais forte que o trabalho, ser mais forte que a sua própria força. O que é o sábado? (Abraham Joshua Heschel) É a memória da soberania de cada ser humano, a abolição de qualquer distinção entre patrão e escravo, entre rico e pobre, entre sucesso e insucesso. O maior pecado que o ser humano pode cometer é o de se esquecer de que é um príncipe.

31 Relato de J A imagem da modelação do homem a partir do barro, já se encontra nos mitos mesopotâmicos. Nestes textos, a argila é amassada juntamente com o sangue e os restos dos principais deuses maus. A criação da humanidade surge assim ligada à necessidade dos deuses limparem o mal do seu seio. A humanidade é má por natureza (um mal natural, não moral). É o mal varrido da esfera divina.

32 Nos mitos mesopotâmicos, É o resultado de uma queda primigénia, de uma luta intradivina, de que a humanidade não é culpada, mas vítima. A vida humana é uma tragédia em que o homem sofre e se revolta contra um destino que lhe foi imposto desde fora, pelos deuses. No livro do Génesis, Deus não cria o homem por necessidade, mas sim por graça e liberdade. A criação bíblica não é geração!

33 O mundo, a natureza, todos os seres que a constituem e a enchem, não saíram da natureza de Deus, da substância de Deus. Não são da mesma substância ou essência de Deus. O objeto da criação é algo, sem exceção, fora do mundo divino. Deus está fora da criação. Ser criado significa ser não Deus.

34 O homem do Génesis é bom por natureza, livre e apto para a graça e para a liberdade. É um ser muito próximo de Deus, não em luta ou em rebelião, mas em grande intimidade com Deus. O verbo que traduzimos por soprar no rosto do homem é inclusivamente interpretado como um beijo de Deus. É este beijo que distingue os homens dos outros animais: estes também são modelados, também possuem o hálito da vida

35 E plantou YHWH Elohim um jardim em Éden no Oriente, e lá pôs o Homem (ha adam) que modelara, fez crescer YHWH Elohim do solo toda a espécie de árvores desejáveis para a vista e boas para comer, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn2,8 9) Claramente, este jardim não é a terra que habitamos, o que nós plantamos e semeamos. É um jardim plantado pelo próprio Deus. Nada obriga a procurar paralelos extrabíblicos, sumero acádicos, para percebermos o Éden. Ednah é o termo que Sara utiliza para falar de prazer. (Gn 18,12)

36 Gn 2,10 14 descreve o jardim e modela o, situandoo na geografia e no mundo dos sonhos. Quer o rio Tigre quer o Eufrates são sobejamente conhecidos. Mas o Pîshôn (banha o país dourado de Hévila) e o Guihôn (banha Cush[=Etiópia])são mais do domínio dos sonhos, uma espécie de El dorado onde nunca nenhum homem pôs os pés. É descrito um jardim concreto e também cheio de mistério. Como o homem.

37 YHWH Elohim tomou [=elegeu] o Homem e colocou o [=deu lhe descanso] no jardim do Éden para cultivá la e para guardá la (Gn 2,15a). Quando o verbo laqah (tomar) tem Deus como sujeito, pode ser traduzido por eleger, referindo se a um ato livre de Deus. Aparece na eleição de Abraão, de David, de Amós, do Povo de Israel. Quando em relação a colocar, este ganha proeminência e é entendido como dar descanso.

38 O Pronominal feminino pode parecer estranho. Houve quem quisesse ver aqui um erro gramatical. No entanto, num texto tão refinado como este, podemos considerar que o sufixo pronominal repetido é propositado. A questão, difícil, será então saber que nome se esconde por detrás dos sufixos. Há quem pense na mulher, a noiva, tendo ainda a vantagem de a mulher poder ser assimilada no jardim (Ct 4,12.16;5,1). Mas o nome feminino que parece estar por detrás é mandamento ou Tôrah.

39 Ainda fica mais claro com o versículo seguinte, que começa com o verbo ordenar, mediante o qual YHWH Elohim dá dois mandamentos ao homem. O paralelismo deste Jardim com a Terra Prometida ajuda a fazer ver que a tarefa do homem é prestar culto a Deus e cumprir os seus mandamentos. Não é tanto guardar a terra e cultivá la, mas sim escutar a Palavra e cumpri la.

40 Antigo Testamento

Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 11/5/13 4:37 PM

Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 11/5/13 4:37 PM Génesis Antigo Testamento_vale.indd 7 Antigo Testamento_vale.indd 8 I. HISTÓRIA DAS ORIGENS 1 Criação do mundo 1 No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, 2 a terra era informe e vazia, as trevas

Leia mais

A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder

A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder A criação do Homem e a sua relação com Deus segundo as narrativas de Génesis 1 e 2 - A importância da compreensão dos textos antigos, para se poder entender o mundo atual - Génesis 1 e 2 (Citações da A

Leia mais

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação?

CaçaDOR DE PALAVRAS. Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Que nos ENSINA a BÍBLIA sobre a criação? Deus é o CRIADOR. A Bíblia diz em GÊNESIS 1:1 No princípio criou Deus os CÉUS e a terra. DEUS revela-se a si mesmo através da criação. A Bíblia diz em SALMOS 19:1

Leia mais

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional

A CRIAÇÃO DE DEUS. 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A CRIAÇÃO DE DEUS 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional A história que nós ouvimos frequentemente como a história da criação é realmente uma história da re-criação. Há muitos anos entre

Leia mais

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a 1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis 1,20-2,4a 20Deus disse: 'Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros

Leia mais

OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão

OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão OS TEMPOS ANTIGOS Desde a Criação até Abraão 1 No início, Deus criou os céus e a terra. A terra era vazia e sem forma. Trevas pairavam na superfície do abismo, e o espírito de Deus movia-se sobre as águas.

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar:

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME:DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4) 2-

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE

CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 4 A GÊNESE AULA DE HOJE A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA A GÊNESE Segundo o Gênesis Deus criou o mundo em 6

Leia mais

3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014

3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014 3ª Aula Gênese Mosaica e Espírita. Gênese Espiritual (Parte 1) Curso Aprendizes do Evangelho Aula 4 05/03/2014 Doutrinas Filosóficas Propõe-se a responder às questões transcendentais: Quem somos? De onde

Leia mais

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é:

Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: Aula 1 18/02/2015 Deus criou o universo do nada! E o ponto de partida é: No principio, criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1) O verbo hebraico bãrã, criou, denota o conceito de iniciar alguma coisa nova.

Leia mais

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO!

FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO! FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO! INTRODUÇÃO Uma mudança de paradigma. Dados que fundamentam a mudança de paradigmas Casais estão demorando mais para ter o primeiro filho. Uma média de 5 a 6 anos após

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4)

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

A Família que Vence 1

A Família que Vence 1 A Família que Vence 1 Requisitos para Vencer Quem é meu inimigo A quem obedeço Comprometimento Treinamento Espírito de Prontidão Vigilância Fé 2 Ameaças à Família Mudança no Conceito de Família A Emancipação

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Vacas gordas & Vacas magras

Vacas gordas & Vacas magras Vacas gordas & Vacas magras Gn 41:1-16,25-37 Esta é uma história conhecida, e que tem sido muito usada no decorrer dos anos, por gerações inteiras devido ao seu riquíssimo conteúdo. Conhecemos através

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

Recomendação Inicial

Recomendação Inicial Recomendação Inicial Este estudo tem a ver com a primeira família da Terra, e que lições nós podemos tirar disto. Todos nós temos uma relação familiar, e todos pertencemos a uma família. E isto é o ponto

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos. anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa.

UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos. anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa. UMA IDÉIA ERRADA: Não seremos anjos, habitando numa nuvem flutuante, eternamente tocando flauta ou harpa. ONDE SERÁ O LAR ETERNO DOS REMIDOS? 1. Será num lugar real, pois, será habitado por pessoas reais.

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

1 A Criação Original de Deus e a Restauração da Terra

1 A Criação Original de Deus e a Restauração da Terra 1 A Criação Original de Deus e a Restauração da Terra GÊNESIS 1.1, 2 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus..

JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30. 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. JESUS, MOISÉS E ELIAS Lição 30 1 1. Objetivos: Mostrar que Jesus está sobre todas as pessoas porque é o filho de Deus.. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.1-13; Marcos 2.1-13; Lucas 9.28-36 (Leitura bíblica para

Leia mais

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem.

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Origem do Arco-Íris O ARCO-ÍRIS Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Quando eu era criança, e via um arco-íris,

Leia mais

Estudos sobre o livro de Gênesis LIÇÃO Nº 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO

Estudos sobre o livro de Gênesis LIÇÃO Nº 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO Estudos sobre o livro de Gênesis LIÇÃO Nº 8 O INÍCIO DO GOVERNO HUMANO O Na sequência do estudo do livro do Gênesis, analisaremos hoje o estudo da primeira parte do capítulo 9, quando se institui a dispensação

Leia mais

O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?"

Oquefazerquandoocoraçãosedesespera? O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" mas"aqueles"que" esperam"no"senhor" renovam"as"suas"forças." Voam"alto"como"águias;"

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS JESUS ACALMA AS TEMPESTADES MATEUS 8:23-27; 14:22-33; MARCOS 4:35-41 OS MILAGRES: R E L E M B R A N D O - São ricos em significados (nos acorda dos milagres

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

Pão e vinho: páscoa com sabor divino! O sabor da obediência.

Pão e vinho: páscoa com sabor divino! O sabor da obediência. Introdução: muitos diálogos na Bíblia nos chamam a atenção. Principalmente, os que envolvem Jesus. Eles invariavelmente, nos ensinam lições, fazem exortações, nos alertam contra perigos, e até nos permitem

Leia mais

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS INTRODUÇÃO Que farei de Jesus chamado o Cristo? Farei dele o meu amigo. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS Pe. Nilton César Boni, cmf NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS EDITORA AVE-MARIA Apresentação Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua

Leia mais

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência

Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração. O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Para colocar a vida em ordem é preciso primeiro cuidar do coração O coração é a dimensão mais interior da nossa existência Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes

Leia mais

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso Água do Espírito De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso EXISTE O DEUS PODEROSO QUE DESFAZ TODO LAÇO DO MAL QUEBRA A LANÇA E LIBERTA O CATIVO ELE MESMO ASSIM FARÁ JESUS RIO DE ÁGUAS LIMPAS QUE NASCE

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta Profecia Maia Distorções na Ideia de Paraíso Espiritualidade comprometida apenas com a prosperidade no aqui e agora. Em nome de uma esperança futura,

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

Bases de Um Casamento Perfeito e Como Estragar Tudo Um Estudo em Gn 2 3

Bases de Um Casamento Perfeito e Como Estragar Tudo Um Estudo em Gn 2 3 Bases de Um Casamento Perfeito e Como Estragar Tudo Um Estudo em Gn 2 3 Ministério Yvaga, 2015 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom!! Gn 1.31 Porque estudar as bases do casamento nesse

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 20 de setembro de 2012. revisão da aula anterior. 2.1- Deus Todo Poderoso. Dei uma

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

Deus tem o melhor pra mim

Deus tem o melhor pra mim Deus tem o melhor pra mim Is 1:19 "Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o melhor da terra." Numa tradução mais original deste versículo, encontramos algo mais ou menos assim: Is 1:19 "Se vocês estiverem

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração Prezados pais de: O tema deste trimestre trata sobre a oração, enfatizando às crianças que Deus sempre ouve e responde as nossas súplicas. Você está orando por alguma coisa? Deus responderá. Ele pode dizer

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

HINÁRIO. Chico Corrente O SIGNO DO TEU ESTUDO. Tema 2012: Flora Brasileira Esponjinha (Stifftia fruticosa)

HINÁRIO. Chico Corrente O SIGNO DO TEU ESTUDO. Tema 2012: Flora Brasileira Esponjinha (Stifftia fruticosa) HINÁRIO O SIGNO DO TEU ESTUDO Tema 2012: Flora Brasileira Esponjinha (Stifftia fruticosa) Chico Corrente 1 www.hinarios.org 2 01 O SIGNO DO TEU ESTUDO Marcha O signo do teu estudo Estou aqui para te dizer

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

E Deus viu que tudo era bom

E Deus viu que tudo era bom E Deus viu que tudo era bom Nunca pensei que fosse assim O Livro do Gênesis é o livro mais fascinante da Bíblia e o mais complicado. Foi escrito milhares de anos depois dos fatos que ele narra. Foram vários

Leia mais

Compreendendo a Pessoa do! Espírito Santo!

Compreendendo a Pessoa do! Espírito Santo! h"p://www.youtube.com/watch?v=asb6gd- ayz0 Pneuma é a palavra grega para respiração, na Teologia Cristã, Pneumatologia é o estudo do Espírito Santo. No princípio Deus criou o céu e a terra. Era a terra

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org Evangelhos 1. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 1-12a) ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. A Responsabilidade dos Filhos de Deus Texto Base: 1º João 2.6 = Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. Introdução: O nosso dever é andar como Ele (Jesus) andou.. Todos que O aceitam

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Texto do dia. "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora" (Rm 8.22).

Texto do dia. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora (Rm 8.22). Lição 11 14/06/2015 Texto do dia "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora" (Rm 8.22). Síntese A responsabilidade ambiental dos servos de Jesus decorre do princípio

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

1ª Leitura - Gn 9,1-13

1ª Leitura - Gn 9,1-13 1ª Leitura - Gn 9,1-13 Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. Leitura do Livro do Gênesis 9,1-13 1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos

Leia mais

Revista Veja 18 de Fevereiro de 2009 Efésios 6. 1-4! Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe este é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te corra

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei

Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei Abraão sai da tua terra e vai para uma terra que te mostrarei Gn 12.1 Isaque permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei Gn 28.3 Jacó volte para a terra de seus pais e de

Leia mais

sincretismo A visão segundo a qual não existe na história nenhuma revelação única; ela diz que existem várias e diferentes maneiras de se alcançar a realidade divina, que todas as formulações de verdade

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 1 a Edição Editora Sumário Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9 Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15 Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 Santos, Hugo Moreira, 1976-7 Motivos para fazer

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

O pensar e a cultura do NT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O pensar e a cultura do NT. Jörg Garbers Ms. de Teologia O pensar e a cultura do NT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução A ligação entre religião e cultura Arquitetura Moda Ritmo do ano Convivência Introdução Conseqüências para o nosso tema Compreender Contextualizar

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos!

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos! 2ª feira, 09 de março: Dar esmola Esta semana iremos tentar aprender a dar. A dar aos que mais precisam. E vamos ver que Dar é BRU TAL!!!! Um dia, uma mulher vestida de trapos velhos percorria as ruas

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

A diversidade da vida: Integrando ciência e fé 2 recados 2 colocações Gen.1: NVI

A diversidade da vida: Integrando ciência e fé 2 recados 2 colocações Gen.1: NVI 2 recados 2 colocações Gen.1: NVI 1 No princípio Deus criou os céus e a terra. 2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3

Leia mais