DISTRIBUINDO OS FIOS DO PADRÃO DE ENERGIA PARA TODA A CASA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISTRIBUINDO OS FIOS DO PADRÃO DE ENERGIA PARA TODA A CASA"

Transcrição

1 DISTRIBUINDO OS FIOS DO PADRÃO DE ENERGIA PARA TODA A CASA No geral os fios de alta tensão da rede são 4, de cima pra baixo,o primeiro é o neutro e os 03 debaixo são os fase ou seja passam energia por ele. debaixo sua casa pega o primeiro e qualquer um dos fios deve ser de cor azul conforme norma (NBR5410) e o debaixo é fase(corre energia) no mesmo esquema da rua, o de cima é neutro(que do padrão para a sua casa no geral existe essa peça de louça e o esquema ainda é o mesmo, o de cima é neutro e o debaixo é fase. da peça de louça para dentro de sua casa, representando o fio vermelho para o fase e o amarelo para o neutro,geralmente o pessoal usa fios de bitola 2,5 mm para esses fios. Por enquanto vamos deixar esses dois fios ai quietinhos,o que iremos fazer primeiramente é expandir fios neutros e fase por toda a casa, entenda, todos os cômodos da casa precisa ter um fio fase e outro neutro,para EVITAR ACIDENTES CERTIFIQUE QUE A CHAVE DO

2 PADRÃO ESTEJA DESLIGADA. Caso você tenha alguma duvida, use uma chave de teste em ambos os fios para ter certeza se está ou não passando corrente.acompanhe imagens e vídeo abaixo: OBS: JAMAIS ENCOSTE FIO NEUTRO E FASE ISTO PODE GERAR UM CURTO CIRCUITO você pode usar roldanas de plastico ou louça para esticar os fios basta pregar nos caibros ou vigotas sempre de duas uma paralela a outra dois fios deverão ser esticados por todos os cômodos o de cima é neutro e o debaixo é fase, faça isso para você não se confundir. todos os cômodos devem ter um fase e um neutro

3 distinguir a função de cada. as cores podem ser variadas desde que vc possa OBS: JAMAIS ENCOSTE FIO NEUTRO E FASE ISTO PODE GERAR UM CURTO CIRCUITO CONECTANDO OS FIOS DO PADRÃO AOS FIOS DA CASA Certo que os fios ja foram distribuídos em toda a parte da casa, ainda com a chave desligada,iremos conectar os fios que vieram do padrão para a nossa fiação central,o primeiro a ser emendado é o fio amarelo, neutro, veja imagens e vídeo abaixo: fios do padrão descasque fio neutro emende o fio neutro do padrão nele

4 com alicate enrosque e aperte bem,pois,fios folgados dá mal contato, impedindo o funcionamento de equipamentos elétricos,um colega que se identificou como WST nos enviou esta imagem a baixo,mostrando a forma correta de se fazer a emenda em um fio,perceba que são dadas 10 voltas,veja: faça o devido isolamento,use,fita de qualidade a marca 3M é muito boa fitas ruins com o tempo ressecam e se desprendem dos fios deixando expostos e aumentando o risco de acidentes.

5 faça o mesmo procedimento com o fio fase. emende bem e.. assista vídeo abaixo: isole. COLOCANDO A CHAVE GERAL(OU DISJUNTOR) NO FIO FASE Perceba que ligamos os fios do padrão ao interior de nossa casa de forma direta,mas, e se ocorrer de precisar trocar uma lampada ou fazer qualquer outro reparo dentro de casa,teremos que ir la fora no padrão desligar a chave e se for em um dia de chuva?, pra evitar esse transtorno e também por medida de segurança, e essencial que se tenha dentro de nossa casa uma chave geral,que sempre fica acoplado na caixa de disjuntor. você se lembra que fizemos uma ligação direta do neutro e do fase,para colocar o disjuntor iremos fazer um corte no fio fase e colocaremos um disjunto fazendo a conexão, veja imagens e vídeo abaixo;

6 esse é um disjunto de 30 geralmente ficam embutidos na sala na chamada caixa de disjuntores pois apenas um disjuntor pode não ser suficiente. aqui temos um para casa e outro para o chuveiro

7 com o fio cortado iremos fazer esse gancho... abraçar o parafuso do nosso disjunto... e apertar bem o parafuso O disjunto vai ficar dessa maneira, para certificar de que a corrente está passando normalmente, ligue a chave no padrão e com uma chave de teste veja se está passando corrente normalmente, se você não sabe como funciona a chave de teste veja vídeo abaixo depois de testado, desligue o disjunto do padrão e o disjuntor da casa e vamos ao próximo passo. assista vídeo abaixo:

8 INSTALAÇÃO DE UM APAGADOR (INTERRUPTOR) SIMPLES Supondo que estamos no quarto,e queremos colocar uma lampada, já temos em nosso quarto um fio neutro e um fio fase,o procedimento é simples,veja abaixo imagens e videos: quarto. iremos colocar a nossa lampada aqui no meio do existam vários modelos. usaremos esse bocal de rabicho embora vamos descascar o fio neutro que passa no quarto.

9 neutro. iremos emendar um dos fios do bocal de rabicho no assista vídeo abaixo: iremos isolar devidamente simples. iremos agora fazer uma ligação neste apagador atrás existem 2 parafusos que irão fixar os fios.

10 para ligar o apagador iremos descascar o fio fase... cerca de 1 cm apagador,veja o tamanho que será necessário,.. iremos emendar nele um fio que deverá ir para o nosso. e isolar com fita.

11 e leve a outra ponta ao nosso apagador e parafuse bem,não deixe folga pra evitar que lampada fique piscando. assista vídeo abaixo: qualquer e... agora iremos pegar outro fio de cor branca ou outra ligar na outra entrada do apagador.. e levar até a outra perna do bocal de rabicho. assista vídeo abaixo:

12 se sua fiação for embutida. parafuse e... feche. TESTE ANTES DE PARTIR PRA PRÓXIMA FASE- Como havia dito, pra coisa dar certo,é super importante que ao instalar cada componente irmos testando,com esse procedimento iremos solucionar o problema de imediato, poderíamos fazer toda a instalação e depois testar, mas, caso apresentasse algum defeito seria mais demorado achar o erro.por isso a cada componente instalado teste antes, para isso, ligue a chave geral,teste,desligue e vá para a próxima instalação, acompanhe vídeo abaixo: INSTALAÇÃO DE TOMADA SIMPLES A colocação de tomada é a mais simples da instalação,basta simplesmente ligar a ela um fio neutro e um fio fase,para isso desligue a chave geral e veja como fazer.

13 tomada simples fio neutro e isole bem na rede que foi estendida dentro de casa,emende um

14 faça o mesmo com o fase assista vídeo abaixo; e conecte aos parafusos do nosso apagador. INSTALAÇÃO DE 02 INTERRUPTORES COM 01 TOMADA CONJUGADA O principio de instalação deste elemento é basicamente o mesmo da tomada e do interruptor que foi mostrado anteriormente a diferença é que estarão todos em uma mesma peça, de inicio vamos ligar a tomada de nosso conjuga, acompanhe imagens e videos abaixo: interruptor com dois apagadores e tomada frente... costa da peça LIGANDO A TOMADA DO NOSSO CONJUGADO- O processo é o mesmo da tomada simples iremos puxar um fio neutro e um fase pra nossa tomada veja imagens e vídeo abaixo:

15 corte um fase e um neutro e.. parafuso.. ligue na tomada de nosso conjugado, aperte bem os a ligação da tomada está pronta. assista vídeo abaixo: INSTALANDO OS BOCAIS PARA AS DUAS LÂMPADAS-Antes de ligarmos os fios no interruptor, iremos preparar os bocais para as lampadas, supondo que estamos na cozinha,iremos instalar uma lampada dentro e uma fora da casa,veja imagens: bocal de rabicho

16 ... iremos pegar um neutro e emendar uma perna do bocal essa lampada é a de dentro, por hora vamos deixar ela assim mesmo.isole e vamos puxar a nossa segunda lampada. vamos fazer um novo corte no neutro e... puxar um bocal para a nossa segunda lampada isole bem.

17 PUXANDO UM FIO FASE PARA O NOSSO CONJUGADO Com os bocais das lampadas de dentro e de fora já alimentados com o fio neutro, iremos agora preparar o fio fase pra ser emendado nas pernas dos bocais, pra isso iremos recorrer novamente a nossa rede central e puxar um fio fase para o nosso interruptor, acompanhe imagem e videos abaixo; recorte o fio fase da rede principal cerca de 1 cm conjugado. emende um fio com o tamanho que chegue ate o nosso emende bem e isole com fita isolante e...

18 leve esse fio até o nosso interruptor. ele deve percorrer o centro do disjunto... assista vídeo abaixo: aperte bem os parafusos de fixação, caso ache necessário,ligue a chave geral e cuidadosamente faça um teste com a chave de teste pra ver se a corrente está passando pelos fios fase. assista vídeo abaixo: ENVIANDO O RETORNO PARA OS BOCAIS DAS LAMPADAS Perceba que já colocamos os bocais de dentro e de fora,puxamos o fio fase para o nosso interruptor e agora iremos jogar os fios fase do interruptor para as nossas lampadas, pra isso é super importante que você use fios de cores diferenciadas,para que você possa se organizar e para que mais adiante ao fazer alguma manutenção você possa saber quem é quem no sistema elétrico,veja imagens e videos abaixo:

19 de dentro e o fio azul para a lampada de fora, para o retorno usaremos um fio branco para a lampada bocal de dentro recebe.. fio de cor branca e.. bocal de fora o fio azul O ESQUEMA FICOU ASSIM:

20 TESTE ANTES DE PARTIR PRA PRÓXIMA FASE- Como havia dito, pra coisa dar certo,é super importante que ao instalar cada componente irmos testando,com esse procedimento iremos solucionar o problema de imediato, poderíamos fazer toda a instalação e depois testar, mas, caso apresentasse algum defeito seria mais demorado achar o erro,por isso, a cada componente instalado teste antes, para isso, ligue a chave geral,teste,desligue e vá para a próxima instalação, acompanhe vídeo abaixo: O colega Ezequiel de Oliveira pediu pra mim mostrar uma forma de fazer a instalação elétrica por fora da parede, como exemplo estou mostrando um jeito que eu fiz aqui em casa no quarto que fica o meu computador, como não tinha tubulação embutida na parede, eu coloquei um tipo de calha de pvc, que é parafusada na parede,por onde os fios ficam protegidos,pra quem não quer fazer quebradeira em casa essa é uma ótima opção, veja abaixo fotos e videos, logo logo estarei postando imagens da instalação feita em tubos de pvc e fixas por abraçadeira.

21 SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE NA ÍNTEGRA 02 VIDEOS POSTADOS NO YOUTUBE: VÍDEO 01 VÍDEO 02 vídeo 03 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO COM CHAVE GERAL E DISJUNTORES INDEPENDENTES PASSO A PASSO (ANIMAÇÃO PAINT) IDENTIFICAÇÃO DE FIOS EM APAGADOR E TOMADA O amigo Deivison me pediu orientação para identificação de fios em um interruptor e tomada conjugada, com o proposito de substituir por um dimmer, fiz um video rápido para o amigo,mas espero que seja útil também a outras pessoas.

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Aprenda a montar seu computador Recomendações: Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Colocação da Placa Mãe no Gabinete. Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional

Leia mais

ENG2333 CONSTRUÇÃO CIVIL II

ENG2333 CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG2333 CONSTRUÇÃO CIVIL II Prof. Eng Civil Bruno Rocha Cardoso Aula 02: Instalações Elétricas O Projeto O trabalho do Eletricista não é um processo Contínuo 1) Eletrodutos ou Conduítes 1) Eletrodutos

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: SUNNY, SUNNY CONTR FHARO Obrigado por adquirir o. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura guarde-o em local seguro para consultas

Leia mais

DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins

DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins DISCIPLINA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO Prof. Patrícia Lins Roteiro de Prática 1 26/03/2018 Salvador/BA UNIME Curso de Arquitetura 1 Roteiro de Práticas Roteiro de Aulas Práticas Introdução

Leia mais

Esquemas de Ligação em Instalações Residenciais

Esquemas de Ligação em Instalações Residenciais Esquemas de Ligação em Instalações Residenciais 4/2 4 Índice Interruptores 4/4 Pontos de tomada de corrente 4/11 Circuitos independentes 4/13 4/3 Capítulo 4: Esquemas de Ligação em Instalações Residenciais

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELO: Obrigado por adquirir o. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura guarde-o em local seguro para consultas futuras. Este aparelho

Leia mais

Adaptador de montagem suspenso

Adaptador de montagem suspenso SADT - 100HM Adaptador de montagem suspenso imagine as possibilidades Obrigado por adquirir este produto Samsung. Para receber um atendimento mais completo, registre seu produto no site www.samsung.com/global/register

Leia mais

MANUAL HARPA ELÉTRICA

MANUAL HARPA ELÉTRICA MANUAL HARPA ELÉTRICA TUBOS PVC 32 MM 2 - Tubos de 77,3 cm 2 - Tubos de 74,5 cm 2 - Tubos de 15,4 cm 4 - Tubos de 28 cm ACESSÓRIOS PVC 32 MM 2 - Curvas 90º 4 - T s 4 - Tampas 1 ACESSÓRIOS DE AÇO INOXIDÁVEL

Leia mais

Passo a Passo para instalação da placa BIP3 Plus nos radios:

Passo a Passo para instalação da placa BIP3 Plus nos radios: Passo a Passo para instalação da placa BIP3 Plus nos radios: Cobra 19 DX Ultra III Cobra 19 DX IV Provavelmente serve para o Voyager VR-32 IV Vamos precisar dos seguintes materiais: - 1 metro de fio fino

Leia mais

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Apresentação Válvula de Descarga Eletrônica Flux Wave - Ref.: 3660 EL-WAV. - Disponível em duas bitolas: 1 1/2 e 1 1/4, com mecanismo único. - Para bacia sanitária,

Leia mais

Manual de Operações. Linha. Home CARD. Rev1.0

Manual de Operações. Linha. Home CARD. Rev1.0 Manual de Operações Linha Home CARD Rev1.0 Obrigado por adquirir um produto Water On, desenvolvido com que há de mais moderno no mercado com alta qualidade, proporcionando uma iluminação aquática eficiente

Leia mais

CLIMATIZADOR ASPERSÃO

CLIMATIZADOR ASPERSÃO CLIMATIZADOR ASPERSÃO manual de instrução 47 3145.7171 www.luftmaxi.com.br Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville.SC Cep 89229-210 CONJUNTO Foto 01 Bóia 3/4 Linha de Bicos Retornos Caixa d água. Registro

Leia mais

Manual Carrinho Elástico

Manual Carrinho Elástico Manual Carrinho Elástico 1 2 Utilizando a peça em U de oito furos, sendo que dois são nas pontas um em cada e duas barras de onze furos, iremos começar a fazer a base do carrinho. Parafuse cada barra de

Leia mais

Sistema. Solução técnica. Módulo Solar. Suporte Alumínio. Micro Inversor Enphase 220V. Área Estimada. Tensão da Rede. 260Wp Kyocera.

Sistema. Solução técnica. Módulo Solar. Suporte Alumínio. Micro Inversor Enphase 220V. Área Estimada. Tensão da Rede. 260Wp Kyocera. Sol a seu favor C O que é o Peg&Faça? Sistema de Energia Solar Conectado à Rede da Concessionária Qual a potência? 260W Qual a tensão? 220V Quanto gera de energia? 40kWh/Mês Para que serve? Reduzir a sua

Leia mais

SAS816FHL-0 Termostato para aquecimento de piso

SAS816FHL-0 Termostato para aquecimento de piso SAS816FHL-0 Termostato para aquecimento de piso SAS816FHL-0 é um termostato de ambientes não programável projetado para sistemas de aquecimento de piso com água quente e sistemas de aquecimento elétrico.

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração 2 SMART CLICK Controle remoto para Luzes com dimmer Índice 1. Configuração do módulo SMART CLICK... 3 2. Instalação em lâmpadas com um interruptor... 3 2.1. Conexão

Leia mais

Filtro Portátil para Piscina. Manual técnico de instalação

Filtro Portátil para Piscina. Manual técnico de instalação Filtro Portátil para Piscina Manual técnico de instalação Manual de instalação, operação e manutenção Índice Produto Parabéns...2 Montagem do kit Montagem...6 Funcionamento Antes de iniciar o funcionamento...3

Leia mais

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA

#03 PROJETO MESA DE GRAVAÇÃO PEQUENA A mesa de gravação de matrizes de serigrafia é um equipamento fundamental para quem quer gravar suas próprias telas. Este equipamento existe em diversos modelos, com preços e recursos técnicos. A intenção

Leia mais

Risco não é rabisco: Acidentes domésticos com eletricidade. Acidentes domésticos com eletricidade

Risco não é rabisco: Acidentes domésticos com eletricidade. Acidentes domésticos com eletricidade Acidentes domésticos com eletricidade 1 Acidentes fatais devido à choque elétrico, provocaram em 2016, quase duas mortes por dia em todo Brasil, segundo dados da Abracopel. O que pouca gente sabe, é que

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Botoeira / Acionador Manual Quebra Vidro - Para Acionamento Direto, Controle de Acesso, Combate e Alarme de Incêndio. Código AFAM Os Acionadores Manuais ou Botoeiras de Acionamento Direto Para Combate

Leia mais

A diferença está no conector da chave liga/desliga eco e alimentação, estes se forem ligados a echo plus sem alteração, podem danificar o rádio.

A diferença está no conector da chave liga/desliga eco e alimentação, estes se forem ligados a echo plus sem alteração, podem danificar o rádio. Passo a Passo para instalação da placa Echo Plus nos radios: Super Star 3900 Voyager VR94, VR95 e VR9000 Alan 87 e 8001 Galaxy Pluto MegaSTAR MG95, MG97, MG98 e MG990 E demais modelos baseados no mesmo

Leia mais

Router CNC. Manual. Estrutura Física. A estrutura física da C37 Router CNC é composta das seguintes partes:

Router CNC. Manual. Estrutura Física. A estrutura física da C37 Router CNC é composta das seguintes partes: Manual Estrutura Física A estrutura física da C37 Router CNC é composta das seguintes partes: Mesa MDF 15mm 01 X número 01 01 X número 02 01 X número 03 01 X número 04 01 X número 05 01 X número 06 01

Leia mais

TELE - VENDAS: (0xx41) FAX GRÁTIS:

TELE - VENDAS: (0xx41) FAX GRÁTIS: TELE - ENDAS: (0xx41) 2102-1100 - FAX GRÁTIS: 0800-704 2080 PROA DE LÂMPADAS Testando a Lâmpada Com a lâmpada fora do soquete, encoste uma ponta de prova no encaixe e a outra ponta no pólo como é mostrado

Leia mais

Manual de instalação Coletor Tubo a Vácuo Vertical e Horizontal

Manual de instalação Coletor Tubo a Vácuo Vertical e Horizontal Manual de instalação Coletor Tubo a Vácuo Vertical e Horizontal Produto 100% Brasileiro www.termomax.com.br ATENÇÃO A TERMOMAX Aquecedor Solar LTDA EPP estende sua garantia somente para reservatório térmico

Leia mais

MANUAL DO PRODUTO LAVATÓRIO AIR BAG. cód. 7777

MANUAL DO PRODUTO LAVATÓRIO AIR BAG. cód. 7777 MANUAL DO PRODUTO LAVATÓRIO AIR BAG cód. 7777 1 Especificações Capacidade de Elevação: 150kg Peso: 105kg Variação de Altura: 1010mm Largura: 860mm Comprimento: 1680mm Preenchimento: 60mm com esponja Estofamento:

Leia mais

PLUS MAR INOX MANUAL TÉCNICO. Linha Prata. ATENÇÃO: Não Instale seu Aparelho sem antes ler e seguir as instruções técnicas deste manual.

PLUS MAR INOX MANUAL TÉCNICO. Linha Prata. ATENÇÃO: Não Instale seu Aparelho sem antes ler e seguir as instruções técnicas deste manual. MANUAL TÉCNICO PLUS MAR INOX Linha Prata Sauna é Saúde ATENÇÃO: Não Instale seu Aparelho sem antes ler e seguir as instruções técnicas deste manual PLUS MAR INOX PARABENS!! Pela aquisição de um Produto

Leia mais

Linha Prata MINI PLUS MAR INOX MANUAL TÉCNICO. Sauna é Saúde

Linha Prata MINI PLUS MAR INOX MANUAL TÉCNICO. Sauna é Saúde MANUAL TÉCNICO MINI PLUS MAR INOX Linha Prata Sauna é Saúde ATENÇÃO: Não Instale seu Aparelho sem antes ler e seguir as instruções técnicas deste manual MINI PLUS MAR INOX PARABENS!! Pela aquisição de

Leia mais

TUTORIAL DE MONTAGEM. IMPRESSORA 3D GRABER i3 GTMax3D FASE 2: MONTAGEM DA ELETRÔNICA. GTMax3D Tecnologia

TUTORIAL DE MONTAGEM. IMPRESSORA 3D GRABER i3 GTMax3D FASE 2: MONTAGEM DA ELETRÔNICA. GTMax3D Tecnologia TUTORIAL DE MONTAGEM IMPRESSORA 3D GRABER i3 GTMax3D FASE 2: MONTAGEM DA ELETRÔNICA GTMax3D Tecnologia Fase 2: Montagem da Eletrônica: Preparação da Mesa Aquecida (MK2A / MK2B): 1 Termistor 100k 1% com

Leia mais

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2 UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO Módulo 3 Módulo FRENTE MEDIDAS: Comprimento Total 2,0 m Comprimento módulo, m Comprimento módulo 2,00 m Comprimento módulo 3,0 m Largura 2,3 m

Leia mais

Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados.

Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados. Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados. O uso urbano em estradas e vias públicas é de inteira responsabilidade do usuário. O

Leia mais

Iluminação no porta-malas e porta luvas Fiesta MK4/5 / serve para todos os carros

Iluminação no porta-malas e porta luvas Fiesta MK4/5 / serve para todos os carros Iluminação no porta-malas e porta luvas Fiesta MK4/5 / serve para todos os carros Este tutorial foi desenvolvido para o Fiesta MK4/5, Mas podem ser utilizadas para qualquer carro, apenas alterando algumas

Leia mais

GERENCIE SEUS VEÍCULOS E REDUZA CUSTOS

GERENCIE SEUS VEÍCULOS E REDUZA CUSTOS 1 CONTEÚDO POR VEÍCULO A B C D E F G 1 Módulo Rastreador 1 Antena GPS 1 Antena GSM 1 Chicote elétrico com botão de pânico 1 Leitor de Chave do Motorista (opcional) Chaves do motorista (opcional) Relê de

Leia mais

ELECTROAMANCO. Aplicados de maneira permanente e/ou temporária em instalações elétricas prediais de baixa tensão.

ELECTROAMANCO. Aplicados de maneira permanente e/ou temporária em instalações elétricas prediais de baixa tensão. PREDIAL >> ELÉTRICA >> ELECTROAMANCO ELECTROAMANCO 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO 1.1 FUNÇÃO Os eletrodutos são usados para condução e acomodação de fios, cabos e outros dispositivos elétricos para instalações

Leia mais

Manual de Instalação. Nome. Apresentação. Coaxial No-Break - 4 canais (com Patch Cord) Coaxial No-Break - 4 canais (com Patch Cord) Código LCO.

Manual de Instalação. Nome. Apresentação. Coaxial No-Break - 4 canais (com Patch Cord) Coaxial No-Break - 4 canais (com Patch Cord) Código LCO. Nome Código LCO.003; Apresentação O Painel Coaxial 4 Canais é um equipamento completo que disponibiliza ao profissional de CFTV organização na sua instalação, robustez, além de um sistema de gerenciamento

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sinalizador / Alerta Visual à LED de Alto Brilho Tipo Estrobo (Flashes de Luz) - Código: AFIV01. O alerta visual código AFIV01 é um equipamento que deve ser instalado no teto ou na parede das edificações

Leia mais

Pois é turma, agora que já foram estudados, os conceitos sobre eletricidade, o como se realiza o levantamento das potências e os dispositivos de

Pois é turma, agora que já foram estudados, os conceitos sobre eletricidade, o como se realiza o levantamento das potências e os dispositivos de Pois é turma, agora que já foram estudados, os conceitos sobre eletricidade, o como se realiza o levantamento das potências e os dispositivos de proteção que alimentam os circuitos terminais, pode-se dizer

Leia mais

Passo a Passo para instalação da placa Echo Plus nos rádios:

Passo a Passo para instalação da placa Echo Plus nos rádios: Passo a Passo para instalação da placa Echo Plus nos rádios: Cobra 148GTL Cobra 148GTL-F Voyager VR-148GTL E outros modelos que possam ser baseados no chassi Uniden PC-412 ou na placa fabricada pela Texas

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Caixa sensorial tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 carrinho de controle remoto que se mova para frente, trás e lados, de aproximadamente

Leia mais

Adaptação de um Pisca Alerta na TIGER 800 XC com ABS (ano 2013) www. ger800.com.br. Sílvio Manzano Itanhaém SP

Adaptação de um Pisca Alerta na TIGER 800 XC com ABS (ano 2013) www. ger800.com.br. Sílvio Manzano Itanhaém SP Adaptação de um Pisca Alerta na TIGER 800 XC com ABS (ano 2013) www. ger800.com.br Sílvio Manzano Itanhaém SP A parte elétrica da moto permaneceu intacta. Não foi cortado ou descascado nenhum fio. Funciona

Leia mais

CÓD Fevereiro 2016 PL - 9 PL - 12

CÓD Fevereiro 2016 PL - 9 PL - 12 CÓD. 392887 - Fevereiro 2016 PL - 9 PL - 12 Manual de Instruções de Instalação, Funcionamento e Garantia 01 Índice 1. Apresentação 2. Atenção 3. Aplicações 4. Instalação Hidráulica 4.1. Instalação Elétrica

Leia mais

Manual do Usuário. MAIN POWER Módulo Fonte Módulo Disjuntor POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO

Manual do Usuário. MAIN POWER Módulo Fonte Módulo Disjuntor POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO Manual do Usuário MAIN POWER Módulo Fonte Módulo Disjuntor POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO Introdução O seu Módulo Fonte ou Módulo Disjuntor reúnem o que há de mais recente em tecnologia

Leia mais

Segurança Elétrica nas residências

Segurança Elétrica nas residências Segurança Elétrica nas residências Milhares de residências no Brasil não possuem uma instalação elétrica segura. A sua é uma delas? schneider-electric.com.br Onde estaríamos sem eletricidade? A eletricidade

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sirene Eletrônica Audiovisual Estrobo 20 LED s A Prova de Tempo IP55 - Um Toque - Para Pequenas e Médias Áreas - Código: AF-SVF-PT. A sirene de alarme audiovisual à prova de tempo, código AFSVFPT é um

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 2 folhas de papel paraná; 2 folhas de papel pluma ou papel isopor ou EVA; 1 bateria de 3 volts; Folhas de

Leia mais

Paralelo Escravo Série 2

Paralelo Escravo Série 2 Paralelo Escravo Série 2 O Paralelo Escravo é um interruptor de 12 botões 4x2 onde sua função é ser um ponto de controle a mais para o preset, sendo assim cópia fiel do preset ao qual estiver conectado.

Leia mais

Montando uma Rede Simples. Cabeamento

Montando uma Rede Simples. Cabeamento Montando uma Rede Simples Uma rede de computadores permite o compartilhamento de arquivos, equipamentos (impressora, digitalizador ou escâner), internet e vários outros recursos. Agora vou mostrar como

Leia mais

reehn 30.000 btus ERRO. Ao ligar e se deparar com o erro E4, devem ser feitos os testes abaixo indicados antes de trocar a placa da evaporadora:

reehn 30.000 btus
ERRO. Ao ligar e se deparar com o erro E4, devem ser feitos os testes abaixo indicados antes de trocar a placa da evaporadora: ERRO E-4 O erro ocorre quando o sensor de imersão da serpentina da evaporadora informa à placa principal da própria evaporadora que a serpentina está numa temperatura anormal (ou muito fria ou muito quente

Leia mais

CENTRAL DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA EQUILUX III

CENTRAL DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA EQUILUX III CENTRAL DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA EQUILUX III Equipamento desenvolvido para controlar uma rede de luminárias de aclaramento e balizamento de iluminação de emergência, e também fazer a reposição da carga

Leia mais

GRF. Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração.

GRF. Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração. FR Indústria Eletromecânica Ltda. GRF Gerenciador de rotações por Frequência. Manual de instalação e configuração. www.fr.ind.br E-mail: contato@fr.ind.br / fr.eletromecanica@gmail.com Telefone: (45) 2031-0688

Leia mais

Guia do instalador e do usuário. Kit Porteiro 1.1

Guia do instalador e do usuário. Kit Porteiro 1.1 Kit Porteiro 1.1 Tabela de Referências: Referência Descrição com Teto. PRM721410T * Unidade Interna Branco. * Unidade Externa Grafite. PRM720901 Interfone Arbus 900 Branco. PRM720214T Unidade Externa de

Leia mais

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Manual de Instruções ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: Antes de utilizar o aparelho, leia atentamente as

Leia mais

Ficha Técnica. Quadros Sistema VDI

Ficha Técnica. Quadros Sistema VDI Quadros Sistema VDI Ficha Técnica Localização no Website TIGRE: Obra predial Eletricidade Quadros Sistema VDI Função: Abrigar tubulações, fiações e dispositivos das instalações de Telefone (Voz), Rede

Leia mais

SMART 2000 Termostato digital programável Guia de início rápido

SMART 2000 Termostato digital programável Guia de início rápido by Uni-Line SMART 2000 Termostato digital programável Guia de início rápido www.robertshaw.com 2015 Robertshaw 7/15 352-00204-001 RevB Portuguese INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA AVISO: RISCO DE CHOQUE

Leia mais

How-To Trocar os Led s dos botões dos Vidros Elétricos do Vectra B

How-To Trocar os Led s dos botões dos Vidros Elétricos do Vectra B How-To Trocar os Led s dos botões dos Vidros Elétricos do Vectra B Bom, vamos fazer meu primeiro how-to.. rs No meu carro antigo (Corsa Classic) eu havia trocado os focos do painel por leds azuis, e estava

Leia mais

#e-book 5 4 DICAS SOBRE INSTALAÇÃO ELÉTRICA SEGURA. Faça um check-list de segurança em sua instalação elétrica

#e-book 5 4 DICAS SOBRE INSTALAÇÃO ELÉTRICA SEGURA. Faça um check-list de segurança em sua instalação elétrica PREFÁCIO Como já falamos anteriormente, uma revisão na instalação elétrica deve ser efetuada a cada cinco anos. Visualmente é possível detectar se existem falhas na instalação elétrica. Fios desencapados,

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas

Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas Aula 06 Esquema de ligação dos condutores Diagramas multifiliar e unifiliar Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 Condutores Geralmente, a

Leia mais

Manual do Usuário Dimmer Inteligente

Manual do Usuário Dimmer Inteligente Manual do Usuário Dimmer Inteligente ÍNDICE GUIA DE SEGURANÇA... 3 DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS... 3 INTERFACES... 4 OPERAÇÃO E CONFIGURAÇÃO... 4 INSTALAÇÃO... 5 SOLUÇÃO DE PROBLEMAS...

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMATIZAÇÃO DE VENTILADORES COM CONTROLE REMOTO. manual de instruções

SISTEMA DE AUTOMATIZAÇÃO DE VENTILADORES COM CONTROLE REMOTO. manual de instruções SISTEMA DE AUTOMATIZAÇÃO DE VENTILADORES COM CONTROLE REMOTO manual de instruções PARABÉNS! Você está adquirindo um equipamento de alta tecnologia e qualidade que certamente atenderá às suas necessidades.

Leia mais

Manual de Instruções. Ari Jr. Alexandre Thamy. Folheto de Instruções Ari Jr. Arquivo Liberado PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS

Manual de Instruções. Ari Jr. Alexandre Thamy. Folheto de Instruções Ari Jr. Arquivo Liberado PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS Nº MODIFICAÇÃO VISTO REG. MDE. POR 1 Arquivo Liberado - Ari Jr ESTE DESENHO É PROPRIEDADE EXCLUSIVA 05/11 693-09-05 774991 REV.0 DA BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA. E NÃO PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS

Leia mais

2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança

2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança 2.2 Utilização dos circuitos elétricos em segurança 1 Fase e neutro nas instalações elétricas A corrente elétrica chega às nossas casas através de cabos elétricos que tem no seu interior três condutores

Leia mais

Manual de Operações. Linha. Home Touch. Rev1.1

Manual de Operações. Linha. Home Touch. Rev1.1 Manual de Operações Linha Home Touch Rev1.1 Obrigado por adquirir um produto Water On, desenvolvido com que há de mais moderno no mercado com alta qualidade, proporcionando uma iluminação aquática eficiente

Leia mais

Porteiro Eletrônico PT 250. Manual de Instruções

Porteiro Eletrônico PT 250. Manual de Instruções Porteiro Eletrônico PT 250 Manual de Instruções Porteiro Eletrônico Protection modelo PT 250 Parabéns!!! Você acaba de adquirir um produto para a sua segurança, conforto e comodidade, com a ótima qualidade

Leia mais

****************************************************************** Velocímetro sem odômetro GUSTER * VO-20 ALARME SONORO EXTERNO (opcional)

****************************************************************** Velocímetro sem odômetro GUSTER * VO-20 ALARME SONORO EXTERNO (opcional) Faça-nos também uma visita ao site www.guster.com.br E conheça nossos produtos e serviços INSTRUMENTAÇÃO DIGITAL GUSTER INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA. RUA SIGFREDO DAY, 50 CIC CEP 81170-650

Leia mais

ADAPTANDO A CHAVE DO ASTRA C/ 2 BOTÕES NA CHAVE CANIVETE DO GOLF

ADAPTANDO A CHAVE DO ASTRA C/ 2 BOTÕES NA CHAVE CANIVETE DO GOLF ADAPTANDO A CHAVE DO ASTRA C/ 2 BOTÕES NA CHAVE CANIVETE DO GOLF Para começar quero pedir a autorização do uso das fotos do Sr. Denis do Astraclub.com.br, pois a minha chave canivete já estava pronta e

Leia mais

Adaptando um apontador laser. Introdução. Materiais Necessários

Adaptando um apontador laser. Introdução. Materiais Necessários dução Adapte um apontador laser, usando materiais simples, para funcionar em um suporte fixo, com pilhas e ser ligado através de um interruptor. Ideal para demonstrações utilizando laser. Materiais Necessários

Leia mais

Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi.

Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi. Manual do Proprietário. Forno Elétrico Multi. Índice 1- Apresentação. 2- Instalação e Instruções. 2.1- Local de instalação. 2.2- Instalação Hidráulica. 2.3-Instalação Elétrica. 3- Operação. 3.1-Programação.

Leia mais

Presente em seus projetos.

Presente em seus projetos. Manual de configuração do módulo de relê receptor RF de 1 canal para tensões de 12V, 127V e 220V Objetivos: Explicar como configurar os modos de funcionamento, cadastrar controles e apagar os controles

Leia mais

1.1 Apresentação 1.2 Assistência técnica 1.3 Inspeção no ato do recebimento 1.4 Especificações técnicas. 2.1 Introdução 2.

1.1 Apresentação 1.2 Assistência técnica 1.3 Inspeção no ato do recebimento 1.4 Especificações técnicas. 2.1 Introdução 2. ÍNDICE SEÇÃO 1 Dados Gerais 1.1 Apresentação 1.2 Assistência técnica 1.3 Inspeção no ato do recebimento 1.4 Especificações técnicas SEÇÃO 2 Funcionamento 2.1 Introdução 03 2.2 Funcionamento 03 SEÇÃO 3

Leia mais

Dispositivo anti-curtos passo a passo

Dispositivo anti-curtos passo a passo Dispositivo anti-curtos passo a passo Lista de componentes necessários: Caixa para a montagem Pulsador normalmente fechado Relé 12 V CC Ponte retificadora 1,5 A Condensador eletrolítico 4,7µF/35v 6 leds

Leia mais

Instalação do Rotary Attachment

Instalação do Rotary Attachment Instalação do Rotary Attachment Modo de instalação: 1 - Para a instalação do Rotary attachment desça a mesa de recorta até que fique no ponto mais baixo possível e desligue a laser. 2 - Coloque o Rotary

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO DIGITAL

INSTRUMENTAÇÃO DIGITAL ****************************************************************** Velocímetro para rebocadores e empilhadeiras VO-21 Alarme sonoro externo/saída para relé auxiliar para excesso de velocidade Memória de

Leia mais

Manual de Montagem Protuino FTDi

Manual de Montagem Protuino FTDi Manual de Montagem Protuino FTDi Componentes do Kit Protuino FTDi 1x FTDi Basic 1x ATMega328p com Bootloader do Arduino UNO 1x Protoboard de 170 furos 5x Jumpers de 10cm macho/macho 4x Jumpers de 5cm macho/macho

Leia mais

vinil, fibra e alvenaria, piscinas de vinil piscinas de alvenaria

vinil, fibra e alvenaria, piscinas de vinil piscinas de alvenaria INTRODUÇÃO O hidrojato é um acessório que agrega diversão e bem estar. Seu sistema produz um jato que gera uma forte corrente de água na piscina. Ideal para prática de exercícios de natação e divertimento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Antes de utilizar o aparelho leia e siga atentamente todas as instruções contidas neste manual.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Antes de utilizar o aparelho leia e siga atentamente todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES Antes de utilizar o aparelho leia e siga atentamente todas as instruções contidas neste manual. BEBEDOURO ET41005 Por favor atualize seus manuais em nosso site: www.eterny.com.br PARABÉNS

Leia mais

1 Desembale o projetor. 2 Prepare o controle remoto. Guia de instalação. Epson PowerLite Home 20. Manual do usuário

1 Desembale o projetor. 2 Prepare o controle remoto. Guia de instalação. Epson PowerLite Home 20. Manual do usuário Epson PowerLite Home 20 Guia de instalação 1 Desembale o projetor O seu projetor vem com os seguintes itens: Manual do usuário Projetor Controle remoto Baterias Cabo de alimentação 2 Prepare o controle

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950 MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950 2 AVISOS O ar aspirado não deve ser canalizado por uma conduta já utilizada para evacuar fumos produzidos por aparelhos alimentados por outras fontes de energia

Leia mais

DCC e SOM Instalando Decoder Soundtraxx Tsunami em G 12 Frateschi

DCC e SOM Instalando Decoder Soundtraxx Tsunami em G 12 Frateschi DCC e SOM Instalando Decoder Soundtraxx Tsunami em G 12 Frateschi By Ricardo Fisher 24/09/12 Este ano comecei a investir meu tempo e um pouco de dinheiro no DCC. Através de muita informação em leitura,

Leia mais

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX 1) CONCEITO DE PROTOBOARD Fonte: Fritzing http://fritzing.org/home/ adaptado por Fátima Rosas. Protoboard ou matriz de contato é uma placa com diversos furos

Leia mais

SIENA FÁCIL. infraestrutura para ampliação de circuitos elétricos.

SIENA FÁCIL. infraestrutura para ampliação de circuitos elétricos. SIENA FÁCIL infraestrutura para ampliação de circuitos elétricos www.alumbra.com.br instale e amplie redes de energia sem precisar quebrar paredes Siena Fácil é uma infraestrutura completa para organizar

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Sirene Audiovisual Iluminação a LED - Com Doze Tipos de Toques e Controle de Volume - Para Pequenas Áreas - Código: AFSVFMT. A sirene de alarme código AFSVFMT é um equipamento que deve ser instalado no

Leia mais

Configuração da bomba Wayne Rifran

Configuração da bomba Wayne Rifran Configuração da bomba Wayne Rifran Parte 1 Instalando o modulo SICCPUMP (Alimentação) O modulo SICCPUMP é responsável em gerenciar toda a bomba e armazenar os abastecimentos para depois transmitir os dados

Leia mais

Motor Monofásico de Fase Auxiliar. Ligações, Fechamentos e Polarização

Motor Monofásico de Fase Auxiliar. Ligações, Fechamentos e Polarização Motor Monofásico de Fase Auxiliar Ligações, Fechamentos e Polarização ÍNDICE 1 Introdução 2 Motor Monofásico 3 Motor sem capacitor 4 Motor com capacitor 5 Terminais do Motor 6 Fechamentos e Ligações 7

Leia mais

West-202. Manual de Instruções MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA MINI MÁQUINA DE COSTURA

West-202. Manual de Instruções MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA MINI MÁQUINA DE COSTURA West-202 Manual de Instruções MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA MINI MÁQUINA DE COSTURA Após abertura da caixa. 1- Retire a máquina da caixa. 2- Coloque o botão liga / desliga na posição "desligado" antes de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR INTERIOR CE 100 Q MOTOR EXTERIOR CE 100 P

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR INTERIOR CE 100 Q MOTOR EXTERIOR CE 100 P MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR INTERIOR CE 100 Q MOTOR EXTERIOR CE 100 P BEST 2 AVISOS O ar aspirado não deve ser canalizado por uma conduta já utilizada para evacuar fumos produzidos por aparelhos alimentados

Leia mais

Leitor LE230 Manual Versão 1.3 Revisão 0 Outubro/2014

Leitor LE230 Manual Versão 1.3 Revisão 0 Outubro/2014 Leitor LE230 Manual Versão 1.3 Revisão 0 Outubro/2014 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Itens que Acompanham... 3 3. Especificações Técnicas... 3 4. Características Gerais... 4 5. Visão geral do Equipamento...

Leia mais

Componentes do kit 01

Componentes do kit 01 Componentes do kit 01 1013SG- Pivô Inferior para dobradiça 1103 Sul 1103S - Dobradiça Inferior para 1013S 1201S - Mancal Superior com pino invertido 1101S - Dobradiça Superior para 1201S 1520 - Fechadura

Leia mais

Instalação. Tubulação... 7, 8. Fiação... 9

Instalação. Tubulação... 7, 8. Fiação... 9 Instruções de Instalação Índice Sistemadeválvulasdedescarga Descrição do sistema... 1 Instalação Válvula de descarga... 2, 4 Válvula piloto... 5, 6 Tubulação... 7, 8 Fiação... 9 Leia atentamente as instruções

Leia mais

PASSO A PASSO DA ADAPTAÇÃO DO PAINEL DIGITAL DO KADETT/MONZA NO CHEVETTE.

PASSO A PASSO DA ADAPTAÇÃO DO PAINEL DIGITAL DO KADETT/MONZA NO CHEVETTE. PASSO A PASSO DA ADAPTAÇÃO DO PAINEL DIGITAL DO KADETT/MONZA NO CHEVETTE. Guilherme Câmara Bordallo FERRAMENTAS E MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A ADAPTAÇÃO 1 Aparelho de cola a quente 1 Chave Philips curta.

Leia mais

GUIA ANTENA BGAN INSTALAÇÃO & ORIENTAÇÃO

GUIA ANTENA BGAN INSTALAÇÃO & ORIENTAÇÃO GUIA ANTENA BGAN INSTALAÇÃO & ORIENTAÇÃO AQUI ESTÃO AS COISAS QUE VOCÊ IRÁ APRENDER QUANDO VOCÊ TIVER LIDO ESTE GUIA ANTENA BGAN: 1 Como preparar o EOL Zenith, o Moxa e o modem BGAN 2 Como instalar e pré-orientar

Leia mais

Art. e Lazer MANUAL DE INSTALAÇÃO CENTRAL DE COMANDO DMX

Art. e Lazer MANUAL DE INSTALAÇÃO CENTRAL DE COMANDO DMX Art. e Lazer MANUAL DE INSTALAÇÃO CENTRAL DE COMANDO DMX CENTRAL A Central de Comando DMX comporta a quantidade de refletores desejada pelo cliente nas versões AC - 4000, AC - 8000 e AC - ESPECIAL. TENSÃO

Leia mais

1) Circuitos Modelix HUB

1) Circuitos Modelix HUB 1) Circuitos Modelix...1 2) Sistema Esquemático Modelix-G (Modelix-Grafix)...4 2.1) Introdução...4 2.2) Utilizando o Sistema Modelix-G impresso...4 2.3) Utilizando o Sistema Modelix-G com software...6

Leia mais

CWCS FAN-COIL TIPO "CASSETTE"

CWCS FAN-COIL TIPO CASSETTE CWCS FAN-COIL TIPO "CASSETTE" AR-CONDICIONADO DE AMBIENTE MANUAL DE INSTALAÇÃO * GUARDAR ESTE MANUAL DE OPERAÇÕES PARA REFERÊNCIA FUTURA 1 Exclusivo para operador qualificado 1 Para que o ar-condicionado

Leia mais

Sprinter (Mercedes-Benz) Interface Bloqueadora Veicular (IBV)

Sprinter (Mercedes-Benz) Interface Bloqueadora Veicular (IBV) Informação de Serviço Sprinter (Mercedes-Benz) Interface Bloqueadora Veicular (IBV) Informação de Serviço: 001.2015 Part Number: A 004 540 7205 0097 Criação: Outubro de 2015 Versão 03: 15 de Janeiro de

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 30:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 30: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 30: DOCUMENTAÇÃO DA INSTALAÇÃO A documentação de uma instalação elétrica é uma das exigências da Norma Regulamentadora NR-10. Esse assunto

Leia mais

QUADROS SISTEMA VDI. Localização no Website TIGRE: Obra predial Eletricidade Quadros Sistema VDI. Corpo Reforçado com mais entradas para eletrodutos.

QUADROS SISTEMA VDI. Localização no Website TIGRE: Obra predial Eletricidade Quadros Sistema VDI. Corpo Reforçado com mais entradas para eletrodutos. QUADROS SISTEMA VDI Localização no Website TIGRE: Obra predial Eletricidade Quadros Sistema VDI NOVEMBRO/2009 Função: Abrigar tubulações, fiações e dispositivos das instalações de Telefone (Voz), Rede

Leia mais

Prime LED. Manual do Proprietário. Instalação e Manutenção

Prime LED. Manual do Proprietário. Instalação e Manutenção Prime LED Manual do Proprietário Instalação e Manutenção Índice Manual do Proprietário / Instalação e Manutenção - Descrição/Informações Técnicas... 01 - Material de Instalação... 02 - Programação de cores

Leia mais

Termostato touchscreen SMART 3000 Guia de início rápido

Termostato touchscreen SMART 3000 Guia de início rápido by Uni-Line Termostato touchscreen SMART 3000 Guia de início rápido www.robertshaw.com 2015 Robertshaw 7/15 352-00219-001 RevB Portuguese INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA AVISO: RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO

Leia mais

ATENÇÃO Leia todas as instruções de montagem, página 4, para um trabalho seguro. Guarde todas as instruções para futuras consultas.

ATENÇÃO Leia todas as instruções de montagem, página 4, para um trabalho seguro. Guarde todas as instruções para futuras consultas. 0 ! ATENÇÃO Leia todas as instruções de montagem, página 4, para um trabalho seguro. Guarde todas as instruções para futuras consultas. Instruções Gerais de Segurança ADVERTÊNCIA! Leia e entenda todas

Leia mais

Manual de Instruções de Instalação e Garantia. Risco Zero 2

Manual de Instruções de Instalação e Garantia. Risco Zero 2 Manual de Instruções de Instalação e Garantia Risco Zero 2 -Acionador Eletrônico com Rebaixador de Tensão e Sensor de Nível Revisão 0 - V. Jan/2013 Parabéns! Você acabou de adquirir a solução para o acionamento

Leia mais