Estruturas de Repetição
|
|
|
- João Gabriel Alvarenga Carreiro
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Estruturas de Repetição Introdução As estruturas de repetição, permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas condições, mas com a opção de repetir o mesmo bloco quantas vezes for necessário. As estruturas de repetição são úteis, por exemplo, para repetir uma série de operações semelhantes que são executadas para todos os elementos de uma lista ou de uma tabela de dados, ou simplesmente para repetir um mesmo processamento até que uma certa condição seja satisfeita. Estrutura de repetição while O while é a estrutura de repetição mais simples. Ele repete a execução de um bloco de sentenças enquanto uma condição permanecer verdadeira. Na primeira vez que a condição se tornar falsa, o while não repetirá a execução do bloco, e a execução continuará com a sentença ou comando que vem logo após o bloco do while, na sequência do programa. início 0 expressão 1 sentença(s) Sintaxe: while (expressão) { sentença; sentença;... fim Figura 1 Fluxo de controle da estrutura de repetição while Figura 2 Sintaxe da estrutura de repetição while A Figura 2 ilustra a sintaxe da estrutura condicional while em C. O fluxo de execução desta estrutura está ilustrado na Figura 1. A expressão é uma condição que controla o while. Primeiro, o programa avalia a expressão. Ela utiliza os mesmos operadores relacionais e lógicos estudados quando tratamos das as estruturas condicionais. Caso o resultado da expressão seja não nulo (verdadeiro), então todo o bloco de sentenças será executado. Em seguida, o programa volta a avaliar a expressão e o processo se repete até que a expressão retorne um valor zero (falso). A expressão é sempre avaliada antes da decisão de se executar o bloco de sentenças novamente. Observação: A expressão deverá ser colocada, obrigatoriamente, entre parênteses.
2 A repetição do while é controlada por uma condição que verifica alguma característica do programa (por exemplo, valores de variáveis). Para o uso correto do while, o bloco de sentenças precisa modificar o estado do sistema de forma a afetar justamente as características testadas na expressão. Se isto não ocorrer, então o while executará eternamente. Observação: O programa sempre executa o bloco de sentenças completo. Mesmo que durante uma execução do bloco a condição se torne falsa, o programa só verificará este fato quando avaliar novamente a expressão, preparando para uma nova repetição. Exemplo Para imprimir os números de 1 até 10: int numero = 1; while (numero <= 10) { printf("%d\n", numero); numero++; Declaramos uma variável numero que controlará o while. Ela armazena o valor a ser impresso. A expressão do while verifica se o número está dentro do limite desejado (menor ou igual a 10). No início, a variável numero contém o valor 1 e, portanto, a expressão do while é satisfeita. O bloco de expressões é executado, imprimindo o valor de numero e aumentando seu valor em uma unidade. Note que isto afeta a condição que controla o bloco. Nas próximas repetições, a expressão será verdadeira para os valores de numero 2, 3, 4,... 9 e 10. Quando numero armazenar o valor 11, a expressão que controla o while se tornará falsa. Nesse ponto, o while termina, encerrando as repetições. No final da execução, o valor da variável numero estará em 11, que foi justamente o valor que tornou a expressão falsa, impedindo uma nova execução do bloco while. Estrutura de repetição while em uma linha Exemplo Sintaxe: while (expressão) sentença; Figura 3 Sintaxe abreviada da estrutura condicional while Quando o bloco da estrutura while contém apenas uma única sentença, pode-se omitir as chaves que delimitam o bloco, como na Figura 3. No entanto, essa forma não delimita claramente o código do while do restante do programa. Por ser mais confusa, evite a forma abreviada! O próximo exemplo é um uso típico do while para realizar uma operação para um intervalo de números. Este programa imprime todos os divisores de um número inteiro positivo. Para o número n dado, o programa verifica se cada número de 1 até n é ou não um divisor de n.
3 Código Fonte #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int numero; int divisor; int resto; printf("digite o numero: "); scanf("%d", &numero); divisor = 1; while (divisor <= numero) { resto = numero % divisor; if (resto == 0) { printf("divisor encontrado: %d \n", divisor); divisor = divisor + 1; return 0; Descrição passo a passo int numero; int divisor; int resto; Três variáveis inteiras são declaradas. A variável numero armazenará o valor digitado pelo usuário, para o qual descobriremos os divisores. A variável divisor é um contador que conterá o próximo número que será testado como divisor. E resto é uma variável que armazenará temporariamente o resto da divisão de numero por divisor. printf("digite o numero: "); scanf("%d", &numero); As duas linhas pedem ao usuário para digitar o número para o qual deseja descobrir os divisores. divisor = 1; while (divisor <= numero) {... divisor = divisor + 1; Este bloco corresponde à estrutura de repetição. Por motivos de simplicidade, o código executado dentro do bloco foi omitido com objetivo de entender sua lógica de funcionamento. A repetição é controlada pelo valor da variável divisor. Isto quer dizer que o bloco precisa modificar o valor da variável divisor para, em algum momento, encerrar as repetições.
4 No início, antes de executar a repetição, a variável divisor é iniciada com um valor válido (1), que é o primeiro divisor possível. A cada execução da repetição, a variável divisor é modificada, somando-se a ela uma unidade. Após certo número de repetições, valor da variável divisor ultrapassará o valor de numero e assim a repetição será encerrada. resto = numero % divisor; if (resto == 0) { printf("divisor encontrado: %d \n", divisor); O código executado dentro da repetição calcula o resto da divisão. Caso ele seja zero, significa que encontramos um divisor. Tal divisor é impresso. Primeiro exemplo de execução: Digite o numero: 100 Divisor encontrado: 1 Divisor encontrado: 2 Divisor encontrado: 4 Divisor encontrado: 5 Divisor encontrado: 10 Divisor encontrado: 20 Divisor encontrado: 25 Divisor encontrado: 50 Divisor encontrado: 100 Segundo exemplo de execução: Digite o numero: 19 Divisor encontrado: 1 Divisor encontrado: 19 EXERCÍCIO: O que ocorre se o número informado for zero? E se for negativo? Exemplo: O próximo exemplo é um uso típico do while para realizar uma operação até que uma condição seja satisfeita. Esta condição não depende de uma variável contadora, tal como no exemplo anterior. Assim, não é possível prever facilmente o número de repetições. O programa calcula o máximo divisor comum (MDC) entre dois números positivos. Código Fonte #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) {
5 int numeroa; int numerob; int resto; printf("digite dois numeros (ordem crescente): "); scanf("%d %d", &numeroa, &numerob); while (numeroa > 0) { resto = numerob % numeroa; printf("numerob = %d; numeroa = %d; ", numerob, numeroa); printf("resto = %d\n", resto); numerob = numeroa; numeroa = resto; printf("mdc: %d", numerob); return 0; Descrição passo a passo O programa segue o mesmo algoritmo apresentado na introdução do curso, realizando divisões sucessivas até obter o valor do MDC. int numeroa; int numerob; int resto; São declaradas três variáveis. As primeiras duas armazenam o valor digitado pelo usuário e, no decorrer do algoritmo, esses valores convergem para o MDC. A variável resto é usada apenas para armazenamento temporário durante a repetição. while (numeroa > 0) { resto = numerob % numeroa;... numerob = numeroa; numeroa = resto; A cada repetição, o algoritmo divide sucessivamente um valor pelo outro e guarda o resto. No final do bloco de repetição, a variável numeroa armazena o resto da divisão, e a variável numerob armazena o último valor da variável numeroa. A repetição é finalizada quando o resto for nulo, ou seja, quando a variável numeroa armazenar zero. Exemplo de execução Digite dois numeros (ordem crescente): numerob = 36; numeroa = 30; resto = 6 numerob = 30; numeroa = 6; resto = 0 MDC: 6 EXERCÍCIO: Faça um programa que leia dois números inteiros, o primeiro será valor inicial de um contador, e o segundo será o valor final do contador (testar se o valor inicial fornecido é inferior ao valor final). Usando o comando While, escreva na tela uma contagem que comece no primeiro número lido, escreva os números seguintes colocando apenas um número em cada nova linha da tela, e terminando a contagem quando chegar ao valor final indicado.
6 Estrutura de repetição do...while Esta estrutura tem um comportamento muito semelhante ao while, com uma diferença crucial: a condição é verificada após executar o bloco de instruções correspondente. 1 início sentença(s) expressão 0 fim Figura 4 Fluxo de controle da estrutura de repetição do...while Sintaxe: do { sentença; sentença;... while (expressão); Figura 5 Sintaxe da estrutura de repetição do...while A Figura 5 ilustra a sintaxe da estrutura condicional do...while em C. O fluxo de execução desta estrutura está ilustrado na Figura 4. A expressão é uma condição que controla o do...while. Executa-se o bloco de sentenças, independentemente da condição. Somente então a expressão é avaliada. Caso ela seja não nula (verdadeira), então todo o bloco de sentenças será executado novamente. Este processo se repete até que a expressão resulte em zero (falso). A expressão é sempre avaliada depois da execução do bloco de sentenças. Observação 1: A condição deverá ser colocada, obrigatoriamente, entre parênteses! Observação 2: Não esquecer do ponto-e-vírgula após a expressão! A diferenças entre a estrutura while e do...while é sutil. Ela está no momento quando a condição de repetição é verificada: antes ou depois de executar o bloco de sentenças. A escolha dependerá do bom senso do programador, que optará pela estrutura que deixar o algoritmo mais simples e legível. Exemplo Para imprimir os números de 1 até 10: int numero = 1; do { printf("%d\n", numero); numero = numero + 1; while (numero <= 10); Declaramos uma variável numero que controlará o do...while. Ela armazena o próximo valor a ser impresso. A expressão verifica se o número está dentro do limite desejado (menor ou igual a 10). O bloco de sentenças é executado, imprimindo o valor de numero e aumentado seu valor em uma unidade. Após executar o bloco, a expressão verifica se a variável numero continua dentro do limite permitido. Caso afirmativo, o bloco é executado novamente. Assim, o bloco é executado quando numero armazenar 1, 2, 3,..., 9 e 10.
7 No final da execução, o valor da variável numero será 11, que foi justamente o valor que tornou a expressão falsa, impedindo uma nova execução do bloco do...while. Estrutura de repetição do...while em uma linha Exemplo Sintaxe: do sentença while (expressão); Figura 6 Sintaxe abreviada da estrutura condicional do...while Quando o bloco da estrutura do...while contém apenas uma única sentença, pode-se omitir as chaves que delimitam o bloco como na Figura 6. No entanto, essa forma não delimita claramente o código do restante do programa. Por ser mais confusa, evite a forma abreviada! O programa MDC apresentado para a estrutura de repetição while pode ser re-escrito com um do...while. Este programa calcula o máximo divisor comum (MDC) entre dois números positivos. Código Fonte #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int numeroa; int numerob; int resto; printf("digite dois numeros (ordem crescente): "); scanf("%d %d", &numeroa, &numerob); do { resto = numerob % numeroa; printf("numerob = %d; numeroa = %d; ", numerob, numeroa); printf("resto = %d\n", resto); numerob = numeroa; numeroa = resto; while (numeroa > 0); // ou while (resto > 0); printf("mdc: %d", numerob); return 0; Descrição passo a passo O programa segue a mesma lógica do programa anterior. A descrição a seguir foca somente nas diferenças entre as estruturas de repetição. do { resto = numerob % numeroa;... numerob = numeroa; numeroa = resto; while (numeroa > 0);
8 Cada repetição divide um valor pelo outro e guarda o resto. Quando o resto for nulo, o valor do MDC foi encontrado e a repetição é terminada. Exemplo de execução Digite dois numeros (ordem crescente): numerob = 36; numeroa = 30; resto = 6 numerob = 30; numeroa = 6; resto = 0 MDC: 6 EXERCÍCIO: Apresentar na tela a tabuada de multiplicação dos números de 1 até 10. O programa deve exibir o resultado das multiplicações de 1x1, 1x2,... até 1x10, depois recomeçar com 2x1, 2x2,... até 2x10, até chegar em 10x10. Use o comando Do-While.
9 Operadores de incremento Talvez você tenha observado que, frequentemente, as estruturas de repetição utilizam variáveis para controlar o número de repetições. No exemplo de imprimir números de 1 a 10, no final de cada iteração tínhamos: numero = numero + 1; Em C, a sentença acima significa que a variável numero recebe um novo valor devido ao operador de atribuição. O novo valor é calculado da seguinte forma: somando-se 1 ao valor da variável. Como este tipo de atribuição é muito frequente, a linguagem C oferece atalhos que podem facilitam a sintaxe dessas operações: Para: Use o atalho: Forma original: Somar uma unidade ao valor da variável Subtrair uma unidade do valor da variável Exemplo Para imprimir os números de 1 até 10 com while: int numero = 1; while (numero <= 10) { printf("%d\n", numero); numero++; numero++; numero = numero + 1; (retorne numero) numero--; numero = numero - 1; (retorne numero) O mesmo exemplo com do...while int numero = 1; do { printf("%d\n", numero); numero++; while (numero <= 10); Operações aritméticas na forma geral variavel = variavel op expressao onde op é um dos operadores aritméticos, também ocorrem com bastante frequência. Nesses casos, podemos escrever essas atribuições de forma simplificada como variavel op = expressao A tabela a seguir ilustra os casos possíveis. Para: Use o atalho: Forma original: Somar k unidades ao valor da variável Subtrair k unidades do valor da variável numero += k; numero = numero + k; numero -= k; numero = numero - k;
10 Multiplicar o valor da variável por k Dividir o valor da variável por k numero *= k; numero = numero * k; numero /= k; numero = numero / k;
Linguagem C (repetição)
Linguagem C (repetição) André Tavares da Silva [email protected] Exercício Escrever um programa que conte (mostre na tela) os números de 1 a 100. Comandos aprendidos até o momento: printf, scanf, getchar,
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação Aula 5 Estruturas de Repetição Profa. Marina Gomes [email protected] 26/04/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje Estrutura de repetição Comando for
INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ Profª ª Danielle Casillo LAÇOS Laços são comandos da linguagem
Aula 14: Repetição (Parte 2)
Aula 14: Repetição (Parte 2) Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi http://www.toffolo.com.br BCC201 2019/1 Departamento de Computação UFOP Aula Anterior Laços de repetição Comando de repetição
LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO
LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO Prof. André Backes ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição permite que uma sequência de comandos seja executada repetidamente, enquanto determinadas condições
Linguagem C Estruturas de Repetição
Linguagem C Estruturas de Repetição José Gustavo de Souza Paiva Introdução Como fazer um programa que mostre na tela os 4 primeiros números ímpares? Primeira solução printf( 1 ); printf( 3 ); printf( 5
MC102 Algoritmos e Programação de Computadores
MC102 Algoritmos e Programação de Computadores Instituto de Computação UNICAMP Primeiro Semestre de 2014 Roteiro 1 Maior número 2 Soma de n números 3 Fatorial 4 Máximo Divisor Comum (MDC) 5 Números primos
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For Prof. Renato Pimentel 1 Estruturas de repetição O real poder dos computadores está
Programação de Computadores I Funções de Repetição da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO
Programação de Computadores I Funções de Repetição da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO Comando WHILE O comando while executa um bloco de comandos enquanto a condição testada for verdadeira (diferente
Estruturas de Repetição. for() while() do-while() break; continue;
Estruturas de Repetição for() while() do-while() break; continue; 1 Auto-Ajuda (!) Como ajudar a solucionar erros básicos do meu programa? Verificar os ; Verificar se não há comandos em maiúsculas; Verificar
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If...
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Else Switch Prof. Renato Pimentel 1 Operações relacionais Operações
Estrutura Condicional
Estrutura Condicional É a estrutura que permite a tomada de decisão, em um algoritmo, mediante a análise lógica de uma condição; Condição: comparação que somente possui dois valores possíveis (verdadeiro
Estruturas de Repetição
Estruturas de Repetição Introdução No capítulo anterior verificamos que a execução seqüencial dos comandos da função main nos limita a programação de algoritmos muito simples. Passamos, então, a dedicar
MC-102 Aula 06 Comandos Repetitivos
MC-102 Aula 06 Comandos Repetitivos Instituto de Computação Unicamp 2 de Setembro de 2016 Roteiro 1 Comandos Repetitivos 2 Comando while 3 Comando do-while 4 O comando for 5 Exemplos com Laços Variável
Linguagem C (estruturas condicionais)
Linguagem C (estruturas condicionais) André Tavares da Silva [email protected] Comandos de Controle de Fluxo Todos os comandos devem ser terminados com um ;. { e são usados para delimitar um
Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição 1 Comando while Deseja-se calcular o valor de: 1 + 2 + 3 +... + N. Observação: não sabemos, a priori, quantos termos
Programação Estruturada
Programação Estruturada Estruturas condicionais Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Comandos condicionais
Aula 03 -Introdução àlinguagc Programação: Estrutura-Repetição. OPL e IC1 Prof: Anilton Joaquim da Silva
Aula 03 -Introdução àlinguagc Programação: Estrutura-Repetição OPL e IC1 Prof: Anilton Joaquim da Silva [email protected] 1 Estrutura de Repetição Em certas situações é necessária a repetição de
MC-102 Aula 04 Expressões Relacionais, Lógicas e Comandos Condicionais
MC-102 Aula 04 Expressões Relacionais, Lógicas e Comandos Condicionais Instituto de Computação Unicamp 26 de Agosto de 2016 Roteiro 1 Expressões relacionais 2 Expressões lógicas 3 4 Exercícios (Instituto
Linguagem C: Introdução
Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais
Modulo 4: while do while (limites de variáveis)
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES V - TCC- 00.323 Modulo 4: while do while (limites de variáveis) Aura - Erick [email protected], [email protected] Roteiro Até aqui apreendemos as estruturas: If e If...else Switch
Curso de C. Introdução by Arnaldo V. Moura e Daniel F. Ferber 3/10/ :43 AM
Curso de C Introdução 1 Introdução Roteiro: Recordando Algoritmos Linguagem de Programação O computador Instruções de Máquina Níveis de Abstração Compilação 2 Algoritmos Recordando: Algoritmo: conjunto
Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números
ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1
AULA 15 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 15.1 O comando enquanto-faca- Considere o problema de escrever um algoritmo para ler um número inteiro positivo, n, e escrever todos os números inteiros de 1 a
Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas
Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para
Programação Procedimental
Programação Procedimental Maria Adriana Vidigal de Lima Universidade Federal de Uberlândia - 2013 1 Escrita de Algoritmos 1.1 Técnicas de Programação e Algoritmos Na elaboração de programas maiores e complexos
Linguagem C. Prof.ª Márcia Jani Cícero
Linguagem C Prof.ª Márcia Jani Cícero A estrutura Básica de um Programa em C Consiste em uma ou várias funções ou programas. main( ) // primeira função a ser executada // inicia a função // termina a função
Aula 7 Oficina de Programação Estruturas de Repetição no C. Profa. Elaine Faria UFU
Aula 7 Oficina de Programação Estruturas de Repetição no C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Aula de Hoje Estruturas de repetição: do while while for Introdução Apresentar as estruturas de repetição do while,
Linguagem C Controle do Fluxo de Execução. Lógica de Programação
Linguagem C Controle do Fluxo de Execução Lógica de Programação Caro(a) aluno(a), Aqui começaremos a escrever os nossos primeiros programas em uma Linguagem de Programação. Divirta-se!!! Estrutura Seqüencial
Linguagem C estruturas de repetição
Linguagem C estruturas de repetição IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná Até agora... Introdução à linguagem C Estrutura de um programa Escrita e
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes [email protected] 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;
Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo
Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Este guia irá lhe ajudar a entender o laço de repetição
Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados
Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de
1) Operadores de auto incremento ++ e auto decremento --
Aula 09 - Operadores de auto incremento e auto decremento, atribuição múltipla, atribuição na declaração, atribuição resumida e algumas regras de boa programação. 1) Operadores de auto incremento ++ e
Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Introdução à Lógica de Programação: estruturas de repetição
Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação: estruturas de repetição 1 Imagine um algoritmo para calcular a média de uma quantidade desconhecida de números Para
Working 04 : Conceitos Básicos III
Universidade Federal do Espirito Santo Centro Tecnologico Working 04 : Conceitos Básicos III Objetivos: Dominar a construção de estruturas de repetição em C; Aperfeiçoar-se na resolução de problemas; Prazo
Introdução à Ciência da Computação
Introdução à Ciência da Computação Introdução à Linguagem C: Parte II Prof. Ricardo J. G. B. Campello Sumário Seleção Simples Seleção Composta Seleção Encadeada Seleção de Múltipla Escolha Repetição com
Laços de repetição for, while, do-while
Computação Eletrônica Laços de repetição for, while, do-while Prof: Luciano Barbosa Estruturas de Repetição Imagine um programa que calcula a média de um aluno. Este programa é bastante simples, bastaria:
Variáveis primitivas e Controle de fluxo
Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/
Exercícios Repetição
Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que
Lógica de Programação I
Gilson de Souza Carvalho [email protected] 1 Comando Do/While Além do comando while, existem outras estruturas para implementar laços repetitivos. O comando Do/While funciona de forma similar ao
Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição. Prof. Tiago Jesus de Souza
Atualização Técnica e Pedagógica de Professores no componente de Lógica de Programação com C# (console) Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição Prof. Tiago Jesus de Souza Introdução Nesta
Faculdade Anglo-Americano Curso de Ciência da Computação Linguagem de Programação. Lista de Exercícios 1
Faculdade Anglo-Americano Curso de Ciência da Computação Linguagem de Programação Lista de Exercícios 1 1. O programa seguinte tem vários erros em tempo de compilação. Encontre-os. Main() int a=1; b=2,
5 - COMANDOS DE CONTROLE DE PROGRAMA Em C existem os comandos de decisões, os comandos de iteração (ou de laços) e os comandos de desvios.
3636363636363636363636363636363636363636363636363636 5 - COMANDOS DE CONTROLE DE PROGRAMA Em C existem os comandos de decisões, os comandos de iteração (ou de laços) e os comandos de desvios. 5.1 - Comandos
Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora: Luciana Faria
Algoritmos e Técnicas de Programação Professora: Luciana Faria Estrutura de Repetição condicional Estrutura de repetição Nas aulas anteriores verificamos que a execução sequencial dos comandos da função
69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.
Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),
Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Seleção. Givanaldo Rocha
Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Seleção Givanaldo Rocha [email protected] http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceito Até agora, desenvolvemos algoritmos que nos permitem
Aula 4. Comandos de Repetição. Prof. Filipe Mutz.
Aula 4 Comandos de Repetição Prof. Filipe Mutz. Instrução Instrução Instrução... Instrução Instrução Condicional (seleção) Repetitivo (loops) Comandos de repetição permitem que um conjunto de instruções
Aula 15: Repetição (Parte 3)
Aula 15: Repetição (Parte 3) Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi http://www.toffolo.com.br BCC201 2019/1 Departamento de Computação UFOP Aula Anterior Breve Revisão Comandos de Decisão
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Primeiro programa em C #include int main() { int num1, num2, result; scanf("%d",&num1); scanf("%d",&num2); result = num1 + num2; printf("%d",
3. Linguagem de Programação C
Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.4. Estruturas de Controle 3.4.1. Comandos
Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição
Fundamentos de Programação Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Estruturas de Controle Permitem o controle da sequência de execução de um
Aula 10 Comandos de Repetição For e Do While
Aula 10 Comandos de Repetição For e Do While 1) O comando for É muito comum usarmos o comando while para repetir alguns comandos um número definido de vezes. Fazemos isso usando um contador. Considere
Controle de Fluxo Comandos de repetição: while e do-while
BCC 201 - Introdução à Programação Controle de Fluxo Comandos de repetição: while e do-while Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/26 Comandos de Repetição (Laços) I São muito comuns as situações em que se deseja
ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO
ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO Executa uma sequencia de comandos; nenhuma, uma ou várias vezes de acordo com uma condição, ou de acordo com uma variável de controle. 6.1 - REPETIÇÃO
1ª Lista de Exercícios
Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 26/04/05 Disciplina: Computação I 1ª Lista de Exercícios 1) Faça um programa, em pseudo-código, que peça ao usuário que informe n números reais e então calcule
Este conceito é bastante simples e será útil e conveniente nos itens seguintes, na definição das estruturas básicas de controle de execução.
Capítulo 7 Controle de Fluxo de Execução Até o momento os algoritmos estudados utilizam apenas instruções primitivas de atribuição, e de entrada e saída de dados. Qualquer conjunto de dados fornecido a
Algoritmos - 5. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel
Algoritmos - 5 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Estruturas usadas num algoritmo Estrutura sequencial Estrutura condicional Estrutura de repetição PCF2017 2 Estruturas usadas num algoritmo
Estruturas Condicionais
Estruturas Condicionais Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Nos capítulos anteriores foram apresentados alguns conceitos básicos sobre as estruturas e comandos que são utilizados
Programação Estruturada
Programação Estruturada Estruturas de repetição Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Comandos de repetição
Programação científica C++
Programação científica C++ NIELSEN CASTELO DAMASCENO Slide 3 Exercícios Escreva um programa para armazenar o valor 20 em uma variável X e o valor 5 em uma variável Y. A seguir, armazenar a soma do valor
Estruturas de Repetição
Prof.: Edwar Saliba Júnior Fevereiro 2012 1 Nomenclaturas: Loopings, Laços ou Malhas de Repetição; Possibilidades de Parada: Quantidade de repetições previamente definida (melhoria na legibilidade e qualidade
PDA - Repetição. Estruturas de repetição. Slides adaptação de Deise Saccol
PDA - Repetição Estruturas de repetição Slides adaptação de Deise Saccol 1 Existem situações em que o processamento de um valor uma única vez não é suficiente para resolver o problema. Quando isto ocorre,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Estruturas de repetição. Prof. Alex Camargo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Estruturas de repetição Prof. Alex Camargo [email protected] Estruturas de repetição As estruturas de repetição provém uma maneira
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes [email protected] 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes
Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I
Aula 9 Conteúdo: 12. Estruturas de repetição 12.1. Laços contados 12.2. Laços condicionais 13. Estruturas de controle encadeadas ou aninhadas 12. Estruturas de Repetição São muito comuns as situações em
COMANDOS DE DECISÕES. O COMANDO if. O comando if instrui o computador a tomar uma decisão simples. Forma Geral: if (expressão de teste) instrução;
COMANDOS DE DECISÕES O COMANDO if O comando if instrui o computador a tomar uma decisão simples. Forma Geral: if (expressão de teste) instrução; Por exemplo: /* testif.c*/ /* mostra o uso do comando if*/
Introdução a programação Comandos de repetição
Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Comandos de repetição Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Laços de repetição 2 Vamos começar com um exercício Imprimir os
Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente:
Vetores Vetor é um tipo de dado usado para representar uma certa quantidade de variáveis de valores homogêneos (do mesmo tipo). Imagine o seguinte problema: calcular a média das notas da prova de 5 alunos.
Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1
INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 28 de agosto de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de 2017 1 / 1 Comandos de decisão simples e compostas Objetivos: Utilização de controles
