1 Introdução 1.1. Generalidades
|
|
|
- Salvador Galindo Peres
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 1 Introdução 1.1. Generalidades Barrick é uma empresa mineradora de ouro com maior projeção mundial, atualmente com operações de minas, exploração e desenvolvimento de projetos nos cinco continentes: América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Oceania. A empresa começou no ramo de mineração em 1983 na América do Norte, e no ano de 1993 começou a operar na América do Sul. Nesse ano chegou ao Peru e no ano seguinte após a compra da empresa Lac Minerals se instalou no Chile com a mina El Indio e o projeto Pascua Lama. Em 2001 houve uma fusão entre as empresas Barrick e Homestaje e após compraram a mina Valadero na Argentina. No final do ano de 2005 e começo de 2006, Argentina, Chile e Peru consolidam-se como a região de negócios da América do Sul, representando até hoje um terço das reservas mundiais de Barrick Gold Corporation. Durante o ano de 2006, após a aquisição da empresa Placer Dome, a mina de cobre Zaldivar, localizada no deserto de Atacama, passa formar parte de Barrick South America. A jazida de cobre Zaldivar, está localizada na pré-cordilhera dos Andes na Região de Antofagasta, no Norte do Chile, há aproximadamente 1400 kilometros da cidade de Santiago e uma elevação de 3300 m.s.n.m. (metros sobre o nível do mar) (Ver Figura 1.1). A construção e começo das operações da mina requereram uma inversão de US$ 600 milhões e a sua capacidade de produção original é de 125 mil toneladas anuais de catodos de cobre de alta pureza. Zaldivar é uma mina a céu aberto, onde as bancadas têm uma altura de 15 metros os ângulos pé-topo dos taludes variam entre 38 e 53 graus. As rampas de
2 20 transporte da mina foram projetadas com uma largura de 30 metros, que permite a circulação de veículos de grande tonelagem. Após uma série de etapas de operações na mina e anos de extração de cobre e produção e exportação de cátodos desse material, no ano 2008, o plano mineiro da Companhia Minera Zaldiva (CMZ) planeja a exploração extração de cobre da etapa 8 do Pit e, nesse contexto, foi solicitada a análise geotécnica dos taludes da etapa de exploração à empresa consultora A. Karzulovic & Asoc. Ltda. (AKL). O desenvolvimento do trabalho feito pela empresa AKL, incluiu a revisão e uso da nova informação geológica, geotécnica e estrutural (sistemas de descontinuidades), disponível para a nova análise na área de Geologia e de Geotécnica da empresa CMZ A análise e informes fornecidos na etapa de estudo incluem revisão das propriedades do maciço rochoso, análise de estabilidade dos taludes e, em relação aos resultados e dados obtidos, recomendações para geometria e projeção dos taludes. Figura Localização geográfica Mina Zaldivar.
3 21 A informação inicial para o estudo foi estabelecida com base nas análises e mapeamento geológico feitos nas etapas anteriores pelo pessoal de CMZ nas zonas de bancada e taludes globais, onde foram reconhecidas novas estruturas maiores e falhas a escala da mina além de se considerar um nível de cota de águas subterrâneas de 2990 m.s.n.m. (metros sobre o nível do mar). As propriedades geotécnicas do maciço rochoso adotado nas análises foram inicialmente estabelecidas em base a dados disponíveis na literatura e estudos anteriores da CMZ, mas, aquelas informações que não tenham sido reconhecidas anteriormente ao estudo feito por AKL, foram estimadas nessa consultora, utilizando o critério generalizado de Hoek & Brown (2002). Os estudos de estabilidade foram baseados nos métodos de equilíbrio limite (MEL), aplicando programas computacionais, principalmente o Slide 5.0, na análise das possíveis alternativas de falha que possa desenvolver o talude e a determinação dos fatores de segurança correspondentes, sejam ao nível global ou inter-ramp. Além disso, com o mesmo objetivo, no nível das bancadas foram aplicados os softwares Rocplane 2.0 (deslizamentos tipo planar) e Swedge 4.0 (deslizamentos tipo cunha), todos eles da empresa Rocscience (2005) Objetivo do Trabalho de Pesquisa Geralmente os métodos de equilíbrio limite (MEL) são aplicados em análises de problemas que possam ocorrer em curto prazo e, quando é necessário analisar um grande número de casos para situações de médio e longo prazo. O método permite determinar possíveis superfícies de falha e quão perto o talude está da falha através do cálculo do fator de segurança. Por esse meio é possível também determinar por retroanálises, dados de resistência ao cisalhamento no momento da falha. Existem casos em que, além das análises feitas pelo método de equilíbrio limite (MEL) é conveniente abordar o estudo com a aplicação de um modelo numérico, principalmente devido algumas limitações que apresenta o primeiro método na hora de analisar a estabilidade de um talude complexo.
4 22 Na maioria dos trabalhos feitos com o MEL, a sensibilidade se manifesta no cálculo do fator de segurança quando existem pequenas mudanças nos parâmetros de resistência. O fato de não prever os possíveis mecanismos de falha e não conseguir quantificar a variação de tensões e deformações que se pudessem gerar ao longo da superfície potencial de falha e na totalidade da parede de um talude numa analise com o MEL, faz da modelagem numérica uma boa alternativa para analisar o comportamento dos taludes em obras civis ou no caso dessa pesquisa, nos taludes de grande altura das minas a céu aberto. As vantagens dos modelos numéricos nessa analise em particular, foram aplicadas principalmente devidas ao mecanismo de falha pela matriz rochosa que se apresentou na parede sul da mina Zaldivar como conseqüência do avanço das escavações. Considerando as características geológicas estruturais do maciço rochoso, o método numérico utilizado foi o de elementos distintos ou discretos, o qual permite modelar talude donde os mecanismos de falha estão controlados pelas descontinuidades e em alguns casos pelo comportamento da matriz de rocha. Nesse caso a modelagem foi feita com o código elementos distintos UDEC (Itasca, 2004), aplicando uma análise bidimensional baseado na determinação dos campos de deslocamentos, tensões e velocidades através do método tensão x deformação e, adotando a discretização em blocos deformáveis e um modelo constitutivo plástico de Mohr-Coulomb para representar o comportamento do maciço rochoso Relevância do Trabalho de Pesquisa O fenômeno de falhas ou deslizamento de descontinuidades que não afloram na face dos taludes dentro da geometria projetada, seja do tipo planar ou tipo cunha, é um fato que tem ocorrido em algumas minas a céu aberto no Chile. Umas das causas que explica esse tipo de mecanismo de falha, esta relacionada com baixas propriedades geotécnicas dos materiais que compõem o maciço que, com o avanço das operações em procura do pit final, provoca uma ruptura na matriz da rocha, devido à combinação dos deslizamentos das estruturas ou juntas com a ruptura das pontes de rocha.
5 23 Motivado pelas limitações que apresenta o método de equilíbrio limite para determinar o comportamento desse tipo de estruturas dentro de uma análise de estabilidade, surge a necessidade de desenvolver modelos numéricos que permitam obter informação em relação à variação de deslocamentos, deformação, tensões para uma determinada geometria e nas diferentes etapas de escavação. Assim, o objetivo principal desta pesquisa será programar e aplicar a metodologia de análise para taludes de grande altura (caso das minas a céu aberto) com a aplicação dos diferentes softwares que possam ser aplicados em cada etapa de estudo. Finalmente a aplicação de um modelo numérico com elementos distintos, permitira pré-visualizar os possíveis problemas de instabilidade futuras que possa manifestar a parede Sul, baseado nas atuais prosperidades de resistência e a atual geometria dos taludes. Figura Exemplo de deslizamento de uma descontinuidade não aflorante. Uma análise retroativa back analysis na região colapsada, permitira a calibração das propriedades de resistências para ser aplicadas dentro do modelo numérica e a verificação dessas mesmas propriedades dentro do modelo de equilíbrio limite aplicado na primeira análise de estabilidade feito pela empresa consultora AKL para CMZ.
6 Organização do Trabalho A tese esta organizada em seis capítulos e um apêndice para a descrição das aplicações de metodologias de análise para taludes de grande altura, sendo o caso de análise a parede Sul do pit da mina Zaldivar, propriedade da empresa Barrick South America. O capítulo dois expõe a teoria e conceitos básicos para a determinação de propriedades geomecânicas e, os fatores a levar em conta dentro de uma analisem de estabilidade de taludes de grande altura para a mineração a céu aberto. No capítulo três, existe uma explicação dos distintos modos de falha que se manifestam dentro desses maciços rochosos e as distintas condições que devem se analisar em procura do mecanismo de falha que possa se desenvolver dentro de um talude. O capítulo quatro faz um resumo dos métodos de análise de estabilidade aplicados para os estúdios de estabilidade de maciços rochosos, análise pelo método de equilíbrio limite e análise numérica. O capítulo cinco, diretamente explica e aplica as distintas metodologias para a análise de estabilidade, incluindo a obtenção dos resultados para cada uma delas. Finalmente, o capítulo seis expõe as conclusões gerais desta pesquisa e algumas sugestões baseadas nos resultados obtidos e para futuras pesquisas.
Ângulo da bancada. Ângulo inter-rampa. Largura da. Ângulo global do talude
1 Introdução 1.1 Definição do Problema Devido ao tamanho das jazidas de minério existentes nas minas a céu aberto, grandes alturas nos taludes finais destas escavações podem ser atingidas (Chuquicamata
3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura
3 Modos de Falhas em Taludes de Grande Altura 3.1. Generalidades Os taludes na mineração a céu aberto que apresentam como principal característica as grandes alturas que podem alcançar, têm provocado uma
5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução
5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução Nos taludes de mineração a céu aberto é importante considerar não apenas a estabilidade em relação à vida útil da mina, mas também durante o processo de escavação,
4 Resumo dos Conceitos do Método de Equilíbrio Limite e Análise Numérica
4 Resumo dos Conceitos do Método de Equilíbrio Limite e Análise Numérica 4.1. Características do Método de Equilíbrio Limite O método permite a determinação do fator de segurança do talude, utilizando
4 Deslocamentos gerados pela escavação
4 Deslocamentos gerados pela escavação 4.1. Introdução Neste capítulo são analisados os campos de deslocamentos gerados no maciço rochoso devido à escavação da mineração Pampa de Pongo, Peru, que atualmente
Aplicação de Métodos de Análise de Estabilidade de Taludes de Grande Altura em Mineração
Carlos Enrique Tristá Aguilera Aplicação de Métodos de Análise de Estabilidade de Taludes de Grande Altura em Mineração Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção
Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana
Manual de engenharia No. 29 Atualização: 01/2019 Estabilidade de rochas superfície de deslizamento plana Programa: Estabilidade de Rochas Arquivo: Demo_manual_29.gsk Este manual de engenharia descreve
Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática. Prof. André Assis (UnB)
Caracterização Geomecânica de Maciços Rochosos: da Teoria à Prática Prof. André Assis (UnB) Sumário Introdução Engenharia de Rochas na Mineração Caracterização de Maciços Rochosos Alguns Desafios Considerações
2 Revisão da Literatura
2 Revisão da Literatura O maciço rochoso é constituído pela rocha intacta e pelas descontinuidades. O comportamento mecânico do maciço depende desses dois componentes. O termo descontinuidades inclui fraturas,
METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS
METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE DE ESCAVAÇÕES EM MEIOS DESCONTÍNUOS, A PARTIR DE TESTEMUNHOS DE SONDAGEM SEMI-ORIENTADOS Lucas Torrent Figueiredo escavações subterrâneas: métodos numéricos (maciços
1 Introdução 1.1. Definição do problema
1 Introdução 1.1. Definição do problema Rochas salinas têm estado presentes no conjunto de atividades exploratórias, de desenvolvimento e comerciais do homem desde os primórdios da civilização. No entorno
NRM - Normas Regulamentadoras da Mineração - Especificidade na Indústria de Areia e Brita NRM 02. Lavra a Céu Aberto
NRM - Normas Regulamentadoras da Mineração - Especificidade na Indústria de Areia e Brita NRM 02 Lavra a Céu Aberto Introdução NRM 02 2.1 Generalidades 2.2 Bancadas e Taludes 2.3 Controle Topográficos
Deysi Milagritos Garcia Aguilar. Análise numérica de taludes de mineração a céu aberto em maciço de rocha fraturada. Dissertação de Mestrado
Deysi Milagritos Garcia Aguilar Análise numérica de taludes de mineração a céu aberto em maciço de rocha fraturada Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA / TRABALHO DE CAMPO
Serviço Público Federal Ministério da Educação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA / TRABALHO DE CAMPO 1. Identificação Curso: Graduação em Engenharia de
Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha
Manual de engenharia No. 28 Atualização: 04/2016 Talude rochoso estabilidade de uma cunha de rocha Programa: Estabilidade de Rochas Arquivo: Demo_manual_28.gsk O objetivo deste manual de engenharia é explicar
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Profª Aline Cristina Souza dos Santos ([email protected]) ESTRUTURA SOLO GEOLOGIA GEOTECNIA MECÂNICA DAS ROCHAS MECÂNICA DOS SOLOS
1 Introdução 1.1.Motivação e objetivos
1 Introdução 1.1.Motivação e objetivos Os danos observados em geo-estruturas devido à ação de carregamentos dinâmicos gerados por terremotos não ocorrem necessariamente durante o evento. Têm sido observado
2 Influência da temperatura na estabilidade de talude em rocha
2 Influência da temperatura na estabilidade de talude em rocha As rochas submetidas a ciclos de aquecimento, pela radiação solar, e esfriamento dão origem a tensões diferenciadas que conduzem ao fissuramento
PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO 2019 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 22/01/2019 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LAVRA DE MINAS CHAVE DE RESPOSTAS
Universidade Federal de Ouro Preto PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO 2019 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 22/01/2019 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LAVRA DE MINAS CHAVE DE RESPOSTAS Instruções aos candidatos: 1)
Rem: Revista Escola de Minas ISSN: Escola de Minas Brasil
Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 [email protected] Escola de Minas Brasil Caldeira Silva, Carolina Helena; Sabino Lana, Milene; Pereira, Luana Cláudia; Conceição Lopes, Manoel da Estabilidade
Estabilidade de Taludes
Estabilidade de Taludes GEOTECNIA II SLIDES 14 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt [email protected] Introdução Chama-se talude a qualquer superfície inclinada em relação a horizontal que delimita
Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios
Lista de Exercicios 1. QUESTÕES TEÓRICAS 1) No que consiste a tecnica de equilíbrio limite para analise de estabilidade de massas de solo? Quais as hipóteses mais importantes assumidas? 2) Descreva suscintamente
PMI-3325 LAVRA DE MINAS: LAVRA A CEU ABERTO AULA Fluxo de Informações de Desenho de Cava. Dados Topográficos, Geológicos e Geotécnicos
PMI-3325 LAVRA DE MINAS: LAVRA A CEU ABERTO AULA 2-2017 Fluxo Informações Dados s, s e s Prof. Giorgio Tomi SUMARIO Fluxo Informações para Fontes dados s s s Exemplos Ativida DESENHO DE CAVA DESENHO DE
3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados
52 3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados Neste capítulo apresenta-se a metodologia utilizada para a determinação das propriedades mecânicas dos conglomerados, utilizando a interpretação
ESTIMATIVA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DA CAMADA DE CARVÃO BONITO EM MINAS SUBTERRÂNEAS DE SANTA CATARINA
ESTIMATIVA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DA CAMADA DE CARVÃO BONITO EM MINAS SUBTERRÂNEAS DE SANTA CATARINA DEMIN UFRGS Mariana Stein Sarah R. Guazzelli André Cezar Zingano Jair Calos Koppe SUMÁRIO Introdução
4 Estabilidade estática do aterro reforçado
4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4.1. Introdução Neste capítulo apresenta-se a avaliação da estabilidade estática de um aterro de rejeitos de mineração reforçado com geossintéticos. A obra está
UFABC- Universidade Federal do ABC- PROEXT 2011/2012. Gestão de Riscos Geológicos em Ambiente Urbano: Escorregamentos e Processos Correlatos
UFABC- Universidade Federal do ABC- PROEXT 2011/2012 Gestão de Riscos Geológicos em Ambiente Urbano: Escorregamentos e Processos Correlatos 2º OFICINA: SOLUÇÕES DE ESTABILIZAÇÃO CLÁUDIA PAIVA FATORES CONDICIONANTES
DESCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS
DESCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS Metodologia e sistemática A descrição e caracterização dos maciços rochosos em afloramentos são tarefas necessárias em todos os estudos de engenharia geológica,
Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana
Manual de engenharia No. 31 Atualização: 04/2016 Estabilidade de Taludes Rochosos Rotura plana Este manual de engenharia descreve a avaliação de um talude rochoso de uma escavação, na vizinhança da estrada
7 Análise Método dos Elementos Finitos
168 7 Análise Método dos Elementos Finitos No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5 realizada a partir do método dos elementos finitos.
ESTABILIDADE DE TALUDES
ESTABILIDADE DE TALUDES Taludes de uma mina Taludes de um canal Escavação de um talude para construção de uma auto-estrada 1. Para que serve a análise da estabilidade de taludes? Desenhar taludes mediante
Aula 1 Taludes e Movimentos de Massa. CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes
Aula 1 Taludes e Movimentos de Massa CIV 247 OBRAS DE TERRA Prof. Romero César Gomes Aula 1 1.1 Introdução. 1.2 Fatores Predisponentes e Causas dos Movimentos de Massa. 1.3 Tipos de Movimentos de Massa.
Área de Especialização GEOTECNIA
Área de Especialização GEOTECNIA Mestrado Integrado em Engenharia Civil 2017/18 O que é a? GEOTECNIA: ramo da Engenharia Civil que trata da aplicação dos princípios fundamentais da mecânica dos solos e
4 Metodologia Método de elementos distintos/discretos
4 Metodologia Para a análise numérica foi utilizado o software comercial 3DEC (Itasca, 2007), versão 4.10. O método numérico que o programa utiliza é o método de elemento distinto, este também apresenta
Figura 1.1 Vista panorâmica da barragem de Lower San Fernando (http://quake.wr.usgs.gov/prepare/factsheets/ladamstory/sanfervalley.
1 INTRODUÇÃO Há quatro métodos geralmente citados na literatura para análise do comportamento de taludes de solo, englobando aspectos de estabilidade e de deslocamentos permanentes (servicibilidade) sob
4 MÉTODO DE MAKDISI E SEED (1978)
4 MÉTODO DE MAKDISI E SEED (1978) 4.1 Método simplificado Makdisi e Seed (1978) apresentaram um método simplificado para cálculo dos deslocamentos permanentes em taludes de barragens de terra ou aterros
5 Análise de estabilidade dos taludes de escavação
5 Análise de estabilidade dos taludes de escavação As análises de estabilidade dos taludes de corte da casa de força e retaludamento a montante buscaram contemplar o estudo das quatro formas básicas de
SUMÁRIO. CAPíTULO 1 APRESENTAÇÃO
SUMÁRIO CAPíTULO 1 APRESENTAÇÃO CAPíTULO 2 INTRODUÇÃO... 11 2.1 Generalidades 15 2.2 Conteúdo e Estrutura 16 2.3 Nomenclatura 16 2.4 Normas Técnicas "".""".".".".."".""."" 16 2.5 Definições 17 2.5.1 Níveis
Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil
Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia de Engenharia Ano: 3ro Professor: Dr. Silva Pereira Ginga (PhD) Ano
3.1. Geologia Regional
3 Modelo Geológico Um dos componentes mais importantes para a caracterização do maciço rochoso é o modelo geológico. O objetivo do modelo geológico é compreender os eventos geodinâmicos que aconteceram
LAUDO GEOTÉCNICO. Quilombo SC. Responsável Técnico Geólogo Custódio Crippa Crea SC
1 LAUDO GEOTÉCNICO Sondagem e avaliação de solo e subsolo para determinar a resistência e capacidade de carga para um empreendimento turístico projetado nas cataratas do Salto Saudades. Quilombo SC Responsável
4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos
4 Modelo Constitutivo de Drucker-Prager para materiais rochosos Os modelos constitutivos são parte essencial nas análises de distribuição de tensões e deformações em problemas complexos de Engenharia Geotécnica.
Obras Geotécnicas TC 066
Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro [email protected] Março 2018 Dimensionamento de Aterros em Solos Moles Definição da geometria do aterro garantir a sua estabilidade
Análise da estabilidade de taludes
Manual de engenharia No. 25 Atualização: 07/2016 Análise da estabilidade de taludes Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_25.gmk O objetivo deste manual é analisar o grau de estabilidade de um talude (fator
Faculdade Novos Horizontes. Mecânica dos Solos 1 Curso de Engenharia Civil CAPÍTULO 1. Introdução à Mecânica dos Solos Histórico
CAPÍTULO 1 Introdução à Mecânica dos Solos Histórico 1) MECÂNICA DOS SOLOS Estuda o comportamento do solo sob o aspecto da Engenharia Civil, segundo formulações teóricas de embasamento científico; Ciência
ESTAÇÃO CAMPO BELO DA LINHA 5 DO METRO DE SÃO PAULO: ESTUDO DO COMPORTAMENTO. (Fonte: Metrô São Paulo)
ESTAÇÃO CAMPO BELO DA LINHA 5 DO METRO DE SÃO : (Fonte: Metrô São Paulo) OBJETIVO Identificar as possíveis causas dos deslocamentos observados e não previstos, durante a escavação da Estação METODOLOGIA
1 Introdução 1.1 Definição do Problema
1 Introdução 1.1 Definição do Problema A engenharia de perfuração é uma das áreas na indústria que envolve o estudo da iteração entre a rocha e o cortador. Muitos estudos nesta área têm sido desenvolvidos
PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo. Valas escoradas (2a. Aula)
PEF 2502 Obras subterrâneas Projeto e Método Construtivo Valas escoradas (2a. Aula) Prof. Carlos Eduardo M. Maffei Profa. Heloísa Helena S. Gonçalves Prof. Pedro Wellington G. N. Teixeira Lesson 1 Ações
6 Conclusões e Sugestões
6 Conclusões e Sugestões 6.1. Conclusões Este trabalho permitiu a modelagem e a avaliação do processo de corte em rocha bidimensional, através de um modelo numérico baseado no método dos elementos discretos.
CLASSIFICAÇÃO BGD (BASIC GEOTECHNICAL DESCRIPTION OF ROCK MASSES)
CLASSIFICAÇÃO BGD (BASIC GEOTECHNICAL DESCRIPTION OF ROCK MASSES) 1. Espessura das camadas Cada zona deve ser caracterizada pelo NOME da ROCHA seguido dos simbolos correspondentes aos vários parâmetros
PMI-3325 Lavra a Céu-Aberto MODELO GEOLÓGICO E EXERCÍCIO PRÁTICO. Carlos Henrique Xavier Araujo e Erbertt Barros Bezerra
PMI-3325 Lavra a Céu-Aberto MODELO GEOLÓGICO E EXERCÍCIO PRÁTICO Carlos Henrique Xavier Araujo e Erbertt Barros Bezerra Nas aulas anteriores: Introdução; Informações de desenho de cava; Lavra em tiras
Análise do revestimento de um coletor
Manual de engenharia No. 23 Atualização: 01/2019 Análise do revestimento de um coletor Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_23.gmk O objetivo deste Manual de Engenharia é realizar a análise de um coletor,
Análise do revestimento de um coletor
Manual de engenharia No. 23 Atualização: 04/2019 Análise do revestimento de um coletor Programa: MEF Arquivo: Demo_manual_23.gmk O objetivo deste Manual de Engenharia é realizar a análise de um coletor,
ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS. Algumas imagens retiradas de: C. Derek Martin Site Investigation II Nadir Plasência tese de mestrado IST
ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS Algumas imagens retiradas de: C. Derek Martin Site Investigation II Nadir Plasência tese de mestrado IST Diversas finalidades Tipos de estruturas Lineares Localizadas Dados importantes
Atividades Especiais. Atividades de Superfície. Atividades de Profundidade
Atividades Especiais Atividades de Superfície Atividades de Profundidade Atividades de Superfície Obtenção de materiais para construções em geral Construção de estradas, corte em geral e minas a céu aberto
Verificação de uma parede multi-ancorada
Manual de engenharia No. 7 Atualização: 02/2016 Verificação de uma parede multi-ancorada Programa: Arquivo: Verificação de Contenções Demo_manual_07.gp2 Neste capítulo, vamos mostrar como dimensionar e
1 Introdução 1.1. Relevância e Justificativa da Pesquisa
1 Introdução 1.1. Relevância e Justificativa da Pesquisa Os desastres naturais são hoje uns dos grandes problemas sócio-econômicos mundiais. Dentre os fenômenos que mais se destacam, se podem citar os
CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS
CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS MACIÇO ROCHOSO É Do ponto de vista do seu aproveitamento em engenharia Um conjunto de BLOCOS DE ROCHA Justapostos e articulados MATERIAL que forma os
Variáveis Consideradas no Programa Experimental
pêndice I Programa Experimental Variáveis Consideradas no Programa Experimental Tipo de Ensaio Dimensões do Corpo de Prova (mm) Tipo de Solo D R ou GC Tipo de Geogrelha ngulo q s c (kpa) mostras N o. de
CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533)
(Análise Computacional de Tensões EEK 533) - AULAS POR UNIDADE 1 - Princípios Variacionais 1.1 - Princípio dos Trabalhos Virtuais 1.2 - Princípios da Mínima Energia Total e da Mínima energia complementar.
MECÂNICA DE SOLOS. Exemplos de obras geotécnicas. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil. Engenharia Civil UTFPR - CURITIBA
MECÂNICA DE Área da engenharia que estuda os fundamentos do comportamento mecânico dos solos (deformabilidade, resistência ao cisalhamento,...), fazendo uso da aplicação das leis da Mecânica e da Hidráulica.?
3DS Learning Solutions Course Catalog. GEOVIA GEMS Catálogo de Cursos Brasil
GEOVIA GEMS Catálogo de Cursos Brasil 1 Cursos GEMS Fundamentos 3 GEMS Modelamento Geológico 4 GEMS Modelo de Blocos e Volumetrics 5 GEMS Geoestatística 6 GEMS Pit Design 7 GEMS Plotagem 8 GEMS Cut Evaluation
Modelagem do Método de Exploração Sublevel Caving através do Método dos Elementos Discretos
Jorge Raúl Jaramillo Bobadilla Modelagem do Método de Exploração Sublevel Caving através do Método dos Elementos Discretos Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO RELATÓRIO GEOTÉCNICO (REFª 72/2008/08/GER - 1126) Agosto de 2008 QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO ÍNDICE 1- INTRODUÇÃO... 2 2- ENQUADRAMENTO
Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico.
Julgue o próximo item, relativo a noções de sistema cartográfico. 95.(FUB/CEPE/2016) As curvas de nível, método utilizado para representar o relevo terrestre, nunca se cruzam, apenas se tocam quando representam
Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples
Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias
Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo
Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo Geraldo Vanzolini Moretti Moretti Engenharia Consultiva,
2 Critérios de Resistência
2 Critérios de Resistência O critério de resistência de solos sempre foi um foco de interesse na engenharia geotécnica, porque ele é responsável pela determinação do fator de segurança ao colapso. Como
ANÁLISE NUMÉRICA 3D DA ESTABILIDADE DE TALUDES DE GRANDE ALTURA EM MINAS A CÉU ABERTO
ANÁLISE NUMÉRICA 3D DA ESTABILIDADE DE TALUDES DE GRANDE ALTURA EM MINAS A CÉU ABERTO Jorge Gómez Deysi M. Garcia Celso Romanel [email protected] [email protected] [email protected] Pontifícia
5 Análises de Estabilidade dos Taludes da Mina
5 Análises de Estabilidade dos Taludes da Mina 5.1. Mecanismos Potenciais de Ruptura 5.1.1. Estudo das Descontinuidades Preocupantes De acordo com as descrições das feições estruturais presentes na mina,
A DIMENSÃO TRIDIMENSIONAL DO ESPAÇO URBANO - PROPOSTA PARA UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS TÚNEIS VIÁRIOS DOS MUNICÍPIOS A PARTIR DE UMA POLÍTICA DE
A DIMENSÃO TRIDIMENSIONAL DO ESPAÇO URBANO - PROPOSTA PARA UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DOS TÚNEIS VIÁRIOS DOS MUNICÍPIOS A PARTIR DE UMA POLÍTICA DE OCUPAÇÃO PLANEJADA E OTIMIZADA DO SUBSOLO Sistema de
2 Procedimentos para Análise de Colisão de Veículos Terrestres Deformáveis
2 Procedimentos para Análise de Colisão de Veículos Terrestres Deformáveis 15 Com o objetivo de aumentar a segurança de seus veículos, os fabricantes automotivos estudam acidentes nos quais seus produtos
SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições Elementos constituintes das pontes
SUMÁRIO PREFÁCIO... 27 INTRODUÇÃO... 31 UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições... 37 1.2. Elementos constituintes das pontes... 37 1.3. Elementos que compõem a superestrutura... 39 1.4. Seções transversais
Aula 6 Propriedades dos materiais
Aula 6 Propriedades Mecânicas dos Materiais E-mail: [email protected] Universidade Federal do ABC Princípios de Reabilitação e Tecnologias Assistivas 3º Quadrimestre de 2018 Conceitos fundamentais
GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais
GEOLOGIA ESTRUTURAL Introdução e Conceitos Fundamentais O engenheiro e o geólogo tem algo em comum??!! Engenheiro civil Geólogo estruturalista O engenheiro e o geólogo tem muito em comum??!! Engenheiro
Isostática. 1. Introdução à Engenharia de Estruturas
Isostática 1. Introdução à Engenharia de Estruturas Rogério de Oliveira Rodrigues 1.1. Definição de Engenharia de Estruturas Engenharia de Estruturas é o ramo da Engenharia Civil dedicado primariamente
