PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE PINHÃO - PR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE PINHÃO - PR."

Transcrição

1 PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE PINHÃO - PR. Sérgio Cristóvão Zarpellon 1 Gabriela Nogueira Correia 2 Lindamir Camargo de Freitas 3 RESUMO: Este estudo apresenta os principais indicadores econômicos e sociais do município de Pinhão PR. Os indicadores foram identificados através de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica e, principalmente, da coleta de dados de fontes secundárias e do levantamento de bibliografia relacionada. Ainda, foram organizados e comentados baseando-se nos seguintes aspectos: Gerais do Município, Populacionais, Sociais, Infraestrutura e Econômicos. A utilização dos indicadores identificados podem potencializar caminhos que levem a realização no município de debates, análises, discussões, outros estudos e, ainda, o município poderá identificar estratégias através de políticas públicas adequadas para enfrentar os seus indicadores negativos e preservar e melhorar os seus indicadores positivos. Palavras-chave: Indicadores Socioeconômicos; Infraestrutura; População; Pinhão - PR. 1 INTRODUÇÃO Este estudo tem por finalidade identificar e organizar os principais indicadores econômicos e sociais de interesse do município de Pinhão localizado na região centro sul do estado do Paraná. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o último Censo populacional em 2010 e, em função disso, ocorreu à atualização de vários indicadores econômicos e sociais, cujo acesso organizado as esses indicadores são importantes para o conhecimento das instituições, organizações, da sociedade em geral e, principalmente, para a elaboração de políticas públicas baseadas em dados e informações atualizadas e confiáveis. O principal objetivo desta pesquisa foi identificar, nas mais importantes fontes de informações do país, dados e séries históricas dos principais indicadores econômicos e sociais do município de interesse. 1 Professor Mestre em Administração nas Faculdades Guarapuava, sczarpellon@bol.com.br 2 Acadêmica do 2º período curso de Administração das Faculdades Guarapuava, gabrielapho_nogueira@hotmail.com 3 Acadêmica do 6º período do curso de Administração das Faculdades Guarapuava, lindamircamargodefreitas@hotmail.com

2 Para isso, realizou-se no período de julho de 2012 a setembro de 2012, uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, através da coleta de dados de fontes secundárias, do levantamento de bibliografia relacionada ao estudo, consultas a sites, artigos publicados, livros, revistas, entre outros (VERGARA). Em função disso, foram identificadas séries históricas dos principais indicadores econômicos e sociais da base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cabe destacar que os indicadores foram organizados e comentados baseando-se nos seguintes aspectos: Gerais do Município, Populacionais, Sociais, Infraestrutura e Econômicos. Finalmente, após a identificação dos dados e dos principais indicadores, estes foram organizados para que seja facilitado o acesso às informações pelas entidades, poder público, empreendedores, instituições de ensino, pesquisadores, estudantes, sociedade em geral. Este estudo, sem esgotar o assunto, poderá ser utilizado pelas instituições públicas, organizações privadas, empresas, escolas, professores, estudantes e sociedade em geral, para as mais variadas discussões sobre a realidade da localidade, elaboração de programas e projetos, entre outras ações, baseadas na realidade dos fatos, dados e informações. Na sequência, este artigo foi organizado, inicialmente, através do referencial teórico onde apresenta alguns conceitos relacionados ao tema. Depois, destaca os principais indicadores econômicos e sociais identificados, organizados e comentados e, por fim, apresenta as considerações finais destacando os limites do estudo, sugestões e sua contribuição.

3 2 REFERENCIAL TEÓRICO O conhecimento dos indicadores econômicos e sociais por parte da localidade, da região ou do país, é necessário e importante para a construção de políticas públicas que visam a melhoria de qualidade de vida da população, segundo a definição de Jannuzzi (200, p. 15), [...] um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma. Nesse sentido, esses recursos metodológicos permitem modelar, ou seja, nos mostrar a realidade sócio econômica da sociedade em uma determinada região, países e empresas em geral, que servem para fazer uma comparação dos níveis de desenvolvimento. Por sua vez, Santagada (2007, p. 121) descreve que: A investigação no campo dos indicadores sociais, realizada por organismos governamentais e não-governamentais, tem buscado aprofundar a vinculação dos indicadores com os princípios que nortearam o seu surgimento, ou seja, servir de instrumento para o planejamento governamental, bem como superar as análises estritamente econômicas. Isso significa que os indicadores econômicos e sociais são considerados um importante instrumento utilizado para auxiliar o monitoramento das condições de vida e bem estar da população. Lourenço; Romero (2002, p. 27) fazem as seguintes considerações sobre indicadores econômicos: [...] representam essencialmente dados e/ou informações sinalizadoras ou apontadoras do comportamento (individual ou integrado) das diferentes variáveis e fenômenos componentes de um sistema econômico de um país, região ou estado. Por isso, os IEs são fundamentais tanto para propiciar uma melhor compreensão da situação presente e o delineamento das tendências de curto prazo da economia, quanto para subsidiar o processo de tomada de decisões estratégicas dos agentes públicos (governo) e privados (empresas e consumidores). Continuamente as sociedades vêm buscando alternativas para priorizar e resolver seus principais problemas como, por exemplo, a eliminação da pobreza, diminuição da taxa de mortalidade infantil, melhoria nos índices educacionais entre outros, visando uma melhor condição de vida para a população.

4 Em função desses objetivos, cabem às instituições desenvolverem políticas públicas visando criar condições para o surgimento de um ambiente que leve ao desenvolvimento social, econômico e sustentável. Para auxiliar nesse desafio, um dos principais indicadores econômicos e sociais é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, 2012) o qual se baseia em três pilares: saúde, educação e renda. Conforme o PNUD (2012), numa escala de 0 a 1, quando o IDH de um país ou região está entre 0 e 0,499 é considerado baixo, quando está entre 0,500 e 0,799 é considerado médio e quando está entre 0,800 e 1 é considerado alto. Para Lourenço; Romero (2002, p. 37) [...] o índice de desenvolvimento humano determina o nível de atendimento das necessidades humanas básicas. Assim, esse indicador socioeconômico baseia-se na melhoria das condições de vida da população que não necessariamente, crescem com a melhoria das condições econômicas, entre elas a pobreza, desemprego, desigualdade, saúde, nutrição, educação e moradia. Também, o IBGE (2012), é um dos principais institutos de pesquisa e informação socioeconômicas do Brasil. Por exemplo, esse instituto, realiza a cada dez anos o Censo no Brasil. Além disso, divulga os mais variados indicadores socioeconômicos de grande interesse para as políticas públicas. Segundo Santagada (2007 apud SILVA, 1989, p. 40) o IBGE, através dos Censos, propicia [...] importantes subsídios aos órgãos de análise e planejamento econômico (Contas Nacionais) e dos indicadores sociais. No Paraná, há o Ipardes (2012) que é uma instituição de pesquisa vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPL e sua função é estudar a realidade econômica e social do Estado para subsidiar a formulação, a execução, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas. Ainda, o IPARDES tem como atribuições: realizar pesquisas e estudos, elaborar projetos e programas, acompanhar a evolução da economia estadual, fornecendo apoio técnico nas áreas econômica e social para a formulação das políticas estaduais de desenvolvimento. Conforme o objetivo deste estudo, na sequência destacam-se os principais indicadores econômicos do município de Pinhão PR.

5 3 INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICIPIO DE PINHÃO - PR Considerando a importância dos indicadores econômicos e sociais, para o desenvolvimento de políticas públicas, destacam-se os principais indicadores do município. 3.1 ASPECTOS GERAIS DO MUNICÍPIO Histórico Pela Lei Estadual nº 4.823, de 18 de fevereiro de 1964, foi criado o Município de Pinhão, com território desmembrado do Município de Guarapuava. O título Pinhão tem origem nas sementes de araucárias, em função das matas de pinheirais, outrora, muito abundantes na região, sendo sua sede no povoado de Vila Nova, depois designado simplesmente pelo nome de Pinhão Aspectos Físicos e Territoriais Conforme dados do site da Prefeitura de Pinhão (2012) e IPARDES (2012, p. 7), [...] o município localiza-se na Região Sul do Brasil, centro-sul do Paraná. Possui um clima moderado, subtropical, úmido e invernos com geadas. Com uma altitude de metros, a temperatura média anual é de 18º. A média máxima é de 37º e a mínima 5,7º. A distância da capital do estado é de 309 km e os seus limites territoriais são: Guarapuava e Candói (Norte), Bituruna e Coronel Domingos Soares (Sul), Inácio Martins e Cruz Machado (Leste) e Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu (Oeste).

6 3.2 ASPECTOS POPULACIONAIS Contagem Populacional O município possuía em 1970 uma população de habitantes e, segundo dados do Censo Populacional do IBGE, no ano de 2010 a população era de habitantes. Em 1995 ocorreu desmembramento no município com a criação do município de Reserva do Iguaçu, ocorrendo, naturalmente, a diminuição da população constatada no Censo de 2000, conforme Tabela 1: TABELA 1 Censo Populacional. Censo Populacional Total Sexo Localidade Homens Mulheres Urbana Rural Evolução no período 1970/ ,0% FONTE: IPARDES (2012, p. 10) e IBGE (2000, p.329 e 2010) Faixa etária da população em 2010 Em Pinhão as crianças que possuem entre 0 e 9 anos são 18,4% da população. Por sua vez, a população adulta entre 20 e 59 anos representa 50,4% do total de habitantes. A população acima de 60 anos totaliza pessoas ou 7,6% de todos os habitantes, conforme Tabela 2:

7 TABELA 2 Faixa Etária da População em Faixa etária (anos) Masculino Feminino Total % relativa Menores de 1 ano ,7% De 1 a ,6% De 5 a ,1% De 10 a ,4% De 15 a ,5% De 20 a ,9% De 25 a ,4% De 30 a ,2% De 35 a ,0% De 40 a ,3% De 45 a ,8% De 50 a ,7% De 55 a ,1% De 60 a ,0% De 65 a ,1% De 70 a ,5% De 75 a ,0% De 80 anos e mais ,8% Total ,0% FONTE: IPARDES (2012, p. 10) e IBGE (2010). 3.3 ASPECTOS SOCIAIS Com relação aos aspectos sociais do município, eles foram divididos nos seguintes temas: IDH, Saúde, Educação e Habitação Índice de Desenvolvimento Humano - IDH Índice de Desenvolvimento Humano Municipal IDHM O município possui um IDH Índice de Desenvolvimento Humano Médio. No período de 1970 a 2000 o IDH-M passou de 0,351 (numa escala que vai 0,000 a 1,000) para 0,713. Isso representa uma evolução de 103,1%, demonstrando avanços positivos no desenvolvimento social e econômico da população. O sub-índice da educação mesmo evoluindo 96,1% no período representa o mais alto dos três sub-índices calculados, conforme Tabela 3:

8 TABELA 3 Índice de Desenvolvimento Humano Municipal IDH M. Ano Educação Longevidade Renda IDH Médio ,414 0,423 0,214 0, ,536 0,567 0,562 0, ,664 0,618 0,523 0, ,812 0,712 0,615 0,713 Evolução no período 1970/ ,1% 68,3% 187,4% 103,1% FONTE: Fundação João Pinheiro/IPEA (1996) e PNUD/Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2012) Comparativo do Índice de Desenvolvimento Humano Segundo a classificação da ONU, o município possuía no ano de 2000, Desenvolvimento Humano Médio. Também, se verifica o IDH Médio é inferior em relação ao IDH - Médio do estado do Paraná e do Brasil. Por outro lado, a evolução nos últimos 30 anos do IDH Médio do município foi superior à evolução do IDH Médio do estado e do País, conforme Tabela 4: TABELA 4 Comparativo do índice de Desenvolvimento Humano Médio. Ano Pinhão Paraná Brasil ,351 0,440 0, ,555 0,700 0, ,602 0,711 0, ,713 0,787 0,766 Evolução no período 1970/ ,1% 78,9% 65,8% FONTE: Fundação João Pinheiro/IPEA (1996) e PNUD/Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2012) Posição do IDH - Médio Municipal 2000 O município do Pinhão, em relação aos outros municípios do Brasil, ocupa a 2.745ª posição e, em relação aos outros 399 municípios do Estado, ocupa a 287ª posição.

9 3.4 SAÚDE Alguns indicadores reconhecidos em âmbito nacional e internacional podem demonstrar a eficácia das políticas públicas na área da Saúde Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) Em 2010 a taxa de mortalidade infantil no município era de 23,1 óbitos para nascidos vivos (até 1 ano de idade). Também, no período de 2000 a 2010 o município apresentou uma redução na taxa de 47,3%, superando a redução constatada do Estado e do País, conforme Tabela 5: TABELA 5 Taxa de Mortalidade Infantil (1.000 nascidos vivos). Ano Pinhão Paraná Brasil ,8 19,6 26, ,1 12,1 19,9 Evolução no período 2000/ ,3% -38,3% -24,3% FONTE: Brasil/Ministério da Saúde (2012) e Paraná/Secretaria da Saúde (2010) Esperança de Vida ao Nascer A esperança de vida ao nascer em Pinhão cresceu em 5 anos, passando de 62,1 anos para 67,7 anos na década de 90. No período obteve um crescimento maior do que o apresentado pelo estado do Paraná e pelo Brasil, porém, ainda apresenta um esperança de vida ao nascer menor em relação a essas duas unidades de análise, conforme Tabela 6: TABELA 6 Esperança de Vida ao Nascer da População em anos. Ano Pinhão Paraná Brasil ,1 65,7 64, ,7 69,8 68,6 Evolução no período 1991/2000 9,00% 6,30% 6,00% FONTE: PNUD/Atlas do Desenvolvimento Humano (2012).

10 3.4.3 Unidades de Saúde no Município em 2012 O município de Pinhão conta com 26 locais destinados ao atendimento de saúde e, dentre estes, 5 são centros de saúde, 4 consultórios isolados, 1 hospital geral, 14 postos de saúde, 1 secretaria de saúde, 1 centro de atenção psicossocial, conforme Tabela 7: TABELA 7 Unidades de Saúde no Município em Tipologia de Unidade Pinhão Posto de saúde 14 Centro de saúde/unidade básica 5 Hospital geral 1 Consultório isolado 4 Clinica especializada/ambulatório de especialidade 0 Secretaria de saúde 1 Centro de atenção hemoterapia e ou hematológica 0 Centro de atenção psicossocial 1 Central de regulação médica das urgências 0 Total 26 FONTE: Brasil/Ministério da Saúde (2012). Nota: dados confirmados pelos autores na Secretaria Municipal de Saúde Leitos Hospitalares O município não teve aumento ou queda no número de leitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde SUS, entre os anos de 2005 e 2012, enquanto que no Estado do Paraná o decréscimo do número de leitos foi de 11,10% e no Brasil foi de 4,3%, no mesmo período, conforme Tabela 8: TABELA 8 Número de Leitos Hospitalares. Ano Pinhão Paraná Brasil Evolução no período ,0% -11,10% -4,30% FONTE: Brasil/Ministério da Saúde (2012). Nota: dados confirmados pelos autores na Secretaria Municipal de Saúde.

11 3.4.5 Número de Leitos Hospitalares por Habitantes Em 2012 o município conta com 3,1 leitos para cada grupo de habitantes. No ano de 2005, essa relação era de 3,4, conforme Tabela 9: TABELA 9 Número de Leitos Hospitalares por Habitantes. Ano Pinhão Paraná Brasil ,4 3,5 3, ,1 2,7 2,7 Evolução no período 2005/2012-5,9% -22,90% -20,60% FONTE: Brasil/Ministério da Saúde (2012). Nota: dados confirmados pelos autores na Secretaria Municipal de Saúde Profissionais na Área de Saúde em 2012 O município do Pinhão tem a disposição, em seu quadro funcional, entre os profissionais da área de saúde, 10 dentistas, 18 enfermeiros e 13 médicos. Também, destacase comparação quantitativa entre os profissionais da área de saúde de Pinhão, do estado do Paraná e do Brasil, conforme Tabela 10: TABELA 10 Número de Profissionais de Saúde em Profissionais Pinhão Paraná Brasil Dentistas Enfermeiros Enfermeiros Cursos Superior Enfermeiros Técnicos e Elementares Farmacêutico em Geral Fisioterapeuta Médicos Psicólogo em Geral Total FONTE: Brasil/Ministério da Saúde (2012). Nota: dados confirmados pelos autores na Secretaria Municipal de Saúde.

12 3.5 EDUCAÇÃO Os indicadores da Educação refletem o nível de desenvolvimento de uma população Alunos Matriculados por Dependência Administrativa O município de Pinhão possuía alunos no ensino infantil, fundamental, médio, jovens adultos e especial no ano de Por sua vez, no final do ano de 2011, o número de alunos nestas modalidades de ensino chegava a apresentando um aumento de 3,3% no período. Por outro lado, o município respondia em 2011 pela educação de alunos, ou seja, 48,1% do total de alunos, o governo do Paraná respondia por outros 47,7%. Por fim, a iniciativa privada respondia por 4,2% do total de alunos, conforme tabela 11: TABELA 11 Alunos Matriculados por Dependência Administrativa em Ano Dependência Administrativa - Pinhão Federal Estado Município Particular Total % relativo em ,7% 48,1% 4,2% - Evolução no período ,1% -11,3% 182,6% 3,3% Dependência Administrativa - Paraná Ano Federal Estado Município Particular Total % relativo em ,70% 45,70% 33,50% 19,00% 100,00% Evolução no período ,30% 4,00% -5,80% 10,40% 2,10% FONTE: IPARDES (2012, p.12) e Brasil/Ministério da Educação (2012) Distribuição do Número de Alunos por Modalidade de Ensino 2006

13 Em 2011, no município, 71,7% dos alunos estavam cursando o ensino fundamental e 14,6% o ensino médio. Entre os anos de 2004 e 2011 o número de alunos do município cresceu apenas em 1,0%, conforme Tabela 12: TABELA 12 Distribuição do Número de Alunos por Modalidade de Ensino em Modalidade % relativo a 2011 Evolução 2004 a 2011 Creche ,7% 27,1% Pré-Escola ,5% -54,0% Ensino Fundamental ,7% 3,3% Ensino Médio ,6% 24,3% Educação Profissional ,0% -100% Educação Especial ,4% 3.900% Ensino de Jovens e Adultos ,2% 72,5% Total % 1,0% FONTE: Ipardes (2012, p.12) e Brasil/Ministério da Educação (2012) Número de Estabelecimentos de Ensino e de Docentes no Município No ano de 2011, Pinhão possuía 62 estabelecimentos de ensino. Por sua vez, o município possuía 631 professores, sendo que o maior contingente de localizava-se no ensino fundamental com 417 docentes, conforme Tabela 13: TABELA 13 Número de Estabelecimento de Ensino e de Docentes em Estabelecimentos e Estabelecimentos Docentes Docentes 2011 % relativo a % relativo a 2011 Creche 8 12,9% 52 8,2% Pré-Escolar 12 19,4% 38 6,0% Fundamental 36 58,1% ,1% Médio 6 9,7% ,7% Total % ,00% FONTE: IPARDES (2012, p.12) e Brasil/Ministério da Educação (2012) Taxa de Aprovação e Reprovação no ensino Fundamental e Médio

14 No ano de 2011 a taxa de reprovação concentrava-se nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, respectivamente 11,4% e 10,8% taxas estas inferiores a média do estado, conforme Tabela 14: TABELA 14 Taxa de Aprovação e Reprovação no ensino médio e fundamental em Aprovação (%) Reprovação (%) Ensino fundamental Ensino fundamental Ensino Anos Anos Ensino médio Anos Anos Total Total médio iniciais finais iniciais finais Pinhão 91,1 84,9 88,3 88,1 8,2 11,4 9,7 10,8 Paraná 94,0 83,5 88,8 81,6 5,8 12,6 9,2 11,7 FONTE: IPARDES (2012) Taxa de Abandono no ensino Fundamental e Médio O ensino fundamental em 2011, nos anos iniciais, possuía a maior taxa de abandono escolar por nível de ensino apresentando uma taxa de 3,7% sendo um pouco inferior a média do estado que foi de 3,9%, conforme Tabela 15: TABELA 15 Taxa de Abandono no ensino médio e fundamental em Abandono (%) Ensino fundamental Anos iniciais Anos finais Total Ensino médio Pinhão 0,7 3,7 2,0 1,1 Paraná 0,2 3,9 2,0 6,7 FONTE: IPARDES (2012). Nota: Taxas calculadas pelo INEP Pessoas de 10 anos ou mais de idade, por nível de instrução O município possuía 66,6% das pessoas com 10 anos ou mais sem instrução e fundamental incompleto. Além disso, 16,6% possuíam o ensino fundamental completo e médio incompleto. Por sua vez, somente 3,6% possuíam nível de instrução superior: TABELA 16 Pessoas de 10 anos ou mais de idade, por nível de instrução em 2010.

15 Total Sem instrução e fundamental incompleto Pessoas de 10 anos ou mais de idade Nível de instrução Fundamental Médio completo completo e e superior médio incompleto incompleto Superior completo Não determinado Pinhão % relativa 66,0% 16,6% 13,7% 3,6% 0,04% Paraná % relativa 48,7% 18,1% 22,9% 9,7% 0,5% FONTE: IBGE (2012). 3.6 HABITAÇÃO Número de Domicílios Permanentes Pinhão possuía domicílios permanentes no ano de 2010, divididos entre a área urbana e rural do município apresentando uma taxa de ocupação de 79,9%, conforme Tabela 17: TABELA 17 Número de domicílios segundo uso e tipo. Domicílios Urbana Rural Total % relativa Coletivos ,1% Particulares Ocupados ,9% Não Ocupados ,0% Total % FONTE: IPARDES (2012, p.8) e IBGE (2012). 4 INFRAESTRUTURA

16 Com relação à infraestrutura do município, para este estudo, foram considerados os seguintes temas: Energia Elétrica, Abastecimento de Água e Atendimento de Esgoto, Coleta de Lixo, Rodovias, Meios de Comunicação e Frota de Veículos. 4.1 ENERGIA ELÉTRICA Consumidores de Energia Elétrica no Município O número total de consumidores em 2011 era de Desses, 58,6% pertenciam à categoria residencial e 33,6% pertenciam à categoria rural, conforme Tabela 18: TABELA 18 Número e tipo de consumidores de energia elétrica em Categorias Consumo (Mwh) Consumidores % relativa Residencial ,6% Setor secundário ,9% Setor comercial ,0% Rural ,5% Outras classes ,0% Total % FONTE: IPARDES (2012, p. 21). 4.2 ABASTECIMENTO DE ÁGUA Indicadores do Município em Abastecimento de Água e atendimento de Esgoto O número total de unidades abastecidas com água foi de Por outro lado, somente 36,2% das unidades abastecidas com água contavam com atendimento de esgoto, conforme Tabela 19: TABELA 19 Número e tipo de consumidores abastecidos com água e atendidas com esgoto em 2011.

17 Categorias Unidades Abastecidas com água Unidades Atendidas com esgoto % de unidades atendidas com esgoto em relação às unidades abastecidas com água Residencial ,2% Comerciais ,4% Industriais ,0% Utilidade Pública ,1% Poder Público ,4% Total ,2% FONTE: IPARDES (2012, p. 22). 4.3 LIXO Coleta de Lixo A coleta de lixo é realizada pela prefeitura municipal, e não há dados disponíveis. Por outro lado, estudos do IBGE (2000) estimam que cada brasileiro produz, em média, cerca de 0,5 kg de lixo diariamente. Nesse caso, estima-se que a produção mensal de lixo no município de Pinhão é de, aproximadamente, 453,1 toneladas. 4.4 RODOVIAS Rodovias que Cortam o Município Existe uma rodovia asfaltada que corta o município cuja dependência administrativa é do Governo Estadual denominada de PR É uma importante via de ligação entre o Norte e Sul da região sul do Brasil Principais Meios de Comunicação

18 O município de Pinhão conta com uma rádio AM. Também recebe sinais de Rádios e Redes de Televisão de outros municípios e através de antenas parabólicas e ainda conta com telefonia fixa, móvel e internet. 4.5 FROTA DE VEÍCULOS No final de 2011, o município possuía veículos, sendo automóveis, conforme Tabela 19: TABELA 19 Frota de veículos em Tipologia Número Tipologia Número Automóveis Motocicleta Caminhão trator 47 Ônibus 81 Caminhões 461 Reboques 40 Caminhonetes 838 Semirreboques 62 Camioneta 409 Triciclo 7 Micro Ônibus 33 Utilitário 14 Motoneta 77 Outros tipos 2 Total de veículos Habitantes por veículo 3,7 FONTE: IPARDES (2012, p. 24). 5 ASPECTOS ECONÔMICOS

19 Com relação aos aspectos econômicos do município, para este estudo, foram considerados os seguintes temas: PIB Produto Interno Bruto, Empresas do Município, Emprego e Renda, Dados do Setor Primário e Finanças Públicas. 5.1 PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) O PIB do município em 2000 era de 306 milhões de reais e em 2009 alcançou 474 milhões de reais. Nesse período, o aumento do PIB no município foi de 54,9%, no estado do Paraná 188,0% e no Brasil 185,4%. Por sua vez, o PIB per capita do município é inferior à média do PIB per capita do estado e um pouco superior ao PIB per capita do Brasil, conforme Tabela 20: TABELA 20 Produto Interno Bruto (em milhões de reais). Ano Pinhão Paraná Brasil Evolução no período 2000/ ,9% 188,0% 185,4% PIB per capita em R$ (2000) PIB per capita em R$ (2009) Evolução no período 2000/ ,2% 159,7% 155,3% FONTE: IPARDES (2012) e IBGE (2012). 5.2 EMPRESAS E EMPREGOS NO MUNICÍPIO Segundo dados do IPARDES existiam em 2010 no município 506 empresas formais, com predomínio de atividades do comércio, agriculturas e pecuária. Por sua vez, em 2010, existiam empregos formais no município, onde a administração pública direta e indireta representava o maior contingente de contratados, conforme Tabela 21: TABELA 21 Número de empresas e empregos no município segundo as atividades econômicas em 2010.

20 Atividades Econômicas Estabelecimentos Empregos Indústria de produtos minerais não metálicos 2 13 Indústria metalúrgica 1 8 Indústria de materiais de transporte 1 1 Indústria da madeira e do mobiliário Indústria do papel, papelão, editorial e gráfica 1 1 Indústria química prod. Farmac, veterin., perf., sabões, velas e mat. plast Indústria têxtil, do vestuário e artefatos de tecidos 1 2 Indústria de produtos alimentícios, de bebida e álcool etílico 6 25 Serviços industriais de utilidade pública 3 18 Construção civil Comércio varejista Comércio atacadista 8 48 Instituições de crédito, seguro e de capitalização 5 43 Admin. de imóveis,valores mobil., serv. técn. profis., aux. ativ. econ Transporte e comunicações 5 19 Serviços de alojamento, alim., reparo, manut., rádiodifusão e televisão Serviços médicos, odontológicos e veterinários 6 15 Ensino 6 12 Administração pública direta e indireta Agricultura, silvicultura, criação de animais, extração vegetal e pesca Total FONTE: IPARDES (2012, p ). 5.3 SETOR PRIMÁRIO Baseando-se nos dados divulgados pelo IPARDES, os indicadores do setor primário referem-se à safra de As informações referem-se aos setores: Lavouras Temporárias e Lavouras Permanentes, Efetivo do Rebanho e Produtos de Origem Animal Lavouras Temporárias e Permanentes A soja, o milho e o trigo são os principais produtos do município, pois responderam pelo maior valor de venda no ano de 2010 representando 78,3% do valor da produção, conforme Tabela 22: TABELA 22 Área colhida, produção e valor da produção agrícola em 2010.

21 Principais produtos Quantidade produzida em tonelada Valor da produção em R$ Área colhida em Hectare Principais produtos Quantidade produzida em tonelada Valor da produção em R$ Área colhida (Hectare) Alho Fumo (em folha) Amendoim Laranja Arroz Mandioca Aveia Milho Batatainglesa Pêssego Cana-deaçúcar Soja Cebola Tomate Cevada Trigo Feijão Uva Quantidade produzida em tonelada Totais Valor da produção em R$ Área colhida em Hectare FONTE: IPARDES (2012, p. 5-6) Efetivo do Rebanho O município possuía em 2010 um efetivo de rebanho de cabeças, com destaque para a criação de aves, bovinos e suínos, conforme Tabela 23: TABELA 23 Efetivo de rebanho em Tipo de rebanho (cabeças) Quantidade Galináceos Suíno Bovino Ovino Caprino 210 Equino Bubalino 775 Muar 590 Asinino 65 Total FONTE: IPARDES (2012, p. 6) Produtos de Origem Animal

22 O leite em 2010 foi o mais importante produto de origem animal no município. Ainda, nesse grupo destaca-se a produção de ovos de galinha, mel de abelha e lã, conforme Tabela 24: TABELA 24 Produção de origem animal em Produtos de Origem Animal Valor (R$ 1.000,00) Produção Unidade Lã Kg Leite Mil litros Mel de abelha Kg Ovos de galinha Mil dúzias Total FONTE: IPARDES (2012, p. 6). 5.4 FINANÇAS PÚBLICAS Resultado Orçamentário 2000 e 2011 O município de Pinhão, no ano de 2000, realizou uma receita de um pouco mais de 15,9 milhões de reais, contra uma despesa no mesmo período de cerca de 14,3 milhões de reais. Entre os anos de 2000 e 2011, a receita orçamentária aumentou 195,5% e a despesa orçamentária aumentou 202,4%, conforme Tabela 25: TABELA 25 Resultado da execução orçamentária. Ano Receita Orçamentária Despesa Orçamentária Superávit Orçamentário ou Déficit Orçamentário , , , , , ,38 Evolução 195,5% 202,4% 2000/2011 FONTE: IPARDES (2012). Após a identificação dos principais indicadores econômicos e sociais, na sequência, destacam-se as considerações finais desta pesquisa. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

23 Neste estudo, procurou-se atingir o objetivo proposto que foi o de identificar dados e séries históricas dos principais indicadores econômicos e sociais do município de Pinhão - PR. Assim, foi possível identificar os principais indicadores socioeconômicos baseandose nos aspectos Gerais do Município, Populacionais, Sociais, Infraestrutura, e Econômicos. Após isso, os principais indicadores foram organizados visando facilitar acesso as informações pela sociedade em geral, entidades, poder público, empreendedores, agência de desenvolvimento, instituições de ensino, pesquisadores e estudantes. Este estudo, como qualquer pesquisa, não se esgota em si até em função dos mais variados indicadores econômicos e sociais que podem ser identificados, construídos ou não, para qualquer local, região ou país. Pretende-se que este trabalho abra caminhos que levem a realização no município de debates, análises e discussões sobre os dados e indicadores levantados e destacados no estudo. Dessa forma, o município tem condições de identificar de que maneira pode enfrentar os seus indicadores que chamam a atenção pelos aspectos negativos e, preservar os seus indicadores que também chamam a atenção, porém, pelo aspecto positivo, através de políticas públicas adequadas a realidade demonstrada pelos seus principais indicadores econômicos e sociais. Também, há expectativas que este estudo leve a outras pesquisas e levantamentos mais aprofundados em áreas mais específicas como, por exemplo, saúde, educação, trabalho, renda, entre tantos outros. Espera-se ainda que, este estudo, além de identificar e organizar alguns indicadores econômicos e sociais possa também contribuir para a construção de políticas públicas que levem ao desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

24 FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO/IPEA. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - Brasil - Municípios: 1970, 1980 e Fundação João Pinheiro, CD-ROM. IBGE. Censo Demográfico 2000: Características da população e dos domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, JANNUZZI, P. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 2. ed. Campinas: Alínea Editora, LOURENÇO, G. M.; ROMERO, M. P. S. Indicadores Econômicos. In: MENDES, J. T. G. (Org.). Coleção Gestão Empresarial - FAE/Gazeta do Povo: Economia Empresarial. Curitiba: Gazeta do Povo, SANTAGADA, S. Indicadores Sociais: uma primeira abordagem social e histórica. Revista Pensamento Plural da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, n. 1, p , julho/dezembro VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas SITOGRAFIA BRASIL. Ministério da Educação - INEP. Disponível em: < Acesso em 20 set BRASIL. Ministério da Saúde. Disponível em: < gov.br/cgi/deftohtm.exe?ibge/cnv/pop>. Acesso em 11 set IBGE. Disponível em: < parana.pdf>. Acesso em 14 set IBGE. Disponível em: < Acesso em 15 set IBGE. Disponível em: < Acesso em 18 set IPARDES. Caderno Estatístico Município de Pinhão - Junho Disponível em: < Acesso em 10 jul IPARDES - Base de Dados do Estado BDEweb. Disponível em:< Acesso em 14 set

25 PARANÁ (Estado). Secretaria Estadual da Saúde. Disponível em: < 897f34d1e2f24b432b298&query=estat%EDstica&andor=OR&mids%5B%5D=2&submit=Pe squisar>. Acesso em 11 set PINHÃO (município). Disponível em: < =62>. Acesso em 06 set PINHÃO (município). Disponível em: < =57>. Acesso em 07 set PNUD. Disponível em: < Acesso em 15 de set

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE COLOMBO

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE COLOMBO CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE COLOMBO Abril 2008 SUMÁRIO CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO 01 LOCALIZAÇÃO 01 IMAGEM DO MUNICÍPIO 01 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS - 2007 01 AUTORIDADE ELEITA - 2007 02 ÁREA

Leia mais

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PR.

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PR. 164 PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PR. Sérgio Cristovão Zarpellon 1 Eduardo Fernandes 2 RESUMO Este estudo apresenta os principais indicadores econômicos e sociais

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: SANTA CATARINA O número de empregos formais no estado alcançou 2,274 milhões em dezembro de 2014, representando

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: CEARÁ O número de empregos formais no estado alcançou 1,552 milhão em dezembro de 2014, representando

Leia mais

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE AGUDOS DO SUL

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE AGUDOS DO SUL CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE AGUDOS DO SUL Abril 2008 SUMÁRIO CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO 01 LOCALIZAÇÃO 01 IMAGEM DO MUNICÍPIO 01 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS - 2007 01 AUTORIDADE ELEITA - 2007 02

Leia mais

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL

Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Características do Emprego Formal RAIS 2014 Principais Resultados: MATO GROSSO DO SUL O número de empregos formais no estado alcançou 653,6 mil em dezembro de 2014, representando

Leia mais

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE POPULAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE População recenseada (2000) 47.741.711 Por sexo Homens 23.413.914 Mulheres 24.327.797 Por situação de domicílio Urbana 32.975.425 Rural

Leia mais

Panorama Socioeconômico. Vera Cruz do Oeste

Panorama Socioeconômico. Vera Cruz do Oeste Panorama Socioeconômico Vera Cruz do Oeste FICHA TÉCNICA Pesquisa de Dados e Informações Camila Correa de Oliveira Priscila Paz Ferreira Revisão Técnica Flávio de Matos Rocha Elaboração das Ilustrações

Leia mais

MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ. 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude Longitude

MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ. 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude Longitude DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ 1 CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E GEOGRÁFICA 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude 05 51 30 Longitude 42 26 23 Microrregião

Leia mais

Caracterização. dos Territórios de Identidade. da Bahia. LidaS. Território 26 - Região Metropolitana de Salvador. instituto

Caracterização. dos Territórios de Identidade. da Bahia. LidaS. Território 26 - Região Metropolitana de Salvador. instituto Caracterização dos Territórios de Identidade da Bahia Território 26 - Região Metropolitana de Salvador instituto LidaS Caracterização dos Territórios de Identidade Território 26 - Metropolitana de Salvador

Leia mais

Habitantes em 2017 R$ 9, Empresas em BILHÕES PIB municípios. Empregados em 2016

Habitantes em 2017 R$ 9, Empresas em BILHÕES PIB municípios. Empregados em 2016 363.565 Habitantes em 2017 R$ 9,1 BILHÕES PIB - 2015 18 municípios Armazém Imbituba Sangão Braço do Norte Jaguaruna Santa Rosa de Lima Capivari de Baixo Laguna São Ludgero Grão Pará Pedras Grandes São

Leia mais

VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018

VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018 VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018 Destaques 1) Produção brasileira de grãos está estimada em 228,3 milhões de toneladas para a safra 2017/2018, redução de 3,9% em relação

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DA PARAÍBA SEMINÁRIO ESTRUTURA E PROCESSO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA CONJUNTURA DO SETOR RURAL E MERCADODETRABALHONOESTADO DE ESTADO CONTAG CARACTERÍSTICAS C C S GERAIS TABELA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Curitiba, PR 08/07/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 437,42 km² IDHM 2010 0,823 Faixa do IDHM Muito Alto (IDHM entre 0,8 e 1) (Censo 2010) 1751907

Leia mais

PREFEITO: ERNEY CUNHA BAZZANO BARBOSA (PT) INFORMAÇÕES GERAIS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO

PREFEITO: ERNEY CUNHA BAZZANO BARBOSA (PT) INFORMAÇÕES GERAIS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO PREFEITO: ERNEY CUNHA BAZZANO BARBOSA (PT) INFORMAÇÕES GERAIS Histórico do Município: Após a Guerra do Paraguai, seus primeiros moradores foram: Júlio Romeu Mariani, Euzébio Paz, Bernardino Machado da

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 25 - Piemonte Norte do Itapicuru

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 25 - Piemonte Norte do Itapicuru Caracterização dos Territórios de Identidade Território 25 - Piemonte Norte do Itapicuru Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 9 13.766,67 261.941

Leia mais

Panorama socioeconômico PATO BRAGADO

Panorama socioeconômico PATO BRAGADO Panorama socioeconômico PATO BRAGADO FICHA TÉCNICA Pesquisa de Dados e Informações Jéssica Martins dos Santos Priscila Paz Ferreira Revisão Técnica Flávio de Matos Rocha Elaboração das Ilustrações Jéssica

Leia mais

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017

Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Relatório mensal do emprego no Brasil, Minas Gerais e RMBH abr- 2017 Laboratório de Mercado de Trabalho LMT Membros: Marcos Elias Magno Nogueira Rafael Sant Anna Monteiro Gomes Hannah Nacif Schlaucher

Leia mais

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL Abril 2008 SUMÁRIO CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO 01 LOCALIZAÇÃO 01 IMAGEM DO MUNICÍPIO 01 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS - 2007 01 AUTORIDADE ELEITA - 2007

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 06 - Baixo Sul

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 06 - Baixo Sul Caracterização dos Territórios de Identidade Território 06 - Baixo Sul Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 14 7.141,34 336.624 47,14 Fonte: IBGE.

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 16-Piemonte da Diamantina

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 16-Piemonte da Diamantina Caracterização dos Territórios de Identidade Território 16-Piemonte da Diamantina Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 9 10.247,02 203.321 19,84

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 19 - Portal do Setão

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 19 - Portal do Setão Caracterização dos Territórios de Identidade Território 19 - Portal do Setão Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 17 5.796,56 873.000 150,61 Fonte:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS SEMINÁRIO ESTRUTURA E PROCESSO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA CONJUNTURA DO SETOR RURAL E MERCADODETRABALHONOESTADO DE ESTADO CONTAG CARACTERÍSTICAS C C S GERAIS TABELA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTADO DE MINAS

Leia mais

As estimativas preliminares da FEE para o ano de 2001 no Estado indicam

As estimativas preliminares da FEE para o ano de 2001 no Estado indicam . AS COI^ÍTAS REGIOXAIS A economia gaúcha em 2001: terceiro ano consecutivo de crescimento* Adalberto A. Mala Neto** As estimativas preliminares da FEE para o ano de 2001 no Estado indicam um crescimento

Leia mais

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO GRANDE

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO GRANDE CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO GRANDE Janeiro 2009 SUMÁRIO CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO 01 LOCALIZAÇÃO 01 IMAGEM DO MUNICÍPIO 01 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS - 2007 01 AUTORIDADE ELEITA -

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 10 - Sertão do São Francisco

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 10 - Sertão do São Francisco Caracterização dos Territórios de Identidade Território 10 - Sertão do São Francisco Municípios Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 10 61.765,61

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 01 - Irecê

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 01 - Irecê Caracterização dos Territórios de Identidade Território 01 - Irecê Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 20 26.730,86 403.070 15,08 F onte: IBGE.

Leia mais

DADOS ANUAIS Variação % 2011/ Valor (R$ 1,00) ,73 Produção Mineral

DADOS ANUAIS Variação % 2011/ Valor (R$ 1,00) ,73 Produção Mineral 01. RECURSOS MINERAIS Compensação pela Exploração Mineral Variação % DADOS ANUAIS DESCRIÇÃO 2011/2007 2007 2009 2011 Valor (R$ 1,00) 2.591.7156 3.661.224 6.990.802 169,73 Produção Mineral DESCRIÇÃO DADOS

Leia mais

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Setembro / 2018 N o 2 Edição 1 /2018 PROFESSOR EXTENSIONISTA (): Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski Destaques: 1. Em agosto

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 18 - Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 18 - Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte Caracterização dos Territórios de Identidade Território 18 - Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 11 - Oeste Baiano

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 11 - Oeste Baiano Caracterização dos Territórios de Identidade Território 11 - Oeste Baiano Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 14 75.387,76 398.166

Leia mais

INSTITUTO LINA GALVANI. Conhecendo a realidade do município CAMPO ALEGRE DE LOURDES ANGICO DOS DIAS BAHIA

INSTITUTO LINA GALVANI. Conhecendo a realidade do município CAMPO ALEGRE DE LOURDES ANGICO DOS DIAS BAHIA INSTITUTO LINA GALVANI Conhecendo a realidade do município CAMPO ALEGRE DE LOURDES ANGICO DOS DIAS BAHIA São Paulo, outubro de 2009 1 1- QUADRO RESUMO Informação e indicadores municipais Nome do município:

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 24 - Itaparica

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 24 - Itaparica Caracterização dos Territórios de Identidade Território 24 - Itaparica Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 6 12.171,51 167.144 13,73 Fonte: IBGE.

Leia mais

Impactos da Seca Sobre a Economia de Pernambuco Fortaleza, 01/12/2016

Impactos da Seca Sobre a Economia de Pernambuco Fortaleza, 01/12/2016 Impactos da Seca Sobre a Economia de Pernambuco 2010-2016 Fortaleza, 01/12/2016 Impactos da Seca Sobre a Economia de Pernambuco 2010-2016 Flavio Figueiredo Diretor-Presidente da Agência Pernambucana de

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 22 - Médio Rio das Contas

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 22 - Médio Rio das Contas Caracterização dos Territórios de Identidade Território 22 - Médio Rio das Contas Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 16 10.034,09 366.627 36,54

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Itapema, SC Caracterização do território Dados do mapa 2016 Google Informar erro no mapa Área 55,67 km² IDHM 2010 0,796 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 45.797 hab. Densidade

Leia mais

Panorama Socioeconômico. Matelândia

Panorama Socioeconômico. Matelândia Panorama Socioeconômico Matelândia FICHA TÉCNICA Pesquisa de Dados e Informações Jéssica Martins dos Santos Priscila Paz Ferreira Revisão Técnica Flávio de Matos Rocha Elaboração das Ilustrações Jéssica

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS SEMINÁRIO ESTRUTURA E PROCESSO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA CONJUNTURA DO SETOR RURAL E MERCADO DE TRABALHO NO ESTADO CONTAG CARACTERÍSTICAS C C S GERAIS TABELA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS Área total (em mil/km²)

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 17 - Semi-árido Nordeste II

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 17 - Semi-árido Nordeste II Caracterização dos Territórios de Identidade Território 17 - Semi-árido Nordeste II Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 18 16.379,34

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 09 - Vale do Jequiriçá

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 09 - Vale do Jequiriçá Caracterização dos Territórios de Identidade Território 09 - Vale do Jequiriçá Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 21 12.415,98 313.678 25,26

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Capela, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 207,26 km² IDHM 2010 0,573 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 17077

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Branquinha, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 192,17 km² IDHM 2010 0,513 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cajueiro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 124,88 km² IDHM 2010 0,562 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 20409

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Murici, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 425,32 km² IDHM 2010 0,527 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 26710

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Boca da Mata, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 187,11 km² IDHM 2010 0,604 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Luís do Quitunde, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 406,14 km² IDHM 2010 0,536 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 20 - Vitória da Conquista

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 20 - Vitória da Conquista Caracterização dos Territórios de Identidade Território 20 - Vitória da Conquista Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 24 26.809,99 694.885 25,92

Leia mais

Demográfica , ,48 Fonte: IBGE. Demográficas Taxa média geométrica de crescimento anual da população em % (2000 a 2010)

Demográfica , ,48 Fonte: IBGE. Demográficas Taxa média geométrica de crescimento anual da população em % (2000 a 2010) Caracterização dos Territórios de Identidade Território 05 - Litoral Sul Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 27 15.153,75 795.304 52,48 Fonte:

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 04 - Sisal

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 04 - Sisal Caracterização dos Territórios de Identidade Território 04 - Sisal Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 20 20.454,29 582.331 28,44 Fonte:

Leia mais

Indicadores selecionados do RS*

Indicadores selecionados do RS* Indicadores selecionados do RS* Tabela 1 Produção, área colhida e produtividade dos principais produtos da lavoura no Rio Grande do Sul e 2007 PRODUTOS Produção (t) 2007 (1) Área (ha) Produtividade (kg/ha)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rosário Oeste, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8061,98 km² IDHM 2010 0,650 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17679 hab. Densidade

Leia mais

Panorama Socioeconômico. Foz do Iguaçu

Panorama Socioeconômico. Foz do Iguaçu Panorama Socioeconômico Foz do Iguaçu Dinâmica ECONÔMICA Estrutura SOCIAL Situação DA SAÚDE Setor PÚBLICO Dinâmica ECONÔMICA Dinâmica ECONÔMICA E M P R E G O 150.000 Saldo de Empregos 100.000 50.000 0-50.000

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto de Pedras, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 267,75 km² IDHM 2010 0,541 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Maceió, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 516,46 km² IDHM 2010 0,721 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 932748

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Penedo, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 690,81 km² IDHM 2010 0,630 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 60378

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Roteiro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 129,89 km² IDHM 2010 0,505 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 6656

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Bertioga, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 492,82 km² IDHM 2010 0,730 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 47645 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Barra de São Miguel, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 75 km² IDHM 2010 0,615 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vila Rica, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7468,7 km² IDHM 2010 0,688 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 21382 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Verde, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4810,5 km² IDHM 2010 0,750 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 31589 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Santa Luzia do Norte, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 28,6 km² IDHM 2010 0,597 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Descalvado, SP 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 756,84 km² IDHM 2010 0,760 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 31056 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarujá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 143,71 km² IDHM 2010 0,751 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 290752 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rio Largo, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 310,86 km² IDHM 2010 0,643 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 68481

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Real do Colégio, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 240,46 km² IDHM 2010 0,551 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Satuba, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 43,78 km² IDHM 2010 0,660 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 14603

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Viçosa, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 356,67 km² IDHM 2010 0,586 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 25407

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Miguel dos Milagres, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 65,4 km² IDHM 2010 0,591 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Transformações socioeconômicas e gestão territorial: o caso do município de Boa Esperança PR

Transformações socioeconômicas e gestão territorial: o caso do município de Boa Esperança PR Planejamento e Gestão do Território Transformações socioeconômicas e gestão territorial: o caso do município de Boa Esperança PR Tatiane Teonila da Silva 1 Fábio Rodrigues da Costa 2 Resumo: A pesquisa

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Teotônio Vilela, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 298,26 km² IDHM 2010 0,564 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de União dos Palmares, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 429,08 km² IDHM 2010 0,593 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Coqueiro Seco, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 38,94 km² IDHM 2010 0,586 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Marechal Deodoro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 333,64 km² IDHM 2010 0,642 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INSTITUTO TÉCNICO DE PESQUISA E ASSESSORIA - ITEPA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INSTITUTO TÉCNICO DE PESQUISA E ASSESSORIA - ITEPA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCRITÓRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INSTITUTO TÉCNICO DE PESQUISA E ASSESSORIA - ITEPA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS VARIÁVEIS ECONÔMICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO

Leia mais

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE CURITIBA

CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE CURITIBA CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE CURITIBA Abril 2008 SUMÁRIO CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO 01 LOCALIZAÇÃO 01 IMAGEM DO MUNICÍPIO 01 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS - 2007 01 AUTORIDADE ELEITA - 2007 02 ÁREA

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Piaçabuçu, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 242,29 km² IDHM 2010 0,572 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 17203

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Mongaguá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 144,21 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 46293 hab. Densidade

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Variável: Produção Agropecuária 1

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Variável: Produção Agropecuária 1 OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL Variável: Produção Agropecuária 1 A variável Produção Agropecuária do Banco de Dados Regional reúne dados estatísticos relativos aos principais

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Esperança, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 166,54 km² IDHM 2010 0,623 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 31095 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alta Floresta, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8983,98 km² IDHM 2010 0,714 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 49164 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vila Bela da Santíssima Trindade, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 13678,84 km² IDHM 2010 0,645 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Novo do Parecis, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9480,98 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 27577

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Santo Antônio, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4386,24 km² IDHM 2010 0,653 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 2005 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Paranatinga, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 24272,24 km² IDHM 2010 0,667 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 19290 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto dos Gaúchos, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7036,6 km² IDHM 2010 0,685 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 5449 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cuiabá, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3552,82 km² IDHM 2010 0,785 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 551098 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rio Branco, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 530,1 km² IDHM 2010 0,707 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 5070 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Gaúcha do Norte, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 16962,36 km² IDHM 2010 0,615 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6293 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Várzea Grande, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 940,83 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 252596 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alto Araguaia, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5557,93 km² IDHM 2010 0,704 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 15644 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Patos, PB 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 515,74 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 100674 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Maringá, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 11554,5 km² IDHM 2010 0,663 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6590 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Castanheira, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3966,38 km² IDHM 2010 0,665 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 8231 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Monte Verde, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 6528,7 km² IDHM 2010 0,691 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 8093 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Sinop, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3204,92 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 113099 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cáceres, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 24478,87 km² IDHM 2010 0,708 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 87942 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Diamantino, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7657,48 km² IDHM 2010 0,718 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 20341 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Canaã do Norte, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5996,71 km² IDHM 2010 0,686 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 12127 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Canarana, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 10877,15 km² IDHM 2010 0,693 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 18754 hab. Densidade

Leia mais