Arquivo da Universidade de Coimbra
|
|
|
- Thalita Paixão da Costa
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Arquivo da Universidade de Coimbra COLÉGIO da SaPIÊNCIA LUDOVINA CARTAXO CAPELO
2 1. FUNDO CÓDIGO DE REFERÊNCIA: TÍTULO: PT/AUC /MC/CSCBR Colégio da Sapiência de Coimbra DATAS: NÍVEL DE DESCRIÇÃO: DIMENSÃO E SUPORTE Fundo 50 U.I. (49 livros e 1 caixa com 33 pts) que ocupam 3,5 metros lineares. LOCALIZAÇÃO: V Depósito, 2ª secção, E- 3, T- 2 HISTÓRIA ADMINISTRATIVA (INSTITUCIONAL) O Colégio da Sapiência ou de Santo Agostinho, também é conhecido por Colégio dos Crúzios, Colégio Novo e Colégio do Órfãos, foi fundado no ano de 1552 pelos freires da Ordem de Santo Agostinho. Os terrenos para a sua construção foram adquiridos à Câmara, à Sé, e a particulares, e ficavam situados entre a Porta Nova e a Sé de Coimbra. Adquiridos os terrenos necessários e com o projecto assinado pelo arquitecto italiano Fillipo Terzi, iniciaram-se as obras da sua construção. A primeira pedra foi benzida e colocada pelo bispo de Coimbra, D. Afonso de Castelo Branco, a 30 de Março de O edifício começou a ser ocupado em Março de 1604 e foi seu primeiro reitor D. Acúrcio de Santo Agostinho. Extintas as Ordens religiosas pelo decreto de 30 de Maio de 1834, o colégio foi abandonado e ficou exposto ao vandalismo que proliferou na altura. Por portaria de 17 de Outubro de 1836 foi o mesmo entregue à Universidade que o ocupou por alguns anos. Em 1841 foi o Colégio e a sua cerca entregues à Santa Casa da Misericórdia de Coimbra. Em Dezembro do mesmo ano a Misericórdia muda para este Colégio os órfãos, e passa então a ser conhecido como Colégio dos Órfãos. Em 1967, um grande incêndio destruiu grande parte do edifício. Em 1985 fruto de negociações entre a Universidade e a Santa Casa da Misericórdia, ficou então acordado que parte do edificio seria ocupada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a troco de uma renda mensal. HISTÓRIA ARQUIVÍSTICO / CUSTODIAL: A extinção das ordens religiosas, pelo decreto de 30 de Maio de 1834 e a lei de 4 de Abril de 1864, que desamortizou os bens das freiras e das igrejas, veio dar o golpe de misericórdia e extinguir esta instituição e outras congéneres. O seu património documental passou a estar à guarda da Repartição de Finanças do Distrito de Coimbra. Em 1937, o Ministério das Finanças Direcção Geral da Fazenda Pública em cumprimento do Despacho Ministerial de 4 de Janeiro, ordena a transferência da documentação para o Arquivo da Universidade de Coimbra. O mesmo despacho acaba por ser executado a 28 de Dezembro de 1937.
3 ÂMBITO E CONTEÚDO: A documentação que se encontrava instalada em maços e caixas foi objecto de intervenção, e os documentos avulsos foram todos sumariados. A documentação deste fundo respeita, em grande parte, à gestão financeira e patrimonial do Colégio da Sapiência. O fundo do Colégio da Sapiência abrange as datas limites de e integra um total de 50 unidades de instalação (49 livros, 1 caixas (com 33 pts). Toda a documentação ocupa em depósito 3,5 metros lineares de prateleiras. Para identificação das unidades de instalação utilizamos as abreviaturas seguintes: liv. (livro), cx. (caixa), e pt (pasta). PROCEDÊNCIA (INGRESSO / AQUISIÇÃO): Ministério das Finanças Direcção Geral da Fazenda Pública em cumprimento do Despacho Ministerial de 4 de Janeiro de ORGANIZAÇÃO E ORDENAÇÃO: GRUPO DE FUNDOS: CONDIÇÕES DE ACESSO E REPRODUÇÃO: IDIOMA/ ESCRITA: INSTRUMENTOS DE PESQUISA: REGRAS E CONVENÇÕES: A documentação avulso tem ordenação cronológica e os tombos estão ordenados alfabeticamente e dentro destes cronologicamente. Classificação funcional e ordenação cronológica. Monástico Conventual Documentação de consulta livre. A reprodução destes documentos está sujeita a restrições, dado o seu estado de conservação. Os técnicos informá-lo-ão das opções à sua disposição. Português e latim Inventário. Conselho Internacional de Arquivos - ISAD(G): Normas Gerais Internacionais de Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo - Orientações para a descrição arquivística. 1.ª v. Lisboa: IAN/TT, DATA DA DESCRIÇÃO: Ludovina Cartaxo Capelo
4 COLÉGIO de SANTO AGOSTINHO ou da SAPIÊNCIA CAIXA [33 pts] LIVROS
5 Caixa 1 Documentação avulso 1600, Abril, 25 Lisboa Alvará de El-rei relativo a avaliação para posterior compra de casas para a construção do Colégio. 1610, Setembro 15 - Lisboa Alvará de El-rei relativo ao cumprimento da obrigação de 4 missas por ano, perpetuamente, que fez a mulher do Licenciado Salvador de Almeida com os cónegos regulares da congregação de Santa Cruz de Coimbra. 1634, Março, 16 Lisboa Alvará de El-rei autorizando o Reitor do Colégio dos cónegos regulares de Santo Agostinho da cidade de Coimbra, a comprar as casas do cónego Bento de Almeida, que ficam junto ao dito Colégio. 1717, Junho, 9 Lisboa Provisão de D. João V, concedida aos padres do Colégio Novo, para a demarcação e tombo de todos os bens e propriedades do dito colégio. 1720, Dezembro, 7 Coimbra Auto de Embargo que fez o Colégio da Sapiência a Paulo Luís da Costa da Vila de Pombeiro, devido a uma dívida de seis mil réis de foros que este lhes devia. 1750, Novembro, 20 Coimbra Termo de Fiança dado por Manuel Rodrigues, como fiador principal de José Pinto Pereira do Amaral, morador em Bera, Coimbra. 1763, Junho, 6 - Coimbra Tombo dos Bens situados na freguesia do Ó, termo de Ançã, comarca de Coimbra. 1766, Agosto. 7 - Coimbra Contrato de Permutação e Escambo ou troca de domínios directos que faz o Colégio da Sapiência dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho da Congregação Reformada de Santa Cruz da cidade de Coimbra, com a Igreja e Colegiada de Santa Justa. 1769, Janeiro, 13 Coimbra Carta do cartorário do colégio da Sapiência solicitando uma certidão com o teor dos Estatutos. 1776, Junho, 7 Mapa das Rendas 1 do Colégio da Sapiência de Cónegos Regulares nesta cidade de Coimbra, em satisfação da Lei Novíssima de 14 de Dezembro de , Outubro, 20 - Coimbra Escritura de Emprazamento, Renovação e Anexação de um prazo por três vidas, e mais um prazo, que faz o Colégio da Sapiência a António Rebelo da Mota e sua mulher Maria Joaquina, moradores no lugar de Tulhas, Alvares, de dois prazos, pelo foro anual de um oitavo do pão, milho, trigo e cevada, e outros produtos, duas galinha e um frango. 1 Muito importante, relata a história de como vieram parar ao Colégio os bens do Mosteiro de S. Pedro de Folques.
6 1808, Setembro, 16 Coimbra Auto de Embargo de uma janela e uma varanda mandada fazer por José Pires da Veiga em umas casas, sitas na rua Corpo de Deus e que violam a privacidade do Colégio. 1820, Novembro, 15 Arganil Carta de Ordem Citatória Executória Geral com força de Sentença contra António dos Reis e Campos, morador em Teixeira, termo de Coja, concelho de Arganil. Anexa: Termo de numeração dos bens que faz o suplicante. Auto de Penhora de 1821, Janeiro, , Dezembro, 6 Sentença Cível de Confissão de Dívida de Luís Francisco, morador no Monte Redondo, apresentando como fiador principal Domingos Garcia. 1825, Maio, 1 Alvares Certificado passado a Manuel Luís de como tem servido de alcaide em Alvares, por mandado do Reitor e Alcaide-mor do dito Colégio da Sapiência. Foi nomeado em Câmara nesta Vila a 9 de Julho de Caderno e lembrança dos bens que possui o Colégio da Sapiência 2, no ano de , Janeiro, 27 - Coimbra Procuração que faz o Professor Diogo da Piedade a José da Silva Sequeira. 1830, Junho, 11 Coimbra Libelo de Perda e Dano, réu João Nunes Feliciano, morador em Celavisa, Arganil. Inquirição cível de testemunhas em que é suplicante João Nunes Feliciano. 1830, Outubro, 15 Coimbra Auto de Carta Executória com Penhora, réu José António de Figueiredo, morador na Póvoa, Arganil. Termo de nomeação dos bens que faz José António de Figueiredo. Inquirição cível de testemunhas em que é suplicante José António de Figueiredo. 1832, Fevereiro, 15 Pampilhosa Escritura de Compra que faz o Reitor do Colégio da Sapiência da cidade de Coimbra, de umas casas, sitas na rua do Barreiro, Pampilhosa ao Capitão Francisco Caetano das Neves e Castro, pela quantia de duzentos e cinquenta mil réis. 1832, Março, 23 - Verride Escritura de Compra de umas fazendas que fez o Colégio da Sapiência a Teresa Peregrina Duarte da Fonseca e a seu marido António Caetano Duarte, como procuradora dele, dado que este se encontra preso, pela quantia de duzentos e sessenta e quatro mil réis. 1832, Março, 24 Auto de Posse que faz o escrivão, em virtude da escritura de compra que fez António Caetano Duarte e sua mulher Teresa Peregrina Duarte da Fonseca, moradores em Verride, de lhe dar posse de duas propriedades. 2 Na primeira página diz: Este Colégio foi fundado em 1593 por ordem e provisão de El-rei D. Filipe. É bastante interessante dado que descreve como os bens chegaram ao colégio.
7 1832, Abril, 14 Lisboa Carta do Reitor do Colégio da Sapiência da cidade de Coimbra, onde solicita licença para a compra de uma propriedade em Verride. 1832, Maio, 8 Pampilhosa Auto de Posse Judicial de umas casas sitas na rua do Barreiro, Pampilhosa que o colégio comprou ao Capitão Francisco Caetano das Neves e Castro. 1832, Maio, 20 - Coimbra Escritura de Compra de dois prédios que fez o Colégio da Sapiência aos herdeiros de Miguel Carraça e de sua mulher e a José Ferreira e sua mulher Maria Bispa, moradores no couto de Verride. 1832, Junho, 4 Verride Recibo de pagamento feito pelo Reitor Agostinho das Dores, do Colégio da Sapiência a António Caetano Duarte. 1833, Julho, 8 - Coimbra Certidão passada por Francisco José Ferreira Veloso, tabelião privado do Real Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e do Colégio da Sapiência de Coimbra, relativa à liquidação do foro de Milho, Trigo, Galinhas e presunto do ano de 1831, pertencentes a este colégio. 1834, Junho, 5 - Coimbra Inventário do extinto Colégio da Sapiência. CONTÉM: Descrição e avaliação dos bens móveis e de raiz do colégio da Sapiência de que se tomou posse para a Fazenda Nacional. Relação dos bens que possui o colégio nas diversas localidades, a saber: Folques, Cepos, Fajão, Teixeira, Silvares, Álvares, Pampilhosa, Figueiró, Almalaguês, Coimbra, Pombeiro, Arganil, Coja, Papízios, Pinhanços, Covilhã, Pedrógão, Rego da Murta, Poiares, Verride, Vale de Custas, Coselhas e S. Simão da Junqueira. Instruções a observar no cumprimento do Decreto de 30 de Maio de Foi nomeado fiscal por parte da Fazenda Nacional o bacharel Francisco Manuel de Campos. Traslado de títulos, escrituras e outros documentos relativos aos bens encontrados no Cartório deste Colégio, pag. 48 a 108v. Descrição dos bens arrendados em Praça Pública. Relação dos bens e os valores atribuídos aos mesmos, pág. 124 a 132v. Arrematação dos bens móveis, pág. 133 a 143 e 161 a 168, 185 a 189. Termo da entrega da Livraria do Colégio do Extinto Colégio da Sapiência, estando presente Manuel de Serpa Machado, bibliotecário da Universidade de Coimbra, pág Autos de arrendamento. Relação dos títulos de dívida ao Colégio, pag. 212 a 213v. Inventário das alfaias e objectos sagrados do extinto Colégio Novo. Auto de sequestro da Quinta de Martilongo e auto de arrematação da mesma quinta. 1835; Março, 5 Coimbra Certificado passado por João Crisóstomo Manso Preto, inventariante do extinto Colégio da Sapiência, dos bens que o colégio possuía em Folques, Pombeiro, Arganil, Coja, Vila Cova, Cepos, Fajão, Teixeiro, Silvares, Alvares, Pampilhosa, Figueiró, Pinhanços, Covilhã, Pedrógão, Rego da Murta, Muia e Crasto (provincia do Minho), S. Simão, Pinheiro de Papísios, Outeiros. 1838, Julho, 11 Coimbra
8 Alvará de confirmação de renovação de Prazo denominado Casal do Porto Telhada, Alvares, passado a favor de Maria Antão. Anexa: Escritura de Renovação de Prazo em três vidas que faz a Fazenda Nacional a Maria Antão Tavares, viúva, de um prazo sito no Casal do Porto Telhada, Alvares, em 1838, Julho, 3 - Alvares. 1839, Dezembro, 29 Arganil Carta da administração do Concelho de Arganil para o Administrador Geral do Distrito de Coimbra. Anexa Auto de inventário do Casal do Covão que pertencia ao Colégio da Sapiência de Coimbra, e hoje aos bens Próprios Nacionais - Enfiteuta Felício Francisco e sua mulher, do Covão. Ano de Está conforme, Arganil, 29 de Dezembro de Auto de inventário no Casal do Ribeiro junto ao lugar do Picadoiro, que pertencia ao Colégio Novo ou da Sapiência e hoje pertencente à Nacional Fazenda, incorporados nos Próprios Nacionais Enfiteuta João Fernandes Valente filho de outro do lugar da Chapinheira. Ano de Está conforme, Arganil, 29 de Dezembro de 1839 Auto de inventário do Casal da Sarnadela que pertencia ao Colégio da Sapiência de Coimbra, e hoje aos bens Próprios Nacionais, de que é enfiteuta Manuel Lopes Canário do mesmo lugar da Sarnadela, Pombeiro, Arganil a. Ano de Está conforme, Arganil, 29 de Dezembro de 1839 Inventário do Casal do Val de Ninho junto ao lugar do Picadoiro que pertence aos Próprios Nacionais por extinção do Colégio Novo em virtude da nova legislação em vigor - Enfiteuta José Rodrigues Branco do dito lugar de Picadoiro. Ano de Está conforme, Arganil, 29 de Dezembro de 1839 Inventário do Casal do Ninho junto ao lugar do Picadoiro que pertencia ao Colégio Novo e hoje pertencente à Fazenda Nacional na conformidade da nova legislação em vigor - Enfiteuta Manuel Carvalho do dito lugar do Picadoiro. Ano de Está conforme, Arganil, 29 de Dezembro de Relação dos foros pertencentes ao Extinto Mosteiro de Folques com declaração dos nomes dos foreiros, sítios dos prazos, e foro anual. Está conforme, Arganil, 29 de Dezembro de S/data Inventários do Colégio da Sapiência. (5 cadernos). S/data Questionário relativo ao património do colégio. S/data Recenseamento do Extinto Colégio da Sapiência. Alvares, Almalaguês, Casal das Lapas Escorregadias, Casal da Judia, Casal do Vale da Riacha, Casal do Vale do Lourenço, Arganil, Aldeia da Serra, Coja, Fajão, Casal de Coimbra e Vale de Égua, Folques, Midões, Góis, Barril, Salgueiral, Celaviza, Póvoa, Folques, Salgueiro, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa, Pombeiro, Silvares (Viseu), Besteiros, Papízios, Pinhanços, Carregal, Pedrógão, Coimbra, etc. Col. Sapiência 1 Tombo 3 de Almalaguês 4 e seus arredores de que é directo senhorio o Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 2 3 Inventário dos bens de raiz com todas as demarcações. 4 Manuscrito, capa em pergaminho, com108 folhas e índice.
9 Tombo de Almalaguês 5 dos direitos e propriedades, prazos e casais que neste lugar e suas vizinhanças pertencem ao Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 3 Tombo de Alvares 6, de Figueiró dos Vinhos e de Rego da Murta dos prazos e outros títulos pertencentes ao Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 4 Tombo de Alvares 7 da Comarca de Arganil dos bens e propriedades pertencentes ao Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 5 Tombo da Jugada de Alvares 8 : Autos da destrinça e repartição da Jugada que na Vila de Alvares e seu termo se paga ao Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 6 Tombo do Mosteiro de S. Pedro de Folques 9 dos bens e propriedades e reconhecimentos, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 7 Tombo do Mosteiro de S. Pedro de Folques 10 dos Bens e Propriedades que fez o licenciado Ambrósio de Andrade por Provisão de S. Majestade, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 8 Tombo do Mosteiro de S. Pedro de Folques 11 dos bens e propriedades, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência - 9 Tombo do Mosteiro de Folques 12 dos bens e propriedades, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 1 0 Tombo de Folques 13 do Concelho de Arganil dos bens e propriedades, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 11 5 Manuscrito, com 147 folhas. 6 Contem: traslado do Foral de Alvares (1514) e do Foral da Amoreira, e dos Felgares dado pelo Prior e Mosteiro de Folques da ordem de Santo Agostinho, na era de 1369, que é ano de Cristo de Manuscrito, sem capa, com 507 folhas. 7 Manuscrito, sem capa, com 592 folhas, e índice. 8 Manuscrito, sem capa, com 120 folhas. 9 Manuscrito, capa em pergaminho, com 358 folhas e índice. 10 Manuscrito, capa em pergaminho, com 351 folhas. 11 Livro do Tombo dos bens e propriedades, quintas, casais, foros, jugados, oitavos, rações, assentos, etc. Na página 1 v. está: Cópia da Bula 11 da união dos Mosteiros da Ordem do padre Santo Agostinho que sua Majestade largou a Congregação de Santa Cruz de Coimbra. Manuscrito, capa em pergaminho, com 234 folhas e índice. 12 Titulo das apresentações que o Mosteiro de S. Pedro de Folques apresenta de curas no dito Mosteiro como na Igreja de Cepos. Anexa: Requerimento que faz o padre Domingos Baptista, cartorário do dito Mosteiro. Manuscrito, capa em pergaminho, com 463 folhas e índice. 13 Livro com as seguintes paginações:1ª paginação - folha A, seguida de 187 numeradas; 2ª paginação folhas A, B e C, seguidas de 55 numeradas; 3ª paginação - 35 folhas numeradas; e 4ª paginação - folha A, seguida de 93 folhas numeradas. Contém informação que retroage a Manuscrito, capa em pergaminho, com 369 folhas e índice.
10 Livro dos Foros dos concelhos de Monte Alegre e de Ruivães e Vilar das Vacas da Ouvidoria de Bragança 14, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 12 Livro dos Foros 15 da Várzea dos Carregais e repartição das leiras e foros de Veringel, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 13 Livro de Prazos 1617 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 14 Livro de Prazos 19 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 15 Livro de Prazos 20 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 16 Livro do Índice 21 do primeiro livro dos prazos, do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 17 Livro de Prazos 22 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 18 Livro de Prazos 23 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 19 Livro de Prazos 24 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 20 Livro de Prazos 25 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Lugares onde aparecem os foros: Póvoa; Corva, Roboreda; Salto; Amear; Codeçoso do Arco; Codeçoso; Pereira; Pomar da Raínha; Cerzedo; Viveiro de Covas; Viveiro de Campos; Campos de Covas de Barroso; Campos de Covas; Covas de Barroso; Feireses; Casais do Caniço; Caniço de Baixo; Caniço de Cima da Vila; Paio Afonso; Penedos de Linharelhos; S. Eulália; Soutelos; Lama Longa; S. Paio Fins do Forno. Manuscrito, capa em pergaminho, com 290 folhas. 15 Manuscrito, capa em pergaminho, com 77 folhas. 16 As terras Enfiteutas. 17 Na folha 151 está o traslado, em latim, do Foral de Folques, Era de 1470, ou seja Ano de Manuscrito, capa em pergaminho, com 272 folhas e índice, em mau estado. 18 Na página Contém títulos de propriedade de: Salgueiro, Monte Redondo, Alqueve, Póvoa, Casal do Bocado, Balbona e Arganil. Manuscrito, capa em pergaminho, com 346 folhas e índice. 20 Contém o traslado em latim do Foral da Vila de Fajão, Era de 1472, logo Ano de Manuscrito, capa em pergaminho, com 294 folhas e índice. 21 Pertence a este colégio dos Padres de Santo Agostinho, feito no ano de 1625, por mandado do M. R. Padre Dom Constantino dos Anjos, Reitor do dito colégio. Manuscrito, capa em pergaminho, com 282 folhas e índice. 22 Com índice das pessoas que se constam neste livro, por ordem alfabético Manuscrito, capa em pergaminho, com 437 folhas. 23 Livro dos traslados dos Prazos extraídos dos próprios Livros de Notas. Colégio Novo. Manuscrito, capa em pergaminho, com 515 folhas e índice. 24 Com índice das pessoas que se constam neste livro, por ordem alfabético. Manuscrito, capa em pergaminho, com 451 folhas. 25 Manuscrito, capa em pergaminho, com 134 folhas e índice.
11 Col. Sapiência 21 Livro de Prazos 26 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 22 Livro de Prazos 27 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 23 Livro de Prazos 28 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 24 Livro de Prazos 29 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 25 Livro de Prazos 30 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 26 Livro de Prazos 31 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 27 Livro de Prazos 32 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 28 Livro de Notas 33,34 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 29 Livro de Notas 35 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 30 Livro de Notas 36 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 31 Livro de Notas 37 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 32 Livro de Notas 38 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Livro nono dos prazos pertencentes a este Colégio dos Cónegos Regulares de S. Agostinho. Manuscrito, capa em pergaminho, com 411 folhas e índice alfabético. 27 Manuscrito, capa em pergaminho, com 220 folhas e índice. 28 Livro décimo dos prazos pertencentes a este Colégio dos Cónegos Regulares de S. Agostinho. Manuscrito, capa em pergaminho, com 338 folhas e índice alfabético. 29 Manuscrito, capa em pergaminho, com119 folhas e índice. 30 Manuscrito, capa em pergaminho, com 293 folhas e índice. 31 Manuscrito, capa em pergaminho, com 199 folhas e índice. 32 Manuscrito, capa em pergaminho, com 294 folhas e índice. 33 Livro que há-de servir para as notas, escrituras e aforamentos, das cousas tocantes e pertencentes aos bens e rendas do colégio Novo de Santo Agostinho desta cidade de Coimbra ou Registo de escrituras dos tabeliães. 34 Manuscrito, capa em pergaminho, com 151 folhas e índice. 35 Manuscrito, capa em pergaminho, com 200 folhas. 36 Livro de Notas das Escrituras e Prazos pertencentes ao Colégio dos cónegos Regulares de Santo Agostinho desta cidade, por privilégio Real. Manuscrito, capa em pergaminho, com 94+2 folhas e índice. 37 Livro de Prazos do Colégio Novo dos cónegos regulares de Santo Agostinho. Manuscrito, capa em pergaminho, com 94 folhas e índice.
12 Col. Sapiência 33 Livro de Notas 39 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 34 Livro de Notas 40 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 35 Livro de Notas 41 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 36 Livro de Notas 42 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 37 Livro de Notas 43 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 38 Livro de Notas 44 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 39 Livro de Notas 45 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 40 Livro de Notas 46 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 41 Livro de Notas 47 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 42 Livro de Notas 48 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 43 Livro de Notas 49 do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 44 Livro 50 de Sentença Cível do lugar de Folques do Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência Manuscrito, capa em pergaminho, com 60 folhas e índice. 39 Manuscrito, capa em pergaminho, com 72 folhas e índice. 40 Manuscrito, capa em pergaminho, com 96 folhas e índice. 41 Manuscrito, capa em pergaminho, com 80 folhas. 42 Manuscrito, capa em pergaminho, com 192 folhas e índice alfabético. 43 Livro original dos prazos modernos. Manuscrito, capa em pergaminho, com170 folhas e índice. 44 Manuscrito, capa em pergaminho, com 100 folhas e índice. 45 Manuscrito, capa em pergaminho, com 171 folhas. 46 Manuscrito, capa em pergaminho, com151 folhas e índice. 47 Manuscrito, capa em pergaminho, com 120 folhas e índice. 48 Manuscrito, capa em pergaminho, com174 folhas e índice. 49 Manuscrito, capa em pergaminho, com 300 folhas e índice. 50 Sentença de Destrinça e Repartição de Foro, dos moradores e mais inquilinos do lugar de Folques, de que é directo senhorio este colégio. Anexa Carta do Reitor do Colégio da Sapiência, incorporado na Universidade, de Manuscrito, com 114 folhas.
13 Roteiro dos livros 51 que há no Cartório, escrituras que constem e tombos que se têm feito dos bens pertencentes ao Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 46 FUNDO RELACIONADO : Repartição da Fazenda do Distrito de Coimbra: Livro da Inscrição de Foros 52, do concelho de Arganil, pertencentes outrora ao Colégio da Sapiência de Coimbra, Col. Sapiência 47 Livro da Inscrição de Foros 53, do concelho de Arganil, Col. Sapiência 48 Livro de Inscrições de Foros 54, do concelho de Góis, Col. Sapiência 49 Livro da Inscrição de Foros 55, do concelho da Pampilhosa, Col. Sapiência Índice dos livros que há neste cartório e do que constam. Livro A a Z e Livro de pasta grande que tem por nome padrão e na pasta de ambas as bandas tem as armas do Senhor Bispo D. Afonso de Castelo Branco. Manuscrito, capa em pergaminho, com 36 folhas manuscritas. 52 Contém fichas com os seguintes campos: Designação do Foro; Nome do Enfiteuta, Vencimento e importância do Foro, e Estado da Administração. Estão 139 preenchidas. Anexa: Mapa do Concelho de Arganil com a designação de Nota dos Foros deste Concelho que se presumem de mais fácil arrecadação e que hoje se acham incorporados na posse da Fazenda Nacional Repartição da Fazenda do Concelho de Arganil, 4 de Abril de Contém fichas com os seguintes campos: Designação do Foro; Nome do Enfiteuta, Vencimento e importância do Foro, e Estado da Administração. Estão 139 preenchidas. Duplicado do anterior. 54 Contém fichas com os seguintes campos: Designação do Foro; Nome do Enfiteuta, Vencimento e importância do Foro, e Estado da Administração. Tem 105 fichas preenchidas. Anexa: Notas das pessoas que actualmente possuem prazos na freguesia de Alvares e Amoreira. Góis, 10 de Dezembro de Contém fichas com os seguintes campos: Designação do Foro; Nome do Enfiteuta, Vencimento e importância do Foro, e Estado da Administração. Tem 42 fichas preenchidas.
14 COTAS RELACIONADAS Actuais Antigas Actuais Antigas Col. Sapiência 2 III-D-16, 2, 28 Col. Sapiência 27 III-D-16, 2, 45 Col. Sapiência 3 III-D-16, 2, 25 Col. Sapiência 28 III-D-16, 2, 35 Col. Sapiência 4 III-D-16, 2, 32 Col. Sapiência 29 III-D-16, 2, 65 Col. Sapiência 5 III-D-16, 2, 23 Col. Sapiência 30 III-D-16, 2, 57 Col. Sapiência 6 III-D-16, 2, 26 Col. Sapiência 31 III-D-16, 2, 34 Col. Sapiência 7 III-D-16, 2, 29 Col. Sapiência 32 III-D-16, 2, 37 Col. Sapiência 8 III-D-16, 2, 24 Col. Sapiência 33 III-D-16, 2, 52 Col. Sapiência 9 III-D-16, 2, 30 Col. Sapiência 34 III-D-16, 2, 44 Col. Sapiência 10 III-D-16, 2, 31 Col. Sapiência 35 III-D-16, 2, 49 Col. Sapiência 11 III-D-16, 2, 27 Col. Sapiência 36 III-D-16, 2, 59 Col. Sapiência 12 III-D-16, 2, 67 Col. Sapiência 37 III-D-16, 2, 53 Col. Sapiência 13 III-D-16, 2, 61 Col. Sapiência 38 III-D-16, 2, 46 Col. Sapiência 14 III-D-16, 2, 43 Col. Sapiência 39 III-D-16, 2, 60 Col. Sapiência 15 III-D-16, 2, 41 Col. Sapiência 40 III-D-16, 2, 51 Col. Sapiência 16 III-D-16, 2, 36 Col. Sapiência 41 III-D-16, 2, 50 Col. Sapiência 17 III-D-16, 2, 42 Col. Sapiência 42 III-D-16, 2, 47 Col. Sapiência 18 III-D-16, 2, 39 Col. Sapiência 43 III-D-16, 2, 54 Col. Sapiência 19 III-D-16, 2, 40 Col. Sapiência 44 III-D-16, 2, 58 Col. Sapiência 20 III-D-16, 2, 38 Col. Sapiência 45 III-D-16, 2, 33 Col. Sapiência 21 III-D-16, 2, 64 Col. Sapiência 46 III-D-16, 2, 66 Col. Sapiência 22 III-D-16, 2, 56 Col. Sapiência 47 III-D-16, 3, 3 Col. Sapiência 23 III-D-16, 2, 63 Col. Sapiência 48 III-D-16, 3, 4 Col. Sapiência 24 III-D-16, 2, 55 Col. Sapiência 49 III-D-16, 3, 5 Col. Sapiência 25 III-D-16, 2, 48 Col. Sapiência 50 III-D-16, 3, 6 Col. Sapiência 26 III-D-16, 2, 62
15 Alvará de D. Filipe de Col. Sapiência - 1 Selo de Chapa dos Colégio da Sapiência, Col. Sapiência - 2
16 Foral de Alvares (traslado), Col. Sapiência - 4 Tombo do Mosteiro de S. Pedro de Folques. Col. Sapiência - 9
COLÉGIO. S. PEDRO da TERCEIRA ORDEM
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COLÉGIO de S. PEDRO da TERCEIRA ORDEM Ludovina Cartaxo Capelo 2010 1. FUNDO 2. CÓDIGO DE REFERÊNCIA: TÍTULO: PT/AUC/MC/CSPTOCBR Colégio de S. Pedro da Terceira Ordem
COmenda. S. Martinho do Bispo
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COmenda de S. Martinho do Bispo Ludovina Cartaxo Capelo INVENTÁRIO 2007 Os documentos pertencentes à Comenda de S. Martinho do Bispo de Coimbra, dá-nos uma perspectiva,
INVENTÁRIO ARQUIVO DA PROVEDORIA DA COMARCA COIMBRA
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA INVENTÁRIO ARQUIVO DA PROVEDORIA DA COMARCA DE COIMBRA Ludovina Cartaxo Capelo Nota Prévia O presente Inventário é o resultado da actividade desenvolvida pelo Arquivo
MOsteirO. SANTA MARIA de CELAS COIMBRA
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA MOsteirO SANTA MARIA de CELAS COIMBRA Ludovina Cartaxo Capelo 2010 1 1. FUNDO CÓDIGO DE REFERÊNCIA: TÍTULO: PT/AUC/MON/MSMCCBR Mosteiro de Santa Maria de Celas de Coimbra
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COLÉGIO DE SANTA RITA Ludovina Cartaxo Capelo 2010 1. FUNDO CÓDIGO DE REFERÊNCIA: TÍTULO: PT/AUC/MC/CSRCBR Colégio de Santa Rita dos Agostinhos Descalços de Coimbra DATAS:
COLÉGIO. Nª Sª do CARMO de COIMBRA
Arquivo da Universidade de Coimbra COLÉGIO de Nª Sª do CARMO de COIMBRA Ludovina Cartaxo Capelo coord. Maria Amélia Campos Inventário 2006 1. FUNDO PT/AUC/MC/CNSCCBR COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO DE
Maço de documentos vários do Convento do Salvador de Évora identificado com o número 27
Maço de documentos vários do Convento do Salvador de Évora identificado com o número 27 Localização estrutural dos conteúdos: Mosteiro de São José de Évora BPE, Convento do Salvador, Livro 27. Entidade
PB-1: numeração de polícia proposta para os edifícios localizados nos arruamentos da localidade de Alagoas, freguesia de Pombeiro da Beira.
Rua da Liberdade Rua do Paraíso 1 28 2 60 42 40 286 66 54 90 68 100 84 29 Estrada das Alagoas 95 109 PB-1: numeração de polícia proposta para os edifícios Alagoas, freguesia de Pombeiro da Beira. 176 Rua
Lista de resultados da pesquisa
PT/AHALM/REGALM02 F PT/AHALM/REGALM02 Reguengo de Caparica atas de produção 1690-07-06-1846-10-08 História administrativa/biográfica/familiar Fonte imediata de aquisição ou transferência Sistema de organização
GENEALOGIA MINEIRA Fontes Primárias - documentos civis
70 40v 1752 Damião Costa João de Souza Costa 52 44v 1774 alferes Damião Francisco Mendes Inês de Jesus de Andrade 47 45v 1783 Daniel Gonçalves Ferreira João Machado de Azevedo 52 36 1774 David Pereira
COMENDA DO CONDE CANTANHEDE
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COMENDA DO CONDE de CANTANHEDE Ludovina Cartaxo Capelo INVENTÁRIO Este acervo é constituído por documentos de natureza essencialmente patrimonial, pertencentes ao Conde
Código de Referência: PT-AUC-UC/GP- Título: Livros de termos de juramento e posse. Datas: Nível de Descrição: Série
Código de Referência: PT-AUC-UC/GP- Título: Livros de termos de juramento e posse Datas: 1679-1980 Nível de Descrição: Série Dimensão e Suporte: 67 livros Nome do produtor: Universidade de Coimbra Âmbito
Lei sobre a mudança dos dez dias de Outubro que se suprimiram por causa da reformação gregoriana
Lei sobre a mudança dos dez dias de Outubro que se suprimiram por causa da reformação gregoriana (transcrição com a grafia e a pontuação atualizada) Dom Filipe pela graça de deus, rei de Portugal, e dos
O Foral manuelino de Alcafache
O Foral manuelino de Alcafache (ano de 1514) Foral manuelino de Alcafache. Em baixo pode consultar o documento em grafia moderna. Tem também uma versão para português corrente. O documento original encontra-se
XXVBOLETIM DO ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
VOLUME XXVBOLETIM DO ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2012 IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA make public all sources of information registered in this documentation, which is on the Coimbra s University
Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/ /11/ Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/ /03/2020 FLU 0453
N.º Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/2016 28/11/2019 - Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/2017 13/03/2020 FLU 0453 Lisboa Mário José Fonseca Fernandes de Carvalho A 98R/17-A
O Fundo de Arquivo de Dom António José Rafael. Produzido pelo gestor de informação: Joel Lourenço; 2018
1 O Fundo de Arquivo de Dom António José Rafael Produzido pelo gestor de informação: Joel Lourenço; 2018 2 3 Índice Quadro de classificação... 4 Inventário... 6 Fundo: Dom António José Rafael... 7 Secção:
COLÉGIO. S. PAULO de COIMBRA
ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COLÉGIO de S. PAULO de COIMBRA Ludovina Cartaxo Capelo Coimbra 1 1. FUNDO CÓDIGO DE REFERÊNCIA: TÍTULO: PT/AUC/MC/CSPCBR Colégio de São Paulo de Coimbra DATAS: 1298-1856
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO COM ARMAS DE CAÇA. CAMPEONATO REGIONAL CENTRO DE FOSSO UNIVERSAL 3ª CONTAGEM - 25 e 26 de MARÇO 2006
GERAL FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO COM ARMAS DE CAÇA 1 13 00979 Justino António Cruz Morais 9 A.C. Mira S 22 25 24 24 95 2 46 00948 Alexandre Paulo Vilar Matias 7 C.T. Rota do Sol S 20 25 24 25 94 3 10
Confraria do Santíssimo Sacramento de São Marcos do Campo
Junta de Freguesia de Campo Arquivo Histórico Confraria do Santíssimo Sacramento de São Marcos do Campo Acessibilidade: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz Arquivo Municipal 7200-370 Reguengos de
Fontes históricas para o estudo de sistemas de informação de âmbito diocesano: o Bispo e o Cabido de Évora entre os séculos XIV e XIX
Fontes históricas para o estudo de sistemas de informação de âmbito diocesano: o Bispo e o Cabido de Évora entre os séculos XIV e XIX Fátima Farrica CIDEHUS-Universidade de Évora Encontro Internacional
DOCUMENTOS DE D. DINIS ( ) CATÁLOGO
DOCUMENTOS DE D. DINIS (1279-1325) CATÁLOGO Sumário elaborados por Miguel Gomes Martins Design Joana Pinheiro Arquivo Municipal de Lisboa 2009 1 1281, Maio, 19, Castelo de Vide D. Dinis determina que os
A R Q U I V O H I S T Ó R I C O M U N I C I P A L D E C O I M B R A
A R Q U I V O H I S T Ó R I C O M U N I C I P A L D E C O I M B R A CATÁLOGO DA COLECÇÃO CRÓNICAS [1570] séc. XVIII a h m c 2013 CRÓNICAS. [Sécs. XVI-XVIII] A colecção de Crónicas do AHMC é constituída
CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA Projecto do Movimento Judicial de Relação
1280 - Alberto Augusto Vicente Ruço Tribunal da Relação do Porto Promoção e colocação 323 Tribunal da Relação de Coimbra > Lugar de Efectivo 1281 - Ana Luísa Teixeira Neves Bacelar Cruz Tribunal da Relação
INVENTÁRIO DO FUNDO CÂMARA MUNICIPAL DE OURO PRETO PROVÍNCIA
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO CÂMARA MUNICIPAL DE OURO PRETO PROVÍNCIA Revisão e Atualização Diretoria de Arquivos Permanentes
O exercício comunitário de poderes concelhios; a afirmação política das elites urbanas
2.3.3. O exercício comunitário de poderes concelhios; a afirmação política das elites urbanas - cartas de foral concelhos - concelhos urbanos ou perfeitos (formados por cavaleiros-vilãos e peões) vizinhos
Acta n.º 05. Sessão Ordinária da Assembleia Municipal realizada em
CENTRANDO-SE SEMPRE - MUNICÍPIO DE ARGANIL ------ ASSEMBLEIA MUNICIPAL Acta n.º 05 0 Sessão Ordinária da Assembleia Municipal realizada em 18 de Outubro de 2013 010 ACTA N.º5 ------- Ao décimo oitavo dia
Código de referência: PT-AUC-JUD-CBCBR. Título: Conservatória Britânica de Coimbra. Datas: Nível de descrição: Fundo
Código de referência: PT-AUC-JUD-CBCBR Título: Conservatória Britânica de Coimbra Datas: 1737-1845 Nível de descrição: Fundo Dimensão e suporte: 13 mç (303 proc.; 1 cad) Nome do produtor: Conservatória
19º Capítulo - Ramo Castro
19º Capítulo - Ramo Castro 6.1-1 - Maria Joana Calção, baptizada a 29.12.1850 em S. Romão, nasceu a 25.11.1850, proprietária, casou em Cabrela a 11.12.1867 com Francisco António Corrêa de Castro, lavrador
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE MANTEIGAS E A FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DE SÃO PEDRO DO CONCELHO DE MANTEIGAS
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE MANTEIGAS E A FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DE SÃO PEDRO DO CONCELHO DE MANTEIGAS Considerando que: a) nos termos do disposto no artigo 23º da Lei
ARQUIVO MUNICIPAL DE TAVIRA
Documento do Mês de 2007 - índice Janeiro Fevereiro Março Carta de Examinação e aprovação de Parteira da pessoa de Isabel da Paixão, desta cidade, datada de 21 de Janeiro de 1784. Livro nº 4 de Registo
EDITAL. Arrendamento de imóveis do Município para fins não habitacionais
EDITAL Arrendamento de imóveis do Município para fins não habitacionais Ricardo João Barata Pereira Alves, Eng.º, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, torna público que, no uso da competência que
LUDOVINA CARTAXO CAPELO INVENTARIO DO FUNDO DOCUMENTAL UNIVERSIDADE DE ÉVORA ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
LUDOVINA CARTAXO CAPELO INVENTARIO DO FUNDO DOCUMENTAL DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA NO ARQUIVO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA UNIVERSIDADE DE ÉVORA rquivo da Universidade de Coimbra ÉVORA FICHA TÉCNICA Autor Ludovina
III ORNISHOW Internacional do Douro - Gondomar
III ORNISHOW Internacional do Douro - Gondomar Nº Exp.: 1 Nome: LUIS MIGUEL CASTRO SOUSA Classificação Secção Classe 1º F1 462 1º F1 468 Nome: VITOR DANIEL BARBOSA COSTA 1º F1 174 2º F1 176 3º F1 182 Nome:
Câmara Municipal de Monforte
Câmara Municipal de Monforte Localização estrutural dos conteúdos: Câmara Municipal de Monforte Localidade: Monforte Entidade detentora: Arquivo Histórico do Concelho de Monforte Código de referência:
Porto Joaquim Bruno de Sousa Padilha F-C 3386/18-F-C 29/01/ /01/2021 FLU 3042
N.º Porto Joaquim Bruno de Sousa Padilha F-C 3386/18-F-C 29/01/2018 29/01/2021 FLU 3042 Lisboa Luís Manuel de Jesus Alves F-C 3387/18-F-C 29/01/2018 29/01/2021 FLU 1315 Lisboa Manuel Fernando Vitório Dias
Celeiro Comum- Autos de Penhora CC-AP
Celeiro Comum- Autos de Penhora CC-AP Ano Descrição Código 1689 Auto de Penhora feito nos bens de Francisco Nunes Colasso CC-AP 1/689 Auto de Penhora feito nos bens de Inês Coelho viúva de Manuel de Mira
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS
N. o 74 28 de Março de 2000 DIÁRIO DA REPÚBLICA II SÉRIE 5753 Despacho n. o 6722/2000 (2. a série). Por despacho do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna de 29 de Fevereiro
Inventário do acervo documental do Mosteiro de Santa Maria de Seiça
Inventário do acervo documental do Mosteiro de Santa Maria de Seiça ADRIANA DUARTE ANTUNES* Arquivo da Universidade de Coimbra [email protected] Artigo entregue em: 18 de novembro de 2011 Artigo aprovado
Colégio da Santíssima Trindade de Coimbra
Colégio da Santíssima Trindade de Coimbra LUDOVINA CARTAXO CAPELO Técnica superior aposentada do Arquivo da Universidade de Coimbra [email protected] Artigo entregue em: 17 de janeiro de 2012 Artigo
Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Requerimento n.º Processo de Obras n.º (quadro a preencher pelos serviços) (n.º 4 do artigo 4º do D.L.555/99 de 16 de Dezembro) Ex.mo(a) Sr.(a) Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Identificação
PLANO DE URBANIZAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL DO PINHAL DA REBELA VÁRZEA. RESOLUÇÃO DE EXPROPRIAÇÃO POR UTILIDADE PÚBLICA, SEM CARÁCTER DE URGÊNCIA.
PLANO DE URBANIZAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL DO PINHAL DA REBELA VÁRZEA. RESOLUÇÃO DE EXPROPRIAÇÃO POR UTILIDADE PÚBLICA, SEM CARÁCTER DE URGÊNCIA. Em execução das deliberações da Câmara Municipal tomadas em
LEILÃO VISITA: SOB MARCAÇÃO Vale da Estrada (Nave) Sarzedas - Castelo Branco / GPS: 39 50'04.3"N 7 38'33.9"W
LEILÃO Insolvência: "Joel Conde & Fernandes, Lda." Processo de Insolvência n.º 1651/14.1TBBRG Comarca de Braga, Braga - Inst. Local - Secção Cível - J3 Por determinação do Exmo. Administrador de Insolvência,
Concelho / Freguesia Localidade Tipo de Rua / Rua Números Local/Zona Código Postal. Penalva do Castelo / Antas Antas ANTAS PCT
Concelho / Freguesia Localidade Tipo de Rua / Rua Números Local/Zona Código Postal do Castelo / Antas Antas - 3550-011 ANTAS PCT do Castelo / Antas Miuzela - 3550-012 ANTAS PCT do Castelo / Castelo de
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO COM ARMAS DE CAÇA
SÉNIORES 1 1 24 684 Carlos Martins Costa Pevidém Sénior 25 25 24 25 2 99 99,00% 2 26 1076 Alfredo Neto Rates Sénior 25 24 25 25 1 99 99,00% 3 70 3758 Sergio Lourenço Viseu Sénior 23 25 25 25 13 98 98,00%
INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS
INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS Resumo O presente inventário diz respeito à documentação resultante da actividade da Associação Aveirense de Socorros
ESCOLA DE TROPAS PÁRA QUEDISTAS
RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 13496 JOSÉ NASCIMENTO BARROSO 1 13497 VIRGÍLIO ANTÓNIO GONÇALVES 1 13498 ANTÓNIO MANUEL CABAÇA ALMEIDA 1 13499 MANUEL ANTÓNIO ALMEIDA SANTOS 1 13500 ALBERTO CARVALHO
CÂMARA MUNICIPAL DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 09
DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 09 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 17/04/2002 (Contém folhas) Estiveram presentes os seguintes membros: Presidente: Hermano Manuel Gonçalves Nunes de Almeida (PSD)
Município de Paços de Ferreira. Saídas de um Órgão para outro
PL/2015/1137 03-07-2015 02-11-2015 Alteração ao Loteamento PL/1993/12/0 Requerente: Condomínio do Edifício Horizonte sito no Lugar de S. Domi - Rua da Circunvalação, 43 - D Local Obra: S. Domingos Código
Pergaminhos Avulsos, pasta 15.
Pergaminhos Avulsos, pasta 15. Localização estrutural dos conteúdos: Igreja de Santiago de Évora BPE, Pergaminhos Avulsos, pasta 15. Entidade detentora: Biblioteca Pública de Évora Código de referência:
Os Arquivos da Inquisição
A/495306 Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha Os Arquivos da Inquisição Série IDD's Arquivo Nacional da Torre do Tombo Serviço de Publicações e Divulgação Lisboa -1990 Nota prévia 7 Prefácio Introdução
1 25, Nelson da Silva Auxiliar. 2 24, Paula Cristina Faria Mota. 3 23, Branca Alexandra Pereira Moreira
1 25,126 4183473004 Nelson da Silva Auxiliar 2 24,505 6341243405 Paula Cristina Faria Mota 3 23,947 6473060774 Branca Alexandra Pereira Moreira 4 22,952 9500355248 José Ricardo da Silva Alves 5 22,412
Património Arquitectónico edificado existente, de acordo com o anexo do Estudo Sectorial do Património e do Regulamento
- Resolução de Conselho de Ministros nº 6/95, de 23 de Janeiro - 1 - Igreja Matriz de Capela do Senhor do Andor Casa do Dr. Vieira Casa dos Abreu e Lima Jardim Dr. Matos Cordeiro Largo Dr. Vieira --- B2
Dados Greve Escola/Agrupamento
Total Prof. em Escola EB 2/3 Vila Nova de Poiares 34 33 97% Aveiro Agrupamento de Escolas de Oiã 20 18 90% Aveiro Agrupamento de Escolas da Mealhada 93% Aveiro Agrupamento de Escolas de Aveiro 99% Aveiro
CONTRATO CESSÃO DE EXPLORAÇÃO
CONTRATO CESSÃO DE EXPLORAÇÃO Primeiro Outorgante,.. com sede em.., N.º.., xxxx-xxx, com o NIF/NIPC xxx xxx xxx. Segundo Outorgante, JRG - Hotelaria, Lda, contribuinte n.º 506560821, com sede no Edifício
ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS
RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 40188 LUÍS FILIPE ARAÚJO GARCIA 1 40189 VASCO PAIVA 1 40190 JOÃO MARTINS 1 40191 RUI SANTOS 1 40192 LUÍS MAMÃO 1 40193 HÉLDER PINTO 1 40194 JOSÉ BARTOLOMEU 1 40195 ADRIANO
Amarante, Conde de v. Teixeira, Francisco da Silveira Pinto da Fonseca
Índice Alfabético A A, Joana de Castro Lima Gonçalves Monte 20; Abreu, Ana Isabel de Sousa e 19; Almeida, José Vasquez de v. Almeida, José Osório de Almeida, José Vasquez Osório de 106; 107; 109; Almeida,
ARQUIVO MUNICIPAL DE LEIRIA
ARQUIVO MUNICIPAL DE LEIRIA ARQUIVO ADMINISTRATIVO Inventário Fundo Documental: de Leiria PT/AMLRA/CMLRA Datas extremas: 1949 2011 Dimensão: (em tratamento / atualizado em 31/08/2014) Secção SC / Subsecção
Concelho / Freguesia Localidade Tipo de Rua / Rua Números Local/Zona Código Postal. Vieira do Minho / Anissó Cabo D'Alem ANISSÓ
Concelho / Freguesia Localidade Tipo de Rua / Rua Números Local/Zona Código Postal Vieira do Minho / Anissó Cabo D'Alem - 4850-011 ANISSÓ Vieira do Minho / Anissó Calvário - 4850-012 ANISSÓ Vieira do Minho
GENEALOGIA MINEIRA Fontes Primárias - documentos civis
1 108 2231 1782 Lauriana de Souza José Leite Toscano 2 26 649 1838 Lauriana Pereira Manuel Alves de Almeida 1 139 2906 1879 Lauriano de Souza Ferreira Fortunato de Souza Ferreira 2 129 2605 1852 Leandra
ARBITRAGEM QUADRO DE ÁRBITROS E OBSERVADORES DE FUTEBOL ÉPOCA 2019 / 2020
C O M U N I C A D O O F I C I A L C O N S E L H O D E A R B I T R A G E M N º : 0 01 d e 22. j u l h o. 2 0 1 9 P a r a c o n h e c i m e n t o d o s S ó c i o s O r d i n á r i o s e d e m a i s i n t
CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL)
CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL) Ano lectivo: 2011-12 Estatuto Trabalhador-Estudante Cód. Aluno Nome Resultado 57 Diana Carla Loureiro Ribeiro Deferido 75 Maria Francisca de Antas de Barros Caldeira Deferido
PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS)
Registo de entrada RESERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS) (RJUE e D.L. 234/2007
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto 2016235044 FILIPE MIGUEL DUARTE DIAS N.º Total de Colocado 1 Colocados 2016/2017 sexta-feira, 14 de outubro de 2016
ARBITRAGEM. C O M U N I C A D O O F I C I A L C O N S E L H O D E A R B I T R A G E M N º : d e 2 6. j u l h o
C O M U N I C A D O O F I C I A L C O N S E L H O D E A R B I T R A G E M N º : 0 0 1 d e 2 6. j u l h o. 2 0 1 8 P a r a c o n h e c i m e n t o d o s S ó c i o s O r d i n á r i o s e d e m a i s i n
