IX Sulbrafir - TRABALHOS APROVADOS: FORMATO PÔSTER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IX Sulbrafir - TRABALHOS APROVADOS: FORMATO PÔSTER"

Transcrição

1 IX Sulbrafir - TRABALHOS APROVADOS: FORMATO PÔSTER A ACURÁCIA DE PEDÔMETROS EM PACIENTES COM DPOC PODE SER DISCRIMINADA PELO TESTE 4-METRE GAIT SPEED? A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DO PACIENTE SUBMETIDO A CIRURGIAS CARDIOTORÁCICAS. A CAPACIDADE FÍSICO- FUNCIONAL, RESPIRATÓRIA E A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ADULTOS APÓS O TRANSPLANTE HEPÁTICO. A CONTRIBUIÇÃO DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO POR INTERMÉDIO DO LÚDICO NA PNEUMONIA EM PEDIATRIA. A INFLUENCIA DA HIDROTERAPIA SOBRE OS SINAIS VITAIS DO RECEM-NASCIDO. A PREVALÊNCIA DA DPOC E FATORES DE RISCO EM UMA COMUNIDADE ASSISTIDA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE ITAJAÍ. ALTERAÇÕES CARDIOPULMONARES DURANTE O DESENVOLVIMENTO TUMORAL DE CÉLULAS DE WALKER-256 EM RATOS WISTAR. NÁLISE COMPARATIVA ENTRE INALAÇÃO SALINA HIPERTÔNICA ISOLADA E ASSOCIADA A TÉCNICAS ATUAIS DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA. ANÁLISE DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE OBESOS MÓRBIDOS CONSIDERANDO-SE O PESO REAL E O IDEAL. ANÁLISE DA FORÇA MUSCULAR, EQUILÍBRIO E MARCADORES INFLAMATÓRIOS EM INDIVÍDUOS COM DPOC QUE APRESENTAM OU NÃO SARCOPENIA. ANÁLISE DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA, ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO CAT EM PACIENTES COM DPOC. ANÁLISE DOS PARÂMETROS CARDIORRESPIRATÓRIOS NO MODIFIED SHUTTLE WALK TEST: CRIANÇAS COM FIBROSE CÍSTICA E SAUDÁVEIS. ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DO VASTO LATERAL EM TESTES DE ENDURANCE MUSCULAR UM ESTUDO PILOTO. ANÁLISE NÃO LINEAR DA VFC ENTRE INDIVÍDUOS OBESOS E EUTRÓFICOS COM DISTÚRBIO RESPIRATÓRIO. ASSOCIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR DOS MEMBROS SUPERIORES COM A DISPNEIA NO TESTE INCREMENTAL MÁXIMO E ATIVIDADE DE VIDA DIÁRIA.

2 ASSOCIAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES DE COMPOSIÇÃO CORPORAL E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E FÍSICO-FUNCIONAIS EM DPOC. ASSOCIAÇÃO ENTRE CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE MEMBROS SUPERIORES E ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA DIÁRIA DE PACIENTES COM DPOC. ASSOCIAÇÃO ENTRE CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE MEMBROS SUPERIORES E FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA EM PACIENTES COM DPOC: DADOS PRELIMINARES. ASSOCIAÇÃO ENTRE HIPERINSUFLAÇÃO DINÂMICA INDUZIDA POR ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E FUNÇÃO PULMONAR, ESTADO DE SAÚDE E ESTADO FUNCIONAL DE PACIENTES COM DPOC. ASSOCIAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO FUNCIONAL E A FRAÇÃO DE EJEÇÃO DO VENTRICULO ESQUERDO EM PACIENTES CARDIOPATAS. ASSOCIAÇÃO ENTRE SEXO, IDADE, FUNÇÃO PULMONAR E MOBILIDADE REDUZIDA COM A PRESENÇA DE DISFUNÇÃO CERVICAL NA FIBROSE CÍSTICA. ASSOCIAÇÃO ENTRE TESTE DE AVD-GLITTRE E GRAVIDADE DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. ATIVIDADE DA VIDA DIÁRIA E ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVIDUOS COM DPOC: QUAL A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE? ATIVIDADES DE SENTAR E LEVANTAR EM PACIENTES COM DPOC. AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E DO PICO DE FLUXO EXPIRATÓRIO EM LESIONADOS MEDULARES APÓS IMPLANTE LAPAROSCÓPICO DE NEUROMODULADOR PÉLVICO. AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA, DUPLO PRODUTO E INDICE DE FADIGA EM LESIONADOS MEDULARES APÓS IMPLANTE LAPAROSCÓPICO DE NEUROMODULADOR PÉLVICO. AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR EM ATLETAS DE HANDEBOL. AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR, CAPACIDADE FUNCIONAL AO EXERCÍCIO E GRAU DE DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA DO TABACO EM UM GRUPO DE CESSAÇÃO DE TABAGISMO. AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA EM IDOSOS ATIVOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA UNAPI. AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE PULMONAR E DESEMPENHO FÍSICO NO PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIA ONCOLÓGICA.

3 AVALIAÇÃO DE RISCO EM PACENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO. AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES PREDITIVOS DE DESMAME E DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA APÓS PROTOCOLO DE MESA ORTOSTÁTICA. BARREIRAS ENCONTRADAS PELA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA A MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE INTERNADO NA UTI. CAPACIDADE DE EXERCÍCIO E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE SOROPOSITIVOS E SUA RELAÇÃO COM MARCADORES BIOLÓGICOS DO HIV. CAPACIDADE FUNCIONAL E FUNÇÃO RESPIRATÓRIA EM CARDIOPATAS. CAPACIDADE FUNCIONAL E MARCADORES SANGUINEOS DE PACIENTES DIALÍTICOS SUBMETIDOS À TREINAMENTO MUSCULAR. CAPACIDADE FUNCIONAL, QUALIDADE DE VIDA E SINTOMAS DEPRESSIVOS DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE. CAPACIDADE PULMONAR, MUSCULAR E FUNCIONAL DE PACIENTES COM CIRROSE HEPÁTICA. CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À MELHORA DO ESCORE NA ESCALA LCADL EM PACIENTES COM DPOC APÓS REABILITAÇÃO PULMONAR. CARACTERÍSTICAS BASAIS PREDIZEM MELHORA NO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DIÁRIA APÓS REABILITAÇÃO PULMONAR. CARACTERÍSTICAS BASAIS RELACIONADAS À MELHORA NO CAT EM PACIENTES COM DPOC APÓS A REABILITAÇÃO PULMONAR. CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES INTERNADOS NA ENFERMARIA DE CARDIOLOGIA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR: ESTUDO PILOTO. COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE EXERCÍCIO DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES ENTRE PACIENTES COM DPOC E IDOSOS SAUDÁVEIS. COMPARAÇÃO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DO SIT-TO-STAND E SUAS CORRELAÇÕES COM OS TESTES FUNCIONAIS EM INDÍVIDUOS SAUDÁVEIS. COMPARAÇÃO ENTRE OS FATORES QUE DIFERENCIAM A FORÇA MUSCULAR INSPIRATÓRIA DE PACIENTES COM DPOC. COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ABDOMINAIS: FATORES DE RISCO E IMPLICAÇÕES. COMPORTAMENTO DE INDIVÍDUOS COM DPOC EM BLOCOS DE ATIVIDADES LEVES, MODERADA-VIGOROSA E SEDENTÁRIAS. CONFIABILIDADE DO TESTE DO DEGRAU DE SEIS MINUTOS EM PACIENTES COM DPOC: DESEMPENHO E VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS.

4 CONFIABILIDADE DO USO DO ACELERÔMETRO DYNAPORT POR DOIS DIAS NA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE AFVD DE PACIENTES COM DPOC EM USO DE OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR. CORRELAÇÃO DE VARIÁVEIS ESPIROMÉTRICAS DE IDOSOS COM SUAS CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS. CORRELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE MEMBROS SUPERIORES E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DPOC. CORRELAÇÃO ENTRE A DIFERENÇA DA CAPACIDADE VITAL LENTA E FORÇADA COM A AFVD EM PACIENTES COM DPOC. CORRELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E CAPACIDADE FUNCIONAL DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES EM DPOC: RESULTADOS PRELIMINARES. CORRELAÇÃO ENTRE O AUTORRELATO E OS TESTES FUNCIONAIS EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. CORRELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO NO LONDRINA ADL PROTOCOL E O ÍNDICE BODE EM PACIENTES COM DPOC. DEPENDÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR. DETERMINATES DO DESEMPENHO NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA AVALIADO PELO LONDRINA ADL PROTOCOL EM PACIENTES COM DPOC. EFEITO AGUDO DO TREINAMENTO AERÓBICO NA QUALIDADE DO SONO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE TABAGISTAS DURANTE A CESSAÇÃO. EFEITO DE TRÊS PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES COM DPOC. EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE A FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA, MOBILIDADE TORÁCICA E CAPACIDADE FÍSICA EM IDOSOS SAUDÁVEIS. EFEITO DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO SOBRE A ENDURANCE VENTILATÓRIA DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO PULMONAR CLASSE FUNCIONAL II E III. EFEITO DO TREINAMENTO MUSCULAR PERIFÉRICO DURANTE A HEMODIÁLISE EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA. EFEITO IMEDIATO DO USO DOS BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS DE SOPRO NOS PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO EM CRIANÇAS SAUDÁVEIS.

5 EFEITOS AGUDOS DA FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. EFEITOS DE UM PROGRAMA FISIOTERAPÊUTICO DE HABILITAÇÃO PARA CIRURGIA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL DE OBESOS MÓRBIDOS. EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DIRECIONADOS PARA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS SAUDÁVEIS DA COMUNIDADE: ENSAIO CLÍNICO ALEATORIZADO. EFETIVIDADE E SEGURANÇA DAS TÉCNICAS FISIOTERAPÊUTICAS UTILIZADAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE RESSECÇÃO PULMONAR POR NEOPLASIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. EFICÁCIA DA TOSSE, FUNÇÃO PULMONAR E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA: COMPARAÇÃO ENTRE TETRAPLEGIA E PARAPLEGIA. ESCORES DE RISCO PRÉ-OPERATÓRIO PARA CIRURGIA ONCOLÓGICA E OS TIPOS DE COMPLICAÇÕES PULMONARES PÓS OPERATÓRIAS. ESCORES TOTAL OU PERCENTUAL DA ESCALA LCADL: QUAL REFLETE MELHOR DESFECHOS IMPORTANTES DA DPOC? ESTILO DE VIDA SEDENTÁRIO EM JOVENS APARENTEMENTE SAUDÁVEIS: UMA QUESTÃO DE ESCOLHA OU UMA NECESSIDADE? EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO DO ASSOALHO PÉLVICO E SUA INFLUÊNCIA NA PIMÁX E PEMÁX. EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO AO EXERCÍCIO E O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA DIÁRIA EM PACIENTES COM DPOC? EXISTE DIFERENÇA DA CAPACIDADE INSPIRATÓRIA DE INDIVÍDUOS COM DPOC NAS DIFERENTES CLASSES DE IMC? FATORES DE RISCO DE COMPLICAÇÕES PULMONARES PÓS-OPERATÓRIAS EM CIRURGIA ONCOLÓGICA. FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS NA SOBREVIDA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS SUBMETIDOS À HEMODIALISE. FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO LACTENTE COM QUADRO DE SIBILÂNCIA: ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO. FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES E ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA EM PACIENTES COM DPOC: RESULTADOS PRELIMINARES. FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E CAPACIDADE FUNCIONAL DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS. FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E VOLUMES PULMONARES DE IDOSOS EM RELAÇÃO A FAIXA ETÁRIA, GÊNERO E TEMPO DE INTERNAMENTO HOSPITALAR.

6 FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA, FUNCIONALIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES SUBMETIDAS A TRATAMENTO ONCOLÓGICO. FUNÇÃO PULMONAR, FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E EFICÁCIA DA TOSSE EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR: ESTUDO TRANSVERSAL. FUNCIONALIDADE DO PACIENTE CRÍTICO APÓS A ALTA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. GRAU DE MOBILIDADE NA ALTA DA UTI DE PACIENTES SUBMETIDOS À VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA. GRAVIDADE ADMISSIONAL DE PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. HEMODIÁLISE E EXERCÍCIO RESISTIDO: INFLUÊNCIA SOBRE SINTOMAS DEPRESSIVOS E CAPACIDADE FUNCIONAL. ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E MECÂNICA RESPIRATÓRIA ESTÃO ALTERADOS E SE CORRELACIONAM EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA? UM ESTUDO TRANSVERSAL. INFLUÊNCIA DA IDADE NA FUNÇÃO PULMONAR E MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA DE TABAGISTAS. INFLUÊNCIA DA IDADE NA POSTURA DE CABEÇA E OMBROS EM INDIVÍDUOS COM FIBROSE CÍSTICA. INFLUENCIA DA MECANICA RESPIRATÓRIA NO SUCESSO DAS MANOBRAS ESPIROMÉTRICAS LENTAS. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO NOS HÁBITOS ALIMENTARES DE PACIENTES COM DPOC. INFLUÊNCIA DOS SINTOMAS DA DPOC NA ATIVIDADE FÍSICA DE VIDA DIÁRIA EM HOMENS E MULHERES USUÁRIOS DE OXIGENOTERAPIA. INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs): ESSENCIAL OU DESNECESSÁRIA? LEVEDURAS EM LÍNGUA COMO FATOR DE RISCO PARA FORMAÇÃO DE BIOFILME EM TUBO OROTRAQUEAL. LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO E SUAS MANIFESTAÇÕES CARDIOVASCULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. MÍNIMA DIFERENÇA IMPORTANTE PARA O TESTE DE AVD-GLITTRE EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. MOBILIDADE FÍSICO-FUNCIONAL DE IDOSOS INTERNADOS EM UM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA. O BAIXO DESEMPENHO FÍSICO, ASSOCIADO AO MEDO DE CAIR, PODE SER MELHORADO APÓS EXERCÍCIO DOMICILIAR EM PACIENTES COM DPOC? O DESEMPENHO FÍSICO-FUNCIONAL APÓS ANGIOPLASTIA DE PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIODÁRDIO: ESTUDO PILOTO.

7 O EXERCÍCIO FÍSICO NA CAPACIDADE AO EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS COM CÂNCER DE PULMÃO NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO: REVISÃO SISTEMÁTICA. OXIDATIVE STRESS CORRELATES WITH PULMONARY FUNCTION IN COPD AND APPARENTLY HEALTHY SUBJECTS WITH METABOLIC SYNDROME. OXIGENAÇÃO DA MUSCULATURA PERIFÉRICA ANTES E APÓS TESTE SUBMÁXIMO EM PACIENTES CIRRÓTICOS. OXIGENAÇÃO MUSCULAR PERIFÉRICA DE PACIENTES CIRRÓTICOS: ESTUDO PILOTO. PERFIL DE UMA POPULAÇÃO DE IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CENTROS COMUNITÁRIOS. PERFIL DOS PACIENTES INTERNADOS EM UMA UTI E A ASSOCIAÇÃO DO TEMPO DE INTERNAÇÃO E USO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. PERFIL DOS PACIENTES POLITRAUMATIZADOS ADMITIDOS NUM HOSPITAL PÚBLICO E SUA EVOLUÇÃO FUNCIONAL. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES INDICADOS À CIRURGIA CARDÍACA. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO X DESMAME VENTILATÓRIO. PERFIL FUNCIONAL DOS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM HOSPITAL PÚBLICO DA BAHIA. PRESSÃO POSITIVA INTERMITENTE NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA E TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. PROTOCOLO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA EM NEONATOLOGIA. QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DPOC EM TRÊS MESES DE FOLLOW-UP PÓS TREINAMENTO RESISTIDO COM COMPONENTES ELÁSTICOS. QUALIDADE DE VIDA E FUNÇÃO RESPIRATÓRIA EM INDIVÍDUOS CARDIOPATAS. QUALIDADE DE VIDA E SONOLÊNCIA DIURNA EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM TRATAMENTO COM PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS. RELAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL COM A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E FÍSICA DE MULHERES JOVENS. RELAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E A CAPACIDADE DE EXERCÍCIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA.

8 RELAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA COM A FORÇA DE PREENSÃO PALMAR DE MULHERES COM CÂNCER. RELAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA COM A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E A CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DIABÉTICOS. RELAÇÃO DE PARÂMETROS DA OSCILOMETRIA DE IMPULSO E DA PLETISMOGRAFIA EM ESCOLARES SAUDÁVEIS. RELAÇÃO ENTRE A ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL, QUALIDADE DE VIDA E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM IDOSAS. RELAÇÃO ENTRE A DIFERENÇA DA CVL-CVF COM A HIPERINSUFLAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA DURANTE O TC6 EM INDIVÍDUOS COM DPOC. RELAÇÃO ENTRE A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E A CAPACIDADE PULMONAR DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE. RELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES E A ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA DIÁRIA EM DPOC. RELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E A CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DE PACIENTES CIRRÓTICOS. RELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E A CAPACIDADE DE EXERCÍCIO NA DOENÇA RENAL CRÔNICA. RELAÇÃO ENTRE A MOBILIDADE DO DIAFRAGMA E OS VOLUMES DA PAREDE TORÁCICA EM ADULTOS JOVENS SAUDÁVEIS: RESULTADOS PRELIMINARES. RELAÇÃO ENTRE ENDURANCE MUSCULAR, COMPOSIÇÃO CORPORAL E FORÇA ENTRE HOMENS E MULHERES SAUDÁVEIS UM ESTUDO PILOTO. RELAÇÃO ENTRE FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E OXIGENAÇÃO TECIDUAL MUSCULAR EM IDOSOS SAUDÁVEIS E COM DPOC. RELAÇÃO ENTRE FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FIBROSE CÍSTICA. RELAÇÃO ENTRE O PICO DE FLUXO INSPIRATÓRIO, CAPACIDADE FUNCIONAL E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PORTADORES DE HIPERTENSÃO PULMONAR CLASSE FUNCIONAL Il e III. RELAÇÃO ENTRE POSTURA DE CABEÇA E OMBROS COM FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM INDIVÍDUOS COM FIBROSE CÍSTICA. RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DO SONO E MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA DE TABAGISTAS DE ACORDO COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA. RELAÇÕES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA, TABAGISMO, TRANSPORTABILIDADE MUCOCILIAR NASAL E FUNÇÃO PULMONAR. RELAÇÕES ENTRE ESTADO FUNCIONAL E REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS EM PACIENTES COM DPOC.

9 RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO PROJETO AÇÃO GLOBAL. REPRODUTIBILIDADE DA ESCALA MEDO DE CAIR E ASSOCIAÇÃO COM A GRAVIDADE DA DOENÇA E O DESEMPENHO FÍSICO-FUNCIONAL EM PACIENTES COM DPOC USUÁRIOS DE ODP. REPRODUTIBILIDADE DE UM TESTE DE ENDURANCE MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES UM ESTUDO PILOTO. RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE TESTES DE ENDURANCE MUSCULAR EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS UM ESTUDO PILOTO. RESPOSTAS FISIOLÓGICAS INDUZIDAS PELO TESTE DO DEGRAU DE SEIS MINUTOS EM PACIENTES COM DPOC. REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITARIOS. RISCO DE MORTALIDADE NA DPOC: COMPARAÇÃO DE DIFERENTES FATORES PREDITORES NOS PACIENTES BRASILEIROS. SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO. SINTOMAS COGNITIVOS, IMPACTO DA DOENÇA E SUA RELAÇÃO COM UM PROGRAMA EDUCACIONAL NA DPOC: RESULTADOS PRELIMINARES. SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO E ESTADO DE SAÚDE DE PACIENTES COM DPOC EM USO DE OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR. TÉCNICAS DE TREINAMENTO E FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES INTERNADOS EM UTI SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA. TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO FÍSICO EM IDOSOS HOSPITALIZADOS. TRANSPORTE MUCOCILIAR, PICO DE FLUXO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE TRABALHADORES DE AMBIENTE INSALUBRE. TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO EM CRIANÇAS SEDENTÁRIAS.

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h)

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) APRESENTAÇÃO DE S DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) 1399 EVOLUÇÃO DO PERFIL FUNCIONAL EM RELAÇÃO AO TEMPO DE INTERNAÇÃO E AO GÊNERO 1397 CORRELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E O RISCO DE QUEDAS DE

Leia mais

TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR

TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR A EVOLUÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA DOS PACIENTES COMO MARCADOR DE QUALIDADE DA FISIOTERAPIA HOSPITALAR A INCAPACIDADE DE REALIZAR TESTE FUNCIONAL NÃO ESTÁ ASSOCIADA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ADULTO

TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ADULTO TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ADULTO 4-METRE GAIT SPEED PARA PREDIZER O TESTE DA CAMINHADA DE 6 MINUTOS E PRESCREVER EXERCÍCIO NA DPOC: É POSSÍVEL? A DINAPENIA EM PACIENTES COM DPOC

Leia mais

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório Egan. 1 ed. São Paulo: Manole, 2000. (Seção 3, caps.7 e 8) WEST, J.B. Fisiologia respiratória

Leia mais

TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO TRABALHOS SELECIONADOS FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO ANÁLISE DO PERFIL DOS FISIOTERAPEUTAS ATUANTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO A COMPRESSÃO TORÁCICA REDUZ A COMPLACÊNCIA

Leia mais

Trabalhos aprovados para apresentação no XIX SIFR

Trabalhos aprovados para apresentação no XIX SIFR Código Título Área 76006 75874 76112 75233 76135 75157 75249 76195 75218 74774 75911 75972 75029 75040 75367 75853 75657 75413 76044 76026 75893 A compressão torácica lenta reduz a hiperinsuflação dinâmica

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA QUINTA FEIRA 01/12/2016

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA QUINTA FEIRA 01/12/2016 PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA QUINTA FEIRA 01/12/2016 SALA 1 08h30 10h00: 08h30 09h00 09h00 09h30 09h30 10h00 CURSO - Avaliando e Prescrevendo Exercício na Insuficiência Cardíaca Aspectos diferencias do exercício

Leia mais

ARTIGOS SUBMETIDOS AO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DA UNIJUÍ RESULTADO

ARTIGOS SUBMETIDOS AO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DA UNIJUÍ RESULTADO ARTIGOS SUBMETIDOS AO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DA UNIJUÍ RESULTADO Os autores que receberem via e-mail sugestões de adequações deverão fazê-las até a data de 31.07.11 para que seu trabalho seja

Leia mais

16º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia Auditório 12

16º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia Auditório 12 Fóruns 26 de setembro de 2014 16º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia Auditório 12 11h00 12h00 - Mesa Redonda: Fisioterapia nas Cardiopatias Congênitas 11h00 11h20 - Cardiopatias Congênitas 11h20 11h40

Leia mais

Tabela I Resumo dos estudos incluídos (n = 8). Autor Ano Método Objetivo Protocolo Resultado Babu et al. [15]

Tabela I Resumo dos estudos incluídos (n = 8). Autor Ano Método Objetivo Protocolo Resultado Babu et al. [15] Tabela I Resumo dos estudos incluídos (n = 8). Autor Ano Método Objetivo Protocolo Resultado Babu et al. [15] 2010 Caso-controle Investigar os efeitos benéficos do protocolo da fase I de Reabilitação Cardíaca

Leia mais

CURSOS PRÉ CONGRESSO

CURSOS PRÉ CONGRESSO INTENSIVA NO ADULTO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica o Bruno Prata (BA, Coord.), Vinicius Maldaner (DF) o Robert Kacmarek (EUA), Aymeric Le Neindre

Leia mais

15º FÓRUM DE FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA AUDITÓRIO 10

15º FÓRUM DE FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA AUDITÓRIO 10 Fóruns 28 de setembro de 2013 15º FÓRUM DE FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA AUDITÓRIO 10 Insuficiência Cardíaca Como abordar na: IC Fração de ejeção reduzida / normal IC descompensada IC Crônica IC Chagásica

Leia mais

PLANO DE AULA. Prática Clínica Supervisionada

PLANO DE AULA. Prática Clínica Supervisionada PLANO DE AULA Disciplina: em Fisioterapia Pneumologica e Cardiovascular Professor(a): Elder dos Santos Cavalcante e Emerson dos Santos Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 5o. Ano Turma: Atividades temáticas

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

DATAS E HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERS

DATAS E HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERS DATAS E HORÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERS Orientações: Para a Sessão de Pôster, as seguintes disposições devem ser observadas: Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados

Leia mais

QUINTA FEIRA MANHÃ 23º CONGRESSO NACIONAL DO DERC RIO DE JANEIRO, 1 A 3 DE DEZEMBRO DE 2016 PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

QUINTA FEIRA MANHÃ 23º CONGRESSO NACIONAL DO DERC RIO DE JANEIRO, 1 A 3 DE DEZEMBRO DE 2016 PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA 23º CONGRESSO NACIONAL DO DERC RIO DE JANEIRO, 1 A 3 DE DEZEMBRO DE 2016 SALA I CURSO Avaliando e prescrevendo exercício na Insuficiência Cardíaca PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA QUINTA FEIRA MANHÃ Aspectos diferencias

Leia mais

CÓDIGO DE AGENDAMENTO TIPO NA SITUAÇÃO DATA DE APRESENTAÇÃO HORÁRIO

CÓDIGO DE AGENDAMENTO TIPO NA SITUAÇÃO DATA DE APRESENTAÇÃO HORÁRIO CÓDIGO DE AGENDAMENTO P - 001 P - 002 P - 003 P - 004 P - 005 P - 006 P - 007 TÍTULO A MÚSICA COMO UM RECURSO NA FISIOTERAPIA DO PACIENTE COM ALZHEIMER: RELATO DE CASO ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO

Leia mais

SALA 101 PAV III U A CABULA - Manhã

SALA 101 PAV III U A CABULA - Manhã SALA 101 PAV III U A CABULA - Manhã 10h50 11h05 11h20 11h35 11h50 Ana Mary Lima Libório Bárbara Liliane Lôbo Queiroz Antonio Ribeiro Ana Paula Ledo Thais Silva A PERCEPÇÃO DAS PESSOAS COM HTLV-1 SOBRE

Leia mais

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 08:00 12:00 h CURSO 2 COMUNICAÇÃO CURSO 3 VENTILAÇÃO MECÂNICA CURSO 4 EMERGÊNCIA CURSO 1 PROCEDIMENTOS INVASIVOS EM TERAPIA INTENSIVA Acesso venoso central: anatomia, escolha

Leia mais

Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos - RNPF 2019 CAPÍTULO I - CONSULTAS FISIOTERAPÊUTICAS EXAMES FUNCIONAIS

Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos - RNPF 2019 CAPÍTULO I - CONSULTAS FISIOTERAPÊUTICAS EXAMES FUNCIONAIS Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos - 2019 O que é o? Os valores do referencial de remuneração dos procedimentos fisioterapêuticos estão expressos em reais, através da interpretação

Leia mais

18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP

18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP 18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP Auditório MIC Av. Jornalista Roberto Marinho, 85 10º Andar Cidade Monções São Paulo SP PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR SEGUNDA-FEIRA 18/09/17 8h00-8h10 Abertura 8h10-9h00

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

CURSOS PRÉ CONGRESSO

CURSOS PRÉ CONGRESSO CURSOS PRÉ CONGRESSO Os cursos ocorrerão no dia 10/10/2018, das 09h às 18h. INTENSIVA NO ADULTO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica o Bruno Prata

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA Diogo Iulli Merten 1 Laura Jurema dos Santos 2 RESUMO O projeto de reabilitação cardiorrespiratória é realizado com pacientes de ambos gêneros, diversas

Leia mais

TRABALHOS APROVADOS PARA A IX JORNADA DE FISIOTERAPIA

TRABALHOS APROVADOS PARA A IX JORNADA DE FISIOTERAPIA TRABALHOS APROVADOS PARA A IX JORNADA DE FISIOTERAPIA SALA S 405 (ANTIGA CAPELA) EIXO: SAÚDE DO IDOSO/ SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM DATA 28/11/2017 (TERÇA-FEIRA) HORÁRIO 9:00 ÀS 12:00 1 T26 - HIDROCINESIOTERAPIA

Leia mais

DATA HORÁRIO TITULO. A MAPA e seu valor de preditividade para doença hipertensiva gestacional em adolescentes primíparas.

DATA HORÁRIO TITULO. A MAPA e seu valor de preditividade para doença hipertensiva gestacional em adolescentes primíparas. DATA HORÁRIO TITULO 27/10/2011 (quinta-feira) 10h30min A MAPA e seu valor de preditividade para doença hipertensiva gestacional em adolescentes primíparas. 27/10/2011 (quinta-feira) 10h45min 27/10/2011

Leia mais

ANÁLISE DOS DESFECHOS DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE SUJEITOS COM DPOC E ICC PARTICIPANTES DO PROJETO DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR 1

ANÁLISE DOS DESFECHOS DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE SUJEITOS COM DPOC E ICC PARTICIPANTES DO PROJETO DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR 1 ANÁLISE DOS DESFECHOS DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE SUJEITOS COM DPOC E ICC PARTICIPANTES DO PROJETO DE REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR 1 MAI, Carla M. G. 3 ; BIAZUS, Jaqueline de F. 4 ; ANTUNES, Vivian

Leia mais

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR Sócios coordenadores: Ft Alessandra Lima Ft Fabrícia Hoff Fisioterapia Área da saúde que, de forma interdisciplinar, diagnostica e trata as disfunções dos sistemas corporais

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

Reabilitação pulmonar na DPOC: uma análise crítica

Reabilitação pulmonar na DPOC: uma análise crítica Reabilitação pulmonar na DPOC: uma análise crítica José R. Jardim Pneumologia Universidade Federal de São Paulo Dispnéia : principal sintoma Reabilitação pulmonar Definição Reabilitação pulmonar é uma

Leia mais

Nº SUBMETIDO POR TÍTULO DO TRABALHO APRESENTAÇÃO DATA INÍCIO FINAL LOCAL

Nº SUBMETIDO POR TÍTULO DO TRABALHO APRESENTAÇÃO DATA INÍCIO FINAL LOCAL 1 ALICE SANTANA VALADARES RIBEIRO 2 ANA CRISTINA SOUSA GUIMARAES 3 ANDRÉ LUIS ANDRADE DE PAULA 4 ANNY CAROLINE MESSIAS DO NASCIMENTO 5 AFONSO VINÌCIUS CLEMENTINO DA SILVA 6 BIANCA MARIS FERNANDES DE AVILA

Leia mais

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR Sócios coordenadores: Ft Alessandra Lima Ft Fabrícia Hoff Fisioterapia Área da saúde que, de forma interdisciplinar, diagnostica e trata as disfunções dos sistemas corporais

Leia mais

RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA A V SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ADMINISTRAÇÃO

RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA A V SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ADMINISTRAÇÃO ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR - APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI PORTARIA MEC 3631 DE 17/10/2005 CNPJ: 05.100.681/0001-83 RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA A V SEMANA DE INICIAÇÃO

Leia mais

APLICABILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO RESPIRATÓRIO: revisão integrativa

APLICABILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO RESPIRATÓRIO: revisão integrativa Autores: Cintia Aline Martins; Laís Leite Ferreira, Jéssica Caroline Arruda Silva, Susilaine Alves, Amanda Araújo Dias, Viviane Ferreira. APLICABILIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS NA AVALIAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA RELAÇÃO DE PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA Medicina / Semiologia Médica / Reprodução Humana / Ginecologia / Obstetrícia 1. Pré-natal de risco habitual; 2. Assistência ao parto eutócico; 3. Doença hipertensiva

Leia mais

Fysio Phorma Valor Proposto

Fysio Phorma Valor Proposto 71.01.000-7 Consulta 30,00 15,00 - RNHF 71.02.000-8 Exames e Testes 30,00 71.02.001-0 Análise Eletroneuromiográfica 50,00 para verificação da potencialidade contrátil das fibras musculares, cronaximetria

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE IDOSO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA Paulo César Gottardo 1, Ana Quézia Peixinho Maia¹, Igor Mendonça do Nascimento

Leia mais

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA DIAFRAGMÁTICA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Resumo FERNANDA BOBIG. 1 ; MARCOS, G.R.J 2. A doença pulmonar obstrutiva crônica,

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA Clínica Médica e Cirúrgica I INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA João Adriano de Barros Disciplina de Pneumologia Universidade Federal do Paraná Objetivos da Aula... Importância da IRA devido a sua alta mortalidade

Leia mais

10 a 16 de setembro de 2018 São Paulo - SP

10 a 16 de setembro de 2018 São Paulo - SP 10 a 16 de setembro de 2018 São Paulo - SP Auditório MIC Av. Jornalista Roberto Marinho, 85 10º Andar Cidade Monções São Paulo SP Coordenadora Dra. Lais Helena Navarro e Lima Vice-diretora científica -

Leia mais

Programa Oficial Preliminar

Programa Oficial Preliminar Programa Oficial Preliminar 18/02/2019 14/08/2019 - Quarta-feira AUDITÓRIO 1 CURSO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 08:00-09:30 - Módulo 1 - Radiografia de tórax 08:00-08:20 - Revisitando os principais sinais

Leia mais

RESULTADO 1ª FASE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RESULTADO 1ª FASE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EDITAL 04/2018 - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018-2019 CURSO: MEDICINA ÁREA: MEDICINA PREVENTIVA E EPIDEMIOLOGIA NOME DO PROJETO NOME DO ORIENTADOR SITUAÇÃO Soroprevalência e fatores associados

Leia mais

EXIN FISIOTERAPIA

EXIN FISIOTERAPIA EXIN FISIOTERAPIA 2016.2 SÉRIE 4MA e 4MB Assuntos Avaliação do Tônus e Força Muscular. Avaliação da Marcha. Noções de Avaliação em Fisioterapia Neurológica. ADF 3 Avaliação da Coordenação e Equilíbrio.

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Insuficiência Cardíaca: - é uma síndrome clínica na qual existe uma anormalidade na estrutura ou na função cardíaca,

Leia mais

V SIMPÓSIO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016 ENSALAMENTO DE FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA DIA 04/10 MATUTINO

V SIMPÓSIO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016 ENSALAMENTO DE FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA DIA 04/10 MATUTINO V SIMPÓSIO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016 ENSALAMENTO DE FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA DIA 04/10 MATUTINO Aluno Título Avaliador sala Horário JUNIOR DE MELO MACIEL BENEFÍCIOS DA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO

Leia mais

DESCRIÇÃO. Consulta Hospitalar Consulta Ambulatorial Consulta Domiciliar. - tria, reobase, acomodação e curva I/T - por segmento ou membro)

DESCRIÇÃO. Consulta Hospitalar Consulta Ambulatorial Consulta Domiciliar. - tria, reobase, acomodação e curva I/T - por segmento ou membro) = COEFICIENTE DE HONORÁRIOS FISIOTERAPÊUTICOS VALOR: 1 = R$0,56 CAPÍTULO I CONSULTAS FISIOTERAPÊUTICAS CÓDIGOS TUSS 13106901 50000349 13106902 50000144 13106903 50000241 EXAMES FUNCIONAIS Consulta Hospitalar

Leia mais

APRESENTAÇÃO PÔSTER UNIDADE VIA CORPVS. DIA 18 DE MAIO - Educação e Pesquisa em Fisioterapia

APRESENTAÇÃO PÔSTER UNIDADE VIA CORPVS. DIA 18 DE MAIO - Educação e Pesquisa em Fisioterapia EO1 EO2 EO3 EO4 EO5 E06 E07 E08 E09 E10 E11 E12 E13 E14 E15 DIA 18 DE MAIO - Educação e Pesquisa em Fisioterapia 12:00 às 13:00hs PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCOS CARDIOVASCULAR EM OPERADORES DE TELEMARKETING

Leia mais

TRABALHOS APROVADOS- MODALIDADE ORAL

TRABALHOS APROVADOS- MODALIDADE ORAL TRABALHOS APROVADOS- MODALIDADE TÍTULO 01 AULAS PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE 02 ESTUDO MICROBIOLÓGICO DA EFICÁCIA DE TRÊS MÉTODOS DE DEGERMAÇÃO CIRÚRGICA DAS MÃOS UTILIZANDO

Leia mais

Rotineiramente são seguidos alguns critérios para inclusão ou exclusão no programa de assistência domiciliar:

Rotineiramente são seguidos alguns critérios para inclusão ou exclusão no programa de assistência domiciliar: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A modalidade de Assistência Domiciliar caracteriza-se por um conjunto de ações para tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio. Esta modalidade de atendimento

Leia mais

10º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia

10º Fórum de Fisioterapia em Cardiologia 09 de setembro de 2007 - Domingo ABERTURA 08:30-09:00h 09:00-09:30h Auditório 20(300) (5131) Adaptações de técnicas de Fisioterapia Respiratória aplicadas em crianças cardiopatas Presidente: Maria Ignez

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA 1 CORRELATION BETWEEN QUALITY OF LIFE AND RESPIRATORY MUSCLE STRENGTH IN PATIENTS

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO 16 TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FÍSICO EM PACIENTES CARDIOPATAS COM O USO DE PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS (CPAP) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

4 o Simpósio de asma, DPOC e tabagismo

4 o Simpósio de asma, DPOC e tabagismo 4 o Simpósio de asma, DPOC e tabagismo Sérgio Leite Rodrigues Universidade de Brasília 1 1 VNI na DPOC Sérgio Leite Rodrigues Universidade de Brasília 2 2 Porque, ainda, falar de VNI na DPOC? 3 88 hospitais,

Leia mais

PLANO DE AULA. Aulas práticas

PLANO DE AULA. Aulas práticas PLANO DE AULA Disciplina: PCF Fisioterapia Hospitalar e em UTI Professor Emerson dos Santos e Érica Bertaglia de Paula Curso: Fisioterapia Ano 2010 5º. Ano Turma: A Data Atividades temáticas Estratégias/bibliografia

Leia mais

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO RESUMO SEPSE PARA SOCESP 2014 1.INTRODUÇÃO Caracterizada pela presença de infecção associada a manifestações sistêmicas, a sepse é uma resposta inflamatória sistêmica à infecção, sendo causa freqüente

Leia mais

TEMAS LIVRES APROVADOS GERONTOLOGIA

TEMAS LIVRES APROVADOS GERONTOLOGIA TEMAS LIVRES APROVADOS GERONTOLOGIA Nº TÍTULO 14604 AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE MULHERES EXPOSTAS A INALAÇÃO DE FUMAÇA DOMÉSTICA TIPO DE APRESENTAÇÃO 14603 Relação entre incontinência

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Respiratório

Envelhecimento do Sistema Respiratório Envelhecimento do Sistema Respiratório Introdução Alterações decorrentes do envelhecimento afetam desde os mecanismos de controle até as estruturas pulmonares e extrapulmonares que interferem no processo

Leia mais

Análise eletroterapêutica. acomodação e curva I/T - por segmento ou membro) Dinamometria (analógica ou 300 CHF R$ 141,00

Análise eletroterapêutica. acomodação e curva I/T - por segmento ou membro) Dinamometria (analógica ou 300 CHF R$ 141,00 CAPÍTULO I Consulta Fisioterapêutica 13106901 50000349 Consulta Hospitalar 13106902 50000144 Consulta Ambulatorial 13106903 50000241 Consulta Domiciliar CAPÍTULO II Exames e Testes Funcionais 13106904

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA VIALE, C. S. S.; SANTOS, K. K. V.; HAYASHI, D. Resumo: O objetivo deste trabalho

Leia mais

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA E À DOCÊNCIA E IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UNICHRISTUS CURSO DE FISIOTERAPIA

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA E À DOCÊNCIA E IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UNICHRISTUS CURSO DE FISIOTERAPIA CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA E À DOCÊNCIA E IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DA CURSO DE FISIOTERAPIA 1 Data: 20/08/2014 Dia: Terça-feira : 19h às 20h Local: Auditório

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

CRITÉRIOS E EXAMES COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DE ANESTESIA PARA EXAMES DIAGNÓSTICOS

CRITÉRIOS E EXAMES COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DE ANESTESIA PARA EXAMES DIAGNÓSTICOS ELABORADO EM 13/06/2012 REVISÃO EM 13/06/2014 REVISÃO EM 30/03/16 PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA CRITÉRIOS E EXAMES COMPLEMENTARES PARA REALIZAÇÃO DE ANESTESIA PARA EXAMES DIAGNÓSTICOS 1. Critérios

Leia mais

Sepse Professor Neto Paixão

Sepse Professor Neto Paixão ARTIGO Sepse Olá guerreiros concurseiros. Neste artigo vamos relembrar pontos importantes sobre sepse. Irá encontrar de forma rápida e sucinta os aspectos que você irá precisar para gabaritar qualquer

Leia mais

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS 1 Obteve alteração das nomenclaturas referentes a alguns procedimentos. Onde se lê: sessão Leia se: atendimento. Conforme

Leia mais

Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento XIII Curso Nacional de Atualização em Pneumologia MARÍLIA MONTENEGRO CABRAL Professora da Universidade de Pernambuco Médica da Clínica de Sono do Recife Rio de

Leia mais

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FIBROSE CÍSTICA Doença com comprometimento sistêmico, e que também acomete o pulmão. Causa acúmulo de secreção pulmonar devido a alteração genética, e resulta em processo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 29/06/2012

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 29/06/2012 RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 29/06/2012 NÃO ACEITO Nº CAAE TÍTULO DO PROJETO SITUAÇÃO 01 01725912.6.0000.5539 A GESTAÇÃO NOS EXTREMOS REPRODUTIVOS: UM ESTUDO

Leia mais

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas. 08h:15min 10h

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas. 08h:15min 10h Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vagas Local 23/10/2017 08:00 - Abertura do evento 23/10/2017 NOÇÕES BÁSICAS DE PODOPOSTUROLOGIA 08h:15min 10h Dr. Zari Neto - Crefito10 127789-F Responsável Técnico

Leia mais

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento. 8h:15min 10h

Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento. 8h:15min 10h Dia Tema Palestrante CH Resumo Nº de Vaga s 23/10/2017 8:00 - Abertura do evento Local 23/10/2017 NOÇÕES BÁSICAS DE PODOPOSTUROL OGIA Dr. Zari Neto Fisioterapeuta- Crefito10 127789-F Responsável Técnico

Leia mais

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012

RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012 RESULTADO DE AVALIAÇÕES DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DO CEP - CESUMAR ATÉ O DIA 14/12/2012 NÃO ACEITO Nº CAAE TÍTULO DO PROJETO SITUAÇÃO 01 07303612.0.0000.5539 PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA

Leia mais

(83)

(83) (83) 3322.3222 contato@cneh.com.br www.cneh.com.br PERFIL DE MORBIMORTALIDADE DE IDOSOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Yoshyara da Costa Anacleto Estrela 1 ; Ariany Cibelle Costa Rezende 1 ; Joelly Holanda

Leia mais

FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR

FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR Local: Auditório Quartzo 10:10 às 10:25 - ATIVIDADE DOS MÚSCULOS PERIFÉRICOS E RESPIRATÓRIOS DURANTE O INCREMENTAL SHUTTLE WALKING TEST EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017 ÁREA TEMÁTICA: 1 ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 10/2013 ÁREA DO CONHECIMENTO / MATÉRIA: Ciências Básicas da Saúde / Biointeração 1. Distúrbios Endócrinos do controle glicêmico: patologia,

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Pneumologia Código: Fisio 219 Pré-requisito: Fisioterapia em Neurologia

Leia mais

Resumos Aprovados para Apresentação de Pôster: Aspectos Clínicos da Deficiência Transversal de Maxila

Resumos Aprovados para Apresentação de Pôster: Aspectos Clínicos da Deficiência Transversal de Maxila Resumos Aprovados para Apresentação de Pôster: Aspectos Clínicos da Deficiência Transversal de Maxila Atenção odontológica em unidade de terapia intensiva: revisão de literatura Atual estágio dos sistemas

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2016 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2016 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2016 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS Código Procedimento Autorização Prévia Valor 2.01.03.00-0

Leia mais

ANALISE DA FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA APÓS PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA

ANALISE DA FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA APÓS PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA ANALISE DA FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA APÓS PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA INTRODUÇÃO ABREU, SABRINA PAINI DE 1 TAGLIETTI, MARCELO 2 Faculdade Assis Gurgacz

Leia mais

18 de Outubro (4ª feira) CURSOS PRÉ-CONGRESSO

18 de Outubro (4ª feira) CURSOS PRÉ-CONGRESSO 18 de Outubro (4ª feira) CURSOS PRÉ-CONGRESSO Curso: Ventilação Mecânica Básica Ministrantes: Luciano Chicayban e Alexandre Pereira Horário: 8:00 12:00 horas Insuficiência Respiratória Aguda Princípios

Leia mais

Hipertensão Arterial. Educação em saúde. Profa Telma L. Souza

Hipertensão Arterial. Educação em saúde. Profa Telma L. Souza Hipertensão Arterial Educação em saúde Profa Telma L. Souza Introdução Conceito Importância HAS DHEG Metas Estratégica Classificação de pressão Fatores de risco Tratamento Introdução Conceito Pressão arterial

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA MORBIMORTALIDADE DE IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

CARACTERIZAÇÃO DA MORBIMORTALIDADE DE IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CARACTERIZAÇÃO DA MORBIMORTALIDADE DE IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO Tatiana Ferreira da Costa (UFPB), e-mail: tatxianaferreira@hotmail.com Rosângela Alves Almeida Bastos (UFPB),

Leia mais

Avaliação Funcional e sua Aplicação na Reabilitação de Pacientes com Doença Pulmonar Crônica

Avaliação Funcional e sua Aplicação na Reabilitação de Pacientes com Doença Pulmonar Crônica Avaliação Funcional e sua Aplicação na Reabilitação de Pacientes com Doença Pulmonar Crônica Dr. Marcelo Velloso, PhD Departamento de Fisioterapia Universidade Federal de Minas Gerais MODELO DE DISPNÉIA

Leia mais

I MÓDULO Grandes Síndromes Clínicas: Sinais e Sintomas 6 Semanas: 1ª a 6ª semana SEMANA DIA HORÁRIO PROF. SALA CONTEÚDO

I MÓDULO Grandes Síndromes Clínicas: Sinais e Sintomas 6 Semanas: 1ª a 6ª semana SEMANA DIA HORÁRIO PROF. SALA CONTEÚDO Distribuição Esquemática das Atividades Didáticas do Curso de Medicina - UFSJ/SEDE 4º PERÍODO Semana Unidades Curriculares Turno Seg Ter Qua Qui Sex 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Módulo

Leia mais

Distúrbios ventilatórios 02/05/2016. PLETISMOGRAFIA (Volumes e Rva) FUNÇÃO PULMONAR ALÉM DA ESPIROMETRIA. Distúrbio Ventilatório OBSTRUTIVO

Distúrbios ventilatórios 02/05/2016. PLETISMOGRAFIA (Volumes e Rva) FUNÇÃO PULMONAR ALÉM DA ESPIROMETRIA. Distúrbio Ventilatório OBSTRUTIVO FUNÇÃO PULMONAR ALÉM DA ESPIROMETRIA Maria Raquel Soares Doutora em pneumologia pela UNIFESP São Paulo - SP PLETISMOGRAFIA (Volumes e Rva) Arthur Dubois Dubois AB et al. J. Clinic Invest 1956,35: 327-335

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO DE INVERNO EM FISIOTERAPIA NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE CRICIÚMA

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO DE INVERNO EM FISIOTERAPIA NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE CRICIÚMA Relato de Experiência DE INVERNO EM FISIOTERAPIA NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE CRICIÚMA Joice de Abreu Brandolfi 1, Nathaly Willemann Medeiros 1, Maria Argentina de Souza Iens 2, Évelin Vicente 1 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) COMO TRATAR A SAOS NO PACIENTE COM DPOC? II CURSO NACIONAL DE SONO MARÍLIA MONTENEGRO CABRAL Professora da Universidade de Pernambuco Médica da Clínica de Sono do Recife São Paulo, 24 de março de 2012

Leia mais

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva - 2009 Programa de Reabilitação Pulmonar Rosângela H. Araújo Santos Divisão Cooperados Total: 838 0,04% Gerência Executiva da Assistência e Promoção à Saúde

Leia mais

VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO CARIRI

VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO CARIRI APRESENTAÇÕES BANNER 28/10 10:30h colocação dos Banner LOCAL COD TÍTULO 1º AUTOR 01 PERFIL CLÍNICO E SOCIAL DE PESSOAS IDOSAS ALTINO PLÁCIDO BAN010 INSTITUCIONALIZADAS COM ALZHEIMER ALVES DOS SANTOS PRESCRIÇÃO

Leia mais

1 DO RESULTADO PRELIMINAR

1 DO RESULTADO PRELIMINAR RESULTADO PRELIMINAR - Processo Seletivo para formação de banco de dados de projetos de pesquisa a serem apoiados pelo Programa de Iniciação Científica PIC/ESCS e pelo Programa de Iniciação Científica

Leia mais

XXI CONGRESSO CEARENSE DE CARDIOLOGIA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 06 de agosto de 2015 Cardiologia

XXI CONGRESSO CEARENSE DE CARDIOLOGIA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 06 de agosto de 2015 Cardiologia XXI CONGRESSO CEARENSE DE CARDIOLOGIA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 06 de agosto de 2015 Cardiologia Sala 01 08h00 08h30 SESSÃO DE TEMA LIVRE ORAL 08h30 09h30 MESA REDONDA Discutindo as Diretrizes 08h30 08h45

Leia mais

A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO

A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE UM PACIENTE COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA: ESTUDO DE CASO NASCIMENTO, A. K. do 1 ; RODRIGUES-JR, G. M. 2 RESUMO O objetivo foi avaliar o efeito

Leia mais