PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL"

Transcrição

1 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

2 Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

3 Programa do curso 3. Responsabilidade patrimonial do devedor 4. Processo de execução por quantia certa 5. Embargos do devedor

4 O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC

5 Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório da sentença (art. 520 do CPC) 2. Cumprimento definitivo da sentença (art. 523 do CPC)

6 Execuções diferenciadas pelo novo CPC 3. Cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de prestar alimentos (art. 528 do CPC) - Vamos analisar então cada uma delas.

7 Observação: Temos dois tipos de execução: a) Execução fundada em título executivo judicial (sempre procedido por um processo de conhecimento, exceto sentença arbitral, penal condenatória e estrangeira).

8 Observação: Temos dois tipos de execução: b) Execução fundada em título executivo extrajudicial (cheque, nota promissória, contrato etc.)

9 1. Responsabilidade patrimonial do executado Entende-se por responsabilidade patrimonial a sujeição do patrimônio do devedor ao cumprimento da obrigação.

10 Artigo 789 do Código de Processo Civil O devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei.

11 Os bens do executado que não estão sujeitos à penhora encontram-se indicados no art. 833 do CPC.

12 Por sua vez, o art. 835 do CPC indica os bens que devem ser preferencialmente penhorados.

13 2. Competência na distribuição do processo de execução Arts. 781 e 782 a) Domicílio do executado. b) Foro de eleição constante do título. c) Situação dos bens sujeitos à execução. d) Tendo mais de um domicílio, em qualquer um deles.

14 Competência e) Se o domicílio for incerto ou desconhecido, no lugar onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente.

15 Competência f) Havendo mais de um devedor, com domicílios diferentes, a execução poderá ser proposta no domicílio de qualquer um deles.

16 Competência g) Poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executa.

17 3. Características do título executivo Líquido Certo Exigível

18 4. Requisitos da petição inicial Artigos 319, 320 e 798 do Código de Processo Civil

19 5. EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil

20 Na execução por quantia certa contra devedor solvente, o executado quer receber determinado valor.

21 Se o executado não paga, Estado toma o dinheiro ou bens suficientes para fazer frente ao débito.

22 Atos da execução por quantia certa contra devedor solvente Petição inicial

23 Exame da petição inicial pelo juiz, do qual pode resultar o seu indeferimento ou recebimento, com a determinação de que o executado seja citado e intimado do prazo o oferecimento de embargos. No despacho inicial, o juiz já fixará os honorários advocatícios em 10% para a hipótese de pagamento.

24 Citação do devedor para pagar o débito em três dias sob penha de penhora. Observação: se o executado realizar o pagamento dentro do prazo, os honorários advocatícios fixados no despacho inicial serão reduzidos à metade. Satisfeita a obrigação, será extinta a execução. Se não, após os três dias serão realizadas a penhora e a avaliação de bens do devedor.

25 Satisfeita a obrigação, será extinta a execução. Se não, após os três dias serão realizadas a penhora e a avaliação de bens do devedor.

26 Com a juntada aos autos do mandado de citação, passa a correr o prazo de quinze dias para embargos, independentemente de ter ou não havido penhora.

27 Atenção: Os honorários advocatícios poderão ser elevados até 20% quando rejeitados os embargos. Mesmo que não haja embargos, os honorários poderão ser elevados ao final do procedimento executivo, levando em conta o trabalho realizado pelo advogado do exequente.

28 Caso os embargos não sejam opostos, se forem recebidos sem efeito suspensivo, ou se julgados improcedentes, passar-se-á à fase de expropriação de bens.

29 Petição Inicial Arts. 319, 320, 784 e 824 do CPC

30 O exequente instruirá a petição inicial com memória discriminada do cálculo, indicando o débito e seus acréscimos.

31 O demonstrativo do débito deve conter todas as informações exigidas pelo art. 798, parágrafo único, do CPC.

32 Se o credor desejar, poderá obter certidão de que a execução foi admitida pelo juiz, para fins de averbação no registro de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, arresto ou indisponibilidade.

33 ATENÇÃO Com a juntada do mandado de citação, realizada ou não a penhora, fluirá o prazo de quinze dias para os embargos de devedor. A contagem do prazo faz-se na forma determinada pelo art. 231 do CPC.

34 Presume-se em fraude à execução a alienação ou a oneração de bens efetuada após a averbação.

35 O arresto O art. 830 do CPC trata da hipótese de o oficial de justiça não localizar o devedor para citá-lo, mas encontrar seus bens. Para que tais bens não desapareçam nem se percam, manda que ele os arreste.

36 Trata-se do arresto executivo, constrição que se realiza antes que o executado seja citado, quando ele não é localizado, mas os seus bens o são.

37 O arresto executivo é sempre prévio à citação, ao contrário da penhora, sempre posterior. O arresto converter-se-á em penhora, depois que o executado for citado.

38 Realizado o arresto, o oficial de justiça procurará o devedor por duas vezes, nos dez dias seguintes, em dias distintos.

39 Se o encontrar, fará a citação pessoal, e o arresto converter-se-á em penhora. Se não, será feita a citação ficta com hora certa, em caso de suspeita de ocultação ou por edital, nos casos previstos em lei (art. 256 do CPC).

40 IMPORTANTE A citação ficta do executado, por edital ou hora certa, caso não compareça a juízo, será necessário nomear-lhe curador especial (Súmula 196 do STJ), que terá poderes para opor embargos de devedor.

41 Espécies de penhora Penhora on line Penhora de quotas ou das ações de sociedades personificadas

42 Penhora de empresa, de outros estabelecimentos ou semoventes Penhora de percentual de faturamento de empresa Penhora de frutos e rendimentos de coisa móvel ou imóvel

43 Averbação da penhora Se ela recair sobre imóveis, o exequente deve providenciar para que seja averbada no Cartório de Registro de Imóveis.

44 Artigo 844 do Código de Processo Civil Para presunção absoluta de conhecimento por terceiros, cabe ao exequente providenciar a averbação do arresto ou da penhora no registro competente, mediante apresentação de cópia do auto ou do termo, independentemente de mandado judicial.

45 A vantagem é que se o bem for alienado pelo executado, os adquirentes não poderão alegar boa-fé para afastar a fraude à execução. A Súmula 375 do STJ deixa claro que a alienação de bens após o registro da penhora será considerada em fraude à execução; se anterior; a fraude dependerá de prova de má-fé do devedor.

46 A penhora só reputa perfeita e acabada quando os bens, móveis ou imóveis, são confiados aos cuidados e à guarda do depositário.

47 Cumpre ao oficial de justiça, ao realizar a penhora, promover a avaliação do bem, valendo-se de todos os elementos ao seu alcance, como consultas a anúncios e classificados de jornais, pesquisas em imobiliárias, informações de corretores, elementos trazidos pelas próprias partes, ou qualquer outro meio idôneo.

48 Expropriação do bem É por meio da expropriação que o exequente alcançará a satisfação de seus direitos na execução por quantia.

49 Adjudicação É forma indireta de satisfação do exequente, que se dá pela transferência a ele ou aos terceiros legitimados, da propriedade dos bens penhorados.

50 A adjudicação pode ter por objeto bens móveis ou imóveis e só pode ser feita pelo valor de avaliação.

51 Alienação por iniciativa particular A alienação será feita pelo próprio credor, ou por meio de corretores que deverão ser credenciados perante a autoridade judiciária.

52 Alienação em leilão judicial Não havendo interessados na adjudicação nem requerimento do credor para alienação particular do bem, a expropriação será feita por leilão judicial, a ser realizado por leiloeiro público, à exceção da alienação a cargo de corretores de bolsa de valores. O leilão judicial, quando possível, será realizado por meio eletrônico.

53 ATENÇÃO Falávamos em hasta pública (bens imóveis) e leilão (bens móveis). Esses termos foram substituídos pela expressão leilão judicial que abrange ambas as expropriações.

54 Licitação O bem será vendido a quem oferecer mais. Se não atingir o valor ideal, o bem, no segundo leilão, o bem poderá ser vendido por qualquer preço que não seja vil.

55 Arrematação O bem será arrematado por quem mais oferecer, excetuada a hipótese de a oferta ser vil. O preço deve ser pago de imediato pelo arrematante, salvo pronunciamento judicial em sentido contrário, mediante depósito judicial ou meio eletrônico.

56 Embargos à Execução Artigo 914 do Código de Processo Civil Embargos à execução constituem o meio de defesa por excelência na execução fundada em título extrajudicial.

57 Não há necessidade de prévia garantia do juízo pela penhora ou depósito dos bens para opor os embargos à execução.

58 Os embargos à execução deverão ser opostos no prazo de quinze dias, observado o disposto no art. 231 do CPC, que fixa o termo inicial da contagem.

59 O artigo 916 do CPC permite que o devedor, no prazo dos embargos à execução, poderá depositar 30% (trinta por cento) do valor da execução, incluindo custas e honorários advocatícios, postular o pagamento do salto em até seis parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e juros de 1% ao mês.

60 Deferido o pedido a execução ficará suspensa até o pagamento integral.

61 A matéria de defesa dos embargos à execução está enumerada no artigo 917 do CPC.

62 319 do CPC A petição inicial dos embargos à execução: art.

63 Os embargos, como regra, não têm efeito suspensivo e permitem o prosseguimento da execução até os seus ulteriores trâmite.

64 O juiz só poderá requerer efeito suspensivo se: houver requerimento do embargante; preenchimento dos requisitos da tutela provisória; a execução esteja garantida por penhora, depósito ou caução suficientes.

65 ATENÇÃO O pedido de efeito suspensivo pode ser feito na inicial dos embargos, ou a qualquer tempo, durante o seu processamento.

66 SENTENÇAS E RECURSOS Os embargos à execução constituem um processo de conhecimento e, ao final, o juiz proferirá sentença, que poderá ser de extinção sem resolução de mérito ou com resolução de mérito.

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Módulo 26 EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Na execução por quantia certa contra devedor, o executado quer receber determinado valor.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROCESSO DE EXECUÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA EXECUÇÃO EM GERAL CPC, art. 771 APLICAÇÃO Procedimento utilizado em: execução de título extrajudicial (784) diretamente procedimentos especiais de execução subsidiariamente cumprimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC Aula de Exercícios Data: 29/11/2013 Aula 3 Professor: Rodrigo Chindelar Banca FCC Tema 3: Cumprimento de sentença e Execução por quantia certa contra devedor solvente 1) CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Cumprimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa

Direito Processual Civil. Da Execução por Quantia Certa Direito Processual Civil Da Execução por Quantia Certa Da Execução Por Quantia Certa A citação do devedor: Art. 827: Ao despachar a inicial, o juiz fixará, de plano, os honorários advocatícios de dez por

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução

Direito Processual Civil. Dos Embargos à Execução Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Embargos à Execução Os Embargos à Execução têm natureza de processo incidental que se manifesta por intermédio do exercício de uma ação incidental que se

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 914. O executado, independentemente de penhora,

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial 1

Planejamento Tributário Empresarial 1 Planejamento Tributário Empresarial 1 Processos judiciais tributários A Fazenda poderá promover ação judicial em face do contribuinte devedor por meio das médias: Execução fiscal. Ação cautelar fiscal.

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC

Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Perspectivas da execução trabalhista com o NCPC Homero Batista Mateus da Silva, Autor da coleção Curso de Direito do Trabalho Aplicado 10 volumes Ed. Revista dos Tribunais Protesto extrajudicial Art. 517.

Leia mais

CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL

CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL CURSO DE FÉRIAS SOBRE O NOVO PROCESSO CIVIL RONALDO VASCONCELOS Advogado em São Paulo; Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela USP; Professor Doutor em Direito Processual Civil e Comercial da

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE TEORIA GERAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Noções gerais Contraditório Partes Litisconsórcio Titulo executivo Procedimento A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE RECURSOS EM ESPÉCIE Apelação Conceito Interposição Efeitos Juízo de retratação Ação rescisória Conceito Cabimento Requisitos Ação rescisória Diferenças - Recursos Processamento Considerações

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

índice SISTEMÁTICO Obras do Autor... Abreviaturas e Siglas Usadas... Apresentação da 2" Edição... Parte I

índice SISTEMÁTICO Obras do Autor... Abreviaturas e Siglas Usadas... Apresentação da 2 Edição... Parte I índice SISTEMÁTICO Obras do Autor............................ Abreviaturas e Siglas Usadas......... Apresentação da 2" Edição... XIII XV XVIT Parte I Cumprimento da Sentença Civil- Lei n. 11.232/2005 Capítulo

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.382/2006 A REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A NOVA EXECUÇÃO DE TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS Ary Jorge Almeida Soares Advogado Após

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 2. ESPÉCIES DE MEIOS EXECUTIVOS 2.1. QUANDO

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 06/09/2018 Número: 0800980-80.2017.8.15.0241 Classe: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Órgão julgador: 1ª Vara Mista

Leia mais

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano

Cumprimento de Sentença e Execução. Ricardo de Carvalho Aprigliano Cumprimento de Sentença e Execução Ricardo de Carvalho Aprigliano Considerações iniciais Antes da execução Cumprimento de sentença Intimação do devedor pelo DJE na pessoa do seu advogado (art. 513, 2º,I).

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Aula 27 Prof. Marcelo Barbi II - quando tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do art. 828; CUIDADO: registro de protesto contra

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 28 Avaliação. Expropriação de bens. Adjudicação. Alienação. Satisfação do crédito. Execução contra a Fazenda Pública. Execução de alimentos. Embargos à execução. Da suspensão e da extinção do processo

Leia mais

à Prova de Direito Processual Civil AJAJ e AJOAF FCC provas em 3/12/2016 --- Segue, abaixo, comentário das questões de Direito Processual Civil aplicadas no concurso de Analista Judiciário, áreas judiciária

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 11 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 11 (07.05.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Execução e embargos fundados em título judicial Execução e embargos

Leia mais

2º) Sala nº402, localizada à Rua dos Timbiras, 1940, Lourdes, Belo Horizonte/MG, com

2º) Sala nº402, localizada à Rua dos Timbiras, 1940, Lourdes, Belo Horizonte/MG, com EDITAL DE LEILÃO. PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. 13ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG. NÚMERO DO PROCESSO: 1267572-38.2015.8.13.0024. EXEQUENTE: MARCUS

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 15 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação.

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art. 475 - Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. Prazo sentença ou acórdão. DA MULTA: - Multa pecuniária - 10% (dez por

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Penhora. Expropriação e suas Modalidades. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Penhora. Expropriação e suas Modalidades. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Penhora. Expropriação e suas Modalidades Prof ª. Eliane Conde Penhora Ato de apreensão e depósito de bens para satisfação do crédito do executado Art.

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Especial Conceito Cabimento Pressupostos Especial Prequestionamento Efeitos Prazo Especial Preparo Agravo Considerações AÇÃO RESCISÓRIA Conceito Cabimento Requisitos Diferença de

Leia mais

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães.

Da Execução. Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães. Da Execução Direito Processual Civil Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães heitor@heitormirandaguimaraes.com.br Twitter: @advheitor A) OBJETO DA EXECUÇÃO: A) OBJETO DA EXECUÇÃO: Objetiva a expropriação de

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE A exemplo do que, na fase de conhecimento (parágrafo único, do art. 46 do CPC/73), já se admite no sistema atual, institui-se a possibilidade de limitação do litisconsórcio na fase

Leia mais

1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de

1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de 1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de Processo Civil, não deve ser admitida a reavaliação quando:

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO 1. EXECUÇÃO FISCAL 1.1. Natureza jurídica da execução fiscal A fase judicial de cobrança do débito tributário começa quando da sua inscrição regular, tendo em vista que, a

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA EXECUÇÃO) I DA LIQUIDAÇÃO E INÍCIO DA EXECUÇÃO O fundamento legal, está disposto no artigo 889 da CLT, o qual dispõe: Artigo 889 da CLT. Aos trâmites e incidentes

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 15 Prof(a). Bethania Senra Inclusão dos honorários advocatícios no ressarcimento de perdas e danos: CC, art. 389. Não cumprida a obrigação,

Leia mais

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 736. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº 11.382, de 2006). Parágrafo único.

Leia mais

O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL

O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL O NOVO MODELO DE EXECUÇÃO FISCAL EXECUÇÃO FISCAL Legislação aplicável: Lei 6.830/80 e aplicação subsidiária do CPC. OBJETIVOS DA LEI 6.830/80: Regular a execução judicial para a cobrança da dívida ativa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais

A EXECUÇÃO FISCAL E NOVO CPC. NATHALY CAMPITELLI ROQUE Mestre e Doutora em Direito PUC/SP Professora da PUC/SP Procuradora do Município de São Paulo

A EXECUÇÃO FISCAL E NOVO CPC. NATHALY CAMPITELLI ROQUE Mestre e Doutora em Direito PUC/SP Professora da PUC/SP Procuradora do Município de São Paulo A EXECUÇÃO FISCAL E NOVO CPC NATHALY CAMPITELLI ROQUE Mestre e Doutora em Direito PUC/SP Professora da PUC/SP Procuradora do Município de São Paulo LEI NOVA x LEI ANTIGA em que medida um diploma legal

Leia mais

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC):

EXECUÇÃO PARA A ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA (Art. 621 ao 631, CPC): - A petição inicial do processo de execução, além dos requisitos do art. 282, CPC, deve obedecer aos requisitos dos arts. 614 e 615, CPC: - I conter pedido expresso de citação do devedor; - II ser instruída

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11 SUMÁRIO 13 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFÁCIO... 9 RECOMENDAÇÃO DE USO DA OBRA... 11 INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... 21 1. A Execução Fiscal como instrumento arrecadatório... 21 2. Caráter social da execução

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

1 of 5 2/23/2018, 1:02 PM

1 of 5 2/23/2018, 1:02 PM 1 of 5 2/23/2018, 1:02 PM 2 of 5 2/23/2018, 1:02 PM EDITAL DE PRAÇA, LEILÃO E INTIMAÇÃO 3 of 5 2/23/2018, 1:02 PM Processo: 0000191-58.2017.5.14.0091 Exequente: EDUARDO DA SILVA CARVALHO Executado(a):

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal Prof. Gabriel Quintanilha Trata-se de ação ajuizada pelo Fisco com a finalidade de cobrar o crédito tributário e não tributário, devidamente constituído e inscrito em

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 da Obrigação de r Título Extrajudicial Procedimento 1 opõe Suspensão da execução

Leia mais

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral Direito Processual Civil Processo de Execução: Da Execução em Geral Da Tutela Executiva Distinção entre processo de execução e cumprimento de sentença: o legislador do CPC/15 procurou ser sistemático e

Leia mais

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O LEILÃO

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O LEILÃO ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O LEILÃO LEILÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL DE MINEIROS/GO ESCRIVANIA DE FAMÍLIA, SUCESSÕES E 3º CÍVEL 1º LEILÃO: 29/06/18 (SEXTA-FEIRA), A PARTIR DAS 09:00 HORAS COM ENCERRAMENTO ÀS

Leia mais

Prof. Ms. Ernesto José Toniolo Doutorando e Mestre pela UFRGS. Procurador do Estado.

Prof. Ms. Ernesto José Toniolo Doutorando e Mestre pela UFRGS. Procurador do Estado. EXECUÇÕES E EXECUÇÃO FISCAL QUESTÕES DE DIVERSAS PROVAS ELABORADAS PELA CESPE CERTO OU ERRADO 1 - (PROCURADOR FEDERAL 2007) - Acerca da penhora no processo de execução, julgue: A jurisprudência é peremptória

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário - 14 Professor : Mauro Lopes Monitor : Virgilio Frederich Aula 14 PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL 1. Petição

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 mandado. A palavra monitória significa ordem ou 1. Conceito de ação monitória A ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO.

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO. ESPÉCIES DE EXECUÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PROCESSO DE EXECUÇÃO...5 Conceito... 5 Espécies de execução... 5 Procedimentos executivos...7 Execução de título extrajudicial...7 Cumprimento de sentença...

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho FRANCISCO FERREIRA JORGE NETO Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Mestre pela PUC/SP; Professor na Escola Paulista de Direito

Leia mais

EDITAL DE LEILÃO. PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. 11ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG.

EDITAL DE LEILÃO. PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. 11ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG. EDITAL DE LEILÃO. PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA. 11ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG. NÚMERO DO PROCESSO: 8966746-52.1992.8.13.0024. EXEQUENTE: MAURICIO

Leia mais

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial.

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. AULA 6 Embargos à Execução Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. Não obstante seja considerado como defesa, possui natureza jurídica de ação de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil...

1.1. Legitimidade Ativa Execução Fiscal contra a Fazenda Pública Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... sumário Parte i execução Fiscal Art. 1 o... 3 1.1. Legitimidade Ativa... 3 1.2. Execução Fiscal contra a Fazenda Pública... 6 1.3. Aplicação Subsidiária do Código de Processo Civil... 7 Art. 2 o... 8 2.1.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores 1. Justiça gratuita - Art. 98 do CPC A justiça gratuita isenta o autor ou o réu das custas, despesas processuais e, provisoriamente,

Leia mais

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA SUMÁRIO I - EVOlUÇÃO HISTÓRICA E GENERALIDADES DA DÍVIDA ATIVA DA FAZENDA PÚBLICA 1. Introdução.................... 19 2. A dívida ativa da Fazenda Pública................ 25 3. Espécies de dívida ativa

Leia mais

NOVA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS PRÁTICOS E LEGAIS INTRODUZIDOS PELA LEI /06

NOVA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS PRÁTICOS E LEGAIS INTRODUZIDOS PELA LEI /06 NOVA EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL ASPECTOS PRÁTICOS E LEGAIS INTRODUZIDOS PELA LEI 11.382/06 Em vigor desde 1973, o processo de execução anteriormente vigente protegia de forma excessiva o devedor, o que tornava

Leia mais

Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário 21 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Wilson Macena da Silva

Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário 21 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Wilson Macena da Silva Página1 Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário 21 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 21 PENHORA 1. Ordem da penhora na execução

Leia mais

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO

XVII EXAME UNIFICADO 2ª Fase Civil #ProfessorAoVivo em 12/1/2016 PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução GABARITO 1) Após tramitar perante juízo criminal competente, Maria foi condenada pela prática de crime de dano. A sentença penal

Leia mais

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA 01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA A Dra. Angela Maria Maues, MM. Juíza do Trabalho da 01ª Vara do Trabalho de Ananindeua/PA, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO

RITO SUMARÍSSIMO EDITAL DE PRAÇA/LEILÃO E INTIMAÇÃO PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 24 ª REGIÃO VARA DO TRABALHO DE CORUMBÁ ALAMEDA JOAQUIM ALCIDES PEREIRA, N. 16 CEP. 79.303-060 FONE: (0**67) 3231-3977 - E-MAIL: corumba@trt24.jus.br

Leia mais

29ª JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO REGIONAL DE BANGU DA COMARCA DA CAPITAL/RJ

29ª JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO REGIONAL DE BANGU DA COMARCA DA CAPITAL/RJ 29ª JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO REGIONAL DE BANGU DA COMARCA DA CAPITAL/RJ O Drª. Daniela Reetz de Paiva, MM. Juíza de Direito da 29ª Juizado Especial Cível do Foro Regional de Bangu da Comarca da Capital/RJ,

Leia mais

EXECUÇÃO TRABALHISTA PROFESSORA SELMA GROSSI

EXECUÇÃO TRABALHISTA PROFESSORA SELMA GROSSI EXECUÇÃO TRABALHISTA PROFESSORA SELMA GROSSI HOMOLOGAÇÃO Depois de resolvidas as divergências (que poderá resultar em perícia contábil) o Juiz "aprova" o cálculo correto. Dessa sentença homologatória,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente 1 de 5 27/09/2017 07:47 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO 2ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente Processo: 0010140-75.2015.5.15.0115 AUTOR: AURO PINHEIRO

Leia mais

02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA

02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA 02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA A Dra. Vanilza de Souza Malcher, MM. Juíza do Trabalho da 02ª Vara do Trabalho de Belém/PA, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL...

SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... SUMÁRIO 17 SUMÁRIO INTRODUÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL... 27 1. A Execução Fiscal como instrumento arrecadatório... 27 2. Caráter social da execução fiscal. Princípios da igualdade e da livre concorrência...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC 1. Conceito A consignação em pagamento é o meio pelo qual o devedor cumpre sua obrigação frente ao surgimento de alguns

Leia mais

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA

01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA 01ª VARA DO TRABALHO DE ANANINDEUA/PA A Dra. Angela Maria Maues, MM. Juíza do Trabalho da 01ª Vara do Trabalho de Ananindeua/PA, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_0003368-16.2015.5.10.0801 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd 0003368-16.2015.5.10.0801 PARA

Leia mais

Condições de Venda em Hasta Pública Unificada NORMAS E CONDIÇÕES DO PREGÃO JUDICIAL

Condições de Venda em Hasta Pública Unificada NORMAS E CONDIÇÕES DO PREGÃO JUDICIAL Condições de Venda em Hasta Pública Unificada NORMAS E CONDIÇÕES DO PREGÃO JUDICIAL 01. Para todas as Varas do Trabalho deste Regional, a Hasta Pública Unificada realizada, obrigatoriamente, nas datas,

Leia mais

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido.

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. GARANTIAS JUDICIAIS 1 OBJETIVO DA GARANTIA JUDICIAL Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. 2 Código de Processo

Leia mais

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida.

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida. PROCESSO CIVIL V AULA 8 EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO Tipos de Processo: processo de conhecimento e processo

Leia mais

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal

I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal I ao III FONEF Fórum Nacional de Execução Fiscal Enunciado nº 1 A presunção de liquidez e certeza conferida à certidão de dívida ativa pelo art. 3º da LEF e pelo art. 204, caput, do CTN ilide a aplicação

Leia mais

PROCESSO CIVIL IV SATISFAÇÃO DO CREDOR - MEIOS DE EXPROPRIAÇÃO

PROCESSO CIVIL IV SATISFAÇÃO DO CREDOR - MEIOS DE EXPROPRIAÇÃO PROCESSO CIVIL IV SATISFAÇÃO DO CREDOR - MEIOS DE EXPROPRIAÇÃO Após a penhora e avaliação, caminha-se para a expropriação do patrimônio penhorado, para que o exequente tenha finalmente satisfeito o seu

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

Cabimento: Procedimento utilizado para o adimplemento de obrigação de Fazer ou não Fazer. Artigos 814 e seguintes do CPC.

Cabimento: Procedimento utilizado para o adimplemento de obrigação de Fazer ou não Fazer. Artigos 814 e seguintes do CPC. AULA 5 Petição Inicial das Obrigações de Fazer e não Fazer, fundada em Título Executivo Extrajudicial Previsão no Livro II, da Parte Especial do novo Código de Processo Civil. Cabimento: Procedimento utilizado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO FORO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 8ª VARA CÍVEL Rua 23 de Maio, 107, Sala 108, Vila Teresa - CEP 09606-000, Fone: (11) 4330-1011,

Leia mais

Aula 19 GARANTIA DA EXECUÇÃO FISCAL (GARANTIA DO JUÍZO)

Aula 19 GARANTIA DA EXECUÇÃO FISCAL (GARANTIA DO JUÍZO) Página1 Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário 19 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 19 GARANTIA DA EXECUÇÃO FISCAL (GARANTIA

Leia mais

02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA

02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA 02ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM/PA A Dra. Vanilza de Souza Malcher, MM. Juíza do Trabalho da 02ª Vara do Trabalho de Belém/PA, na forma da lei, FAZ SABER, aos que o presente Edital virem ou dele conhecimento

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Execução... 17 1.1 Noções gerais... 17 1.2 Princípios da ação executiva... 21 1.2.1 Princípio da patrimonialidade... 21 1.2.2 Nulla executio sine titulo... 25 1.2.3 Nulla titulus sine

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Princípios Prof ª. Eliane Conde Princípios da Execução Trabalhista Princípio da igualdade de tratamento das partes Será assegurada a igualdade entre

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Competência Ação anulatória e a ação de embargos A ação anulatória, para o STJ, poderá ser utilizada antes, durante a execução fiscal e

Leia mais

3ª Vara Cível da Comarca de Santo André - SP

3ª Vara Cível da Comarca de Santo André - SP 3ª Vara Cível da Comarca de Santo André - SP Edital de 1ª e 2ª HASTA PÚBLICA e de intimação da executada COOPERATIVA HABITACIONAL PROCASA, na pessoa de seu representante legal, bem como da co-proprietária

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL LEILOEIRO PÚBLICO. Ademir Miguel Corrêa - Leiloeiro /2003. EDITAL DE INTIMAÇÃO DE 1 e 2 PÚBLICOS LEILÕES JUDICIAIS.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL LEILOEIRO PÚBLICO. Ademir Miguel Corrêa - Leiloeiro /2003. EDITAL DE INTIMAÇÃO DE 1 e 2 PÚBLICOS LEILÕES JUDICIAIS. EDITAL DE INTIMAÇÃO DE 1 e 2 PÚBLICOS LEILÕES JUDICIAIS. VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE CANELA RS. Processo nº.: 041/3.04.0001735-0 Natureza: Exequente: Executado: Execução de Ronaldo Salgado

Leia mais