Capítulo 1 Introdução
|
|
|
- Neuza da Silva Lima
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Introdução 16 Capítulo 1 Introdução Esta tese trata de um novo algoritmo capaz de detectar e classificar os distúrbios múltiplos que afetam a qualidade de energia em sistemas elétricos industriais com fornos elétricos a arco. 1.1 OBJETIVO GERAL O objetivo desse trabalho é desenvolver um algoritmo baseado na Transformada Wavelet, para detecção e classificação de distúrbios múltiplos provocados pela operação de fornos elétricos a arco, a fim de reduzir custos e melhorar a qualidade da energia elétrica consumida nos sistemas aos quais estão inseridos. Os objetivos específicos deste trabalho são: - Apresentar os princípios de funcionamento dos fornos elétricos a arco, do ponto de vista das cargas elétricas especiais; - Estudar o comportamento do arco elétrico, bem como a análise de potências pelos métodos tradicionais e o conceito de potências instantâneas; - Estudar os parâmetros que caracterizam a qualidade de energia em sistemas elétricos, principais distúrbios e sua classificação, com foco nas cargas elétricas especiais; - Propor um algoritmo baseado na Transformada Wavelet para determinação e classificação de distúrbios múltiplos, tomando como base o modelo de um forno elétrico a arco industrial.
2 Introdução MOTIVAÇÃO Uma das cargas mais complexas que um sistema elétrico pode alimentar é o Forno Elétrico a Arco (FEA). Devido à própria natureza do arco elétrico, o forno a arco apresenta-se ao sistema de potência como uma carga que incorpora aspectos severos e desfavoráveis em termos de comportamento elétrico, porém é um dos principais equipamentos responsáveis pela fabricação do aço líquido a ser processado no lingotamento contínuo da aciaria de uma usina siderúrgica. Nos sistemas de potência, a operação das cargas elétricas especiais, tais como os fornos elétricos a arco, acarreta em geral uma série de influências indesejáveis, perturbando outros consumidores, além do próprio consumidor gerador dos distúrbios. De um modo geral, os sinais de tensão presentes em sistemas elétricos com fornos a arco apresentam como característica ruídos múltiplos de curta duração, cuja identificação do instante de sua ocorrência, através de ferramentas computacionais normalmente disponíveis, tem-se mostrado pouco eficiente. Os distúrbios gerados durante o processo de fabricação do aço são de interesse das concessionárias de energia elétrica responsáveis pelo fornecimento e distribuição aos demais consumidores, motivando dessa forma o aprofundamento dos estudos com foco no desenvolvimento de novas ferramentas para a análise de tais fenômenos que afetam diretamente a Qualidade de Energia (QE), constituindose, portanto em assunto atual e de grande importância. A qualidade da energia, em geral, é afetada por distúrbios do tipo: afundamento ( sag ), elevação ( swell ), cintilação ( flicker ), etc. Esses distúrbios acontecem em um espaço de tempo muito curto (milesegundos), dificultando sua detecção, classificação e correção através de técnicas tradicionais. A Transformada Wavelet (TW) apresenta como característica uma pequena onda com energia concentrada no tempo, servindo de ferramenta para a realização de análise de fenômenos transitórios, não estacionários ou variantes em um curto intervalo de tempo, característicos dos fornos elétricos a arco. O método ora proposto neste trabalho foi avaliado em sinais de tensão teóricos e em sinais reais medidos em um forno elétrico a arco instalado em um sistema industrial, tais sinais apresentam distúrbios múltiplos, dificultando a análise
3 Introdução 18 pelos métodos tradicionais. A motivação para o desenvolvimento desse método é a necessidade de detecção e da classificação dos distúrbios múltiplos que ocorrem em um intervalo de tempo muito pequeno, característicos da operação de fornos elétricos a arco. Para o desenvolvimento e validação do novo método, coletaram-se os sinais de tensão de um forno a arco, no instante de operação de maior rendimento, ou seja, onde ocorre o menor consumo de energia. Os sinais apresentam como característica, distúrbios múltiplos que dificultam a análise da QE pelos procedimentos atuais, como por exemplo, a análise de Fourier, haja visto a limitação desse método para identificação de eventos de curta duração no tempo. 1.3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Os equipamentos eletrônicos modernos podem ser afetados pelos distúrbios no seu sistema de alimentação, pois possuem controles baseados em microprocessadores e dispositivos eletrônicos sensíveis. Como exemplo, uma variação para 80 a 85% na tensão de alimentação dos Controladores Lógicos Programáveis (CLP), que são usados para controlar diversos tipos de dispositivos, como por exemplo inversores de freqüência, podem ocasionar falhas e desligamento nos equipamentos que estão controlando (DOUGLAS, 1993). O desenvolvimento de algoritmos de detecção e classificação de distúrbios na área de qualidade de energia que utilizam a Transformada Wavelet (TW) tem crescido e se aperfeiçoado (HEYDT e GALLI, 1997). As técnicas apresentadas mostram diversos problemas de Qualidade de Energia (QE), principalmente através da utilização de funções características denominada de Wavelet-mãe. Dentre as diversas Wavelet-mãe, a que mais se aproxima da característica dos sinais elétricos presentes nos sistemas elétricos de potência é a daubechie 4 (db4), que será utilizada no tratamento dos sinais do sistema em análise. Os aspectos relacionados à QE foram abordados por Carpinelli et al. (1999) e Delmont Filho (2003). Os conceitos apresentados, em relação à qualidade de energia, foram simulados e utilizados na análise da forma de onda de tensão coletada em um determinado sistema elétrico industrial.
4 Introdução 19 No trabalho apresentado por Gaouda et al. (2000), a TW foi utilizada como ferramenta para análise de sinais, capaz de detectar e localizar variações de curta duração de tempo em sistemas de distribuição de energia. A detecção e localização dos diferentes eventos de QE foram feitas através da técnica de Análise de Multiresolução (AMR). Baseado no método desenvolvido foi possível medir a magnitude e duração do sinal durante a ocorrência dos diversos eventos de variação curta. Farias (1997) e Penna (2000) apresentaram um método que analisa a forma de onda da tensão fazendo a detecção, localização e classificação de possíveis distúrbios em um determinado barramento de um sistema elétrico. A técnica da TW foi utilizada como base para os estudos, tendo a db4 como sendo a Wavelet-mãe utilizada para análise. Robertson, Camps e Mayer (1996) também utilizaram a TW como base para uma nova técnica aplicada a resultados obtidos através de estudos de transitórios eletromagnéticos. A proposta foi de utilizar a TW para detectar e analisar um sinal característico de uma fase de tensão de uma linha de transmissão trifásica com situações de falta e chaveamento de capacitores. Abdel-Galil et al. (2004) e Duque et al. (2004) propuseram uma nova definição para a classificação dos distúrbios que afetam a qualidade de energia, baseada no aprendizado indutivo, através de árvores de decisão. Também, neste trabalho, a Transformada Wavelet foi utilizada para detectar as características únicas e peculiares de cada distúrbio. As árvores de decisão são obtidas baseando-se nos resultados produzidos pela análise Wavelet. O algoritmo desenvolvido mostrou ter um grande potencial de desenvolvimento futuro em sistemas de monitoramento automático de distúrbios. No entanto, a análise se manteve a níveis teóricos, não sendo exposta a sinais reais de um sistema elétrico. No trabalho apresentado por Duque et al. (2004), é mostrada uma técnica de processamento de sinal digital em tempo real. Os resultados foram obtidos através de sinalizações indicando que o método proposto é eficaz em detectar com precisão uma grande variedade de distúrbios em um sinal de tensão, indicando ainda uma maneira de avaliar a Distorção Harmônica Total (DHT) presente em tais sinais. Em Hsun-Tsu e Wu Chi-Jui (2002), Montanari et al. (1994) e Tang et al., (1994) foi desenvolvida a análise de carga comparando fornos elétricos AC e DC.
5 Introdução 20 Também foi apresentada a teoria para a elaboração das curvas de carregamento, visando obter o comportamento operacional de um forno através da obtenção do modelo de arco do sistema sob análise, correlacionando-o com sua corrente de operação ótima. Em outro trabalho, He e Starzyk, (2006), propuseram a classificação dos fenômenos relacionados à QE, a partir de um sistema de auto-aprendizado. A inovação está na utilização da Wavelet-mãe mais simples, levando a resultados com o mesmo nível de precisão das técnicas que utilizam Wavelet-mãe complexas. A combinação das idéias do sistema desenvolvido e a TW podem ser utilizadas em outros problemas como, por exemplo, análise de dados financeiros, reconhecimento automático de alvos, etc. A partir da revisão apresentada, este trabalho propõe um novo método baseado na TW, aplicado na análise de distúrbios múltiplos, na forma de onda de tensão, provocados pela operação de fornos elétricos a arco instalados em um sistema industrial. Os sinais utilizados para a validação do algoritmo desenvolvido foram coletados no instante de maior rendimento operacional de um forno elétrico industrial, ou seja, no ponto de menor consumo de energia. 1.4 ESTRUTURA DA TESE A Tese está estruturada em quatro capítulos, conforme descrito a seguir: O primeiro capítulo apresenta os objetivos, motivação e revisão bibliográfica sobre a aplicação da TW na análise de qualidade de energia em fornos elétricos a arco. O segundo capítulo apresenta o princípio de funcionamento dos fornos elétricos a arco, com os detalhes relativos às perturbações que os mesmos causam em redes elétricas. É feita a análise do arco elétrico, através de simulações no software ATP, visando analisar o comportamento do arco durante as fases de operação do forno. É apresentado o cálculo das curvas de carregamento, bem como os sinais reais de tensão coletados em campo durante uma das fases de operação do forno a
6 Introdução 21 arco, e que será analisado pela nova técnica desenvolvida. O comportamento do arco elétrico e a análise das potências tradicionais e em condições de tensões e correntes distorcidas, também são mostrados neste capítulo. Ainda no segundo capítulo os diversos parâmetros que caracterizam a qualidade de energia elétrica tais como afundamentos de tensão ( sag ) e elevação de tensão ( swell ), fator de potência, desequilíbrio, cintilação ( flicker ) e harmônicos são abordados. Foi feita uma análise de potências trifásicas em sistemas com ondas não senoidais, com base em uma formulação tradicional, levando em conta o conteúdo harmônico, e também utilizando conceitos de potência instantânea. O capítulo 3 apresenta os conceitos fundamentais relacionados à TW, base teórica para o algoritmo desenvolvido. Neste capítulo descreve-se a metodologia utilizada para localizar e classificar distúrbios múltiplos. A validação dos resultados do método desenvolvido foi feita, aplicando-o a sinais teóricos e aos sinais de tensão coletados em um forno a arco industrial. O quarto capítulo apresenta as conclusões obtidas mostrando as vantagens do método desenvolvido, bem como as propostas para trabalhos futuros. Ao final são apresentadas as referências bibliográficas utilizadas como base para o desenvolvimento deste trabalho.
MARCOS ROGÉRIO CÂNDIDO APLICAÇÃO DA TRANSFORMADA WAVELET NA ANÁLISE DA QUALIDADE DE ENERGIA EM FORNOS ELÉTRICOS A ARCO
MARCOS ROGÉRIO CÂNDIDO APLICAÇÃO DA TRANSFORMADA WAVELET NA ANÁLISE DA QUALIDADE DE ENERGIA EM FORNOS ELÉTRICOS A ARCO São Paulo 2008 MARCOS ROGÉRIO CÂNDIDO APLICAÇÃO DA TRANSFORMADA WAVELET NA ANÁLISE
Qualidade de Energia Elétrica
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Mestrado em Engenharia Elétrica - MEE Qualidade de Energia Elétrica Prof. Sérgio Vidal Garcia Oliveira, Dr. [email protected]
SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)
SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins [email protected] PLANO DE AULA Objetivos Qualidade do produto; Qualidade do serviço; SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO PRODIST Os Procedimentos de
Controle & Automação vol.14 no.1 Mar. 2003
CONVERSORES DE FREQUÊNCIA VSI-PWM SUBMETIDOS A AFUNDAMENTOS TEMPORÁRIOS DE TENSÃO ( VOLTAGE SAGS ) Autores do artigo: Paulo C. A. Leão (Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João
TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I. Cap. 1 - Introdução à QEE. Prof. Mateus Duarte Teixeira
TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I Cap. 1 - Introdução à QEE Prof. Mateus Duarte Teixeira 1. A Motivação de Estudar a QEE Os equipamentos tornaram-se mais sensíveis Equipamentos eletrônicos e baseadas
Apêndice D Efeito Flicker em Fornos a Arco
Efeito Flicker em Fornos a Arco 147 Apêndice D Efeito Flicker em Fornos a Arco D.1 INTRODUÇÃO Cintilação de luz é a impressão visual resultante das variações do fluxo luminoso nas lâmpadas elétricas causadas
A Análise de Fourier utilizando o software Proteus Isis: Um estudo de caso sobre as harmônicas
A Análise de Fourier utilizando o software Proteus Isis: Um estudo de caso sobre as harmônicas José Ailton Batista da Silva 1, Renan Nunes Pinheiro 2 1 Graduando do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial
Qualidade da Energia Elétrica. Distorções Harmônicas
Qualidade da Energia Elétrica Distorções Harmônicas Qualidade da Energia Elétrica Conceito Cargas Geradoras de Harmônicas Efeitos de Harmônicas em Redes Industriais Recomendações de Limites para Harmônicas
ESTUDO DO IMPACTO DOS INTERHARMÔNICOS GERADOS PELA OPERAÇÃO DE FORNOS A ARCO EM FILTROS DE HARMÔNICOS: CASO REAL
V SBQEE Seminário Brasileiro sobre Qualidade da Energia Elétrica 17 a 20 de Agosto de 2003 Aracaju Sergipe Brasil Tópico: ANÁLISE, DIAGNÓSTICO E SOLUÇÕES. ESTUDO DO IMPACTO DOS INTERHARMÔNICOS GERADOS
RELATÓRIO DE ENGENHARIA. xxx QUALIDADE E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA SETEMBRO 2018
RELATÓRIO DE ENGENHARIA xxx QUALIDADE E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA SETEMBRO 2018 Página 1 de 34 ÍNDICE 1.0 CLIENTE 4 2.0 OBJETIVO 4 3.0 PERÍODO DE AVALIAÇÃO 4 4.0 REPRESENTANTE DA EMPRESA 4 5.0 RESPONSÁVEL
Qualidade de Energia. Jonathan Dômini Sperb, Eng. Msc. Prof. Marcello Mezaroba
Qualidade de Energia Jonathan Dômini Sperb, Eng. Msc. Prof. Marcello Mezaroba Qualidade de Energia: Aumento da utilização do termo Qualidade de Energia Pela concessionária (geração, transmissão e distribuição)
Aula 04 Termos e Definições
Aula 04 Termos e Definições Prof. Heverton Augusto Pereira Prof. Mauro de Oliveira Prates Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas
Lista de Exercícios de Qualidade da Energia Elétrica Prof.: Luís Fernando Pagotti outubro/2013
Prof.: Luís Fernando Pagotti outubro/213 Nome: Parte I Teoria Geral Questão 1: (a) Quais são os fenômenos elétricos que se classificam como Problemas que deterioram a Qualidade do Suprimento Elétrico.
Filtro Ativo de Potência Série- Paralelo
Filtro Ativo de Potência Série- Paralelo Apresentação de Protótipo DP1 Palestrante: : Márcio M Stefanello Colaborador: : Rafael Scapini 1 Definição de FiltrosAtivos de Potência Filtro Ativo de Potência
SVC Static VAr Compensator. Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza
SVC Static VAr Compensator Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza Introdução Excesso de reativo: Baixo FP; Aumento das correntes que percorrem os condutores, levando a maiores perdas; Punições, multas;
4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos
4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1 Introdução Com o elevado índice de expansão dos sistemas elétricos de potência, os freqüentes aumentos nas interligações e o alto número de variáveis que envolvem
AVALIAÇÃO E DETERMINAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA DA ENERGIA ELÉTRICA. Lucas Bevilaqua 1 ; Carlos R. P. Oliboni 2
AVALIAÇÃO E DETERMINAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA DA ENERGIA ELÉTRICA Lucas Bevilaqua 1 ; Carlos R. P. Oliboni 2 INTRODUÇÃO O conceito de qualidade de energia está relacionado a um conjunto
Aula 07 Elevação e Desequilíbrio de Tensão
Aula 07 Elevação e Desequilíbrio de Tensão Prof. Heverton Augusto Pereira Prof. Mauro de Oliveira Prates Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas
VTCDs. Ride Through System - RTS. Universidade Federal de Itajubá Grupo de Qualidade da Energia - GQEE
VTCDs Ride Through System - RTS Universidade Federal de Itajubá Grupo de Qualidade da Energia - GQEE Professor: José Maria Carvalho Filho [email protected] Mestre: Rodolfo Ribeiro de Oliveira [email protected]
MEDIÇÃO DE HARMÔNICAS
CAPÍTULO MEDIÇÃO DE HARMÔNICAS. INTRODUÇÃO Na prática, nos perguntamos muitas vezes quais harmônicas devem ser medidas e reduzidas? Em redes residenciais, comerciais e industriais, as harmônicas que encontramos
TÍTULO: ANÁLISE DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA ENTREGUE A CONSUMIDOR INDUSTRIAL ALIMENTADO EM REDE PRIMÁRIA
TÍTULO: ANÁLISE DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA ENTREGUE A CONSUMIDOR INDUSTRIAL ALIMENTADO EM REDE PRIMÁRIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE
4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos
4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1. Introdução Os sistemas de potência interligados vêm adquirindo maior tamanho e complexidade, aumentando a dependência de sistemas de controle tanto em operação
ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA INJETORAS
ANÁLISE DE ENERGIA ELÉTRICA INJETORAS Revisão 0 Maio 2016 Índice 1. Objetivo... 01 2. A Empresa... 01 3. Escopo das Atividades... 02 4. Dados Coletados e Análise... 02 5. Conclusões... 33 1. OBJETIVO O
Exp - 12 Dispositivo Restaurador de Tensão (Voltage Restorer - DVR) Lourenço Matakas Junior - 9/11/2013
Exp - 12 Dispositivo Restaurador de Tensão (Voltage Restorer - DVR) 1- Sags e Swells Lourenço Matakas Junior - 9/11/2013 Afundamentos ocorrem durante curto-circuito em redes, terminando com o desligamento
Aula 10 Indicadores de Distorção Harmônica Parte 2
Aula 10 Indicadores de Distorção Harmônica Parte 2 Prof. Heverton Augusto Pereira Prof. Mauro de Oliveira Prates Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência
Correção do Fator de Potência
Correção do Fator de Potência Prof. Marcello Mezaroba [email protected] Material elaborado e cedido pelo 1 Capítulo 1 Com o avanço dos dispositivos semicondutores, o número de cargas não-lineares
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA HARMÔNICA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA HARMÔNICA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA Elaboração Professor : Ms Volpiano https://sites.google.com/site/eposlv TIPOS DE CARGAS INDUSTRIAIS Carga Passiva : Cargas RLC Carga
EEE934 Variações e Flutuações de Tensão (http://www.cpdee.ufmg.br/~selenios/variacao.htm)
Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Área de Concentração: Engenharia de Potência EEE934 Variações e Flutuações de Tensão (http://www.cpdee.ufmg.br/~selenios/variacao.htm)
Indutor trifásico para filtro antiressonante SOLUÇÕES PARA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
BT4.2 BOLETIM TÉCNICO Indutor trifásico para filtro anti-ressonante (Detuned System) Usado em série com os capacitores para correção do fator de potência de cargas não lineares, formando filtros desintonizados.
SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão
SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão 2 Moving together 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS DE CAPACITORES 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS
XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil
XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Viviane Olive Leonardo Souza SYNAPSIS BRASIL LTDA SYNAPSIS BRASIL LTDA [email protected]
INVESTIGANDO A QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA. Eng. Edson Martinho
INVESTIGANDO A QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA 1 Eng. Edson Martinho 2 2 1.Esta apresentação será gravada e disponibilizada, no portal Leonardo Energy; 2. As perguntas deverão ser feitas ao final da apresentação,
IMPACTO DE INTERHARMÔNICOS GERADOS PELA OPERAÇÃO DE FORNOS A ARCO EM FILTROS DE HARMÔNICOS: CASO REAL
IMPACTO DE INTERHARMÔNICOS GERADOS PELA OPERAÇÃO DE FORNOS A ARCO EM FILTROS DE HARMÔNICOS: CASO REAL Flávio R. Garcia* Gilson Paulillo Ricardo Araújo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - LACTEC
Qualidade da Energia e Fator de Potência
UFPR Departamento de Engenharia Elétrica Qualidade da Energia e Fator de Potência Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica Centro Politécnico, Curitiba,
4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos
4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1 Introdução O crescimento do sistema de energia elétrica, o aumento do número de interligações e a sofisticação dos modelos para representação dos componentes de
ANÁLISE DA ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA
ANÁLISE DA ENTRADA DE ENERGIA ELÉTRICA Revisão 0 Março 2016 Índice 1. Objetivo... 01 2. O Hospital... 01 3. Escopo das Atividades... 02 4. Dados Coletados e Análise... 02 5. Conclusões... 18 1. OBJETIVO
Aula 05 Transitórios e Variações de Tensão de Longa Duração (VTLD)
Aula 05 Transitórios e Variações de Tensão de Longa Duração (VTLD) Prof. Heverton Augusto Pereira Prof. Mauro de Oliveira Prates Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica
PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
EXPERÊNCA 5 PEA2502 LABORATÓRO DE ELETRÔNCA DE POTÊNCA COMPENSADOR ESTÁTCO DE REATVOS W. KASER 02/2009 1. OBJETVOS Análise e comprovação experimental de um compensador estático monofásico para pequenas
Sistema de Compensação Reativa Dinâmica Inteligente e Relocável
Sistema de Compensação Reativa Dinâmica Inteligente e Relocável Norberto R. Batista Filho Josué de Camargo; Eduardo G. de Lima Marcos Roberto Gouvêa; Ubiratan F. Castellano; Miguel A. H.Torres Flávio R.
HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS
HARDWARE DOS RELÉS NUMÉRICOS 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Objetivos idênticos ao hardware dos relés convencionais, ou seja, recebem sinais analógicos de tensão, corrente e outros, sinais digitais de contatos
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ININTERRUPTO (UPS)
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SISTEMA DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ININTERRUPTO (UPS) OUTUBRO/2017 Gerência de Gestão de Tecnologia GGT Página 1 de 9 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. POTÊNCIA... 3 3. CARACTERISTICAS
PROF.: Eng. Tadeu Carvalho Jr. 1 º Semestre, 2019
PROF.: Eng. Tadeu Carvalho Jr. 1 º Semestre, 2019 COMPATIBILIDADE E INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA Eng. de Desenvolvim. Weg Power Critical (SC); Eng. de Desenvolvim. Intelbras (SC) Eng. de Desenvolvim.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA BRUNO CESAR KIKUCHI
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA BRUNO CESAR KIKUCHI NATÁLIA ROBERTA JAEGER DE CARVALHO DESENVOLVIMENTO DE
E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE7040 RE7040
Analisador de Energia Para instalação em porta de painel; Atende PRODIST módulo 8 da ANEEL; Flicker, Harmônicas e outros eventos; Integração com o software de gestão de energia Power4000; Fácil instalação
E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE7040 RE7040
Analisador de Energia Para instalação em porta de painel; Atende PRODIST módulo 8 da ANEEL; Flicker, Harmônicas e outros eventos; Integração com o software de gestão de energia Power4000; Fácil instalação
Laboratório de Pesquisa em Proteção de Sistemas Elétricos Lprot
Laboratório de Pesquisa em Proteção de Sistemas Elétricos Lprot O Laboratório de Pesquisa em Proteção de Sistemas Elétricos - LPROT, se encontra instalado junto ao Departamento de Engenharia de Energia
Sumário CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA. Prof. Fábio da Conceição Cruz 21/10/ Introdução. 2. Formas de ondas alternadas senoidais
CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA Prof. Fábio da Conceição Cruz Sumário 1. Introdução 2. Formas de ondas alternadas senoidais 3. Respostas dos dispositivos às tensões senoidais 4. Potência em corrente alternada
INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013
INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 1 Sumário Introdução Principais Topologias Derivação ou Paralelo (Shunt) Série Hibrido Princípios
TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I. Cap. 5 Desequilíbrio de tensão. Prof. Mateus Duarte Teixeira
TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I Cap. 5 Desequilíbrio de tensão Prof. Mateus Duarte Teixeira 1. Definição O desequilíbrio em um sistema elétrico trifásico é uma condição na qual as três fases apresentam
Estudo dos Impactos da Conexão de um Forno de Indução no Sistema de Distribuição
21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Estudo dos Impactos da Conexão de um Forno de Indução no Sistema de Distribuição Eng. Júlio S. Omori COPEL Distribuição [email protected] Eng. Maurício
Figura Ensaio Oscilografia (Sobretensão 12 ciclos) sistema OOL.
Figura 5.5 - Ensaio Oscilografia (Sobretensão 12 ciclos) sistema OOL. Figura 5.6 - Ensaio Oscilografia (Sobretensão 6 ciclos) OSCILOSCÓPIO. 82 Figura 5.7 - Ensaio Oscilografia (Sobretensão 6 ciclos) sistema
EFICIÊNCIA E QUALIDADE ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS ESTUDO DE CASO NAS INSTALAÇÕES DO IFC CAMPUS LUZERNA
EFICIÊNCIA E QUALIDADE ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS ESTUDO DE CASO NAS INSTALAÇÕES DO IFC CAMPUS LUZERNA Autores: João Pedro SCHEURICH, Marcos FIORIN, Jessé de PELEGRIN, Tiago DEQUIGIOVANI. Identificação
DISTÚRBIOS NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA CAUSAS, EFEITOS E SOLUÇÕES.
DISTÚRBIOS NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA CAUSAS, EFEITOS E SOLUÇÕES. Rafael Pimentel Professor M. Sc. Ricardo Nunes Wazen Resumo Este artigo ira apresentar alguns tipos de distúrbios no sistema elétrico
A série está disponível nas potências 60, 80, 100, 120, 160, 200, 250 e 300kVA.
60-80 - 100-120 - 160-200 - 250-300kVA 60-80 - 100-120kVA 160-200 - 250-300kVA Perfil Nobreak Senoidal On-line Trifásico - Dupla Conversão Os nobreaks on-line de dupla conversão da linha Gran Triphases
Qualidade da Energia Elétrica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Condicionamento de Energia p/sistemas Microc. Qualidade da Energia Elétrica Prof. Clóvis Antônio
Capítulo 2 - Norma EB 2175
Capítulo 2 - Norma EB 2175 2.1 Introdução Para o teste de sistemas de alimentação ininterrupta de potência, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica a norma EB 2175 (Sistemas de Alimentação
COMPORTAMENTO DOS GERADORES NA PRESENÇA DE CAPACITORES Por Eng. Jose Starosta, MSc
COMPORTAMENTO DOS GERADORES NA PRESENÇA DE CAPACITORES Por Eng. Jose Starosta, MSc [email protected] O uso de geradores como fonte de energia em instalações (fonte principal ou back-up ) tem se
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ANÁLISE COMPARATIVA DE RESULTADOS DE SIMULAÇÃO DE AFUNDAMENTOS DE TENSÃO UTILIZANDO PROGRAMAS DE CURTO-CIRCUITO E DE TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS JOSÉ ADRIANO MENDES SILVA
Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos. Prof. Cassiano Rech
Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos [email protected] 1 Aula de hoje O que é um conversor estático de potência? Por que devemos controlar um conversor estático? Por que necessitamos
TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I. Cap. 4 Flutuação de Tensão. Prof. Mateus Duarte Teixeira
TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I Cap. 4 Flutuação de Tensão Prof. Mateus Duarte Teixeira 1. Definição São variações sistemáticas dos valores eficazes de tensão, ou uma série de mudanças aleatórias,
Capítulo 3. Modelagem da Rede Elétrica Estudada
Modelagem da Rede Elétrica Estudada 58 3 MODELAGEM DA REDE ELÉTRICA ESTUDADA. A primeira fase do estudo foi a escolha da subestação e dos alimentadores aéreos primários. A subestação, bem como seus circuitos
Semicondutores de Potência em Corrente Alternada
Semicondutores de Potência em Corrente Alternada Vamos no restringir a analisar o Retificador Controlado de Silicio, que é de longe o dispositivo mais utilizado em sistemas de controle de CA e em sistemas
CONVERSORES DE FREQUÊNCIA
CONVERSORES DE FREQUÊNCIA Introdução a inversores Convertem tensão c.c. para c.a. simétrica de amplitude e frequência desejadas A forma de onda dos inversores não é senoidal 1 Algumas aplicações dos inversores
HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO: CAUSAS E EFEITOS DOS ALTOS ÍNDICES DE DISTORÇÕES DE TENSÃO E CORRENTE 1
HARMÔNICAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO: CAUSAS E EFEITOS DOS ALTOS ÍNDICES DE DISTORÇÕES DE TENSÃO E CORRENTE 1 Guilherme De Souza Atkinson 2, Eduardo Da Silva Pereira 3, Mauro Fonseca Rodrigues
Simulação e Medição de Distúrbios na Qualidade da Energia Elétrica.
Simulação e Medição de Distúrbios na Qualidade da Energia Elétrica. Eddy L. Medeiros 1, Edson G. da Costa 2 e George R. S. de Lira 2 1 Mestrando no Programa de Pós-Graduacão em Engenharia Elétrica, PPgEE/UFCG,
PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids)
PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) Métodos Avançados de Controle Giovanni Manassero Junior Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica
CURSO A PROTEÇÃO E A SELETIVIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS
CURSO A PROTEÇÃO E A SELETIVIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS WWW.ENGEPOWER.COM TEL: 11 3579-8777 PROGRAMA DO CURSO A PROTEÇÃO E A SELETIVIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS DIRIGIDO A : Engenheiros
XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil
XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Juliana Dionísio de Andrade Companhia Energética do Ceará Paulo Roberto de Oliveira
LINHA SAFESERVER POWER
Especificação Técnica LINHA SAFESERVER POWER 1200 / 2200 / 3200 VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: www.engetron.com.br ESPEC_SAFESERVER_POWER_R1
Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)
Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Trifásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas [email protected]
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA FLUTUAÇÃO DE TENSÃO. Joaquim Eloir Rocha 1
FLUTUAÇÃO DE TENSÃO Joaquim Eloir Rocha 1 Introdução A flutuação de tensão é uma variação aleatória, repetitiva ou esporádica do valor eficaz da tensão. O problema é o incômodo provocado pelo efeito da
Estimativa de Distorções Harmônicas Geradas por Consumidores Residenciais
21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Estimativa de Distorções Harmônicas Geradas por Consumidores Residenciais Renato Vinhal Nunes Universidade Federal de Minas Gerais Selênio Rocha Silva Universidade
