HISTÓRIA DA COLETA CIENTÍFICA DE MATERIAL BIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA DA COLETA CIENTÍFICA DE MATERIAL BIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RJ"

Transcrição

1 HISTÓRIA DA COLETA CIENTÍFICA DE MATERIAL BIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RJ Rodrigo de Oliveira Lula Salles 1 & Alexandre Takio Kitagawa 2 1. Biólogo, Msc. em Zoologia, Doutorando em Zoologia, Museu Nacional/UFRJ (sallesbio@gmail.com) 2. Biólogo, Msc. em Ciência Animal, Discente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias FEUDUC. RESUMO O Museu Nacional apresenta um dos maiores acervos históricos brasileiros, com importantes coletas realizadas em áreas atualmente urbanizadas. Essas coleções resgatam a historia de como uma determinada área poderia ser antes de se urbanizar, servindo de subsídio para estudos recentes. No presente estudo foi realizado o levantamento das coletas biologicas realizadas no Município de Duque de Caxias. Onde destacasse dois momentos importantes, o primeiro na década de 40 e o segundo no final do século XX. Essas coletas resultaram na publicação de importantes estudos. Palavras-chave: Pesquisa Cientifica; Antonio Passarelli; Parque Natural Municipal da Taquara.

2 INTRODUÇÃO O Museu Nacional criado no século XIX por D. João VI, apresenta um dos maiores acervos históricos brasileiros (IBRAM, 2013). Tais coleções apresentam coletas realizadas em regiões atualmente urbanizadas, como a Baixada Fluminense, destacando o Município de Duque de Caxias (SALLES & SILVA-SOARES, 2010). O Município de Duque de Caxias possui 465km² (IBGE, 2013) sendo o segundo maior em extensão da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Contudo, o município sofre com grandes pressões antrópicas, existindo apenas quatro unidades de conservação no município (COSTA & PRANTERA, 2007). A forma de resgatar a riqueza biológica original de um determinado local é através dos registros históricos. Por isso, as coleções são de extrema importância, pois nos mostra parte dessa biodiversidade que existia na área, servindo de subsídio para estudos recentes (SALLES et al., 2009; SALLES et al.,2010; SALLES & SILVA-SOARES, 2010). Desta forma, o objetivo do presente estudo foi fazer o levantamento histórico da coleta científica de material biológico realizada no Município de Duque de Caxias. METODOLOGIA Para analisar as coletas realizadas no Município de Duque de Caxias, foram consultados os livros tombos das coleções zoológicas do Museu Nacional, anotando o táxon, localidade, data de coleta, e coletor. Paralelamente a isso, foi feito o levantamento bibliográfico dos estudos com coletas biológicas realizados no Parque Natural Municipal da Taquara.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO As coletas de material biológico do Município de Duque de Caxias se destacam em dois momentos, o primeiro na década de 40 e o segundo no final do século XX. Durante a década de 40, residiu em Barro Branco, terceiro distrito do Município de Duque de Caxias, um farmacêutico, Antônio Passarelli. Além de farmacêutico, o Senhor Passarelli, foi um importante coletor do Museu Nacional, realizando diversas coletas zoológicas no município. Suas coletas se concentraram no segundo distrito, na Cidade das Meninas (atual bairro Cidade dos Meninos), e no terceiro distrito, em Barro Branco e Serra da Estrela (Bairro da Taquara). O senhor Passarelli foi o pioneiro nas coletas caxiense, onde se destacam três espécies de anfíbios: Hypsiboas secedens: É uma perereca de médio porte, descrita originalmente como Hyla secedens por Bertha Lutz, em 1963 a partir de cinco espécimes coletados por A. Passarelli em novembro de 1942 (LUTZ, 1963). Essa espécie até 2009 era endêmica de Duque de Caxias, sendo conhecida apenas pela série tipo (WEBER et al., 2009). Atualmente, a espécie possui três registros, a localidade tipo (Barro Branco, Duque de Caxias), Guapimirim e Cachoeiras de Macacú, todos no Estado do Rio de Janeiro (WEBER et al., 2009). Arcovomer passarellii: É uma rã de pequeno porte, descrita pelo Sr. Antenor Mello Leitão de Carvalho, em 1954 a partir de um único espécime coletado por A. Passarelli em novembro de 1944 (CARVALHO, 1954). O nome da espécie foi em homenagem ao Sr. Passarelli por ter coletado o holótipo e pelas importantes coletas realizadas.

4 Physallaemus soaresi: É uma rã de pequeno porte, descrita pelo Sr. Eugênio Izecksohn, em 1965 a partir de espécimes coletados no Horto Florestal de Santa Cruz, Município de Itaguaí (IZECKSONH, 1965). A espécie era considerada endêmica do Horto Florestal de Santa Cruz. Sendo que em março de 1943, foram coletados 12 espécimes em Barro Branco pelo Sr. A. Passarelli. Atualmente a espécie é conhecida e registrada para o Horto (Localidade tipo), Barro Branco e Serra do Mendanha, Município do Rio de Janeiro. O segundo momento das coletas biológicas no Município de Duque de Caxias foi a partir da criação do Parque Natural Municipal da Taquara (PNMT), apesar do mesmo ter sido criado em 1992, as pesquisas científicas começaram de fato em 1998, com o levantamento das orquídeas do PNMT (SANTANA, 2000). Posteriormente, em 2006 foi realizado o inventário dos anfíbios do parque (SALLES et al., 2009). Tal inventário apresentou a maior biodiversidade dos anfíbios do Estado do Rio de Janeiro, e a segunda maior da Mata Atlântica. Além do disso, nesse mesmo trabalho foi ampliada a distribuição geográfica de duas espécies de rãs (Euparkerella cochranae e Hylodes pipilans), conhecidas anteriormente apenas para duas localidades (IZECKSOHN, 1988; CANEDO & POMBAL, 2007; ROCHA, et al., 2007; SILVA-SOARES et al., 2008). Além disso, o município possui a maior biodiversidade de anfíbios dos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro já inventariados (informação pessoal). Paralelo ao inventário dos anfíbios do PNMT foi realizado o dos répteis (Salles et al., 2010), onde o parque também apresenta uma biodiversidade muito boa, com 31 espécies, se tornando um trabalho de referência. Ainda em 2010, é publicada a listagem dos répteis do Município de Duque de Caxias (SALLES & SILVA-SOARES, 2010).

5 Apesar dos esforços durante as recentes coletas no Município de Duque de Caxias, não foram re-encontradas as três espécies de anfíbios coletadas apenas por A. Passarelli (Hypsiboas secedens, Arcovomer passarellii e Physalaemus soaresi). Em contra partida, as duas espécies de rãs registradas por Salles et al. (2009) não foi anteriormente coletada. Tal questão mostra a importância do inventário faunístico ser realizado em um longo período, para mostrarmos a biodiversidade o mais próximo da realidade possível. E em relação as espécies registradas apenas por A. Passarelli, será que as mesmas não foram recapturadas por não existirem mais no Município de Duque de Caxias? BIBLIOGRAFIA Canedo, C.; Pombal Jr., J.P. (2007): Two new species of torrent frog of the genus Hylodes (Anura, Hylodidae) with nuptial thumb tubercles. Herpetologica 63(2): Carvalho, A.L A preliminary synopsis of the genera of American microhylid frogs. Occas. Pap. Mus. Zool. Univ. Michigan 555: Costa, F.R.; Prantera, M.T. (2007): Área de Proteção Ambiental no Município de Duque de Caxias. Saúde & Ambiente em Revista 2(1): IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2013): Cidades@. Disponível em < Acesso em 29 de setembro de IBRAM Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (2013). Disponível em < Acesso em 29 de setembro de Izecksohn, E. (1965): Uma nova espécie de "Physalaemus" Fitzinger, do Estado do Rio de Janeiro (Amphibia, Anura). Revista Brasileira de Biologia 25(2): Izecksohn, E. (1988): Algumas considerações sobre o gênero Euparkerella, com a descrição de três novas espécies (Amphibia, Anura, Leptodactylidae). Revista Brasileira de Biologia 48(1):

6 Lutz, B. (1963): New species of Hyla from Southeastern Brazil. Copeia 1963(3): Rocha, C.F.D.; Vrcibradic, D.; Kiefer, M.C.; Almeida-Gomes, M.; Borges-Junior, V.N.T.; Carneiro, P.C.F.; Marra, R.; Almeida-Santos, P.; Siqueira, C.C.; Goyannes-Araújo, P.; Fernandes, C.G.A.; Rubião, E.C.N.; Van-Sluys, M. (2007): A survey of the leaflitter frog assembly from an Atlantic forest area (Reserva Ecológica de Guapiaçu) in Rio de Janeiro state, Brazil, with an estimate of frog densities. Tropical Zoology 20(1): Salles, R.O.L.; Silva-Soares, T. (2010): Répteis do município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. Biotemas 23(2): Salles, R.O.L.; Weber, L.N.; Siva-Soares, T. (2009): Amphibia, Parque Natural Municipal da Taquara, municipality of Duque de Caxias, state of Rio de Janeiro, Southeastern Brasil. Check List 5(4): Salles, R.O.L., Weber, L.N.; Siva-Soares, T. (2010): Reptiles, Squamata, Parque Natural Municipal da Taquara, municipality of Duque de Caxias, state of Rio de Janeiro, Southeastern Brasil. Check List 6(2): Santana, I.C. (2000): A família Orchidaceae no Parque Municipal da Taquara, Duque de Caxias, RJ. Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Botânica. Silva-Soares, T., Weber, L.N.; Salles, R.O.L. (2008): Amphibia, Anura, Hylodidae, Hylodes pipilans: Distribution extension. Check List 4(3): Weber, L.N.; Silva-Soares, T.; Salles, R.O.L. (2009): Amphibia, Anura, Hylidae, Hypsiboas secedens: Reassessment of type locality coordinates and distribution extension. Check List 5(2):

Novos registros de Dendropsophus anceps (Anura, Hylidae), para os estados do Rio de Janeiro e Bahia

Novos registros de Dendropsophus anceps (Anura, Hylidae), para os estados do Rio de Janeiro e Bahia Biotemas, 23 (1): 229-234, março de 2010 ISSN 0103 1643 229 Comunicação Breve Novos registros de Dendropsophus anceps (Anura, Hylidae), para os estados do Rio de Janeiro e Bahia Rodrigo de Oliveira Lula

Leia mais

IMPORTÂNCIA HISTÓRICO-AMBIENTAL DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA TAQUARA, DUQUE DE CAXIAS - RJ

IMPORTÂNCIA HISTÓRICO-AMBIENTAL DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA TAQUARA, DUQUE DE CAXIAS - RJ IMPORTÂNCIA HISTÓRICO-AMBIENTAL DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA TAQUARA, DUQUE DE CAXIAS - RJ Alexandre Takio Kitagawa 1 & Rodrigo de Oliveira Lula Salles 2 1. Biólogo, Msc. em Ciência Animal, Discente

Leia mais

Primeiro registro de Rhinella pombali e novos registros de R. crucifer e R. ornata no Estado do Rio de Janeiro, Brasil (Amphibia, Anura, Bufonidae)

Primeiro registro de Rhinella pombali e novos registros de R. crucifer e R. ornata no Estado do Rio de Janeiro, Brasil (Amphibia, Anura, Bufonidae) Biotemas, 22 (4): 231-235, dezembro de 2009 ISSN 0103 1643 231 Comunicação Breve Primeiro registro de Rhinella pombali e novos registros de R. crucifer e R. ornata no Estado do Rio de Janeiro, Brasil (Amphibia,

Leia mais

INVENTÁRIO PRELIMINAR DA ANUROFAUNA NA SERRA DAS TORRES, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL

INVENTÁRIO PRELIMINAR DA ANUROFAUNA NA SERRA DAS TORRES, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL INVENTÁRIO PRELIMINAR DA ANUROFAUNA NA SERRA DAS TORRES, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL PRELIMINARY SURVEY OF ANURAN FAUNA IN THE SERRA DAS TORRES, STATE OF ESPÍRITO SANTO, BRAZIL JOSÉ LUIZ HELMER Biólogo,

Leia mais

Levantamento Preliminar da Herpetofauna em um Fragmento de Mata Atlântica no Observatório Picos dos Dias, Brasópolis, Minas Gerais

Levantamento Preliminar da Herpetofauna em um Fragmento de Mata Atlântica no Observatório Picos dos Dias, Brasópolis, Minas Gerais Levantamento Preliminar da Herpetofauna em um Fragmento de Mata Atlântica no Observatório Picos dos Dias, Brasópolis, Minas Gerais Ademir Henrique Vilas Boas* 1,2,3, Flávio de Vasconcelos Camargo 1,2,3,

Leia mais

Revista Nordestina de Zoologia

Revista Nordestina de Zoologia Revista Nordestina de Zoologia ISSN 1808-7663 Volume 5 Número 2 Ano 2011 Revista da Sociedade Nordestina de Zoologia Revista Nordestina de Zoologia Recife V. 5 N. 2 P. 53-57 2011 AMPHIBIA, ANURA, HYLIDAE,

Leia mais

Estudos em ecologia de Anfíbios, Répteis e Bromélias na Ilha Grande: Subsídios para integração de pesquisas em módulos RAPELD

Estudos em ecologia de Anfíbios, Répteis e Bromélias na Ilha Grande: Subsídios para integração de pesquisas em módulos RAPELD Estudos em ecologia de Anfíbios, Répteis e Bromélias na Ilha Grande: Subsídios para integração de pesquisas em módulos RAPELD Prof. Carlos Frederico Duarte da Rocha Departamento de Ecologia, Instituto

Leia mais

BIODIVERSIDADE DE ANFÍBIOS EM AMBIENTES DE MATA ATLÂNTICA E ANTRÓPICOS NA REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS

BIODIVERSIDADE DE ANFÍBIOS EM AMBIENTES DE MATA ATLÂNTICA E ANTRÓPICOS NA REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS BIODIVERSIDADE DE ANFÍBIOS EM AMBIENTES DE MATA ATLÂNTICA E ANTRÓPICOS NA REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS Jacqueline P. FRANCISCO 1 ; Julio A. LOBO 2 ; Josué dos S. FERREIRA 3 ; Marcos M. de SOUZA 4. RESUMO

Leia mais

Relatório Parcial FCTY-RTP-HPT Referência: Diagnóstico da Herpetofauna. Fevereiro/2014. At.: Gerência de Sustentabilidade FCTY

Relatório Parcial FCTY-RTP-HPT Referência: Diagnóstico da Herpetofauna. Fevereiro/2014. At.: Gerência de Sustentabilidade FCTY Relatório Parcial FCTY-RTP-HPT-001-01-14 Referência: Diagnóstico da Herpetofauna. Fevereiro/2014 At.: Gerência de Sustentabilidade FCTY Fevereiro de 2014 1 APRESENTAÇÃO... 1 2 METODOLOGIA... 2 3 RESULTADOS

Leia mais

CAPÍTULO 12 ANFÍBIOS NOS REMANESCENTES FLORESTAIS DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CAPÍTULO 12 ANFÍBIOS NOS REMANESCENTES FLORESTAIS DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CAPÍTULO 12 ANFÍBIOS NOS REMANESCENTES FLORESTAIS DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CAPÍTULO 12 12 ANFÍBIOS NOS REMANESCENTES FLORESTAIS 12 DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Distribuição,

Leia mais

ZOOCIÊNCIAS 10(1): 73-76, abril 2008

ZOOCIÊNCIAS 10(1): 73-76, abril 2008 Observação do comportamento predatório de Liophis miliaris orinus em Hylodes meridionalis.73 Revista Brasileira de ZOOCIÊNCIAS 10(1): 73-76, abril 2008 ISSN 1517-6770 Comunicação Científica Observação

Leia mais

O CANTO DE ANÚNCIO DE SCINAX LUIZOTAVIOI (CARAMASCHI & KISTEUMACHER, 1989) (ANURA, HYLIDAE) 1

O CANTO DE ANÚNCIO DE SCINAX LUIZOTAVIOI (CARAMASCHI & KISTEUMACHER, 1989) (ANURA, HYLIDAE) 1 Arquivos do Museu Nacional, Rio de Janeiro, v.67, n.1-2, p.73-79, jan./jun.2009 ISSN 0365-4508 O CANTO DE ANÚNCIO DE SCINAX LUIZOTAVIOI (CARAMASCHI & KISTEUMACHER, 1989) (ANURA, HYLIDAE) 1 (Com 2 figuras)

Leia mais

BIODIVERSIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DO LITORAL DO ESTADO DA BAHIA

BIODIVERSIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DO LITORAL DO ESTADO DA BAHIA TÍTULO DO RESUMO BIODIVERSIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DO LITORAL DO ESTADO DA BAHIA 1. Bolsista FAPESB/CNPq, Verônica Santos de Andrade Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Estadual

Leia mais

Projeto de Ensino de Graduação

Projeto de Ensino de Graduação Projeto de Ensino de Graduação Treinamento em Técnicas de Manejo e Gerenciamento de Coleções Zoológicas 2019-2020 Histórico Fundação 1991; Levantamento Preliminar da Fauna da Região do Passo do Lontra,

Leia mais

Coordenador - Prof. Alan Freitas Machado. Difusão e Popularização de C&T Período: Atual

Coordenador - Prof. Alan Freitas Machado. Difusão e Popularização de C&T Período: Atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Coordenação de Pesquisa CPesq Projetos DCIEN (Atualização em Março de 2014) Coordenador - Prof. Alan Freitas Machado Difusão

Leia mais

Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Nat., Belém, v. 4, n. 3, p , set.- dez. 2009

Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Nat., Belém, v. 4, n. 3, p , set.- dez. 2009 Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Nat., Belém, v. 4, n. 3, p. 355-361, set.- dez. 2009 Primeira ocorrência de Tupinambis quadrilineatus Manzani & Abe, 1997 (Squamata: Teiidae) no bioma Amazônia First

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia.

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia. Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia Biodiversidade P r o fe s s or D r. O r i e l H e r re ra B o n i l l a M o n i to

Leia mais

Eugenio Izecksohn (14/05/ /06/2013)

Eugenio Izecksohn (14/05/ /06/2013) 66 Eugenio Izecksohn (14/05/1932 03/06/2013) Ana Maria Paulino Telles de Carvalho e Silva 1 e Sergio Potsch de Carvalho e Silva 2 1 Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, BAHIA (HUESB)

HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, BAHIA (HUESB) HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, BAHIA (HUESB) Guadalupe Edilma Licona de Macedo (curadora) Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié,

Leia mais

Predação de Ameiva ameiva Linnaeus, 1758 por Tropidurus hispidus (Spix, 1825) em um fragmento urbano de Mata Atlântica, Recife, PE

Predação de Ameiva ameiva Linnaeus, 1758 por Tropidurus hispidus (Spix, 1825) em um fragmento urbano de Mata Atlântica, Recife, PE ISSN 1517-6770 Comunicação Científica Predação de Ameiva ameiva Linnaeus, 1758 por Tropidurus hispidus (Spix, 1825) em um fragmento urbano de Mata Atlântica, Recife, PE Marina Falcão Rodrigues 1, Ednilza

Leia mais

CRIAÇÃO DA COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DO IFCATARINENSE-CAMPUS ARAQUARI E DE UM SISTEMA DE CATALOGAÇÃO: SEGUNDA ETAPA

CRIAÇÃO DA COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DO IFCATARINENSE-CAMPUS ARAQUARI E DE UM SISTEMA DE CATALOGAÇÃO: SEGUNDA ETAPA CRIAÇÃO DA COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DO IFCATARINENSE-CAMPUS ARAQUARI E DE UM SISTEMA DE CATALOGAÇÃO: SEGUNDA ETAPA Autores : Hiago William PETRIS¹; Daniel Meneguello LIMEIRA²; Artur de Lima PRETO². Identificação

Leia mais

O Laboratório de Taxonomia e História Natural de Anfíbios AMPHIBIA O PPG em Biodiversidade & Evolução

O Laboratório de Taxonomia e História Natural de Anfíbios AMPHIBIA O PPG em Biodiversidade & Evolução Laboratório de Taxonomia e História Natural de Anfíbios - AMPHIBIA O Laboratório de Taxonomia e História Natural de Anfíbios AMPHIBIA O PPG em Biodiversidade & Evolução Professor Marcelo Felgueiras Napoli

Leia mais

REPERTÓRIO VOCAL DE HYLODES PHYLLODES (AMPHIBIA, ANURA, HYLODIDAE)

REPERTÓRIO VOCAL DE HYLODES PHYLLODES (AMPHIBIA, ANURA, HYLODIDAE) Volume 46(17):203-209, 2006 REPERTÓRIO VOCAL DE HYLODES PHYLLODES (AMPHIBIA, ANURA, HYLODIDAE) MARÍLIA T. HARTMANN 1,2 PAULO A. HARTMANN 2 CÉLIO F.B. HADDAD 3 ABSTRACT Hyllodes phyllodes is a diurnal frog,

Leia mais

LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA ANUROFAUNA EM UMA ÁREA DE CERRADO ENTRE DIAMANTINA E AUGUSTO DE LIMA, MINAS GERAIS, BRASIL.

LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA ANUROFAUNA EM UMA ÁREA DE CERRADO ENTRE DIAMANTINA E AUGUSTO DE LIMA, MINAS GERAIS, BRASIL. LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA ANUROFAUNA EM UMA ÁREA DE CERRADO ENTRE DIAMANTINA E AUGUSTO DE LIMA, MINAS GERAIS, BRASIL. Siqueira, R.C.; Teieira, T.M.; Oliveira Júnior, P.R.; Guedes, E.A.; Sousa, V.M.; Melo,

Leia mais

RIQUEZA E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DE ANUROS EM ÁREA REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

RIQUEZA E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DE ANUROS EM ÁREA REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. RIQUEZA E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DE ANUROS EM ÁREA REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Danielle Maria de Moraes 1 ; Tatiana Kely Conceição Manso 2 ; Vilma Lucia dos Santos Almeida

Leia mais

Anfíbios de dois fragmentos de Mata Atlântica no município de Rio Novo, Minas Gerais

Anfíbios de dois fragmentos de Mata Atlântica no município de Rio Novo, Minas Gerais ISSN 1517-6770 Anfíbios de dois fragmentos de Mata Atlântica no município de Rio Novo, Minas Gerais Gelson Genaro Renato Neves Feio 1 & Paula Leão Ferreira 1 Amphibians of two fragments of Atlantic Forest

Leia mais

Anurans from two high-elevation areas of Atlantic Forest in the state of Rio de Janeiro, Brazil

Anurans from two high-elevation areas of Atlantic Forest in the state of Rio de Janeiro, Brazil doi: 10.1590/S1984-46702011000400007 Anurans from two high-elevation areas of Atlantic Forest in the state of Rio de Janeiro, Brazil Carla C. Siqueira 1 ; Davor Vrcibradic 2 ; Thiago A. Dorigo 3 & Carlos

Leia mais

Chec List Journal of species lists and distribution

Chec List Journal of species lists and distribution Check List 8(6): 1047 1051, 2012 2012 Check List and Authors ISSN 1809-127 (available at www.checklist.org.br) Chec List Journal of species lists and distribution L i s t s of Species Amphibia, Anura,

Leia mais

Chec List Journal of species lists and distribution

Chec List Journal of species lists and distribution ISSN 1809-127X (online edition) 2011 Check List and Authors Open Access Freely available at www.checklist.org.br Chec List Journal of species lists and distribution L i s t s of Species Herpetofauna, Estação

Leia mais

Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. Nova Série

Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. Nova Série Boletim do Museu de Biologia BOLETIM DO MUSEU DE BIOLOGIA MELLO LEITÃO GOVERNO DO BRASIL PRESIDENTE DA REPÚBLICA Michel Temer MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Gilberto Kassab DIRETOR

Leia mais

Cássio Zocca¹,*, João Filipe Riva Tonini² & Rodrigo Barbosa Ferreira 1,3

Cássio Zocca¹,*, João Filipe Riva Tonini² & Rodrigo Barbosa Ferreira 1,3 Bol. Mus. Biol. Mello Leitão (N. Sér.) 35:105-117. Julho de 2014 Uso do espaço por anuros em ambiente urbano de Santa Teresa, Espírito Santo Cássio Zocca¹,*, João Filipe Riva Tonini² & Rodrigo Barbosa

Leia mais

IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA

IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA. 2015 259 As Coleções Zoológicas do Instituto Nacional da Mata Atlântica: Do Regional ao Nacional Silva, J.P. ¹,²*; Sarmento-Soares, L.M.¹,² Martins-Pinheiro,

Leia mais

NEWSLETTER BICHO DO MATO INSTITUTO DE PESQUISA

NEWSLETTER BICHO DO MATO INSTITUTO DE PESQUISA PHOTO MAGAZINE- CATALOG TEMPLATE NEWSLETTER BICHO DO MATO INSTITUTO DE PESQUISA Foto: Roberto Murta FEVEREIRO 2018 Nº10 1 PHOTO MAGAZINE- CATALOG TEMPLATE 11 FEVEREIRO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E

Leia mais

TERMO DE SELEÇÃO 001/2017

TERMO DE SELEÇÃO 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE MUSEUS E ESPAÇOS DE CIÊNCIA Campus Universitário Viçosa, MG 36570-900 Telefone: (31) 3899-2498 E-mail: museus@ufv.br TERMO DE SELEÇÃO

Leia mais

Maio de 2011 BREVE HISTÓRICO

Maio de 2011 BREVE HISTÓRICO Relatório Técnico Preliminar sobre a área oferecida pela Prefeitura Municipal de Santa Teresa para a instalação do Instituto Nacional da Mata Atlântica Luisa Maria Sarmento Soares Pesquisadora Associada

Leia mais

ASTERACEAE DUMORT. NOS CAMPOS RUPESTRES DO PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI, MINAS GERAIS, BRASIL

ASTERACEAE DUMORT. NOS CAMPOS RUPESTRES DO PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI, MINAS GERAIS, BRASIL GRACINEIDE SELMA SANTOS DE ALMEIDA ASTERACEAE DUMORT. NOS CAMPOS RUPESTRES DO PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI, MINAS GERAIS, BRASIL Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências

Leia mais

Consulta por Classificação / Área Avaliação

Consulta por Classificação / Área Avaliação Consulta por Classificação / Área Avaliação 0301-2123 Acta Biológica Paranaense B3 BIODIVERSIDADE Atualizado 0102-6712 Acta Limnológica Brasiliensia B3 BIODIVERSIDADE Atualizado 2179-975X Acta Limnologica

Leia mais

PAN Paraíba do Sul. Representante do PAN Paraíba do Sul: Sandoval dos Santos Júnior Março de 2012

PAN Paraíba do Sul. Representante do PAN Paraíba do Sul: Sandoval dos Santos Júnior Março de 2012 Coordenador da implementação do plano: CARLA NATACHA MARCOLINO POLAZ Coordenador-adjunto de implementação do plano: YEDA SOARES DE LUCENA BATAUS Representante do PAN Paraíba : Sandoval dos Santos Júnior

Leia mais

atual do conhecimento

atual do conhecimento Oecologia Australis 15(4): 750-761, Dezembro 2011 http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2011.1504.01 Os anfíbios da SERRAPILHEIRA da Mata Atlântica brasileira: ESTADO atual do conhecimento Jorge Antônio L. Pontes¹,*

Leia mais

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA ICTIOFAUNA EM SANTA CATARINA

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA ICTIOFAUNA EM SANTA CATARINA ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA ICTIOFAUNA EM SANTA CATARINA Modalidade: ( ) Ensino ( x ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( x ) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área: ( ) Química ( ) Informática ( ) Ciências

Leia mais

Primeiro registro de Mesoclemmys tuberculata (Reptilia, Testudines, Chelidae) em área de Cerrado no Estado de Minas Gerais, Sudeste do Brasil

Primeiro registro de Mesoclemmys tuberculata (Reptilia, Testudines, Chelidae) em área de Cerrado no Estado de Minas Gerais, Sudeste do Brasil Biotemas, 23 (4): 157-161, dezembro de 2010 ISSN 0103 1643 Comunicação Breve doi: 10.5007/2175-7925.2010v23n4p157 Primeiro registro de Mesoclemmys tuberculata (Reptilia, Testudines, Chelidae) em área de

Leia mais

COMPARAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ANUROS ENTRE AMBIENTES DE AGRICULTURA TECNIFICADA E PRESERVADO NA PLANÍCIE DO RIO ARAGUAIA, TOCANTINS.

COMPARAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ANUROS ENTRE AMBIENTES DE AGRICULTURA TECNIFICADA E PRESERVADO NA PLANÍCIE DO RIO ARAGUAIA, TOCANTINS. COMPARAÇÃO DA DIVERSIDADE DE ANUROS ENTRE AMBIENTES DE AGRICULTURA TECNIFICADA E PRESERVADO NA PLANÍCIE DO RIO ARAGUAIA, TOCANTINS. Nanini Castilhos de Rabelo e Sant Anna 1 ; Adriana Malvásio 2 1 Aluno

Leia mais

Anfíbios anuros em uma área de Mata Atlântica da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina

Anfíbios anuros em uma área de Mata Atlântica da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina Biotemas, 27 (2): 97-107, junho de 2014 ISSNe 2175-7925 97 http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p97 Anfíbios anuros em uma área de Mata Atlântica da Serra do Tabuleiro, Santa Catarina Milena Wachlevski

Leia mais

O Corredor de Biodiversidade do Nordeste

O Corredor de Biodiversidade do Nordeste O Corredor de Biodiversidade do Nordeste Dr. Severino Rodrigo Ribeiro Pinto o5/11/2012 Missão Gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação humana

Leia mais

Gilberto Cugler sigrb Prof Dr. Arlei Benedito Macedo Instituto de geociências-usp Prof Dr. Vilmar Antonio Rodrigues Unesp-Registro

Gilberto Cugler sigrb Prof Dr. Arlei Benedito Macedo Instituto de geociências-usp Prof Dr. Vilmar Antonio Rodrigues Unesp-Registro O gvsig no planejamento e gestão de bacias hidrográficas: estudo de caso da bacia do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Gilberto Cugler sigrb Prof Dr. Arlei Benedito Macedo Instituto de geociências-usp

Leia mais

SCIENTIA Revista Científica da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

SCIENTIA Revista Científica da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas SCIENTIA Revista Científica da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas Cheilanthes regnelliana Rosane Dias SCIENTIA Revista Científica da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas Aloysio Souza de

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Represa do Camorim Localização: Parque Estadual da Pedra

Leia mais

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre Campo 2 - Anfíbios Preparação para o campo Professores: Virgínia Sanches Uieda e Wilson Uieda Colaborador: Silvio César de Almeida

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE MORFOLOGIA E UTILIZAÇÃO DO MICROAMBIENTE.

RELAÇÃO ENTRE MORFOLOGIA E UTILIZAÇÃO DO MICROAMBIENTE. RELAÇÃO ENTRE MORFOLOGIA E UTILIZAÇÃO DO MICROAMBIENTE. Ailton Jacinto Silvério Junior, Ana Cristina Silva, Geraldo Freire, Lucirene Rodrigues, Mariana Garcez Stein e Mônica Negão. Resumo: A especificidade

Leia mais

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular REGIÃO METROPOLITANA LINHA: M500 ALCÂNTARA - ALDEIA DA PRATA TARIFA BILHETE ÚNICO R$ 2,75 LINHA: M501 ALCÂNTARA

Leia mais

Programa de RPPN do Estado do Rio de Janeiro. RPPN REGUA, Cachoeiras de Macacu/RJ. Créditos: Roberta Guagliardi.

Programa de RPPN do Estado do Rio de Janeiro. RPPN REGUA, Cachoeiras de Macacu/RJ. Créditos: Roberta Guagliardi. Programa de RPPN do Estado do Rio de Janeiro RPPN REGUA, Cachoeiras de Macacu/RJ. Créditos: Roberta Guagliardi. Serviço de RPPN Com a instituição do Programa através do Decreto 40.909/2007 foi criado o

Leia mais

O Museu de História Natural da UFBA O PPG em Biodiversidade & Evolução

O Museu de História Natural da UFBA O PPG em Biodiversidade & Evolução O Museu de História Natural da UFBA O PPG em Biodiversidade & Evolução Professor Marcelo Felgueiras Napoli Coordenador do MHNBA Professor Associado/UFBA Coordenador da RBPA Rede Baiana de Pesquisa sobre

Leia mais

Chec List Journal of species lists and distribution

Chec List Journal of species lists and distribution Check List 9(5): 1062 1066, 2013 2013 Check List and Authors ISSN 1809-127X (available at www.checklist.org.br) Chec List Journal of species lists and distribution N o t e s on Geogra p h i c Distribution

Leia mais

ANUÁRIO ECONÔMICO. Firjan. Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. PRESIDENTE Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira

ANUÁRIO ECONÔMICO. Firjan. Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. PRESIDENTE Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira ANUÁRIO ECONÔMICO 8 Firjan Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro PRESIDENTE Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira Vice Presidente-Executivo Ricardo Maia ANUÁRIO ECONÔMICO Gerência de Estudos Econômicos

Leia mais

Mulheres nas ciências naturais: produção científica de Bertha Maria Júlia Lutz ( ), a partir da década de 1940.

Mulheres nas ciências naturais: produção científica de Bertha Maria Júlia Lutz ( ), a partir da década de 1940. Preconceitos que permanecem: Gênero nas ciências naturais e exatas ST 25 Maria Margaret Lopes Lia Gomes Pinto de Sousa Unicamp Palavras-chave: Bertha Lutz Ciências naturais mulheres cientistas Mulheres

Leia mais

Albinismo parcial em Leptodactylus troglodytes (Amphibia, Anura, Leptodactylidae)

Albinismo parcial em Leptodactylus troglodytes (Amphibia, Anura, Leptodactylidae) Bol. Mus. Biol. Mello Leitão (N. Sér.) 28:159-163. Dezembro de 2010 159 Albinismo parcial em Leptodactylus troglodytes (Amphibia, Anura, Leptodactylidae) Ednilza Maranhão dos Santos 1* & Tatiana C. de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ECOLÓGICOS Gilzete Reis da Silva 1,6 ; Reginaldo Augusto Farias de Gusmão 2,6 ; Victor Sacramento Dias 3,6 ; Daniel José Viana Mota 4,6

Leia mais

14 TEIXEIRA & COUTINHO: DIETA DE PROCERATOPHRYS BOIEI and 38 8% by weight Spiders were the second more important prey, representing 23 3% in frequency

14 TEIXEIRA & COUTINHO: DIETA DE PROCERATOPHRYS BOIEI and 38 8% by weight Spiders were the second more important prey, representing 23 3% in frequency BOL MUS BIOL MELLO LEITÃO (N SÉR ) 14:13-20 DEZEMBRO DE 2002 13 Hábito alimentar de Proceratophrys boiei (Wied) (Amphibia, Anura, Leptodactylidae) em Santa Teresa, Espírito Santo, sudeste do Brasil Rogério

Leia mais

Disciplina: Ciências Biológicas. Área Pretendida: Ambiental

Disciplina: Ciências Biológicas. Área Pretendida: Ambiental Gilson Tavernard da Silva Júnior Disciplina: Ciências Biológicas Área Pretendida: Ambiental CURRICULUM VITAE Manaus 2015 CURRICULUM VITAE 1 DADOS PESSOAIS Nome: Gilson Tavernard da Silva Júnior Nome em

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE AVES GRANDES FRUGÍVORAS DISPERSORES DE SEMENTES DE EUTERPE EDULIS

Leia mais

Catalogue of anur. uran types in the. Oswaldo L. Peixoto 1 & Marcia dos R. Gomes 2. Brachycephalidae. Brachycephalus didactylus (Izecksohn, 1971): 2

Catalogue of anur. uran types in the. Oswaldo L. Peixoto 1 & Marcia dos R. Gomes 2. Brachycephalidae. Brachycephalus didactylus (Izecksohn, 1971): 2 Catalogue of anur uran types in the Eugenio Izecksohn Herpetological Collection (Amphibia, Anur ura) Oswaldo L. Peixoto 1 & Marcia dos R. Gomes 2 1 Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN460 Ranicultura

Programa Analítico de Disciplina BAN460 Ranicultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

1. FICHA RESUMO CARACTERIZAÇÃO DE ESTÁGIOS SUCESSIONAIS DAS FLORESTAS DO BIOMA MATA. ATLÂNTICA NO RIO GRANDE DO SUL 2ª Edição

1. FICHA RESUMO CARACTERIZAÇÃO DE ESTÁGIOS SUCESSIONAIS DAS FLORESTAS DO BIOMA MATA. ATLÂNTICA NO RIO GRANDE DO SUL 2ª Edição 1. FICHA RESUMO CARACTERIZAÇÃO DE ESTÁGIOS SUCESSIONAIS DAS FLORESTAS DO BIOMA MATA CURSO ATLÂNTICA NO RIO GRANDE DO SUL 2ª Edição LOCAL Nova Petrópolis, RS NÚMERO DE VAGAS 20 (vinte) DATA 05, 06 e 07

Leia mais

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL. Fauna

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL. Fauna ZONEAMENTO AMBIENTAL RESERVA ECOLÓGICA DE JACARENEMA VILA VELHA - ES Coordenação Geral Cesar Meyer Musso Coordenação Técnica Rogério Nora Lima DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Fauna Associação Vila-velhense de Proteção

Leia mais

Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, Aquidabã, v.2, n.1, maio, ISSN SEÇÃO: Artigos TEMA: Ecologia e Biodiversidade

Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, Aquidabã, v.2, n.1, maio, ISSN SEÇÃO: Artigos TEMA: Ecologia e Biodiversidade ECOLOGIA DE Hypsiboas semilineatus (SPIX, 1824) (AMPHIBIA, ANURA, HYLIDAE) EM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA, NORDESTE DO BRASIL RESUMO A Mata Atlântica destaca-se como o principal bioma brasileiro no

Leia mais

RELAÇÃO DE TURMAS COM VAGAS RESERVADAS AOS INGRESSANTES EM QUE TERÃO CONSOLIDAÇÃO DE MATRÍCULA EXTRA (5ª)

RELAÇÃO DE TURMAS COM VAGAS RESERVADAS AOS INGRESSANTES EM QUE TERÃO CONSOLIDAÇÃO DE MATRÍCULA EXTRA (5ª) AA013 SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE P08 40 AA013 SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE P09 35 AA013 SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE P14 60 AA013 SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE P17 30 AA013 SEMINÁRIO

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Exposições

Leia mais

Dendrophryniscus bokermanni, sp.n. Figs 1-12

Dendrophryniscus bokermanni, sp.n. Figs 1-12 NOVA ESPÉCIE DE DENDROPHRYNISCUS DA REGIÃO AMAZONICA (AMPHIBIA, ANURA, BUFONIDAE) Eugenio Izecksohn 1 ABSTRACT. NEW SPECIES OF DENDROPHRYNISCUS FROM AMAZONIC REGION (AMPHIBIA, ANURA, BUFONIDAE). Dendrophryniscus

Leia mais

COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DO IFC ARAQUARI: PADRONIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE CATALOGAÇÃO

COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DO IFC ARAQUARI: PADRONIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE CATALOGAÇÃO COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DO IFC ARAQUARI: PADRONIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE CATALOGAÇÃO Xavier, Gabriella Hagedorn 1 ; Preto, Artur de Lima 2 ; Limeira, Daniel Meneguello 2 Instituto Federal Catarinense,

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - EXERCÍCIO Curso Código Disciplina CH semanal INBIO INBIO INBIO 31403

PLANO DE ATIVIDADES - EXERCÍCIO Curso Código Disciplina CH semanal INBIO INBIO INBIO 31403 PLANO DE ATIVIDADES - EXERCÍCIO 2018 DOCENTE: Douglas Santos Riff TITULAÇÃO: Doutor REGIME DE TRABALHO: 40hs DE SIAPE: 1435851 1. Atividades de Ensino Previstas (Disciplinas a serem ministradas) 2018.1

Leia mais

LOCAIS DE PROVA MESTRADO 2017 (confirmados):

LOCAIS DE PROVA MESTRADO 2017 (confirmados): LOCAIS DE PROVA MESTRADO 2017 (confirmados): CIDADE/RESPONSÁVEL LOCAL DE PROVA Nº. DE CANDIDATOS 1. São Luís MA Prof. Jorge Nunes 1. Bom Jesus PI Prof. Davi Lima Pantoja 2. Teresina PI Profª. Conceição

Leia mais

JANEIRO. Rachou - CPqRR/Fiocruz Minas Gerais). Cabaças usadas pela população de Comercinho, no Vale do

JANEIRO. Rachou - CPqRR/Fiocruz Minas Gerais). Cabaças usadas pela população de Comercinho, no Vale do JANEIRO Dom Seg Ter 1 Qua 2 Qui 3 Sex 4 6 7 8 9 10 11 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 24 25 27 28 29 30 31 1 - Confraternização universal Sáb 5 12 19 26 Os aguadeiros do Jequitinhonha, de Áureo Almeida de

Leia mais

Amphibia, Anura, Hypsiboas stenocephalus: Distribution extension and geographic distribution map

Amphibia, Anura, Hypsiboas stenocephalus: Distribution extension and geographic distribution map Amphibia, Anura, Hypsiboas stenocephalus: Distribution extension and geographic distribution map Julia Tolledo Santos 1 Eliana Faria de Oliveira 1 Vinícius Avelar São-Pedro 1 Ana Cristina Monteiro-Leonel

Leia mais

PESQUISA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E SÍTIOS ESPELEOLÓGICOS: O PETAR (SP) COMO EXEMPLO DA PRODUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

PESQUISA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E SÍTIOS ESPELEOLÓGICOS: O PETAR (SP) COMO EXEMPLO DA PRODUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PESQUISA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E SÍTIOS ESPELEOLÓGICOS: O PETAR (SP) COMO EXEMPLO DA PRODUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS Luiz Afonso V. FIGUEIREDO *; Clayton Ferreira LINO **; Claudia

Leia mais

BRAZILIAN ATLANTIC FOREST:

BRAZILIAN ATLANTIC FOREST: BRAZILIAN ATLANTIC FOREST: How Much Is Left And How Is The Remaining Forest Distributed? IMPLICATIONS FOR CONSERVATION Ribeiro, M.C.; Metzger, J.P.. Martensen, A.C.; Ponzoni, F.J.; Hirota, M.M. ATLANTIC

Leia mais

Herbário HUSC Biodiversidade e Educação Ambiental

Herbário HUSC Biodiversidade e Educação Ambiental Herbário HUSC Biodiversidade e Educação Ambiental Zélia Rodrigues de Mello 1, Paulo de Salles Penteado Sampaio 1,2, Letícia do Nascimento Muniz 3, Tainá De Angelis 3 1 Curadores do Herbário HUSC - UNISANTA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENF389 Manejo de Fauna Silvestre

Programa Analítico de Disciplina ENF389 Manejo de Fauna Silvestre 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Florestal - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos

Leia mais

Natália Dallagnol Vargas¹, *, Michelle Abadie¹, Patrick Colombo², Juliana Conte Zanotelli¹ and Márcio Borges-Martins¹

Natália Dallagnol Vargas¹, *, Michelle Abadie¹, Patrick Colombo², Juliana Conte Zanotelli¹ and Márcio Borges-Martins¹ Herpetology Notes, volume 10: 397-402 (2017) (published online on 22 July 2017) New records and geographic distribution of the torrent frog Hylodes meridionalis (Mertens, 1927) (Amphibia, Anura, Hylodidae),

Leia mais

Registro de Phrynops williamsi no rio do Chapecó, Oeste de Santa Catarina, Brasil

Registro de Phrynops williamsi no rio do Chapecó, Oeste de Santa Catarina, Brasil NOTA CIENTÍFICA Registro de Phrynops williamsi no rio do Chapecó, Oeste de Santa Catarina, Brasil SPIER, Edson Fernando * ; FAVRETTO, Mario Arthur ** ; ONGHERO JUNIOR, Osvaldo *** ; PIOVEZAN, Jean Carlos

Leia mais

HERPETOFAUNA EM ÁREA DO SEMIÁRIDO NO ESTADO DE ALAGOAS, NORDESTE DO BRASIL

HERPETOFAUNA EM ÁREA DO SEMIÁRIDO NO ESTADO DE ALAGOAS, NORDESTE DO BRASIL HERPETOFAUNA EM ÁREA DO SEMIÁRIDO NO ESTADO DE ALAGOAS, NORDESTE DO BRASIL Willams Fagner Soares dos Santos 1 ; Ubiratan Gonçalves 2 1 Universidade Federal de Alagoas UFAL. willamswfc@hotmail.com 2 Museu

Leia mais

Coleções de Tecido - O Banco de DNA da Biodiversidade Brasileira

Coleções de Tecido - O Banco de DNA da Biodiversidade Brasileira Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Projeto: Diretrizes e Estratégias para a Modernização de Coleções Biológicas Brasileiras e a Consolidação de Sistemas Integrados de

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2018/1 Iane Barroncas Gomes. Classificação da Vegetação

PLANO DE ENSINO. 2018/1 Iane Barroncas Gomes. Classificação da Vegetação PLANO DE ENSINO Ano/Semestre Professor (a) 2018/1 Iane Barroncas Gomes Período Optativa Disciplina Classificação da Vegetação Créditos Total de créditos Carga Horária Curso Teóricos Práticos 04 00 04 60h

Leia mais

Implantação de um herbário no IFMG campus Bambuí

Implantação de um herbário no IFMG campus Bambuí IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VIII Jornada Científica Dezembro de 2015 Implantação de um herbário no IFMG campus Bambuí Francisco Edson Lima da Rocha JÚNIOR ¹; Ana Cardoso Clemente

Leia mais

Panorama sobre as Unidades de Conservação do município de São Paulo.

Panorama sobre as Unidades de Conservação do município de São Paulo. Panorama sobre as Unidades de Conservação do município de São Paulo. Julia da Silva Vilela - Bióloga Divisão de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário - DEPAVE-8/SVMA São Paulo,

Leia mais

Notas sobre predação de anuros em uma poça temporária no nordeste do Brasil

Notas sobre predação de anuros em uma poça temporária no nordeste do Brasil Bol. Mus. Biol. Mello Leitão (N. Sér.) 25:77-82. Julho de 2009 77 Notas sobre predação de anuros em uma poça temporária no nordeste do Brasil Ednilza M. dos Santos 1 RESUMO: Foram registrados eventos de

Leia mais

Atlas Físico do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora

Atlas Físico do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora Atlas Físico do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora José Carlos S. Seoane 1, 2, Renata Carolina M. Arantes 1, 2, Clovis B. Castro 2, 3, Erik C. Tedesco 2, Leones S. Lopes 2. 1 Departamento de Geologia,

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ANFÍBIOS NO BOSQUE MUNICIPAL DE OURO PRETO DO OESTE, RONDÔNIA, BRASIL.

LEVANTAMENTO DE ANFÍBIOS NO BOSQUE MUNICIPAL DE OURO PRETO DO OESTE, RONDÔNIA, BRASIL. LEVANTAMENTO DE ANFÍBIOS NO BOSQUE MUNICIPAL DE OURO PRETO DO OESTE, RONDÔNIA, BRASIL. Ronnilda Maria Gonçalves Araújo 1 Kenia de Aguiar Carvalho 2 Alexandre Zandonadi Meneguelli 3 Angélica Pancieri Zandonadi

Leia mais

khz s

khz s BOL MUS BIOL MELLO LEITÃO (N SÉR ) 16:47-54 DEZEMBRO DE 2003 47 Descrição da vocalização de Phyllodytes kautskyi Peixoto e Cruz, 1988 (Amphibia, Anura, Hylidae) José Eduardo Simon 1, 2 & João Luiz Gasparini

Leia mais

CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE ANFÍBIOS A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO

CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE ANFÍBIOS A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE ANFÍBIOS A PARTIR DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO Andreza Campos de Moura (1); Renato Amorim da Silva (1); Anderson Thiago Monteiro da Silva (2); Ricardo Ferreira

Leia mais

Modelagem de nicho ecológico de anuros da Mata Atlântica: estudo de caso com Hypsiboas bischoffi (Anura: Hylidae)

Modelagem de nicho ecológico de anuros da Mata Atlântica: estudo de caso com Hypsiboas bischoffi (Anura: Hylidae) Modelagem de nicho ecológico de anuros da Mata Atlântica: estudo de caso com Hypsiboas bischoffi (Anura: Hylidae) João Giovanelli 1 *, Marinez Siqueira 2, Célio F. B. Haddad 1 & João Alexandrino 1 1 Laboratório

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIEÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA DEFESA DE MONOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIEÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA DEFESA DE MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE CIEÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA DEFESA DE MONOGRAFIA ANÁLISE ESPACIAL DOS REMANESCENTES FLORESTAIS DO BIOMA MATA ATLÂNTICA

Leia mais

Presença de girinos de aplastodiscus ehrharditi (Müller, 1924)(Anura:Hylidae) em zona litorânea na cidade de Caiobá-PR

Presença de girinos de aplastodiscus ehrharditi (Müller, 1924)(Anura:Hylidae) em zona litorânea na cidade de Caiobá-PR Presença de girinos de aplastodiscus ehrharditi (Müller, 1924)(Anura:Hylidae) em zona litorânea na cidade de Caiobá-PR RICARDO LOURENÇO DE MORAES(G-UNINGÁ)¹ MELINE DAL POSSO RECCHIA(G-UNINGÁ) 1 LUCIANA

Leia mais

espécies ameaçadas da flora, (2014). No JBP são preservados 156 espécimes ameaçados (5,6 %

espécies ameaçadas da flora, (2014). No JBP são preservados 156 espécimes ameaçados (5,6 % Revista RG News 3 (3) 17 - Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos 13. Conservação de espécies ameaçadas da flora brasileira no Jardim Botânico Plantarum José André Verneck Monteiro Pedagogo pela Fundação

Leia mais

1. FICHA RESUMO FITOFISIONOMIAS E IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA EM CONTATO COM A FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NA SERRA GAÚCHA

1. FICHA RESUMO FITOFISIONOMIAS E IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA EM CONTATO COM A FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NA SERRA GAÚCHA 1. FICHA RESUMO CURSO 1 FITOFISIONOMIAS E IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA EM CONTATO COM A FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL NA SERRA GAÚCHA LOCAL Nova Petrópolis, RS NÚMERO DE VAGAS 24

Leia mais

Delimitação de espécies

Delimitação de espécies Delimitação de espécies Disciplina: Princípios de Evolução Molecular Aplicados à Reconstrução Filogenética Prof. Dr. Daniel Lahr USP 2017 Ana Laura Domingo Marcos O que são espécies? As espécies são unidades

Leia mais

Implantação de um herbário no IFMG campus Bambuí

Implantação de um herbário no IFMG campus Bambuí IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 Dezembro de 2011 Implantação de um herbário no IFMG campus Bambuí Adriano André LUIZ ¹; Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira

Leia mais