O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA"

Transcrição

1 O CASAMENTO QUE DEUS DESEJA Escola Bíblica IBCU

2 6º Encontro Liberdade Financeira 01

3 Introdução: Liberdade financeira vem quando vivemos dependentes do Senhor, sem cobiça e contentes, dentro da sua vontade.

4 Objetivos do estudo: Avaliar seu próprio coração em termos de cobiça e contentamento, identificando áreas em que o desejo de adquirir bens materiais têm ofuscado as prioridades bíblicas. Aprender a identificar as tentações financeiras vindas por parte da mídia, que nos seduzem e minam a estabilidade financeira do lar. Reconhecer a importância do equilíbrio na consideração das finanças na vida cristã.

5 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Perspectivas seculares sobre o dinheiro: Quando se trata de dinheiro, todos têm a mesma religião. (Voltaire-filósofo francês) Um milionário deve sempre viver um pouco além de suas posses para manter a credibilidade. (Aristóteles Onassis) Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza. (Anônimo)

6 CONSIDERAÇÕES INICIAIS O dinheiro não é tudo. Não se esqueça também do ouro, dos diamantes, da platina e das propriedades. (Tom Jobim) Tudo o que fazemos está ligado ao dinheiro. Eu sou uma mercadoria e tenho plena consciência disso. (Marlon Brando) A metade dos meus homens de governo não é capaz de nada, e a outra metade é capaz de tudo. (Getúlio Vargas)

7 O homem moderno: Valorizado por: Bens Poder de compra SER = TER

8 Seu estilo de vida: Enriquecer sonho predominante Prazer - colocar seus bens em evidência (símbolos de status) Carro que tem Roupas que veste Lojas onde compra Produtos que compra Lugares que frequenta Onde mora Mesmo que tudo isto esteja pendurado nos cartões...

9 O possuir mais influencia fortemente: Sua ética - ganhar mais, a qualquer custo Sua vida Escolha da profissão Escolha do cônjuge Onde trabalha O quanto trabalha

10 O ASSUNTO NA PERSPECTIVA BÍBLICA 1. Somos Mordomos e vamos dar conta da maneira como administramos nosso bens (Mt 25:14-30). 2. Deus é quem nos supre (Mt 6:25, 27, 31-34)

11 O ASSUNTO NA PERSPECTIVA BÍBLICA 3. Deus é quem nos capacita para adquirir riquezas (Dt 8:17-18) 4. Gozar do fruto do nosso trabalho é uma benção de Deus! (Ec 2:24)

12 As Armadilhas O dinheiro não pode ocupar o lugar de Deus.(Mt 6:19-21; Lc 16:13) O dinheiro não pode ser a razão da sua felicidade! Deus quer que aprendamos a viver contente em toda e qualquer situação! (Fp 4:11-13)

13 As Armadilhas O amor ao dinheiro conduz a desvios de conduta e compromete a ética (1TM 6:6-10)

14 SUMÁRIO Somos mordomos e vamos prestar contas da nossa administração Somos supridos e capacitados para adquirir riquezas por Deus Podemos aproveitar dos frutos do trabalho e da riqueza, pois é uma benção de Deus Não levaremos nada deste mundo. Não comprometa tesouros eternos por causa de tesouros temporários Devemos aprender a viver feliz em toda e qualquer situação, tendo abundância ou escassez Devemos ter ética bíblica em nossa conduta em todos os aspectos das nossas finanças honestidade, justiça, integridade.

15 O PERIGO DAS DÍVIDAS 1 Dívida nunca é somente uma questão de dinheiro! Mt 6:19-21: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam; Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

16 I Tm 6: 10: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Cobiça: Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez; ambição desmedida de riquezas.

17 Pv 21: 5: Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza. Pv 28:22: Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria.

18 2 Resultados e Remédios para cobiça e inveja. Tg 4: 1-4: De onde procedem guerras e contendas, que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais, e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;

19 ...Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.

20 Hb 13 : 5: Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais, te abandonarei.

21 I Tm 6: 6-10: De fato, grande fonte de lucro é a piedade com contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

22 ...Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a sim mesmos se atormentaram com muitas dores.

23 I Tm 6: 17-19: Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento,

24 ...Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir, que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.

25 Para meditação: Pv 15:16: Melhor é o pouco havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação. Pv 30:8-9: Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.

26 CUIDADOS NO COMO GANHAR DINHEIRO: Com a dose correta: Dt 6:5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 1 Pe 3:7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. Pv 23:4 Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. 5 Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.

27 O empenho correto ganho como resultado do trabalho: Pv 13:4 O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.

28 A qualidade correta seu compromisso é com o Senhor antes do seu compromisso com seu empregador: Cl3:22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;

29 A competência correta: Pv 22:29 Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.

30 A ética correta: Pv 14:31 O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado. Pv 11:1 Balança enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer. Mt 22:17 Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? 18 Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas? 19 Mostrai-me a moeda do tributo. Trouxeram-lhe um denário. 20 E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição? 21 Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 22 Ouvindo isto, se admiraram e, deixando-o, foram-se.

31 SUMÁRIO Devemos ter as prioridades corretas Deus e família antes do trabalho Devemos ter nosso sustento como resultado de um trabalho competente dentro da ética bíblica, sem exploração de patrões, empregados ou clientes Devemos dar tempo ao tempo para aumentar ganhos progressivamente, com o aumento da experiência, evitando cair em armadilhas do ganho fácil ( sorteios, sociedades mal pensadas, negócios abertos sem o devido estudo prévio, etc.) almejar padrão de vida dos pais

MORDOMIA DAS BENÇÃOS. MORDOMIA DOS BENS Fábio Noronha

MORDOMIA DAS BENÇÃOS. MORDOMIA DOS BENS Fábio Noronha MORDOMIA DAS BENÇÃOS MORDOMIA DOS BENS Fábio Noronha fannoronha@hotmail.com Porque se temos que viver, também precisamos utilizar os recursos necessários a vida. Tampouco podemos abster-nos das coisas

Leia mais

Finanças e nossa Vida. Marcelo Feltrin

Finanças e nossa Vida. Marcelo Feltrin Finanças e nossa Vida Marcelo Feltrin Casamento Vida Profissional Sucesso: o que determina? Inteligência Recursos Oportunidades Sorte O nosso curso é sobre o que mesmo? Vida Financeira de Sucesso "Há

Leia mais

domingo, 8 de setembro de 13

domingo, 8 de setembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s Filipenses 4:10-23 Mateus 6:19-24 Lucas 5:1-3 2 Coríntios 9:6-11 O que tem a ver o dinheiro com a minha espiritualidade? Filipenses 4:10-23 Filipenses 4:10-23 Alegro-me grandemente

Leia mais

Paulo disse:...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses 4:11b

Paulo disse:...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses 4:11b Paulo disse:...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação Filipenses 4:11b O contentamento é um tesouro raro. Todos querem ter contentamento, mas poucos estão contentes consigo mesmos

Leia mais

O hábito da Generosidade

O hábito da Generosidade O hábito da Generosidade O que o dinheiro significa e representa pra você? 1 Timóteo 6.6-12,17-19 Entendendo o contexto: 3 Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor

Leia mais

VERSICULOS BIBLICOS QUE FALAM DE DINHEIRO

VERSICULOS BIBLICOS QUE FALAM DE DINHEIRO VERSICULOS BIBLICOS QUE FALAM DE DINHEIRO Pequena Coleção de Versículos que tratam de dinheiro Dinheiro na Bíblia Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios; Salmos 37:16 Não digam, pois,

Leia mais

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates Introdução O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será. Shakespeare Casamento é um relacionamento a dois,

Leia mais

Duas faces da moeda Fernando Leite

Duas faces da moeda Fernando Leite Duas faces da moeda Fernando Leite 21.06.2015 Introdução: Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Tg 4.6 Portanto, submetam-

Leia mais

o maior tesouro 16 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem,

o maior tesouro 16 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, o maior tesouro 16 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, 1 / 5 e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros

Leia mais

Sermão 8 1 8º LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE O REINO E AS COISAS QUE ESTÃO NO REINO MATEUS 6: O AMOR PELAS COISAS MUNDO (Mateus 6:19-24).

Sermão 8 1 8º LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE O REINO E AS COISAS QUE ESTÃO NO REINO MATEUS 6: O AMOR PELAS COISAS MUNDO (Mateus 6:19-24). Sermão 8 1 8º LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE O REINO E AS COISAS QUE ESTÃO NO REINO MATEUS 6:19-34 1. O AMOR PELAS COISAS MUNDO (Mateus 6:19-24). A. O mandato (6:19-20). 1. Negativo: não faças tesouros na terra.

Leia mais

Finanças na paz. Você em paz com suas Finanças! Independência Financeira

Finanças na paz. Você em paz com suas Finanças! Independência Financeira Finanças na paz Você em paz com suas Finanças! Independência Financeira Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos

Leia mais

CALVINISMO, TRABALHO E DINHEIRO. CONSUMISMO E FRUGALIDADE Denis Netto

CALVINISMO, TRABALHO E DINHEIRO. CONSUMISMO E FRUGALIDADE Denis Netto CALVINISMO, TRABALHO E DINHEIRO CONSUMISMO E FRUGALIDADE Denis Netto 10.03.2017 Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza

Leia mais

O primeiro mito: o dinheiro traz felicidade

O primeiro mito: o dinheiro traz felicidade O primeiro mito: o dinheiro traz felicidade Observe agora o primeiro mito: o dinheiro traz felicidade. Quantas pessoas pensam assim: Ah!, se eu morasse no bairro tal, se eu tivesse o apartamento tal, se

Leia mais

Pesquisa com casais durante 4 anos Conclusão 1: Se uma das partes percebe que o companheiro gasta o dinheiro de maneira insensata, isso aumenta

Pesquisa com casais durante 4 anos Conclusão 1: Se uma das partes percebe que o companheiro gasta o dinheiro de maneira insensata, isso aumenta Pesquisa com 4.500 casais durante 4 anos Conclusão 1: Se uma das partes percebe que o companheiro gasta o dinheiro de maneira insensata, isso aumenta em 45% a probabilidade de divórcio. Pesquisa com 4.500

Leia mais

Título: Ansiedade Data: 27/01/13 Wagner Fonseca

Título: Ansiedade Data: 27/01/13 Wagner Fonseca Título: Ansiedade Data: 27/01/13 Wagner Fonseca Introdução Como foi a Semana? Murmurou? Teve Medo? Ficou Ansioso??? Você é Ansioso? Há pessoas que só se sentem uteis ou felizes quando estão preocupadas,

Leia mais

TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO

TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO Deus ouve e responde nossas orações. I A BASE DA ORACÃO: O NOME DE JESUS. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

Leia mais

Materialismo. As coisas são muito importantes. Eu sou o que tenho

Materialismo. As coisas são muito importantes. Eu sou o que tenho Materialismo As coisas são muito importantes. Eu sou o que tenho 1. Deus Existe No princípio Deus criou os céus e a terra. a) CRIAÇÃO Gênesis 1.1 b) JESUS c) LEI Existe? 2. QUE TIPO DE Deus 3. o PORQUÊ

Leia mais

CONVIVENDO NESTE MUNDO SEM DEUS

CONVIVENDO NESTE MUNDO SEM DEUS A Riqueza que Empobrece Almir Marcolino Tavares CONVIVENDO NESTE MUNDO SEM DEUS PARA QUE SERVEM AS POSSES PARA QUE EU QUERO AS COISAS? Melhorar minha qualidade de vida Realização na vida Desfrutar das

Leia mais

Quem precisa de dinheiro?

Quem precisa de dinheiro? Quem precisa de dinheiro? É uma pergunta bem simples, quem precisa de dinheiro? Aí você pensa.. Eu preciso de dinheiro! É muito comum essa resposta, praticamente todo ser humano esta muitíssimo empenhado

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (01.06.2015) Dia Mundial da criança Hoje, canto a amizade Re- Que me envolve e me dá a paz que preciso.

Leia mais

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 ENTENDIMENTO DESTA VERDADE ENTENDIMENTO Perseguição que traz felicidade? Como associar o "ser perseguido, insultado

Leia mais

Capítulo 22 A parábola das bodas Mt 22:1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falarlhes em parábolas, dizendo:

Capítulo 22 A parábola das bodas Mt 22:1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falarlhes em parábolas, dizendo: 1 Capítulo 22 A parábola das bodas Mt 22:1 Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falarlhes em parábolas, dizendo: Mt 22:2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;

Leia mais

TRANSFORMANDO SUA VIDA. 7 erros que te impedem de ter sucesso

TRANSFORMANDO SUA VIDA. 7 erros que te impedem de ter sucesso TRANSFORMANDO SUA VIDA 7 erros que te impedem de ter sucesso SE VOCÊ UTILIZAR A CHAVE CERTA, PODERÁ ABRIR AS PORTAS DA EXCELÊNCIA DA CREDIBILIDADE E DO SUCESSO ME RESPONDA COM SINCERIDADE VOCÊ QUER SER

Leia mais

O coração no corpo humano é um órgão vital, um músculo que é responsável por bombear sangue por todo o corpo.

O coração no corpo humano é um órgão vital, um músculo que é responsável por bombear sangue por todo o corpo. Filho meu, dá-me o teu coração; PROVERBIOS 23:26. 26 Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. O coração no corpo humano é um órgão vital, um músculo que é responsável

Leia mais

Quando a calamidade assalta as nossas vidas... Deus nos dá uma viva esperança!

Quando a calamidade assalta as nossas vidas... Deus nos dá uma viva esperança! Quando a calamidade assalta as nossas vidas... 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12 mantendo exemplar o

Leia mais

Definições. Ganancia ^ Desejo sem moderação por possessões temporais. Jeroen Bosch pecados. capitais. São Tomás - Suma Teológica

Definições. Ganancia ^ Desejo sem moderação por possessões temporais. Jeroen Bosch pecados. capitais. São Tomás - Suma Teológica Ganancia ^ Definições Desejo sem moderação por possessões temporais São Tomás - Suma Teológica Jeroen Bosch Ganancia ^ Definições A avareza não é o desejo pelo dinheiro, mas o desejo imoderado por ele;

Leia mais

Era. Era dos Repressão. Era da. Excessos. Liberalização. Relação. Modelo. Teorias. Filhos Pais/Fil. Modernas que. ditam as hos.

Era. Era dos Repressão. Era da. Excessos. Liberalização. Relação. Modelo. Teorias. Filhos Pais/Fil. Modernas que. ditam as hos. Introdução Era da Era Era dos Repressão Liberalização Excessos Relação Modelo Teorias Filhos Pais/Fil Educacional Modernas que ditam as hos Repressor castigo físico regras do afetam o Relaciona desenvolvimen

Leia mais

Ide! Dai aos bens materiais o justo valor. Não apegueis o coração ao dinheiro. Não fecheis os olhos aos necessitados. Partilhai generosamente com os

Ide! Dai aos bens materiais o justo valor. Não apegueis o coração ao dinheiro. Não fecheis os olhos aos necessitados. Partilhai generosamente com os Ide! Dai aos bens materiais o justo valor. Não apegueis o coração ao dinheiro. Não fecheis os olhos aos necessitados. Partilhai generosamente com os pobres. Ide! Tende fome do alimento espiritual. Lede

Leia mais

As melhores coisas da vida são de graça. Não creiam nisso!

As melhores coisas da vida são de graça. Não creiam nisso! As melhores coisas da vida são de graça. Não creiam nisso! As melhores coisas da vida não são de graça. Sucesso e vitória não vêm sozinhos, requerem preparo e realização. A amizade não é unilateral; para

Leia mais

Riqueza é a característica ou condição do que é rico.

Riqueza é a característica ou condição do que é rico. Riqueza é a característica ou condição do que é rico. Pr. É ter grande quantidade de dinheiro, posses, bens materiais, propriedades, afluência material, fortuna, profusão de preciosidades, fausto e luxo.

Leia mais

Qual era a sua situação?

Qual era a sua situação? INTRODUÇÃO Perguntas básicas: Qual era a sua situação? diante do barulho do inimigo, diante da gritaria dos ímpios; pois aumentam o meu sofrimento e, irados, mostram seu rancor. Sl 55.3 Se um inimigo me

Leia mais

Evangelho. Os tesouros As preocupações Mateus: 6:19-34

Evangelho. Os tesouros As preocupações Mateus: 6:19-34 Evangelho Os tesouros As preocupações Mateus: 6:19-34 Mateus 6 19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu,

Leia mais

A Palavra de Deus manda que Seu povo não se conforme com este século (Rm 12:2). Pouquíssimas pessoas, ricas ou pobres, estão fora do alcance do

A Palavra de Deus manda que Seu povo não se conforme com este século (Rm 12:2). Pouquíssimas pessoas, ricas ou pobres, estão fora do alcance do Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2). Verso para memorizar

Leia mais

O AMOR AO DINHEIRO O AMOR AO DINHEIRO PRINCÍPIOS BÍBLICOS NA GESTÃO FINANCEIRA O AMOR AO DINHEIRO O AMOR AO DINHEIRO. O Dinheiro em Perspectiva

O AMOR AO DINHEIRO O AMOR AO DINHEIRO PRINCÍPIOS BÍBLICOS NA GESTÃO FINANCEIRA O AMOR AO DINHEIRO O AMOR AO DINHEIRO. O Dinheiro em Perspectiva A insensatez mundana ao alcance dos cistãos Vlademir Hernandes 1 2 Entendimento do Problema Diagnóstico do Problema Uma Proposta de Solução para o Problema Entendimento do Problema Diagnóstico do Problema

Leia mais

Na planilha escreva na coluna "entendimento" o que o autor disse no estudo ao usar os versículos abaixo: Verso Texto Entendimento

Na planilha escreva na coluna entendimento o que o autor disse no estudo ao usar os versículos abaixo: Verso Texto Entendimento MÃOS À OBRA Discuta com o grupo: 1. Você concorda que qualquer casamento pode dar certo se os dois estiverem dispostos a mudar? 2. Qual foi a última briga que vocês tiveram? Qual foi o motivo? 3. Entre

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A PROSPERIDADE BÍBLICA Nem a teologia da prosperidade e nem a teologia da miséria, e sim a prosperidade bíblica Nesta

Leia mais

Ser mordomos dos bens materiais implica centrar nossa atenção nas coisas de cima, não nas da Terra. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.

Ser mordomos dos bens materiais implica centrar nossa atenção nas coisas de cima, não nas da Terra. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Lição 1 para 6 de janeiro de 2018 Ser mordomos dos bens materiais implica centrar nossa atenção nas coisas de cima, não nas da Terra. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o

Leia mais

Guerra em dois fronts

Guerra em dois fronts Guerra em dois fronts Fernando Leite 11.01.2015 Introdução 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, (RA) 1Pe 2

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Tema do mês: Fidelidade. A Fidelidade como fruto do Espírito I

Tema do mês: Fidelidade. A Fidelidade como fruto do Espírito I TADEL : MAIO DE 2016 Estudo para Células l A Fidelidade como fruto do Espírito I Fidelidade- no latim Fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Finanças e nossa Vida. 3ª Aula Marcelo Feltrin

Finanças e nossa Vida. 3ª Aula Marcelo Feltrin Finanças e nossa Vida 3ª Aula Marcelo Feltrin Roteiro Aula 1: Princípios bíblicos sobre o dinheiro Aula 2: Como a gente gasta Aula 3: Como a gente ganha Aula 4: Investimentos, Patrimônio, Contribuição

Leia mais

14 DE JUNHO DE 2009 DINHEIRO

14 DE JUNHO DE 2009 DINHEIRO 14 DE JUNHO DE 2009 DINHEIRO Comunidades de várias regiões brasileiras estão aprendendo a enfrentar a falta de dinheiro [aquele que compra qualquer coisa, em qualquer lugar]. Adotaram um dinheiro novo.

Leia mais

Quando a calamidade assalta as nossas vidas... Deus nos dá uma viva esperança!

Quando a calamidade assalta as nossas vidas... Deus nos dá uma viva esperança! Quando a calamidade assalta as nossas vidas... 11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12 mantendo exemplar

Leia mais

7 VIRTUDES DE UM LÍDER

7 VIRTUDES DE UM LÍDER 7 VIRTUDES DE UM LÍDER 1 VALORIZA PESSOAS e não bens materiais Então Abrão disse a Ló: Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo estou aqui?

Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo estou aqui? Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo estou aqui? PERSPECTIVA TERRENA SOU UM PRODUTO DO ACASO EU GANHAR, TER, OSTENTAR, ETC... Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo

Leia mais

EU CREIO NA PALAVRA DE DEUS (1 Rs ; Lc 5.1-6)

EU CREIO NA PALAVRA DE DEUS (1 Rs ; Lc 5.1-6) EU CREIO NA PALAVRA DE DEUS (1 Rs 17.8-16; Lc 5.1-6) 1 Comentar Elias e a viúva de Sarepta As palavras têm muito poder. Sua boca tem que falar palavra de Deus, não palavra religiosa. Tens que dizer: a

Leia mais

AS DÍVIDAS: UMA DECISÃO DIÁRIA

AS DÍVIDAS: UMA DECISÃO DIÁRIA AS DÍVIDAS: UMA DECISÃO DIÁRIA Lição 11 para 17 de março de 2018 Na vida do crente pode haver situações nas quais é necessário endividar-se pedindo emprestado aquilo que não se dispõe no momento. Na Bíblia

Leia mais

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução Mensagem 11 de 16 Data: 21/11/2010 ANATOMIA DO MAL: OLHOS ALTIVOS Introdução 16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue

Leia mais

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade CENÁRIO 1 Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 2 2 CENÁRIO 3 Insubordinação dos pais dos pais HONRA AOS PAIS E A DEUS 3 A Desafiadora REALIDADE

Leia mais

Certezas e incertezas! Diego Fernandes

Certezas e incertezas! Diego Fernandes Certezas e incertezas! Diego Fernandes conceito Significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo conceito" tem origem a partir

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã Tema: A mente cristã para uma vida prática Pb. Ulisses Horst Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem. Pv: 27.19 Mente cristã

Leia mais

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária A maneira como olhamos ou mesmo deixamos de olhar para tais situações comunica algo... O auxílio aos

Leia mais

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes

Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade. Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes Pais e Filhos Adultos: Relacionamento e Autoridade Vlademir Hernandes Rodrigo de Castro Hernandes CENÁRIO 1 Tempo 2 CENÁRIO 2 Insubordinação Autoridade dos pais Tempo 3 CENÁRIO 3 Autoridade dos pais HONRA

Leia mais

1- Salvação Senhor, deixe a Salvação. 3 Amor Permita, Senhor, que meus filhos

1- Salvação Senhor, deixe a Salvação. 3 Amor Permita, Senhor, que meus filhos 1- Salvação Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna. (2 Timóteo 2:10) 2 Crescimento na Graça Eu oro para que eles

Leia mais

Mutual

Mutual Mutual 2013 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/ Em Lugares Santos Se no escuro andais não vais enxergar quem sois e o que podeis vos tornar. Se de joelhos estais e na luz viveis, onde o Espírito está

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS QUEBRA-GELO: Qual é a sua expectativa em relação a volta de Jesus? Você vive essa expectativa ou seus dias são como se Ele não fosse voltar? TEXTO: João 14:1-3 Jesus prometeu

Leia mais

Olhai os lírios do campo Olhai as aves do céu

Olhai os lírios do campo Olhai as aves do céu Olhai os lírios do campo Olhai as aves do céu No Evangelho de hoje, Jesus ensina-nos a não nos preocuparmos com as coisas que queremos ter, mas darmos atenção às coisas importantes da vida: - admirarmos

Leia mais

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto.

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto. T E X T O D O D I A Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos (1 Ts

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O DINHEIRO DOIS SISTEMAS ECONÔMICOS HUMANO Lucas 12.13-21 Alguém da multidão lhe disse: Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo. Respondeu Jesus: Homem,

Leia mais

O JUIZO DO SERVO DE DEUS

O JUIZO DO SERVO DE DEUS O JUIZO DO SERVO DE DEUS ANTES CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. A ELE SEJA DADA A GLÓRIA, ASSIM AGORA, COMO NO DIA DA ETERNIDADE. AMÉM. 2PEDRO 3:18 Introdução

Leia mais

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho O Objetivo da Vida Cristã Aula 02 Texto básico: Mateus 6. 25-34 Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho Objetivo: Demonstrar que a prática religiosa não é o objetivo da vida cristã, mas o meio pelo qual

Leia mais

Você já tomou uma decisão com pressa e depois se arrependeu? Você costuma agir com precipitação? Como evitar a precipitação?

Você já tomou uma decisão com pressa e depois se arrependeu? Você costuma agir com precipitação? Como evitar a precipitação? Você já tomou uma decisão com pressa e depois se arrependeu? Você costuma tomar decisões debaixo de ansiedade? Você costuma agir com precipitação? Como evitar a precipitação? O que é PRECIPITAÇÃO? A palavra

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

Por que é assim a ordem dos acontecimentos

Por que é assim a ordem dos acontecimentos 1 Deus nos ama? O que significa isso? Nós erramos, certo? Deus esta certo, certo? Então como Ele nos trata? Ele nos perdoa? Mesmo? Nós devemos nos submeter a Cristo? Explica melhor. Como somos um com Deus?

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

ATÉ QUE O DINHEIRO OS SEPARE

ATÉ QUE O DINHEIRO OS SEPARE Sobre a Série ATÉ QUE O DINHEIRO OS SEPARE A falta de diálogo sobre grana é o principal modvo de brigas e até de separação nos relacionamentos. Mas, com alguns ajustes financeiros (e a comunicação), e

Leia mais

2ª FEIRA 29 de outubro

2ª FEIRA 29 de outubro 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Vamos escutar uma fábula que se chama: A abelha e a formiga. FÁBULA Era uma

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Bebendo suco de laranja para glória de Deus. Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Bebendo suco de laranja para glória de Deus Aula 23/11/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Por quê? o homem é a medida de todas as coisas Protágoras de Abdera Então coisa alguma pode ser medida para

Leia mais

O CRISTÃO E O DINHEIRO I Tm 6:7,9,10 Mat Mat 6:33

O CRISTÃO E O DINHEIRO I Tm 6:7,9,10 Mat Mat 6:33 O CRISTÃO E O DINHEIRO I Tm 6:7,9,10 Mat 19-21 Mat 6:33 Introdução: Existem quatro (04) coisas muito difícil do ser humano lidar com elas. Estas 4 coisas são: Sexo Oposto, Fama, Dinheiro, Poder. Para lidar

Leia mais

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. 1 Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo 5 5.3 Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Você se considera mais crente que seu irmão? Acha que sua fé

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. SIM ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam

Leia mais

FÉRIAS

FÉRIAS 2ª FEIRA 17 de Junho INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar a última semana de Escola. Alguns podem estar muito contentes porque estão desejosos de ir de férias, mas alguns até podem estar mais tristes

Leia mais

Outras Cartas 1. Sobrevoo 1ª e 2ª Timóteo e Tito Filemom Hebreus, Tiago, 1ª e 2ª Pedro, 1ª, 2ª e 3ª João e Judas heresias perseverança

Outras Cartas 1. Sobrevoo 1ª e 2ª Timóteo e Tito Filemom Hebreus, Tiago, 1ª e 2ª Pedro, 1ª, 2ª e 3ª João e Judas heresias perseverança Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte Escola Bíblica Dominical Caminhada Bíblica 13/11/2016 Outras Cartas 1. Sobrevoo Hoje estudaremos todas as cartas que não foram endereçadas especificamente

Leia mais

2ª FEIRA 5 de novembro

2ª FEIRA 5 de novembro 2ª FEIRA 5 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante esta semana vamos falar da lealdade! Será que a lealdade é algo importante e que faz de nós pessoas melhores? Vamos ver um pequeno vídeo que nos mostra

Leia mais

Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. O Sermão do Monte Mateus 5: 8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. O que Jesus quis dizer com estas palavras? 1. Coração Sl 24. 3 Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar

Leia mais

Ética Cristã e Vida Financeira

Ética Cristã e Vida Financeira Ética Cristã e Vida Financeira Subsídio da lição 10 - Adultos (CPAD) Antônio Vitor O equilíbrio nanceiro que foge dos extremos da riqueza e da pobreza possibilita uma vida desprovida de preocupações desnecessárias.

Leia mais

Fabio Grigorio

Fabio Grigorio 07.07.13 Fabio Grigorio Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

C r i s e d e A n s i e d a d e

C r i s e d e A n s i e d a d e Crise de Ansiedade A ansiedade, em essência, é o medo de não estarmos no comando da situação. LUCAS 12:13-21 Alguém da multidão lhe disse: Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo. LUCAS 12:13-21

Leia mais

7 - Vencendo o espírito de mamom

7 - Vencendo o espírito de mamom 7 - Vencendo o espírito de mamom Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males? Dinheiro é uma maldição em si? Deus condena as riquezas? Ser rico é um pecado? Ser pobre é uma virtude? 3 Todo aquele

Leia mais

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo 1º Dia: Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38) Neste primeiro dia da Novena queremos contemplar Maria que se coloca diante de Deus como serva. Eis aqui a serva do Senhor.

Leia mais

Como mordomos de Deus, imitamos o nosso Senhor. Ele dá generosamente todos os recursos que precisamos. Mostramos nosso agradecimento ofertando

Como mordomos de Deus, imitamos o nosso Senhor. Ele dá generosamente todos os recursos que precisamos. Mostramos nosso agradecimento ofertando Lição 9 para 3 de março de 2018 Como mordomos de Deus, imitamos o nosso Senhor. Ele dá generosamente todos os recursos que precisamos. Mostramos nosso agradecimento ofertando generosamente de nossos tesouros,

Leia mais

HONRANDO AO SENHOR COM NOSSOS BENS

HONRANDO AO SENHOR COM NOSSOS BENS HONRANDO AO SENHOR COM NOSSOS BENS Maiores informações: www.johnbeverenobrasil.com.br www.tempodegloria.com.br HONRANDO AO SENHOR COM NOSSOS BENS HONRANDO AO SENHOR COM NOSSOS BENS por Luciano Subirá HONRANDO

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO

UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO Cachoeira 2006 UM CONSELHO

Leia mais

UMA VIDA FINANCEIRA EQUILIBRADA NÃO VEM PRONTA, ELA SE CONSTRÓI

UMA VIDA FINANCEIRA EQUILIBRADA NÃO VEM PRONTA, ELA SE CONSTRÓI MÃOS À OBRA Na planilha escreva na coluna "entendimento" o que o autor disse no estudo ao usar os versículos abaixo: UMA VIDA FINANCEIRA EQUILIBRADA NÃO VEM PRONTA, ELA SE CONSTRÓI Verso Texto Bíblico

Leia mais

Época de vigor e alegria

Época de vigor e alegria Época de vigor e alegria Eclesiastes 11:9 Alegra-te, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém,

Leia mais

O Ídolo mais Popular

O Ídolo mais Popular O Ídolo mais Popular Serie: O Introdução: Vimos que idolatria é uma ofensa, pois se propõe a destituir e substituir de sua glória: Idolatria tir de Seu devido lugar, digno de adoração, soberano, digno

Leia mais

Deus fala ao coração. Ele não precisa de celular!

Deus fala ao coração. Ele não precisa de celular! Deus fala ao coração. Ele não precisa de celular! DESLIGUE AS REDES SOCIAIS! No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram - Mt 4:20 SÉRIE VIDA ABUNDANTE (LIVRO DE TIAGO) Favoritismo e Julgamento

Leia mais

Bem aventurado os misericordiosos...

Bem aventurado os misericordiosos... Bem aventurado os misericordiosos... Mateus 5.7 Mateus 5: 7 Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. (NVI) Outras versões Mateus 5: 7 Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros,

Leia mais

Introdução: Cristão Hoje!?!?! Tomás Kempis (1380 à 1471):

Introdução: Cristão Hoje!?!?! Tomás Kempis (1380 à 1471): Introdução: Cristão Hoje!?!?! Projeção 55 milhões... União de Pastores Gays... Sonegação Impostos... Carteira identidade falsa... Co-inerência e vitalidade.. Introdução: Cristão Hoje!?!?! Tomás Kempis

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais